sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A FALSA GOVERNABILIDADE




Governabilidade é uma palavra substantiva com definições complexas e abrangentes. Neste texto pretendo me ater a uma questão que é muito difundida pela mídia quando ela conceitua que para ter governabilidade é absolutamente necessário ter maioria no parlamento (legislativo), independente da esfera do poder. Considero este argumento como uma meia-verdade.

É óbvio que quando o Executivo tem maioria parlamentar fica mais fácil aprovar projetos, leis e fazer o processo de condução política. Entretanto, isso não pode servir de escudo para alianças estapafúrdias com partidos que possuem projetos antagônicos ou políticos reconhecidamente corruptos em nome desta formação de maiorias para sustentar a suposta governabilidade.

Está provado que no decorrer de qualquer governo esta troca escorre para o fisiologismo, condutas não republicanas, barganha, canalhice política e consequentemente, escândalos de corrupção. O exemplo maior deste fato é a forma de alianças que foi costurada no governo Lula e continua durante o governo Dilma.

Alianças sem base programática, pautada apenas em distribuição de cargos e benesses, emendas parlamentares individuais que o governo libera ou não, dependendo de como vota o parlamentar, ministérios entregues com porteira fechada, além de outros.

Alianças com políticos que antes eram execrados por serem notórios ladrões de dinheiro público como Sarney, Renan, Collor, Barbalho e Maluf são justificadas por esta falsa argumentação. Fatos semelhantes ocorrem nos estados e municípios.

Aqui em Cabo Frio constroem-se maiorias assim. Vereadores recebem cargos e benesses do executivo em troca de total subserviência para aprovar tudo sem nenhuma discussão. Não há uma efetiva fiscalização da aplicação do dinheiro público. Os vereadores eleitos pela população viram “vereadores do prefeito”. Foi assim no governo de Marcos Mendes e o fato se repete neste tenebroso governo Alair Correa.

Agora que o governo está no “bagaço” e ostentando altíssimos índices de rejeição aparecem alguns oposicionistas de última hora na Câmara, muitos porque tiveram interesses contrariados e vantagens retiradas. Ouviu-se um “silêncio profundo” durante 03 longos e tristes anos, em que vários casos escandalosos de desvios de dinheiro público pipocaram na mídia e nas redes sociais sem nenhuma ação fiscalizadora efetiva por parte dos nossos bravos vereadores.

Este tipo de “governabilidade” transforma a Poder Legislativo em apêndice do governo, e muitas vezes, longe da vontade e do interesse público. Fere de morte a institucionalidade que prevê a independência entre os poderes.

Estes embates entre o prefeito e os vereadores “oposicionistas da hora”, que tem ocorrido no último ano deste “novo” velho governo Alair, refletem esta situação quando os papéis não estão bem definidos. Bastou a “quebra de contratos” por parte do prefeito para os vereadores se rebelarem. O tempo e as ações futuras de ambas as partes vão novamente mostrar a população que este modelo precisa ser rompido e enterrado.

Normalmente, a maioria parlamentar construída sob estes parâmetros serve para votar projetos e leis que beneficiam grupos econômicos que bancaram campanhas políticas em detrimento da vontade popular. Querem enfiar goela abaixo da população que só é possível governar construindo maiorias, avalizando a prática do vale-tudo no ambiente político.

Quando as iniciativas de projetos e leis do governo são de interesse popular e vão comprovadamente promover mudanças positivas, através de políticas públicas que vão melhorar a qualidade de vida da população, nenhum parlamentar vai votar contra. Um governo eleito pela maioria tem credibilidade e força política para pressionar qualquer parlamentar que por interesses escusos se posicionar contra estas iniciativas.

Governar é definir prioridades. O orçamento não comporta todos os interesses. A maioria parlamentar é importante para o executivo quando a prioridade orçamentária não é a maioria da população.

O quadro político não mudará se continuarmos aceitando e dando nosso aval através do voto a este modelo de suposta governabilidade. Ganharão sempre os mesmos.

Temos que questionar certas “verdades” que a mídia altamente comprometida com os interesses econômicos e dominada por grupos políticos conservadores quer nos impor como senso comum e realidade única e inevitável.


“A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.”
Eduardo Galeano



Cláudio Leitão é economista, professor de história e membro da executiva municipal do PSOL em Cabo Frio – RJ.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Pesquisa recente apontou que a saúde é a área de maior queixa da população de Cabo Frio. Com a queda da arrecadação o quadro está dramático. O fechamento da UPA, a falta de remédios e insumos básicos nos hospitais e postos de saúde,a dificuldade de realização de exames, inclusive os mais simples, a falta de profissionais da saúde em número suficiente para atender a população e a incompetência e má vontade política na gestão são fatos incontestáveis. O dever de casa eles até sabem, mas não o fazem por motivos diversos, principalmente pelos interesses privatistas e pelas possibilidades do assistencialismo em troca de votos.

* Investir prioritariamente na saúde básica, através do Programa Estratégia Saúde da Família, as ESF's. Cobrir 100% do município com os postos de UBS - Unidade Básica de Saúde. Tratar e prevenir as doenças crônicas ou de base, visando reduzir as demandas emergenciais que geram maiores custos ao município. Estes postos precisam estar informatizados e preparados para que ali sejam feitas as marcações de consultas e o atendimento multidisciplinar preventivo, eliminando esta famigerada Central de Marcação de Consultas que nunca vai funcionar adequadamente, pois é um erro conceitual na área.

* Construir uma estrutura própria, principalmente um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Centro Ortopédico Municipal. Equipar os hospitais com UTI's próprias, uma Cardiológica, uma Pediátrica e uma Neo-Natal, que podem ser adquiridas por financiamento de longo prazo, reduzindo as terceirizações apenas aos exames de maior complexidade. São todas medidas imperativas.

* Acabar com a farra do assistencialismo e do derrame de recursos públicos para a iniciativa privada é possível, factível e viável, basta fechar os ralos da corrupção, fazer uma gestão técnica e competente, ter vontade política e espírito público de verdade. É um processo que precisa começar logo e que a médio prazo mudará a face da saúde do município.


* São lamentáveis as denúncias que chegam sobre a atual situação do Canil Municipal de Cabo Frio. As instalações inadequadas para cuidar dos animais e a falta de ração são as principais queixas dos protetores de animais. Tem várias campanhas de ajuda e doações rolando no face e outras redes sociais.

* Há um tempo atrás a prefeitura prometeu uma obra saneadora no Canil, mas novamente não cumpriu. Várias promessas já foram feitas neste sentido. O Canil vem sendo mau cuidado desde o governo de triste memória de Marcos Mendes.

* Impressiona também a quantidade de animais abandonados pelas ruas da cidade, principalmente cães e gatos. Tem alguns que tem aparência de estarem bem cuidados, sinalizando abandono recente. Como pode uma pessoa ter o convívio com o animal em sua casa, receber dele carinho e amor descompromissado e realizar um ato tão vil de abandonar ao acaso o seu animal de estimação ?


* Abaixo vai a minha "turminha". O labrador Lenin, homenagem óbvia, um cão carinhoso e alegre, mas problemático porque sofre de alergias diversas, inclusive de natureza alimentar. Sempre está exigindo um cuidado especial.


* Estes são o gato preto Bertoldo, homenagem a Bertolt Brecht, uma gato levado, folgado e brincalhão. A outra é a gata malhada Frida, homenagem a Frida Kallo, uma gata manhosa, comilona e preguiçosa.

* É necessário que a cidade tenha uma política pública especifica para esta situação. É um caso inclusive de saúde pública, em função das zoonoses que podem ser transmitidas. É preciso recuperar o Canil Municipal e implantar uma pequena clínica veterinária pública para atendimento e castração.

* Este papo de que a crise não deixa é para "boi dormir". Administraram mal a "fartura" e na primeira queda de arrecadação mergulharam a cidade, aí sim, numa "crise de gestão" que serve de desculpa para não realizar nada. Mas o que esperar de governos que estão aí há 20 anos e que não trataram decentemente da saúde da população. Como vão ter sensibilidade para cuidar dos animais abandonados ?


* Em assembleia realizada ontem, os profissionais da educação de Cabo Frio votaram pela manutenção da greve. Suspenderam a ocupação e o acampamento em frente a prefeitura e saíram em passeata pela cidade, no trajeto compreendido entre a sede da prefeitura e a Ponte Feliciano Sodré. Ali foi realizado um ato de protesto, pois apesar do pagamento dos salários com mais de 15 dias de atraso, restam ainda pendentes outros direitos.

* Um impasse está criado. O governo em sua postura arrogante e autoritária não recebe a direção do sindicato para negociar e os professores, evidentemente, não podem abrir mão de suas justas reivindicações. É impressionante a falta de sensibilidade social deste "novo" velho governo Alair. Isso sem falar do claro descumprimento de leis trabalhistas.

* Para completar, com um pouco de humor diante do terror, os professores resolveram criar um bloco de carnaval denominado "Alair pede para sair. Sem negociação, não há solução", que vai ter a seguinte marchinha:

Explode meu cartão
Meu talão
Isso é maldade
A culpa é do Alair
Que o povo pede pra sair dessa cidade

Lá vou eu
Riala pros amigos
Mas eu não sou não
Sou mais um trabalhador
Vou chegar em fevereiro
Como o maior devedor

O Lanche do Operário
O genro até que gostou
O Córrego é Rico
O bucho é ouro
Isso não pode não
Alair é a vergonha da nação

Quero pagar minhas contas
Eu vou
Prefeito é muito covarde
Surtou
A culpa sempre é do hacker
Isso não vale
Vai com seus genros bem pra longe da cidade.

* Agora é seguir o bloco e manter a luta viva durante a folia !!


* Eu sou um atento observador das redes sociais na internet. Acho que é um dos grandes movimentos de comunicação de massas no mundo. A velocidade com que a informação circula é impressionante. O Brasil está entre os cinco países com maior número de assinantes no facebook, talvez o mais importante veículo das redes sociais. Os blogs também ganharam uma dimensão muito maior. Tem blogs mais lidos do que jornais.

* Discute-se de tudo, de religião a política. Posta-se de tudo, inclusive vídeos íntimos. Tem mensagens e várias notícias positivas, mas tem também muita agressão verbal e atitudes de ódio e intolerância. No fim, acaba sendo representativo do que tem de bom e ruim em nossa sociedade.

* No campo político começa a ser percebida como um ótimo instrumento de propaganda pessoal, partidária e institucional. Entretanto, funciona muitas vezes como “uma faca de dois gumes”, pois quando a informação postada é falsa e enganadora, o retorno negativo é devastador para o político.

* Muitos já ganharam eleição com uma ajuda importante da internet. O exemplo mais evidente foi o de Barak Obama nos EUA. Muitos já perderam muitos votos a partir de veiculação de notícias pela internet.

* Aqui no Brasil também cresceu muito o uso político das redes sociais. Existem verdadeiros “exércitos de gente” conectada fazendo propaganda e batendo nos adversários. É uma “guerra” muito louca, as vezes leal e as vezes nem tanto. Atinge a todas as classes sociais, embora os efeitos das informações tenham impactos, interesses e interpretações diferentes.

* Este ano com a redução do tempo de campanha eleitoral, tanto nas ruas quanto nas TV’s e rádios, ganhará uma importância ainda maior. Batalhas de informações serão travadas pelas redes sociais. Hoje, até doações podem ser feitas via internet. O seu poder de informação e convencimento chegou para ficar. Devemos todos ficar atentos.


* Reforma na Previdência para quem?
Especialistas afirmam que estabelecer idade mínima para aposentadoria é desnecessária e injusta: sistema opera com superávit e mudança prejudica quem começou a trabalhar mais cedo.

São Paulo – "Não precisa de reforma na Previdência, mas se o governo acha que politicamente tem que dar resposta ao mercado e fazer reforma, que faça, mas que não dê a justificativa que é por falta de recurso, porque a Previdência tem superávit." A afirmação é professora e pesquisadora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Gentil.
Ela sustenta que o cálculo do déficit previdenciário do governo e divulgado pela mídia não está correto, e sob um argumento difícil de refutar, já que se baseia na Constituição Federal. O artigo 195 determina as fontes de receita do sistema de seguridade social, que além da Previdência abrange o Sistema Único de Saúde e os programas sociais, como o Bolsa Família. Segundo o artigo 195, são quatro as fontes de receita para a seguridade social: tributações sobre a folha salarial, sobre o faturamento e lucro das empresas, sobre as importações e sobre as receitas de concursos de prognósticos (as loterias).
"O governo isola e retira a Previdência de dentro desse sistema de seguridade social, pega uma só fonte de receita, que é a tributação sobre a folha de pagamento e faz a conta 'receita menos despesa', que dá déficit, mas esse cálculo não está previsto na Constituição Federal", reforça.
Segundo Denise, se for calculado como rege a Constituição, o sistema de seguridade social como um todo apresentou superávit de R$ 56 bilhões em 2014.

* Idade mínima

Para Rosa Maria Marques, professora titular de economia da PUC São Paulo, a discussão sobre a introdução de idade mínima para aposentadoria se dá porque a população brasileira está envelhecendo, e isso pode criar um problema financeiro, caso não se altere nada. Mas ela salienta que a idade já é considerada, tanto no fator previdenciário – criado na gestão de Fernando Henrique Cardoso e que diminui o valor das pensões por tempo de contribuição – quanto na fórmula 85/95. O que está sendo pensando, no entanto, vai além disso: a introdução de uma idade mínima igual para todos.
"A discussão da idade mínima não é a solução mais adequada, porque prejudica quem entrou no mercado de trabalho mais cedo. Além disso, se a realidade mudou, por que não se pensar em outros tipos de contribuição, taxando o capital financeiro, por exemplo?"
A professora da PUC ressalta ainda que por meio do mecanismo chamado Desvinculação de Receitas da União (DRU), cerca de 20% do orçamento da seguridade social são destinados para outros fins, sobretudo para o pagamento dos juros da dívida pública. O governo pretende aumentar para 30% esse montante. Rosa ainda alerta para o fato de que setores políticos, sobretudo dentro do PMDB e do PSDB, pretendem a total desvinculação dos recursos destinados à seguridade social.
Para ela, o mais justo é manter a combinação entre idade e tempo de contribuição, como ocorre atualmente, com a fórmula 85/95.

Pilares

A Previdência Social do Brasil completa 93 anos e é, atualmente, uma das principais indutoras do combate à desigualdade no país.
Entre 2001 e 2012, o total de benefícios diretos do segmento urbano cresceu 48% (passando de 11,6 milhões para 17,2 milhões de beneficiários), enquanto na Previdência Rural o acréscimo foi de 38% (de 6,3 milhões para 8,7 milhões). Segundo a Pnad (Pesquisa por Amostra de Domicílio) de 2001, do IBGE, para cada beneficiário direto há 2,5 indiretos (membros da família). Em 2012, a Previdência Social beneficiou, direta e indiretamente, mais de 90 milhões de brasileiros.
A maior parte desses benefícios corresponde ao piso do salário mínimo. Em dezembro de 2012, 46% dos benefícios pagos aos segurados urbanos (7,9 milhões de beneficiários diretos) e a totalidade paga aos rurais (8,7 milhões) tinham valor equivalente ao piso. A expressiva política de valorização do salário mínimo elevou a renda desse contingente em mais de 70% acima da inflação.
Os dados da Pnad 2011 revelam que 82,1% dos idosos brasileiros estavam protegidos pela Previdência Social (a média dos países da América Latina gira em torno de 30% da sua população).
Estudos do Ipea mostram ainda que, entre 2001 e 2011, a Previdência Social contribuiu com 17% para a queda da desigualdade medida pelo índice de Gini. No entanto, no subperíodo 2009-2011, pela primeira vez, os rendimentos da Previdência apresentaram a maior contribuição (55%) para a queda da desigualdade, superior à contribuição do mercado de trabalho (Ipea, 2012).

* Fonte: Rede Brasil Atual


SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado no blog pelo Cesar Mondaini Coutinho:

"Dispersar os votos conscientes sempre foi uma estratégia de governantes, o que não é ilegal, mas manter o povo desinformado e faminto isso sim é ilegal, é imoral e não engorda.
Subjugar pessoas condenando-as à miséria, à fome e ao abandono é desumano, cruel e torpe.
Mantidos assim, o voto dessa parte da população é um voto de gratidão àquele último que lhes matar a última fome antes das eleições. Mantê-los assim faz parte da tática eleitoral mais suja e nojenta de que se tem notícia, pois são presas fáceis de políticos predadores que fomentam o assistencialismo e o clientelismo, fornecendo-lhes alimentos, remédios e subempregos. É, pois, uma prática vil e mórbida de "arrebanhar" votos, sobretudo aqueles de última hora.
De nada adianta as pessoas acharem este ou aquele político gente boa, legal, certinho e que fala tudo o que se quer ouvir, se seus votos vão afinal para a escória da política."


UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MARX POR DAVID HARVEY

Harvey fala o seguinte para explicar este parágrafo de Marx, que é sua primeira citação à luta de classes em O Capital:

"A aceitação, por ambos os lados, de uma noção de "direitos" é uma declaração de fato que diz respeito à hegemonia das noções burguesas de direitos. Marx, porém, mostra imediatamente que o problema da duração da jornada de trabalho não pode ser resolvido com um apelo a direitos, às leis e legalidades da troca (um argumento paralelo a seu ataque contra o conceito proudhoniano de justiça eterna). Questões deste tipo só podem ser resolvidas por meio da luta de classes, na qual a "força" decide entre "direitos iguais". Essa descoberta tem ramificações no entendimento da política do capitalismo contemporâneo. Em tempos recentes, houve um aumento considerável de rights talk [conversas sobre direitos] e investiu-se uma quantidade enorme de energia na ideia de que a promoção de direitos humanos individuais é um caminho para moldar um sistema capitalista mais humano. O que Marx mostra aqui é que muitas questões importantes, postas em termos de direitos, não podem ser resolvidas se não forem reformuladas em termos de luta de classes. A Anistia Internacional, por exemplo, lida suficientemente bem com direitos políticos e civis, mas tem dificuldade para estender seus interesses à esfera dos direitos econômicos, porque não há como resolvê-los sem tomar partido, ou a favor do capital, ou a favor do trabalho. Percebemos aqui o cerne do argumento de Marx. Não há como julgar "imparcialmente" entre direitos iguais (ambos com a chancela da lei da troca). A única coisa que podemos fazer é lutar pelo nosso lado do argumento. Por isso, esse capítulo termina com uma observação bastante cética sobre um "pomposo catálogo dos 'direitos humanos inalienáveis'", em oposição ao que podemos conseguir com a luta de classes."

Referência: HARVEY, David. Para entender O Capital: livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013. p. 137-138

"Para Entender O Capital", de David Harvey, disponível para download em nosso grupo:https://www.facebook.com/groups/557711580977919/865180453564362/


HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão:

"São Paulo parece a capital do Líbano: Maluf, Kassab, Haddad, Skaf, Alckmin e o Sírio Libanês!"


* Mais tarde um novo texto sobre o momento político nacional e municipal !!

sábado, 23 de janeiro de 2016

CORAGEM E COERÊNCIA POLÍTICA




A população de Cabo Frio assiste a um “estranho fenômeno político" neste momento em que o governo Alair agoniza e revela toda a sua incompetência na gestão. Todos os partidos e políticos que apoiaram este governo na eleição de 2012 tem tido duas atitudes distintas:

Uns se calam e se escondem. Não saem nem as ruas para não ter que dar explicações à população. Apoiaram e agora se omitem !

Outros que também apoiaram durante 03 tristes e sombrios anos, de repente, viraram ferrenha oposição, comentando que tudo isso faz parte de um “atraso de 20 anos”.

