segunda-feira, 21 de setembro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Nas eleições municipais de 2008, durante os debates e programas eleitorais com a minha participação e de Marcos Mendes, Alair Correa, Jânio Mendes e Paulo César, já alertávamos sobre a semelhança de projeto de governo destes quatro postulantes, todos com cargos públicos e que de uma forma ou de outra já tinham sido “governo” nesta cidade. Já naquela época repetiam velhas promessas não cumpridas em campanhas passadas.

* Apresentamos um programa de governo baseado em três eixos fundamentais: transparência total das contas públicas, geração de emprego e renda e prioridade absoluta em cinco áreas de políticas públicas, Educação, Saúde, Habitação Popular, Saneamento e Meio ambiente. Áreas que até hoje não mereceram investimento e gestão adequadas.

* Enfrentamos o duro embate eleitoral com independência e coragem de ações e proposições, sem recursos financeiros e materiais, contra uma conjuntura eleitoral desfavorável e o desconhecimento de grande parte da população em relação ao meu nome e ao PSOL como partido político.

* O povo reelegeu Marcos Mendes, que após mais 04 anos de mandato só fez aprofundar os problemas que nos deparamos hoje. O cardápio eleitoral que marcou a sua vitória foi o de sempre. Uso escancarado e ilegal da máquina pública, fisiologismo, assistencialismo barato, compra de votos, cooptação de lideranças comunitárias e religiosas com grana, doações ilegais não divulgadas, além de outros, marcando a supremacia do poder econômico sobre ideias e alternativas de mudança.

* Em 2012, o quadro se revela muito parecido, apenas com a diferença de que Marcos Mendes e Jânio Mendes estavam juntos de um lado e Alair Correa e Paulo César do outro. Adversários de ocasião em 2008, aliados do oportunismo em 2012. As críticas e as acusações de corrupção que “eles” se faziam mutuamente desapareceram como mágica numa união “em benefício de Cabo Frio”.
Só sendo muito tolo para acreditar nisso !!

* Quem estava lá enfrentando estes esquemões ?
O PSOL através da minha candidatura. Estávamos lá de novo, agora de forma mais clara ainda, apontando a falta de coerência destes. Denunciando a falta de transparência com as contas públicas, as promessas novamente não cumpridas, as práticas ilegais na campanha, as negociações obscuras que motivaram estas alianças, o enriquecimento ilícito de alguns, a falta de políticas públicas, a desigualdade social em nossa cidade, além de outras questões.

* Mostramos novamente o atraso e a mesmice política em que a cidade está mergulhada há 20 anos e que atualmente vem mostrando sua face mais cruel com o aumento da violência urbana, o caos na saúde, a falta de estrutura na educação, o desemprego, a falta de uma política habitacional e a pobreza de nossa periferia. Tivemos quase 7.000 votos entre as candidaturas de prefeito e vereadores. Mas “os críticos de poltrona” acham pouco, desconsiderando inclusive estes bravos eleitores, que votaram por mudanças de forma independente e consciente. “Se o adversário não está envolvido em nenhuma maracutaia vamos inventar que esteja para nivelar todo mundo por baixo”. Esta é a lógica destas críticas.

* O povo elegeu Alair Correa, prefeito já por 03 vezes anteriores e um dos responsáveis por este quadro caótico em nossa cidade. O engraçado de tudo isso é que “ele” ainda reclama de uma suposta “herança maldita” do governo anterior, do seu “pupilo”, como se nunca tivesse governado a cidade e todo o “mal” foi praticado pelo antecessor, Marcos Mendes, que de fato fez um péssimo governo.

* O governo começa e vêm as medidas iniciais. Nada mais antigo em termos de gestão pública. Novamente, total falta de transparência das contas públicas, denúncias de corrupção, nepotismo, fisiologismo, nomeações políticas de parentes, inchaço da máquina no “andar de cima”, confusão administrativa, falta de prioridade na execução das políticas públicas essenciais como saúde, educação, habitação, saneamento e a "viciada" preferência por obras faraônicas como a da Praia do Forte. Já no 3º ano de (des)governo, vem uma queda de arrecadação e a incompetência endêmica se mostra extremamente clara, mergulhando a cidade numa crise que é muito mais de gestão do que propriamente da redução dos recursos dos royalties.

* Está lá tudo gravado nos programas eleitorais, debates e entrevistas para quem quiser ver e ouvir. Avisamos que tudo isso iria acontecer com a vitória destes “grupos políticos”, como eles gostam de se autodenominar. Eu prefiro chamar de "quadrilhas políticas !!

* Avisamos, lutamos para não acontecer, mas a história se repetiu. A primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.
Apesar disso tudo, lamento informar a alguns que continuaremos na luta e vamos novamente denunciar este embuste eleitoral que “os mesmos” preparam para 2016. Será que a população quer de novo participar de um "jogo eleitoral" com as velhas cartas marcadas de sempre ?
Só a luta muda a vida !!


* As recentes denúncias de contratos e licitações suspeitas favorecendo "empresas amigas" neste atual governo Alair, reflete um "modus operandi" antigo, já praticado em seus mandatos anteriores. O mesmo acontecia no governo de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes. Na verdade, é um modelo de gestão corrompido por práticas pouco republicanas que ocorre há 20 anos na cidade, até porque o mestre e o pupilo, assim se tratavam carinhosamente, caminharam juntos durante muitos anos. Isso é justificado pela longa folha corrida de processos das mais variadas origens que ambos ostentam "garbosamente" e que parece não incomodar uma grande parte da população cabofriense, já que eleição após eleição, sufraga os mesmos para novos mandatos eivados dos mesmos vícios e práticas.

* Nas últimas eleições ambos só puderam ser candidatos devido a liminares concedidas pela justiça, que suspendeu julgamentos de processos, mas que num momento qualquer terão que ser julgados. Pouca gente lembra deste fato.
Não acho que nada deva ser desqualificado, inclusive novas denúncias, mas de que adianta denunciar os "mal feitos" de um e apoiar o outro ?
Alguém ainda acredita que aqui em Cabo Frio possa existir na cena política esta relação maniqueísta onde um representa o "bem" e o outro representa o "mal" ?

* Isso não vai parar. Certamente novos casos surgirão, pois ambos sabem que a justiça brasileira dificilmente condena políticos. O Mensalão e o Petrolão foram exceções a regra. Aliás, tenho dito, tem muita gente em Cabo Frio preocupada e indignada com a corrupção e malandragem política em Brasília, mas faz "vista grossa" para o que acontece no "nosso quintal" com as verbas públicas no município.

* Em troca, a maioria da população recebe uma educação de segunda, uma saúde de quinta, um transporte de terceira, uma segurança pública de quarta e uma total ausência de políticas públicas nas áreas habitacionais, de meio ambiente e geração de emprego e renda.
Até quando a população vai tolerar tamanho esculacho ?


* Tenho insistido aqui no blog sobre as mesmices dos fatos políticos que acontecem no dia a dia da cidade. São 20 anos de semelhanças de métodos na gestão do dinheiro público em Cabo Frio (que não é pouco), cuja "marca maior" é a falta de transparência. Foram mais de 8 bilhões de reais ao longo deste período. Ambos, Marcos Mendes e Alair Correa não tem como justificar esta quantia com o que foi produzido em obras de infraestrutura e políticas públicas. O que foi feito, mesmo numa análise rasa, fica muito aquém do montante que transitou nos cofres públicos.

* Nunca houve um planejamento efetivo e uma gestão que produzisse soluções duradouras. São sempre soluções pontuais e "melhorazinhas", mas nenhuma reforma estrutural.
Mas ninguém pode negar que foram "mestres" em fazer a "pequena e velha política", utilizando os fabulosos recursos desta "maquina pública" e assim se perpetuarem no poder. Nepotismo, fisiologismo, assistencialismo sem cidadania, empreguismo, contratismo, submissão da Câmara de Vereadores em troca de benesses e cargos, etc, se constituíram em ferramentas de consolidação de uma "hegemonia" que contou com a cumplicidade de alguns e o desconhecimento e despreparo de muitos.

* Diante das fanfarronices, da incompetência e das ações pouco republicanas tanto do atual governo quanto do anterior, que nos são "enfiadas goela abaixo" diuturnamente, só nos resta deixar estas duas "pesadas" reflexões:

"Político ladrão, pilantra e incompetente com a "caneta na mão" é muito mais daninho para a sociedade do que o ladrão comum".

"Antigamente tinha aquele ditado: "O político rouba, mas faz". No presente, podemos definir alguns os políticos assim: "Rouba, não faz e não deixa ninguém fazer".

Só não enxerga quem não quer !
O que impressiona é a passividade que grande parte da população encarou e encara estes fatos até hoje.
Se você acha que estou exagerando pode mandar seus petardos !!


* Depois de um ano e nove meses, o STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu nesta semana o julgamento da proibição das doações de empresas a candidatos e partidos políticos. Por 8 votos a três o tribunal considerou as doações inconstitucionais. A ação que contestou as contribuições empresariais no financiamento político foi movida em 2013 pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com o argumento de que o poder econômico desequilibra a disputa eleitoral. A proibição já vale para as eleições municipais de 2016, "salvo alteração legislativa significativa", que é o projeto aprovado na Câmara sob a liderança do "pilantra federal" Eduardo Cunha.

* Entretanto, como a matéria agora é considerada inconstitucional, cabe a presidente Dilma vetá-lo e "enterrá-lo" definitivamente. A demora no julgamento da ADIN deveu-se a outro pilantra, o ministro do STF, Gilmar "Direita Togada" Mendes, que pediu vistas e engavetou o projeto por mais de um ano. Cunha e Gilmar foram derrotados. A democracia venceu !

* Trata-se de um passo decisivo para livrar nosso sistema político do controle dos grandes grupos econômicos e dos esquemas corrompidos que condicionam mandatos dos Executivos e Legislativos, ofendendo o interesse público.
As ideias, princípios e causas passarão a valer mais do que o tamanho dos cofres e das negociatas que apequenam nosso país e nos jogam em crise permanente. Abaixo dez motivos que justificam a importância desta decisão do STF.

1. Empresa não doa, investe para obter retorno;
2. Empresa não é cidadã, não vota, mas influencia;
3. Empresa inflaciona a campanha e mata a igualdade na disputa;
4. Empresa, ao aplicar milhões na política, "desinveste" em suas atividades próprias como geração de empregos e remuneração condigna de seus trabalhadores;
5. Empresa, ao financiar partidos, inibe e desestimula os sustentadores autênticos da política: a cidadania, os filiados, militantes e simpatizantes;
6. Empresa não tem ideologia e sim interesses, tanto que empreiteiras, bancos e outras grandes doam para várias candidaturas que "se opõem", cercando por todos os lados;
7. Empresa costuma "doar também por fora", favorecendo o enriquecimento patrimonial de muitos arrecadadores;
8. Empresa cristaliza o tráfico de influência e induz a favorecimento em licitações públicas;
9. Empresa faz com que, nas campanhas, valha mais o tamanho do bolso (do cofre) do que das ideias, programas e causas;
10. Empresa que doa apequena a política e avilta a militância, proporcionando a publicidade milionária e enganosa, a compra de votos e os cabos eleitorais pagos.

* O argumento de alguns críticos da decisão de dizer que a histórica decisão do STF ampliará o "caixa dois" é patética e reducionista, pois induz ao pequeno pensamento de que não se faz lei porque ela poderá ser burlada. O aumento do "caixa dois" se houver precisa ser combatido pelos mecanismos legais já existentes.
A verdade é que a decisão não é a "panacéia salvadora" de nosso sistema eleitoral, mas certamente vai diminuir a quantidade de dinheiro circulante nas campanhas eleitorais e com isso reduzir a força do poder econômico na compra de votos e consciências.


* Até que enfim uma boa notícia !
Depois de o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinar que carros com mais de dez anos de uso deveriam trocar de extintor, de BC para ABC, no começo deste ano, o órgão decidiu na última quinta-feira que não será mais obrigatório ter o equipamento nos veículos que circulam no Brasil.

* A medida passa a valer a partir do momento em que a decisão aparecer no Diário Oficial da União. Com isso, o uso será opcional para carros particulares. Até então, rodar sem extintor ou com ele vencido era considerado infração média, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Essa medida vigorava desde 1968 e a partir de agora acabou o "jabá" de empresas em conluio com diretores do Contran.

* O extintor continua sendo obrigatório em caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e veículos de transporte de produtos inflamáveis. A AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) informou que dos dois milhões de acidentes em veículos cobertos por seguros, apenas 800 tiveram incêndio como causa, o equivalente a apenas 3%.

* Além disso, estudos realizados pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos nos últimos anos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre elas, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros e baixa flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Moacir de Sousa:

"Inocente é quem pensa que shopping é lugar de lazer. A repressão à galera do rolezinho é prova de que shopping não é lugar pra passear, mas pra consumidor gastar. Experimenta ir com a esposa e os três pimpolhos pro cinema, cada um devorando um balde de pipoca e um tanque de coca-cola. Depois do filme, vai pra fila do fast food, na praça de alimentação. Da alegria inicial ao lazer da depressão é um pulinho só. Explore sua cidade, vá à praia, floresta, parques, centros culturais, museus, barzinho da esquina e outras programações onde não exista apenas relação de consumo.
O churrascão com a família e amigos também é ótima opção".


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

RAPIDINHAS DE MARX !

“De fato, se a concorrência fosse deixada nas mãos do mecanismo de mercado, não haveria concorrência. As empresas competem pensando no lucro, não para preservar a concorrência, e se tivessem meios para tal, eliminariam todos os concorrentes."

* Marx fez essa observação há cerca de 150 anos.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão:

"O Brasil tá tão louco que já tem gente xingando ciclista de comunista!
O Brasil precisa de um ajuste fiscal e de um ajuste mental!"


* Mais tarde outro polêmico artigo sobre o momento político nacional !!

8 comentários :

  1. Janio agora que dar uma de independente. Esteve com Marquinhos por oportunismo eleitoral em 2012 e 2014 e agora está criticando. Isso é pior do que Marquinhos e Alair que são inimigos declarados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Alair e Marquinhos que são inimigos declarados". Essa vai para a Sessão Humor da Hora, rsrs !!

      Excluir
  2. As ruas de Cabo Frio estão cheias de lixo, daí voltou com força a invasão dos mosquitos. Além do desconforto é também caso de saúde pública. Com a Comsercaf extinta quem vai limpar as ruas e nos livrar destes mosquitos ?
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Claudio Leitão, já te falei aqui outro dia sobre isso e volto a te falar, se conselho fosse bom não se dava, vendia. Desista, não tem jeito de mudar, a propria população não quer mudar nada. Alair vai sair e entrará Marquinhos com as benções do povo. Não adianta, vá por mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reconheço a dificuldade da conjuntura política de Cabo Frio, mas não podemos deixar de tentar e lutar. Já ensinava Gramsci: "Pessimismo da razão, mas prática e otimismo da vontade". Não há realidade imutável. A história nos dá exemplo disso todo dia.

      Excluir
  4. Esta bom, não te aviso mais. Boa sorte.

    ResponderExcluir