segunda-feira, 7 de setembro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Neste quase final de 2015, analisando os bastidores políticos de Cabo Frio com vistas às eleições 2016, percebe-se que as primeiras articulações políticas são marcadas por pernadas e traições nos grupos políticos de Alair Correa e na dupla de neoaliados, Marcos Mendes/Jânio Mendes. Nada de novo. Todo ano pré-eleitoral estas velhas práticas se repetem, o que precisa mudar é a natureza do voto. É o único "antídoto" possível para promover um amplo processo de renovação política na cidade.

* As carências na cidade são um acúmulo de erros que permeiam a gestão de Alair Correa, mas também são de responsabilidade do ex-prefeito Marcos Mendes. Ambos montaram este "esquemão" na gestão, baseados nos recursos dos royalties e construíram em cima da "máquina pública" este modelo de dominação política que subjuga grande parte da população, principalmente a parcela mais pobre e desinformada ao redor da "mãe prefeitura". Para sair desta escaramuça temos que romper com este modelo político. Não tem outro caminho !

"Ao longo destes últimos 20 anos mais de 8 bilhões de reais transitaram pelos cofres públicos municipais de Cabo Frio, mas ninguém em sã consciência consegue ver obras públicas, equipamentos urbanos e políticas públicas que justifiquem esta dinheirama. Na outra ponta, os dois últimos "ínclitos" administradores "esfregam" na cara da população uma evolução patrimonial inteiramente incompatível com os rendimentos auferidos na função pública. O orçamento público sempre esteve envolto numa total obscuridade e a nossa "brava" Câmara de Vereadores nunca fez esforço algum para clareá-lo para a população como é de sua obrigação constitucional.

* A verdade nua e crua é que apesar de pequenas diferenças de personalidade, ambos são "farinhas do mesmo saco político" e ao longo de todos estes anos os traços comuns em seus respectivos governos estão aí escancarados na cara da população: nepotismo descarado, enriquecimento ilícito, falta de transparência com a coisa pública, desperdício, má gestão, arrogância, cinismo, desfaçatez, uso indevido da religião, dificuldades de diálogo com a sociedade civil, inchaço da máquina pública, falta de prioridades sociais, compra de votos, cooptação do legislativo, políticas assistencialistas não emancipadoras da cidadania, etc.
A lista é muita grande e aguarda contribuições !!

* Reclamar depois do voto é muito fácil. Precisamos entender de forma definitiva que somos responsáveis pelos políticos que elegemos. Observem suas alianças, elas podem mostrar o oportunismo político e a incoerência explicita de algumas campanhas.


* Segundo matéria veiculada no Blog Iniciativa Popular Búzios, Alair Correa e Mirinho Braga estariam inelegíveis. Ambos estariam enquadrados no Cadastro Nacional de Condenações Civis por Ato de Improbidade Administrativa, cujos dados poderão ser usados pela Justiça Eleitoral para indeferir candidaturas. Confira o que diz o texto:


"Desde 2/7/2013, o Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa passa a ser alimentado também com informações do Poder Judiciário sobre condenados por atos que tornam o réu inelegível. O rol de crimes que resultam em inelegibilidade é o previsto na Lei Complementar 64, de 1990, alterada em 2010 pela Lei Complementar 135, conhecida como Lei da Ficha Limpa.
Serão incluídos no cadastro os nomes de pessoas condenadas pela prática de crimes em licitações, contra a ordem tributária, contra as finanças públicas e crimes em geral contra a administração pública. Isso significa incluir no cadastro crimes como corrupção ativa e passiva, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, sonegação tributária, tráfico de influência e outros que tornam os responsáveis inelegíveis.
A mudança atende a uma decisão tomada pelo Plenário do CNJ no dia 5 de março de 2013, para dar cumprimento a determinação dos presidentes de todas as cortes brasileiras que estiveram reunidos durante o VI Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Aracaju (SE).
Na época, os presidentes dos tribunais determinaram que o cadastro fosse aperfeiçoado para dar prioridade ao combate à corrupção. As mudanças a serem feitas no Cadastro foram estabelecidas por meio da Resolução CNJ 172.
Com as alterações, o cadastro passa a se chamar Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que Implique Inelegibilidade (CNCIAI). A ideia é que os próprios tribunais passem a alimentar o banco de dados a partir de agora com as decisões judiciais referentes a atos que geram inelegibilidade.
O cadastro ficará à disposição da Justiça Eleitoral, que poderá utilizá-lo para indeferir o pedido de registro de candidaturas de pessoas condenadas judicialmente. O acesso às informações públicas do CNCIAI pode ser feito pelo endereço http://www.cnj.jus.br/sistemas. Neste link é possível fazer buscas utilizando-se o nome ou o CPF da pessoa investigada.
A administração das informações lançadas no cadastro relativas a cada tribunal caberá à Corregedoria local, que terá acesso a relatórios administrativos de controle. Já a gestão do CNCIAI caberá à Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.
http://www.conjur.com.br/2013-jul-04/cadastro-improbidade-inclui-decisoes-acarretam-inelegibilidade


* Na verdade, existe uma "festa" de prefeitos e ex-´prefeitos na Região dos Lagos sob risco de inelegibilidade. Outro exemplo é o caso do atual deputado federal Marquinhos Mendes, recentemente condenado pelo TSE por irregularidades nas contas de 2006, onde segundo o tribunal, existe um rombo de 20 milhões de reais que não bate com os dados contábeis da prestação de contas. Cabe ainda recurso da decisão.

* O ex-prefeito de Cabo Frio de triste memória também está com as contas de 2012, ano de sua última administração, reprovadas pelo TCE, faltando serem julgadas pela Câmara Municipal. Os advogados do ex-prefeito, entretanto, conseguiram uma estranha liminar, suspendendo o complemento do julgamento pela Câmara, alegando falsificação de assinaturas. O processo está "engavetado" com aquele "jeitinho" que a população conhece. A demora é injustificável. Para saber se houve ou não a falsificação bastava fazer um exame grafotécnico. Celeridade no julgamento dos processos é tudo que eles não querem. Gostam mesmo é da protelação e das brechas da Lei, normalmente com a conivência da justiça, enquanto seguem enganando os eleitores incautos. É um escárnio !!

* Se a população barrasse nas urnas quem desvia dinheiro público não precisaria da justiça e nem de tanta reclamação sobre o quadro político !!


* A Comsercaf deve estar mesmo "EM AÇÃO", porque extinta como declarou o governo a autarquia não pode estar, tendo em vista os repasses financeiros que vem recebendo, conforme mostra a matéria da Folha dos Lagos:

"Mais R$ 9 milhões para a Comsercaf.
Apesar de processo de extinção, autarquia recebe mais verba da Prefeitura.

Eis o cenário: pagamentos de empresas contratadas atrasados, especialmente das operadoras do serviço de limpeza, bem como o salários dos respectivos funcionários, tentativa de demissão de trabalhador de uma das terceirizadas que ‘ousou’ denunciar estar a cinco meses sem receber e, somado a isso, lixo espalhado pelos quatro cantos da cidade como mostra o painel de fotos ao lado, em parte enviado por leitores da Folha. Mas, apesar da alegada falta da recursos anunciada a todo instante pela Prefeitura de Cabo Frio, esta semana o governo municipal formalizou aditivo de mais R$ 9,5 milhões para os cofres da Comsercaf, autarquia de limpeza que está fase de extinção.
– O prefeito disse que acabaria com a empresa em três meses, mas apenas no quarto mês mandou a mensagem para a Câmara, que já aprovou. E agora ainda coloca um aditivo para mais dinheiro numa empresa que está encerrando as atividades? É, no mínimo, curioso – disparou Aquiles Barreto (SD) .
Segundo ele, o processo que encerraria as atividades da empresa foi votado há três semanas e outras iniciativas como a mudança de funcionários da autarquia para a Prefeitura já haviam sido iniciadas, ainda que com quatro meses de atraso e sob protestos e manifestações de trabalhadores que alegaram perda de benefícios como cestas básicas. Pela mensagem 14/2015, apreciada pelo plenário da Câmara no mês passado e em entrevista à Folha, o prefeito havia informado que a secretaria de Serviços Públicos poderia ser o destino dos trabalhadores.
De acordo com a Lei Orgânica, a Prefeitura tem limite de até 30% para realizar suplementação em qualquer orçamento do governo, mas ao que parece esta seria, inclusive, a quarta suplementação que o prefeito faz este ano para os cofres da autarquia.
- See more at: http://www.folhadoslagos.com/geral/cidade/mais-r-9-milhoes-para-a-comsercaf#sthash.K5siamG9.dpuf"

* A extinção da Comsercaf é pano de fundo para esconder irregularidades. A autarquia não é fiscalizada pela Câmara ( aliás, nada é fiscalizado pelo submissa Câmara de Vereadores) e atua em várias áreas que não são de sua responsabilidade. É um grande ralo de desvio dos recursos públicos. Falta de transparência, contratos e licitações nebulosas são a regra. Funcionava também como um grande cabide de empregos no "andar de cima" para agasalhar aliados. No "andar de baixo" tem trabalhadores sérios que estão sendo transferidos para a prefeitura sem saber se perderão direitos adquiridos na autarquia.

* Lembre-se que Alair quando assumiu extinguiu a Secaf, alegando irregularidades e desvios de dinheiro público que segundo ele eram insanáveis. A auditoria não foi publicamente divulgada e está guardada a sete chaves. É mais uma prova de seu "entendimento" com Marcos Mendes.
Anteriormente, a Comsercaf já havia recebido um repasse 33 milhões, conforme publicado no "boletim oficial" da prefeitura, o Jornal Noticiário dos Lagos. Estranho caso de quem "morreu", mas parece que ainda não foi "enterrado" !!


* Agora, vamos combinar uma coisa. Alguém aí acredita nestes "arroubos oposicionistas" de última hora por parte de alguns vereadores ?
Aquiles Barreto(SD) e Dr. Adriano Moreno(PP), partido do prefeito, tem sido os principais protagonistas destas "rebeldias tardias". Se calaram durante todo este tempo, aprovaram várias pautas suspeitas deste governo, inclusive suplementações orçamentárias para a própria Comsercaf, e agora vem com este papo de moralidade das finanças públicas. Quando a "casa está caindo" tem gente que não quer sofrer nenhum arranhão. Só se engana quem quer !!


* Está estranha esta curiosa denúncia do presidente do PR de Cabo Frio, o empresário Walmir Porto, feita pelas redes sociais, de que o cofre de um suposto e importante membro do governo teria sido arrombado e assaltado em sua residência, enquanto viajava ao exterior para tratar de "negócios", tendo uma quantia avaliada em 4 milhões de reais "surrupiada" pelos larápios. Espertos esses ladrões, foram "direitinho" na boca do cofre. Parece que sabiam que lá tinha uma bela grana guardada.

* O inusitado fato causa estranheza porque a denúncia parte de um aliado que tem negócios com o governo, financiador da campanha eleitoral do atual prefeito e cuja esposa ocupa cargo de confiança no primeiro escalão. Ficam algumas perguntas:
Será que tem algum interesse contrariado ?
Porque a notícia não foi veiculado pela mídia local e apenas pelas redes sociais ?
Quem será o "pobre prejudicado" no assalto ?
Porque nada foi denunciado a polícia ?
Porque a própria polícia não se antecipou para investigar o assalto denunciado ?
A grana é legal e está declarada no Imposto de Renda ?
Porque ninguém do governo desmente a denúncia ?

* Como sempre as perguntas ficam sem respostas. Nada mais "sucupirano". Dias Gomes morreria de inveja !!


* Por falar no presidente do PR local, o "moço" não desiste de tentar atacar na justiça o PCCR dos servidores públicos de Cabo Frio, conforme nota pública divulgada pelo Sindicaf nas redes sociais:

"O PR não desiste de tentar acabar com o PCCR do servidor municipal de Cabo Frio.
Foram diversas tentativas e sucessivas derrotas.
E ontem (03/09/15) mais uma derrota do Partido da República. (Link abaixo)
Melhor deixar que os servidores sigam em paz com suas conquistas!
Link da decisão:
http://www1.tjrj.jus.br/gedcacheweb/default.aspx…"

* "Moço teimoso". E ainda anuncia que é pré-candidato a prefeito em 2016.
A pergunta que fica é: age sozinho ou está a serviço do "novo" velho governo Alair de forma disfarçada. Caso complicado de "dupla personalidade". Ora ataca e ora protege !!


* Matéria do blog Iniciativa Popular Búzios aponta um novo ranking Alexa dos blogs da Região dos Lagos. Confira:

ALEXA
Os 10 melhores sites da Região dos Lagos em 3/agosto/2015, segundo o Alexa
Neste mês um dos blogs da lista encerrou suas atividades: o Búzios em Pauta, que ocupava a quarta colocação. Com isso, os blogs Redação Final Búzios e História Música e Sociedade subiram uma posição, passando da quinta para a quarta e da sexta para a quinta colocação, respectivamente. Entre os três primeiros colocados não houve alteração. Já entre os cinco últimos ocorreram grandes modificações: o blog do Eduander Silva pulou da nona para a sexta colocação e o blog do Rafael Peçanha, da décima para a sétima posição; o site Jornal do Totonho e o blog Cidadania e Socialismo caíram uma posição cada, respectivamente, da sétima para a oitava e da oitava para a nona. Em décimo lugar uma novidade: o site Búzios Online.

