domingo, 13 de setembro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Na blogosfera política de Cabo Frio, há um ano das eleições municipais, está engraçado ver os ataques e as disputas entre as "mesmas moscas de sempre". Os blogs ligadas a Marquinhos e Jânio dando notícias sobre problemas e denúncias de mau uso do dinheiro público na administração Alair, que aconteciam de forma semelhante no governo do ex-prefeito. Nos blogs ligados a Alair o fato se repete, pau no ex-prefeito e no Jânio. Marquinhos/Jânio e Alair quando se encontram secretamente devem rir aos borbotões !!

* O engraçado é que as queixas são as mesmas. Ineficiência da saúde pública, falta de estrutura na educação, falta de uma política séria de habitação popular, as velhas queixas do transporte coletivo, falta de transparência no trato com o dinheiro público, nepotismo, processos judiciais, controle da Câmara pelo executivo, assédio moral, perseguições e ameaças ao funcionalismo público. Tudo igual, alias muito igual.
Há 20 anos é assim. A única coisa que mudou foi o patrimônio pessoal dos "ilustres mandatários". E como mudou !!

* Nas últimas eleições ambos só puderam ser candidatos devido a liminares concedidas pela justiça, que suspendeu julgamentos de processos, mas que num momento qualquer terão que ser julgados. Pouca gente lembra deste fato. Na hora de tirar as certidões criminais vai ser uma festa !!
Não acho que nenhuma denúncia deva ser desqualificada, mas de que adianta denunciar os "mal feitos" de um e apoiar o outro ?

* Uma parte da população não consegue enxergar isso por limitações educacionais e de formação da cidadania, outra parte percebe, é cúmplice e se beneficia das migalhas que caem destas "mesas fartas". E a cidade segue seu rumo com grandes reclamações, mas com eles sendo eleitos e reeleitos para mandatos sucessivos. Foram "craques" ao criar esta hegemonia recheada com o embuste de uma falsa polarização, mas com o mesmo modelo de administração e gestão pública, onde impera a falta de transparência no trato com a coisa pública e os constantes desvios de dinheiro público. Os processos são a prova inconteste de tudo isso !!

* Para o atento observador desta "ópera bufa" fica a triste conclusão: ambos os lados tem razão em seus argumentos. Os dois são muito ruins e a cidade "paga o pato" até hoje ""


* Matéria publicada esta semana no Site G1 deixou bastante preocupada a população de Cabo Frio. Muita gente foi surpreendida com a notícia, mesmo tendo a percepção clara do aumento da violência na cidade. A surpresa foi a cidade liderar este ranking negativo no Estado. Os dados são de 2010 a 2012. Confira abaixo:

"Mapa da violência coloca Cabo Frio na liderança de mortes no Rio.

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, é a única do estado a constar no ranking dos 100 municípios brasileiros com mais mortes por arma de fogo. Os dados são do Mapa da Violência, divulgado pela Unesco (organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura) com dados de 2010 a 2012. Os números colocam a cidade na 88ª posição entre as mais violentas do Brasil.
No período avaliado foram registrados 270 homicídios em Cabo Frio: 82 em 2010, 23 em 2011 e 105 em 2012. O ranking leva em conta apenas cidades com mais de 20 mil habitantes. Um outro levantamento entre jovens entre 15 a 29 anos coloca a cidade na 50ª posição, com uma média de 130,3 mortes para cada 100 mil jovens. Segundo a Unesco, o estudo reforça a importância de campanhas de desarmamento para a redução das armas de fogo em circulação no país. Mais de 34 mil brasileiros são assassinados a cada ano.
Segundo o cientista social Moisés Porto, a migração da violência para cidades do interior está relacionada a fatores como crescimento econômico, investimento em segurança nas metrópoles (provocando a transferência de criminosos para outras cidades), e maior abrangência de facções criminosas em busca de novos mercados consumidores.
"As maiores vítimas da violência são os homens negros com idade entre 15 e 30 anos, moradores de áreas periféricas", aponta."

