domingo, 18 de setembro de 2011

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA

Nesta semana, este nefasto governo Sergio Cabral celebrou mais um ato contra a população do Estado do Rio de Janeiro. Foi aprovado na ALERJ um projeto de lei que transfere grande parte da gestão de saúde para as “ditas” OS’s – Organizações Sociais.
Em síntese, este projeto vai privatizar a administração dos hospitais públicos, vai permitir a compra de medicamentos e equipamentos sem licitação e a contratação dos profissionais de saúde sem concurso público, atendendo as conveniências políticas dos gestores privados.
O projeto diminui muito a capacidade de controle do poder público sobre as verbas, aumentando as possibilidades de fraudes. A saúde pública do Estado freqüenta quase toda semana as páginas policiais dos jornais. O mesmo ocorre com as obras públicas sem licitação que sempre beneficiam “os amigos do poder”, doadores em potencial para as campanhas patrocinadas pelo governador Sergio Cabral. Este é certamente o governo mais corrupto da história do Estado do Rio de Janeiro.
Um governo que gastou 187% a mais em propaganda do que foi aprovado no orçamento, criando um estado de fantasia que não existe na realidade. Um governo mentiroso que afirma o tempo todo que não tem dinheiro para dar aumento aos servidores públicos, vide caso recente dos bombeiros e professores.
Este projeto vai permitir que cerca de 500 milhões de verbas públicas possam ser gastas sem licitação e com mínima fiscalização do poder público e da população. A gestão será privada, mas o dinheiro continuará sendo público.
O fato não é apenas de natureza política, mas sim, caso de polícia.
A bancada aliada composta pelo PMDB, PDT e PT, com raras exceções, votou unida a favor do famigerado projeto. O desconforto do PT do Rio de Janeiro era evidente. O partido em São Paulo questiona até hoje no STF projeto semelhante do governador Geraldo Alckmin, mostrando claramente o balaio de gatos em que se transformou o PT nos dias de hoje.
Este projeto já existe na Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2009 e não melhorou em nada as condições de saúde no município. A população do Rio de Janeiro sabe disso. Uma das conseqüências ruins foi a precarização das atividades dos profissionais de saúde, inclusive, com pagamento de menores salários para os contratados.
No PT, apenas o deputado Gilberto Palmares e a deputada Inês Pandeló votaram contra. No PDT votaram contra o combativo deputado Paulo Ramos e o apresentador de TV Wagner Montes de forma surpreendente.
O nosso representante na ALERJ, deputado Jânio Mendes, mais uma vez seguiu direitinho a “cartilha do Cabral” votando a favor do projeto, novamente traindo antigas convicções políticas e ideológicas em troca de um estranho pragmatismo eleitoral. Já havia se posicionado assim de forma controversa no caso dos bombeiros e professores votando a favor do Cabral e contra os trabalhadores. A população de Cabo Frio que faça a sua avaliação e o seu julgamento.
Tanto Alair Correa quanto Marcos Mendes enquanto deputados estaduais sempre que se defrontaram com matérias polêmicas também votaram com o governo e contra os trabalhadores. O premio recebido por ambos por esta conduta foi ser eleito prefeito. Talvez, o deputado Jânio Mendes avaliando esta situação esteja repetindo os mesmos procedimentos. A população novamente vai ser chamada a responder.
Como diz o velho ditado popular: Recordar é viver.
Até quando vamos achar que isso é normal. Até quando a nossa memória vai ser tão curta.Tais fatos mostram que “eles” agem sempre da mesma forma, embora gostem de um discurso de pseudo-renovação. São farinhas de um mesmo saco que está velho e mofado.
Por último, registrar a truculência da Polícia Militar contra os servidores públicos da saúde que de forma ordeira e democrática foram a Casa do Povo se manifestar contra o projeto. Os servidores receberam o apoio e a solidariedade dos deputados do PSOL que mais uma vez estavam ao lado dos trabalhadores e defendendo o interesse coletivo, a despeito das críticas daqueles que acham que defender direitos legítimos da classe trabalhadora é oportunismo e que querem justificar o injustificável.

“Diga-me com quem andas que te direi quem és.”
Velho ditado popular



Cláudio Leitão é economista, propagandista, dirigente sindical e presidente do diretório municipal do PSOL em Cabo Frio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário