sábado, 31 de agosto de 2013

ONDE ESTÁ O PSOL? ONDE ESTÁ VOCÊ?





Nas últimas eleições a população de Cabo Frio teve a oportunidade de romper com a velha maneira viciada de fazer política na cidade. No entanto, disse “NÃO” à única oposição de verdade na cidade e colaborou para perpetuação do coronelismo que sempre impediu a implementação de políticas públicas que pudessem verdadeiramente melhorar as condições de vida da maioria.
A maior prova de que os dois grupos ao qual o PSOL se opõe em nada diferem é a manjada migração daqueles que vivem de favores políticos de um grupo para outro.
Diante dos desmandos, da sucessão de erros e da arrogante postura de alguns integrantes dessa nova oligarquia, vez ou outra sou surpreendido com o seguinte questionamento: “Onde está o PSOL diante disso tudo que está acontecendo?”
Eu bem sei que nunca se deve responder a uma pergunta com outra(s), mas nesse caso, abro uma exceção e devolvo:Onde estava você que não veio militar ao lado do Partido nas últimas eleições? Onde estava você que não adesivou o carro para não se queimar com o possível grupo político vencedor? Onde estava você que fez voto útil? Onde estava você que transformou o seu voto em moeda de troca?
O PSOL Cabo Frio não é o Ministério Público, inclusive carecemos de advogados. Você conhece algum que gostaria de doar seus conhecimentos advocatícios para um partido que quer combater a corrupção e o desvio do erário local? Não, não é mesmo?
O PSOL não partirá para a oposição burra e cheia de recalques, como a que tem sido praticada por aqueles que chafurdam na lama da derrota depois de tanto investimento, distribuição de contratos, compra de votos, etc.
Assim sendo, continuo a questionar:
Onde está você agora cidadão consciente, honesto e questionador que não se filia a uma opção ética do cenário político nacional? Tens até setembro para tanto.
A razão de ser do PSOL é a essência ideológica dos seus filiados. Somos poucos, queremos crescer, mas com coerência e sem promiscuidade. Queremos que você legitime esse seu interesse na coisa pública militando sob o signo do Socialismo com liberdade. Mas de antemão aviso que, embora se deite tranquilamente no travesseiro em paz com a opção de defesa dos interesses da maioria via um posicionamento ético e combativo, existem alguns desconfortos nessa militância. Aqueles conhecidos que você sabe que vive de boquinhas, passarão a te hostilizar. Alguns burgueses ignorantes acharão que você quer iniciar uma revolução comunista na próxima segunda extinguindo a propriedade privada dos meios de produção e por isso te atacarão mesmo que você nem lhes dirija a palavra (Isso até que é divertido) e você descobrirá que muita gente cheia de discurso interessante, tem discurso interessante e prática reacionária.
Por fim, cidadão questionador, gostaria de lhe informar que o PSOL- Cabo Frio está onde você o deixou. Esperando por você. Aguardando você deixar de lado a pequenez cultural que pariu a “Lei do Gerson” e se levantar contra o estado de coisas que tanto lhe incomoda.
"Seja a mudança que você deseja no mundo".( Mahatma Gandhi)

Professor Rogério, presidente do PSOL- Cabo Frio

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

POESIA NUMA HORA DESSA !




" Já desapareceram os cavalos.
Os heróis vestidos de batráquios.
Os espelhos vivem vazios,
porque a festa é sempre em outra parte,
onde já não estamos convidados."

Pablo Neruda

HUMOR NUMA HORA DESSA !



PLENÁRIA MUNICIPAL DO PSOL CABO FRIO

RAPIDINHAS...................




* Uma notícia de Sucupira: Alair manda um recado ao SEPE: "Pode vir quente que eu estou fervendo".

* Uma notícia de Saramandaia : Cego quebra ônibus da Salineira.

* Na primeira: O prefeito prometeu receber os membros do SEPE e depois recusa dando um chilique deste!!! Não é assim que se trata trabalhador!!

* Na segunda: Ato de desespero de um homem cego que reflete a insatisfação de toda uma cidade com o péssimo serviço do transporte coletivo prestado pela Salineira, sob os olhares complacentes do poder público.

* Em comum: Tanto MM quanto AC tem enorme má vontade de dialogar com os sindicatos e movimentos sociais. Ambos tem características autocráticas. Querem sempre resolver tudo de "cima para baixo".

* Iguais : Tanto MM quanto AC, na questão do transporte público, sempre se colocaram ao lado da empresa e contra os interesses da população. A licitação fraudulenta está cassada pela justiça e ambos os governos mobilizam ou mobilizaram a Procuradoria do Município no sentido de defender esta aberração jurídica.

* O SEPE acusa o governo de reter quase 2 milhões de reais do PNDE sem fazer as licitações devidas para melhorar o fornecimento de merenda no município. Enquanto isso, bolachas para as crianças!!!!

* Porque tanto MM quanto AC se recusaram e recusam a informar a quantidade de contratados e concursados no município? Na verdade, todo mundo sabe, não é mesmo!!!!

* Vem coisa pesada aí com a apreensão de computadores na prefeitura. Em breve, coisas nebulosas vão submergir!!!!!

* Aliás, porque o prefeito Alair Correa deixou vencer o prazo dado pelo MP, até julho, para chamar os concursados. O tempo passa, mas "os caras" não mudam!!!

* O suplente do deputado "pilantra" não cassado pela Câmara dos Deputados, Amir Lando(PMDB-RO), também é acusado pelo MPF de improbidade administrativa quando era ministro de Lula. Tá difícil, muito difícil!!!!!!

* Para desespero da Veja e da mídia comprada e conservadora, os médicos cubanos se recusam a falar de salários. Só querem saber de iniciar o trabalho de atendimento à população carente no interior do Brasil. Chupa essa reaças!!!!!

* As Centrais Sindicais articulam grandes movimentações de trabalhadores em 10 estados da federação. 7 de setembro vem aí!!!!!

* Por falar em manifestações, o governador Cabral sumiu! Está escondido pelos assessores. Nesta sexta cancelou a vinda a Cabo Frio não se sabe para fazer o que!!!

* Outros que sumiram da mídia foram os empresários Eike Batista e Fernando "Delta" Cavendish. Apenas por coincidência ambos são miguxos do Cabral!!!!

* Não podemos esquecer de perguntar: Cadê o Amarildo????????

* Domingo, 01 de setembro, as 10 horas, o PSOL Cabo Frio realiza Plenária para a eleição dos delegados para o Congresso Estadual do partido. A reunião é aberta e promoverá novas filiações aos que querem ajudar a construir uma nova alternativa política para a cidade. A chamada em banner está postada acima.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* Ocorreu, hoje, pela manhã, em frente a Prefeitura, a paralisação de advertência dos professores da rede municipal, cuja pauta já foi entregue ao prefeito. Ele receberá uma comissão dos grevistas amanhã para iniciar possíveis negociações Alguns dos principais ítens da pauta: Isonomia salarial entre contratados e concursados; reposição salarial devida desde abril; chamada dos concursados; regularização dos repasses da contribuição sindical descontada; fim do assédio moral nas escolas; não obrigatoriedade dos cursos da SEME. Toda força ao movimento!!

* Juntaram-se ao ato, os Agentes Comunitários de Saúde, que também estão em greve pleiteando sua regularização funcional, baseada em Lei Federal. Há 14 dias o prefeito se recusa a receber o movimento que conta agora com o apoio do Sindisprev. O Prefeito prometeu resolver e agora não quer cumprir. Cadê a palavra empenhada!!!!


* O caso da não cassação do deputado federal Natan Donadom(PMDB-RO)chocou o Brasil. 131 deputados que votaram contra e mais 41 abstenções provocaram a manutenção do mandato. 233 deputados votaram pela cassação. O voto foi secreto e isso foi fundamental para esse resultado. Com o voto aberto,a grande maioria destes covardes deputados teriam votado diferente. Para amenizar o escracho, o Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN) determinou a perda do salário e de todos os benefícios parlamentares.

* Este caso revela os graves problemas que temos neste momento com o nosso modelo de democracia representativa. Parte da população de Rondônia votou neste "pilantra" sabendo que ele já estava condenado em duas instâncias por peculato e formação de quadrilha. O STF só sacramentou a sua situação jurídica. Quem este sujeito representa? Falta de consciência política provocada pela deficiência de políticas educacionais e de formação da cidadania causam este voto.

* Na outra ponta, uma Câmara que vota pela permanência do mandato na contramão das manifestações populares que clamavam pelo fim da impunidade e da corrupção. Quem estes deputados representam? Parlamentar não pode ter voto secreto. O Mandato é público e assim tem que ser suas ações políticas. Informação e renovação são palavras chaves para 2014!!!

* Como é impossível identificar quem votou a favor da manutenção do mandato, pelo menos é possível verificar quem se absteve. Da bancada federal do Estado do Rio de Janeiro tivemos os seguintes ausentes: Romário(PSB), Jandira Feghali(PCdoB), Eurico Junior(PV-RJ), Manuel Rosa Neca(PR-RJ) e Zoinho(PR-RJ). Destes apenas Romário justificou, pois está operado da coluna e internado num hospital do Rio. Os demais precisam se manifestar.


* Por falar em pilantragem política, o ex-prefeito de Búzios, Toninho Branco, foi condenado ontem por licitação fraudulenta e ficará inelegível por 10 anos. Menos um !!!!
O outro ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga, também está as voltas com vários processos. O povo buziano precisa estar mais atento!!!


* Aqui em Cabo Frio, não vou nem falar para não dizerem que sou repetitivo, mas que "belas fichas" possuem Marcos Mendes e Alair Correa. Entretanto, continuam sendo eleitos para mandatos sucessivos. O engraçado de tudo isso é que grande parte dos que reclamam da corrupção e roubalheira votam sistematicamente em políticos com este perfil, que possuem várias condenações pelo mau uso do dinheiro público. Será que eles representam esta parte da população? Neste caso haveria crise de representatividade?


* O governo Dilma, PT, vulgo "partido dos trabalhadores", anunciou o valor do novo salário mínimo para 2014. Será a bagatela de R$ 722,90. Os trabalhadores do Brasil estão em festas. Fogos pipocam em todo o país. Cerca de 300 dólares, o salário mínimo brasileiro é menor que o argentino( ai, isso dói ), que o venezuelano e o equatoriano. Somos a 7º economia do mundo e a 84º em concentração de renda. O "bolo sempre cresce", mas não reparte nunca, nem num governo de trabalhadores.


* Grande parte da massa deste país se contenta com "melhorazinhas" e não exigem reformas estruturais que possam dar uma guinada no processo de desenvolvimento e distribuição de renda. As ruas em junho pareciam querer isso. Hoje, com a diminuição das manifestações, com raras exceções, estão nas ruas quem sempre esteve. Os movimentos sociais, sindicatos e os partidos de esquerda, apesar de suas divergências, falhas e idiossincrasias. Vamos ver se retomamos as grandes mobilizações à partir de 07 de setembro!!


* Uma equipe do Ministério Público, hoje, apreendeu documentos e computadores na Prefeitura Municipal de Cabo Frio. O bicho pegou!!! O prefeito não estava e foi o maior "corre corre" entre os secretários. Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas tem relação com o descumprimento da prefeitura de não chamar os concursados, segundo TAC pactuado, cujo prazo terminou em julho. O número de contratados é absurdo e serviu para atender acordos políticos da pré-campanha. O tempo passa e "os caras " não mudam !!!!!!

Logo mais as rapidinhas.....................

O FALSO ARGUMENTO DA GOVERNABILIDADE




Governabilidade é uma palavra substantiva com definições complexas e abrangentes. Neste texto pretendo me ater a uma questão que é muito difundida pela mídia quando ela conceitua que para ter governabilidade é absolutamente necessário ter maioria no parlamento, independendo da esfera do poder. Considero este argumento como uma meia-verdade.
É óbvio que quando o Executivo tem maioria parlamentar fica mais fácil aprovar projetos, leis e fazer o processo de condução política. Entretanto, isso não pode servir de escudo para alianças estapafúrdias com partidos que possuem projetos antagônicos ou políticos reconhecidamente corruptos em nome desta formação de maiorias para sustentar a suposta governabilidade.
Está provado que no decorrer de qualquer governo esta troca escorre para o fisiologismo, condutas não republicanas, barganha, canalhice política e consequentemente, escândalos de corrupção. O exemplo maior deste fato é a forma de alianças que foi costurada no governo Lula e continua durante o governo Dilma. Alianças sem base programática, pautada apenas em distribuição de cargos e benesses, emendas parlamentares individuais que o governo libera ou não, dependendo de como vota o parlamentar, ministérios entregues com porteira fechada, além de outros. Alianças com políticos que antes eram execrados por serem notórios ladrões de dinheiro público como Sarney, Renan, Collor, Barbalho e Maluf são justificadas por esta falsa argumentação. Fatos semelhantes ocorrem nos Estados e Municípios.
Aqui em nosso município constroem-se maiorias assim. Vereadores recebem cargos e benesses do executivo em troca de total subserviência para aprovar tudo sem nenhuma discussão. Este tipo de “governabilidade” transforma a Poder Legislativo em apêndice do governo, e muitas vezes, longe da vontade e do interesse público. Fere de morte a institucionalidade que prevê a independência entre os poderes.
O embate ocorrido no início do novo “velho” governo do atual prefeito e os dez vereadores “oposicionistas” reflete esta situação quando os papéis não estão bem definidos. Bastou a “quebra de contratos” por parte do prefeito para os vereadores se rebelarem. O tempo e as ações futuras de ambas as partes vai novamente mostrar a população que este modelo precisa ser rompido.
Normalmente, a maioria parlamentar construída sob estes parâmetros serve para votar projetos e leis que beneficiam grupos econômicos que bancaram campanhas políticas em detrimento da vontade popular.
Querem enfiar goela abaixo da população que só é possível governar construindo maiorias, avalizando a prática do vale-tudo no ambiente político.
Quando as iniciativas de projetos e leis do governo são de interesse social e vão comprovadamente promover mudanças positivas, através de políticas públicas que vão melhorar a qualidade de vida da população, nenhum parlamentar vai votar contra. Um governo eleito pela maioria tem credibilidade e força política popular para pressionar qualquer parlamentar que por interesses escusos se posicionar contra.
Governar é definir prioridades. O orçamento não comporta todos os interesses. A maioria parlamentar é importante quando a prioridade não é a maioria da população. Vide o caso do Orçamento Geral da União para 2013, aprovado pela maioria parlamentar do governo no congresso, onde ficou definido por exemplo, a destinação de 47% dos recursos para pagamentos dos juros da imoral dívida pública e apenas 3,9% para a Educação e 4,1% para a Saúde. Quem é mais beneficiado por esta medida, os banqueiros ou o grosso da população? As instituições financeiras são os grandes financiadores das campanhas políticas, beneficiando diretamente os grandes partidos. O mesmo script está montado para 2014.
Aqui em Cabo Frio o governo entendeu usar grandes somas do orçamento para em primeiro lugar fazer obras faraônicas na orla da praia e alargamento de avenidas em detrimento da crise de investimentos na saúde, educação, saneamento e habitação popular. Os empreiteiros no âmbito municipal são os grandes doadores de campanha. A lógica perversa para os mais pobres permanece a mesma.
O quadro político não mudará se continuarmos aceitando e dando nosso aval através do voto a este modelo de suposta governabilidade. Ganharão sempre os mesmos.
Temos que questionar certas “verdades” que a mídia altamente comprometida com os interesses econômicos e dominada por grupos políticos conservadores quer nos impor como realidade inevitável.

“A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.”
Eduardo Galeano



Cláudio Leitão é economista e membro da executiva municipal do PSOL em Cabo Frio.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

RAPIDINHAS




* A Câmara dos Deputados afrontou a decisão do STF que condenou o deputado federal Natan Donadon(PMDB-RO) a 13 anos de prisão por peculato e formação de quadrilha e nesta noite VOTOU PELA NÃO CASSAÇÃO do seu mandato. Por incríveis 233 x 131, com 41 abstenções, o deputado larápio manteve seu mandato, embora preso na Papuda em São Paulo. VERGONHA!!!!!!!

* Parabéns aos presos da Papuda que já tem o seu representante na Câmara dos Deputados.

* Como a votação foi secreta a população de Cabo Frio deseja saber como votou o nosso representante, Dr. Paulo Cesar(PSD-RJ). Você não acha que ele deve se pronunciar como votou?

* O COPOM, leia-se, Banco Central, aumentou a taxa Selic, hoje, para 9% ano. E aí Dona Dilma, vai começar tudo de novo!!!

* O Prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, exonerou o seu Secretário de Saúde, Dr. José Gomes de Carvalho, que foi pego "com o dedo na botija" no escândalo dos médicos do Hospital Regional de Araruama que assinavam o ponto de manhã e depois iam trabalhar em seus empregos particulares. Rodou o peão!!!!!!

* Rapaz, esta semana os vereadores de Cabo Frio aprovaram dois bons projetos: O primeiro cria as condições necessárias para a implantação dos Condomínios Industriais. O segundo determina a concessão de incentivos fiscais para as empresas que venham integrar este condomínio. Viu, depois dizem que a gente não elogia!!!!

* Resta saber agora se o Prefeito vai sancionar e tomar as providências cabíveis para esta ação. Isso é promessa antiga. Será que agora vai?

* A população brasileira cresce demograficamente 9,5% ao ano. Na outra ponta, a população carcerária cresce 200% ao ano. Se continuar assim vamos ter que construir mais presídios que escolas.

* Nossos governantes estão brincando de fazer política de segurança pública. Só prendem pobres, negros e favelados que lotam nossos presídios. Só aparato policial e nada de políticas públicas naquelas áreas essenciais que todo mundo já está cansado de saber. Esta "bolha" vai estourar!!!!!!!

* Aqui em Cabo Frio, a mesma cartilha, o novo "velho" governo investe pesado no centro e na orla da praia e "joga umas migalhas" para a periferia. A desigualdade social e a distância entre o "Centro e a Periferia" só vão aumentando.

* Já começou a campanha eleitoral em Cabo Frio com a guerra das pesquisas eleitorais extemporâneas. Os ditos "grupos políticos" já se assanham. O engraçado é que cada um tem a sua e com o seu candidato preferido na frente.

* Se a pesquisa é boa e real porque não é publicada? É muito caô e enganação!!!!

* No governo tem uns quinze candidatos. A pseudo oposição marquinista tem uns oito. O PSOL deve ter uns dois, fora os candidatos que ainda estão buscando partidos. Anunciar pesquisa agora e achar que isso é resultado quase consolidado é fruto de muita imaginação!

* As manifestações populares de junho que perderam força nos meses subsequentes, podem retornar com força total no dia 07 de setembro. As redes sociais já começam a se movimentar. Vamos lá, país mudo, não muda!!!!


O custo social da dívida



UMA ENTREVISTA COM A ECONOMISTA E PROFESSORA DA UFRJ, MARIA LUCIA FATORELLI, ONDE ELA ABORDA O CUSTO SOCIAL DA DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA.

NOTÍCIAS E FATOS




* É amanhã, 29, quinta-feira, pela manhã em frente a Prefeitura, o ato de advertência para a greve da rede municipal de ensino. A pauta de reivindicações já foi entregue ao governo. Nosso apoio irrestrito ao movimento.


* A rede estadual também em greve anuncia nova assembléia para sexta-feira, dia 30 de agosto para deliberar os novos passos do movimento. Recebe também desse blog a total solidariedade.


* Ainda sobre greves, registrar novamente aqui o nosso apoio ao movimento dos agentes comunitários de saúde que permanecem lutando por seus direitos, e ao mesmo tempo, repudiar a atitude arrogante do governo Alair Correa que se recusa a dialogar de forma aberta com os trabalhadores. Firmes na luta rapaziada!!!!!


* Outra categoria de trabalhadores que merece nosso apoio são os artesãos cabofrienses. Há muito tempo lutam por um espaço público para mostrarem seu trabalho. O artesanato precisa ser encarado como um dos fatores de atração turística e deve ser integrado a qualquer projeto que se desenvolva nesta área. É inacreditável que esta questão não tenha merecido a atenção dos nossos governantes nos últimos 16 anos.


* A Professora Denize Alvarenga manda um recado importante aos estudantes de Cabo Frio e o nosso blog reproduz, reiterando nossa intenção de se colocar à disposição e ser uma ferramenta à serviço de todos os movimentos sociais de nossa cidade. Vejam abaixo:
Ajude-nos divulgando em seu programa ou blog. Nesta sexta, sala da OAB, 18h. Eleição de representante de alunos no FUNDEB.

O Conselho do FUNDEB, infelizmente, ainda está SEM representação de alunos e alunas. Conforme decidido pelo colegiado anterior, as cadeiras da sociedade civil são preenchidas por mobilização da própria sociedade civil. Por isso, realizaremos no auditório da OAB, dia 30/08, às 18h, a eleição de representantes desse segmento. Pelo estatuto poderão participar alunos e alunas da Educação Básica maiores de idade ou emancipados.
Atenciosamente,
Denize Alvarenga de Azevedo
Representante dos Professores no Conselho do FUNDEB.



* As reações de xenofobia aos médicos cubanos devem ser repudiadas por toda a sociedade, inclusive por aqueles que discordam da medida do Governo. Nada justifica este tipo de atitude. São reveladoras de um ranço racista e reacionário quem ainda habita nossa sociedade e que nos impede de avançar no campo das conquistas humanas e sociais. Na outra ponta, os médicos e médicas cubanas, apesar das ofensas, reagiram de forma educada e polida, revelando grandeza humana e sentido de colaboração com o o povo pobre brasileiro, que é quem de verdade, eles vão atender e cuidar nos rincões do país.


* O artigo publicado no blog sobre violência urbana em Cabo Frio teve um enorme número de acessos. Realmente é um caso que preocupada a todos, independente de classe social e gênero. Não se pode culpar apenas o tráfico de drogas sobre isso.Temos que, de fato, pensar no modelo de desenvolvimento que os últimos governantes implantaram nesta cidade, conforme citado no artigo. Convido a leitura do artigo postado e se possível, que emitam opiniões ou visões diferentes.