Ué, não perceberam isso no início ?

A “miopia seletiva” destes cegou de propósito para não enxergar e participar das mesmas velhas práticas já repetidas por Alair em governos passados. Era uma tragédia anunciada.

De nossa parte, quero dizer que estamos no mesmo lugar que estávamos em 2008 e 2012, denunciando que tudo isso ia acontecer: na trincheira de luta oposta a estes embusteiros.

Tá lá, tudo gravado nas entrevistas, debates e programas eleitorais da campanha passada. Depois ainda nos acusam de “radicais”.

Pular do “barco” agora e trocar de partido num momento em que o governo está no bagaço é mole. Quero ver é ter coragem e coerência desde o início para se colocar contra todos estes desmandos.

O quadro é claro. Só se engana quem quer !!


Claudio Leitão é economista, professor de história e membro da executiva municipal do PSOL - RJ.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

RAPIDINHAS.................




* O prefeito de Cabo Frio, Alair "Mendes" Correa mentiu novamente na mídia local dizendo que já tinha efetuado todos os pagamentos aos servidores. Funcionários das mais diversas áreas da administração pública continuam sem receber o seu salário. É inacreditável tamanha desfaçatez !

* Enquanto isso, segue a ocupação da prefeitura pelos profissionais da educação. Com a ordem judicial de retirada de dentro do prédio, o acampamento está instalado na praça em frente.

* A justiça se apressou em atender o jurídico da prefeitura deferindo a desocupação do imóvel, mas não teve a mesma destreza de obrigar o prefeito a fazer o pagamento, apesar do deferimento de liminar. Dois pesos e duas medidas !!

* Esta é uma das facetas da justiça brasileira. Atende de imediato ao poder estabelecido, mas não tem nenhuma pressa com as demandas dos trabalhadores.

* A greve precisa do apoio de todos os segmentos da sociedade, pois a educação afeta toda população. Hostilizar pessoas que dão claro apoio ao movimento por ter filiação partidária e atuação política é um equívoco. O PSOL é um dos partidos que mais defendem a educação no país. É preciso uma "leitura política" melhor do fato.

* O PSOL tem vários dirigentes, militantes e parlamentares professores, que estão diretamente envolvidos nesta luta no país, no estado e no município. Ninguém vai no ato para pedir votos ou com interesse eleitoral. Vai para abraçar os companheiros e dar mais força ao movimento. A luta pela educação pública de qualidade está no DNA de qualquer militante, ainda mais quando o mesmo ainda é professor.

* Este "briga" de Alair com o vereador Adriano Moreno está estranha. A princípio, os dois estão errados. O prefeito não tem que oferecer portarias para vereador. O vereador não tem que aceitar portarias do prefeito, inclusive de parentes, sob pena de perder a independência para fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público. Os que recebem estão na base do governo e "engolem" tudo.

* Isso fere de morte a independência dos poderes, um dos valores mais importantes da República. O executivo governo e indica os cargos, o legislativo fiscaliza e propõe leis, "de preferência" visando o interesse público. Ninguém tem que achar normal este fato. Isso não é política nova, pelo contrário, é a mais velhas das práticas políticas que vem desde a República Velha.

* Com todo o respeito a todos os agentes políticos de Cabo Frio, mas somos a única oposição a esta falsa polarização. Estivemos sempre do mesmo lado, o lado do trabalhador, dos segmentos médios da sociedade e dos excluídos socialmente, apesar de enfrentarmos uma conjuntura política desfavorável e a falta de uma melhor estrutura partidária.

* Todos os outros foram ora aliados e ora adversários, de acordo com suas conveniências pessoais ou de grupos. Isto é um fato inquestionável. Ter coerência e independência política são atitudes para poucos !!

* Divergências políticas e críticas ideológicas são situações próprias da democracia e do ambiente político, e logicamente, não estamos imunes a isso. Compreendemos perfeitamente este contexto de críticas. Servem inclusive para revermos ações e estratégias.

* A educação no estado padece em todos os sentidos e os nossos "bravos" deputados, Jânio e Marquinhos, ambos Mendes, só veem defeitos em Cabo Frio( que de fato é horrível) e se calam vergonhosamente diante do aliado Pezão do PMDB. São "defensores seletivos" da educação.
Só se engana quem quer !!

* Dólar a R% 4,16, Taxa Selic a 14,25% ano, desemprego em alta, inflação com tendência de subida, arrocho fiscal e salarial, redução do crédito. Tudo isso misturado com recessão econômica. Putz !!
Quem vai nos salvar do "partido dos trabalhadores" ?

* Frase de Lula esta semana: "Não existe no país uma viva alma mais honesta do que eu".
Resposta de Paulo Maluf: "Que isso companheiro Lula, essa frase é minha".
Maluf lacrando é dose !!

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

"Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário".
George Orwell

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

É PRECISO SAIR DOS MUROS E ASSUMIR POSIÇÃO POLÍTICA




Os comentaristas da mídia local, blogueiros e internautas que escrevem sobre política nas redes sociais em Cabo Frio precisam entender com mais clareza nossa posição política. Como nós do PSOL não somos ligados a nenhum grupo político na cidade, emitimos de forma independente opiniões e críticas ao modelo de gestão pública implantado nesta cidade há 20 anos.

Alair, Marquinhos, seus novos e velhos aliados e “candidatos satélites” representam uma bipolaridade que não existe, pois estes agentes públicos representam o mesmo “esquemão”, sendo ora aliados e ora adversários de acordo com seus interesses pessoais ou de grupos. É fácil de observar este fato, basta olhar as alianças estabelecidas em eleições passadas. Tudo isso é fruto de uma construção estimulada pela mídia e aceita por grande parte da população.

Minha posição política e do PSOL na cidade é clara e cristalina desde 2008. O Partido tem tido coerência em todas as suas intervenções, principalmente para quem acompanha o dia a dia da política no município. Em todas as campanhas políticas, nos debates e entrevistas, no nosso blog e no Programa Cidadania e Socialismo, que ficou mais de 3 anos no ar, reproduzimos essa posição. Só não vê quem não quer ou tem motivos inconfessáveis para não admitir.

Está tudo gravado. Nunca ficamos em cima do muro. Fazemos críticas duras e apresentamos propostas viáveis para que se possa materializar o processo de mudança na cidade. Esta conversa de que temos quer ser apenas propositivos sem apontar as mazelas do sistema é papo furado. Isso serve para quem quer posar apenas de "bom moço" ou quem não tem a coragem e a independência necessárias para apontar possíveis desvios. A partir das críticas e das falhas é possível construir novas soluções mais eficazes e duradouras.

Somos a única oposição a esta falsa polarização. Estivemos sempre do mesmo lado, o lado do trabalhador, dos segmentos médios da sociedade e dos excluídos socialmente, apesar de enfrentarmos uma conjuntura política desfavorável e a falta de uma melhor estrutura partidária.

Alguns críticos sem nenhuma base de análise real ainda nos chamam de oportunistas. É um argumento sem sentido.
Qual o oportunismo em militar politicamente num pequeno partido de esquerda, socialista, com pouquíssimos recursos, que faz enfrentamento com o esquema dominante na cidade e que não faz coligações em troca de cargos e benesses ?
Seria o oportunista mais idiota no mundo.
Tem que ter muita má vontade para não ver isso!
Divergências políticas e críticas ideológicas são situações próprias da democracia e do ambiente político, e logicamente, não estamos imunes a isso. Compreendemos perfeitamente este contexto de críticas. Servem inclusive para revermos ações e estratégias.

Aqui em Cabo Frio o partido é formado por trabalhadores, a maioria nunca exerceu cargo público, por isso temos toda a legitimidade, igual a qualquer cidadão, de sermos críticos a estes governos que ao longo de todo esse período não contemplaram a nossa visão de como devem ser geridas as finanças públicas da cidade e as relações políticas que devem ser travadas com o legislativo e a sociedade civil.

Temos o direito democrático de defendermos uma ampla renovação política na cidade. A população que julgue nossas ideias e propostas e se achar consequente nos dê uma chance de prová-las. Temos feito críticas políticas, sem ataques pessoais e sem o uso de expressões chulas que ataquem a dignidade da pessoa, mas muitas vezes, estas críticas são duras e incomodam, e na falta de argumentos para contraditá-las, temos sido vítimas de interpretações equivocadas, ataques pessoais, provocações e difamações.

As minhas candidaturas "fogem" completamente a compreensão conservadora que muita gente tem da política. Não me elegi, é certo, mas não me omiti como alguns que ficam me criticando sem me conhecer, mas que se limitam a ficar em frente à tela do computador ou sentado nas macias poltronas da sala de estar.

O PSOL se colocou como alternativa visando participar do processo político por não concordar com o que ocorre na cidade há 20 anos. Foram sempre candidaturas corajosas e independentes e que nunca se apequenaram diante do poder econômico exibido pelos nossos adversários, bancados financeiramente pelos "mesmos senhores de sempre", que são aqueles que querem que nada mude.

As candidaturas não seguem os padrões conservadores do pragmatismo político oportunista, bancadas por alianças estapafúrdias e pelo dinheiro dos que vão nos explorar e oprimir depois. As minhas candidaturas e as demais que virão (para alegria de uns e desespero de outros) são de enfrentamento a este modelo de gestão e a esta estrutura sociopolítica que implantaram neste município e que hoje, após todos esses anos, mostra claramente seu esgotamento e confirma que não atendeu adequadamente as demandas da população.

É só olhar o baixo nível das políticas públicas essenciais na cidade: educação, saúde, saneamento, transporte, emprego e renda, habitação popular, meio ambiente, segurança pública, lazer, cultura e esporte. Conseguiram até dar calote no servidor público, num ato de covardia sem precedentes.

São candidaturas movidas por questões ideológicas, com outro olhar na forma de organizar os bens coletivos, além de servir também a um processo de construção partidária. Faço e continuarei fazendo o meu papel colocando o meu nome e as ideias defendidas pelo meu partido para apreciação da população. Ela sim, é a responsável por suas escolhas e determinar vitórias e derrotas. É responsável também por acolher as consequências destas escolhas.

Temos hoje no país um processo político-eleitoral dominado pelo poder econômico, que faz as pessoas desacreditarem em mudanças pelas via política. Verdadeiros pilantras e ladrões do dinheiro público, que exibem suas evoluções patrimoniais na "cara da população", apoiados por este sistema de financiamento privado de campanhas, comprando votos e a consciência de grande parte da população pobre e se elegendo com uma facilidade impressionante.

A vitória eleitoral não está diretamente relacionada à capacidade e ao preparo do candidato. Muita gente também sabe disso, por isso continua votando, tentando mudar e construir novas alternativas. Informação, renovação, coragem e ousadia serão palavras chaves para 2016.

Estarei nesta luta e mais uma vez colocarei meu nome à disposição, isso se o partido e o conjunto de nossa militância assim o reafirmarem. A vitória me fará feliz, pois vou poder participar de forma mais ativa e atuante de um conjunto de mudanças sem dar obediência servil a este domínio do grande capital representado em nosso município pelos antigos coronéis locais.

Entretanto, a derrota não vai me envergonhar e nem me abater para o prosseguimento das lutas. Não vejo cargo público eletivo como obsessão e nem sou carreirista político. Se fosse assim não militaria no PSOL. Não dependo da política para sobreviver e nem tenho ambições patrimoniais. Norteio-me por outros valores, onde os ideais socialistas, a solidariedade e os interesses coletivos tem papel preponderante.

Derrotado é quem dobra os joelhos, se agacha e não luta por mudanças.
Só a luta muda a vida !!


Claudio Leitão é economista, professor de história e membro da Executiva Municipal do PSOL Cabo Frio - RJ.

domingo, 17 de janeiro de 2016

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Ninguém acredita que esta enésima reforma do secretariado vai representar alguma melhora no processo de gestão deste "novo" velho governo Alair. Novamente é composto um secretariado na base do improviso e sem planejamento. A "família" segue nas pastas chaves, principalmente aquelas que tem de fato orçamento para operar.

* Secretariado enxuto e planejado deveria ser obrigação de início de governo, evitando os tradicionais inchaços da "máquina pública", fato que ocorre em Cabo Frio há 20 anos. Estrutura pesada e com cargos em sobreposição nunca funcionam na administração pública. Servem apenas para acertos pré-eleitorais, sem nenhum benefício para o município.

* O critério político na nomeação sempre existirá, mas é preciso que ele venha acompanhado também da questão técnica. Quem escala o "time" tem total responsabilidade pela atuação dos escolhidos. Um dos pilares básicos da administração é colocar "as pessoas certas nos lugares certos". É necessário também conjugar um trinômio: planejamento, investimento e gestão. Os "caras" nunca fazem isso, logo, não pode dar certo !!

* Centralizadores por excelência, tanto Marquinhos quanto Alair, nomeiam secretários sem "expertise" para as pastas, obtendo com isso maior controle sobre as mesmas. Na maioria das vezes isso é proposital, limitando a capacidade operacional da secretaria. Governos assim nunca promovem políticas públicas satisfatórias para a população. Engraçado é ver a cara de pau dos aliados do ex-prefeito Marquinhos criticando tudo isso. Subestimam nossa memória e nossa inteligência !!

* Esta é a nova composição do secretariado de Alair. Analise você mesmo:

Sérgio Santa Rosa – Secretaria de Governo, Comunicação, Turismo, Eventos e Habitação.
Paulo Henrique Corrêa - Secretaria de Obras, Transporte, Planejamento, Reg. Fundiária e Agricultura.
Dr. Juliano Almeida - Secretaria de Administração, Estatística, Procon e Ouvidoria.
Ana Ecilda Giordano de Souza - Secretaria de Assistência Social, Melhor Idade, Combate as Drogas e Criança e Adolescente.
Alfredo Gonçalves - Secretaria de Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia.
Jailton Dias Nogueira Junior - Secretaria de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Ordem Pública
Dr. Carlos Ernesto - Secretaria de Saúde.
Juciara Noronha - Secretaria de Educação
Axilles Corrêa - Secretaria de Fazenda e Desenvolvimento da Cidade.

* Salve-se quem puder !!


* MAPA DA VIOLÊNCIA - 2015

Cabo Frio é a cidade mais violenta do Estado do Rio e ocupa a 88ª colocação no ranking nacional. Búzios e São Pedro da Aldeia também estão entre as 250 cidades mais violentas do país, de acordo com o Mapa da Violência 2015.

* No ranking divulgado pela Revista Exame, o município cabofriense ocupa a 88ª colocação, sendo a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a aparecer na listagem. O levantamento leva em conta a taxa média de homicídios por 100 mil habitantes, no período entre 2010 e 2012 e o número absoluto de homicídios provocados por arma de fogo no mesmo período. Os dados levam em conta o número populacional de cada cidade.

* Ainda de acordo com o Mapa da Violência 2015, mais de 112 mil pessoas foram mortas por armas de fogo nos mais 5,5 mil municípios brasileiros. Na 88ª colocação e com população de 195.197 mil habitantes, Cabo Frio teve a taxa média de homicídios por 100 mil habitantes de 46,1, totalizando 270 casos no período do estudo. Armação dos Búzios ficou na 134ª colocação, com média de 40,3 e total de 35 mortes. São Pedro da Aldeia ocupa a 242ª colocação, com média de 30,6 e 23 homicídios.

* A cidade mais violenta no país é Simões Filho, na Bahia. Entre 2010 e 2012, o município somou 126 mortes por armas de fogo para cada 100 mil habitantes. No ranking das 250 cidades mais violentas, 12 municípios do Estado do Rio aparecem. Cabo Frio ficou na frente de municípios como Nova Iguaçu, com população estimada em 801.746 habitantes, ocupando a 112ª colocação no ranking, com média de 42,8 e 1029 homicídios. Duque de Caxias, com 867.067 habitante, tem média de 35,3 e 918 homicídios. Belford Roxo, com 474.596 habitantes, tem média de 29,4 e 30,2 homicídios e a capital Rio de Janeiro, com população estimada em 6.390.290, média de 18,7 e 19,4 homicídios.

* Araruama escapou do ranking por pouco. O município ficou na 257ª colocação, com média de 29,2 e 30,4 homicídios; Iguaba Grande está na posição de número 481, com média de 18,0 e 19,4 homicídios. Já Arraial do Cabo aparece na 724ª colocação, com média de 11,8 e 13,0 homicídios.

* Fonte: Revista Exame.

* 20 anos de descaso em várias políticas públicas, principalmente aquelas voltadas à juventude, produzem resultados como este que Cabo Frio tristemente ostenta. As causas do aumento da violência urbana são muitas, mas é inconteste que sem escola, esporte, cultura, emprego, enfim, oportunidades, vamos perder nossos jovens para a criminalidade.

* Nestes tristes e catastróficos números estão as assinaturas dos dois últimos prefeitos da cidade: Marcos Mendes e Alair Correa. Ambos estão multiprocessados e muito ricos. O fato não é mera coincidência !!


* O blog torna pública uma denúncia que nos chegou através de um leitor:

ATENÇÃO POPULAÇÃO DA REGIÃO DOS LAGOS QUE É REFÉM DA Auto Viação Salineira:
A empresa, através de seus funcionários, está alegando não ter R$0,05 centavos de troco para a passagem que custa R$4,95. Com isso, as pessoas estão pagando R$5,00 na passagem.
NÃO DEIXEM ISSO ACONTECER.
O DETRO-Departamento de Transporte Rodoviário do RJ determina que caso não tenha o troco exato, a passagem deve diminuir até que se tenha o troco para dar, ou seja, se a passagem custa R$4,95 e a empresa alega não ter R$0,05 centavos, o trocador deve cobrar R$4,90 (se tiver moeda de R$0,10), e assim por diante.
Em caso de negativa por parte do trocador, anotem o número de ordem no ônibus (que começa com RJ 196 ou RJ 111) e denunciem ao Detro através do site http://www.detro.rj.gov.br/contato.php, pelo telefone (21) 3883-4141, pelo Whatsapp através do número (21) 98596-8545, ou através do aplicativo "Fiscal de Bolso", disponível na sua loja de aplicativos. ‪#‎Detro‬ ‪#‎Salineira‬ ‪#‎RegiãoDosLagos‬ ‪#‎DãoUmaDeEspertoMasEuSouMais‬

* A concessão do transporte público em Cabo Frio é uma das "operações políticas" mais nebulosas da cidade. A exclusividade foi sempre obtida através de licitação direcionada e permanece há vários anos contestada na justiça, através de uma ação civil pública movida pelo Movimento Ecoar e populares. Uma ação conjunta da prefeitura nos governos de Marcos Mendes/Alair Correa e do departamento jurídico da empresa conseguiu "engavetar" o processo que dorme sem a devida apreciação.

* Enquanto isso, temos aumento abusivo, o fim do cartão dignidade, descaso com horários e número de ônibus, desestruturação da malha viária, nenhum projeto efetivo de mobilidade urbana, inclusive ciclovias, enfim, total falta de fiscalização do poder público, tanto do executivo quanto da Câmara de Vereadores. A empresa é "super amiga" do poder constituído na cidade e nada acontece. Nada muda também nesta área há 20 anos.


* Comunicado do Sepe Lagos:

O Chefe do Executivo, juntamente com seus comandados vão para as redes sociais dizer que o Sepe Lagos é nefasto e pede para os pais denunciarem o sindicato.
Seria cômico se não fosse trágico. Os alunos estão sem aula por culpa do prefeito que mesmo com o dinheiro na conta não paga aos profissionais da educação, que estão sem o pagamento de dezembro e o décimo terceiro.
A culpa é do governo, sim!
O Sepe é um sindicato que tem como função ser instrumento de luta da categoria, que por sinal faz com louvor.
Agora, quem tem a função constitucional de dar acesso a educação? O PODER PÚBLICO.
Quem tem a responsabilidade de pagar em dia seus profissionais da educação? O PODER PÚBLICO.
Portanto, como iniciado pelos pais que apoiam o movimento, façam o que pela primeira vez o Prefeito da dignidade fez certo, divulguem e peçam para que todos liguem 127 e denunciem que o Governo Municipal de Cabo Frio, não paga os servidores e por isso não se encerrou o ano letivo de 2015 e está colocando em risco o ano de 2016.
Os profissionais da educação também devem ligar e denunciar a falta de pagamento.
Vamos fazer uma enxurrada de denúncias.
Precisamos AVANÇAR NA LUTA!

* Todo nosso apoio ao movimento dos profissionais da educação de Cabo Frio.
Só a luta muda a vida !!


* No banner acima estão as principais modificações nas regras eleitorais para 2016. Fique atento e vote de forma atenta e consciente !!


* Várias entidades estão lançando programas contra o uso de caixa 2 nas campanhas deste ano.
MCCE, OAB e CNBB vão criar comitês para vigiar os candidatos a prefeitos e vereadores em todo o país, conscientizar a população e pressionar Congresso a votar projeto que criminalize a prática. A campanha seguirá nos moldes da que pretende coletar assinaturas para projeto popular de reforma política.

* Se depender de organizações e entidades da sociedade civil como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o uso de caixa 2 – dinheiro não contabilizado de pessoas jurídicas – nas eleições estaria com os dias contados.

* Representantes dessas entidades reconhecem que a tarefa não é fácil, mas lançaram dia 12 de janeiro, na sede da OAB em Brasília, uma campanha que tem três objetivos específicos: pressionar o Congresso para votar projeto que proíbe o caixa dois, conscientizar a sociedade sobre os danos que esta prática acarreta e a forma como contribui com a corrupção no país. E por fim, denunciar e fiscalizar os candidatos a prefeitos e vereadores no pleito deste ano.

* A estratégia tem o intuito de fazer com que sejam denunciados e divulgados os dados relativos a valores considerados como suspeitos. “Dessa forma vamos qualificar o controle, a transparência e a fiscalização dos gastos e das prestações de contas dos candidatos”, afirmou o juiz Marlon Reis, um dos responsáveis pela Lei da Ficha Limpa (LC 135/10) e coordenador do MCCE.

* A ideia, segundo o codiretor do MCCE, Luciano Santos, é levar os dados apurados e denunciados pela sociedade ao Ministério Público Federal “para que possamos contribuir para a impugnação de contas que estejam contaminadas com doações de caixa dois”, disse ele.

* “A campanha eleitoral deve discutir ideias e propostas e não mais ser um palco hollywoodiano. Não podemos permitir que a vitória eleitoral esteja condicionada ao abuso do poder político ou econômico”, acentuou. “Os eleitos devem exercer seus mandatos para atender os anseios da sociedade”.

* Marlon Reis, juiz federal, que avaliou as mudanças na nova legislação eleitoral como um avanço para o país, destacou a importância de se conclamar os cidadãos brasileiros para mais esta luta. Reis lembrou de muitas regras tidas como positivas que entram em vigor nas próximas eleições como limites para as doações individuais a serem feitas e a obrigatoriedade dos comitês e candidatos publicizarem as doações recebidas em até 72 horas após o recebimento destes recursos.
“Teremos, pela primeira vez, condições de acompanhar de perto e em tempo real o que acontece nestas campanhas. Cabe a nós, portanto, fazer a nossa parte procurando observar e denunciar o que é irregular”, ressaltou o magistrado.

* Fonte: Rede Brasil Atual.


* Toda vez que se aproximam as eleições vem a tona a questão da renovação dos quadros políticos. Nesta agora, particularmente, o tema ganhou um pouco mais de importância, tendo em vista a imensa insatisfação popular com a nossa atual democracia representativa. As grandes manifestações de junho de 2013 e também as outras que derivaram desta, tiveram o tema da "Renovação" como uma de suas das pautas.

* A grande pergunta que sempre fica é: Qual o tipo de renovação e qual a sua abrangência ?
Eleger uma "cara nova" apoiada e bancada por velhos caciques políticos não significa renovação nenhuma. Ela vai representar os velhos interesses e repetir os velhos métodos e práticas que foram objeto de repulsa e indignação.

* A renovação precisa atingir todas as duas esferas da política: O Executivo e o Legislativo.
O poder econômico de inúmeros candidatos, principalmente a cargos no Executivo, vai tentar impedir isso. A reforma no Legislativo vai encontrar as "portas mais abertas". Isso não significa que ninguém possa ser reeleito. Não podemos nunca fazer generalizações em campo nenhum, nem mesmo no campo político. Quem dignificou seu mandato e esteve ao lado da população merece ser reeleito, mesmo admitindo que poucos fizeram isso.

* Renovação envolve informação, ousadia e coragem de assumir riscos e responsabilidades com o coletivo da sociedade. Respeito o direito democrático de qualquer cidadão de votar nulo, mas está provado que isto não muda o quadro político.
O cidadão mais carente, na maioria das vezes por ato proposital dos maus governantes e parlamentares, continua "presa fácil" da compra de voto e vai manter os quadrilheiros no poder.

* As pesquisas mostram que a maioria dos que anula o voto faz parte da população que tem acesso a informação e uma educação de maior qualidade na formação escolar e cidadã. Com mais critério e apuro é possível votar e participar coletivamente deste processo de mudança. Não podemos deixar que os maus políticos nos convençam que só tem "picareta" militando no ambiente político e que todos "navegam" nesta vala comum. Isso não é verdade. Tem políticos eleitos e outros buscando espaço para te "REPRESENTAR" e não te "SUBSTITUIR", como tem feito aqueles que precisam ser retirados da vida pública.

* As últimas eleições que também foram recheadas de votos brancos e nulos, não produziram nenhuma mudança efetiva e nem podem ser encaradas como um protesto, porque não trouxeram resultados práticos. Acertar e errar faz parte do processo. Não está escrito na testa de nenhuma "cara nova" que ela respeitará nossa escolha, mas também há inúmeras formas de minimizarmos os riscos de erro.

* Uma análise criteriosa do posicionamento político de cada um, o que diz, o que escreve, se tem ficha limpa, se tem independência, além de outros critérios peculiares a cada cargo, pode fazer a diferença e produzir avanços, embora de forma lenta e gradual.

* Sempre é bom lembrar que muitos "deram o sangue" no passado pelo voto para conquistarmos este direito de interferir na vida política do país. Não podemos permitir que eles nos "roubem" até a esperança de dias melhores !!


* O mais engraçado de tudo isso são os "capitalistas sem capital" que fazem a defesa do modelo econômico esquecendo que também fazem parte da massa explorada, que com raras exceções, vendem sua "força de trabalho" ao custo de baixos salários. Criticam sem o menor fundamento qualquer proposta que pense numa nova forma de organizar a sociedade. Criam rótulos que aprenderam na Veja, na Globo e outros vetores de informações de massa que distorcem conceitos de forma proposital para que nada mude e altere os imensos privilégios da elite dirigente do país.

* Os trabalhadores são a maioria deste país, são os que mais pagam impostos e menos recebem em contrapartida deste Estado dominado pela lógica da financeirização da economia O lucro está acima da vida. Educação, Saúde e outras políticas públicas essenciais são tratadas como mercadorias.
Não há vitória sem luta e nem transformações sociais sem consciência de classe !!


* Esta semana, os caros e seletivos advogados criminalistas que defendem os empresários corruptos presos na Operação Lava Jato, publicaram na mídia nacional uma Carta-Manifesto em que fazem críticas a "dureza" com que a Polícia Federal e o juiz federal Sergio Moro tratam o caso. Papo furado.

* Reclamam porque desta vez não estão sendo bem sucedidos, apesar de regiamente pagos, na função de tirar das "garras da lei" e da cadeia bandidos da alta hierarquia da sociedade. As robustas provas que alimentam os processos e incriminam estes "ladrões engravatados" estão impedindo as famosas "chicanas jurídicas" que eles estavam acostumados a fazer. O choro é livre até para esta rica banca de advogados. !!

* Nunca tiveram a mesma preocupação para os desmandos da justiça brasileira contra os "bandidos do andar de baixo da sociedade". O jornalista Cesar Benjamin falou tudo no post acima. Embora de forma tímida, novos ares estão soprando no país. Espero que sopre cada vez mais forte até outubro.
Informação e renovação são palavras de ordem para 2016 !!


SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário/denúncia postado na página do face do deputado federal Chico Alencar do PSOL-RJ:

"O TODO PODEROSO
Na histórica promiscuidade entre grandes empresas e o Poder Público no Brasil, a Lava Jato vai desvendando as tramoias envolvendo o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS - aquela que, nos tempos de predominância do 'carlismo' (ACM), na Bahia, era chamada de 'Obras Arranjadas pelo Sogro'.
Léo, já condenado a 16 anos de prisão, tem nada menos que 80 mil mensagens sob exame! O tráfico de influência é amplo, geral, quase irrestrito: há conversas suspeitíssimas com 16 deputados federais, 10 senadores, 4 ministros, um governador e um prefeito. Suas relações envolveram agentes públicos de nada menos que 15 partidos: PT, PMDB, PSDB, PP, PSD, PR, PRB, DEM, SD, PTB, PROS, PSB, PDT, PC do B e PV.
O foco é sobre as 600 conversas (por emails, sms, mms, wzapp etc) que envolvem pedidos, promessas, cobranças, recebimentos ou agradecimentos.
A PF diz que, até aqui, o que apurou e relatou tem "caráter preliminar, ciente de que poderá ser complementado conforme o aprofundamento das investigações". Que ele aconteça, então.
E que TODOS os partidos citados se manifestem sobre isso, saindo do costumeiro e indefensável "não é comigo, cada um agiu em nome próprio". É essa postura de omissão cúmplice que degrada ainda mais a credibilidade, já baixíssima, do sistema político-partidário brasileiro."


UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

UM ESPAÇO PARA ROSA LUXEMBURGO

Por Augusto Buonicore *

Nesta sexta-feira (15 de janeiro), completam-se 96 anos da morte de Rosa Luxemburgo, ocorrida de forma covarde durante conflitos de classe que se acirravam com a formação da República alemã, com forte atuação de setores revolucionários que se animavam com as vitórias do proletariado na Rússia.


Ela foi uma combatente de primeira hora contra o revisionismo teórico que irrompeu no interior da social-democracia alemã. Condenou duramente o oportunismo de direita que ganhava corpo nas direções dos sindicatos alemães, e defendeu a experiência da revolução russa de 1905, especialmente o uso da greve geral como instrumento importante na luta revolucionária. Quando se iniciou a Primeira Grande Guerra Mundial e ocorreu a traição da maioria dos dirigentes da II Internacional, Rosa se colocou ao lado de Lênin contra a guerra imperialista e na defesa da revolução socialista. Foi fundadora do grupo spartakista que daria origem ao Partido Comunista da Alemanha. Após sua trágica morte, Lênin fez uma pungente homenagem à águia polonesa, heroína do proletariado mundial, no discurso de abertura do congresso de fundação da III Internacional.


HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão:

"Todo janeiro eu provo que Cristo é brasileiro: vivia fazendo milagres, andava sem dinheiro e se ferrou na mão do governo!"


* Mais tarde um novo e polêmico texto sobre a política nacional !!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

RADICALIDADE E MUDANÇAS




A palavra radical vem do latim “radicale” e etimologicamente deriva da palavra raiz. No campo político “ser radical“ é muitas vezes encarado negativamente por diversos segmentos da nossa sociedade, principalmente por setores mais conservadores que detestam mudanças que possam abalar seus privilégios.

Nós do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, fundado em 2004, a partir de um grupo divergente do PT, somos muitas vezes, assim carimbados. Lembro da campanha presidencial de 2006, onde a ex-senadora Heloisa Helena, hoje na Rede, recebia os elogios de inteligente, corajosa e honesta, mas era tachada de muito radical. O mesmo aconteceu com Plínio de Arruda Sampaio em 2010. Idem com Luciana Genro em 2014.

Guardada as devidas proporções, tal fato tem se repetido comigo e com os demais companheiros do partido quando participamos do processo eleitoral ou qualquer debate na mídia e nas redes sociais.
Somos militantes da esquerda socialista e opinamos sobre diversos fatos políticos e sociais que ocorrem em nossa cidade, no nosso estado, no nosso país e até no mundo e também recebemos críticas por opiniões consideradas radicais.

Devido nossa formação política e ideológica temos um olhar crítico sobre este modelo neoliberal e globalizante que querem nos impor como verdade absoluta e pensamento único.

O mais engraçado de tudo isso é que grande parte dessas pessoas que fazem críticas, quando perguntadas sobre o atual estado das coisas, principalmente no campo político, reclamam e pedem mudanças.

Ficam algumas perguntas : Que tipo de mudanças se fazem necessárias ?
É aquela “cara nova” que representa interesses de velhos caciques políticos?
Será que basta uma mudança “meia boca” ?
Uma “melhorazinha “ aqui e outra ali. Isso atende as nossas necessidades?
Qual a profundidade das mudanças que seriam realmente transformadoras ?

Ser radical não é ser negativo. É lutar por mudanças que possam atingir a raiz do problema. Encontrar soluções que possam mudar a vida das pessoas para melhor de forma a impedir retrocessos. Para isso acontecer são necessárias ações duradouras e não medidas pontuais e paliativas. É preciso muitas vezes contrariar interesses de setores poderosos que infestam de corrupção o Estado brasileiro.

Somos adjetivados como radicais por lutarmos por uma reforma política que possa restabelecer a ética e as boas práticas políticas. Por lutarmos por mudanças no modelo econômico que possam trazer mais igualdade e justiça social. Por combatermos com firmeza à corrupção, um câncer que atrasa o desenvolvimento do país. Por batalharmos pela total transparência no trato com a coisa pública. Por acharmos que o capital humano tem que estar acima do capital financeiro. Que o desenvolvimento tem que estar subordinado à distribuição de renda e a preservação ambiental, respeitando o planeta e as futuras gerações.

No plano municipal, somos radicais por lutarmos contra um modelo de gestão que enriquece há décadas uma elite política em detrimento da maior parte da população que não é atendida com políticas públicas efetivas na saúde, educação, habitação popular, transportes, saneamento, segurança pública, geração de emprego, além de outras.

O histórico descaso com o distrito de Tamoios e com todas as outras zonas periféricas da cidade representa bem a desigualdade desta equação. A explosão da violência urbana é o resultado encontrado. Cabo Frio é hoje a cidade mais violenta do estado. Isso não acontece por acaso.

No atual estágio não cabem mais meias-medidas. Precisamos de mudanças profundas que só virão com muita luta e participação popular. Precisamos atacar a raiz de todas essas situações, caso contrário, ficaremos no terreno das “melhorazinhas”, dependendo da ajuda e favores de quem não quer mudar coisa alguma.

Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Serra, Aécio, Marina, Paulo Maluf, Dilma, Lula, FHC, Sergio Cabral, Pezão, Jânio Mendes, Marquinhos, Alair Correa e outros, se orgulham de não serem radicais. Eles querem que tudo permaneça como está. Querem que você acredite que tudo é assim mesmo e que agentes políticos são todos iguais.

De minha parte vou continuar sendo radical. Jamais vou estar na mesma trincheira de lutas que eles participam, ora como adversários, ora como aliados, dependendo de seus interesses pessoais ou de grupos. Vou continuar lutando por mudanças na cidade, apesar de todas as dificuldades possíveis e imagináveis.

Penso que outra forma de organizá-la sob o ponto de vista econômico e social é possível. Vou continuar na luta, dentro das minhas possibilidades, contra todas as medidas conservadoras, intolerantes e reacionárias que nos impedem de ter uma cidadania plena e participativa.

A história política de Cabo Frio tem sido uma sucessão de repetições que transitam entre a tragédia e a farsa. Estas forças políticas ditas “dominantes” no município preparam outro embuste político-eleitoral para 2016.
Só se engana quem quer !!


“Não temos nada a perder, exceto tudo”.
Albert Camus


Cláudio Leitão é economista, professor de história e membro da executiva municipal do PSOL em Cabo Frio.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

RAPIDINHAS.............




* O prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, deu nova entrevista hoje no Programa Sidnei Marinho, na TV Litoral News, e voltou a culpar todo mundo pela "crise" em seu governo. Incrível como ele "pensa" que não tem culpa de nada !!

* Entregar ao Sepe Lagos a administração da verba do Fundeb é passar atestado de incompetência assinado e tudo !!

* Acho que ele sofre de um "síndrome malufista" de ausência. O partido, o PP, é rigorosamente o mesmo !!

* No final da entrevista ele "chorou". Bom, isso não vou nem comentar para não falar besteiras !!

* Disse que terá apenas 10 secretarias. 5 secretários permanecerão e 5 serão "novos nomes". O 5 ficantes são os parentes e os 5 novos serão os aparentados. Nepotismo mais escancarado é impossível !!

* Será o "reinado" dos Correas. Os monarquistas da cidade estão adorando !!

* Os coveiros anunciam greve para amanhã se não receberem o pagamento e outros direitos. Por favor, ninguém morra a partir desta data !!

* Bem que eles podiam "enterrar" de vez este governo horroroso. Mas tem que ser junto com o vice e os demais da hierarquia sucessória !!

* Já os guardas municipais resolveram se "aquartelar". Os professores permanecem em greve. A confusão só aumenta e ele ainda chora na entrevista. Ópera bufa é pouco !!

* A crise na saúde é tão grave que até os vereadores estão reclamando. Não estão conseguindo realizar "aqueles favores assistencialistas" com a facilidade de sempre. Temem que seus currais eleitorais cobrem isso neste ano !!

* A incompetência e a gestão temerária deste "novo" velho governo Alair Correa é inconteste, mas achar que todas as mazelas e problemas foram causados por ele como querem os marquinistas/janistas sem fazer a "mea culpa" do péssimo governo de 08 anos de Marquinhos é de uma desfaçatez que salta aos olhos.

* Sem falar que em administrações anteriores de Alair, Marquinhos era o vice.
Será que tem algum inocente na cidade de Cabo Frio ?

* O prefeito de São Pedro D'aldeia, Claudio Chumbinho está com os bens bloqueados pela justiça por irregularidades na administração. Foi só ir para o PMDB para começar a sujar a ficha. Ele quer se igualar a Marquinhos e os demais.

* É uma quadrilha política da pesada liderada pelo "capo" Picianni. Jânio também anda todo orgulhoso de desfrutar destas "alianças" !!

* Tem muita gente dizendo nas redes sociais que não vai ter carnaval este ano em Cabo Frio. Carnaval vai ter sempre, o que não vai ter e a farta grana pública. Penso que nesta Alair acertou !!

* Estou sendo denunciado direto no face e sofrido alguns bloqueios que logo depois são liberados pela administração do site. As postagens que tenho feito tem alcançado muita gente em várias comunidades nas redes sociais e "alguns" que estão incomodados com o que estão lendo tentam me tirar do ar no facebook.

* É uma tática covarde. Os caras não tem como refutar ou contrapor os argumentos e partem para o jogo baixo. Não vai adiantar. O sistema bloqueia por alguns dias após a denuncia, mas quando faço a defesa o facebook libera novamente.

* Ninguém vai me intimidar. Vou continuar falando e escrevendo o que penso. Não tenho medo de nenhum "coronel bombinha" e seus respectivos "baba ovos" !!

* Estes "mitos de pés de barro" vão ter que me aturar de novo no processo eleitoral em 2016 !!

* Segundo pesquisa, 81% da população quer ver Eduardo Cunha cassado. Como ele gosta de acompanhar a maioria podia pedir o boné e ir embora até ser preso posteriormente pela Polícia Federal.

* Na Bola de Ouro deu a lógica: Lionel Messi. Pela quinta vez eleito o melhor jogador de futebol do mundo.

* Mas no Prêmio Puskas, do gol mais bonito do ano, deu o brasileiro Wendel Lira. Parabéns garoto, você mereceu !!

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King

sábado, 9 de janeiro de 2016

SÓ ENRIQUECE NA POLÍTICA QUEM É LADRÃO




Rotineiramente a população ao acordar e ver no noticiário das manhãs das TV’s e rádios novos casos de incríveis safadezas com o dinheiro público, como o Mensalão, o Petrolão, a Operação Lava Jato, além de outros, sai de casa para o trabalho com um sentimento de indignação, misturado muitas vezes com um sentimento de impotência, imaginando e pensando o que fazer para mudar este quadro.

Uma parte destas pessoas, de certa forma, já vão anestesiadas sem se importar muito, imaginando que como boa parte destes crimes são cometido por ladrões engravatados, na maioria das vezes agentes políticos das mais diversas esferas de poder, os casos ficarão impunes ou empurrados “justiça abaixo” através das “chicanas processuais” promovidas pelos seus ricos e caros advogados.

Os casos espantam tanto pelo montante de dinheiro envolvido quanto pela “cara de pau” e mau caratismo explícito.
Roubar dinheiro público, prejudicar principalmente as pessoas humildes, já submetidas a todas as formas de negação dos seus direitos mais elementares, como educação, saúde, moradia, saneamento, emprego, transporte coletivo e segurança pública, tem que nos causar profunda tristeza e extrema indignação.

Neste momento, penso naqueles mais pobres que são presos por roubar uma lata de leite ou uma fruta no supermercado e são jogados em celas sub-humanas, que acabam depois sendo violentados e arrastados pelas mazelas do sistema prisional brasileiro, que não recebe de maneira nenhuma, salvo recentes exceções, ladrões de “hierarquia superior”.

Os nossos magistrados, homens letrados nas leis, respaldam quase sempre este comportamento cínico de punição ao “andar de baixo” e covardemente são complacentes em seus rigores metodológicos do direito na hora de julgar a patifaria dos ladrões de gravata que convivem com eles no “andar de cima”.
A justiça brasileira é segregacionista, cara e elitista.

Até quando a sociedade brasileira vai tolerar este quadro dantesco?
Quantos serão capazes de verbalizar sua indignação e buscar o enfrentamento com estas estruturas corrompidas de poder?
Até quando estas gangues políticas vão conjugar o verbo roubar de todas as formas possíveis, e mesmo assim, vão continuar sendo eleitas e reeleitas para mandatos sucessivos com a cumplicidade de grande parte dos eleitores que aceitam esta vilania de forma passiva e natural?
Até quando vamos assistir a este triste espetáculo político sem nenhuma reação, achando que é impossível mudar esta dramática realidade que hoje está nos impactando, mas que se nada for feito inviabilizará o futuro dos nossos filhos e netos ?

Um vereador recebe mensalmente, dependendo do tamanho da cidade, entre 6 e 15 mil reais, um prefeito, entre 12 e 26 mil reais, deputados estaduais e federais, entre 15 e 26 mil reais. Governador e Presidente também perto disso. Salários dignos que permitem aos políticos uma vida confortável, mas pela lógica formal, fiscal, financeira e contábil não permite enriquecer ninguém.

Mas o que vemos com mais frequência são pessoas das camadas mais populares e até da classe média, encontrando na atividade política um trampolim para roubar descaradamente o erário público e afrontar a sociedade com uma evolução patrimonial inteiramente incompatível com a renda auferida, proveniente dos vencimentos da atividade política.
Qualquer semelhança com Cabo Frio não é mera coincidência !

SÓ ENRIQUECE NA POLÍTICA QUEM É LADRÃO !!

Tenho certeza que quem lê este artigo conhece pelo menos um político com este perfil. Alguns, como dito anteriormente, votam nele com uma estranha naturalidade passiva, provocada pela inocência de propósitos, ignorância política ou o que é pior pela desprezível cumplicidade com que grande parte da sociedade encara a corrupção em nossa cidade, em nosso estado e em nosso país.

Sei que muitos me chamarão de radical por escrever este pequeno texto, mas acredito que já passou da hora de fazermos a nossa parte para mudar esta realidade implacável. A reforma política, o voto e o processo eleitoral são os meios mais rápidos e efetivos de lutarmos por mudança e retirarmos do poder verdadeiras quadrilhas instaladas nas mais altas esferas.

Cada cidadão de bem sabe que pode fazer um pouco mais, socializando informações aos desavisados, participando mais ativamente da ação política, independente de partidos, como também através das mais diversas formas de participação comunitária e popular.
É preciso continuar buscando alternativas que possam levar a uma ampla renovação dos quadros políticos.

Não é fácil, pois não está escrito na testa de ninguém que “este cara vai dar certo”, mas permanecer com “os mesmos” no poder já mostrou que não resolve. As ruas e redes sociais têm dado estas respostas. É preciso coragem, ousadia e uma certa radicalidade, além de assumir os riscos e as responsabilidades que envolvem um processo de transformação social pela via coletiva e institucional do voto. Tudo ou quase tudo em nossa vida depende de decisões políticas.

Precisamos de agentes políticos que nos representem e não que nos substituam e tomem decisões afastadas das demandas populares. É o que ocorre hoje com esta crise de representatividade, tanto no legislativo quanto no executivo.
Até quando vamos permitir que esses embusteiros nos roubem a esperança de um futuro melhor?


“Pobreza não é uma escolha do indivíduo e nem uma condenação divina. É o resultado de escolhas sociais.”
Herber Gans


Cláudio Leitão é economista, professor de história e membro da executiva municipal do PSOL em Cabo Frio.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* CABO FRIO VIROU UMA ÓPERA BUFA ESTRELADA POR UM CANASTRÃO

* Esta decisão do prefeito Alair Correa de pedir a “auto-exoneração” dos seus secretários mostra novamente que estes caras que administraram a cidade nos últimos 20 anos são verdadeiros embusteiros.
Uma das premissas básicas da administração é colocar as pessoas certas nos lugares certos. É normal nomear para cargos de confiança pessoas usando critérios políticos, mas estas nomeações também precisam ser acompanhadas de capacitação técnica.

* Tudo o que não acontece aqui. São nomeações baseadas apenas em critérios políticos, fruto de acordos espúrios na pré-eleição, em que não são discutidos projetos para a cidade e sim apenas a ocupação de cargos. Tudo mundo sabe disso e mesmo assim a maioria da população mantém estes enganadores no poder.

* Não pode dar certo !
Nunca deu !

* O cotidiano, o momento atual de caos em várias áreas de políticas públicas na cidade, principalmente na saúde, educação e habitação popular, são provas cabais desta incompetência e falta de capacidade de gestão.
São “administradores” da fartura e do esbanjamento do dinheiro público. Tudo isso “recheado” de desvios e roubos escancarados que os enriqueceram, assim como também os tais “grupos políticos” que na verdade se constituem em quadrilhas políticas.

* O outro lado da decisão é tentar “safar o seu couro” colocando a culpa da incompetência sistêmica que assola estes governos nos secretários, assim como já tentou culpar trabalhadores e sindicalistas. Este atrasado e viciado modelo de gestão precisa ser extinto. Estes caras jamais vão querer fazê-lo.

* Nestes últimos 20 anos transitaram cerca de 10 bilhões de reais pelos cofres públicos municipais e ninguém em sã consciência consegue enxergar na cidade algo que justifique esta dinheirama. Eles são “administradores experientes” em fazer sumir o dinheiro público. Possuem também grande experiência em dar explicações para o TCE, Ministério Público e a Justiça.

* As respectivas folhas corridas de processos das mais variadas origens respaldam tudo isso. São farsantes travestidos de agentes políticos. Jamais pensaram no coletivo da população.

* E tem gente que apoia este embuste por migalhas. Triste cidade rica !
Até quando a população vai aturar tamanha esculhambação ?


* O "novo" velho governo Alair fechou a UPA contrariando decisão judicial, mas mesmo assim renovou o contrato com uma "empresa amiga" para fazer a segurança da unidade. Isso seria estranho se não fosse em Cabo Frio, onde reina o descaramento com o mau uso e desvio de dinheiro público. Como pode uma unidade de saúde fechada ter uma empresa fazendo a segurança ?


* Como tudo pode piorar, a "empresa amiga" escolhida para fazer a segurança ( deve segurar uma boa grana pública) é de gente ligada ao governo. A cara de pau dos caras não tem limites !!


* Por falar em bastidores da política local, fontes dão conta que na próxima semana tem um "porradão" previsto neste imbróglio interno do governo municipal. É briga de cacique e não de índio. Vamos aguardar os desdobramentos !!

* Construir maiorias para vencer eleições em cima de acordos pouco claros, baseados em distribuir cargos e fatiar o poder acaba sempre assim. São os vícios da velha política. Vide o exemplo do PT no Governo Federal. Não podemos nos conformar que seja sempre assim, que política seja a representação equivocada e deturpada de um princípio de São Francisco de Assis que diz: "É dando que se recebe".

* Se não mudarmos esta convicção o jogo político também não muda. Os acordos políticos são legítimos, mas precisam ser pautados na transparência das ações e intenções e baseados em programas e projetos para a cidade.
Coerência e independência na vida e na política não são atributos para qualquer um !!


* Mesmo com uma situação de insolvência no estado, fruto de uma gestão temerária, corrupta e desastrosa da dupla Cabral/Pezão, inclusive com atrasos e parcelamentos de salários dos servidores ativos e inativos e da imensa crise na saúde pública, o governo do PMDB vai gastar em 2016 quatro vezes mais em propaganda. Isso mesmo, em propaganda.
O orçamento da área em 2015 que foi de 14 milhões de reais, neste ano sobe para 53 milhões de reais.
Fazer propaganda de que ?


* Será que a outra dupla de neo-alidos, Jânio e Marquinhos, ambos Mendes, apoiadores deste (des)governo tem algo a dizer sobre isso ?
Jânio perdeu inteiramente a coerência e o discurso. Ataca com razão o nefasto governo Alair em Cabo Frio, mas se cala vergonhosamente sobre as mesmas práticas políticas praticadas por Pezão no comando do estado. Aliás, vota várias matérias contra o servidor e a população, adotando uma posição de total subserviência ao governo mais corrupto da história do Estado do Rio de Janeiro. É vice líder de Pezão na ALERJ e grande aliado de Paulo Melo e Picianni. PUTZ !!

* Voltou a criticar o "modelo de gestão de 20 anos de Alair e Marquinhos" se colocando como "nova alternativa", conforme declarou recentemente na mídia local, achando que a memória da população é curta e não vai lembrar de sua aliança com Marquinhos em 2012. Se aliou com "parte do atraso" de forma oportunista e pragmática e quer combater o "atraso".
Quer enganar a quem ?


* É impressionante a quantidade de processos que está respondendo o ex-prefeito Marquinhos Mendes ao deixar o governo municipal. São multas, fraudes em licitação, improbidade administrativa, fraudes eleitorais, etc. São desvios e irregularidades de todo o tipo. Está conseguindo realizar a proeza de superar a também quilométrica ficha corrida de Alair Correa, seu "mestre" em mandatos anteriores. A última condenação no TSE feita pelo ministro Gilmar Mendes determinando sua inelegibilidade é grave e de difícil reversão. Haja grana e malas !!

* O engraçado de tudo isso é que tem um monte de gente na cidade defendendo sua volta ao poder, em função do péssimo governo que faz Alair. Seria cômico se não fosse trágico. Como defender a volta ao poder de alguém com uma ficha dessa?
Novamente te pergunto: Você acha que é para "o bem da população" ou para a volta dos privilégios daqueles que ficaram sem "as bocas e migalhas" ?
Porque a "parte do leão" sempre ficou com os dois "visionários admini$$$tradores" !!

* Li esta semana no facebook, num post de um cidadão ligado "unha e carne" a Marquinhos, que é normal e de "praxe" o político que exerceu mandatos ter alguns processos. Respeito e sei que a opinião é livre, principalmente, nas redes sociais, mas os processos que o "probo administrador" responde são de improbidade administrativa, peculato, apropriação indébita, fraude em licitações, alguns de natureza eleitoral como compra de votos, abuso de poder econômico e por aí vai.

* Pergunto a você, meu caro cidadão: Isso é de praxe?
Pois é, vivemos uma total inversão de valores no campo político. Eles chamam de "relativização da ética. Eu chamo no popular de ladroagem !!

* E olha que tem muita gente que se diz a favor da " moralidade e transparência na política" também defendendo a volta do ex-prefeito, estimulando este embuste e esta falsa polarização. Fazendo um balanço dos últimos 20 anos, vale a pena parodiar o brilhante escritor gaúcho, Luiz Fernando Veríssimo:
" A diferença entre a República Tcheca e Cabo Frio é que o governo deles fica em Praga e a gente tem esta praga de governos"


* Publicado esta semana mais uma rodada do ranking Alexa no Blog Iniciativa Popular Búzios. Confira abaixo:

ALEXA
Os 10 melhores sites da Região dos Lagos em 2015, segundo o Alexa.
Neste mês ocorreram quatro mudanças de posição entre os blogs da Região dos Lagos. O "Portal RC24h" ultrapassou o "Jornal Folha de Búzios", passando a assumir a segunda colocação. O blog José Francisco Artigos" superou em um ponto o blog "Redação Final Búzios", passando a ocupar a quarta colocação. O site "Rafael Peçanha" pula da sétima para a sexta colocação. E o site "Visão Rio das Ostras" galga duas posições, ocupando a 8ª colocação, deslocando o site "Jornal do Totonho" para a última posição. O blog Cidadania e Socialismo permanece na 9ª colocação.

1º) - IPBUZIOS - 4.872º
http://ipbuzios.blogspot.com.br/
2º) - PORTAL RC24H - 7.205º
http://www.rc24h.com.br/
3º) - JORNAL FOLHA DE BÚZIOS - 7.685º
http://jornalfolhadebuzios.com.br/
4º) - HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE - 10.965º
http://josefranciscoartigos.blogspot.com.br/
5º) - REDAÇÃO FINAL BÚZIOS - 10.966º
http://redacaofinalbuzios.blogspot.com.br/
6º) - RAFAEL PEÇANHA - 12.806º
http://www.rafaelpecanha.com/
7º) - REPÓRTER EDUANDER SILVA - 14.758º
http://reportereduandersilva.blogspot.com.br/
8º) - VISÃO RIO DAS OSTRAS - 19.058º
http://visaoriodasostras.nafoto.net/
9º) - CIDADANIA E SOCIALISMO - 21.460º
http://cidadaniaesocialismo.blogspot.com.br/
10º) - JORNAL DO TOTONHO - 23.933º
http://www.jornaldototonho.com.br/

O site com a menor taxa de rejeição é o blog IPBUZIOS, com taxa 18,20%. Em segundo lugar vem o PORTAL RC24H com taxa igual a 42,60%. Seguem: Jornal Folha de Búzios, taxa 51,90%; VISÃO RIO DAS OSTRAS, 60%; REDAÇÃO FINAL BÚZIOS, 75%; HISTÓRIA MÚSICA E SOCIEDADE, 75,80%; RAFAEL PEÇANHA, 78%; EDUANDER SILVA, 80,50%; CIDADANIA E SOCIALISMO, 84% e JORNAL DO TOTONHO com a maior taxa de rejeição, 84,40%.

O site que tem a maior visualização diária por visitante é o Blog IPBUZIOS com 6,30 visualizações/ visitante. Em segundo lugar vem o JORNAL FOLHA DE BÚZIOS, com 1,80. Seguem: PORTAL RC24H e VISÃO RIO DAS OSTRAS, 1,60; EDUANDER SILVA, RAFAEL PEÇANHA e CIDADANIA E SOCIALISMO, 1,10; REDAÇÃO FINAL BÚZIOS, HISTÓRIA MÚSICA E SOCIEDADE e JORNAL DO TOTONHO com 1,00 visualizações diárias por visitante.

O site ao qual o visitante em média dedica mais tempo diariamente é o blog IPBUZIOS: 20min:07seg. Em segundo lugar vem o blog HISTÓRIA MÚSICA E SOCIEDADE com 2min:50seg. Seguem: JORNAL FOLHA DE BÚZIOS, 2min:47seg; PORTAL RC24H, 2min:25seg; CIDADANIA E SOCIALISMO, 2min:16seg; RAFAEL PEÇANHA, 1min:49seg; EDUANDER SILVA, 1min:43seg; JORNAL DO TOTONHO, 1min:33seg; REDAÇÃO FINAL BÚZIOS, 0min:58seg; e em último VISÃO RIO DAS OSTRAS com 0min;51seg.

O BLOG IPBUZIOS também é primeiro colocado no ranking internacional do ALEXA em comparação com os blogs e sites da Região dos Lagos:
1º) IPBUZIOS - 128.233º
2º) JORNAL FOLHA DE BUZIOS - 179.695º
3º) PORTALRC24H - 196.871º
4º) REDAÇÃO FINAL BÚZIOS - 256.717º
5º) HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE - 271.480º
6º) RAFAEL PEÇANHA - 354.079º
7º) EDUANDER SILVA - 369.368º
8º) JORNAL DO TOTONHO - 449.678º
9º) VISÃO RIO DAS OSTRAS - 516.370º
10º) CIDADANIA E SOCIALISMO - 522.221º

* O blog tem crescido muito em acessos nestes últimos meses. Nossos agradecimentos aos leitores !!


* CRISE PARA QUEM?

* Imagens que mostram a desigualdade no país e no mundo sempre chocam as pessoas. A pergunta que fica é:
O que você tem feito para ajudar a mudar este quadro ?

* Em 2015 a desigualdade econômica mundial chegou a níveis comparáveis à realidade antes da I Guerra Mundial. Enquanto os 50% mais pobres têm 1% da riqueza mundial, os 10% mais ricos controlam 90% e o 1% mais "abastado" tem 50% da produção econômica de todo o mundo.
E a situação vem piorando. Em 2010, os 50% mais pobres tinham 2% e os 10% mais ricos, 83%.

* Um outro modelo de sociedade precisa ser pensado. Um outro modelo de organizar a produção também. É preciso garantir direitos e dignidade a todos, além de respeitar os limites do planeta !!


SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face da professora cabofriense Martha Souza:

"A Justiça além de cega é morosa. Até que algo aconteça nossa cidade já estará falida, os funcionários inadiplentes, a Educação de nossas crianças comprometida, etc. Como se costuma dizer sabiamente:Uma árvore faz milhões de palitos de fósforo, mas com um só fósforo queima - se milhões de árvores."


UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

PRODUÇÃO DE VALOR E MAIS VALIA

São os trabalhadores assalariados que quando ultrapassam o tempo necessário de trabalho pra gerar seu próprio salário passam a produzir a mais valia, que vira o lucro para enriquecer o patrão e não a si mesmo. além de gerarem seu próprio salário, que não é presente do patrão, ainda geram a riqueza do próprio patrão. É a exploração.


HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma piadinha do cotidiano popular:

A esposa com o aniversário chegando joga uma indireta no marido:
- Amor, meu aniversário está chegando e quero um presente bem legal.
Vou te dar uma pista: vai de zero a cem em menos de 5 segundos, pode ser de qualquer cor.
No dia do aniversario a mulher encontrou um pacote no quarto com uma balança de banheiro cor de rosa, novinha.
Ah, a propósito, o marido continua desaparecido !!


* Mais tarde um texto polêmico sobre o momento político no município de Cabo Frio !!