1º) - IPBUZIOS - 8.244º
2º) - PORTAL RC24H - 8.821º
3º) - JORNAL FOLHA DE BÚZIOS - 14.620º
4º) - REDAÇÃO FINAL BÚZIOS - 16.044º
5º) - HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE - 16.704º
6º) - REPÓRTER EDUANDER SILVA - 23.135º
7º) - BLOG DO RAFAEL PEÇANHA - 26.049º
8º) - JORNAL DO TOTONHO - 28.180º
9º) - CIDADANIA E SOCIALISMO - 29.107º
10º) - BÚZIOS ONLINE - 32.514º


* Rapaz, até a Justiça Eleitoral que sempre teve um comportamento arrogante e autocrático está mudando e buscando novas formas de consultar a sociedade para formular políticas de atuação.
Quando será que aqui em Cabo Frio nossos governantes vão entender que não há mais espaço na administração e gestão pública sem que se consulte a população, verdadeira dona do dinheiro, sobre as políticas públicas que precisam ser implementadas pelo poder constituído, outorgado pelo próprio voto popular.

* Confira matéria abaixo:

"Consulta à sociedade vai auxiliar no planejamento estratégico do TRE-RJ.
Para construir o planejamento estratégico dos próximos seis anos (2016-2021), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu consultar a sociedade. Até sexta-feira (4), um questionário vai ficar disponível no site do Tribunal (www.tre-rj.jus.br), com três perguntas que buscam compreender as expectativas sociais em relação a princípios que orientam o trabalho da Justiça Eleitoral, como celeridade, credibilidade, transparência, imparcialidade ou eficiência, além de identificar demandas que orientem mudanças institucionais.
Iniciada em 24 de agosto, a pesquisa na internet integra a primeira fase do processo de elaboração do planejamento estratégico de longo prazo do Tribunal. Há ainda uma versão impressa do questionário voltado ao público externo, que vem sendo distribuída a advogados e eleitores na sede do Tribunal - no balcão da Secretaria Judiciária, no Plenário e na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). Nessa primeira fase, chamada de "diagnóstico", também foram produzidos questionários específicos para consultar servidores e magistrados do TRE-RJ sobre suas percepções e expectativas."

* Será que é tão difícil assim "eles" entenderem isso ?
Eles foram eleitos para nos "REPRESENTAR" e não nos "SUBSTITUIR". Parece que é a mesma coisa, mas não é. A população precisa dar esta resposta em 2016 !!


* CRISE HUMANITÁRIA DOS REFUGIADOS.
Neste modelo de sociedade pautada no neoliberalismo não há espaço para os excluídos. O quadro se agrava ano a ano na mesma proporção que aumenta a concentração de riqueza nas mãos de poucos. Recente estudo do Credit Suisse mostrou que 1% da população mundial concentra 55% da riqueza mundial. Infelizmente, se não buscarmos outro caminho de organizar a sociedade, é daí para pior.

* A foto deste menino sírio de 3 anos, morto afogado numa praia grega, após o naufrágio de uma precária embarcação que trazia sua família para a Europa, correu o mundo emocionando as pessoas. Serviu também para "abrir os olhos" das autoridades da União Europeia para o drama dos refugiados que já se constituiu numa das maiores crises humanitárias do século.
Abaixo, em outro post reforçamos esta terrível realidade da exclusão social em todo o planeta. Vivemos tempos difíceis !!


* A desigualdade social no mundo é uma variante econômica que não para de crescer. É inerente ao modelo capitalista e neoliberal estabelecido pelos "donos do mundo" como verdade absoluta e irreversível. Não podemos acreditar nisso. Outro modelo e outra forma de organizar a sociedade é possível. O desafio que se impõe aos que não se conformam é construí-la.
Veja a matéria abaixo:

"FAMÍLIAS QUE DOMINAM O MUNDO.