* O problema do aumento da violência é multifatorial e para se chegar num patamar deste é necessário levar em conta vários fatores. Entretanto, não se pode deixar de considerar as péssimas administrações nos últimos 20 anos, que apesar de terem tido a disposição mais de 8 bilhões de reais neste período, não foram capazes de construir políticas públicas para a juventude, principalmente a mais pobre e moradora da periferia, que pudessem minorar estes terríveis índices.
As "assinaturas" de Marcos Mendes e Alair Correa estão marcadas neste trágico momento que a cidade vive. O "Toque de Recolher" deveria ser para eles !!

* A pergunta que sempre fica é:
Até quando a população de Cabo Frio vai compactuar com este embuste político que domina e infelicita a cidade por todo este tempo ?

* Respostas para a redação !!


* Esta semana, num café da cidade, conversando com um cidadão ligado ao ex-prefeito Marcos Mendes sobre os processos judiciais que ele responde, recebi a resposta que é normal e de "praxe" o político que exerceu mandatos ter alguns processos. Entendo que a opinião é livre, mas os processos que o mesmo responde são de improbidade administrativa, peculato, apropriação indébita, fraude em licitações, alguns de natureza eleitoral como, compra de votos, abuso de poder econômico e por aí vai. Pergunto a você, meu caro cidadão: Isso é de praxe?
Pois é, vivemos uma total inversão de valores no campo político. Eles chamam de "relativização da ética".

* Alguns alairzistas pensam a mesma coisa. Daí nada muda !!


* Por falar em alairzistas, me lembrei que há algum tempo atrás um cidadão "simpatizante" do governo Alair me abordou de forma brusca e arrogante na rua dizendo que "não adianta falar mal" que o "digníssimo" prefeito vai dar o troco em 2016. Pode ser ser que dê o troco, mas os "trocados" parece que ele já vem dando a muito tempo. O cidadão deve ser um dos beneficiários. Pena para a população que a "parte do leão" fique sempre com os mesmos. O modus operandi dos "apaixonados por este Fla x Flu eleitoral" é rigorosamente igual !!

* Já dizia aquele velho dito popular: "O pior cego é aquele que não quer ver" !!


* CONTRAREFORMA POLÍTICA.

Um trem fantasma, tendo como maquinistas os interesses da continuidade do nosso decrépito sistema político, percorreu seu trajeto nesta quarta-feira (9/9), na Câmara dos Deputados. Em definitivo, salvo vetos ou contestações judiciais. As mais sombrias estações que ele percorreu são:

1. A do financiamento empresarial de partidos e candidatos (que o Senado tinha derrubado), apesar dos continuados escândalos de corrupção;

2. A do falso ‘limite’ de gastos, fixado em 70% do que foi despendido por quem mais aplicou na eleição anterior (ou seja, no Rio, por exemplo, o ‘teto’ para candidatura a dep. federal cai de R$ 7 mi para... R$ 4,5 milhões!);

3. A da autorização bienal para o ‘troca-troca’ partidário, sem qualquer critério ideológico ou programático (como o ‘quem dá mais’ das ‘janelas de transferência’ do mercado do futebol);

4. A da confirmação e ampliação dos cabos eleitorais pagos, instrumento da compra de votos;

5. A restrição à participação em debates, estabelecendo como condição um ilegal quantitativo de deputados já eleitos, visando amordaçar o PSOL - e também PV, PSTU, PCB, Rede e outros.

O ponto final desse percurso sem beleza e grandeza é a permanência do decadente modelo político-partidário-eleitoral, de ínfima credibilidade. Também no Legislativo se dá um péssimo exemplo de como NÃO SE ENFRENTAR em profundidade a crise.

Vergonha!

* Postado pelo deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ).


* Numa nova etapa nas investigações da Operação Lava Jato, a PF quer ouvir Lula e ex-ministros que compuseram o primeiro escalão dos governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff. Na petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, por meio da qual pede autorização para ouvir o ex-presidente sobre o esquema de corrupção instalado na Petrobras entre 2004 e 2014, a Polícia Federal cita nove autoridades que ocuparam funções e cargos estratégicos nas gestões petistas.

* Entretanto, a PF não faz nenhuma imputação às autoridades e aos políticos, mas entregou ao Supremo uma planilha com os nomes dos alvos da Lava Jato e a situação de cada um. Estão na lista o ex-ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (2012-2014), o ex-ministro Antônio Palocci, (Fazenda/2003-2006 e Casa Civil/2011), o senador Edison Lobão, ex-ministro de Minas e Energia (2008-2010 e 2011-2015), o ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (2011-2015), a senadora Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil (2011-2014), a ex-ministra Ideli Salvatti, ex-ministra das Relações Institucionais (2011-2014), o ex-ministro de Cidades Mário Negromonte (2011-2012), o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, já preso, (2003-2005) e o ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo (2005-2011).

* Os ex-ministros de Lula e Dilma negam taxativamente envolvimento com o esquema investigado pela Lava Jato. Por meio de sua assessoria de imprensa, o PT informou que não vai se pronunciar, pois não tem conhecimento oficial dessa demanda da Polícia Federal.

* Todo mundo nega, mas que a grana foi surrupiada todo mundo sabe. O PT vai se complicando cada vez mais neste episódio e vê com muita preocupação as investigações chegando nas portas do ex-presidente Lula, principal opção do partido para 2018. É muito difícil acreditar que num esquema de corrupção de tamanha magnitude como é o Petrolão não tenha chegado nenhuma informação ao Palácio do Planalto. Ficamos no meio do caminho entre a omissão e a incompetência por não saber de nada !!


* Cresce claramente o número de pessoas insatisfeitas e decepcionadas com o quadro político. Tenho conversado com as pessoas nas ruas, na filas do banco, no supermercado, nos cafés, além de outros locais e fico triste quando percebo a enorme possibilidade de termos a maior incidência de votos brancos e nulos da história das eleições no Brasil. São pessoas de idades variadas com este sentimento, inclusive os jovens. A crise da nossa democracia representativa é de fato muito grave.

* É interessante, por exemplo, ouvir alguns reconhecerem que tem pessoas sérias participando do ambiente político, mas temem que o tal "Sistema" as corrompa. Há também uma crise de credibilidade que precisa ser muito bem avaliada por todos aqueles que pleiteiam cargos públicos e militam politicamente em partidos.
Infelizmente, o voto nulo não vai fazer mudar nada !!


* É isso que eles querem. Engessar nossa vontade e nossa esperança de mudança. Simples assim !!
Você vai permitir ?


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do músico PH Lima:

"Um governo que tem como maior "Record" , o número de crianças assassinadas pela polícia, esse é o governo do Estado do Rio de Janeiro. Sozinho, esses miseráveis matam mais crianças do que todos os outros estados somados!!! Não tem como não ODIAR! Sem sorriso, sem fala bonitinha, sem Mimi, sem porra nenhuma, só oq resta é o ódio por cada um desses assassinos fdp! Os negros e negras sangram a 500 anos nessa merda de país!"


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

O MÉTODO DA ECONOMIA POLÍTICA EM MARX
Por David Harvey

* Descrito no post ao lado:



* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão:

"A Dilma tem cara de quem inventou a segunda feira. E o Aécio tem cara de quem inventou a sexta feira a noite!"


* Mais tarde um artigo polêmico sobre o momento político nacional !!

5 comentários :

  1. O problema Leitão é descobrir fórmula mágica ou poção mágica para oferecer a população, hehe. A situação é horrorosa e pelo andar da carruagem das pesquisas vai continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, este é o grande desafio. Como clarear e comunicar tudo isso numa democracia de massa, acrítica e despolitizada, fortemente influenciada pelo poder econômico ?

      Excluir
  2. A LAVA JATO ESTÁ CHEGANDO NO CHEFE DA QUADRILHA, UM LADRÃO DE 9 DEDOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, também concordo que dificilmente esta roubalheira toda não tenha chegado ao conhecimento do governo, mas e os outros ladrões do PMDB, PP, PSDB, você não vai se importar. O PT fez mas não fez sozinho !!

      Excluir
  3. A prefeitura tem cerca de 3.500 funcionários que não trabalham e são cabos eleitorais de vereadores e secretários, além do próprio prefeito. São os famosos fantasminhas camaradas.Isso foi um dos efeitos maléficos dos roialtes. Muita grana passaram a contratar mais não para servir ao povo, mas para fazer campanha para eles.

    ResponderExcluir