quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FAZER 21 PODE SER UMA BOA IDEIA

A PEC 58/2009, homologada pelo Congresso Nacional em 23 de setembro de 2009, aumentando o número de vereadores, mudou a composição das Câmaras de todo o país. No nosso caso, Cabo Frio situa-se na faixa de municípios com população entre 100.000 e 300.000 habitantes, tendo assim, limite máximo de 21 vereadores. O repasse caiu de 7% para 6% do orçamento municipal. A aprovação desta PEC criou ainda uma polêmica entre os juristas se este número é auto-aplicativo ou se depende de uma alteração da Lei Orgânica Municipal, com a atual Câmara fixando o numero de vereadores, que pode ser o teto ou um número menor. A segunda alternativa é a mais aceita entre os juristas. O TSE ficou de dar um parecer definitivo a esta questão que tem que ser decidida até 30 de junho de 2012.
Sob o ponto de vista representativo da sociedade, acredito que 21 vereadores seria um número mais adequado, permitindo que setores mais progressistas pudessem ter mais chances de participar do legislativo cabo-friense. O debate poderia ganhar mais diversidade e qualidade e a Câmara com maior número de vereadores não ficaria tão refém das “garras “do Executivo.
Os primeiros rumores indicam que nem o Governo e nem a atual composição quer os 21 vereadores. Indicam que o número deverá situar-se entre 15 e 17 vereadores.
O aumento do número de vereadores permitiria que partidos e candidatos com menor poder econômico, com campanhas mais éticas e de conscientização do voto popular pudessem fazer o enfretamento político com as forças conservadoras e candidaturas da base do governo que usam e abusam de forma ilegal e irregular das benesses da máquina, desequilibrando a eleição, diante da quase total inoperância da Justiça Eleitoral.
A maioria da atual Câmara se elegeu assim em 2008. Foi cesta básica “ a rola”, ajudinha na marcação de exames e consultas, o remedinho que não tinha no posto, dentaduras, nomeações eleitoreiras, compra de votos, e muito mais. Aconteceu um vale tudo que usurpou a cidadania das pessoas humildes, que reclamam muito da situação, mas que se submetem à “mágica das urnas “. Eu duvido que apareça um leitor para dizer que isso não aconteceu nas últimas eleições municipais. A eleição foi vencida com uma mão no dinheiro e outra na Bíblia.
O aumento do número de vereadores sem aumento de repasse, conforme citei acima, obrigaria a um corte de gastos, eliminando mordomias e até assessores. Os vereadores teriam que estar mais preparados para o exercício do mandato.
Este aumento permitiria uma Câmara mais vigilante, menos subserviente, exigindo maior transparência do Executivo nos gastos e nos projetos de Lei. Permitiria que houvesse oposição de verdade, o que é sempre saudável no processo democrático. Hoje, temos apenas representações dos dois grupos políticos que polarizam a disputa na cidade, que apesar de toda esta briga, se toleram e acordam para que não aconteça o debate das grandes questões que possam fazer nossa cidade avançar, conjugando desenvolvimento com redução das desigualdades sociais e respeito ao meio-ambiente.
O modelo de gestão pública que governa Cabo Frio há décadas mostra sinais claros de decadência e falta de compromisso com a res pública. Uma Câmara de Vereadores que permita maiores possibilidades de eleger representantes, dentro de um ambiente de maior consciência política e liberdade de escolha por setores mais progressistas de nossa sociedade será peça fundamental para alavancarmos as mudanças necessárias e iniciar, de verdade, o processo de renovação política.

“ Temos que nos tornar a mudança que queremos ver no mundo.”
Ghandi


Cláudio Leitão é economista, propagandista, dirigente sindical e presidente do Diretório Municipal do PSOL em Cabo Frio.

3 comentários :

  1. Cláudio Leitão,

    No seu próximo programa tem como reservar um bloco para explicar aos usuários do VERGONHOSO transporte público de Cabo Frio o que é uma passagem subsidiada? Porque esse povo está pensando que os R$1,40 que vem depois é um presente da prefeitura ou gratidão da Salineira. Francamente!
    Estou percebendo que estão assistindo os abusos dessa empresa na maior passividade, com medo de perder o beneficio, que está sendo confundido com "gratidão". Se antes apenas resmungavam, agora nem isso fazem - no sábado senti isso, com maior desgosto!
    Você como político sem os vícios do “principado”, deveria dar mais ênfase ao inexistente transporte público - tem pessoas que nem conseguem chegar ao emprego nos horários. Como essa cidade vai desenvolver?

    Outra Coisa: Segundo o secretário de transportes: "a segunda integração (Rodoviária X São Cristovão), não está sendo subsidiada."
    Como ele conseguiu isso? Ele tem quer explicar isso para a população, já que a primeira já é uma passagem subsidiada.
    Essas integrações são bobagens, só servem para justificar os salários dessa "galera" da secretaria de transportes que não faz praticamente nada!

    ResponderExcluir
  2. Caro Julio,
    É uma ótima sugestão.Já estávamos considerando discutir este tema. Podemos antecipar.
    Saudações.
    Claudio.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cláudio Leitão,

    Os partidários do ex-prefeito adoram falar em plenos pulmões: "que Alair fez isso, fez aquilo."
    Agora eu lhe pergunto: O que eles queriam que a gente pegasse o nosso salário fizesse as obras? Com o dinheiro que Cabo Frio, recebe não era só para ficar no Concreto, era para ser fazer muito mais. Mas como esse povo gosta de viver de aparência e idolatria, só lamento!
    Eles queriam que a cidade ficasse do jeito que era? Sempre disse que não vejo mérito nenhum, mas sim uma obrigação.
    Realmente, tem bastante "diferença" do governo Marquinho e do governo Alair: um fez por obrigação e o outro não tem dado a devida manutenção e não esta fazendo nada - o enredo é o mesmo - ou seja, tudo a mesma coisa!
    Certos blogueiros são "programados" só para defender o ex-prefeito, não dê confiança.

    Agora vamos ver se essa galera é boa de memoria mesmo.
    Qual foi o prefeito que deu uma concessão sem licitação a uma empresa de ônibus que originou o processo de número 1999.011.003621-0, movido pelo Ministério Público? Alguém sabe o resultado desse processo?
    Liga, não, Cláudio, essa gente não sabe o que diz!









    Eu gosto muito dessa frase da Rosa Luxemburgo:
    "Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem"


    Mas essa mais ainda:

    "É preciso auto-disciplina interior, maturidade intelectual, seriedade moral, senso de dignidade e de responsabilidade, todo um renascimento interior do proletário. Com homens preguiçosos, levianos, egoístas, irrefletidos e indiferentes não se pode realizar o socialismo."
    Rosa Luxemburgo


    Um abraço,

    ResponderExcluir