sexta-feira, 2 de julho de 2010

O ACORDÃO E O INTERESSE PÚBLICO

A mídia local, através dos jornais e blogs, tem noticiado fartamente sobre um acordo político envolvendo várias figuras políticas da cidade, visando as eleições de 2010 e também as eleições de 2012. Entretanto, acredito que algumas questões não ficaram claras para a sociedade. Por exemplo : Que tipo de benefício este acerto trará a coletividade ? Quais são os projetos a serem desenvolvidos ?
Na verdade, as notícias dão conta que as pessoas citadas no acordo acertaram apenas e tão somente, os cargos que terão na administração pública e os que poderão concorrer nos próximos pleitos. Será um projeto pessoal de cada um ou projetos específicos de grupos políticos para permanecerem no poder ?
O acórdão segundo a mídia, contém partidos diferentes, alguns com projetos antagônicos, que são adversários nas esferas estadual e federal, caracterizando uma grande salada de interesses difusos que podem passar longe do interesse público. PSDB, PMDB, PT, PPS, PSC, PP, PDT, PSB e demais envolvidos deveriam emitir uma nota pública, explicando o que defendem dentro desta estranha aliança.
Creio que está na hora do eleitor dar um basta nesta forma viciada de fazer política. Devemos exigir transparência no trato com a coisa pública. A política, ao contrário do que eles querem nos fazer acreditar, é uma coisa nobre, sua história deve ser escrita com P maiúsculo e não ser feita à sombra e na penumbra dos gabinetes.
Até quando vamos aceitar este tipo de embuste para depois ficarmos criticando todos eles, na rua, nos bares, cafés e locais afins.
O processo de amadurecimento que o nosso povo vem passando, o Projeto Ficha Limpa é uma prova concreta disto, tem que servir de base para refutarmos este tipo de arrumação política.
Até quando vamos continuar elegendo pessoas que colocam interesses pessoais acima dos interesses da sociedade.
Até quando votaremos em candidatos que se aliam a outros sem nenhuma identidade ideológica e programática.
Até quando vamos aceitar o clima de “ vale tudo “ porque eles estão em campanha eleitoral.
Volto a perguntar : Qual o projeto em benefício da coletividade que este tipo de acordo trará ?
Se alguém tem conhecimento, por favor divulgue !






Cláudio Leitão é economista, propagandista, dirigente sindical e presidente do PSOL em Cabo Frio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário