"UMA IDEIA TORNA-SE UMA FORÇA MATERIAL QUANDO GANHA AS MASSAS ORGANIZADAS".
Karl Marx
sexta-feira, 31 de julho de 2015
RAPIDINHAS..............
* O quadro da sucessão municipal em Cabo Frio começa a "pegar fogo". Como sempre surgem várias candidaturas que no final do processo não vão se manter. É só para negociar cargos, privilégios e vantagens pouco republicanas lá na frente. Aposto com qualquer um !!
* É a famosa política TTT: Traições, trambiques e tramoias !!
* Alair e Marquinhos correm riscos de inelegibilidade. Alair tem condenações por improbidade em tribunais colegiados, inclusive no STJ. O seu "pseudo rival", Marcos Mendes, tem contas reprovadas pelo TCE, aguardando julgamento pela Câmara, que está suspenso por uma liminar. Ele alega falsificação de assinatura em vários documentos. Acredita quem quiser !!
* Nas últimas eleições ambos só participaram porque tiveram os processos julgados suspensos por liminares. Quem se lembra ?
Vão novamente contratar advogados caros para "contornar" as brechas da lei. Será que vai dar certo de novo ?
* O nobre deputado estadual Jânio Mendes, num primeiro momento, disse que não seria candidato e apoiaria Marquinhos, retribuindo o apoio em 2012. Agora com "grande cara de pau", diz que é candidato e volta para o discurso de "20 anos de atraso".
Ué, esqueceu o "atraso" em 2012 quando se aliou a Marquinhos ?
* Jânio, com todo o respeito: "Este discurso não te pertence mais". Só se engana quem quer !!
* Alias, a coerência escapou há muito tempo do deputado. Critica as escolas do município e se omite com relação as escolas do estado que são iguais ou piores. Critica a corrupção no município e se omite na crítica a corrupção no estado, onde é vice líder de Pezão.
Aí fica difícil de acreditar deputado !!
* A verdade é que faltando mais de um ano para as eleições fica muito difícil estabelecer qualquer prognóstico. Fica tudo ao sabor das preferências e paixões políticas.
* Pergunta que nunca cala: Existe de fato uma Câmara de Vereadores em Cabo Frio ?
O silêncio é sepulcral !
* As placas de publicidade colocadas nas cabines de passageiros na cidade, principalmente na rodoviária, impedem as pessoas sentadas de verem e identificarem o ônibus esperado. Uma internauta perguntou: Para quem são construídas as cabines ? Para os usuários dos ônibus ou para uma maior visibilidade da publicidade veiculada ?
* Com a resposta as secretarias de transporte e serviços públicos. Uma vive em silêncio e a outra só pensa em multar e rebocar !!
* Na verdade, a pergunta pode ser mais abrangente: Para quem é a cidade e suas políticas públicas ?
Quem se habilita a responder ?
* Existe uma "maioria passiva" que não consegue perceber que a cidade não é "construída" para ela e por isso não luta por mudanças !!
* O Grupo Bike Night, ontem, fez uma linda homenagem ao ciclista Pablo, morto ao ser atropelado na Rua Teixeira e Souza na semana passada. O grupo luta pela implantação de ciclovias e ciclofaixas na cidade e por uma melhor condição de segurança para os ciclistas. Parabéns pela iniciativa.
* O nosso blog desde o início, há cerca de dois anos atrás, tem colaborado com a ideia através da campanha "CICLOVIAS JÁ", onde sempre procuramos mostrar artigos e notícias estimulando esta iniciativa no Brasil e no mundo.
* Esta é uma pauta de toda a sociedade. Não tem dono e toda colaboração para uma cidade melhor e mais sustentável deve ser sempre bem-vinda !!
* Outro dia, num destes posts no blog, um cidadão mal informado me acusou de usar isso de forma oportunista e eleitoreira. Não sabe o cidadão que desde a campanha de 2008 já apresentávamos um projeto sobre a implantação de uma rede integrada de ciclovias na cidade. Tá lá gravado, tanto em 2008 quanto em 2012.
* Governaram a cidade durante 20 anos e nunca levaram em consideração o tema. Agora, diante do clamor popular e dos inúmeros acidentes que tem ceifado vidas, Alair admitiu a possibilidade de construir ciclovias.
* Repito: Deve ser uma pauta de todos. Uma pauta de toda a sociedade, seja você ciclista ou não !!
* A entrevista da advogada Beatriz Catta Preta, no Jornal Nacional, expõe de forma clara a podridão política em Brasília. A Lava Jato precisa prosseguir e "desnudar" corruptos do Congresso que posam de defensores da "ética e da família".
* Mais uma vez as suspeitas de coerção e ameaças sobre a advogada e os "delatores premiados" caem sobre o "bandido de gravata" Eduardo Cunha. Será que tem alguma maracutaia no Brasil em que ele e o PMDB não estejam envolvidos ?
* O quadro político no país é desalentador, mas não se justificam as análises generalizantes que vemos nas redes sociais, onde todos os agentes políticos são colocados numa vala comum. Este tipo de análise não se justifica em nenhum campo do comportamento humano, inclusive no campo político.
* Outra coisa "estranha" nas redes sociais é a indignação seletiva com a corrupção em Brasília e a passividade com relação a corrupção nas esperas municipais. Será que é mais fácil criticar a corrupção quando ela está longe de nós ?
E no município, que é o "nosso quintal", as coisas estão tudo bem ?
* Fontes políticas locais dizem que até o final de agosto a REDE, partido de Marina Silva, estará regularizada no TSE. Aqui em Cabo Frio já existe um grupo formado.
* Depois do Itau, agora é o Bradesco que anuncia novo lucro recorde. A crise tá feia, rs !!
Quem paga a conta é sempre os trabalhadores !
* Selic 14,25% ao ano. Uma das explicações deste lucro recorde. É a agiotagem legalizada, apoiada na maior taxa de juro real do mundo. Ortodoxia econômica a serviço do grande capital em pleno "governo dos trabalhadores" !!
* E tem gente que ainda diz que o PT é socialista, comunista..............Só rindo ou chorando muito !!
* A condição da Baia da Guanabara como raia olímpica de vela é uma vergonha para o Rio e para o Brasil. Bilhões foram destinados para a despoluição e sumiram. Ninguém se responsabiliza nas esferas municipal, estadual e federal !!
* A SuperVia passou de todos os limites ao autorizar o prosseguimento da viagem de um trem sobre um cadáver nos trilhos, ontem no Rio de Janeiro. O que será que falta para esta "empresa miguxa" do governo do estado perder a concessão ?
Ela desrespeita vivos e mortos !!
* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:
"Quando os missionários chegaram, os africanos tinham a terra e os missionários tinham a Bíblia. Eles nos ensinaram a rezar de olhos fechados. Quando nós os abrimos, eles tinham a terra e nós tínhamos a Bíblia"
Jomo Kenyatta [1892-1978], libertador do Quênia.
quarta-feira, 29 de julho de 2015
RADICALIDADE E MUDANÇAS
RADICALIDADE E MUDANÇAS
A palavra radical vem do latim “radicale” e etimologicamente deriva da palavra raiz. No campo político “ser radical“ é encarado negativamente por diversos segmentos da nossa sociedade, principalmente, por setores mais conservadores que abominam mudanças que possam abalar seus privilégios.
Nós do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, fundado em 2004, a partir de um grupo divergente do PT, somos muitas vezes, assim carimbados. Lembro da campanha presidencial de 2006, onde a ex-senadora Heloisa Helena recebia os elogios de inteligente, corajosa e honesta, mas era tachada de muito radical. O mesmo aconteceu com Plínio de Arruda Sampaio em 2010. Idem com Luciana Genro em 2014.
Guardada as devidas proporções, tal fato, tem se repetido comigo e com os demais companheiros do partido quando participamos do processo eleitoral ou qualquer debate na mídia e nas redes sociais. Somos militantes da esquerda socialista e opinamos sobre diversos fatos políticos e sociais que ocorrem em nossa cidade, no nosso país e no mundo e também recebemos críticas por opiniões consideradas radicais.
Devido nossa formação política e ideológica temos um olhar crítico sobre este modelo neoliberal e globalizante que querem nos impor como verdade absoluta e pensamento único. O mais engraçado de tudo isso é que grande parte dessas pessoas que fazem críticas, quando perguntadas sobre o atual estado das coisas, principalmente no campo político, reclamam e pedem mudanças.
Que tipo de mudanças se fazem necessárias ?
É aquela “cara nova” que representa interesses de velhos caciques políticos?
Será que basta uma mudança “meia boca” ?
Uma “melhorazinha “ aqui e outra ali. Isso atende as nossas necessidades?
Qual a profundidade das mudanças que seriam realmente transformadoras ?
Ser radical não é ser negativo. É lutar por mudanças que possam atingir a raiz do problema. Encontrar soluções que possam mudar a vida das pessoas para melhor de forma a impedir retrocessos. É necessário ações duradouras e não medidas pontuais e paliativas.
Somos adjetivados como radicais por lutarmos por uma reforma política que possa restabelecer a ética e as boas práticas políticas. Por lutarmos por mudanças no modelo econômico que possam trazer mais igualdade e justiça social. Por combatermos com firmeza à corrupção, um câncer que atrasa o desenvolvimento do país. Por batalharmos pela total transparência no trato com a coisa pública. Por acharmos que o capital humano tem que estar acima do capital financeiro. Que o desenvolvimento tem que estar subordinado a distribuição de renda e a preservação ambiental, respeitando o planeta e as futuras gerações.
No plano municipal, somos radicais por lutarmos contra um modelo de gestão que enriquece há décadas uma elite política em detrimento da maior parte da população que não é atendida com políticas públicas efetivas na saúde, educação, habitação popular, transportes, saneamento, segurança pública, geração de emprego, além de outras.
O histórico descaso com o distrito de Tamoios e com todas as outras zonas periféricas da cidade representa bem a desigualdade desta equação. A explosão da violência urbana é o resultado encontrado.
No atual estágio não cabem mais meias-medidas. Precisamos de mudanças profundas que só virão com muita luta e participação popular. Precisamos atacar a raiz de todas essas situações, caso contrário, ficaremos no terreno das “melhorazinhas”, dependendo da ajuda e favores de quem não quer mudar coisa alguma.
Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Serra, Aécio, Marina, Paulo Maluf, Dilma, Lula, FHC, Sergio Cabral, Pezão, Jânio Mendes, Marquinhos, Alair Correa e outros em nosso país, estado e município se orgulham de não serem radicais. Eles querem que tudo permaneça como está. Querem que você acredite que tudo é assim mesmo e que agentes políticos são todos iguais.
De minha parte vou continuar sendo radical. Jamais vou estar na mesma trincheira de lutas que eles participam, ora como adversários, ora como aliados, dependendo de seus interesses pessoais ou de grupos. Vou continuar lutando por mudanças na sociedade. Penso que outra forma de organizá-la sob o ponto de vista econômico e social é possível. Vou continuar na luta, dentro das minhas possibilidades, contra todas as medidas conservadoras, intolerantes e reacionárias que nos impedem de ter uma cidadania plena e participativa.
A história política de Cabo Frio tem sido uma sucessão de repetições que transitam entre a tragédia e a farsa. Estas forças políticas ditas “dominantes” no município preparam outro embuste político-eleitoral para 2016.
Até quando vamos tolerar esta esculhambação ?
É só isso mesmo que merecemos ao longo de todos estes anos ?
A resposta precisa ser encontrada dentro de cada um de nós.
“Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas”
Karl Marx
Cláudio Leitão é economista, graduando em história e membro da executiva municipal do PSOL em Cabo Frio.
NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS
* Cabo Frio passa por um péssimo momento no que se refere ao Ordenamento Urbano.
O trânsito segue caótico na cidade sem qualquer planejamento ou projeto de mudanças viárias que possam dar um pouco mais de organização e conforto aos motoristas. Ruas estreitas com estacionamento permitido em ambos os lados o que congestiona o tráfego de veículos, principalmente no centro da cidade, São Cristovão e Jardim Esperança. As ruas estão sem sinalização eficiente e com poucas placas de identificação.
* A única coisa que "funciona" é a indústria de multas e reboques, que tem participação privada nos lucros e na administração. Um negócio totalmente nebuloso que ninguém sabe as condições do contrato de prestação de serviço, qual a empresa e qual é o ganho da prefeitura e da empresa privada neste processo de multa, reboque e guarda dos veículos nos depósitos. Talvez por isso funcione bem, porque tem interesse privado.
* Não que não se deva aplicar a lei nos casos específicos de estacionamento irregular, mas o papel do poder público tem que ir muito mais além do que a punição aos maus motoristas. Com relação ao estacionamento rotativo pago, ninguém sabe qual a destinação orçamentária desta arrecadação que não é pequena.
* Não se fala em nenhum projeto novo de mobilidade urbana. A secretaria de transporte é omissa.
Nenhum projeto que contemple uma rede integrada de ciclovias, que seria uma ótima opção numa cidade plana como Cabo Frio e de pequenas distâncias entre os principais bairros, além de garantir um ambiente de maior sustentabilidade. A empresa concessionária de transporte coletivo "reina em berço esplêndido". Nenhum projeto novo ligado a acessibilidade na cidade. Os deficientes físicos e visuais continuam não sendo contemplados em suas demandas.
* Nenhum projeto voltado a construção de um parque parque público com amplas atividades de lazer, cultura e esportes que fazem parte de um estilo de vida mais saudável para a cidade. Aquela obra inacabada da orla da Praia do Forte e os quiosques são "verdadeiras brincadeiras" para os turistas de massa. A limpeza urbana funciona razoavelmente no centro da cidade, mas precariamente nos outros bairros antes da ponte e terrivelmente deficiente nos bairros de periferia, além da ponte.
* O patrimônio cultural da cidade está abandonado e carece de ações e interfaces com órgãos federais para manutenção e recuperação. E o prefeito ainda fala em construir a "Esplanada das Secretarias" no bairro Guarani, obra caríssima e não prioritária, reproduzindo a Praça Porto Rocha de épocas passadas.
É muita viagem !!
* A publicidade é um dos pilares da administração pública. É também determinação constitucional. Em Cabo Frio há 20 anos que os atos administrativos da prefeitura não tem a devida transparência. O Jornal Noticiário os Lagos, suposto órgão oficial, tanto no governo Marquinhos quanto no governo Alair ( até nisso são iguais ) parece um jornal "cabeça de bacalhau": Ninguém sabe e ninguém vê. Nas bancas da cidade dificilmente é encontrado. Tem publicação que sai e não é emitido jornal para o público. Tudo muito nebuloso como sempre.
* Recentemente, este "novo" velho governo foi notificado pelo MP "recomendando" que fosse feita uma licitação para definir um veículo de comunicação para divulgar os atos públicos da prefeitura. O governo nem se "coçou", se limitou a dizer que como era apenas "recomendação" não precisava cumprir.
* Estas são as "mentes brilhantes" que governam a cidade há 20 anos. Transparência no trato com a coisa pública não é e nunca será o forte "destes caras". São governos autoritários que também não permitem a participação popular em qualquer decisão importante relacionada ao município.
Até quando a população vai aturar tamanho cinismo, sem vergonhice, desrespeito e empáfia ?
* Na outra ponta, A Câmara de Vereadores jamais cumpriu seu papel fiscalizador, mostrando sua total subordinação ao executivo, sem exceções. São "vereadores do prefeito" e não representam a população, que vê diuturnamente seu dinheiro ser desviado sem nenhuma ação concreta em favor de quem os elegeu. Fatos como esses deveriam servir de lição para a população em 2016.
* Uma parte dos vereadores desconhece suas prerrogativas e suas funções. Se limitam a fazer ações assistencialistas usando a máquina pública e suas carências no atendimento a população. Muitos se elegem assim. A subserviência é tal que o atual presidente da Casa, Marcelo Correa, por coincidência filho do prefeito, chegou a declarar na mídia local que a Câmara era o segundo poder na cidade.
Depois disso, comentar o que ?
* O Prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, em pronunciamento pelas redes sociais, reafirmou sua intenção de disputar a reeleição em 2016. Disse também que todos do seu "grupo" estão liberados para buscar "projetos solos" e concorrerem também a prefeitura. Todo ano é a mesma coisa na cidade. Independente de que lado político está o pretenso candidato, sempre surgem várias candidaturas prematuras que não chegam ao final do processo. São factóides lançados para buscar uma melhor negociação pouco republicana lá na frente. Nunca há discussão de projetos para a cidade, apenas negociação de cargos, benesses e vantagens pessoais ou de grupos.
* Em 2012 teve um candidato que disse categoricamente na mídia local que "só Deus impediria sua candidatura". A candidatura não foi a frente e Deus não impediu nada. O que impediu foi o de sempre. Negócios de cargos e privilégios. Seria cômico se não fosse trágico !!
* A análise de que estas candidaturas são para dividir a "oposição" é velha e requentada, até porque os pretensos candidatos do grupo alairzista tem uma relação muita próxima com o "alcaide", logo se tirar votos, tira do próprio grupo. Outra questão é saber de que oposição estamos tratando. O grupo ligado a dupla de neo-aliados, Marquinhos e Jânio, já mostrou que é oposição apenas pessoal a Alair, não pretendendo fazer nenhuma mudança no modelo de gestão que infelicita a cidade há 20 anos. São financiados pelos mesmos grupos empresariais que dominam a cidade "por debaixo dos panos" !
* São nomes que querem vestir uma capa de "cara nova", mas estão atrelados "até os ovos" com as estruturas de poder dominante na cidade. São ora aliados e ora adversários, de acordo com seus interesses pessoais ou de grupos. Só se engana quem quer !!
* Quer queiram ou não e independente do "tamanho político", a única oposição de fato na cidade é a exercida pelo PSOL, já demonstrada de forma clara nas campanhas de 2008 e 2012, cuja proposta rompe com a atual forma de gerir a cidade e não é financiado por estes grupos empresariais. Em 2016 estaremos de volta a luta política reafirmando esta posição. O partido terá candidatura própria e independente na eleição municipal.
* Para você refletir sobre todo este processo de "bombardeio" de informações que a grande mídia promove no dia a dia:
O linguista e sociólogo Noam Chomsky, professor emérito do Massachusetts Institute of Technology (em Boston), catalogou as dez técnicas de mistificação e manipulação promovidas pela grande mídia. Trata-se de um decálogo extremamente útil, especialmente para aqueles que bravamente desafiam a inexpugnável ignorância diária. Confira:
1. A estratégia da distração. É fundamental, para o grande lobby dos poderes, manter a atenção do público concentrada em temas de pouca relevância (programas banais de TV, por exemplo), fazendo com que o cidadão comum se interesse apenas por fatos insignificantes. A exagerada concentração em fatos da crônica policial, dramatizada e manipulada, faz parte desse jogo.
2. Princípio do “problema-solução do problema”. A partir de dados incompletos, incorretos ou manipulados, inventa-se um grande problema para causar certa reação no público, com o propósito de que seja este o mandante – ou solicitante – das medidas que se quer adotar (é preciso dar voz ao povo). Um exemplo: deixa-se a população totalmente ansiosa com a notícia da existência de uma epidemia mortal (febre aviária, por exemplo), criando um injustificado alarmismo com o objetivo de vender remédios que de outra forma seriam inutilizados.
3. A estratégia da gradualidade. Para fazer o povo aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la e noticiá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos – ou meses, ou dias – seguidos. É dessa maneira que se introduzem novas e duras condições socioeconômicas, em prejuízo da população. Tudo é feito e contado gradualmente, porque muitas mudanças juntas podem provocar uma revolução.
4. A estratégia do diferimento (adiamento). Um outro modo de fazer aceitar uma decisão impopular consiste em apresentá-la como “dolorosa e necessária”, alcançando-se momentaneamente sua aceitação, para uma aplicação futura (“piano piano si va lontano”, o equivale mais ou menos ao nosso “devagar se vai ao longe”).
5. Comunicar-se com o público como se falasse a uma criança. Quanto mais se pretende enganar o público, mais se tende a usar um tom infantil. Diversos programas ou conteúdos possuem essa conotação infantilizada. Por quê? Se nos comunicarmos com as pessoas como se elas tivessem 11 anos de idade, elas tendem a responder provavelmente sem nenhum senso crítico, como se tivessem mesmo 11 anos de idade (as crianças não conseguem fazer juízos abstratos).
6. Explorar a emotividade muito mais que estimular a reflexão. A emoção, com efeito, coloca de escanteio a parte racional do indivíduo, tornando-o facilmente influenciável, sugestionável. Essa é a grande técnica empregada pelo populismo demagogo punitivo.
7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Poucos conhecem, ainda que superficialmente, os resultados já validados das ciências (criminais, médicas, tecnológicas etc.). A manipulação fica facilitada quando o povo é mantido na ignorância; isso significa dizer não à escola de qualidade para todos.
8. Impor modelos de comportamento. Controlar indivíduos enquadrados e medíocres é muito mais fácil que gerir indivíduos pensantes. Os modelos impostos pela publicidade são funcionais para esse projeto.
9. A autoculpabilização. Todo discurso (midiática e religiosamente) é feito para fazer o indivíduo acreditar que ele mesmo é a única causa do seu próprio insucesso e da própria desgraça. Que o problema é individual e não tem nada a ver com o social. Dessa forma, ao contrário de se suscitar uma rebelião contra o sistema socioeconômico que marginaliza a maioria, o indivíduo se subestima, se desvaloriza, se torna depressivo e até se autoflagela (assim é a vida no “vale das lágrimas”). A culpa pelo desemprego, pelo não encontro de novo emprego, pelo baixo salário (neoescravizador), pelas condições deploráveis de trabalho, pelo insucesso escolar, pela precarização das relações trabalhistas, pela diminuição do salário-desemprego, pela redução das aposentadorias, pela mediocridade cultural, pela ausência de competitividade no mercado etc. é dele, exclusivamente dele, não do sistema.
10. Os meios de comunicação sabem mais de você que você mesmo. Eles conhecem nossas preferências, fazem sondagens e pesquisas, diagramam nossas inclinações políticas e ideológicas e, mais que isso, sabem como ninguém explorar nossas emoções (sobretudo as mais primitivas). Não se estimula quase nunca a reflexão. O sistema manipula e exerce um grande poder sobre o público, muito maior que aquele que o cidadão exerce sobre ele mesmo.
* Faça bom uso deste decálogo !!
* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Maycon Bezerra de Almeida:
"Eduardo Cunha deve cair: é um inimigo do povo, ultra-reacionário e corrupto.
