sábado, 28 de fevereiro de 2015

QUEM NOS GOVERNA ?




QUEM NOS GOVERNA ?

Em 2013, Elisabeth Warren, senadora dos EUA, perguntou: “Quanto tempo ainda será necessário para se fechar um banco como o HSBC?”
- Traficantes de drogas e armas não teriam tanto poder se não existissem bancos que oferecem seus serviços de lavagem de dinheiro.

Estamos em 1860. O Império Britânico acaba de vencer a famosa “Guerra do Ópio” contra a China, talvez uma das páginas mais cínicas e criminosas da história cínica e criminosa do colonialismo. Metade do comércio da Inglaterra com a China baseia-se na venda ilegal de ópio. Diante da devastação provocada pela droga em sua população, o governo chinês resolve proibir radicalmente seu comércio. A resposta chega por uma sucessão de guerras nas quais a Inglaterra vence e obriga a China a abrir seus portos para os traficantes e missionários cristãos (uma dupla infalível, como veremos mais à frente), além de ocupar Hong Kong por 155 anos.

Em 1860, guerra terminada, os ingleses tiveram a ideia de abrir um banco para financiar o comércio baseado no tráfico de drogas. Dessa forma apoteótica, nasceu o HKSC, tempos depois transformado em HSBC (Hong Kong and Shangai Bank Corporation), conhecido de todos nós atualmente. Sua história é o exemplo mais bem acabado de como o desenvolvimento do capitalismo financeiro e a cumplicidade com a alta criminalidade andam de mãos dadas.

A partir dos anos 70 do século passado, por meio da compra de corporações nos Estados Unidos e no Reino Unido, o HSBC transformou-se em um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. No Brasil, adquiriu o falido Bamerindus. Tem atualmente 270 mil funcionários e atua em mais de 80 países. Sua expansão deu-se, em larga medida, por meio da aquisição de bancos conhecidos por envolvimento em negócios ilícitos, entre eles o Republic New York Corporation, de propriedade do banqueiro brasileiro Edmond Safra, morto em circunstâncias misteriosas em seu apartamento monegasco. Um banco cuja carteira de clientes era composta, entre outros, de traficantes de diamantes e suspeitos de negócios com a máfia russa, para citar alguns dos nobres correntistas. Segundo analistas de Wall Street, a instituição financeira de Nova York teria sido vendida por um preço 40% inferior ao seu valor real.

Assim que vários jornais do mundo exibiram documentos com detalhes de como a filial do HSBC em Genebra havia lavado dinheiro de ditadores, traficantes de armas e drogas, auxiliado todo tipo de gente a operar fraudes fiscais milionárias e a abrir empresas offshore, a matriz emitiu um seco comunicado no qual informava que tais práticas, ocorridas até 2007, não tinham mais lugar e que, desde então, os padrões de controle estavam em outro patamar. Mas não é exatamente essa a realidade.

Em julho de 2013, a senadora norte-americana Elisabeth Warren fez um discurso no qual perguntava: quanto tempo seria ainda necessário para fechar um banco como o HSBC? A instituição havia acabado de assumir a culpa por lavagem de dinheiro do tráfico de drogas mexicano e colombiano, além de organizações ligadas ao terrorismo. Tudo ocorreu entre 2003 e 2010. A punição? Multa irrisória de 1,9 milhão de dólares.

Que fantástico. Entre 2006 e 2010, o diretor mundial do banco era o pastor anglicano (sim, o pastor, lembram-se da Guerra do Ópio?) Stephen Green, que, desde 2010, tem um novo cargo, o de ministro do gabinete conservador de David Cameron, cujo governo é conhecido por não ser muito ágil na caça à evasão fiscal dos ricos que escondem seu dinheiro. Enquanto isso, os ingleses veem seu serviço social decompor-se e suas universidades serem privatizadas de fato. O que permite perguntas interessantes sobre quem realmente nos governa e quais são seus reais interesses.

Alguns fatos são bastante evidentes para qualquer interessado em juntar os pontos. Você poderia colocar seus filhos em boas escolas públicas e ter um bom sistema de saúde público, o que o levaria a economizar parte de seus rendimentos, se especuladores e rentistas não tivessem a segurança de que bancos como o HSBC irão auxiliá-los, com toda a sua expertise, na evasão de divisas e na fraude fiscal. Traficantes de armas e drogas não teriam tanto poder se não existissem bancos que, placidamente, oferecem seus serviços de lavagem de dinheiro com discrição e eficiência.

Se assim for, por que chamar de “bancos” o que se parece mais com instituições criminosas institucionalizadas de longa data?


Vladimir Saflate é professor de filosofia da USP.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

RAPIDINHAS............




* R$ 700 mil reais por ano para contratar junto a duas "empresas amigas" serviços de agentes de portarias terceirizados para as UPAS da cidade é "brincar" com o dinheiro público. Será que a prefeitura não tem funcionários para realizar esta simples função ?
Precisa da "expertise" de empresas terceirizadas ?

* R$ 645 mil reais por ano para contratar uma recém criada "empresa amiga" para a limpeza dos banheiros dos quiosques da Praia do Forte que são particulares. Mais 253 mil para a mesma empresa "limpar as piscinas" do orla da praia. Este é o ralo por onde esvai o dinheiro do contribuinte !!

* E olha que estamos em "CRISE DE ARRECADAÇÃO". Imagine se o município estivesse "nadando em dinheiro" !!

* Contratos nebulosos com estes acontecem neste atual governo Alair e acontecia de maneira igual no governo anterior de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes. Nas redes sociais e blogs você vê os "rotos" falando dos "esfarrapados", como diz aquele velho ditado popular, se acusando mutuamente. Daí é que vem aquela longa lista de processos de ambos. Isso não passa em nenhuma auditoria séria. Não tem passado até na análise do comprometido TCE.
Até quando a população de Cabo Frio vai aturar esta esculhambação !!

* Enquanto isso, a nossa brava Câmara de Vereadores que não fiscaliza nada, ainda quer cortar a transmissão da TV e passar as sessões para as 9 horas da manhã. Querem se esconder ao máximo da população !!

* A bem da verdade, o único vereador que se posicionou publicamente contra estas medidas foi o Dr. Adriano Moreno.

* E ainda tem um monte de gente em Cabo Frio que fica vociferando nas redes sociais contra Dilma e o PT pelos desmandos com o dinheiro público e o escândalo da Petrobras. Enquanto isso no "nosso quintal" acontece de tudo, sob os olhares passivos de grande parte da população. Alguns por desinformação e falta de consciência política, outros por cumplicidade e oportunismo para recolher as migalhas que caem das mesas fartas de seus "ídolos de pés de barro" !!

* Tá bom, aqui não tem desvios e nem corrupção !!

* Um desembargador do TJ-RJ, em Agravo de Instrumento impetrado pelo MPE, voltou a suspender através de medida liminar, as obras do empreendimento loteleiro que devasta de forma criminosa as Dunas do Peró. Segue a batalha dos ambientalistas e populares, entre os quais este humilde blogueiro, pela preservação da área. Só a luta muda a vida !!

* No dia 03 de março, próxima terça-feira, as 18 horas, no Colégio Edilson Duarte, o SEPE LAGOS realiza importante assembleia geral para discutir o atual momento da educação no município de Cabo Frio.
Ainda bem que tem poucos problemas, rsrsr !!

* É impressionante como os prefeitos dos municípios da Região dos Lagos vivem na corda bamba do "cai ou não cai". Andinho(PMDB) em Arraial do Cabo, André Granado(PSC) em Bùzios, Miguel Jeovani(PR) em Araruama. Aqui em Cabo Frio, Marquinhos e Alair, apesar do extensa "folha corrida" de processos são mais "espertos". Contratam excelentes advogados a "peso de ouro", provavelmente pagos com dinheiro público, e conseguem liminares que permitem suas candidaturas. Ambos neste momento estão com mandatos amparados por liminares. Quando serão definitavamente julgadas ?

* Mas de forma "mágica" não saem dos cargos. É de aplaudir de pé correligionários !!

* O "malandro federal", Eduardo Cunha(PMDB), presidente da Câmara dos Deputados, segue aprontando em Brasília. Cumprindo promessa de campanha, na contramão dos interesses populares, colocou para aprovação um projeto de lei que prevê um "pacotão" de benesses para os deputados, inclusive passagens áreas para os cônjuges. Tudo isso bancado com nosso dinheiro.

* Não satisfeito com isso, Eduardo Cunha fez um culto religiosos no plenário, contrariando a Constituição, que define o Brasil como um Estado laico e impede ações desta ordem. E tem um monte de gente aqui em Cabo Frio que apoia e votou neste malandro !

* Uma piada circula em Brasília dizendo que o "vestuto" político peemedebista pertence a bancada BBB. Bíblia, Boi e Bala !!

* Rezam para Deus durante o dia e roubam o dinheiro público na calada da noite !!
Será que isso só acontece em Brasília ?
Será que aqui em Cabo Frio acontece o mesmo ?

* Uma Marcha do Orgulho Hétero ocorreu esta semana no Rio de Janeiro. Participaram incríveis 20 pessoas. O slogan principal: "Héteros unidos jamais serão extintos"
Não dá para comentar mais. Fecha aspas !!

* Um chamamento.
Advogados de presos comuns do Brasil, que vivem a dureza do sub-humano sistema prisional brasileiro, marquem um audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Esta semana ele recebeu "cordialmente" os advogados dos empreiteiros pilantras presos que estão envolvidos com o Petrolão. Dizem que a justiça é para todos, então, vamos a luta nobres causídicos !!

* Nos bastidores dizem que o ministro pediu aos advogados para que convençam seus clientes a não pediram o instrumento da delação premiada. O ínclito ministro parece que quer blindar algumas "cabeças coroadas" do PT, outrora partido dos trabalhadores.

* O governo do SYRIZA esta semana determinou uma completa auditoria da dívida pública grega. No Brasil estamos gastando a metade do Orçamento Geral da União para pagar juros e encargos da dívida, acrescido ainda do famigerado superavit primário e NADA !!

* A nossa Constituição determina que esta auditoria seja feita, mas o PT, PMDB e demais partido da base e a oposição de direita(PSDB e afins) não querem nem ouvir falar desta disposição legal. Apenas o PSOL no Congresso Nacional luta a favor da auditoria.

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

" A classe dominante não estimula o ódio. Ela o terceiriza."
Chargista Bessinha

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ENFIM, O DESESPERO




"A situação desesperadora da época na qual vivo me enche de esperanças."

A frase é de Marx, enunciada há mais de 150 anos. Ela lembrava como situações aparentemente sem saída eram apenas a expressão de que enfim podíamos começar a realmente nos livrar dos entulhos de um tempo morto.

Há tempos, insisti que o lulismo entraria em um esgotamento. Era uma questão de cálculo. Chegaria um momento em que o crescimento só poderia continuar por meio de políticas efetivas de combate à desigualdade e acumulação. Afinal, estamos falando de um país que, ao mesmo tempo, apresenta crescimento econômico próximo a zero e bancos, como o Itaú, com lucro anual de 20 bilhões de reais. Um crescimento de 29% em relação a 2013, com inadimplência recuando para mínima recorde.

"Políticas efetivas de combate à desigualdade e acumulação" significam, neste contexto, ir atrás do dinheiro que circula no sistema financeiro e seus rentistas blindados. Mas isto o governo não seria capaz de fazer. Difícil fazê-lo quando você também se torna alguém a frequentar a roda dos dançarinos da ciranda financeira. Ninguém atira no próprio pé, ainda mais quando se é recém-chegado à festa.

Restaram ao governo federal duas coisas. Primeiro, chorar por não ser tratado como um tucano. É verdade. Nada melhor no Brasil do que ser tucano. Como acontece hoje no Paraná, você pode quebrar seu Estado, colocar quatro de suas universidades públicas em risco de fechamento por falta de repasse e, mesmo assim, irão te deixar em paz. Nenhuma capa de revista sobre seus desmandos nem sobre seus casos de corrupção. Por estas e outras, o sonho de consumo atual de todo petista é ser tratado como um tucano. Eles até que se esforçaram bastante.

Fora isto, resta ao governo ser refém de um Congresso que ele próprio alimentou. Na figura de gente do porte de Eduardo Cunha e seus projetos de implementar o "dia do orgulho heterossexual", entregar o legislativo à bancada BBB (Bíblia, Boi e Bala) e contemplar cada deputado com seu quinhão intocado de fisiologismo, o Brasil encontra a melhor expressão da decadência e da mediocridade própria ao fim de um ciclo.

Neste contexto, podemos enfim ver claramente como as alternativas criadas após o fim da ditadura militar não podiam de fato ir muito longe. Nenhuma delas sequer passou perto da necessidade de quebrar tal ciclo de miséria política dando mais poder não aos tecnocratas ou aos "representantes", mas diretamente ao povo, que continua a esperar seu momento.

Por isto, a situação desesperadora me enche de esperanças.


Vladimir Safatle é professor de filosofia da USP.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* O início das aulas em Cabo Frio repete em 2015 o mesmo que acontece há 20 anos. Total falta de estrutura. Não é um problema apenas dos governos de Alair Correa, mas também dos 8 anos do ex-prefeito Marcos Mendes. Falta planejamento na alocação dos profissionais de educação, climatização das escolas, regularização da merenda escolar, além de várias outras ações e obras de infraestrutura que sempre ficam faltando, impedindo os professores, principalmente, de realizar um bom trabalho.

* É impressionante como estes fatos são repetitivos e revelam um total descaso com a Educação por parte destes "ditos experientes" administradores. Na verdade, são incompetentes e os fatos atestam isso. A grande experiência que eles tem é de frequentar as barras dos tribunais e as instâncias do Ministério Público. Neste caso, também as suas respectivas e longas "folha corrida" de processos não deixam dúvidas a razão.

* Mas como dizem alguns, a vida tem sempre um mas, grande parte da população não se importa com estas "pequenas falhas" e continua prestigiando estes "brilhantes" agentes públicos com o seu voto. Todos se merecem !!


* A desculpa e a forma como o prefeito Alair Correa e seus respectivos apoiadores e bajuladores explicam a recente condenação sofrida junto ao STJ por mais um processo de improbidade administrativa é reveladora do escárnio de como são tratadas as finanças públicas da cidade. Dizer que não é nada, é apenas "uma multazinha" é que não impede sua nova candidatura, comemorando que a decisão não contém possibilidade de inelegibilidade é zombar da cara de milhares de cabofrienses. Uma condenação, no mínimo, deveria ser motivo para um pedido de desculpas a população, mas aqui é comemorada com extrema arrogância como algo menor. É uma total inversão de valores, inclusive de natureza política. Novamente, grande parte da população não se importa, está preocupada apenas com os desvios em Brasília. Aqui é o "vale tudo". O ideal é ser esperto e ter bons advogados. Vamos acabar tendo pudor e vergonha de sermos honestos !!


* Um recado do Conselho Nacional de Justiça:

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Nepotismo é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Em 18 de outubro de 2005, o CNJ editou a Resolução n. 7, que baniu práticas de nepotismo do Poder Judiciário brasileiro. Entenda melhor o que é nepotismo no Portal CNJ: http://bit.ly/1FurGAO.

* O nepotismo e as nomeações políticas de aliados pouco probos é um traço comum nas administrações da cidade nos últimos 20 anos e também nos quase 5.700 municípios do Brasil. Este atual "novo" velho governo, de fato, é campeão neste assunto. Entretanto, os segmentos políticos ligados ao ex-prefeito Marcos Mendes e seu neo-aliado deputado estadual Jânio Mendes, não tem nenhuma legitimidade para contestar tais práticas, visto que elas se repetiam de igual forma. É só lembrar e analisar a composição do governo anterior. A única vantagem era que a família do ex-prefeito Marquinhos é bem menor do que a do atual !!

* O inchaço da máquina pública é um dos entraves ao desenvolvimento do município e também responsável pela precarização das condições de trabalho dos verdadeiros funcionários públicos. Temos denunciado este fato, desde 2008 em todas as nossas participações em campanhas políticas e espaços de entrevistas e debates. Isto só reforça o argumento de que ambos são "farinhas do mesmo saco político" e as críticas pontuais de lado a lado, apenas representam "picuinhas" e interesses pessoais contrariados. Ninguém pode esquecer que caminharam juntos durante mais de 10 anos.
A nomeação de pessoas sem a devida qualificação técnica para integrar alguns postos chaves da administração pública determina a péssima qualidade das políticas públicas que vêm sendo apresentadas para a população nos últimos anos, principalmente,no turismo, na educação, saúde, habitação popular e políticas de geração de emprego e renda.

* Já dizia o ínclito Jose Sarney (ex-tudo na política): "Parente em governo sempre cria problema. Para o governo ou para o parente."
Este sabe tudo sobre nepotismo e apesar da frase nunca deixou de praticá-lo com maestria.


* Imagine se apenas 6 famílias controlassem toda a mídia televisiva no Brasil ?
Você acha que teríamos liberdade real de imprensa ?
Poderíamos chamar isso de liberdade de informação?
É claro que não. Pois é, isso é o que já acontece no Brasil hoje.

* As 6 famílias, Civita (Grupo Abril), Marinho (Grupo Globo), Frias (Grupo Folha), Saad (Grupo Bandeirantes), Abravanel (Grupo Silvio Santos) e Sirotsky (RBS), são os clãs que comandam o oligopólio midiático no Brasil. Segundo estudo concluído em 2005 pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), só os grupos Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV e CNT controlam cerca de 80% do sistema brasileiro de televisão, e isso ocorre porque o Estado (em todos os governos, inclusive o PT) sempre privilegiou os mesmos grupos os presenteando com várias outorgas, ao invés de fiscaliza-los e distribuir melhor as concessões de radiodifusão.

* Dá pra dizer que isso é democrático?
Vivemos uma verdadeira ditadura na mídia, onde algumas famílias decidem a linha editorial, cultural e política de tudo o que vemos na TV. Isso acontece porque não há, no Brasil, nenhuma lei que regulamente nosso sistema de radiodifusão, distribuindo melhor essas concessões, para impedir esse tipo de monopólio e tornar a mídia mais democrática. Isso jamais pode ser confundido com censura, é democratização.

* A concentração dos meios de comunicação impede a diversidade informativa e cultural e afeta a democracia. O controle remoto em si não dá liberdade se do outro lado não houver pluralidade. Pensando em mudar essa situação, entidades da sociedade civil e dos movimentos sociais se organizaram para encaminhar um Projeto de Iniciativa Popular pela Democratização das Comunicações, para estabelecer regras que inibam qualquer forma de concentração, regulamentando o artigo 220 da Constituição Federal, que proíbe monopólios e oligopólios diretos e indiretos. A marca de 1 milhão e 300 mil assinaturas colocará o projeto em debate no Congresso Nacional. Já foi obtido mais de 100 mil e agora o projeto poderá ser assinado pelo site oficial da campanha.
ASSINE!!
Se você apoia e quer que a mídia seja mais democrática, assine o projeto no link abaixo, compartilhe com seus amigos, converse sobre o tema com sua família e espalhe nas redes sociais. Vamos pressionar o Congresso Nacional a democratizar a comunicação em nosso país.
» http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/assina.php
‪#‎ParaExpressarALiberdade‬ ‪#‎DemocratizaJá‬ ‪#‎LeiDaMídiaDemocrática‬


* O patrocínio do ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, ao enredo de carnaval da Beija Flor, continua rendendo comentários diversos na grande mídia e redes sociais, inclusive no plano internacional. É uma situação diferente do que ocorre habitualmente no ambiente do samba carioca, onde o patrocínio as escolas em grande parte vem da contravenção. Não há termos de comparação entre o que ocorreu com a Beija Flor e as outras escolas, conforme querem provar as análises reducionistas. Este dinheiro que a Beija Flor recebeu de forma direta da fortuna pessoal de Obiang e não como patrocínio oficial do governo guineense, é dinheiro roubado da população da Guiné Equatorial, fruto da corrupção e opressão de seus mais de 900 mil habitantes. O IDH do país é o 144º do mundo.

* O valor doado equivale a cerca de 2.100 bilhões de francos guineenses e é superior ao que o ditador gastou em 10 anos no ensino público do pais. Não há justificativa plausível para aceitar uma doação desta natureza, a não ser a tradicional alienação do mundo do samba. Uma vergonha !!
Abaixo reproduzimos uma carta do escritor guineense Juan Tomás Ávila que vive atualmente exilado no México. Por delito de pensamento não pode viver livremente no seu país, a Guiné Equatorial, onde o presidente Teodor Obiang é ditador desde 1979. A Guiné Equatorial é uma antiga colónia espanhola na África Ocidental que se tornou independente em 1968 e desde então só conheceu dois presidentes: Francisco Nguema, um ditador que mandou matar milhares de opositores, e Teodor Obiang Nguema, o seu sobrinho, que o derrubou e matou.
Confira:

"Queridos cariocas:
Lemos através de certo meio de informação do Sudão do Sul que o ditador-presidente da Guiné Equatorial fez uma doação de USD 3,5 milhões a uma associação carnavalesca da vossa cidade, em concreto, à Beija-Flor. Uma doação tão oportuna que a afortunada associação carnavalesca arrecadou o primeiro prêmio.
Como engenheiro em letras que somos, os números representados não davam muita informação e resolvemos traduzi-los a francos CFA, a unidade monetária vigente no país que o mencionado ditador controla totalmente desde 3 de Agosto de 1979. Num câmbio rápido, USD 3.500.000×575=2.012.500.000 Francos CFA. Uma quantidade que, por agora, e como mostra do escândalo, superior ao que gastou o mesmo nos últimos dez anos no ensino médio e superior do seu país, que por coincidência é o mesmo dos equato-guineenses.
Como sabemos que em dez longos anos o sátrapa guineense não gastou essa quantidade no ensino médio e superior do seu país se não temos dados?
Porque no seu país apesar do medo aos números, para este caso não são precisos dados. Conhecemos o estado das escolas do país, sabemos que as bibliotecas da sua única universidade carecem de fundos bibliográficos e vimos como todas têm até falta de lâmpadas, que no seu país custam um dólar cada, tão somente um, e não cremos que seja barato, apenas acessível.
Das escolas primárias da Guiné Equatorial não falaremos porque, sinceramente, o aluvião de lágrimas que inundariam os nossos olhos nos impediriam de continuar a escrever.
E que coincidência impressionante que o clamor tenha aparecido, há bastantes meses, em torno do nome de um filho predileto do Brasil.
Se nesse artigo mencionamos o gosto doentio que todos os membros da família Obiang têm por rabos, entenderão os cariocas que há um intento escondido de debilitar a vossa muito colorida cultura, reduzindo-a a uma mostra de nalgas que põe em pé os abastados do mundo inteiro e aviva as paixões apagadas do mundo puritano. Não vamos fazê-lo.
Porém, temos de dizer duas coisas para que tenham ideia do furor que causa este acontecimento no corpo político do país: se o ditador-em-chefe tivesse dado uma quinta parte desse dinheiro a qualquer associação já teria sido um desperdício enorme. Saibam que aos jogos carnavalescos robustecidos pelo dinheiro guineense acudiu uma delegação de 30 membros, todos eles altos funcionários que não estavam de férias, encabeçada pelo segundo vice-presidente, a pessoa que, hoje, e por ser o filho mimado do casal governante, tem mais papéis para lhe suceder e assim perpetuar as desgraças que nos assaltam, sendo nós apenas uns 900 mil habitantes.
Então, não é a obsessão doentia que faz mover o ditador guineense, o que o faz mover é o espírito do mecenato de que fica possuído cada vez que vislumbra a possibilidade de ajudar os negros espalhados pelo mundo, esses negros que sofrem a pobreza e a opressão do mundo colonial, branco, racista e xenófobo. Houve aqui algum interesse em destacar o país onde lemos a notícia? Porque qualquer alma mais ingênua acreditaria que a entrega de um décimo do que a Guiné Equatorial gastou em danças seria suficiente para salvar centenas de vidas no maltratado Sudão do Sul, um país que também é de negros.
Francamente, cariocas, são as múltiplas necessidades das pessoas mais próximas de Obiang que fazem com que o fato de terem aceitado este patrocínio implica que para sempre tenham o vosso nome ligado a esta demência.
México DF, 19 de Fevereiro de 2015."
(Tradução de Antonio Rodrigues)

* É de arrepiar, ou não ?


* O Brasil vai enfrentar a Argentina pela primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis. A Davis é a mais importante competição entre países do tênis mundial. Tem grande tradição no esporte. Ao contrário do futebol, no tênis estamos em desvantagem frente aos hermanos. Em 11 jogos realizados a Argentina lidera por 9x2. O confronto será na casa do adversário, em quadras de saibro, nos dias 6, 7 e 8 de março. O canal Sportv vai transmitir os jogos.

* Desta vez o time brasileiro tem grandes chances de passar a segunda rodada, pois a Argentina vai para o confronto desfalcada dos seus dois principais jogadores na atualidade. Juan Martin Del Potro(top 10) contundido e Juan Mônaco em péssima forma física e técnica. O time argentino: Leonardo Mayer, Frederico Delbonis, Carlos Berlocq e Diego Schwartzman. Exceto Mayer, 26º do mundo, todos os outros possuem ranking comparável aos brasileiros.

* Time brasileiro: Thomas Bellucci (76º), João Souza, o Feijão (73º) e os dois duplistas top 20, Marcelo Melo e Bruno Soares. Nas duplas o Brasil é favoritíssimo. Vamos torcer !!


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado no face do jornalista Milton Temer:

"O Jornal das 6 da Globonews não informa sobre política. Faz avaliação de como está o apoio empresarial (só esses são ouvidos, junto com os consultores da especulação no "livre mercado") em relação à aprovação das propostas de Joaquim Levy.
Faz sentido.
GloboNews não informa. Faz campanha. Distorce o eixo do noticiário transformando seus repórteres (principalmente os medíocres da área econômica) em editorialistas auxiliares da linha emissora - pró austeridade severa e corte de investimentos públicos e consumo interno.
E ainda há quem defenda esses mequetrefes, exercendo tarefa ilegal em mídia que opera por concessão de direito público, em nome da liberdade de expressão. E está aí o governo lulopragmático a encher-lhes as burras, a despeito da campanha brutal contra a Petrobras, com a publicidade de estatais, garantidora dessa farsa jornalística."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado, israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim; aí estudou direito e, sobretudo história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram, então, as concepções de Marx as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se, sobretudo ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência, nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente, na sua poltrona, para o último sono.

ANTES, BURGUESIA E PROLETARIADO, AGORA, CAPITALISTAS E TRABALHADORES

A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.
Nas primeiras épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em quase que em cada uma destas classes, novas divisões hierárquicas.
A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não suplantou os velhos antagonismos de classe. Ela colocou no lugar novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta.

A descoberta da América e a circunavegação da África ofereceram à burguesia em ascensão um novo campo de ação. Os mercados da Índia e da China, a colonização da América, o comércio colonial, o incremento dos meios de troca e, em geral, das mercadorias imprimiram um impulso, desconhecido até então, ao comércio, à indústria, à navegação, e, por conseguinte, desenvolveram rapidamente o elemento revolucionário da sociedade feudal em decomposição.
A antiga organização feudal da indústria, em que esta era circunscrita a corporações fechadas, já não podia satisfazer às necessidades que cresciam com a abertura de novos mercados. A manufatura a substituiu. A pequena burguesia industrial suplantou os mestres das corporações; a divisão do trabalho entre as diferentes corporações desapareceu diante da divisão do trabalho dentro da própria oficina.

Vemos, pois, que a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e de troca. Cada etapa da evolução percorrida, pela burguesia era acompanhada de um progresso político correspondente. Classe oprimida pelo despotismo feudal, associação armada administrando-se a si própria na comuna; aqui, república urbana independente, ali, terceiro estado, tributário da monarquia; depois, durante o período manufatureiro, contrapeso da nobreza na monarquia feudal ou absoluta, pedra angular das grandes monarquias, a burguesia, desde o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquistou, finalmente, a soberania política exclusiva no Estado representativo moderno. O governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.
A burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário.

A burguesia rasgou o véu de sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a simples relações monetárias.
Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo. Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte e criar vínculos em toda parte. Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. São suplantadas por novas indústrias, cuja introdução se torna uma questão vital para todas as nações civilizadas, indústrias que não empregam mais matérias-primas autóctones, mas sim matérias-primas vindas das regiões mais distantes, e cujos produtos se consomem não somente no próprio país mas em todas as partes do globo. Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolvem-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isto se refere tanto à produção material como à produção intelectual.

A burguesia submeteu o campo à cidade. Criou grandes centros urbanos; aumentou prodigiosamente. a população das cidades em relação à dos campos e, com isso, arrancou uma grande parte da população do embrutecimento da vida rural. Do mesmo modo que subordinou o campo à cidade, os países bárbaros ou semi-bárbaros aos países civilizados, subordinou os povos camponeses aos povos burgueses, o Oriente ao Ocidente. A burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção, da propriedade e da população. Aglomerou as populações, centralizou os meios de produção e concentrou a propriedade em poucas mãos. A consequência necessária dessas transformações foi a centralização política. Províncias independentes, apenas ligadas por débeis laços federativos, possuindo interesses, leis, governos e tarifas aduaneiras diferentes, foram reunidas em uma só nação, com um só governo, uma só lei, um só interesse nacional de classe, uma só barreira alfandegária.

Todos os movimentos históricos têm sido, até hoje, movimentos de minorias ou em proveito de minorias. O movimento proletário é o movimento independente da imensa maioria em proveito da imensa maioria. O proletariado, a camada inferior da sociedade atual, não pode erguer-se, por-se de pé, sem fazer saltar todos os estratos superpostos que constituem a sociedade oficial.
A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. Este baseia-se exclusivamente na concorrência dos operários entre si. O progresso da indústria de que a burguesia é agente passivo e inconsciente, substitui o isolamento dos operários, resultante de sua competição, por sua união revolucionária mediante a associação. Assim, o desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.


* Mais tarde mais um texto polêmico sobre o atual momento político nacional !!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ENTREGANDO OS DEDOS PARA SALVAR OS ANÉIS




"passarinho que se debruça, o voo já está pronto"
Guimarães Rosa,"Grande Sertão, Veredas.

Começou mal, muito mal, o segundo mandato Dilma Rousseff. Uma embocadura que prenuncia catástrofes. Resolveu praticar logo no início do governo exatamente o contrário do que predicou na campanha eleitoral. Comparar as primeiras medidas com o discurso da campanha é um exercício que desemboca na mais brutal reversão de expectativa. Daquelas que provocam desgaste igualmente brutal e acelerado. Uma espécie de canto do cisne no dom de iludir. É doloroso, mas inevitável, constatar: a vaca tossiu e pode ir pro brejo.

O desconforto e a apreensão dos prejudicados e a voracidade armada e eufórica dos beneficiários não deixam margem para dúvidas sobre o sentido geral das medidas anunciadas. A escolha do Ministro da Fazenda, entre todos o mais ortodoxo e fiscalista, define os rumos do novo governo. O mundo da alta finança, que já abocanhava quase metade daquela "torta" do nosso orçamento comida pelos juros da dívida, agora vai tomar conta da torta inteira. Os economistas de banco estão com a carta branca, a faca e o queijo, o Tesouro e a tesoura nas mãos. Com isso, abriu-se a temporada dos cortes definidos no protocolo do modelo liberal-periférico.

Nas primeiras medidas anunciadas, o mundo do trabalho já sentiu o aço frio da tesoura. O seguro desemprego é uma proteção para quem vive do trabalho e se vê, momentaneamente, no olho da rua. O abono salarial é para quem ganha merreca. Pensão por morte e auxílio doença são amparos em situações de dolorosa dificuldade. O seguro defeso garante renda mínima para pescadores nos períodos em que a lei, corretamente, os impede de pescar. São marcos civilizatórios, direitos duramente conquistados pelos que vivem do trabalho. Os potenciais beneficiários de tais programas, os muito pobres, verão a transferência do que foi cortado para a elite milionária, os muito ricos. Uma política elitista, conservadora, antissocial, na qual o fundamentalismo de mercado e a saúde da moeda estão em primeiro lugar.

A insistência no que já está falido.

O argumento segundo o qual tais medidas foram tomadas para corrigir distorções (que, por certo, existem) é de um ridículo soberbo. Corrigir distorções cortando benefícios equivale a amputar a perna para curar unha encravada. Também não vale dizer que direitos não foram suprimidos. Mantidos na letra da lei, eles sofreram o arrocho de um torniquete que estrangula a economia política do trabalho em benefício dos ganhos da alta finança. Mais grave do que os cortes anunciados é o rumo para onde apontam. O perigo maior mora na escolha feita. Uma escolha que adquiriu ao longo da história universal um nome aterrorizante para os que vivem do suor do próprio rosto: socialização dos prejuízos.

A mídia grande, ponta de lança ideológica do totalitarismo financeiro, já traçou o roteiro dos passos seguintes. A "Folha de São Paulo" e "O Globo", os dois maiores jornais de circulação nacional, fizeram editoriais no mesmo dia (29/01) e com a mesma posição essencial. Apoiam e elogiam as medidas tomadas. E afiam a navalha para o lance seguinte. A FSP ironiza o discurso da retomada, passado o remédio amargo, das políticas redistributivas. São promessas. A realidade é a política macroeconômica "que implica cortes drásticos, inclusive nos gastos sociais". O editorial de "O Globo", sempre imperativo, aponta o caminho a ser seguido pela presidente. Começa no título, "Dilma assume o ajuste fiscal, mas precisa ser coerente", e capricha no arremate: "(Ela) necessitará manter a coerência nos próximos meses, quando o ajuste gerar visíveis efeitos negativos: mais alguma inflação – devido à correção de preços públicos irreais – e desemprego, resultado de uma provável curta recessão". Ou seja, ajoelhou tem que rezar.

A propalada política da "austeridade", que serve de imediato ao interesse dos banqueiros, possui indiscutível eficácia para azeitar as roletas do cassino financeiro. No curto prazo, consenso macabro, todos dizem que tudo tende a piorar. Até o homem forte do novo governo, o ministro "mãos de tesoura", já admitiu sorridente a piora nos índices da inflação, no desemprego e a retração programada da economia. Nada garante que, no longo prazo, tal política produza algum outro tipo de eficácia. Os que mais ganharam na alta asseguram seu quinhão na rebordosa da crise e, ao mesmo tempo, buscam garantir o futuro da nossa triste condição de paraíso dos rentistas.

Trata-se de um tipo de política cada vez mais contestada, nos quatro cantos do mundo e por formuladores e movimentos massivos das mais variadas procedências. Basta olhar para a Grécia. Lá, onde a democracia de novo se reinventa, o Syriza é a primeira experiência, na forma de governo, da recusa radical a este capitalismo da espoliação sem freios. Na Espanha, o "Podemos" segue o mesmo caminho. O papa Francisco, figura emblemática dos paradoxos do nosso tempo, faz ecoar o clamor dos desvalidos a partir das muralhas vetustas do Vaticano. Até Martin Wolf, editor e principal colunista do insuspeito "Financial Times", evoluiu de opinião. Segundo ele, a velha política monetária, o sistema de metas de inflação, o famoso tripé, criou um monstro que devora por dentro as economias. Depois de afirmar que, hoje, a confiança ingênua na estabilidade produzida por um sistema financeiro desregulado desapareceu, talvez por uma geração, conclui: "é um modelo maravilhoso apenas para os banqueiros".

Para os ricos, tudo !

Mesmo sem grandes rupturas com o modelo que faz água no mundo inteiro, um governo que não estivesse entregue aos desígnios da casta financeira poderia buscar o reequilíbrio de suas contas por outras vias. O elementar bom senso recomendaria cortar onde tem gordura. Mais imposto sobre a especulação financeira, sobre a remessa de lucros para o exterior, sobre os ganhos na bolsa, sobre o juro estratosférico dos cartões de crédito, cerco à evasão fiscal das grandes empresas, correção justa na tabela do imposto de renda. Documento elaborado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), publicado na FSP (06/11/14), revela manobra de bancos brasileiros, orientados pela Pricewaterhouse-Coopers, para burlar, via elisão fiscal, o imposto de renda. Uma simples troca de papeis, através de subsidiárias instaladas em paraíso fiscal (Luxemburgo), resultou em duzentos milhões de reais a menos no imposto devido (exercício 2008/2009) pelo Bradesco e o Itaú-Unibanco. Neste tipo de caso, que se repete, o Leão da Receita não ruge.

O sistema bancário brasileiro é o menos taxado e o mais lucrativo do mundo. O Bradesco, que indicou o novo homem forte do governo, exibe recordes de lucro líquido a cada balanço trimestral ao longo das últimas décadas. Durante 2014, ano de PIB estagnado, ele ultrapassou a espantosa quantia de 15 bilhões de lucro líquido declarado, 25% a mais do que ano anterior, que já fora uma exorbitância. O lucro líquido do Itaú, no mesmo ano, passou dos 20 bilhões. Entre as despesas federais, a que mais cresceu foi o pagamento de juros da dívida. O governo entregou aos credores, no ano passado, mais de 250 bilhões de reais, uma década de bolsa família.

Para aqueles que persistem na crítica, pela esquerda, dos caminhos trilhados ao longo dos últimos vinte anos, o foco do debate não pode se limitar ao tema do "ajuste". Tendo como ponto de referência as condições de vida da maior parte da nossa população e as nossas reais potencialidades represadas, o debate que se impõe é sobre a mudança no modelo econômico que, desde os anos 90, vem se impondo no Brasil. Esse modelo, caracterizado pelos professores Reinaldo Gonçalves e Luiz Filgueiras como liberal-periférico, esgotou-se. Essa é a questão central que nos remete para o agravamento da crise econômica, política e social.

Segundo o economista Paulo Passarinho, estamos na encalacrada de um círculo vicioso. O câmbio flutuante e valorizado, garantia da estabilidade de preços, impõe taxas reais de juros elevadas. Estas, por sua vez, impactam a dívida pública. Para a manutenção da confiança dos investidores – na verdade, credores – exige-se que as contas públicas garantam uma margem de recursos para os juros devidos aos credores da dívida pública. Estes, assim, tornam-se os avalistas maiores da estabilidade monetária, que tem no câmbio flutuante e valorizado um dos seus pilares. Romper tal círculo é estratégico para pensarmos em uma nova ordem econômica, voltada para a geração e distribuição de renda, riquezas, empregos e justiça social para as maiorias. Para a construção de uma alternativa ao modelo falido, um conjunto de medidas pode ser o ponto de partida.

1 – Adoção de mecanismos de controle sobre os fluxos de capitais.
2 – Adoção de um regime cambial flexível e sob controle público estatal, de acordo com a estratégia de redução da vulnerabilidade externa do país, fortalecendo a produção interna industrial.
3 – Reestruturação dos padrões de administração da dívida pública, objetivando a ampliação dos prazos de vencimento dos títulos públicos e a redução gradual e consistente das taxas reais de juros.
4– Implantação de um processo de ampla e rigorosa auditagem da dívida pública, interna e externa, de acordo com as recomendações incluídas na CPI da Dívida Pública, realizada pela Câmara dos Deputados, com o objetivo de reduzir o estoque de uma dívida eivada de irregularidades.
5 - Completa reestruturação do Orçamento Geral da União, reduzindo-se drasticamente os gastos financeiros e respeitando-se as destinações constitucionais das receitas do Tesouro, da Seguridade Social e das estatais, como forma de sustentar investimentos e as despesas específicas de cada uma dessas três esferas.
6 – Encaminhamento imediato de medidas tributárias, visando a taxação de grandes fortunas e mudanças na atual estrutura do Imposto de Renda. Ampliação da faixa de isenção, criação de variadas e progressivas alíquotas de taxação da renda, visando estabelecer uma verdadeira justiça tributária, onde a progressiva taxação da renda e da propriedade (com a igual revisão completa da atual estrutura do ITR) se tornasse a principal fonte de receitas do Estado, desonerando-se a tributação sobre o consumo popular e tornando-o seletivo, de acordo com a essencialidade do bem ou serviço comercializado.
7 – Promover uma redivisão dos recursos tributários entre a União, os estados e municípios, incluindo a reestruturação das dívidas dos entes federados, de acordo com o processo de auditoria da dívida pública.
8 – Utilização dos bancos públicos e das empresas estatais como instrumentos estratégicos da política de ampliação de investimentos na infraestrutura logística e social, tendo como foco o fortalecimento e dinamização do mercado interno, através da canalização de recursos para as áreas da educação, da saúde, da habitação popular, do saneamento, da mobilidade urbana e do necessário processo de reforma agrária e agrícola, dentre outros.

À luta.

São alguns pontos, aos quais outros devem se somar, de uma pauta a ser proposta aos movimentos sociais e demais forças políticas empenhadas na defesa do mundo do trabalho. Denunciar, resistir e barrar a investida dos donos do poder contra os trabalhadores. Controlar o fluxo de capitais, taxar fortunas, auditar a dívida são medidas que se colocam no contraponto radical ao modelo dominante. Os escolhidos para controlar as alavancas da política econômica do novo governo fogem como o diabo da cruz de tais medidas. Operam montados no piloto automático da primazia absoluta do capital financeiro: cortar custos, gastos sociais, empregos, salários, direitos. No cerne do governo e a serviço dos potentados do poder econômico, eles contam com o apoio entusiástico da mídia grande.

Vamos moer no áspero. Uma luta difícil, necessária e estimulante. Nela não se avança sem construir polos de unidade com outras dimensões do mesmo processo: a batalha pela democratização dos grandes meios de comunicação de massas e o movimento amplo (“desengaveta Gilmar”, fim do financiamento empresarial, iniciativa popular de lei) pela reforma política. O inimigo, poderoso, está na ofensiva. Barbas de molho. No enfrentamento duro, desigual e prolongado, a nossa funda inicial é a de Davi. Avante, companheiros!

Léo Lince é sociólogo

domingo, 22 de fevereiro de 2015

RAPIDINHAS..............




* Esta nova condenação por improbidade determinada pelo STF contra o prefeito Alair Correa, que pode comprometer seu futuro eleitoral, somada a sua já extensa lista de outros processos e a desaprovação das contas pelo TCE do ex-prefeito Marcos Mendes, que falta ser votada pela Câmara e se mantido o parecer do tribunal, aliado também a uma enorme lista de outros processos, também compromete o futuro político do mesmo, é uma situação bastante representativa do que foi a cena política em Cabo Frio durante os últimos 20 anos.

* Tem pessoas aqui na cidade que vociferam contra Dilma, o PT e o processo de corrupção no governo federal, mas elegem e reelegem sem nenhum drama de consciência e coerência estes “bravos políticos” que também são notórios frequentadores das barras dos tribunais e instâncias do Ministério Público, além de apresentarem uma evolução patrimonial inteiramente incompatível com a função pública exercida escancarada na cara de todos. O primeiro olhar e o cuidado maior tem que ser com o município, o nosso quintal, mas isso parece que não preocupa grande parte da população.

* Tá bom, aqui não tem corrupção. O problema é só em Brasília !!

* Nosso blog vem mostrando este "embuste" há muito tempo. Estas quadrilhas políticas se acusam mutuamente e ambos os lados estão cobertos de razão. Só não vê quem não quer !!

* Eles continuam "dando as cartas" e vencendo todas as eleições. É um caso clássico de sadomasoquismo eleitoral !!

* Nunca é demais lembrar: Político ladrão, pilantra e incompetente com a "caneta na mão" é muito mais daninho para a sociedade do que o ladrão comum !!

* Este novo processo que condenou o atual prefeito Alair Correia é mais do mesmo e não deveria causar nenhuma estranheza. Gastos com publicidade para promoção pessoal e fracionamento de despesas e serviços para impedir de forma fraudulenta o devido processo licitatório. Mestre e pupilo fazem isso há 20 anos !!

* A dúvida que fica neste momento é se o prefeito deixa o cargo se o processo transitar em julgado.
Talvez seja cedo para esta análise, até porque o prefeito deve recorrer da decisão. Aí...........tempo vem e tempo vai !!

* O prefeito se apressou em dar outra versão a sua condenação e dizer que não é nada demais, aliás como sempre faz. A sua extensa lista de processos é tudo bobagem. Tá bom !!

* Diante de tantos problemas bem que o prefeito Alair poderia se manifestar sobre a Lei Municipal aprovada pela Câmara de Vereadores que revoga a licença daquela nefasta obra do tal empreendimento "loteleiro" que devasta criminosamente as Dunas do Péro.
Saia do muro Alair !!

* E a nossa "brava" Câmara, o que tem a dizer sobre a demora da sanção da Lei ?

* Os professores estão reclamando que a chamada para a assinatura dos contratos determinadas pela justiça estão sendo feitas por telefone. É um risco muito grande para os mesmos e permite manobras escusas para casos que por qualquer motivo a contratação não interessa ao governo. No mínimo tem que se publicar um edital.
Olho vivo Sepe Lagos !!

* Uma boa notícia. Os casos de dengue retrocederam em Cabo Frio. Bola dentro para a área de Vigilância Sanitária do município !!

* UFA ! Terminou o "horário de verão". Confesso que não gosto desta mudança.

* Neguinho da Beija Flor, após o novo título da escola, exaltou a importância da contravenção para o Carnaval. É a esculhambação e o jeitinho brasileiro em sua essência. Uma completa inversão de valores que atinge de formas diversas a sociedade brasileira !!

* Dizem os piadistas que o próximo enredo da Beija Flor será a Coreia do Norte com o patrocínio do ditador Kim Jong-un !!

* A escola chegou a ser vaiada no desfile das campeãs !!

* As vias de mobilização popular alcançam vitórias maiores que as vias políticas. Infelizmente, este é o triste retrato de nossa frágil representação política. A classe trabalhadora esta subdimensionada em sua representação política no Congresso. Parte disso é culpa dos próprios trabalhadores, que muitas vezes votam em grandes empresários que não vão defender seus interesses nem no legislativo e nem no executivo.

* A outra parte é responsabilidade deste sistema viciado de financiamento privado das campanhas, onde o poder econômico junto com as mídias, determinam quem vence ou perde as eleições. Reforma Política Já !!

* O discurso seja ele de esquerda ou de direita não vence eleições, salvo raras exceções. A grana é que determina, infelizmente. Só muda se a população quiser !!

* O PSOL vai propor a revogabilidade de mandatos como uma das alterações para a Reforma Política. Não governou bem e não cumpriu as promessas de campanha, terá o mandato avaliado em plebiscito popular para saber se continua ou não no cargo. O que você acha ?

* Esta semana lideranças do PMDB criticaram o PT por "aparelhamento" do governo. É duro de ouvir isso. Os caras do PMDB nos "tiram" como idiotas !!
Dizem alguns: "É melhor ouvir isso do que ser surdo"

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

"Quando sopram os ventos da mudança, alguns constroem muros, enquanto outros constroem moinhos"
Provérbio chinês

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Divida Pública, Orçamento e Gastos - Profª. Dra. María Lúcia Fattorelli

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* A propalada reforma administrativa e o esforço para contenção dos gastos públicos decorrentes de uma pequena redução da arrecadação municipal continua na fase de discursos e ações paliativas que não produzem resultados satisfatórios. A rearrumação das secretarias não vão provocar redução de custos significativos, pois os "deslocados" serão "abrigados" em outras áreas e vão continuar a serem pagos com o dinheiro público. É uma reforma de enganação que é a marca deste governo e do seu antecessor de triste memória.

* Quero ver é reduzir os altos custos superfaturados de serviços terceirizados na cidade, cujos contratos e licitações há muito tempo permanecem sob a "capa da obscuridade". Algumas perguntas nunca são respondidas para a população.
Que tal uma auditoria na planilha de custos da tarifa do transporte coletivo, ou uma auditoria nos contratos da coleta de lixo, da varrição da cidade, ou uma auditoria nos contratos de terceirização da saúde, ou uma auditoria nos contratos de aluguel de veículos e máquinas, ou uma auditoria nos contratos de publicidade, além de outras, visando reduzir as despesas do município para enquadrá-las "aos novos tempos".
Isso sim, produziria resultados efetivos e imediatos.
O que ?
Não pode, ah, tá bom !!

* A verdade é que não querem abrir mão de um "modelo de dominação" construído a partir de um enorme inchaço na máquina pública que banca uma rede infindável de cabos eleitorais, além de pessoas contratadas com a obrigação de votar nos candidatos desta mesma máquina. As pessoas contratadas sofrem enorme pressão em épocas eleitorais. Isso é repetitivo em Cabo Frio e abrange várias gestões nos últimos 20 anos. O esquema de contratos é antigo em Cabo Frio e é usado como arma de dominação eleitoral. Tem que ter o funcionário contratado, vários motivos o justifica, mas aqui o número é extremamente elevado e fere um dos princípios básicos da administração pública: a impessoalidade.
Já dizia Brecht no século passado que a necessidade e a fome vem antes da ética. Cabe aos que não dependem de favores do poder público entenderem a importância de um profundo processo de mudanças para combater estas práticas políticas. E tem gente que ainda acha que isso é "fantasia" !!

* Royalties sim. Transparência também !!


* A gente não sabe se ri ou se chora quando acompanha pela mídia e redes sociais o "embate" entre os alairzistas e marquinistas/janistas se acusando de tudo que é jeito. Um grupo chama o outro de mau gestor, de corrupto, de incompetente, de mentiroso, de oportunista, disputam qual liderança (AC e MM) tem mais processos e condenações, além de outras ofensas, inclusive de caráter pessoal. O triste de tudo isso é que quem raciona e se informa minimamente sobre o cotidiano político de Cabo Frio tem a certeza absoluta que neste sombrio processo de acusações mútuas "AMBOS OS LADOS" tem razão !!

* Depois ainda vem alguns "defensores" destes grupos dizer que nós criamos "fantasias". Só se for fantasia deste "circo de horrores" que se instalou na cidade há 20 anos !!


* Apesar da grande presença de público nos blocos que desfilaram pela cidade, uma grande parte da população comemorou a redução da presença de visitantes ou turistas, como preferem alguns, durante o carnaval. A cidade estava visivelmente mais vazia que no ano passado, deixando o morador mais confortável em seu cotidiano. Vários fatores podem ter influenciado: Uma certa má fama da cidade no último carnaval, onde imperou a bagunça e a desorganização, a falta de grana de uma parcela da população impactada pelas medidas do governo federal e o tradicional aumento das despesas no início do ano, a falta de grandes e milionários shows( fato positivo e bola dentro da prefeitura), além de outros.

* Continuo defendendo que se faça de forma criteriosa e profissional um estudo de viabilidade econômica sobre o que a prefeitura gasta para promover o carnaval, e por consequência, todo este modelo de "turismo de massa" e a rentabilidade advinda em impostos e outras fontes de arrecadação. É uma conta necessária, pois muita gente teme que estamos gastando demais para um retorno pequeno. Ter ganho político com este modelo interessa apenas aos mandatários de plantão e não a população que quer ganhos econômicos que possam, no futuro, se transformar em políticas públicas de maior qualidade.


* Considero muito boa a sugestão defendida pelo engenheiro e ambientalista Juarez Lopez de criar uma autarquia especializada em desenvolver projetos na área ambiental. A maior riqueza de Cabo Frio é o seu patrimônio natural. A segunda é o patrimônio histórico. Infelizmente, ambos vem sendo abandonados há décadas por estes "ditos experientes administradores". O tema merece um debate amplo com a sociedade.
Confira um resumo de sua ideia conforme publicado no face:

"Juarez Lopes
DO SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL
Defendo a criação de uma “Fundação de Saneamento e Saúde Ambiental”, uma autarquia municipal, cujo objetivo principal será a criação de diretrizes, regulamentos, normas e padrões mais restritos para controle da poluição ambiental e que vise a inserção e o aumento da participação do município como poder concedente e regulador da concessão dos serviços de água e esgoto."


* Está sendo muito estranha e suspeita a atitude da grande mídia brasileira de não publicar nada sobre este grande escândalo em escala mundial do "dinheiro sujo" lavado pelo banco inglês HSBC. A origem da criação do banco nunca foi muito nobre, pois remonta ao dinheiro do tráfico de ópio em Hong Kong.

* Tem brasileiros envolvidos e a suspeita é muito grande da presença de agentes políticos. Novidade !!
As autoridades suiças desconfiam de dinheiro proveniente da Privataria Tucana e até da Petrobras, já que a corrupção na empresa vem desde o governo tucano de FHC. O PT junto com seus aliados, principalmente o PMDB e o PP, apenas "instrumentalizou" melhor o esquema de desvio. Suspeita-se também do envolvimento de donos de empresas de comunicação do país, daí o "silêncio corrompido" dos principais veículos da mídia nacional.
São covardes e manipuladores !!

Swiss Leaks.
O escândalo dos outros. US$ 7 bilhões pertencentes a brasileiros ou estrangeiros com negócios no Brasil foram encontrados no HSBC Private Bank. Nada disso parece interessar a brava imprensa brasileira. No Brasil, o assunto é acompanhado apenas por um ou outro blogueiro. Nossa imprensa entende que esse é um escândalo dos outros.

Por Luciano Martins Costa em 16/02/2015 - Observatório da Imprensa.
"O que os jornais brasileiros temem revelar? Não erra quem imaginar que entre as 6.066 contas suspeitas de 8.667 clientes que ligam o banco suíço ao Brasil podem ser encontrados nomes surpreendentes. Sabe-se, por exemplo, que os donos do grupo argentino de comunicação Clarín estão na lista.
Para se ter uma ideia da extensão do escândalo, basta citar que as contas ilegais, pelas quais foram fraudados os tesouros de dezenas de países, incluem políticos da Inglaterra, Rússia, Ucrânia, Geórgia, Quênia, Romênia, Índia, Liechtenstein, México, Líbano, Tunísia, República do Congo, Ruanda, Zimbábue, Paraguai, Djibuti, Senegal, Venezuela, Filipinas e Argélia.
Trata-se de um mapa precioso para o rastreamento de dinheiro desviado por políticos corruptos, ditadores, além de contrabandistas de armas e diamantes e traficantes de drogas."
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/…/o_escandalo_dos_…
‪#‎SwissLeaks‬
‪#‎SONEGOMETRO‬

* É um escândalo de dimensão planetária. Grave, que faz parecer o roubo no Brasil apenas "fichinha" diante da corrupção generalizada e institucionalizada neste modelo neoliberal dominado pelos grandes bancos internacionais.


* A bancada do PSOL apresentou na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (10), dois projetos de lei como medidas de combate à corrupção. As propostas tipificam como crime o “caixa-dois” na campanha eleitoral e o enriquecimento ilícito.
O PL 316/2015 tipifica como crime o não registro de doações para fins eleitorais, alterando a Lei 9.504/1997. O PSOL considera que todos os escândalos eleitorais já registrados no país, e outras recentes denúncias de corrupção, trazem em sua origem a doação não registrada para campanha. Já o Projeto de Lei (nº 315/2015) altera o Código Penal brasileiro, tipificando como crime o enriquecimento ilícito.
De acordo com a proposta, será considerado enriquecimento ilícito “adquirir, vender, emprestar, alugar, receber, ceder, utilizar ou usufruir de maneira não eventual de bens ou valores móveis ou imóveis, cujo valor seja incompatível com os rendimentos auferidos pelo servidor público, ou por quem a ele equiparado, em razão de seu cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo, ou por outro meio lícito”. A pena será de dois a cinco anos de prisão, além do confisco de bens.
A Convenção Interamericana contra a Corrupção e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ambas assinadas pelo Brasil, preveem a tipificação do enriquecimento ilícito como delito.
O PSOL diz não ao “caixa dois” e ao enriquecimento ilícito !!

* O atual vereador no Rio de Janeiro e ex-deputado federal, Babá, tem um projeto que tramita há vários anos na Câmara Federal que transforma a corrupção em crime hediondo com pena de 30 anos de prisão. Infelizmente, os corruptos lá presentes dificultam o máximo que podem o andamento do projeto de lei.

* Sempre é bom lembrar: Políticos vigaristas, pilantras e corruptos não são de "Marte". São eleitos por grande parte da população por motivos diversos. Não adianta reclamar da política e agir desta forma irresponsável. Aqui em Cabo Frio tem muita gente que vocifera contra a corrupção, o PT e Dilma pelas redes sociais, mas vota em Marcos Mendes e Alair Correa. É de uma coerência invejável, que faz até doer, rsrsr !!
Tá bom, aqui não tem corrupção !!


* O combate a corrupção é um processo amplo, envolve as várias instituições republicanas, mas depende e começa com cada um de nós. As pequenas atitudes cotidianas também são importantes. No final acaba desembocando no voto. Quando o eleitor vota num político "recheado" de processos não pode esperar resultado diferente do mesmo no exercício da função pública.
O dinheiro que irriga a corrupção falta nos serviços adequados para a população.
É tão simples que chega a ser quase inacreditável !!


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado no face do professor de História e deputado federal pelo PSOL-RJ, Chico Alencar:

"TIRANDO A FANTASIA
Como seria bom se a população conseguisse enxergar alguns que estão em altos postos, nos Executivos e nos Legislativos, através de suas histórias de vida! A boa informação, que reaviva a memória, mostraria que há os que enriqueceram com a atividade política (filhos do patrimonialismo), que tem gente envolvida em altos escândalos (beneficiários da corrupção), que muitos mandantes não têm escrúpulos nem coerência (jogo da enganação). Mas a ocupação de espaços de poder 'limpa' reputações, e a mídia grande trata os 'de cima' com a maior deferência. Do mesmo jeito que fez com Eike Batista, bajuladíssimo até há pouco. E que agora jaz em meio a cinzas, sendo obrigado a lembrar que 'somos pó e ao pó retornaremos'..."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado, israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim; aí estudou direito e, sobretudo história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram, então, as concepções de Marx as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se, sobretudo ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência, nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente, na sua poltrona, para o último sono.

O SOCIALISMO

Marx, em seus estudos e observações conclui pela transformação inevitável da sociedade capitalista em sociedade socialista a partir única e exclusivamente da lei econômica do movimento da sociedade moderna. A socialização do trabalho, que avança cada vez mais rapidamente sob múltiplas formas e se manifesta sobretudo pela extensão da grande indústria, dos cartéis, dos sindicatos, dos trustes capitalistas e também pelo aumento imenso das proporções e do poderio do capital financeiro. Eis a principal base material para o advento inelutável do socialismo. O motor intelectual e moral, o agente físico desta transformação é o proletariado, educado pelo próprio capitalismo. A sua luta contra a burguesia, revestindo-se de formas diversas e de conteúdo cada vez mais rico, torna-se inevitavelmente uma luta política tendente à conquista pelo proletariado do poder político. A socialização da produção não pode conduzir senão à transformação dos meios de produção em propriedade social, à “expropriação dos expropriadores”. O aumento enorme da produtividade do trabalho, a redução da jornada de trabalho, a substituição dos vestígios, das ruínas, da pequena produção primitiva e disseminada pelo trabalho coletivo aperfeiçoado, são as conseqüências diretas desta transformação. O capitalismo rompe definitivamente a ligação da agricultura com a indústria, mas prepara simultaneamente pelo seu desenvolvimento a um nível superior, elementos novos desta ligação: a união da indústria com a agricultura na base de uma aplicação consciente da ciência, de uma coordenação do trabalho coletivo, de uma nova distribuição da população, pondo fim tanto ao isolamento do campo, ao seu estado de abandono e atraso cultural, como à aglomeração antinatural de uma enorme população nas grandes cidades.

As formas superiores do capitalismo moderno criam condições para uma nova forma da família, novas condições para a mulher e para a educação das novas gerações. O trabalho das mulheres e das crianças, a dissolução da família patriarcal pelo capitalismo, tomam inevitavelmente, na sociedade moderna, as formas mais horríveis, mais miseráveis e repugnantes. Contudo, a grande indústria, pelo papel decisivo que confere às mulheres, aos jovens e as crianças dos dois sexos nos processos de produção socialmente organizadas e fora da esfera familiar, cria urna nova base econômica para uma forma superior da família e das relações entre ambos os sexos. E igualmente evidente que a composição do pessoal operário por indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, que na sua forma primária, brutal, capitalista, em que o operário existe para o processo de produção, e não o processo de produção para o operário, constitui uma fonte envenenada de ruína e de escravidão. O sistema fabril mostra-nos o germe da educação do futuro, que unirá para todas as crianças acima de certa idade, o trabalho produtivo ao ensino e à ginástica, não só como método de aumento da produção social, mas também como único método capaz de produzir homens desenvolvidos em todos os aspectos. E sobre a mesma base histórica que o socialismo de Marx coloca os problemas da nacionalidade e do Estado, não só para explicar o passado, mas também para prever ousadamente o futuro e conduzir uma ação audaciosa para a sua realização. As nações são um produto e uma forma inevitável da época burguesa do desenvolvimento social. A classe operária não pode fortalecer-se, amadurecer, formar-se, “sem se organizar no quadro da nação”, sem ser “nacional".

O desenvolvimento do capitalismo destrói cada vez mais as fronteiras nacionais, acaba com o isolamento nacional, substitui os antagonismos nacionais por antagonismos de classe. Por isso, nos países capitalistas desenvolvidos é perfeitamente verdadeiro que “os operários não têm pátria” e que a sua “ação unitária, pelo menos nos países civilizados, é uma das primeiras condições da sua libertação” (Manifesto do Partido Comunista). O Estado, essa violência organizada, surgiu como algo inevitável numa determinada fase do desenvolvimento da sociedade, quando esta dividida em classes irreconciliáveis, não teria podido subsistir sem um “poder” aparentemente colocado acima dela e diferenciado até certo ponto dela. Nascido dos antagonismos de classe, o Estado torna-se “o Estado da classe mais poderosa, da classe economicamente dominante, a qual, por meio dele, se torna também à classe politicamente dominante e adquire assim novos meios para reprimir e explorar a classe oprimida. Assim, o Estado antigo era, acima de tudo, o Estado dos escravistas, para manter os escravos submetidos o Estado feudal era o órgão de que se valia a nobreza para sujeitar os camponeses servos. O moderno Estado representativo é o instrumento de que se serve o capital para explorar o trabalho assalariado.

Mesmo a forma mais livre e progressiva do Estado burguês, a república democrática, de maneira alguma elimina este fato; ela modifica apenas a sua forma. O socialismo, conduzindo à supressão das classes, conduz por isso mesmo à abolição do Estado. A intervenção do poder de Estado nas relações sociais tornar-se-á supérflua num domínio após outro, e cessará então por si mesma. O governo das pessoas dá lugar à administração das coisas e à direção do processo de produção. O Estado não é ‘abolido’, extingue-se. “A sociedade, que reorganizará a produção na base de uma associação livre de produtores iguais, enviará toda a máquina do Estado para o lugar que lhe corresponderá então: museu de antiguidades, ao lado da roca de fiar e do machado de bronze.” (F. Engels, A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.)

Finalmente, relativamente à posição do socialismo de Marx quanto ao pequeno camponês, que subsistirá na época da expropriação dos expropriadores, interessa citar esta passagem de Engels, que exprime o pensamento de Marx: “Quando nós estivermos na posse do poder de Estado, não poderemos pensar em expropriar pela violência os pequenos camponeses como seremos obrigados a fazer com os grandes proprietários. A nossa missão para com os camponeses consistirá antes de mais nada em encaminhar a sua produção individual e a sua propriedade privada para um regime cooperativo, não pela força, mas sim pelo exemplo, oferecendo-lhes para este efeito a ajuda da sociedade. Teremos então, certamente, meios de sobra para apresentar ao pequeno camponês a perspectiva das vantagens que já hoje lhe têm de ser mostradas.”


* Mais tarde um vídeo-aula sobre Orçamento e Dívida Pública. É um pouco longo, mas vale a pena conferir !!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

BREVE RECESSO CARNAVALESCO !!




É carnaval!

Nesta semana acontece uma das maiores festas de nosso país. Momento de se divertir, compartilhar intensa alegria com amigos, familiares e vibrar com a cultura popular. Vamos dar uma breve pausa em nosso Blog e retornaremos logo após a folia.
Bom divertimento ou bom descanso a todos os nossos amigos e leitores !!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

RAPIDINHAS..............




* Obrigado COSTA DO SOL pela sua incompetência continuada. Mais um dia e meio sem internet. Tenho que me livrar deste "encosto" !!

* O "novo" velho governo Alair Correa, contrariado com a decisão judicial que determinou a convocação para contrato dos aprovados no concurso público de 2009, fez um edital de chamada "na surdina", publicado no Jornal O Dia, que não é o órgão de imprensa habitual para publicações de atos do governo. O órgão oficial é o jornal "cabeça de bacalhau" Noticiário dos Lagos. Pouco gente acha o jornal nas bancas da cidade.

* O prazo curto foi de propósito. Primeiro, o governo tentou derrubar a decisão no TJ Estadual. Lá também "tomou ferro !!
Atenção ! O prazo termina hoje !!

* O Sepe Lagos emitiu nota criticando a decisão do governo. É bom o sindicato estar atento, pois novas "trambicagens" podem ser tentadas !!

* "Eles" adoram a obscuridade. Praticam a imoralidade e a maldade para ludibriar os futuros servidores públicos. Na minha opinião a decisão judicial foi "tímida". Deveria determinar a contratação dos aprovados como efetivos, pois os participantes do concurso fizeram sua parte. Quem não fez foram os governos Marquinhos e Alair que não chamaram os aprovados como manda a Lei.

* Mais uma prova de que "eles" são iguais nas práticas políticas. Incrível como grande parte da população gostas destas pernadas e malandragens. É um caso clássico de sadomasoquismo eleitoral !!

* Aliás, por falar em "trambicagens", continuam acumulando os processos de pedido de aposentadoria no IBASCAF. A ordem vem direto do executivo. Cuidado, um certo professor de história bastante conhecido na cidade, em vias de aposentadoria(março/15), promete "quebrar tudo" no instituto se for vítima de alguma manobra. Este blogueiro está solidário com ele e prometeu ajudá-lo. Pedi para que deixe os vidros para mim, rsrsr !

* E segue a mentira e a enganação. O alvo agora é a tal "passagem a R$0,50 centavos. Uma publicação do governo, de forma capciosa, praticamente extingue a lei municipal aprovada pela Câmara. Determina que passa para R$ 1,50 a passagem para os ônibus com ar condicionado mesmo para os portadores do "cartão dignidade".

* Como costuma dizer o humorista paulista José Simão é a "piada pronta" !!

* São confusos, incompetentes e mentirosos. Não planejam nada, pelo contrário, administram com o improviso e ainda se dizem "experientes". A grande experiência que "eles" tem é para dar explicações a Justiça e ao MP em função da imensa folha corrida de processos das mais variadas origens, mas principalmente por desvios de dinheiro público.

* Cadê a crise:
-RS 502.000,00 para a Jornada Pedagógica.
-R$ 644.000,00 para limpar banheiros de quiosques particulares na orla da Praia do Forte.
-R$ 253.000,00 para limpar piscinas também na orla da praia.
-Aproximadamente R$ 400.000,00 com uma estrutura supérflua para o carnaval dos blocos, que deveriam apenas estar nas ruas alegrando os turistas e a população.
A quem pensam que enganam ?
Já sei, aquela parte da população que não se informa e se contenta com esta política de "pão e circo" que praticam há 20 anos !!

* E novamente o Canil Municipal volta a apresentar problemas de manutenção e estrutura. Os cuidadores de animais voltaram a denunciar o fato pelas redes sociais e a InterTV constatou as péssimas condições do animais através de recente reportagem.
Eles não cuidam direito dos "humanos" (vide o caos na saúde) quanto mais do pobres animais.

* Esta é uma pauta que já vem sendo defendida por nós e será também tema durante o embate eleitoral. É uma pauta da sociedade e assim será tratada !!

* Aliás, impressiona o número de cães abandonados nas ruas de Cabo Frio. Parte da população também é responsável quando abandona de forma maldosa e criminosa seus animais. Muita gente também não realiza a castração, medida necessária para evitar o crescimento desenfreado desta população de animais de rua.

* Também impressiona o número de furtos, roubos e assassinatos diários em Cabo Frio. A "bolha" da violência urbana está enorme e prestes a estourar para uma grande tragédia anunciada. A única providência das "autoridades competentes" é o enfrentamento através do aparelho repressor do Estado.

* Nada contra a ação dos bons policiais no combate ao crime, mas convenhamos que isso é muito pouco. Prende-se ou mata-se apenas o pequeno meliante, normalmente, preto, pobre e morador de comunidade carente. Este "quadro do crime" é rapidamente substituído pelo enorme "exército de reposição" existente nestas comunidades, onde faltam todas as outras ações de obrigação do Estado.

* É a política de segurança da enganação ou do "Enxuga Gelo" !!

* A tal "festa da posse" do ex-prefeito Marcos Mendes como deputado federal foi mais uma demonstração da forma cafona, provinciana e ostentatória de fazer a baixa política em nossa cidade. Os vícios políticos permanecem intactos. Serve apenas para manter unidos os "puxa sacos". Pouca gente prestigia este tipo de evento que ninguém sabe como é pago.

* "Eles" quase sempre estão na mídia por situações de festas como esta, pela divulgação de algum novo processo ou por alguma sacanagem cometida contra a população. Difícil é estar na mídia por alguma ação positiva que é noticiada de forma espontânea.
Mas parece que grande parte da população adora estas "manobras políticas" !!

* Aqui em Cabo Frio tem muita gente que vocifera contra a corrupção, o PT e Dilma pelas redes sociais, mas vota em Marcos Mendes e Alair Correa. É de uma coerência invejável, que faz até doer, rsrsr !!
Tá bom, aqui não tem corrupção !!

* Para quem vive nas redes sociais pedindo o impeachment de Dilma, veja bem quem está na linha sucessória pela ordem:
Milton Temer(PMDB), Eduardo "Malandro" Cunha(PMDB), Renan Calheiros(PMDB) e o ministro do STF, Ricardo Lewandowski.
Tem certeza de que você quer o impeachment ?

* Agora vamos combinar, o PT também não pode reclamar de nada, pois pediu também o impeachment de FHC por motivos semelhantes. PT e o PSDB estão parecidos demais.
Alguém aí discorda ?

* O "ínclito" presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo "Malandro" Cunha(PMDB), desengavetou um antigo projeto da Casa que cria o "Dia do Orgulho Hétero". Quanta relevância !!

* Declarou também que projetos que tramitam na Câmara como a liberação do aborto, a liberação da maconha e o casamento gay só passam se for por cima do seu cadáver. Quem se habilita em transformá-lo em cadáver ?
Quanta democracia e respeito a diversidade e as minorias !!

* Ele continua "na boca" dos operadores e presos da Operação Lava Jato. É apenas uma questão de tempo para aparecer as mutretas. Tem um monte de gente em Cabo Frio que é fã de carteirinha do deputado. Até pediu votos para ele na cidade !!

* O dirigente picareta do PT, Henrique Pizzolato, sofreu uma dura derrota na justiça italiana, que autorizou sua extradição para o Brasil, onde está condenado há 12 anos de prisão em regime fechado por sua participação nas mutretas do Mensalão Petista. A decisão final será política e caberá ao governo italiano dizer se ele volta ou não para o Brasil para cumprir sua pena.

* Não podemos esquecer que tem também o Mensalão Tucano que ainda não foi julgado e punido. A sombria dúvida é se algum dia será julgado e punido !!

* Grande parceria anunciada pela nosso novo Ministro da Educação, Cid Gomes: Ele a a Xuxa unidos pela educação do Brasil.
Parei !!

* Hoje no centro do Rio vai sair o Bloco da Petrobras. O nome da banda que acompanha o bloco: Bandalheira !!
By José Simão.

* No Paraná, uma mobilização de 10 mil professores e funcionários públicos provocou o recuo do governador Beto Richa(PSDB) em suas medidas anti-servidores. Quando o povo organizado quer faz os governantes recuarem. Quem não se lembra do caso dos garis no Rio de janeiro ?
Só a luta muda a vida !!

* Desta vez a PM paranaense não obedeceu as ordens do governador e se recusou a "descer o pau" nos manifestantes. Bola dentro PM do Paraná !!

* As vias de mobilização popular alcançam vitórias maiores que as vias políticas. Infelizmente, este é o triste retrato de nossa frágil representação política. A classe trabalhadora esta subdimensionada em sua representação política no Congresso. Parte disso é culpa dos próprios trabalhadores, que muitas vezes votam em grandes empresários que não vão defender seus interesses nem no legislativo e nem no executivo.

* A outra parte é responsabilidade deste sistema viciado de financiamento privado das campanhas, onde o poder econômico junto com as mídias, determinam quem vence ou perde as eleições. Reforma Política Já !!

* Ontem, trafegando perto da Rodoviária de Cabo Frio, flagrei um cidadão em um Pálio azul, placa do Rio de Janeiro, jogando para fora do carro, na rua, uma latinha amassada de cerveja. Tentei mas não consegui alcançá-lo para reclamar. Daí a nossa frase fechando as rapidinhas de hoje:

"Vem aí o Carnaval. Salve-se quem puder" !!
Povo de Cabo Frio

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

POESIA NUMA HORA DESSA !!




Nós vos pedimos com insistência:
Nunca digam - Isso é natural -
diante dos acontecimentos de cada dia.
Numa época em que reina a confusão,
em que escorre o sangue,
em que se ordena a desordem,
em que o arbítrio tem força de lei,
em que a humanidade se desumaniza....
Não digam nunca - Isso é natural! -
Para que nada passe a ser imutável.
Eu peço com insistência
Não diga nunca - Isso é natural -
Sob o familiar,
Descubra o insólito,
Sob o cotidiano, desvele o inexplicável.
Que tudo o que é considerado habitual
Provoque inquietação,
Na regra, descubra o abuso,
E sempre que o abuso for encontrado,
Encontre o remédio.

Nada é impossível de mudar.

Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

Bertolt Brecht

HUMOR NUMA HORA DESSA !!



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Não é segredo para ninguém que o nosso blog tem uma visão crítica sobre os fatos políticos e socioeconômicos em Cabo Frio, em toda a Região dos Lagos e em todo o país. Normal, é a nossa linha editorial. Retrata notícias, fatos e emite opiniões. É óbvio, que ninguém tem a pretensão de ser dono de nenhuma verdade, mas democraticamente temos o direito a livre opinião. Quem não concordar tem toda a liberdade de fazer o contraponto. O canal está sempre aberto e não veta comentários, salvo aqueles que contém agressões chulas e palavrões.

* Digo isso porque neste polêmico caso da redução das receitas de Cabo Frio, motivada pela diminuição dos repasses provenientes dos royalties, onde o atual governo Alair Correa fica quase que diariamente na mídia local "chorando pitangas", a análise que fazemos não pode apenas se restringir ao momento atual. Nos últimos 20 anos, a cidade experimentou um grande crescimento em sua arrecadação, devido a estes mesmos recursos e os dois últimos prefeitos, Marcos Mendes e o próprio Alair Correa, não souberam construir um momento diferenciado para a cidade.

* Durante este período tivemos tímidos avanços em políticas públicas de cunho social e um avanço maior em obras de concreto e asfalto. Era impossível não ser assim, dada a dimensão da dinheirama que passou a entrar nos cofres municipais. Mais tudo isso foi muito aquém das necessidades crescentes que a cidade sempre apresentou ao longo deste tempo. O cotidiano hoje, na saúde, na educação, na geração de empregos, no transporte, no saneamento, na habitação popular e nas políticas voltadas a proteção do meio ambiente, nosso maior patrimônio, escancaram para quem quiser ver que não houve planejamento, gestão e competência para que houvesse a correta correlação entre os recursos que entraram e o que foi realizado. A população, apesar de não manifestar isso de forma clara, está insatisfeita com a gestão pública na cidade.

