quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O VERBO E A VERBA




O verbo e a verba

Mercado total: esse ‘deus’ tem muitos fieis também no mundo político. Mas não deixo de me espantar com o ‘messianismo de negócios’.

As competentes jornalistas Fernanda Krakovics e Júnia Gama, em matéria publicada em O Globo do último domingo, revelaram esse universo de sombras. Um dos crentes envergonhados do ‘bezerro de ouro’ – aqueles que preferem falar em ‘off’, para não se comprometer – disse, sobre Eduardo Cunha, que “ele acha que tudo é dinheiro e não entende que tem gente que está na política por poder ou por vaidade”. Fiquei intrigado com a manifestação do anônimo “integrante do PMDB”: então não há mais ninguém na política por ideal, devotado ao interesse público? Asseguro que sim, mesmo em minoria...

A matéria traz também uma visão de mundo, uma ‘filosofia’ que seria costumeiramente afirmada pelo próprio Cunha: “tem duas coisas que só não resolvem quando é pouco: dinheiro e porrada”.

A inspiração para tal louvor à vilania humana viria do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, que na edição de agosto da revista Piauí disse textualmente que aprendeu “que há dois jeitos de resolver um problema, com dinheiro ou na porrada”. Divirjo desta torpe e talvez próspera concepção de vida, pois aprendi, desde menino, que os problemas humanos são resolvidos quando enfrentados a partir de padrões éticos, sinceridade e solidariedade.

O ‘poder dissolvente do dinheiro’, ao contrário, aprofunda os problemas sociais, degrada a política e reproduz a exploração do homem pelo homem. A tática intimidadora da ‘porrada’ joga o ser humano no universo da mentira, da covardia e da prepotência, sempre em favor dos mais fortes.

A questão é que estamos na época da ‘naturalização’ de tudo, até de afirmações estapafúrdias como essas. Elas, aqui, querem dizer isso mesmo que está pronunciado ou escrito: o entendimento de que não há nada que não se compre, mesmo o caráter de uma pessoa; e de que não há ninguém que não possa ser “corrigido” com uma boa sova – física ou de calúnias.

Tempos obscuros, onde a ideologia do consumo contínuo e do individualismo, do ego absoluto, como caminho para a felicidade são a regra. Para isso vale comprar votos para se obter mandatos públicos, vale esconder patrimônio no exterior ainda que jurando ‘amor à pátria’, vale negar sempre qualquer flagrante de ilícito, mesmo batendo de frente com a realidade dos fatos.

O ‘messianismo de mercado’ é o culto ao deus Mamom, que é o deus-dinheiro na tradição hebraica, um dos sete príncipes das trevas.

Luz, queiramos luz!


Chico Alencar e historiador e deputado federal pelo PSOL-RJ.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

RAPIDINHAS.............




* Segue repercutindo na cidade de Cabo Frio a "intervenção" do prefeito Alair na Câmara de Vereadores, onde foi tentar explicar a mutreta do contrato com a "nebulosa" empresa Córrego Rico. Não explicou nada, não apresentou documentos e ainda xingou e ofendeu desafetos políticos.

* Alair "Paz e Amor" não resiste a mínima pressão política !!

* Desafiou todos os vereadores a debater com ele o caso, mas nenhum deles, inclusive os neo-oposicionistas, quiseram enfrentar o debate. Qual será o nome disso ?
Muitos dirão que é covardia e despreparo. Eu concordo !!

* A emenda sobre a Córrego Rico foi pior do que o soneto. Republicaram no Noticiário do Lagos, o jornal "cabeça de bacalhau", aquele que ninguém lê e ninguém vê, a errata sobre o aditivo, mas os valores continuaram os mesmos. Mudou apenas o prazo, induzindo uma despesa ainda maior. Seria cômico se não fosse trágico !!

* o show de Luan Santana que seria "patrocinado" por empresários locais foi cancelado. Estranho, muito estranho, rs !!

* O show do cantor Daniel está marcado para 29/12, mas a prefeitura também diz que será "patrocinado" por empresários locais. Estranho, muito estranho, rs !!

* Vai ver, Daniel vai fazer uma "cortesia" com Cabo Frio, pois segundo a prefeito Alair, ele gosta muito da cidade. Entendo, sei, tá certo !!

* A crise é só para você, cidadão trabalhador !!

* Segue a "lixarada" espalhada pela cidade. Quando a incompetência atinge a meta, eles dobram a meta !!

* Segue também pela cidade uma quantidade enorme de animais abandonados, principalmente, cães e gatos. Uma cidade que maltrata os humanos não vai cuidar dos animais !!

* O Sepe Lagos marcou nova paralisação de advertência (48 horas) para os dias 04 e 05 de novembro. A luta continua !!

* A piada pronta: Dilma foi vaiada na cidade de Palmas, no Tocantins !!

* A Polícia Federal está mirando num outro filho de Lula, Luiz Claudio Lula da Silva, na quarta fase da Operação Zelotes. Vem chumbo grosso aí para cima do ex-presidente operário !!

* Esta mesma investigação envolve o ex-ministro de Lula, Gilberto Carvalho, homem forte da "ante-sala" do Planalto no governo petista. Tá feia a coisa !!

* O primogênito de Lula, Fabio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, também é alvo de investigação na Lava Jato.

* Lula só será candidato em 2018 se as Operações Lava Jato e Zelotes deixarem !!

* Por falar em Lula, esta semana, uma pesquisa do Ibope apontou que ele tem a maior rejeição entre os possíveis presidenciáveis para 2018. 55% dos eleitores declararam que não votam nele de jeito nenhum.

* Outros: Aécio, 47% - Marina, 50% - Serra, 54%. Todos com rejeição alta. Está muito cedo para traçar quadros mais consistentes
da sucessão presidencial, mas.........................................será que vamos sair dessa mesmice ?

* O tema da redação do ENEM deste ano incomodou alguns reaças: A Violência contra a Mulher.
Para os caras é difícil escrever sobre isso.

* Bolsonaro e Feliciano expediram nota criticando o tema e acusando o ENEM de doutrinação esquerdista em função de uma pergunta sobre gênero que envolvia um texto de Simone de Beauvoir. Os caras tinham que ler um pouquinho mais !!

* O ENEM precisa ser repensado. É um massacre mental aos estudantes. Tem critérios estranhos de valoração das questões e nem sempre mede adequadamente a capacidade do aluno para entrar num curso superior.

* O PSOL confirmou neste último domingo, 25/10, referendada pelo Congresso Municipal do partido, a pré-candidatura do deputado estadual Marcelo Freixo a prefeitura do Rio de Janeiro.

* Aqui em Cabo Frio o PSOL também terá candidatura própria a prefeitura. O nome será definido em abril/2016. Luta que segue !!

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

"Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as pessoas que estão oprimindo"
Malcom X

sábado, 24 de outubro de 2015

O AVANÇO DA DITADURA CIVIL BRASILEIRA




Em conversa com assessores políticos de várias entidades importantes em nível nacional – em Brasília – perguntávamos qual a chance de uma nova ditadura militar diante da chamada crise política brasileira.

Segundo um deles, em conversa com pessoas do Exército, também ex-ministros da defesa, o Exército teria criado mecanismos internos para não permitir mais aventuras pessoais de seus membros em tempos obscuros como esse. Portanto, nesse momento as chances de um golpe militar não existiriam.

Entretanto, ressaltou: “não é necessária a ditadura militar. O que pode avançar no Brasil é a ditadura civil”.
Nos movimentos sociais costuma-se dizer que a ditadura de 1964 foi “civil-militar”, dado o peso que os empresários brasileiros e a mídia tradicional tiveram, juntamente com as forças externas, sobretudo, o papel da CIA no golpe.

Talvez hoje essa possibilidade esteja ficando mais clara. Alguns sinais políticos a indicam.
A população que elegeu o atual governo foi de 54,5 milhões de brasileiros. Mas um grupo de parlamentares pensa passar por cima da vontade de milhões de brasileiros e impor sua vontade política pelo impedimento da atual presidente.

O TCU, que aprovou as “pedaladas fiscais” de FHC, agora reprovou as pedaladas fiscais do atual governo. Os fatos são os mesmos, a legislação é a mesma, mas as decisões são diferenciadas. Portanto, ou o TCU errou com FHC, ou está errando agora com Dilma.
O TSE reabriu investigações sobre as contas de campanha de Dilma. Só dela, embora PMDB, PSDB e PT tenham recebido 2/3 de seus financiamentos exatamente das mesmas empreiteiras.

Outro mote é o pagamento de impostos. Quem reclama são os empresários – que os repassam para o preço dos seus produtos – e a classe média tradicional. O povo brasileiro não reclama do pagamento de impostos. Qualquer pessoa simples sabe que eles são necessários para sustentar os serviços públicos.

O que se reclama é da qualidade dos serviços – saúde, educação, limpeza pública, programa habitacional, saneamento - ou então da destinação de grande parte dos impostos para bancar a especulação financeira dos que ganham com dívida pública.
Portanto, o povo não faz coro com essa histeria empresarial que está inclusive em comerciais de TV.

Outro indicativo é a agressão – Mantega, Padilha, Instituto Lula, João Pedro Stédile, etc. – que revela a alma intolerante e fascista daqueles que não sabem viver fora do poder. Sentem-se impunes, protegidos e até como cumpridores de seus deveres cívicos.
O mais nefando aconteceu no velório de Eduardo Dutra, com o panfleto “petista bom é petista morto”. Esse pessoal vem com sangue nos olhos e cuspindo ódio.

A mesma parcela da mídia tradicional que sustentou os golpes anteriores, todos os dias noticia em letras garrafais fatos, suspeitas e insinuações, desde que sejam contra o governo atual. Passam-se os anos, a cobra muda de casca, mas não perde veneno.

Por fim, Aécio já disse que todos esses fatos não indicam golpe, já que as instituições democráticas estão agindo plenamente. É verdade – e é um elogio a atual presidenta -, mas é preciso não esquecer que, segundo a Constituição Brasileiro de 1988, “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”, e não das instituições. Portanto, elas estão ai para garantir a decisão popular e não para golpeá-la.

Todas essas manobras para entregar o Brasil nas mãos de Eduardo Cunha, o íntegro. Mas, depois, se o golpe se consumar, ele será atirado no lixo da história por seus próprios comparsas.
Quem no Brasil acha que as ditaduras vêm somente pelos militares é bom desconfiar dos ditadores civis.


Roberto Malvezzi possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* A manifestação dos estudantes e professores em ato pela educação em Cabo Frio, nesta semana, foi uma aula de cidadania e participação popular nas ruas da cidade. As reivindicações são inúmeras: tentativa de encerramento do ensino médio no município, salários atrasados dos professores, falta de merenda nas escolas do município, problemas estruturais nos prédios escolares, além de outros benefícios devidos aos professores.

* A crítica patética do prefeito e seus respectivos "baba ovos" ao movimento se mostraram inteiramente vazias de argumentos. Aliás, a educação jamais foi prioridade para estes grupos políticos que "desfilaram" pelo poder na cidade nos últimos 20 anos, mas este "novo" velho governo Alair está se superando na incompetência não só na gestão da educação, mas em várias outras áreas da administração pública do município. O dia a dia da cidade mostra isso de forma evidente.

* Diante de uma Câmara de Vereadores subalterna - não se viu nenhum vereador presente para apoiar o ato - o instrumento da luta e da mobilização é uma legítima forma de pressão para que se possa atingir os objetivos de melhora do quadro.
Parabéns aos estudantes e ao Sepe Lagos pela iniciativa. O nosso blog sempre vai estar ao lado das lutas classistas e populares.

* Queria muito estar presente na manifestação como apoiador, mas por problemas de saúde da minha mãe não pude comparecer. Estaremos juntos em outras lutas, até porque em menos de dois meses termino o Curso de História na Universidade Estácio de Sá e como professor formado estarei somando forças em novas batalhas em prol da educação pública de qualidade.

* A construção do ideal de cidade que queremos começa pela força da participação popular.
Só a luta muda a vida !!


* Este caso rumoroso da "nebulosa" empresa Córrego Rico é muito grave, mas infelizmente é apenas mais um na longa história de desvios e irregularidades com o dinheiro público na cidade. Vai sobreviver na mídia e redes sociais até um novo caso aparecer. Sempre foi assim. Aqui em Cabo Frio podemos parodiar uma famosa frase de Marx dizendo assim: A história se repete. A primeira vez como tragédia, mas todas as outras vezes se repetem como farsas.

* Gestão transparente dos recursos públicos nunca foi uma prática de Alair Correa e nem de Marcos Mendes. É evidente que isso é feito de propósito. Como também é um grande embuste a "tal polarização" entre ambos. Quanto mais escura e sinistra estiver a execução orçamentária do município fica mais fácil para roubar e desviar. A longa folha corrida de processo de ambos e a evolução patrimonial incompatível com a renda auferida na função pública estão escancaradas na cara da população. Só não vê quem não quer !!

* Triste também é´a posição desta omissa e subordinada Câmara de Vereadores. Estes arroubos oposicionistas de alguns vereadores que temos visto nos últimos tempos não enganam ninguém. São apenas interesses pessoais contrariados ou um momento de oportunismo político contra um governo que serviram e que agora está tremendamente mal avaliado pela população de Cabo Frio.

* Será que em 2016 a escolha novamente vai ficar entre um ladrão de peruca e um outro ladrão de sorriso falso, junto com seus velhos e novos aliados ?
Sadomasoquismo político faz mal a saúde física e mental de qualquer um !!


* Por falar na Câmara de Vereadores de Cabo Frio, esta semana, ela foi palco de mais um triste papel protagonizado pelo prefeito Alair Correa, digno ( o lema do governo e´a "dignidade") de uma ópera bufa. Apareceu na sessão "de surpresa" (só tolo acredita nisso) para supostamente dar explicações sobre o nebuloso caso da "Córrego Rico". Falou, falou, falou e não comprovou nada. Se limitou a dizer que houve um erro administrativo, mas sem levar nenhum documento que pudesse respaldar suas pobres explicações.

* Não satisfeito passou a atacar blogueiros, como o Alessandro Teixeira, fazendo chacota com um problema físico no olho que o professor e jornalista tem, ocasionado por um acidente quando era criança. Uma atitude mesquinha e medíocre de quem não tem argumentos para justificar o mar de incompetência e gestão temerária que assola o seu governo. Tenho divergências políticas com o Alessandro, mas me solidarizo com ele e todos aqueles que repudiaram tal agressão sem nexo. As questões precisam ser tratadas dentro do campo político e não com agressões pessoais.


* Aliás, isso é uma característica comum entre várias pessoas do seu grupo. As redes sociais apontam isso. Repetem o chefe para ver se faturam pontos neste campeonato interno de "babação".
É bom a gosto do "chefe", que sempre que está sob pressão não consegue seguir as orientações de seus marqueteiros e sai completamente daquela enganação "Alair paz e amor" !!


* Sobre o ato de manifestação a favor da educação e após as críticas do prefeito Alair pelas redes sociais, O Sepe Lagos divulgou uma nota pública. Confira abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Primeiro gostaríamos de esclarecer que o SEPE é dirigido por um colegiado de professores e funcionários administrativos da Educação, desde 30 de outubro de 1987, quando houve a importante unificação. Segundo, não poderíamos deixar sem resposta cada palavra proferida.

Gostaríamos de dizer que se nossas greves são sempre fracassadas, por que o Chefe do Executivo se preocupa em ir imediatamente às redes sociais para dar uma resposta? Nossas greves são vitoriosas, pois foi através delas que conquistamos cada direito que hoje o referido prefeito vem tentando nos tirar.

Fracassado é um governo que de forma autoritária e leviana vem acabando com a Educação pública municipal, deixando nossos alunos de creche sem merenda, a ponto dos pais terem que enviar a alimentação dos seus filhos para os mesmos não ficarem com fome; permite a falta de papel nas escolas (material básico e falta de material de limpeza); não soluciona o problema das escolas que têm infestação de pombos e carrapatos; além de querer entregar nossas escolas de Ensino Médio para o Estado. Isso sim é fracasso!

Covardia é o que vem fazendo com os profissionais da Educação, onde conquistas adquiridas nas ruas com o movimento da categoria vêm sendo retiradas. Nossos profissionais estão sem data de pagamento (os mesmos estão sendo atrasados), sem direito à aposentadoria após mais de 30 anos de trabalho, sem vale transporte em dia, sem licença prêmio, sem enquadramento, sem mudança de nível, sem concurso público. Enfim: sem, sem, sem.

Aproveitamos para esclarecer que o SEPE não participou de nenhuma reunião com o Ministério Público que tratasse do Ensino Médio. As reuniões que participamos foi sobre a chamada dos concursados de 2009 que, por sinal, já existe liminar favorável e que o governo não quer cumprir; sobre a abertura de Concurso Público, que tem termo de ajuste de conduta e que também o governo não quer cumprir; e sobre a reprovação das contas do IBASCAF, que o mesmo até então não se pronunciou para explicar o porquê de ter depositado irregularmente o dinheiro do nosso Instituto de Previdência no ano de 2014.

Portanto, ao invés de ficar nas redes sociais fazendo politicagem e tentando desqualificar nossos dirigentes sindicais através de uma imprensa que no mínimo deveria ser imparcial (caso não conceda o legítimo direito de resposta, garantido na Constituição Federal de um país dito democrático), o chefe do Executivo deveria receber as lideranças sindicais e cumprir seu papel e negociar com a categoria.


* Quem apareceu na mídia local falando sobre a questão municipal, depois de ficar quase dois meses calado, foi o ex-prefeito e atual deputado federal pelo PMDB, Marcos Mendes. Fez críticas a Alair com razão, mas com aquela "cara de pau" que lhe é peculiar, tendo em vista que estas práticas políticas criticadas eram as mesmas que aconteciam durante seu governo de triste memória. Só a memória curta de alguns para não lembrar das perseguições e maracutaias que pontuaram sua gestão. Teve mais de 60 condenações no TCE e está com as contas de 2012 reprovadas. Concorreu as eleições em 2014 com liminar, cujo mérito do processo não foi julgado até hoje.

* Depois de votar vários projetos contra o trabalhador na Câmara dos Deputados, atendendo com total obediência aos ditames do seu partido, o PMDB, o deputado teve a coragem de defender o pilantra Eduardo Cunha, seu colega de legenda, dizendo que ainda é prematuro para acusar Cunha, mesmo diante de tantas provas já reunidas pelo MPF, que inclusive já pediu seu indiciamento, prontamente aceito pelo STF.
É aquela história: ladrões de dinheiro público sempre se entendem !!

*

* Por falar em falta de transparência e pilantragem com o dinheiro público a CGU tem um recado para aqueles que não concordam com toda essa "bagaça" e estão na luta por mudanças no ambiente político do país. Confira:

Com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o acesso se tornou a regra e o sigilo, a exceção.

O acesso às informações sob a guarda de órgãos e entidades públicas é um direito fundamental de todo cidadão, resguardado pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Federal 12.527.
Como princípio geral, a LAI estabelece que uma informação pública somente pode ser classificada como sigilosa quando considerada imprescindível à segurança da sociedade (à vida, segurança ou saúde da população) ou do Estado (soberania nacional, relações internacionais, atividades de inteligência).
Saiba mais sobre a LAI e sobre como realizar e acompanhar seu pedido de acesso em www.acessoainformacao.gov.br


* O MPF também lançou uma campanha para construir um anteprojeto de lei de combate a corrupção. São dez medidas que constam no sumário executivo do projeto. Você pode participar reforçando a iniciativa acessando o site no final da matéria. Veja abaixo:

A partir da experiência de sua atuação e tendo em vista trabalhos recentes como a Operação Lava Jato, o Ministério Público Federal apresentou, nesta sexta-feira, 20 de março, dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. As propostas começaram a ser desenvolvidas pela Força-Tarefa Lava Jato em outubro de 2014 e pela Procuradoria-Geral da República em comissões de trabalho criadas em 21 de janeiro deste ano. As medidas buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro com reflexo no Poder Judiciário.

O lançamento foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelos coordenadores da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, Nicolao Dino, da Câmara Criminal do MPF, José Bonifácio Andrada, e pelo coordenador da Força-Tarefa Lava Jato do MPF no Paraná, Deltan Dallagnol.

No lançamento, Rodrigo Janot explicou que, ao asumir o cargo de procurador-geral da República, colocou como ênfase atuar de forma propositiva na melhoria do sistema penitenciário brasileiro e combater a corrupção. Ele falou sobre a criação da Câmara de Combate à Corrupção para coordenar a atuação nessa área tanto no viés penal quanto não penal e acrescentou que, nesse âmbito, criou comissões de trabalho com o objetivo de encaminhar sugestões de mudança legislativa para implementar medidas de combate à corrupção. O trabalho teve início com os estudos desenvolvidos pela força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato na primeira instância.

Segundo o coordenador da Câmara de Combate à Corrupção, Nicolao Dino, o Brasil vive um momento decisivo, revelado a partir de manifestações de insatisfação em face dos elevados índices de corrupção percebidos na sociedade. Para ele, essa percepção se deve a um momento democrático e também em razão da atuação incisiva, responsável e serena do MPF no enfrentamento dos casos de corrupção que têm sido divulgados no cotidiano. "É um momento de transformação desse sentimento de insatisfação em reflexão e ação para que possamos extrair resultados concretos de tudo isso", disse.

O coordenador da Força-Tarefa Lava Jato do MPF no Paraná, Deltan Dallagnol, explicou que o caso Lava Jato indignou o país e que o sonho do brasileiro é ter um país melhor, com menos corrupção e menos impunidade. "Se você é um brasileiro que não vê saída nessa situação, eu gostaria de dizer que existe uma luz - e aí uma referência à lâmpada nas dez medidas de combate à corrupção - e que cada um de nós, a imprensa, o Ministério Público, os órgãos públicos e a sociedade têm um grande poder e uma grande responsabilidade na implementação dessas mudanças", conclamou.

As medidas buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

As propostas de alterações legislativas serão entregues pelo MPF ao Congresso Nacional e ao Conselho Nacional de Justiça. Os textos dos anteprojetos de lei estão abertos a sugestões até a próxima sexta-feira, 27 de março, pelo e-mail 5ccr@mpf.mp.br

Confira a apresentação feita durante o lançamento.
Confira sumário executivo das propostas de alteração legislativa.

Saiba mais detalhes no endereço www.combateacorrupcao.mpf.mp.br

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal


* Enquanto o MPF - Ministério Público Federal acerta no combate a grande corrupção, o MPE - Ministério Público Eleitoral, em vez de fiscalizar as campanhas milionárias e as grandes doações de empresas privadas que desembocaram no famoso Petrolão, está preocupado com pequenas doações de militantes de partidos ideológicos, entre eles o PSOL. Há casos de condenação por doação de R$ 30,00 reais. É gastar tempo dos procuradores e dinheiro público para punir pequenas doações de trabalhadores. Confira a postagem do deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ) explicando o caso:

CRIMINALIZAÇÃO DOS PARTIDOS IDEOLÓGICOS.

Em vários estados do país, militantes e apoiadores do PSOL que fizeram doação voluntária a candidaturas ao governo pelo partido estão sendo acionados pelo Ministério Público Eleitoral e alguns são alvos de processo. Há casos em que a pessoa teve os seus sigilos fiscal e bancário quebrados por determinação da Justiça.

O "erro", segundo o julgamento do MPE, é terem contribuído com a campanha de seus candidatos nas eleições do ano passado, com quantias que variam de 25 a 60 reais.

Em entrevista à Carta Maior, o presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, considerou que essa ação preocupa porque se insere na tendência de criminalização dos pequenos partidos mais ideológicos. “É todo o rigor da lei sendo usado contra um estilo diferente de fazer política, que dispensa as contribuições das grandes empresas e sustenta suas campanhas com as pequenas doações de amigos, vizinhos e colegas de trabalho. É a criminalização das candidaturas que optam por não fazer como os poderosos”, afirma.

Essa é mais uma investida contra o PSOL, que é contra o financiamento empresarial de campanha e sobrevive a partir da contribuição voluntária de seus militantes.
Não nos calarão!


SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do ativista político do distrito de Tamoios, Miguel Affonso:

"BOA TARDE AMIGOS,
DEPOIS DE SAIR DO FACE PARA VIAJAR A TRABALHO (DUAS BARRAS) , LIGO O FACE E DESCUBRO QUE O PREFEITO ANTERIOR ( MM) E SEU VICE(JM) DA ÉPOCA VIRARAM SANTO E ESTÃO PRESTE A SEREM CANONIZADOS , E O ATUAL É A PERDIÇÃO DO MUNDO , GENTE PELO AMOR DE DEUS ESQUEÇAM O QUE GANHAM MENSALMENTE POR ESSES CIDADÃOS ( MM / AC/ JM ) E PENSEM EM PROL DE TAMOIOS QUE FOI ESQUECIDO POR ESSE TRIO DURANTE QUASE DUAS DÉCADAS, ACORDA TAMOIENSES . SEI QUE POUCOS VÃO RESPONDER E SABEMOS PORQUE, KKKKKK."


UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MARX E A PROPRIEDADE PRIVADA

“A propriedade privada tornou-nos tão estúpidos e parciais que um objeto só é nosso quando o temos, quando ele existe para nós como capital ou quando é diretamente comido, bebido, vestido ou, etc, em suma utilizado de qualquer maneira. Apesar de a propriedade privada em si mesma só conceber essas várias formas de posse como meios de vida, a vida para as quais eles servem como meios é a vida da propriedade privada – o trabalho e a criação de capital. Assim todos os sentidos físicos e intelectuais foram substituídos pela simples alienação de todos esses sentidos: o sentido de ter. O ser humano tinha de ser reduzido a essa pobreza absoluta a fim de ficar apto a deixar nascer toda a sua riqueza interior.”
Karl Marx, Manuscritos Econômicos e Filosóficos – página 132 em Erich Fromm, Conceito Marxista do Homem).


HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, a volta do humor ácido de José Simão:

"Essa briga Dilma/Cunha e Cunha/Dilma tá parecendo Joelma e Chimbinha. Ninguém aguenta mais!"


* Mais tarde um novo e polêmico artigo sobre o quadro político nacional !!

domingo, 18 de outubro de 2015

SE A CLASSE MÉDIA ACORDASSE




SE A CLASSE MÉDIA ACORDASSE

A partir de 2016, 1% da população mundial, que soma hoje 7 bilhões e 200 milhões de pessoas, terá uma fortuna superior à renda de 99% da mesma população.

A riqueza mundial atingiu, em 2013, US$ 241 trilhões. Isso significa que 72 milhões de pessoas terão, em mãos, 46% dessa fortuna, avaliada em US$ 110 trilhões. E a grande maioria da população mundial, 7 bilhões e 128 milhões de terráqueos, terá que sobreviver com os US$ 131 trilhões restantes.

Veja como esse mundo é injusto: se toda a riqueza da humanidade fosse dividida igualmente entre as 7,2 bilhões de pessoas, cada um de nós teria um patrimônio de US$ 33,472 (ou quase R$ 80 mil). Todos possuiriam o suficiente para viver com dignidade e, portanto, não haveria fome, criminalidade, migrações, mendigos, favelas, mortalidade infantil e, possivelmente, nem guerras. Viveríamos em um mundo de paz e prosperidade.

Como a divisão dos 54% da riqueza mundial por 99% da humanidade tampouco é equânime, a desigualdade se reproduz. Aqueles que têm o suficiente para viver não querem saber de questionar os que integram o seleto grupo dos 1% mais ricos. Preferem achar que fazem parte desse contingente microscópico.

No Brasil, a renda familiar triplicou entre 2000 e 2014. Graças ao governo do PT, passou de US$ 7.900 para US$ 23.400 ao ano. Apesar disso, a desigualdade cresceu. No topo de 1% mais ricos do mundo, há 296 mil brasileiros.

É comum ver a classe média, que sobrevive com dignidade, ficar contra a distribuição de renda. Acha que traz perda de seus recursos. Não percebe que, com esta postura, em vez de ajudar a si própria, contribui com aquele 1% que se apropria da riqueza mundial.

A grande luta política e ideológica que a humanidade deve travar, hoje em dia, é convencer os setores que conseguem sobreviver com dignidade a se unir aos que não conseguem, para combater esse 1% que detém uma quantidade de recursos que, se fosse melhor distribuído, faria do mundo um lugar muito melhor.

Como convencer os setores de renda média que seus inimigos não são os mais pobres, mas, sim, o contingente microscópico que concentra aqueles US$ 110 trilhões? Não é fácil. O 1% em questão controla os governos, as comunicações, as Igrejas e até o ensino escolar, de forma que faz a cabeça dos 99% desde a infância.

A miséria é humilhante. Causa revolta, estimula a criminalidade, provoca migrações, favorece o trabalho escravo, desagrega famílias e leva algumas pessoas a optarem pela violência para conseguir o que não pode ser obtido com o trabalho, pois as condições de disputar bons cargos no mercado são absurdamente desiguais.


Frei Betto é escritor.

RAPIDINHAS...............




* A sujeira em Cabo Frio é o emblema representativo de "novo" velho governo Alair: UM LIXO !!

* O MP local vai ouvir o pai de um secretário deste tenebroso governo sobre as suas duas empresas que participaram da nebulosa licitação para fornecer lanches para o projeto social "Lanche do Operário". O que será que o nobre empresário vai dizer ?

* Na gestão anterior do ex-prefeito Marcos Mendes, quando o nome do projeto era "Café do Trabalhador", quem fornecia o lanche era uma empresa do irmão do prefeito, mas em nome de dois laranjas.

* E tem um monte de gente na cidade que acha que "eles" são diferentes. Só se engana quem quer ?
Ou quando se leva vantagem e tem "mamação" com um ou outro !!

* Os bairros na periferia estão com lixo espalhado para todo canto. A maioria das casas não tem aquele recipiente em frente para a colocação dos sacos de lixo. Os sacos são colocados no chão, os animais de rua rasgam e o vento faz o trabalho de espalhar. Não há crise que justifique a falta de competência de montar um esquema que funcione melhor.

* A crise na saúde é tão grave que até os vereadores estão reclamando. Não estão conseguindo realizar "aqueles favores assistencialistas" com a facilidade de sempre. Temem que seus currais eleitorais cobrem isso depois em 2016 !!

* Enquanto isso, o nosso "alcaide" anuncia mais cortes na saúde. Insumos básicos e pessoal estão na mira. Poupa "no andar de cima" da administração pública e corta no "andar de baixo" precarizando o atendimento a população. São uns "gênios" ou como se diz em Portugal, são "bestiais" !!

* O noticiário cotidiano de denúncias de corrupção e desvios de dinheiro público no país, nos estados e municípios estão enojando a população. As pessoas comentam isso nas ruas o tempo todo. As TVs, rádios, jornais e redes sociais fervilham de casos.

* Aí você pensa: Na próxima eleição a população que tanto reclama vai "fazer um limpa nos quadros políticos ?
Ledo engano. Se elegem os pilantras de sempre !!
Qual a explicação ?

* Sempre é bom lembrar. Há cerca de 4 ou 5 anos atrás o IBOPE fez uma pesquisa onde perguntava ao eleitor: Se você estivesse no lugar do político roubaria também ?
O resultado: 75% dos entrevistados responderam que sim !!
Desce o pano !!

* Que tipo de sociedade estamos construindo ?
Esta é uma pergunta que cada um deve refletir e depois responder !!

* O "pilantra federal" Eduardo Cunha negocia com o governo um acordo espúrio. Indefere os pedidos de impeachment contra Dilma e a bancada governista, incluindo o PT, vota contra sua cassação. VERGONHA !!

* Lula é um dos articuladores deste Acordão. Lula só será candidato em 2018 se a Lava Jato deixar. Tem denúncias "raspando na sua porta" e de seus parentes. Uma hora a casa vai cair !!

* Outra do Cunha, o homem que diz "não ter contas na Suiça". Ele acaba de peticionar a justiça, através de seus advogados, pedindo sigilo processual para não violar a "dignidade de sua família".
E a dignidade dos brasileiros que foram roubados neste grande esquema de corrupção patrocinados por ele, pelo PT, PMDB, PSDB e demais ?

* A Polícia Federal descobriu que ele tem uma frota de carros de luxo não declarados ao Imposto de Renda: São dois Porsches, uma BMW e cinco SUVs. A cara de pau do malandro não tem limites !!

* Piada infame circulando na internet: "Tudo "porsche" naquele que me fortalece" !!

* Outra descoberta: O e-mail usado pelo sacripanta para trocar mensagens sobre suas maracutaias com o delator Fernando Baiano era: sacocheio@hotmail.com - Tirou onda com a nossa cara !!

* Outra piadinha rolando na net: A bancada evangélica na Câmara dos Deputados vai propor um projeto que exclui da Bíblia o mandamento "NÃO ROUBARÁS" !!

* O que tem de deputados evangélicos, inclusive vários pastores, abarrotados de processos de corrupção não está no gibi. Depois ainda reclamam do Jean Wyllys que não tem nenhum !!

* O PSOL foi o primeiro partido a pedir o afastamento de Cunha. Estava isolado, mas como o caso "esquentou", agora está sendo seguido por vários outros partidos.

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

"Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento".
Érico Veríssimo

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RAZÕES PARA CONTINUAR NA MILITÂNCIA POLÍTICA




RAZÕES PARA CONTINUAR NA MILITÂNCIA POLÍTICA

Alguns amigos e familiares me perguntam do por que insistir na militância política por um partido pequeno, de esquerda e socialista, que tem a pretensa proposta de romper com o modelo vigente, dada as condições pragmáticas e pouco republicanas de se fazer política nos dias de hoje. Alegam também que a população de uma maneira geral coloca todo mundo que participa do ambiente político na vala comum e não reconhece nesta “geléia geral” pessoas que realmente pretendem defender verdadeiramente o interesse público e coletivo. A resposta que dou é sempre inspirada numa frase de um cidadão chamado Frei Betto: “Posso não ficar para a colheita, mas insisto em morrer semente.”

Este é o sentimento que me move. Compreendo a dificuldade da população em acreditar que possa ter pessoas bem intencionadas participando do enfrentamento político. Há várias pessoas sérias na luta política dando exemplo todo dia. A grande mídia divulga pouco estas pessoas, por isso, requer por parte dos cidadãos um esforço maior em busca destas informações. Há também pessoas que preferem a crítica fácil, de que todos são iguais sem ter a mínima vontade de antes de emitirem pareceres gerais se aprofundar um pouco na análise e conhecimento do histórico do postulante a cargo público eletivo. Toda generalização é tremendamente reducionista e injusta.

Outros tentam ridicularizar tal militância, entendendo que só deve participar do jogo político quem tiver a certeza de uma boa votação, reduzindo o conteúdo político apenas a questão eleitoral. Não reconhecem que a provocação de um debate mais amplo de temas pode favorecer e contribuir para a elevação da cidadania e do nível de informação da sociedade.

Exerço militância política por motivação ideológica e movido por um profundo desejo de mudanças que possam alterar esta triste realidade política que vivemos. A grande maioria das minhas demandas são coletivas. Não vejo cargo público como profissão ou carreira e não dependo dele para sobreviver. Falo isso para aqueles que me criticam sem me conhecer. Falo isso para aqueles que querem me igualar a estas quadrilhas políticas, nas quais eles costumam votar e reclamar depois.

Alguns me chamam de radical porque o PSOL não age pragmaticamente, através das coligações de praxe para ter mais chances eleitorais. Digo e repito: Para ganhar com estes “caras´” que estão aí, preferimos perder sozinhos. A vitória deles representa a derrota de toda sociedade. Os fatos sociais e políticos presentes no nosso dia a dia atestam isso.

São muros altos que normalmente fazem muitos desistirem. Tenho presenciado a capitulação de vários companheiros nesta luta. Lamento muito estas perdas, entretanto, quero dizer a estas pessoas que tais muros e dificuldades jamais me impediram de continuar minha luta por mudanças. Quer acreditem ou não vão me encontrar participando da vida política da cidade que escolhi para viver, independente das “armas e instrumentos” que estiverem disponíveis para esta atuação.

Resultados negativos sob o ponto de vista eleitoral não vão me abater. Gozações, piadinhas, maledicências, calunias e mentiras defecadas via rede social, menos ainda. Sou maior que estas coisas. Não tenho pretensão de realização pessoal na política. Repito: o que me move é o sentimento coletivo

Se quisesse trilhar um caminho fácil e convites não faltaram para isso, não estaria no PSOL, na trincheira de luta ao lado dos trabalhadores. Cargo público para mim tem que estar associado a um processo de avanços e transformações que possam trazer melhoras para a sociedade de maneira geral, mas preferencialmente ao conjunto da classe trabalhadora.

Não me vejo militando na estrutura conservadora dos grandes partidos, onde a subserviência à manutenção do status quo é total. Eles não querem mudar nada. Prometem e não cumprem. A população “anestesiada” os reelegem para mandatos sucessivos de obediência ao grande capital e interesses privados. Isto sem contar os inúmeros casos de corrupção e desvios de dinheiro público.

O eleitor é co-responsável por tudo isso e não pode ser paternalizado. Grande parte dos que reclamam, votam sistematicamente no político corrupto e seu respectivo grupo ou quadrilha. A falta de consciência política aliada à deficiência na formação escolar e da cidadania contribuem para a manutenção deste quadro dantesco que compromete nosso futuro, como também de nossos filhos e netos.

Não vejo nos nomes que venceram as últimas eleições nenhuma sumidade. Pelo contrário, alguns são contumazes freqüentadores de tribunais por desvios éticos e de malversação do dinheiro público. Alguns estão envolvidos em escândalos de corrupção recentes. Outros votam sistematicamente contra demandas legítimas dos trabalhadores. Estou pronto para debater com qualquer um deles, em qualquer lugar e sobre qualquer tema.

Vivemos dias difíceis, tempos de análises generalizantes, tempos de conformismos e de opiniões que pregam que não adianta enfrentar o “sistema” porque ele é forte demais e está enraizado na sociedade. Análises que dizem que não adianta abrir as “porteiras” porque o gado e as ovelhas não querem sair. Gente que afirma com uma certeza absoluta que quem se manifesta e luta é baderneiro e está lá porque recebe dinheiro de “subversivos”.

Voltando a frase do Frei Betto, alegra-me saber que já deixei algumas sementes. Na minha família e filhos, no sindicato regional da minha categoria profissional que fundei e dirigi, na federação nacional que fui presidente, no partido que ajudei a fundar em Cabo Frio e que vai formando novas lideranças e também em algumas pessoas que ajudei e encaminhei.

Espero também deixar alguma semente no campo político. Voltei até a estudar, cursando História na Universidade Estácio de Sá, e em breve, estarei exercendo o Magistério, realizando um antigo sonho. Por todas estas coisas me recuso a abandonar meus sonhos e minhas utopias a despeito da opinião e da descrença de muitos. Por todas essas coisas estarei participando do processo de luta institucional em 2016, através das eleições, atendendo a um chamado do partido, da nossa militância e até de muitas pessoas que acreditam em meus propósitos.

Vamos á luta com as “armas e ferramentas” possíveis para o bom combate, apesar de enfrentarmos uma conjuntura política desfavorável, onde o poder econômico domina, compra votos e consciências, reduzindo as possibilidades de avanços e mudanças no campo político. Mas se “navegar é preciso”, lutar por estas mudanças também é fundamental.
Já dizia Gramsci no século passado: “Pessimismo da razão, mas otimismo e prática da vontade”.

Quem está satisfeito com o quadro político deve manter os mesmos no poder, mas quem não está, tem que ter a coragem e a ousadia dos fortes para renovar, assumindo os riscos e as responsabilidades que o atual momento requer. Anular o voto e se omitir neste processo, vai ajudar a manter este modelo ou este “velho esquemão quadrilheiro” que oprime os trabalhadores e os excluídos da cidade.

“Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier.”
Autor desconhecido.


Cláudio Leitão é economista, graduando em história e membro da executiva municipal do PSOL em Cabo Frio.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

NOTÍCIAIS, OPINIÕES E FATOS




* Precisamos criar aqui em Cabo Frio o prêmio "Cara de Pau da Indignação Seletiva". Tem que ter pelo menos três categorias:
1 - Indignação com a corrupção em Brasília, mas passividade e silêncio com a corrupção atual no município.
2 - Indignação com a corrupção em Cabo Frio, mas cumplicidade e omissão com a corrupção no Estado do Rio de Janeiro.
3 - Indignação com a corrupção no governo Alair, mas naturalidade e oportunismo cego com a corrupção existente no governo anterior de Marcos Mendes.

* Tem vários postulantes. Basta acompanhar as postagens dos indicados pelas redes sociais. Outras categorias podem ser sugeridas ao blog.

* Coerência e independência não são para qualquer um !!


* É impressionante este processo de indignação seletiva que toma conta das pessoas quando se manifestam contra a corrupção. Bradar e sair as ruas contra a corrupção em Brasília é mais fácil e não compromete ninguém. Parece que nos municípios não existem políticos corruptos, desvios e irregularidades com o dinheiro público, mesmo quando os mandatários possuem uma longa folha corrida de processos, pipocam casos suspeitos de licitações, contratos e obras superfaturadas e os "probos administradores" demonstram uma clara evolução patrimonial no exercício da função pública.

* Muitos "mamam nas tetas municipais", mas ficam indignados com as maracutaias a quilômetros de distância. Se recusam a sentir o "mau cheiro" da corrupção no seu "quintal" ou no seu município. Depois ainda querem fazer análises generalizantes e colocar todos os agentes políticos numa mesma vala comum. Querem medir todos com a mesma "régua comum" que usam para justificar a passividade e a cumplicidade com que tratam seus "eleitos".

* Existe uma "maioria passiva" que não consegue perceber que a cidade não é "construída" para ela e por isso não luta por mudanças. Existe uma pergunta que não vem sendo respondida pela população: Para quem é a cidade e suas políticas públicas ?
Quem se habilita a responder ?


* Outro aspecto da "indignação seletiva" é o que acontece com aqueles que vivem clamando por justiça e dureza na punição de bandidos comuns, pobres pretos e favelados, pelas redes sociais. Isso criou um senso comum reducionista que olha a questão de forma preconceituosa, embora grande parte não reconheça ou não perceba este comportamento.

* As pessoas demonstram grande indignação por questões que envolvem estes criminosos pobres, mas se omitem diante da corrupção de grande parte dos políticos, os famosos criminosos de colarinho branco. Crucificar os ladrões de galinhas pobres e negros é mais fácil. Não precisa fazer nenhuma análise do quadro social do país. Muitos dos que criticam a violência dos ladrões comuns apoiam políticos corruptos locais e nacionais, sendo que alguns ainda se beneficiam das "migalhas que caem de suas mesas fartas".

* Encarcerar para sempre ou matar para retirar estes marginais da sociedade é a regra. Sem dó e nem piedade. Quem não concorda é taxado de "defensor de bandido". A maioria destes bandidos estão presos por delitos menores, embora tenha uma parcela de assassinos cruéis com pequenas possibilidades de recuperação. Estes, de fato, precisam da dureza da Lei.

* Não se nota nas posições destas pessoas a mesma dureza no trato dos crimes de corrupção e desvios de dinheiro público dos "ladrões de pedigree", que matam milhões por ano por falta de saúde, saneamento, moradia digna, além de outras políticas públicas negligenciadas.

* A nossa frágil democracia precisa é de alargamentos de direitos e não de posições vingativas da sociedade que se materializam cada vez mais na repressão exercida pelo Estado.


* Há muito pouco o que comemorar em mais um Dia do Professor. Apesar do esforço diários dos mestres, o Estado em todas as esferas, faz de tudo para dificultar o trabalho, não oferendo boas condições estruturais nas escolas e não oferendo uma remuneração digna ao trabalho de ensinar, transmitir conhecimentos e formar cidadãos.

* Aqui em Cabo Frio, no dia do Professor, vários estão ainda sem receber o salário de setembro. Várias escolas não receberam o repasse de recursos para a merenda. Um completo absurdo que crise nenhuma pode justificar. É incompetência, descaso e falta de compromisso com a Educação.

* Chega também a notícia de que o MP recomendou a transferência do Colégio Municipal Rui Barbosa, de ensino médio, ao Estado. Se o prefeito Alair Correa aceitar, assina o seu atestado final de desprezo com a educação, uma vez que já rejeitou, e pode fazer isso, inúmeras recomendações deste tipo quando era do seu interesse pessoal. A educação para um bom governante tem que ser encarada como a principal prioridade de interesse público. O custo do Rui Barbosa para o orçamento municipal da educação é pequeno em relação aos frutos que deu e dá a toda a sociedade cabofriense.

* Se você acha que a educação é cara verifique antes o preço da ignorância !!


* A análise sobre minha candidatura feita pelo blog Cartão Vermelho reflete a visão política do dono do blog. É fruto de sua visão pragmática que procura medir as candidaturas com a régua da política conservadora, que infelizmente "turbinadas" pelo poder econômico das empresas, do caixa 2 e de acordos espúrios, conseguem vencer eleições. Por isso ele vê minhas candidaturas como “hobby”, porque elas não seguem os padrões dos “podres poderes” da velha política.

* É difícil para o blogueiro entender candidaturas que confrontam o "status quo", onde a militância tem caráter ideológico, não se constituindo em nenhuma obsessão ocupar cargo público. O mandato tem que ter natureza independente, subordinado apenas aos interesses populares e coletivos. Ele também não compreende que a candidatura, muitas vezes se presta a construção partidária e a votação neste caso tem importância relativa. Se para ganhar eleições eu tiver que me submeter ao "jogo baixo" das “camarilhas políticas” e aceitar as velhas práticas, de nada adianta qualquer mandato, pois ele tem que estar a serviço de um processo de transformação, coisa que ele, seus apoiadores e seus preferidos não querem nem ouvir falar.

* A baixa votação não tem necessariamente nenhuma relação com o preparo do candidato. A vitória eleitoral numa democracia de massa como a brasileira, acrítica e despolitizada, na maioria das vezes fica refém do poder econômico. Está diretamente relacionada à capacidade de arrecadar do candidato, fazer uma campanha rica e massificada, que transforma o candidato num "produto de marketing eleitoral". Transforma o velho em novo, o ladrão em honesto e o incompetente em bom gestor. Depois do candidato eleito é que a população percebe o engodo e a mentira. A Cabo Frio dos dias atuais é uma prova inconteste deste fato. Fanfarrão é o político que promete e depois nada cumpre.

* Isso determina o Congresso Nacional que temos, a ALERJ que temos, a atual Câmara de Vereadores que temos e os dois últimos “probos administradores”, que tiverem ao longo dos últimos 20 anos, quase 9 bilhões de reais à disposição e produziram muito pouco em várias áreas de políticas públicas essenciais em nossa cidade. O mesmo, entretanto, não aconteceu com os seus respectivos patrimônios pessoais que cresceram a "olhos vistos" e sem esconder de ninguém. A extensa lista de processos das mais variadas naturezas e origens é outra prova cabal deste velho e corrompido esquema.

* Os 5.300 votos que tive na última eleição em 2012, os quais agradeço de coração, foram frutos de um processo de mudança e renovação que já começa e incomodar grandes caciques e seus subalternos, como o tal blogueiro governista. Não foram frutos de nenhum panfleto apócrifo, que todos sabem que não tive nenhuma responsabilidade.

* De positivo, vale ressaltar que a análise se prendeu a aspectos políticos na visão do analista, sem nenhuma conotação de ataque pessoal, até pelo contrário, já que o artigo reconhece nossa conduta correta, nossa vida reta, embora segundo ele, não seja suficiente para vencer eleições.

* Neste ponto, quem tem que responder é a população numa próxima oportunidade, tendo em vista que, não mudaremos esta situação caótica se a nossa conduta for de continuidade ao "jogo viciado” da velha e sórdida política que impera na cidade. Não vai mudar se continuarmos a eleger notórios ladrões do dinheiro público. Eles apostam nesta permanência e também na passividade de parte do eleitorado para que nada mude.
Mesmo assim, independente de condições estruturais favoráveis ou não, para alegria de uns e desagrado de outros, vamos continuar lutando por um processo de mudanças e por uma ruptura deste modelo corrompido de gestão do dinheiro do povo.

Talvez sejamos mais felizes em 2016 !!


*POVO SEM MEDO.
Este é o nome de uma nova frente popular lançada esta semana, reunindo diversas instituições da sociedade civil, partidos políticos e movimentos sociais organizados. O PSOL apoia e estimula a integração de todos os lutadores e lutadoras para a criação da Frente Sem Medo. A luta popular é um dos caminhos para as mudanças profundas que o país precisa neste momento, seja, na política, na economia, na cultura, na ecologia e outros. Com o descrédito nas instituições ´políticas, a via de mobilização popular torna-se uma importante ferramenta para sairmos do atoleiro em que a casta dominante tenta nos afundar.
Mais fortes são os poderes do povo!!

* O mundo vive sob o signo de uma profunda crise do capitalismo. Medidas de austeridade econômica dominam a agenda política, multiplicando o desemprego, a miséria e a redução dos direitos sociais. Por outro lado, os banqueiros comemoram cada aniversário da crise, aumentando seus já exorbitantes lucros.

* A crise não é apenas econômica. É uma crise em várias dimensões: da representação política, do alargamento do abismo social entre ricos e pobres e da destruição do meio ambiente. Neste cenário, o Brasil está diante de uma encruzilhada, um momento em que as velhas soluções não funcionam mais. Este nosso sistema político é incapaz de resolver os grandes conflitos da sociedade e o povo não pode aceitar pagar passivamente a conta da crise.
Leia na íntegra o Manifesto de Lançamento da Frente Povo Sem Medo.
http://bit.ly/1N2a9nR

* O risco que corre o movimento: se deixar capturar pelas "forças governistas" e virar apenas uma ferramenta de "defesa contra o golpe" e não um coletivo de contestação a esta política econômica que arrocha os trabalhadores.


* Aviso aos navegantes !
Não precisam brigar por causa disso: Bancada do PSOL é eleita a melhor do Brasil !!

* Na edição do Prêmio Congresso em Foco deste ano, Chico Alencar(PSOL-RJ) recebeu o prêmio de melhor deputado federal na votação de jornalistas que participam da cobertura política em Brasília. Com o voto de 186 profissionais dos mais variados veículos, o PSOL se manteve no topo: Chico foi escolhido como Deputado mais bem avaliado, e Jean Wyllys(PSOL-RJ) ficou em segundo lugar.
Na escolha do público que participou votando pela internet, a dobradinha foi invertida. Chico recebeu 17.686 votos e Jean Wyllys 19.809.

* No total, a bancada do PSOL recebeu quase 60 mil votos de internautas de todo o Brasil. Ivan Valente (PSOL-SP) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Ao receber o troféu como o segundo melhor deputado na votação popular, Chico usou do bom humor ao fazer seu discurso. “Não sou torcedor do Vasco da Gama, mas fico honrado com esse vice-campeonato”, brincou o flamenguista antes de anunciar que estava muito feliz porque o primeiro lugar era de um companheiro do PSOL.

* Esta parte foi a que não gostei, pois Chico é flamenguista, nossa única divergência "política" !!

* Chico também ficou entre os três parlamentares mais votados nas categorias “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, “Defesa da Cidadania e da Justiça Social” e “Profissionalização da Gestão Pública”.
Coroando a noite, Chico recebeu uma honraria especial: foi premiado por ser um dos únicos parlamentares a ser contemplado em todas as edições do Congresso em Foco. Desde 2006, quando o prêmio teve início, Chico, Luiza Erundina (PSB-SP) e os ex-senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS) foram os únicos apontados entre os melhores parlamentares todos os anos.


* Por falar no PSOL, o partido entregou na tarde desta terça-feira, 13/10, ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, representação contra o presidente da Câmara, o "pilantra federal" Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na qual pede a cassação do mandato do peemedebista por quebra de decoro parlamentar.

* Denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de ter recebido US$ 5 milhões em propina do esquema investigado pela operação Lava Jato, Cunha teve seu nome ligado a contas secretas na Suíça.
O Ministério Público da Suíça informou à Procuradoria Geral da República(PGR) que Cunha foi investigado naquele país por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção e que os valores depositados nas contas foram bloqueados. A investigação suíça já foi enviada ao Brasil.

* O PSOL anexou à representação o ofício da Procuradoria Geral da República que confirma a existência de contas na Suíça atribuídas a Cunha e familiares. 46 deputados assinaram representação, sendo 32 do PT, cinco do PSOL, três do PSB, dois do Pros, um da Rede, um do PPS e um do PMDB (Jarbas Vasconcelos(PMDB-PE). O deputado Cabo Daciolo (sem partido-RJ), que saiu do PSOL, também assinou a representação.

* O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), afirmou que deve enviar nesta quarta-feira a representação à Mesa Diretora da Câmara. Cabe à Mesa numerar o processo, ato que marca sua abertura e devolvê-lo para tramitação no Conselho. A mesa tem o prazo de três sessões do plenário para devolver o processo. Vamos ver agora os desdobramentos.

* Pelo regimento interno da Casa, o PSOL poderia acionar o conselho sem o apoio dos demais parlamentares. Mas o ato é visto como forma de ampliar o apoio político à investigação contra Cunha. No pedido, há elementos suficientes para afastar o deputado da Presidência da Câmara. O Código de Ética da Câmara prevê a omissão relevante de bens como um dos motivos para a perda de mandato. Em março, Cunha afirmou à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras não possuir contas bancárias no exterior. Mentir a uma CPI também é motivo para quebra de decoro parlamentar, o que pode levar à cassação do mandato.

* Uma vez instaurado o processo no Conselho de Ética, o prazo para que o resultado das investigações seja levado à votação pelo plenário da Câmara é de até 90 dias úteis. Por isso, há a possibilidade de que, infelizmente, o caso só tenha um desfecho no próximo ano. Coisas do parlamento brasileiro !!

* A cassação do mandato precisa do voto de pelo menos 257 deputados, em votação nominal e aberta, ou seja, com a identificação de como votou cada parlamentar. Provavelmente, Cunha, mesmo com muita pressão política, não vai renunciar ao cargo de presidente da Câmara por causa das denúncias. O deputado também tem dito que só vai se pronunciar sobre as acusações quando seu advogado tiver acesso aos processos. Esta é a parte do "caô" para quem não tem como justificar o injustificável. Parafraseando Maluf, Cunha vai praticar o "ato da negação do seu ser" !!


* Estudo recente do banco CREDIT SUISSE aponta que a desigualdade econômica está aumentando, com metade da riqueza do planeta nas mãos de 1% da população. Segundo o estudo, a desigualdade aumentou continuamente desde 2008. Agora, a porção mais abastada é dona de 50% da riqueza mundial. Em 2014, o índice era de 48,2%. O capitalismo produz riquezas, mas a distribui de maneira absurdamente desigual.

* O estudo leva em conta dados da riqueza de 4,8 bilhões de pessoas, a população adulta de mais de 200 países, sem incluir crianças. É preciso R$ 2,9 milhões para estar no 1%.
Para entrar na metade mais rica da população mundial, uma pessoa deve ter US$ 3.210 (R$ 12,4 mil). Com US$ 68,8 mil (R$ 266,2 mil), chega-se aos 10% mais endinheirados. Para estar no 1%, é preciso ter mais de US$ 759,9 mil (R$ 2,9 milhões).

* A riqueza é o conjunto de posses, incluindo dinheiro, imóveis e ações. Cerca de 3,4 bilhões de pessoas, pouco mais de 70% da população adulta mundial, têm menos do que US$ 10 mil (R$ 38,7 mil). Um quinto da população, cerca de 1 bilhão de pessoas, tem entre US$ 10 mil e US$ 100 mil (R$ 387 mil). O restante, 383 milhões de adultos, ou 8% da população, têm mais de US$ 100 mil.

* O estudo também apontou que o total da riqueza global caiu para US$ 250 trilhões, depois de atingir US$ 263 trilhões em 2014.
Além disso, pela primeira vez, a classe média chinesa é maior do que a americana. São 109 milhões de chineses nessa situação, contra 92 milhões de americanos.

* Para você que é "capitalista sem capital" fica a reflexão !!


SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do advogado Lucas Mourão:

"O MP ELEITORAL TOMOU UM SUSTO COM A DEMOCRACIA!
Em 2014 eu participei, com muito orgulho, das campanhas dos queridos Jean Wyllys e Tarcísio Motta.
Fiz campanha de maneira voluntária, com o tempo que tinha, sempre com um punhado de panfletos e adesivos na bolsa e no peito e, obviamente, sem receber nenhum real.
Muito pelo contrário, sabedor no "modus operandi" do PSOL de fazer campanha - sem receber dinheiro de empresas - fiz questão de contribuir financeiramente com essas duas campanhas. Doei 40 reais para a campanha do Jean e 20 reais para a campanha do Tarcísio. Era o que eu podia dispor naquele momento.
Essas campanhas foram financiadas apenas por módicas doações de milhares idealistas como eu.
Proporcionalmente, foram duas das campanhas mais baratas do país e ambas saíram inquestionavelmente vitoriosas. Eduardo Cunha, por exemplo, ~arrecadou~ cerca de 7 milhões de reais (!!!) com financiamentos de bancos - inclusive do banco suíço do qual ele hoje é acusado de ser cliente -, empreiteiras e toda sorte de grandes empresas.
Agora é que vem a parte bizarra da história: o Ministério Público Eleitoral está me processando (e a muitos outros!) por ter doado esses benditos 60 reais! Isso porque a lei eleitoral só permite doações de pessoas físicas até o limite de 10% dos rendimentos no ano anterior à doação...
Fazendo as contas, o MP chegou à genial conclusão de que eu, no ano anterior à doação (2013), tive rendimento bruto menor a 50 reais por mês! hahaha
Os caras, grandes pensadores juristas brasileiros, chegaram a essa conclusão porque, ao quebrarem meu sigilo fiscal (!) perceberam que eu era isento do Imposto de Renda, logo, concluíram que eu não havia tido rendimento NENHUM em 2013 e, portanto, não poderia doar nada pra nenhuma campanha eleitoral...
Evidente que elaborei a minha defesa, fui obrigado, pelos fatos, a anexar meu extrato bancário de todo o ano de 2013 para provar que eu havia tido renda maior do que 50 reais por mês, expliquei para o ilustre "parquet" que um sujeito isento do IR pode doar até 10% do limite da isenção, e fiquei absolutamente seguro de que o Ministério Público Eleitoral entenderia a patacoada que estava fazendo e pediria o arquivamento do processo imediatamente.
Maaas, tan tan tan taaaaan, o ilustre Ministério Público pediu a minha condenação! HAHAHAHA Por doações legais que somam 60 pratas, HAHAHAHHAHA! O que há na cabeça desses caras?"



UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

RAPIDINHAS DE MARX

"Os donos do capital incentivarão a classe trabalhadora a adquirir, cada vez mais, bens caros, casas e tecnologia, impulsionando-a cada vez mais ao caro endividamento, até que sua dívida se torne insuportável."
Karl Marx, no século XIX, rs !!


HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, uma piadinha dos novos tempos:

"Nossa vizinhança sofre de assaltos regularmente.
E eu estava cheio disso.
Então desativei meu sistema de alarme, deixei de pagar o guarda noturno e dispensei a vigilância do bairro.
No jardim de casa plantei 3 bandeiras: Uma bandeira de Afeganistão, outro do Paquistão e no meio a bandeira negra do Estado Islâmico!
A gente agora é vigiada pela Polícia local,Federal, pela Segurança Pública, Interpol, etc. 24 horas por dia, 7 dias por semana x 365 por ano!
Meus filhos são seguidos quando vão para a escola, minha esposa quando sai de casa, e me seguem quando vou e volto do trabalho.
Ninguém mexe com a gente.
Nunca me senti tão seguro."


* Mais tarde um novo e polêmico artigo sobre a política municipal !!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS EM CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA: CICLOVIAS JÁ!!

SÍMBOLO DA LIBERDADE

A Bicicleta.

A bicicleta aparece frequentemente nos sonhos do imaginário moderno. Ela evoca três características:

a) trata-se de meio de transporte movido pela pessoa que dele se utiliza, ao contrário de outros veículos, que são movidos por força alheia. O esforço individual e pessoal afirma-se com a exclusão de toda e qualquer outra energia a fim de determinar o movimento para frente;

b) o equilíbrio é assegurado somente pelo movimento para frente, exatamente como na evolução da vida exterior ou interior;

c) só uma pessoa de cada vez pode montar na bicicleta. Essa pessoa, portanto, faz o papel de cavaleiro único ( o tandem, ou bicicleta de dois assentos, é um outro caso).

Como o veículo simboliza a evolução em marcha, o sonhador monta no seu inconsciente e vai adiante por seus próprios meios, em vez de meter os pés pelas mãos (fr. perdre les pédale – perder os pedais – i.e., descontrolar-se ou confundir-se) por inércia, neurose ou infantilismo. Pode contar consigo mesmo e assumir sua independência. Assume a personalidade que lhe é própria, não estando subordinado a ninguém para ir aonde lhe aprouver.

Nos sonhos, raramente a bicicleta indica uma solidão psicológica ou real por excesso de introversão, de egocentrismo, de individualismo, que impeça a integração social: ela corresponde a uma necessidade normal de autonomia.

Site: www.transporteativo.org.br

domingo, 11 de outubro de 2015

RAPIDINHAS...........




* Cabo Frio está triste. Você vê isso olhando no semblante das pessoas. Você vê isso passeando pelo comércio local. Além de triste, está suja, abandonada e tratada com descaso. O desemprego e a desigualdade social pontuam.

* Não há crise que justifique tamanha incompetência, que infelizmente, tornou-se endêmica na cidade há 20 anos. As pesquisas realizadas hoje refletem toda esta insatisfação da população, onde mais da metade dos eleitores não tem vontade de votar em ninguém.

* O que estes senhores, “coronéis de quinta”, fizeram com Cabo Frio ?
Será que em 2016 vamos trocar um ladrão de perucas por um ladrão de sorriso falso e seus respectivos velhos e novos aliados ?
Sadomasoquismo político faz mal a saúde !!

* A coleta de lixo em Cabo Frio continua sofrível. Nem urubu está aguentando !!

* O problema é que a sujeira não é só nas ruas. A sujeira existe também nas várias licitações e contratos de prestação de serviços. Limpeza mesmo é só nos cofres públicos !!

* Em alguns cofres particulares também. Alguns, volta e meia, são arrombados. Mas parece que ninguém dá queixa na polícia. Vai ver a grana guardada não é "muito limpa" !!

* Este "novo" velho governo Alair desde o seu início não consegue acertar no pagamento dos servidores. A incompetência, de fato, é endêmica e contagiosa !!

* O problema é que ela só erra contra os servidores. Nunca a favor !!

* Fazendo uma "paródia dilmista", quando eles chegam na meta da incompetência, eles dobram a meta. Putz !!

* Esta semana mais um ciclista foi atropelado na cidade. O crescimento do uso de bicicletas para deslocamentos na cidade é uma realidade e não foi previsto pelos "geniais administradores". Desde 2008, o PSOL propõe a adoção de um sistema integrado de ciclovias.

* A Rede Sustentabilidade em Cabo Frio decidiu por ter candidatura própria a prefeito. O atual vereador Adriano Moreno(ex-PP), recém filiado, será o candidato. O problema é a direção estadual não concordar e.......................o resto todo mundo sabe !!

* O Sepe Lagos anuncia uma paralisação de advertência de 48 horas para os dias 21 e 22 de outubro. Não há vitória sem luta !!

* O requerimento dos vereadores Aquiles Barreto e Celso Campista para investigar o suspeito aditivo de 27 milhões de reais ao contrato de serviços da "nebulosa" Córrego Rico foi recusado pela Câmara por 9 x 4 votos. Vamos ao MP vereadores ?
Ou não pode ?

* Tem oposição em Cabo Frio que as vezes é só para "inglês ver" !!

* Quem pode me dizer o nome do "empresário" que vai bancar o show do Luan Santana no aniversário da cidade ?

* O caos na saúde continua em Cabo Frio. Além de não oferecer vários serviços médicos, a prefeitura agora não pode transportar mais os doentes para atendimento nos grandes centros. Não pagou aos prestadores e os mesmos suspenderam o serviço de transporte.

* No Hospital do Jardim Esperança vários médicos foram demitidos e não colocaram outros nos lugares. A população do bairro "paga a conta" !!

* Vou repetir: Sadomasoquismo eleitoral faz mal a saúde !!

* Corrupção e desvio de dinheiro público não tem só em Brasília. Em Cabo Frio tem gente "fazendo festa" com o dinheiro do povo !!

* A reprovação das contas de Dilma pelo TCU, segundo vários juristas, abre caminho para o impeachment. A oposição sem vergonha do PSDB/DEM ficou assanhada !!

* Embora, verdade seja dita, este TCU não tenha muita moral para reprovar ninguém. O quem tem de "malandro" lá não está no gibi. O Nardes, ministro reprovador de Dilma é um deles !!

* Por falar em contas reprovadas, como anda o processo de reprovação das contas de 2012 do ex-prefeito Marcos Mendes ?
Dizem que dorme "em sono profundo" nas gavetas da justiça.

* As barbeiragens de Dilma na política e na economia estão deixando Lula sem discurso para 2018. Lula será candidato se a Lava Jato deixar !!

* O delator premiado Fernando Baiano, operador do PMDB e sócio oculto de Eduardo Cunha na Lava Jato, está entregando a Justiça e PF que pagou contas particulares do Lulinha, Fábio Luiz Lula da Silva, filho primogênito de nosso ex-presidente operário. Vem chumbo grosso aí !!

* O tempo fechou de vez para o "malandro federal" Eduardo Cunha. A comprovação das contas na Suiça, não declaradas ao IR e com origem suspeita de mais de 31 milhões de reais deixaram o peemedebista em maus lençóis. Vários delatores confirmaram depósitos. A queda do pilantra está próxima !!

* Só resta a Cunha dar uma de Maluf. Negar, negar, negar.................ou dizer que colocaram esta grana lá para prejudicá-lo politicamente. Vai ter um montão de gente acreditando. Quer apostar ?

* Se procurar direitinho vai achar mais grana em outros paraísos fiscais !!

* Alguém aí quer me prejudicar e depositar uma graninha na minha conta no Itau ?
Este governo do PT (outrora partido dos trabalhadores) está me ferrando, rs !!

* A mulher de Cunha, a ex-global Claudia Cruz, pagou aula de tênis nos EUA, na Academia Bolletieri, na Flórida, uma das mais famosas do mundo, com esta grana depositada no banco suíço.

* Aprendeu a jogar tênis no EUA, mas o "saque" era na Suiça. Cruz crédito !!

* O deputado estadual Paulo Ramos saiu do PSOL e foi para a Rede. Depois se arrependeu e voltou para o PSOL.
Paulo Ramos meu caro, volta para a Rede, Marina Silva te espera alegre e sorridente !!

* Aproveita e leva a Janira Rocha com você. Diz que a Heloísa Helena está chamando !!

* O site Congresso em Foco em sua pesquisa anual, elegeu Chico Alencar(PSOL-RJ) e Jean Wyllys(PSOL-RJ) como os melhores deputados federais do parlamento brasileiro. Chico na votação dos jornalistas que cobrem diariamente o Congresso e Jean na votação pela internet.

* Aviso aos revoltados: É apenas uma pesquisa do site Congresso em Foco. Um referencial importante, mas ninguém precisa brigar por causa disso. Podem discordar a vontade, mas não com agressões gratuitas. É feio gente !
Lembrem-se que isso não é cristão, rs !

* As demissões no Sistema Globo e na Revista Veja seguem em ritmo acelerado. As últimas vítimas foram Rodrigo Grillo e Rodrigo Constantino, respectivamente. Meritocracia é isso meus caros, só ficam os melhores, rs !!

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

"Nenhum homem tem a memória tão boa para se tornar um mentiroso bem sucedido".
Abraham Lincoln

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

POESIA NUMA HORA DESSA !!




A ESPERANÇA DO MUNDO

Seria a opressão tão antiga quanto o musgo dos lagos?
Não se pode evitar o musgo dos lagos.
Seria tudo o que vejo natural, e estaria eu doente, ao desejar remover o irremovível?
Li canções dos egípcios, dos homens que construíram as pirâmides.
QueIxavam-se do seu fardo e perguntavam quando terminaria a opressão.
Isto há quatro mil anos.
A opressão é talvez como o musgo, inevitável.

Se uma criança surge diante de um carro, puxam-na para a calçada ?
Não
o homem bom, a quem erguem monumentos, faz isso.
Qualquer um retira a criança da frente do carro.
Mas aqui muitos estão sob o carro, e muitos passam e nada fazem.
Seria porque são tantos os que sofrem?
Não se deve mais ajudá-los, por serem tantos?
Ajudam-nos menos.
Também os bons passam, e continuam sendo tão bons como eram antes de passarem.

Quanto mais numerosos os que sofrem, mais naturais parecem seus sofrimentos, portanto, Quem deseja impedir que se molhem os peixes do mar?
E os sofredores mesmos partilham dessa dureza contra si e deixam que lhes falte bondade entre si.
É terrível que o homem se resigne tão facilmente com o existente, não só com as dores alheias, mas também com as suas próprias.
Todos os que meditaram sobre o mau estado das coisas recusam-se a apelar à compaixão de uns por outros.
Mas a compaixão dos oprimidos pelos oprimidos é indispensável.

Ela é a esperança do mundo.

Bertolt Brecht

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* As denúncias de corrupção, desvios de dinheiro público, contratos e licitações fraudulentas pipocam quase que diariamente em Cabo Frio, noticiadas principalmente pelas redes sociais, já que grande parte da mídia regular "anda domesticada" pelo governo municipal. A regularidade é impressionante e não é característica apenas deste "novo" velho governo Alair como tentam passar o grupo dos neo-aliados Jânio e Marcos Mendes. Este horroroso governo Alair está "exagerando", mas a prática atinge em cheio os dois governos. A folha corrida de processos "destes caras" é a prova cabal da esbórnia feita com o dinheiro do povo.

* É importante denunciar caso a caso, mas é fundamental fazer uma análise mais estrutural deste modelo de gestão, porque uma nova denúncia sempre encobre outra mais velha Estes dois casos recentes que envolvem contratos milionários para uma suspeita empresa chamada de "Córrego Rico" e o caso da licitação vencida por um membro da família de um secretário para atender o programa social "Lanche do Operário" ou "Café do Trabalhador"( que também tinha grandes mutretas) são inacreditáveis. Com isso "os caras" vão enrolando uma grande parte da população que acha que "tudo isso é normal na política".

* Diante de tanto descalabro administrativo e roubo descarado do dinheiro público a nossa "valorosa" Câmara de Vereadores se mantém em silêncio quase sepulcral, salvo algumas vozes tímidas de oposicionistas de última hora.

* Tem também aqueles que "enchem o peito" para condenar e criticar a corrupção em Brasília, mas se calam vergonhosamente sobre todos os desvios que ocorrem no município, o "quintal" de todos nós. Alguns por ingenuidade ou desinformação, mas outros porque estão "mamando nas grossas tetas municipais".

* Em troca, a maioria da população recebe uma educação de segunda, uma saúde de quinta, um transporte de terceira, uma segurança pública de quarta e uma total ausência de políticas públicas na área habitacional e na geração de emprego e renda.
Vai ver eu sou um "viajante" enxergando fantasias. Tá bom, tá certo, não precisa mudar nada !!


* As recentes declarações do prefeito de Cabo Frio, Alair Correa cogitando reduzir verbas e pessoal na área da saúde causaram grande preocupação na população. O quadro atual já é caótico e com tais cortes a gestão que é incompetente vai beirar a irresponsabilidade.

* Ao longo dos últimos 20 anos, a Saúde em Cabo Frio enriqueceu muita gente e elegeu muita gente. Hoje, além disso tudo, está também matando muita gente. O "esquemão" de privatizar exames de menor ou maior complexidade, as UTI's, a Ortopedia, além de outros serviços na área, impediu a cidade de ter sua própria estrutura. Um município rico como Cabo Frio não poderia jamais ficar na mão de empresários privados como foi permitido pelos dois últimos "probos" governantes, drenando ao longo dos anos uma grande soma de recursos públicos que foram transferidos aos mesmos empresários privados, que serviram aos dois governos, beneficiando aliados e parentes.

* As carências promovidas pela deficiência no atendimento permitiu a eleição de vários políticos oportunistas que fizeram do assistencialismo na área sua plataforma de campanha. Isso foi verificado facilmente na última eleição em 2012 e tem tudo para repetir em 2016. Os "agentes políticos das maracutaias" estarão presentes de novo na eleição. A Saúde segue sendo um grande filão de votos para quem tem influência na área e pode privilegiar currais eleitorais com serviços que deveriam estar disponíveis para todos sem favor algum. Dinheiro nunca faltou, mas sobrou incompetência, desonestidade e falta de vontade política.

* Os desvios de recursos públicos e a falta de transparência nos contratos firmados com a iniciativa privada foram marcas destas duas últimas administrações. Um exemplo da cumplicidade destes dois governos ficou estampado no início deste "novo" velho governo Alair, quando o mesmo ao assumir, declarou para a mídia local que tinha descoberto, através de uma auditoria interna, uma série de irregularidades e desvios de verba pública na Saúde do município. Apenas declarou, mas não tomou nenhuma providência de determinar a adoção de uma Ação Civil Pública para apurar os valores envolvidos e a responsabilidade dos autores das fraudes no governo anterior de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes.

* Até quando a população de Cabo Frio vai aturar esta esculhambação na área da saúde com os mesmos governantes se revezando no poder ?
Sadomasoquismo político faz mal a saúde !!


* O Blog Iniciativa Popular Búzios publicou nova avaliação do ranking Alexa, referente aos blogs na Região dos Lagos. Confira:

"Os 10 melhores sites da Região dos Lagos em 2/Outubro/2015, segundo o Alexa.
Neste mês apenas duas mudanças de posição. O Jornal Folha de Búzios passou a ocupar a 2ª colocação desbancando o site Portal RC 24h, que passou para a terceira colocação. E o blog do Rafael Peçanha que ocupava a 7ª colocação passou para a 6ª, trocando de posição com o blog do Repórter Eduander Silva. No mais tudo permanece na mesma, exceto que todos melhoram muito suas posições no ranking brasileiro."

1º) - IPBUZIOS - 3.804º

2º) - JORNAL FOLHA DE BÚZIOS - 5.293º

3º) - PORTAL RC24H - 5.389º

4º) - REDAÇÃO FINAL BÚZIOS - 6.777º

5º) - HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE - 7.369º

6º) - BLOG DO RAFAEL PEÇANHA - 9.324º

7º) - REPÓRTER EDUANDER SILVA - 9.597º

8º) - JORNAL DO TOTONHO - 11.915º

9º) - CIDADANIA E SOCIALISMO - 12.216º

10º) - BÚZIOS ONLINE - 15.665º


* Mais uma "aprontação do Pé Grande":
O Governador Luiz Fernando Pezão, legislando em causa própria e de seus amigos milionários, vetou a emenda aprovada na ALERJ que aumentava para 4,5% a alíquota do IPVA para os veículos com motor de propulsão maior que 2.000 cilindradas ou 50 HP's.
O PSOL já tinha proposto uma emenda colocando uma alíquota de 6% para veículos com valor de venda acima de R$120.000,00, mas não foi aceita. Pezão, o "magnânimo para os ricos" vetou até mesmo os 4,5% aprovados pela ALERJ.

* Atitude muita estranha num momento em que o Estado precisa aumentar sua arrecadação e majorou as alíquotas, inclusive para os carros populares. Na campanha eleitoral Pezão negou que promoveria qualquer aumento no IPVA. Confira as novas alíquotas para 2015:

- 4,0% para automóveis de passeios e camionetas, inclusive flex, à gasolina ou a diesel, exceto utilitários;
- 2,0% para motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas;
- 1% para caminhões, caminhões-tratores e tratores não agrícolas;
- 1,5% para veículos com Gás Natural Veicular (GNV);
- 0,5% para carros com energia elétrica;
- 2,,% para ônibus e micro-ônibus;
- 1% para caminhões, caminhões-tratores e tratores nao-agrícolas.

* O nosso "bravo" deputado estadual Jânio Mendes, vice líder do governo, votou "tudo direitinho como o seu mestre mandou".
Só se engana quem quer !!


* Censurar a internet. Está é a nova pauta conservadora que está sendo discutida no Congresso Nacional, particularmente na Câmara dos Deputados, sob a liderança do "pilantra federal" e agora indiciado por diversos crimes na Lava Jato, Eduardo Cunha(PMDB).

* Foi aprovado nesta terça, dia 06/10, na Comissão de Constituição e Justiça, o PL 215/2015, de autoria da liderança do PMDB, que modifica o recém-criado Marco Civil da Internet. Em nome de punir "crimes contra a honra" nas redes sociais, ele poderá estabelecer na prática uma censura ao garantir o chamado "direito ao esquecimento" para figuras públicas. Os políticos terão o direito de apagar seu nome das pesquisas de buscadores como o Google.

* Caso seja aprovado depois em plenário, o projeto também facilitará a blindagem daqueles que tenham sido processados ou que se considerarem caluniadas. O projeto ainda prevê que será proibido ao cidadão postar nas redes sociais temas contra políticos processados, sob o risco, inclusive, de prisão.

* O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, composto por associações de jornalistas, órgãos de imprensa e advogados está contra o projeto de lei. A bancada do PSOL votou contra a medida.
Figuras sombrias da vida pública nacional devem estar satisfeitas. Alguns políticos de Cabo Frio também vão comemorar a aprovação do projeto !!


* Documento progressista ataca política de juros altos do governo Dilma e aponta alternativas à crise.

"Por um Brasil Justo e Democrático", que será lançado segunda-feira, em SP, pretende apontar uma política de longo prazo que garanta um "futuro mais promissor às novas gerações"

Pobreza e miséria aumentam no país com política de austeridade adotada pelo ajuste fiscal
São Paulo – Um grupo com mais de cem profissionais ligados ao pensamento progressista, entre economistas, urbanistas, cientistas políticos e outros, lançaram neste mês em São Paulo, o documento "Por um Brasil Justo e Democrático", que pretende alimentar o debate sobre os rumos do país, propondo alternativas que apontem para uma nova política econômica de longo prazo, de forma que o país retome o combate às suas graves desigualdades sociais e garanta um futuro mais promissor às novas gerações.

O documento elaborado a partir de diversos artigos surge da insatisfação do grupo com os rumos que foram adotados pela política econômica do governo a partir deste ano. Aponta subsídios para um projeto de desenvolvimento social e alerta que o ajuste fiscal em curso não vai nesse sentido. “O que nós estamos destacando é que a questão fundamental é financeira, pelos juros em que o caso do Brasil é único, não tem similar no mundo. Há países com dívida bruta três vezes maior do que o Brasil, mas que pagam a metade de juros. Esse é o grande desajuste fiscal brasileiro”, destaca o economista e professor da Unicamp Eduardo Fagnani, que coordenou a produção do trabalho.

Dividido em dois volumes, “Mudar para sair da crise - alternativas para o Brasil voltar a crescer” e “O Brasil que queremos - subsídios para um projeto de desenvolvimento nacional”, o documento tem a participação de instituições com papel ativo na defesa dos trabalhadores, como a Fundação Perseu Abramo, a Plataforma Política e Social, o Brasil Debate, o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e a Rede Desenvolvimentista
"Nós temos clareza de que a crise, até 2014, tão difundida como uma crise terminal da economia brasileira, não encontra respaldo nos dados econômicos. O cenário econômico foi contaminado pelo cenário político", afirma Pagnani, ao analisar que a crise não encontra nos dados a gravidade defendida pelos neoliberais. Ele identifica o esforço da direita em desconstruir o governo a partir das eleições de 2014. “Então, é uma crise totalmente fabricada, de certa forma, pelo terrorismo econômico do mercado”, destaca.

Essa opção liberal de política econômica impulsiona tentativas golpistas, na análise de Fagnani. "A nossa democracia é um evento tão recente e incipiente e até para a defesa da democracia é necessário mudar a política econômica. Existem outras alternativas, existe uma outra agenda que a gente também tem de se debruçar sobre ela, e não ficar restrito à agenda proposta pelos setores conservadores e pelo sistema financeiro."
A lógica de curtíssimo prazo só interessa ao sistema financeiro e o país não deve ficar sujeito a ela, segundo o economista da Unicamp Marcio Pochmann. “Este é um documento que vem sendo construído há mais de sete meses, com a preocupação de termos um olhar de médio e longo prazo para o Brasil”, afirma.

Fagnani indica que o Brasil precisa flexibilizar a política econômica com base no tripé macroeconômico – controle da inflação, câmbio flutuante e metas de superávit primário – para poder voltar a crescer e avançar nas conquistas sociais. “O Banco Central é independente, sua única missão é fazer a inflação ir para o centro da meta, e só tem uma bala na agulha, que é aumentar a taxa de juros. Mas essa gestão ortodoxa já está superada, nem mesmo o FMI e o Banco Mundial defendem esse tipo de política. Já fizeram uma autocrítica sobre isso, diversos países já flexibilizaram esse tripé”, afirma.

Para os autores do documento, um dos equívocos do governo Dilma é justamente a elevação dos juros de dois anos para cá. "Em 2013, a gente gastava cerca de 4,5% do PIB com pagamento de juros e hoje a taxa de juros está acima de 14%, e era 7,25% em 2013. A despesa com juros passou para 5,5% do PIB no final de 2014, e este ano estamos em 8% do PIB. Isso também contribuiu para que houvesse uma desaceleração da economia."
A solução não é simples, admite o economista, mas é necessário haver mudanças. "Essa política econômica vai ampliar o desemprego e a pobreza, certamente vai acontecer isso, que tirará o apoio ao governo dos setores que foram beneficiados nesses últimos anos com as políticas sociais.

Ajuste x desemprego x desigualdade social.
O aumento do desemprego aponta uma situação dramática e exalta o fato de o ajuste fiscal penalizar o trabalhador. "Nós saímos de 13% de desemprego em 2001 e 2002, e em 2014 era 4,8% e agora já está em 7,5% e a previsão para o final do ano é que chegue a 9% e devemos perder um milhão de vagas formais. Em um ano de ajuste você está regredindo no esforço feito."
Para Fagnani, o desafio do Brasil para o futuro é encarar a desigualdade, suas diversas faces, na renda, no trabalho, desigualdade tributária, na riqueza agrária, na riqueza urbana, na oferta e no acesso de bens e serviços públicos, como saúde e educação. "E a macroeconomia deveria estar a serviço desse projeto, assim como a consolidação da democracia e a reforma política." Para tanto, é fundamental manter as conquistas da Constituição de 1988, hoje ameaçadas por uma onda conservadora no Legislativo.

* Fonte RBA - Rede Brasil Atual.


* mais um partido criado no país.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (29), o registro para o Partido da Mulher Brasileira (PMB), a 35ª legenda oficialmente reconhecido no país. Com a decisão, a nova legenda poderá disputar as eleições municipais do ano que vem. O partido adotará nas urnas o número 35.
O estatuto do partido não proíbe a filiação de homens e rege-se "sem restrições de qualquer ordem: sexual, social, racial, econômica ou religiosa". Ainda conforme as regras, poderá se filiar "todo cidadão na plenitude de seus direitos políticos que estiver de acordo com o Manifesto e o Programa partidário".
O partido começou o processo de criação em 2008 e, desde então, obteve apoio de 501 mil eleitores, quantidade que supera o mínimo atualmente exigido pela lei, de 486 mil (o equivalente a 0,5% dos votos dados para o cargo de deputado federal nas eleições do ano passado).

O PMB também comprovou possuir mais de nove diretórios no país, outro requisito: já existem unidades em Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe.
Ao final da aprovação no TSE, a fundadora e presidente da legenda, Sued Haidar Nogueira disse que a ideia do PMB surgiu da necessidade de maior participação e respeito das mulheres em instâncias partidárias.
"Agora é um novo caminho que vamos trilhar, dentro do Partido da Mulher Brasileira, para que possamos ter os nossos direitos garantidos, afirmados, dentro de tudo aquilo que sempre buscamos", disse a fundadora, que é comerciante.
No site da legenda, o PMB se define como um partido de "mulheres progressistas", "ativistas de movimentos sociais e populares" e que, junto com homens, "manifestaram sempre a sua solidariedade com as mulheres privadas de liberdades políticas, vítimas de opressão, da exclusão e das terríveis condições de vida".

"Todos os partidos políticos têm mulheres, contudo a vida cotidiana de mulheres continua na mesma, dia após dia, ano após ano. Apesar do trabalho partidário perseverante de muitas mulheres, os interesses de mulheres nunca foram prioritários", diz o texto.
Em outro trecho, o partido diz que "a balança da história está mudando; a força perde seu ímpeto e, com satisfação observamos a Nova Ordem Mundial que será menos masculina, mas permeada pelos ideais femininos ou, melhor dizendo, será uma Era na qual os elementos masculinos e femininos estarão em maior equilíbrio"."

* Fonte G1.

* Nesta mesma sessão o TSE não aceitou o registro de um outro partido: O PNC - Partido Nacional Corintiano.
Algum juízo ainda resta aos ministros do tribunal, rs !!


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo".
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Moacir de Sousa:

"Todos nós sabemos do esforço das esferas do executivo para desmantelar a educação pública, essencialmente com sua lógica privatizante. A educação-mercadoria é um grande negócio para o poder privado. A pedagogia do mercado não gosta da educação pública por muitas razões. Uma delas é o princípio de solidariedade ao qual Chomsky faz alusão. Assim, por exemplo, muitos de nós estudamos em escolas públicas. Sentimos a necessidade de lutar para que novas gerações possam continuar frequentando o espaço público com melhores condições. A população paga impostos para que haja ensino público de qualidade. Este é o contraponto substancial à doutrina do individualismo liberal. A ideia egoísta de que devemos cuidar de nós mesmos e deixar todo resto de lado. A educação pública é uma ameaça a esse sistema de crenças, pois se fundamenta no senso de solidariedade, comunidade e apoio mútuo."


UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

ENGELS E O ESTATUTO DA FAMÍLIA

A definição de família como a união de um homem com uma mulher partindo do pressuposto que esta união gera filhos, significa muito mais do que alguma preferência religiosa ou preconceito moral. Trata-se de definir a família da forma mais operacional para o próprio modo de produção capitalista.
Desde a criação da propriedade privada, que levou à submissão da mulher ao homem, forma elementar do homem garantir paternidade dos filhos, ter a sua mulher como propriedade e poder então legar sua herança de forma precisa aos seus filhos legítimos, a monogamia tendeu a ser o modelo familiar padrão.

Engels aborda este tema em Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. É importante ressaltar que ele pensa a monogamia de forma diferente do que costumamos pensar: monogamia é desde que surge em sua forma mais essencial, a submissão de uma mulher a um homem, perpetuamente, com o objetivo de garantir a legitimidade da prole e a transmissão da herança (que é algo basilar e funcional para qualquer sociedade em que haja propriedade privada). Isso fazia e em alguns casos ainda faz com que os próprios casamentos sejam arranjados, fruto de negociações entre famílias importantes.

Outra coisa que talvez tenha mais a ver com a ideia trivial que temos de monogamia é o que Engels chamou de amor sexual individual, motivo diverso do motivo de propriedade, mas que também pode levar dois indivíduos a se unirem. Essa forma de relação "monogâmica" surgiu, primeiramente, entre os pobres (pois, sem propriedade, eles tiveram de achar outro critério para emular o comportamento das elites), por isso o amor é tão trágico nas obras de Shakespeare, quando as elites sonhavam com o amor tendo que cumprir a monogamia, entendida da forma descrita, como contrato de posse e submissão por obrigação.

Engels fala que o amor sexual individual, o amor que conhecemos, só poderia se desenvolver realmente a partir do estabelecimento do direito de divórcio por ambas as partes e o fim do regime de propriedade privada, que causa condicionamentos econômicos. Assim, duas pessoas que quisessem se unir livremente por amor poderiam e não teriam opressões de nenhum nível para fazê-lo de uma forma ou de outra. E igualmente, quem quisesse se unir de forma diversa, ou não se unir, não seria oprimido e nem discriminado por isso (visto que a sociedade não precisaria mais de um modelo padrão familiar, pois funcionaria sob outra lógica).

Em suma, a família monogâmica heterossexual é a "forma-ideal" das sociedades onde há propriedade privada. Isso transcende os ritos religiosos que refletem essa necessidade elementar do sistema e os preconceitos que são antes produto do que causa desta condição.


* HUMOR DA HORA
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão:

"Fazer aliança com PMDB é pior que criar corvo. Crie um peemedebista e ele te furará os olhos!"


* Daqui a pouco mais humor e poesia porque senão ninguém aguenta !!