segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FALSOS PROFETAS DA MUDANÇA

Escrever sobre política vem se tornando uma tarefa muito difícil a cada dia. Primeiro, por que tudo que se escreve gera sempre desconfiança por parte dos leitores, dada a total insatisfação da população com a classe política. Segundo, por que os escândalos de corrupção e roubo do dinheiro público “pipocam” no plano federal, estadual e municipal. Poucos agentes políticos gozam de credibilidade para fazerem críticas. Poucos mantém a coerência de idéias e propostas defendidas. Muitos mudam suas convicções ao sabor de interesses pessoais, eleitorais e de grupos. O interesse coletivo, invariavelmente, fica relegado ao segundo, terceiro ou até quarto plano.
Em nossa cidade a disputa eleitoral apresenta situações esdrúxulas e algumas hilárias e cômicas, protagonizadas pelos pré-candidatos que se dizem “arautos” de um processo de mudanças, mas que as atitudes tomadas reafirmam posições conservadoras e embasadas pelo mais baixo pragmatismo eleitoral que apequenam a disputa política.
Vamos relembrar alguns casos.
O ex-prefeito e ex-deputado Alair Correa critica o atual governo como se não tivesse nenhuma responsabilidade na implantação deste modelo de gestão. No poder agia de forma igual, inchando a máquina pública, cerceando a mídia, cooptando o poder legislativo, perseguindo adversários políticos e sem maiores preocupações com a transparência no uso do dinheiro público. Agora diz que vai fazer uma transformação na administração pública. Recentemente, quase se filiou ao PC do B, dizendo que “tinha socialismo nas veias” e logo depois, anuncia a filiação ao PP, partido de Paulo Maluf, conservador, reacionário e de direita. É para rir ou chorar. Como levar a cabo um processo de mudanças na cidade com este tipo de comportamento.
O pré-candidato do governo, Alfredo Gonçalves, se alia a todas as forças conservadoras, bancado pelo assistencialismo e fisiologismo da máquina do atual prefeito, financiado pelos empreiteiros que prestam serviços a prefeitura e diz também que quer um processo de renovação política. Vai renovar só na idade, os métodos e procedimentos serão rigorosamente os mesmos, tendo em vista, os compromissos que serão assumidos.
O pré-candidato Dr. Paulo César do PR, partido que chafurda na lama da corrupção, vide caso recente do escândalo no Ministério dos Transportes, onde a presidente Dilma demitiu mais de trinta dos seus membros por ROUBO DE DINHEIRO PÚBLICO acusa, sistematicamente, de corrupção o atual governo municipal. Até tem razão, mas com os companheiros de partido que convive em Brasília será que tem autoridade moral para fazer uma crítica como essa. Some do debate político da cidade e aparece na hora da eleição como candidato da mudança. Será que alguém acredita que o PR deseja mudar alguma coisa neste país.
O pré-candidato do PDT, Jânio Mendes, outrora vereador combativo e atuante, mas agora na base de apoio do governador sergio cabral( no diminutivo mesmo), talvez o governo mais corrupto da história do nosso estado, mostra vacilações em votações importantes, como no caso dos bombeiros e professores, onde votou com o governo e contra os trabalhadores, em troca de apoio político eleitoral da máquina estadual. Puro pragmatismo eleitoral no lugar da ideologia e do sonho de mudança, revelando o abandono de velhas bandeiras e projetos que defendia no passado, principalmente no que tange a educação. No plano municipal aceita todo o tipo de apoiamento, seja de ex-componentes do grupo do ex-prefeito Alair Correia, de ex-aliados do Deputado Dr. Paulo César(PR-RJ), como do grupo dito dissidente do atual governo que não apóia a candidatura governista de Alfredo Gonçalves. Que tipo de mudanças se poderá fazer com este “samba do crioulo doido”, onde vários interesses irão se contrapor no momento de formação de um futuro governo.
Enfim, criou-se um “conceito” na sociedade que não se vence eleições se não se submeter aos interesses escusos dos donos do poder. A população que é quem tem o verdadeiro poder de mudar esta realidade não reage, não acredita na força do seu voto, e logo, as coisas acabam não mudando.
Fico me perguntando, às vezes, até quando vamos continuar aceitando estas velhas práticas políticas e os desmandos com o dinheiro público. Até quando vamos continuar votando nos mesmos, que ora são aliados e ora são adversários, dependendo de suas conveniências pessoais e de grupo. Até quando vamos tolerar esta esculhambação. Até quando vamos continuar só reclamando e achando que política e políticos são todos iguais.

Cláudio Leitão é um inconformado, um radical, um maluco e um militante político que se recusa a abandonar seus sonhos e suas utopias e se submeter as corruptelas do poder.

Um comentário :

  1. EVIDENTE QUE ESTE MODELO VICIADO, UMA CAMARA MUNICIPAL QUE SE PRESTOU A VIRAR AS COSTA PARA A POPULAÇÃO. NESTE EPISODIO CORRUPTO E RIDICULO DO ESTACIONAMENTO ATE VEREADOR DE OPOSIÇÃO MORDEU A VIUVA PMCF ONDE JA TEM E POSSUI CARGOS E ATUAÇÕES DENTRO DA AREA DE SAUDE DO MUNICIPIO. SE A BASE DO GOVERNO ERA NO PASSADO DE 10 VEREADORES AGORA PASSA A SER 11 VEREADORES. ALAIR CORREA NA CAMARA AGORA PASSA A TER APENAS 1 VEREADOR DE OPOSIÇÃO.

    ResponderExcluir