Curiosa é a repentina unidade do Palácio do Planalto com a corporação midiática dos irmãos Marinho, que descarta o fanfarrão deixando-o no sereno. O recado é claro, nenhuma molecagem ou extremismo devem atrapalhar o "ajuste fiscal": a famigerada agenda unitária de Wall Street, da Avenida Paulista e do Planalto contra os direitos populares e da classe trabalhadora."
* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.
MARX : OBSERVAÇÕES SOBRE A DÍVIDA PÚBLICA
"A dívida pública tornou-se uma das mais enérgicas alavancas da acumulação original. Como com o toque da varinha mágica, reveste o dinheiro improdutivo de poder procriador e transforma-o assim em capital, sem que, para tal, tivesse precisão de se expor às canseiras e riscos inseparáveis da sua aplicação industrial e mesmo usurária. Na realidade, os credores do Estado não dão nada, pois a soma emprestada é transformada em títulos de dívida públicos facilmente negociáveis que, nas mãos deles, continuam a funcionar totalmente como se fossem dinheiro sonante."
"Mas também, abstraindo da classe dos que desocupados vivem de rendimentos assim criados e da riqueza improvisada dos financeiros, que fazem de mediador entre governo e nação, como também da dos arrendatários de impostos, mercadores, fabricantes privados, aos quais uma boa porção de cada empréstimo do Estado realiza o serviço de um capital caído do céu, a dívida do Estado impulsionou as sociedades por ações, o comércio com títulos negociáveis de toda a espécie, a agiotagem, numa palavra: o jogo da bolsa e a moderna bancocracia”.
"Desde o seu nascimento, os grandes bancos adornados de títulos nacionais eram apenas sociedades de especuladores privados, que se colocavam do lado dos governos e que, graças aos privilégios recebidos, estavam em condições de lhes adiantar dinheiro. Portanto, a acumulação da dívida do Estado não tem nenhuma escala de medida mais infalível do que o sucessivo subir das ações desses bancos, cujo pleno desabrochar data da fundação do Banco de Inglaterra em1694.
Com as dívidas de Estado surgiu um sistema de crédito internacional que, frequentemente, no caso deste ou daquele povo, esconde uma das fontes de acumulação original de capital."
* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, uma piadinha de domínio público:
"Eu e minha vizinhança sofríamos de assaltos regularmente.
Eu já estava cheio disso!
Então desativei meu sistema de alarme, deixei de pagar o guarda noturno e dispensei a vigilância do bairro.
No jardim de casa hasteei 3 bandeiras: Uma bandeira do Afeganistão, outra da Arábia Saudita e no meio a bandeira negra do Estado Islâmico.
Agora, somos vigiados pela Polícia local, Polícia Federal, pela Segurança Pública e Interpol 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Meus filhos são seguidos quando vão para a escola, minha esposa quando sai de casa e me seguem quando vou e volto do trabalho. Ninguém mexe com a gente. Nunca me senti tão seguro."
Autor desconhecido
* Mais tarde um texto abordando o momento político local e nacional !!
segunda-feira, 27 de julho de 2015
O PIROMANÍACO
O Piromaníaco
Na semana passada, o país assistiu, estarrecido, o presidente da Câmara dos Deputados atacar os outros poderes da República por ter sido denunciado em casos de corrupção da Operação Lava Jato. Não, o senhor Cunha não procurou dar explicações a respeito das graves acusações encaminhadas pelo procurador-geral. Ele resolveu chantagear explicitamente o poder Executivo e acusar o Ministério Público de um complô contra a sua distinta pessoa.
Tratando o povo brasileiro como uma banca de idiotas, o senhor Cunha saiu-se com a história de uma ação conjunta entre o governo e o Judiciário para prejudicá-lo. Ou seja, o juiz Sergio Moro, o mesmo que denunciou membros do governo e parlamentares governistas, estaria agora agindo juntamente com o governo para derrubar Cunha. Esta é melhor do que aquela história do policial que, vendo um morto cujo corpo estava dentro de um saco amarrado e a arma do lado de fora, afirmou que se tratava de suicídio.
Em qualquer outra situação, um deputado indiciado em um dos maiores escândalos de corrupção da história recente do país nunca poderia assumir o terceiro cargo da República. A razão para tanto foi mostrada na semana passada: ele fará tudo o que estiver a seu alcance para constranger as investigações, até mesmo tentar transformar seu problema pessoal em problema nacional.