QUEM SÃO AS 150 FAMÍLIAS QUE DOMINAM O MUNDO?
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Zurich, após ter analisado 43.060 monopólios, a conclusão observada foi que 1.318 monopólios formam o coração da economia capitalista e 147 deles controlam 40% da riqueza mundial. Os 20 monopólios mais poderosos são formados por bancos.
As 80 pessoas mais ricas do mundo, apresentadas no estudo da Revista Forbes, até são ricas e poderosas, mas quem realmente domina o mundo são aproximadamente 150 famílias, que, apesar de se manterem fora dos holofotes da propaganda, controlam a economia mundial por meio de uma série de mecanismos.
MATÉRIA COMPLETA EM
http://alejandroacosta.net/…/alemanha-o-coracao-do-capitali…"


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face de Lucas Adriani Caldeira:

"Amigos bom dia? Agora pela manhã na praça da Vila Nova, um rapaz foi abordado por estar estacionado em local inadequado, ou seja em cima da praça, no meu entender ( não sei se estou certo) a guarda teria que multar e mandar o cidadão tirar o veículo do local, quando pra minha surpresa e de alguns presentes chegou outra viatura e mandou rebocar o veículo.. Isso pode? Agora o rapaz tem de esperar até amanhã, ir na guarda, retirar uma guia pra pagamento incluindo multa, duas diárias mais reboque.....depois querem nos fazer acreditar que não existe a máfia das multas.... Resumindo! Isso da nojo."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MARX E O MAU USO DA CIÊNCIA

Neste trecho Marx fala sobre a distorção que o poder econômico pode causar na ciência, muitas vezes vestindo de "científico" o que lhe convém (hoje há muitos outros exemplos, para além da ciência econômica apologética, como a escola austríaca, mas também os abusos "cientificamente" justificados da indústria farmacêutica, do agronegócio, etc).
Porém, isso não quer dizer, como querem os pós-modernos, que a ciência seja então sempre relativa, que nunca haverá ciência em si, apenas ciência considerada assim por uns ou outros. Para Marx, e para a maior parte dos autores marxistas, ciência é possível, conhecimento é possível, mesmo que possa sofrer interferências externas (do poder econômico, político, etc). Aliás, só é possível dizer que algum dado foi manipulado, distorcido, por algum interesse extrínseco à investigação científica, porque se pode conhecer o real dado, produzido com a máxima potencialidade do método e da época, cortejando o real e revelando a falsidade da apologética.
Uma sociedade sem classes certamente seria um terreno melhor para o florescimento de uma ciência plena, porém, não é possível garantir que distorções outras, do poder político (por exemplo), não venham a ocorrer (a URSS, também como exemplo, infelizmente praticava umas distorções do tipo, vendendo como científicas algumas noções apologéticas e propagandísticas).
O verdadeiro marxismo é científico, o militante marxista ideal é sempre um estudioso crítico e autocrítico. E só a própria esquerda, em suas práticas, pode criar mecanismos para precaver e evitar problemas deste tipo. Como disse Sérgio Lessa, observando a parte da esquerda que faz o oposto, "o militante que age e não pensa é resultado de um movimento comunista que produz mitos, mas não ciência."¹
‪#‎Brinhosa‬.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, dose dupla do inenarrável José Simão:

"E os refugiados na Europa? A humanidade não deu certo! Devolve o planeta pros dinossauros!"

"Para delatar o PT, disque Moro. Para delatar o PSDB, disque mais tarde".


* Então mais tarde, vamos de humor e poesia !!

7 comentários :

  1. Hoje tem uma reunião secreta entre o prefeito e os vereadores. Só Deus sabe ó que vai ser acertado lá, . Divulgue no blog.

    ResponderExcluir
  2. SONHA LEITÃO, VC E SEUS ALIADOS MM E JM TORCEM POR ISSO. NÃO ADIANTA É 11 NA CABEÇA EM 2016 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, eu não sonho com nada. Faço o meu papel que entendo ser correto. Sou oposição a estas guangues políticas que infelicitam a cidade há 20 anos.

      Excluir
  3. essa notícia do assalto ao cofre do figurão do governo está em vários blogs mas ninguém tem coragem de dizer o nome, opá !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Leitão pela sua coragem e a forma franca de dizer as coisas. O seu blog é realmente um dos melhores da cidade. Não fica restrito as picuinhas da cidade e aborda outros temas que não vemos nos outros e ajuda a informar no geral. Continue assim que os caminhos hão de se abrir para você.
    Sou aquele que falou ontem a noite com você pelo inbox do face. Conte comigo, mas infelizmente como lhe expliquei não posso me identificar.

    ResponderExcluir
  5. Valeu meu caro, vamos tomar aquele café e conversar pessoalmente.
    Abraço.

    ResponderExcluir