* O atual "velho" governo que busca "artificializar a cidade" com obras faraônicas, de muito cimento e concreto, deveria ser preocupar em primeiro lugar com as políticas públicas essenciais que poderiam combater e minimizar este quadro dantesco da violência e que se agrava ano a ano. Cabo Frio precisa de mais igualdade social e manter suas características naturais. Precisa de respeito e preservação com seu patrimônio natural e cultural, condição fundamental para a atração turística. Cabo Frio não é Miami e nem Cancun.


* Esta semana, pelas redes sociais, voltaram os rounds do "campeonato de processos" entre MM e AC. O time de Alair está marcando um gol atrás do outro, apresentando a nova fileira de processos do ex-prefeito Marcos Mendes. Não estou entendendo a "galera marquinense". Pararam de marcar tentos. Pô, é mole, a ficha corrida de processos de Alair é de dar "inveja". O povo pede: REAÇÂO JÁ!!!!!


* Por falar em "pilantragem" com o dinheiro público o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, quer se mudar para o Principado de Andorra, na Europa. Pediu autorização a embaixada daquele país para fixar residência. Acusado de desvios de recursos durante sua gestão na CBF e com alguns processos já tramitando na justiça brasileira, será que o "digníssimo dirigente do futebol" está fugindo do judiciário e da Receita Federal? Andorra que se cuide!!!!!!!

*

* Marina Silva e sua REDE deram entrada ontem, no TSE, no processo de criação de seu novo partido com vistas a sua candidatura a Presidência da República. O TSE está criando obstáculos com uma rigorosa certificação das assinaturas conseguidas de apoio a criação do partido. Não estou aqui defendendo Marina, mas é de se estranhar que este mesmo rigor não aconteceu durante a criação do PSD de Kassab, cujo registro foi alvo de muitas denúncias de falsificação de assinaturas. Tem gato nesta tuba aí!!!!!!

* José Simão, conhecido humorista paulista, disse uma vez que "a REDE é o PSD que não come carne". Ambos os partidos costumam dizer que não são nem oposição e nem situação e ficam em "cima do muro" sobre várias questões políticas.


* No próximo domingo, dia 01 de setembro, em sua sede, as 10 horas, o PSOL - Partido Socialismo e Liberdade de Cabo Frio, realiza uma Plenária Municipal para a escolha de delegados para representar o diretório no Congresso Estadual do Partido em outubro. A Plenária é aberta ao público e é uma oportunidade para se conhecer as ideias e propostas do partido. Haverá uma mesa para novas filiações para quem se identifica com a luta do PSOL e deseja participar deste processo de construção permanente da legenda.

Logo mais as rapidinhas......................





POESIA NUMA HORA DESSA !




E se logram matar o revoltado pelo povo,
é minha Pátria que morre.
É esse meu temor e minha agonia.
Por isso no combate,
ninguém espere que se quede sem voz minha poesia.

Pablo Neruda

HUMOR NUMA HORA DESSA !



terça-feira, 27 de agosto de 2013

O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA URBANA EM CABO FRIO




A banalização das notícias sobre casos de assaltos e assassinatos na nossa mídia local, mostra de forma clara e inequívoca que se existe uma variável social em nossa cidade que cresce sem parar é a violência urbana.
Todos que se arriscam a dissecar a matéria, certamente, encontrarão várias razões para justificar tal fato. Fatores econômicos, sociais, culturais, migração de bandidos da região metropolitana do Rio, além de questões de outras ordens, quando analisados dariam laudas e laudas de textos que não caberiam num espaço de leitura objetiva como é característico do universo dos blogs.
Nesta oportunidade, gostaria de me ater a um dos fatores que entendo ser um dos responsáveis por esta crescente onda de criminalidade em nossa região e que nunca é abordado pelos “nossos jornalistas” quando estão entrevistando as autoridades públicas municipais nos vários programas de rádio e tv. A questão do modelo de desenvolvimento adotado que divide a cidade em “ centro e periferia”. Evidente que não é uma característica apenas de nossa cidade, mas aqui esta dicotomia se acentua de uma forma muito evidente. Um núcleo urbano no centro, asfaltado, com infra-estrutura, investimentos em alguns equipamentos urbanos, habitados pelas pessoas de maior renda. Do outro lado, uma região periférica, sem políticas públicas adequadas, ocupações irregulares, às vezes estimuladas por políticos populistas e um contingente populacional de menor renda, uma parte subempregada e outra desempregada que acaba virando massa de manobra no jogo político. Numa cidade como a nossa, onde jorram fabulosos recursos provenientes dos royalties do petróleo, que podem ter seu curso interrompido pela recente medida do Congresso e cuja destinação principal seria investir em infra-estrutura, oportunizando um “plus” orçamentário que deveria ser investido prioritariamente nas periferias para que houvesse, de fato, uma efetiva redução deste desequilíbrio econômico e mais justiça social.
Decisões políticas equivocadas, corrupção galopante e ganância pelo poder fazem com que estes recursos sejam desviados de sua função, provocando desigualdades sociais e de oportunidades que levam estas pessoas que estão no limite da sobrevivência a buscar caminhos que transgridem a lei e a ordem.
Achar que apenas o aparato de enfrentamento policial vai resolver esta questão é um grande erro. Verdadeiros exércitos de reposição são gerados nesta fábrica de pobreza criada por este modelo. A maioria não é criminosa por que quer. As pesquisas sérias mostram isso. A falta de políticas públicas adequadas na educação, saúde, cultura e esporte geram estes resultados catastróficos que são esfregados “ nas caras de pau “ dos governantes, que sempre, diante de tragédias como esta se apressam em dizer que vão tomar providências, que com o tempo, percebemos que não acontecem. Ações pontuais não produzem resultados duradouros. Produzem apenas “melhorazinhas” que normalmente servem a um objetivo eleitoral de ocasião.
A solução passa por uma transformação no modelo de gestão pública. Enfrentar a corrupção com uma ação efetiva de transparência total dos gastos públicos que permita a fiscalização por parte de toda a sociedade e não apenas a fiscalização “meia boca” feita pela Câmara. Reduzir o inchaço da máquina que onera o cofre público com gente que trabalha para políticos e não para a população. Acabar com a terceirização, empreitagem superfaturada e aluguéis de imóveis, máquinas e equipamentos fora da realidade de mercado para atender interesses privados de aliados políticos. A adoção destas e de outras medidas saneadoras nos permitiria priorizar investimentos em áreas fundamentais e emancipadoras da cidadania, como saúde, educação, habitação, saneamento, esportes e meio-ambiente, usando o critério da necessidade mais premente para que se possa reduzir gradualmente a distância que envolve o centro e a periferia. As obras faraônicas e não prioritárias, como a da Praia do Forte e o alargamento de avenidas já iniciadas pelo novo governo, caminham no sentido de dar continuidade ao antigo modelo de tratar do “centro” primeiro para depois pensar na “periferia”. O pretexto de melhorar o turismo é apenas um velho embuste.
Gramsci, nos meados do século passado já alertava em seus estudos sobre esta dialética ( Centro e Periferia), apontando as suas futuras conseqüências com o crescimento das cidades.
Respeito outras opiniões, mas não mudar o modelo e combater a violência urbana com estes métodos e baixos investimentos no cidadão é “enxugar gelo”.
Anônimos morrem todo dia, meninas e meninos são jogados covardemente na criminalidade e prostituição, sob o silêncio dos governantes e de parte da sociedade que se acomoda em suas macias poltronas na sala de estar.
Quando morre alguém famoso ou vinculado ao poder político surgem alguns gritos de indignação, mas os ventos da impunidade e do esquecimento arrancam a nossa esperança de dias melhores e mais justiça social.

“Não temos nada a perder, exceto tudo.”
Albert Camus


Cláudio Leitão é economista e membro da executiva municipal do PSOL em Cabo Frio.

ESPAÇO DO LEITOR



Há décadas a classe política brasileira "desce a ladeira". Salvo raras exceções, encontra-se hoje muito mal representada. A preocupação com resultados é inexistente e o "se dar bem a todo custo", principalmente do marketing, parece ser o objetivo norteador comum e único. O princípio que prevalece é o da "farinha pouca, meu pirão primeiro". Infelizmente, do ponto de vista de políticos movidos por ideais, estamos nivelados por baixo. Se o eleitor não tiver lucidez, clareza de propósito e não definir o que pretende com a reforma político-eleitoral em andamento, certamente, levaremos mais 50 anos "pastando e assistindo a este espetáculo circense". Já está mais que explicito que o interesse da nossa classe política não é o nosso, o do eleitor, cidadão comum. Vamos aproveitar a oportunidade para definirmos a reforma politico-eleitoral que venha ao encontro dos interesses da sociedade como um todo e que dê um basta ao favorecimento de uma classe política medíocre, corrupta e decadente. Precisamos criar disposições constitucionais (normas) claras, transparentes e objetivas que impeçam que a carreira política seja um meio de enriquecimento financeiro pessoal, que beneficia o político e o seu grupo. Ao contrário, precisamos de uma reforma que resgate a saga daqueles brasileiros que no passado se destacaram e que crie um novo cenário motivador e atraente apenas para o político que esteja predisposto a qualquer sacrifício em prol da sociedade. Tão importante quanto procurar votar certo é ser regido por um modelo político-eleitoral coerente, consequente e objetivo, que impossibilite a eleição do político pilantra, medíocre, fisiológico......A reforma política em andamento, dependendo de nossa atitude, brasileiros considerados pelo sistema como cidadãos de 2ª classe, poderá vir a ser o marco divisor da nossa historia republicana....Prioritário, as eleições de 2014, é a elaboração de um modelo político-eleitoral moderno e exemplar.

Eduardo T Dias - Cabo Frio - RJ

RAPIDINHAS.......................




* O Programa Cidadania e Socialismo tratou ontem de mobilidade urbana e também da questão do transporte coletivo em Cabo Frio Frio com seus respectivos desdobramentos jurídicos, já que a licitação feita recentemente encontra-se cassada pela justiça por medida liminar. Destacou-se a excelente entrevista dada pelo companheiro Paulo Klem, membro do Movimento Ecoar.

* Por falar no programa, a partir desta semana, além do livro da semana sorteado no final, o participante pelo telefone ou face levará também uma peça do artesanato local oferecida por um grupo de artesãos que precisam ter suas obras divulgadas. Os artesãos de Cabo Frio merecem um espaço adequado para trabalhar. AlÔ, AlÔ Poder Público!!!!!

* Na próxima segunda, vamos discutir a polêmica vinda dos médicos cubanos. Espero que com o telefone já funcionando. Participem !!

* A reportagem da InterTV mostrou ontem uma postura reprovável de vários médicos que trabalham no Hospital Regional de Araruama. Chegavam pela manhã, assinavam o ponto e saiam para atender em seus consultórios e clínicas particulares. São esses "profissionais" que criticam a vinda dos médicos cubanos?

* Pesquisa recente aponta que 51% dos brasileiros estão acima do peso. Será? Vamos maneirar galera! Olha o colesterol! Olha o coração!!

* A TV mostrou uma briga entre corintianos e vascaínos no último domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde um dos envolvidos era um daqueles torcedores presos na Bolívia por agressões que causaram a morte de um jovem boliviano. Este tipo de torcedor tem que ser banido do futebol!

* Os EUA anunciam que podem atacar a Síria a qualquer momento. Você acredita nisso? Eles armaram a Síria durante muito tempo contra o Irã.

* Depois do "Mais Médicos" o governo federal vai anunciar o "Mais Professores". Detalhes em breve!

* Sem nenhuma "bronca" do Banco Central, as tarifas bancárias subiram 85% nos últimos 5 anos. Não é a toa que os bancos apresentam estes lucros estratosféricos!

* A Câmara Municipal de Cabo Frio continua calada sobre os principais problemas da cidade. Muito discurso vazio e agradecimento ao prefeito, mas nada de se falar da licitação dos transportes, da falta de remédios na saúde, da demora no atendimentos dos exames, dos problemas da educação, e por aí vai!!! 2016 está um pouco longe, mas vai chegar!!!!!!

* Os bastidores dizem que quem perdeu cargos foi contemplado com empreiteiras. Reclamar de que né. Para não ser injusto, dois recusaram todas as benesses.

* A não prioritária Obra da Praia do Forte continua sem a Placa Identificadora que deveria mostrar o valor e o prazo de entrega da mesma. Pode Isso MP?

* Nosso total apoio a greve dos professores da rede estadual de ensino. Não existe vitória sem luta!!

* Nosso total apoio ao ato dos professores da rede municipal de ensino, no dia 29, quinta-feira, pela manhã, em frente a prefeitura. Pauta de reivindicações já entregue a prefeitura.

* Nosso total apoio a greve dos agentes comunitários de saúde que atuam no município. A Prefeitura tem que receber o movimento e negociar a pauta de reivindicações.

* Os bastidores da política cabofriense indicam um recorde de candidaturas a deputado, tanto estadual quanto federal. Estas candidaturas somadas as que vem de fora para pegar aqueles votos "copa do mundo", de quatro em quatro anos, vão fazer o "bicho pegar". Será que tem voto para todo mundo?

* Me contaram que na Secretaria de Obras da Prefeitura o secretário e o subsecretário são veterinários. É sério isso!

FRASE DA SEMANA




"CIDADE AVANÇADA NÃO É AQUELA EM QUE OS POBRES ANDAM DE CARRO, MAS AQUELA EM QUE OS RICOS USAM O TRANSPORTE COLETIVO"

Enrique Londono - Urbanista Colombiano e ex-prefeito de Bogotá.

* Bogotá é a cidade da América Latina com maior rede de ciclovias: 320 KM.

PROGRAMA CIDADANIA E SOCIALISMO 4 - NOVA FASE

domingo, 25 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




*A DÍVIDA PÚBLICA EM DEBATE: saiba o que ela tem a ver com a sua vida
Maria Lúcia Fatorelli
Ed. Inove
R$ 15,00

A Auditoria Cidadão da Dívida lançou o livro “A dívida pública em debate: saiba o que ela tem a ver com a sua vida”, de autoria da auditora fiscal Maria Lúcia Fattorelli. Segundo a autora, a publicação ajuda a compreender porque o Brasil, mesmo sendo tão rico, abriga tanta miséria, fome, violência, carência e até ausência de serviços básicos de saúde. O caderno de estudos explica que uma das principais razões para essas injustiças sociais é a dívida pública, que tem absorvido a parcela mais relevante dos recursos do país. “O mais grave é que as auditorias realizadas têm demonstrado que o processo de endividamento público encobre uma série de ilegalidades e ilegitimidades, funcionando como um mecanismo de subtração de recursos público, ao invés de dar recursos à Nação. O resultado desse processo é o aprofundamento do fosso social existente em nosso rico País, tornando o Brasil um dos países mais injustos do mundo”, explica Maria Lúcia.

* O tema da Dívida Pública tem sido escondido da população pela grande mídia e pelos partidos conservadores, inclusive o PT, que tinha dentro do seu Programa antes de ser poder, um projeto de auditoria desta imoral e ilegal dívida pública brasileira. É o grande gargalo que trava o desenvolvimento do país, já que compromete 47% do orçamento para pagar os juros e amortizações referente a sua "rolagem" e não pagamento do principal.

* Na outra ponta do Orçamento Geral da União são destinados, 3,9% para a Educação, 4,1% para a Saúde, 1,5% para Habitação, 0,08% para Saneamento Básico, e por aí vai! O compromisso é claro desde José Sarney até o governo Dilma de hoje: prioridade para a dívida financeira e migalhas para a sempre crescente dívida social. Não podemos deixar de tratar deste tema na eleição presidencial em 2014. Entre os partidos políticos só o PSOL, PCB e PSTU tem tido a coragem de travar este debate.

* Mais dados para que se possa avaliar o tamanho desta brutal transferência de recursos públicos para o grande capital nacional e transnacional: FHC, recebeu de Collor uma dívida de 60 bilhões, governou 8 oito anos e entregou para Lula uma dívida pública de 600 bilhões. Durante seus 8 anos de governo, Lula pagou 1,3 trilhões de juros e entregou para Dilma uma dívida de 1,86 trilhões. Dilma já pagou quase 1,8 trilhões de juros e a dívida, hoje, sob sua responsabilidade já está na casa de 2,8 trilhões. Parece coisa de maluco, mas não é. São dados reais e alarmantes que todos precisam saber e cobrar para 2014!


* O orçamento é peça fundamental para você analisar o que é prioridade para os governantes. Aqui em Cabo Frio, neste momento, o novo "velho" governo de Alair Correa escolhe gastar 25 milhões com uma faraônica obra na praia e mais uns 18 milhões com alargamento de avenida, ao passo que a saúde, a educação e a habitação popular agonizam com "melhorazinhas" que não resolvem o seu problema estrutural. O governo anterior de Marcos Mendes, de triste memória, gostava de fazer "praçinhas" e investir migalhas em projetos assistencialistas não emancipadores da cidadania. Resultado: Sumiram quase 6 bilhões de reais nestes últimos 16 anos sem a devida contrapartida social.

* Por falar no município, tem algumas perguntas que precisam ser respondidas por esta "dupla de dois" que governou a cidade durante todo este tempo: Cadê o Restaurante Popular? Cadê o Centro de Convenções? Cadê os Polos Industriais? Cadê o Portal da Transparência funcional? Cadê a denúncia e publicação das irregularidades na SECAF? Cadê a CODESTAM?
Cadê as Escolas de Formação Profissional? Cadê o fim da Central de Marcação de Consultas? Cadê as ciclovias da cidade?
Cadê o Ordenamento Urbano? Não é só por asfalto e concreto!!!!!!!


* A polêmica vinda dos médicos cubanos continua sendo muito discutida na mídia e nas redes sociais. Cada pessoa ou organização tem dados e valores diferentes para informar. Tem gente que está mais preocupada com o regime cubano do que com o possível benefício da presença destes médicos nos inúmeros pequenos município no "fim do Brasil". Cuba tem 25 faculdades de medicina e forma perto de 10.000 médicos por ano, com seis anos de formação básica e mais dois de especialização. Muita mentira tem sido dito pela mídia e por setores reaças da sociedade.

* Outra coisa : a OPAS não é nenhuma entidade do governo cubano e sim da ONU. O contrato com a entidade tem a supervisão da ONU e vem sendo feito com diversos países. Tem gente preocupada com a parte salarial que vai caber aos médicos, mas nunca se preocupou com o salário mínimo no Brasil,´com o salário do professor, com o salário do aposentado e com o salário de várias outras categorias espoliados por este projeto neoliberal também implantado no Brasil. A contratação é legal e baseia-se na Lei Federal 8.745/93 para desespero do corporativismo das associações médicas brasileiras que nunca se manifestaram de forma enfática sobre a falta de médicos nas cidades do interior do Brasil.

* CHEGA DESSA "LENGA" E DEIXA OS CARAS TRABALHAREM, PORRA!!! ESTES MÉDICOS TRABALHAM EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO E NÃO SE TEM NOTÍCIA QUE ELES TENHAM FEITO NENHUMA "LAMBANÇA" POR LÁ! ENQUANTO AQUI, TODA HORA, A MÍDIA DIVULGA VÁRIOS CASOS DE ERRO MÉDICO.


* Nossa total solidariedade ao movimento grevista dos professores da rede municipal. A categoria precisa aderir e participar ativamente. Sem educação não há solução!!


* Nosso total apoio também a greve dos valorosos Agentes Comunitários de Saúde que não são recebidos pelo governo para negociar suas reivindicações. Vamos lá rapaziada. Não há vitória sem luta!!!

* Aliás, a dificuldade de dialogar com os sindicatos e os movimentos sociais são marcas dos governos MM e AC. O modelo de gestão implantado há 16 anos é extremamente autocrático e decide tudo de "cima para baixo". Quem sabe um dia isso muda!!!!


* Recente pesquisa IBOPE aponta que a grande maioria dos brasileiros deseja uma reforma política. Entretanto, apenas 41% relatam saber alguma informação básica sobre o assunto. Mais de 80% não conhecem as regras que estão sendo propostas. A grande mídia televisiva não faz nenhum esforço para clarear este assunto tão importante para a população. A grade de programação é só novela e programa de entretenimento que não discute nada e não faz pensar em nada. Difícil mudar a realidade assim, pois para mudá-la é necessário antes conhecê-la.


Logo mais, as rapidinhas.................

sábado, 24 de agosto de 2013

ESPAÇO DO LEITOR




Dez informações sobre a saúde e a medicina em Cuba


Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba, assumiu a premissa da responsabilidade social, diz Organização Mundial da Saúde
Um dos principais argumentos da reação irada de entidades médicas brasileiras contra a vinda de médicos cubanos para o país consiste em questionar a qualidade e a competência dos profissionais cubanos. O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D’Ávila, chegou a dizer que “os cubanos poderão causar um genocídio” no Brasil. Os primeiros 400 médicos cubanos chegam ao Brasil neste fim de semana, em um convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas). Uma das maneiras de aferir essa qualidade é levar em conta a realidade da saúde e da medicina em Cuba. Eis aqui dez indicadores e informações sobre a saúde cubana para a população brasileira avaliar (os dados são do governo cubano e da Organização Mundial da Saúde):
(1) Em Cuba, há 25 faculdades de medicina (todas públicas), e uma Escola Latino-Americana de Medicina, na qual estudam estrangeiros de 113 países, inclusive do Brasil . (Estudaram em Cuba e lá se formaram, entre outros, dois filhos de Paulo de Argollo Mendes, presidente há 15 anos do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e critico ferrenho do programa Mais Médicos).
(2) Em 2012, Cuba formou 11 mil novos médicos. Deste total, 5.315 são cubanos e 5.694 vêm de 59 países principalmente da América Latina, África e Ásia. Desde a Revolução Cubana em 1959, foram formados cerca de 109 mil médicos no país. O país tem 161 hospitais e 452 clínicas para pouco mais de 11, 2 milhões de habitantes.
(3) A duração do curso de medicina em Cuba, como no Brasil, é seis anos em período integral. Depois, há um período de especialização que varia entre três e quatro anos. Pelas regras do sistema educacional cubano, só entram no curso de medicina os alunos que obtêm as notas mais altas ao longo do ensino secundário e em um concurso seletivo especial.
(4) Estudantes de medicina cubanos passam o sexto ano do curso em um período de internato, conhecendo as principais áreas de um hospital geral. A sua formação geral é voltada para a área da saúde da família, com conhecimento em pediatria, pequenas cirurgias, ginecologia e obstetrícia.
(5) Em Cuba há hoje 6,4 médicos para mil habitantes. No Brasil, esse índice é de 1,8 médico para mil habitantes. Na Argentina, a proporção é 3,2 médicos para mil habitantes. Em países como Espanha e Portugal, essa relação é de 4 médicos para cada mil habitantes.
(6) A taxa de mortalidade em Cuba é de 4,6 para mil crianças nascidas, e a expectativa de vida é de 77,9 anos (dados de janeiro de 2013). No Brasil, a taxa de mortalidade é de 15,6 para mil bebês nascidos (IBGE/2010).
(7) Em 1998, depois que o furacão Mitch atingiu a América Central e o Caribe, Fidel Castro decidiu criar a Escola Latino-Americana de Medicina de Havana (Elam) com o objetivo de formar em Cuba médicos para trabalhar em países chamados subdesenvolvidos. A Organização Mundial da Saúde definiu assim o trabalho da Elam: “A Escola Latino-Americana de Medicina acolhe jovens entusiasmados dos países em desenvolvimento, que retornam para casa como médicos formados. É uma questão de promover a equidade sanitária. A Elam assumiu a premissa da “responsabilidade social”.
(8) Em 20 anos, médicos cubanos atenderam a mais de 25 mil afetados pela explosão em Chernobyl, incluindo muitas crianças órfãs. Desde o início do programa, em 1990, foram atendidos mais de 25.400 pacientes, a maioria deles crianças. 70% dos menores que receberam tratamento na localidade cubana de Tarará perderam seus pais e chegaram a Cuba com enfermidades oncológicas e hematológicas provocadas pela exposição à radiação.
(9) Segundo a New England Journal of Medicine, uma das importantes revistas médicas do mundo, o sistema de saúde cubano parece irreal. Todo mundo tem um médico de família. Tudo é gratuito. Apesar de dispor de recursos limitados, seu sistema de saúde resolveu problemas que o dos EUA não conseguiu resolver ainda.
(10) Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Cuba é o único país da América Latina que se encontra entre as dez primeiras nações do mundo com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano em expectativa de vida e educação durante a última década.
Certamente o sistema de saúde cubano não é o paraíso na Terra e seus profissionais não são os melhores do mundo. No entanto, os indicadores e informações acima citados parecem credenciá-los para desenvolver um importante trabalho de medicina comunitária e medicina da família em comunidades pobres brasileiras que têm grande dificuldade de acesso a serviços de saúde. Os profissionais cubanos têm especialização e tradição de trabalhar justamente nesta área. E não representam nenhuma concorrência para profissionais brasileiros nesta área. Virá daí um genocídio???

DO SITE www.sul21.com.br

Erika Borges

HUMOR NUMA HORA DESSA !




POESIA NUMA HORA DESSA !




DESPERTAR É PRECISO

Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma flor do nosso jardim e não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.

Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.


Eduardo Alves da Costa

COM ÉTICA E SEM VESTAIS




Para mudar os costumes políticos, é preciso um amplo movimento da cidadania, de fora para dentro das instâncias de poder.
Não há nuvem pesada de instabilidade institucional no horizonte, mas nossa República tem limitações crônicas e vive uma crise latente de legitimidade.
Para compreendê-las e começar a superá-las, vale ir até Aristóteles (século 4º a.C.). Na concepção aristotélica, política é a realização da ética do bem comum -que hoje chamamos de interesse público, em oposição aos negócios privados. Para o filósofo da razão, a felicidade individual dos virtuosos não era incompatível com a coletiva, a ser construída na polis.
Assim, a política está para esse sentido ético e social como a engenharia está para a edificação, a medicina está para a saúde e a economia está para a repartição mais justa dos bens. Sem cumprir suas finalidades, todas as “ciências” são uma contrafação grosseira de si mesmas. A política degenera-se em politicagem.
Na vida política nacional, rotinizadas as eleições gerais desde o início dos anos 80 do século passado, muitos se movem apenas visando a reprodução dos próprios mandatos, transformados em empresas ou OGs (organizações governamentais) com fins lucrativos. No discurso de justificação do status quo, faz-se “o possível”. Perpetuam-se o patrimonialismo, a personalização e o clientelismo, arrimados na crescente influência do poder econômico nos pleitos.
Nem tudo é só fisiologismo, porém: há aqueles que, comprometidos com o “necessário” para as maiorias empobrecidas, levam em conta a opinião dos “públicos” -grupos e classes- que representam, sempre convocados à participação permanente.
Há também os que não desprezam o senso comum, a chamada “opinião pública”, que se forma em torno de questões muito visíveis -o que não lhe dá razão sempre, como a história revela. E dialogam tanto com o “sujeito da esquina”, reconhecido como cidadão, quanto com a opinião publicada, discernindo seus interesses e sua importância fiscalizadora, por meio da necessária leitura crítica.
A recuperação ética, argamassa para qualquer reforma política substantiva, tem que se dar no plano “aristotélico” de novos hábitos, generalizados, e do compromisso com a moralidade pública, separando o público do privado.
Essa mudança não virá pela ação de “cruzados especiais”, depositários de uma suposta “reserva moral da nação”, virgens a proteger o fogo sagrado e perene da deusa Vesta, a da límpida pureza. Nem dependerá de paladinos que se arvoram em “palmatória do mundo”. O resgate da grandeza na política não será consolidado a partir do caráter individual de cada um, por mais notável que seja, como um certo “udenismo” de nossa cultura partidária pré-64 proclamou.
A atitude pessoal é um ponto de alinhavo do tecido, sem dúvida, mas não o compõe inteiro. Reconhecer e corrigir erros ou não subornar o guarda da esquina são atitudes meritórias, mas não incidem sobre o desvio de milhões dos cofres públicos perpetrado por quadrilhas do colarinho-branco.
Para mudar os nossos costumes políticos vigentes – do carreirismo, do paternalismo despolitizador, da oligarquização, da lucratividade máxima como êmulo e da hipocrisia -, é necessário um amplo movimento da cidadania, de fora para dentro das instâncias de poder, da sociedade para o Estado, envolvendo entidades, partidos, igrejas e lideranças de diferentes segmentos.
Que da opinião crítica dos diversos públicos, das várias opiniões publicadas e, quem sabe, de uma opinião pública consolidada em torno de uma plataforma mínima, republicana e democrática, se chegue a um novo patamar das relações políticas no Brasil.
Não se trata, aqui, de uma revolução nas relações de produção capitalistas, mas de reformas que garantam avanços no controle social para reduzir a corrupção sistêmica.
Isso implica, necessariamente, o combate tenaz a vícios políticos aqui realimentados há mais de um século.
O que se impõe agora tem como base o trinômio participação, austeridade e transparência. Para tornar cotidianos os princípios constitucionais da administração pública direta e indireta dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Simples assim. E difícil, mas possível e necessário.

“A política não é a arte do possível, e sim a de tornar possível o que é necessário”
Augusto Boal (1931-2009)


CHICO ALENCAR, licenciado em história pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e mestre em educação pela FGV, é deputado federal pelo PSOL-RJ e professor de prática do ensino de história da Faculdade de Educação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

RAPIDINHAS........................




* O atual prefeito Alair Correa comentou, via facebook, que o ex-prefeito Marcos Mendes responde a vários processos. Ué, ele não tem processos também. Ambos tem uma "folha corrida" de dar inveja a Maluf e outros. Estes "caras" são políticos ou comediantes. É a cidade da piada pronta. AhAHAHAHAHAH!!

Vou repetir: O "pano de fundo" dessa briguinha ridícula é a tentativa de manter esta "falsa polarização" para que a população só veja os dois como alternativa política para a cidade. O povo só cai nessa de novo se quiser!!!!!!!

* Uma pergunta: Quando vamos ter um Portal da Transparência decente que permita a sociedade fiscalizar a utilização dos recursos públicos? Estamos esperando isso há 16 anos. Se pelo menos a Câmara dos Vereadores cumprisse seu papel.........

* O atual novo "velho" governo continua demonstrando grande dificuldade de diálogo com os sindicatos e a sociedade em geral. Aliás, o governo anterior também. Este modelo autocrático implantado por "eles" sempre quer resolver tudo de "cima para baixo".

* Cabo Frio tem cerca de 30 Conselhos Comunitários que são aparelhados pelo Poder Público e não participam do processo de decisão e gestão das políticas públicas específicas a cada um deles. A sociedade também precisa fazer a sua parte exercendo maior participação. Vamos informar todos eles aqui.

* Após 8 meses de governo pouco se viu em termos de ações para o Ordenamento Urbano da cidade. Coleta de lixo regular no Centro e quase inexistente na periferia. Caos no transito, principalmente no centro da cidade. Ocupação irregular das calçadas. Falta de guardas municipais no apoio a população. Enquanto isso, segue a "orgia" de milhões na obra da praia....

* Depois da ação da Polícia Federal em Arraial do Cabo, muitos agentes públicos da nossa cidade estão colocando "as barbas de molho". Tanto os novos quanto os antigos. O Bicho vai pegar!!!!!

* Mais uma "parafraseada" do companheiro Dep. Federal Chico Alencar(PSOL-RJ) sobre a propaganda política do PMDB em rede nacional, na última quinta-feira:
"O programa do PMDB, em cadeia nacional de tv e rádio, na 5ª, foi um show de hipocrisia! Só faltou dizer que o partido de Cabral esteve à frente das manifestações (contra Cabral, entre outros...) e que Renan é o campeão do combate à corrupção. Os grandes partidos só pensam em 2014, e se apropriam das imagens das mobilizações para fazer seu velho proselitismo. Ouvir o clamor popular é só de boca pra fora".

* Esta não foi rapidinha, mas que valeu, valeu, rs..........

* Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação. Esta é uma ótima iniciativa do governo e precisa da atenção dos pais para levar seus "pimpolhos" para se protegerem de várias doenças. Tem que levar a atual carteira de vacinação. Caros pais, vamos nessa!!!!

* Ontem a Lagos TV, canal 7, a TV que não é de Alair(sic), não exibiu a esperada e "bombástica" entrevista do nobre blogueiro Prof. Chicão na volta do Programa Cartão Vermelho. Causou grande frustração em milhares de pessoas que esperavam com apreensão, como mostrou o facebook, a distribuição de cartões vermelhos, verdes e amarelos. O motivo: Mistérioooooooooooooo!!!

* Este blog que reiterar todo o seu apoio ao movimento grevista dos professores da rede municipal de ensino. Estes "caras" precisam entender de forma definitiva que Educação não é prestação de serviços e sim, direito inalienável do cidadão.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

NOTÍCIAS E FATOS




* No próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, os professores da rede municipal farão uma parada de advertência de 24 horas, com um ato em frente a Prefeitura, apresentando a pauta de reivindicações com as demandas que não foram atendidas em negociação preliminar. Acima os principais ítens da pauta. Todo apoio a greve!!!!!


* Cabo Frio, as vezes, "ganha ares" de Saramandaia e Sucupira. Ontem, pelas redes sociais, o prefeito Alair Correa acusou o ex-prefeito Marcos Mendes de ter "invadido" de forma escondida as faraônicas obras da Praia do Forte para espionar o que se anda fazendo. Eles querem levar esta "falsa polarização" até as últimas consequências, inclusive ao ridículo. Os caras estão brincando e zombando da gente todo dia!!!!!


* De novo: Os moradores dos bairros Vila do Sol e Recanto das Dunas continuam pedindo socorro ao Setor de Vetores da Vigilância Sanitária Municipal, tendo em vista, os "ataques diários" dos mosquitos e pernilongos. A situação beira o insuportável, com os insetos presentes toda hora do dia. Qual é galera, vamos lá dar uma força aos moradores!!!


* Para desespero dos médicos corporativistas que não querem trabalhar no interior sob modestíssimas condições de trabalho e também de segmentos conservadores da sociedade, os valorosos médicos cubanos estão chegando. Vamos perguntar à aqueles cidadãos que estão lá naqueles pobres municípios dos recantos do Brasil se eles aprovam ou não esta medida? Isso é importante, o resto é preconceito ideológico.


* Notícias dão conta que o Governador Sergio Cabral estará em Cabo Frio no próximo dia 30 de agosto, sexta-feira. O que Cabral vem fazer em nossa cidade? Pezão vem junto? Vai ter vaias e ovos? Vem a convite de quem? Por favor, quem puder me ajudar, responde aí!!!!!!


* O Deputado Estadual Paulo Ramos, recém desligado do PDT, teve seu pedido de filiação negado pela executiva estadual do PSOL por 7 X 3 votos. Opino: Acho que a executiva do PSOL deveria ter examinado esta filiação com mais cautela. A decisão foi muito rápida. O Deputado Marcelo Freixo era a favor.


* Esta pergunta não vou responder, vou deixar de propósito para os leitores: Quem você prefere, um Barbosa durão e sem nenhum jogo de cintura ou um Lewandovski macio, educado e cheio de boas intenções? Quem se habilita?


* Alguns dados da ONU para a reflexão de todos sobre o modo de produção capitalista e sua relação direta com a desigualdade social e a concentração de renda: Em 1992, 20% da população detinha 80% da riqueza produzida. Dezoito anos depois, em 2010, os 11% mais ricos eram donos de 85% da riqueza mundial. Neste mesmo ano, os 50% mais pobres amealharam apenas 1% do que foi produzido em termos de riqueza. Estou checando os dados da pesquisa mais recente. É isso, outro modelo precisa ser pensado ou esta "bolha" vai estourar e vai afetar a todos.

* Uma correção: Os recursos públicos desviados na fraude citada nas Rapidinhas, em Arraial do Cabo, não foram do FUNDEB e sim da FUNASA. Na verdade, a "putaria" com o dinheiro público é grave de qualquer jeito. Cadeia neles!!!!!!


* A propósito, quando a Prefeitura de Cabo Frio vai atender a determinação do MP e chamar os concursados, principalmente os professores, já que a educação no município apresenta grande déficit destes profissionais.Caramba ! Os caras não se emendam ! O negócio deles é mesmo mexer com asfalto e concreto!!


* Parafraseando o nobre companheiro Dep. Federal Chico Alencar(PSOL) sobre a vitória do movimento grevista no município do Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes "baixou a guarda".
"A lição de professore(a)s e trabalhadore(a)s da Educação do RJ: QUEM LUTA CONQUISTA! No Rio, prefeito e secretária de Educação, afinal, receberam o SEPE e apresentaram propostas mais tangíveis. Ruas do centro da cidade tomadas por linda marcha dos que EDUCAM PARA A CIDADANIA! Tenho muito orgulho da minha categoria, que ensina e aprende, há décadas, que PAÍS MUDO NÃO MUDA".


Depois, voltam as rapidinhas...................