* Na outra ponta, estes "administradores" sentados em cima destes milhões, construíram juntos e depois separados por uma briga muito mais midiática do que política, um modelo de dominação baseado nestes recursos para "inchar a máquina pública" com aliados e cabos eleitorais, terceirizações, licitações e contratos suspeitos para doadores de campanha, prática escancarado do nepotismo, assistencialismo sem emancipação cidadã e um abjeto fisiologismo na relação com o legislativo. Construíram uma enorme rede de desvios do dinheiro público que trouxe a ambos, longas "folhas corridas" de processos das mais variadas origens, que inclusive não param de crescer, além de uma evolução patrimonial incompatível com a renda auferida na função pública. Até alguns “baba ovos” e outros próximos "colaboradores" reconhecem isso com aquela natural cumplicidade e passividade. Muitos se beneficiam das migalhas que caem de suas mesas fartas.

* Querer agora reclamar da queda dos recursos sem fazer uma autocrítica é subestimar a inteligência de milhares de cabofrienses. Não adianta agora apenas fazer uma análise reducionista, culpando a "queda do barril do petróleo" e esquecer anos e anos de desmandos, descaso e falta de transparência com a gestão do dinheiro do povo. Alguns defensores do governo vão tentar tergiversar para enganar os incautos, mas grande parte da população percebe e sabe que levou "uma grande volta" nestes últimos 20 anos.

* Royalties sim, transparência também !!


* É impressionante como segue nas redes sociais a disputa de um glorioso "campeonato de processos" entre os grupos alairzistas de uma lado e grupos marquinistas/janistas de outro. Se acusam mutuamente e postam "com gosto" os novos processos e multas que os "ínclitos" líderes vão levando através do tempo. Protagonizam um triste espetáculo de acusações mostrando os processos de cada um, as condutas de má gestão e os desvios de dinheiro público praticados.

* Depois ainda ficam bravos porque a conclusão evidente de tudo isso é que ambos os lados estão cobertos de razão. A esta chiadeira o nosso riso e o nosso desafio: Mostrem com argumentos críveis que esta afirmativa não é verdadeira !
A verdade nua e crua é que ambos os grupos em termos de práticas políticas são "farinhas de má qualidade provenientes do mesmo saco" !!


* Por falar em coisa suspeita, causou estranheza que aquela empresa contratada para "limpar banheiros" dos quiosques particulares da Orla da Praia do Forte, A tal Nova Tamoios, por "módicos" R$ 644 mil reais por ano, tenha o endereço eletrônico e telefone de um escritório de contabilidade em Cabo Frio. O endereço oficial é de Tamoios.

* Ela também ganhou um outro contrato para "limpar as piscinas" recém construídas na Orla da Praia. Este um pouco mais "baratinho": R$ 253 mil reais por ano.
Quanta competência, não !!

* A empresa foi fundada em abril de 2013, especificamente para atender o atual governo nestes "preciosos" serviços. Quem será o privilegiado dono desta empresa tão competente ?
Querem enganar a quem ?


* Esta relação "simbiótica" entre criador e criatura é de fato muito estranha. Esta semana Alair Correa foi mais uma vez multado pelo TCE por não apresentar documentos sobre o governo anterior do seu pupilo. Desta vez não apresentou, apesar de solicitado pelo TCE, as notas fiscais relativas ao abastecimento de combustível dos carros da prefeitura no ano de 2012, efetuadas no Posto Salinas. O valor: R$ 2.128.000,00.
Como andam os carrinhos da prefeitura !!

* Este tipo de multa é repetitivo e já aconteceu em situações análogas. Por que será ?
E tem gente que afirma que "eles" são diferentes !!

* Para refrescar a memória de alguns repito aqui um post feito há quase dois anos atrás. A relação entre ambos não muda:

O "novo" velho governo Alair fechou a SECAF, alegando inúmeras irregularidades insanáveis e desvios de dinheiro público que nunca foram tornados públicos para a população. Não ficamos sabendo o montante desviado e nem os seus responsáveis. Nenhuma ação civil pública foi proposta como deveria ser pela Procuradoria.
Mesmo assim, ainda tem gente que acredita que eles são "adversários ferrenhos" e se um puder "ferra" o outro.
O que fez Alair ?
Apenas criou outra autarquia com este "pomposo" nome de CONSERCAF, mas manteve os métodos e modos de agir.
Depois tem um monte de gente na cidade que pergunta para onde vai o nosso dinheiro.
Não é difícil saber, ou é ?
Alguém consegue ver alguma diferença na forma de "governança" ou no trato sem transparência com o dinheiro público ?
Esta falsa polarização é o maior embuste político que existe em Cabo Frio e já vai para quase 20 anos.
Pois é, nas redes sociais e blogs tem gente que defende um e ataca o outro. Alguns travam duelos verbais amenos, mas outros se ofendem contundentemente como se fosse uma discussão maniqueísta entre o "bem e o mal" !!


* Breve retrato do PT postado no Jornal Virtual A Nova Democracia:

Jornal A Nova Democracia.
O PT DA RETÓRICA E O PT DE FATO: A DIALÉTICA DO OPORTUNISMO.

"Assim o falatório 'ético' e de 'defesa dos trabalhadores' era o PT do discurso e a assinatura da Carta aos brasileiros, assegurando a submissão ao FMI e ao Banco Mundial, era o PT real; as denúncias de corrupção de FHC eram o PT do discurso e a aliança com Sarney era o PT real; a promessa de reforma agrária radical era o PT do discurso e a aliança com o agronegócio era o PT real; a promessa de fome zero era o PT de discurso e o convite ao agente do FMI e deputado do PSDB, Henrique Meireles, para chefiar o Banco Central era o PT real; a afirmação de que no congresso havia mais de 300 picaretas era o PT do discurso e a montagem de um mensalão para comprar o apoio de partidos e parlamentares era o PT real; a necessidade de controle da mídia era o PT do discurso e a destinação de milhões de reais para os monopólios de imprensa era o PT real; a proposta de uma reforma política era o PT do discurso e a utilização de recursos da Petrobras para formação de patrimônio pessoal e fazer o jogo sujo eleitoral era o PT real; a campanha eleitoral de Dilma Rousseff era o PT do discurso e o gerenciamento de Dilma Rousseff é o PT real."
Leia o artigo completo: http://www.anovademocracia.com.br/…/5772-o-pt-da-retorica-e…

* Quem concorda ou discorda ?


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado no face do professor Rogério carvalho:

"Muitos culpados pelo caos social caminham entre nós tranquilamente. Eles consideram a política uma jogatina. Exibem seus bens oriundos das negociatas, da corrupção, da apropriação da coisa pública;o privado se apropriando do público. Eles se orgulham da falsa dignidade que envergam em seus peitos estufados. Entram altivos, saem indiferentes, observados e até mesmo invejados pelos ignorantes que lhes conferem o status de celebridade. São aberrações políticas, gansos que se pretendem cisnes. Seu brilho, seu falso fausto refletem ,quando olhamos melhor, a lágrima dos pais cujos filhos morreram sem atendimento na saúde pública, o sangue que verte de um inocente caído na calçada, vítima da violência urbana e o suor do trabalhador que vive e morre sem conhecer a satisfação das suas necessidades básicas.
Muitos culpado pelo caos social caminham entre nós, reparem."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado, israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim; aí estudou direito e, sobretudo história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram, então, as concepções de Marx as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se, sobretudo ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência, nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente, na sua poltrona, para o último sono.

A DIALÉTICA

Marx e Engels viam na dialética de Hegel a doutrina do desenvolvimento mais vasta, mais rica de conteúdo e mais profunda, a maior aquisição da filosofia clássica alemã. Consideravam qualquer outro enunciado do princípio do desenvolvimento, da evolução unilateral, pobre, que mutilava e deturpava a marcha real do desenvolvimento (marcha que muitas vezes se efetua através de saltos, catástrofes, revoluções) na natureza e na sociedade. “Marx e eu, fomos seguramente quase os únicos que procuramos salvar” a dialética consciente para a integrar na concepção materialista da natureza”. A natureza é a comprovação da dialética, e devemos dizer que as ciências modernas da natureza nos forneceram materiais extremamente numerosos, cujo volume aumenta dia a dia, provando assim que, em última análise, na natureza as coisas se passam dialeticamente, e não metafisicamente.

A grande ideia fundamental, segundo a qual o mundo não deve ser considerado como um conjunto de coisas acabadas, mas como um conjunto de processos em que as coisas, aparentemente estáveis, bem como os seus reflexos mentais no nosso cérebro, os conceitos, passam por uma série ininterrupta de transformações, por um processo de gênese e de desaparecimento. Esta grande ideia fundamental penetrou desde Hegel, tão profundamente na consciência corrente que, sob esta forma geral, quase já não encontra contraditores. Mas reconhecê-la em palavras e aplicá-la na realidade concreta, em cada domínio, submetido à investigação são duas coisas diferentes.

Nada há de definitivo, de absoluto, de sagrado para a filosofia dialética. Ela mostra a caducidade de todas as coisas e para ela nada mais existe senão o processo ininterrupto do surgir e do perecer, da ascensão sem fim do inferior para o superior, de que ela própria não é senão o simples reflexo no cérebro pensante. Portanto, para Marx, a dialética é a ciência das leis gerais do movimento tanto do mundo exterior como do pensamento humano.

Foi este aspecto revolucionário da filosofia de Hegel que Marx adotou e desenvolveu. O materialismo dialético “não necessita de nenhuma filosofia colocada acima das outras ciências”. A única coisa que resta da filosofia anterior é a teoria do pensamento e das suas leis, a lógica formal e a dialética. E a dialética compreende, na concepção de Marx, como na de Hegel, o que hoje se chama à teoria do conhecimento, ou gnosiologia, ciência que deve considerar o seu objeto também historicamente, estudando e generalizando a origem e o desenvolvimento do conhecimento, a passagem do não conhecimento ao conhecimento.

Atualmente, a ideia do desenvolvimento, da evolução, penetrou quase completamente na consciência social, mas por outra via que não a da filosofia de Hegel. No entanto, esta ideia, tal como a formularam Marx e Engels, apoiando-se em Hegel, é muito mais vasta e rica de conteúdo do que a ideia corrente da evolução. É um desenvolvimento que parece repetir etapas já percorridas, mas sob outra forma, numa base mais elevada (negação da negação. Um desenvolvimento por assim dizer em espiral e não em linha reta, um desenvolvimento por saltos, por catástrofes, por revoluções, transformações da quantidade em qualidade, provocados pela contradição, pelo choque de forças e tendências distintas agindo sobre determinado corpo, no quadro de um determinado fenômeno ou no seio de uma determinada sociedade.


* Mais tarde um pouco de humor e poesia, afinal esta semana é do Carnaval !!