sexta-feira, 8 de julho de 2011

POLITIZAÇÃO E IDEOLOGIA

Está em curso já há bastante tempo dentro do ambiente político, patrocinado pelos partidos e políticos conservadores, com apoio da grande mídia, um processo de despolitização e desideologização das discussões políticas. O objetivo é muito claro. É formar convencimento que política é assim mesmo, só pode atuar colocando “a mão na merda” e que a questão ética precisa ser flexibilizada para que as coisas possam acontecer. Que políticos são todos iguais e que partidos políticos representam a mesma coisa. Que acabou esta história de direita e esquerda, e quem atua politicamente com ideologia e causa é lunático, utópico e atrasado.
Querem enfiar por osmose em nossas mentes que o capitalismo triunfou, que a “onda boa” agora é ser neoliberal e competitivo ao extremo, senão não tem lugar no mundo de hoje. Que não existe outro modelo de sociedade a ser pensado. Só falta ressuscitar o Fukuyama e decretar novamente o “ Fim da História”.
Se tudo isso está certo e os nossos governantes atuais absorveram tão bem estas teses, pergunto : Por que temos uma educação de péssima qualidade? Por que as pessoas estão morrendo nas filas da saúde pública? Por que o salário pago ao trabalhador continua sendo insuficiente para uma vida digna? Por que o desemprego segue assustando as famílias brasileiras ? Por que os índices de criminalidade são cada vez maiores ? Por que a cada ano aumenta a desigualdade social em nosso país? Por que pagamos cada vez mais impostos sem retorno na forma de políticas públicas? Por que apenas 5 mil famílias brasileiras detêm 45% da riqueza nacional? Por que 44% do orçamento do país têm que ser direcionado para pagar juros desta imoral dívida pública?Por que o meio ambiente anda tão degradado ?
Poderia aqui fazer laudas de perguntas como estas, já que enfrentamos no nosso cotidiano problemas diversos, entretanto, qualquer resposta que for dada não pode ter em seu bojo o sentido de que, infelizmente, é assim mesmo.
Esta conformidade nos faz gado ou ovelha. É preciso discutir com mais profundidade todas estas mazelas que nos impõem as classes dirigentes. Ninguém pode se omitir.
Todos em qualquer grau são impactados por decisões políticas. É evidente que os setores mais populares e mais pobres são muito mais dependentes de políticas públicas para melhorar sua qualidade de vida.
Aqueles segmentos mais esclarecidos, que tiveram a oportunidade de estudar e construir uma formação cidadã tem uma responsabilidade maior na tarefa de não permitir que tudo isso nos seja empurrado goela abaixo.
Ao se iniciar o processo de discussão que também passa pela questão eleitoral constataremos que politização e ideologia terão espaço neste debate. Outro modelo de sociedade precisa ser pensado. Outra forma de gerir os recursos públicos precisa ser implementada. Precisamos reimplantar a questão ética e da transparência dentro do ambiente político. Isso só se faz com mudanças de comportamento, e as vezes, precisa ser feito de forma radical. Quero fazer parte das fileiras daqueles que querem lutar pelas mudanças necessárias.
“ As pessoas tem medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem.”
Chico Buarque de Holanda


Claudio Leitão é economista, propagandista, dirigente sindical e presidente do diretório municipal do PSOL em Cabo Frio.

3 comentários :

  1. Prezado Claudio,
    resta saber quando foi que Chico Buarque escreveu isso. Se escreveu antes ou depois da era dos “socialistas” FHC, Lula e Dilma? Se foi antes, tudo bem, ele ainda era bom e tinha bons propósitos; utópicos, mas bons. Se foi depois é cinismo puro, pois os desgovernos que ele apoiou, e apóia, agravou de forma assustadora todas as mazelas que Chico indicou para se combater.

    Já citei isso e repito: A diferença de conceitos entre ditadura e democracia é radicalmente variável dependendo de que lado se esteja. Quando os outros estão matando, perseguindo, prendendo, torturando; é DITADUTA. Quando somos nós que estamos fazendo tudo isso; é DEMOCRACIA.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudio, gostaria de parabenizá-lo por conseguir fazer um programa com esse nível de colocações como foi o que eu tive o prazer de assistir nessa noite de sábado. O comércio em torno da fé é tão forte em Cabo Frio e as pessoas estão tão alienadamente inseridas nesse contexto(tão bem discutido por vc e seus convidados), que se torna impossível se manifestar de maneira contrária sem cair numa discussão infinda e estéril, mas vc conseguiu no seu programa fazer a exposição de idéias outras e me mostrou que eu não sou uma ET nessa cidade! Cidadania, tolerância, amor ao próximo, liberdade de expressão, respeito e solidariedade foram algumas das bandeiras que te vi levantar nesse dia e por isso te agradeço! Temos lutado contra todo esse preconceito contra as religiões de matriz afro-brasileiras, lutado contra as deturpações envolvendo nossa religião e afrontas sofridas por radicais fundamentalistas, e a nossa bandeira é a do amplo conhecimento e disseminação da nossa religião, pois acreditamos que só através do estudo é possível atingir um outro nível de compreensão. Assim, mais uma vez, parabéns! E Obrigada!! Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que fizesse um comentário no seu programa sobra a cobrança do estacionamento por uma firma terceirizada, isto é legal?
    Exigi de um destes cobradores do estacionamento a nota fiscal, e ele não tinha, se uma empresa presta um serviço de cobrança, ela tem o dever de emitir uma nota ou cupom fiscal, como pode o governo saber o tamanho do faturamento de uma empresa se a mesma não emite documento fiscal, muito estranho, e totalmente livre para a sonegação e outras praticas depreciativas ao bem comum.
    Não me nego a pagar, mas em troca quero um documento fiscal que prove este pagamento, um documento que me forneça o CNPJ da empresa, o endereço, o telefone de contato, e não um inútil cupom sem validade nenhuma.
    Parabéns pelo programa.

    ResponderExcluir