Afinal, o que poderíamos esperar de um senhor que era tesoureiro, no Rio de Janeiro, da campanha presidencial de Fernando Collor, que tinha relações orgânicas com PC Farias –chegando a ser réu em um dos maiores processos do esquema PC– além de acusado de vários casos de corrupção quando presidente da Telerj e da Cehab? Infelizmente, atualmente, basta o distinto deputado ser antigovernista para ser poupado por certo setor da imprensa nacional com sua indignação moral seletiva. Pois pergunte-se quantas vezes você leu algum artigo sobre o histórico completo do senhor Cunha.
O fato é que mal começou a legislatura e temos um Congresso com 10% de seus deputados investigados lutando desesperadamente para se salvarem. Ele mais parece um sindicato de indiciados por crime comandado por um indiciado por crime. É neste ambiente que o país viu feitos congressuais notáveis como o aumento do fundo partidário em plena situação de crise econômica, a votação de uma lei que desmantela por completo os direitos trabalhistas, deputados evangélicos votando a redução da maioridade penal e dando uma grande mostra de sua leitura peculiar de amor cristão, além da criação de uma reforma política que visa garantir as condições para a perpetuação da casta de políticos que temos. Tudo isto capitaneado pelo senhor Cunha.
O Brasil agradece por seus feitos notáveis.
Vladimir Safatle é professor de filosofia da USP.
RAPIDINHAS..........
* A autarquia Comsercaf que está em "processo de extinção", segundo a prefeitura, teve a segunda maior destinação orçamentária da cidade: 143 milhões de reais (até agora). Só é menor que a saúde, mas maior que a educação. Ou seja, em Cabo Frio gasta-se mais com o lixo do que com a educação. Tem coisa estranha aí, ou não ?
* Claro que tem, até porque a Comsercaf não atua só na questão do lixo. Ela tem claros desvios de função se "metendo" até em eventos. O seu balancete não é fiscalizado pela Câmara dos Vereadores. A farra com o dinheiro público é grande !!
* A lógica deste "novo" velho governo Alair é fechar a autarquia antes que estas contas sejam fiscalizadas por alguém ou até pelo próprio MP. Querem fechar pelo menos uma das inúmeras "caixas pretas" da cidade !!
* E a saúde hem ! Passou 90 dias e o serviço melhorou ? A promessa foi cumprida ? Quais as "reformas estruturantes" foram implementadas pelo "sabe tudo" prefeito-secretário ?
Tenho dito: Só se engana quem quer !!
* Mais de 20 mil famílias vivem hoje em situação de risco social em Cabo Frio, entre eles a fome. Este "novo" velho governo Alair cria um engodo para distribuir 300/500 cestas básicas e quer chamar isso de projeto social.
Ou eles são gênios da administração pública ou nós somos grandes otários !!
* Eu penso que são "artistas" de uma grande Ópera Bufa. O problema é que grande parte da população também participa !!
* Frase do deputado Jânio Mendes: "Alair está no volume morto".
Pergunta: E Pezão, em que volume está ?
* Criticar os erros de gestão no município é tarefa de um deputado estadual, mas se omitir quanto aos erros de gestão do governo do Estado porque ocupa a função de vice-líder é puro oportunismo político.
É incoerência, falta de legitimidade e independência !!
* Os setores ligados a Marquinhos não tem nenhuma legitimidade para fazerem críticas a projetos eleitoreiros e assistencialistas. Em seu governo de triste memória este tipo de procedimento foi uma das marcas. Começava de improviso e não terminava de forma estruturada. São faces de uma mesma moeda da baixa e velha política !!
* É a famosa relação Aluno(MM) X Professor (AC). Alguém discorda ?
* O título do artigo de Marquinhos Mendes na Folha dos Lagos, "Vinte anos de atraso", saiu com o nome errado segundo o jornal. Este seria o título do artigo de Jânio Mendes na semana passada. Ué, Jânio e Marquinhos não são aliados ?
São os ares sucupiranos da cidade !!
* Ou já começa aquela "velha história": Aliados ou adversários de ocasião, segundo interesses pessoais ou de grupos. Toda eleição municipal é a mesma coisa.
Até quando você cidadão vai aturar e endossar com seu voto esta esculhambação ?
* Os Conselhos Comunitários, conquista da Constituição de 1988 para ajudar e participar da gestão dos municípios, continuam sendo "aparelhados" na cidade pelo atual governo. O que aconteceu na semana passada com a reunião do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho do Plano Diretor são exemplos claros. Fato similar se repetia no governo anterior.
Participação popular na gestão não é, nunca foi e nunca será o forte "destes caras" !!
* A PGR tem uma "bomba" para estourar este mês nas investigações da Operação Lava Jato. Esta bomba vai estourar no colo ou na cabeça do "pilantra federal" Eduardo Cunha. Vamos acompanhar !!
* A Lava Jato segue prendendo empresários, os corruptores, resta saber, quando vai começar a prender os políticos, os corruptos.
A sociedade está de olho !!
* O "nobre" senador Romário(PSB-RJ) foi surpreendido com a informação que possui um conta secreta na Suiça com 7,5 milhões de reais. O ex-craque disse que não sabia.
Lula fez escola nesta "matéria" !!
* Depois, o baixinho disse que se de fato a conta existir será como se ele tivesse "ganho um prêmio de loteria". Tá bom baixinho, somos todos otários, meu caro peixe !
Romário lidera as pesquisas preliminares para a prefeitura do Rio de Janeiro.
* Dólar a R$ 3,38 é sinal de redução em investimento produtivo na economia. Tá feia a coisa !!
* Frase de Fidel Castro em 1973: "Os EUA vão dialogar com Cuba quando tiver um presidente negro e um papa latino-americano".
Fidel, pitonisa ou futurólogo ? Putz !
* Uma boa notícia. O América conquistou o título da Série B e ratificou sua subida para a Série A do Carioca em 2016.
Valeu Mequinha, o segundo time de todos !!
* Uma má notícia. O Vasco tomou outra paulada de 4 (desta vez para o Palmeiras em São Januário) e continua "respirando por aparelhos" na Z4. Será que a torcida verá o terceiro rebaixamento em 6 anos ?
* Ainda tem tempo para recuperação, mas será que o "treineiro" Celso Roth tem competência e o time vai render com estas contratações de jogadores fora de forma física e técnica ?
* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:
“Vou votar em ciclano pra fulano não ganhar”.
Campeão, isso é a eleição e não o big brother!"
Autor desconhecido
sábado, 25 de julho de 2015
PROPINA OU DOAÇÃO, TANTO FAZ
PROPINA OU DOAÇÃO, TANTO FAZ
O PT tem bloqueio para fazer autocrítica e admitir seus próprios erros. O problema fundamental não é se o dinheiro das campanhas foi doação ou propina, mas o fato de mergulhar em fábulas de dinheiro privado para ganhar eleições. Antes que legal, é um problema ético e político.
Para a eleição de 2014, o PT recebeu 147 milhões, PSDB 82 milhões, PMDB 76 milhões, PSB 32 milhões, PP 17 milhões, PR 11 milhões, DEM 7 milhões, PC do B 6 milhões, assim todos os partidos, até chegar aos menores (“Quanto cada partido recebeu das empreiteiras da Lava Jato”).
É uma lástima ver pessoas como Moro, gente do Ministério Público, Polícia Federal, gastarem meses e meses para tentar discernir se o dinheiro das campanhas foi doação ou propina. São vítimas do legalismo que sempre moveu esse país. Desculpem a sinceridade, mas falta a esses homens a compreensão da formação social e histórica do país, de como a corrupção sempre se constituiu na privatização do Estado brasileiro. Doação ou propina, tanto faz. Quem recebe, uma vez eleito, terá que pagar com obras ou outras benesses. Portanto, falta-lhes um pouco de Raimundo Faoro.
As empreiteiras impõem a agenda de obras no Brasil. Algumas claramente inúteis – Mané Garrincha, estádio de Manaus etc. –, outras duvidosas – Transposição, Belo Monte, etc. – e que muitas vezes ocupam o lugar e a verba de obras necessárias, como é o caso do saneamento básico, das adutoras, do transporte público urbano, da energia eólica e solar ou investimentos em educação e saúde.
O que está estampado na mídia tradicional todos os dias – é uma tortura abrir jornais e revistas e essa ser a matéria constante há meses – alimenta o moralismo típico dos fariseus modernos, que coam mosquitos e engolem camelos.
A reforma política proposta pela sociedade civil poderia pôr algum limite nesse poço sem fundo, mas Cunha assassinou a reforma política.
O que resta aos brasileiros de bom senso nesse momento – para além de todos os partidos – é salvar o fiapo de democracia que temos e não perder as conquistas sociais. Mudanças estruturais profundas, mais uma vez, foram para as calendas gregas.
Roberto Malvezzi (Gogó) possui formação em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. Atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.
quinta-feira, 23 de julho de 2015
NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS
* É impressionante como a todo momento pipocam denúncias de contratos e licitações suspeitas favorecendo "empresas amigas" neste "novo" velho governo Alair. Isso reflete um "modus operandis" antigo, já praticado em seus mandatos anteriores. O mesmo acontecia no governo de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes. Na verdade, é um modelo de gestão corrompido por práticas pouco republicanas, que ocorrem há 20 anos na cidade, até porque o mestre e o pupilo, assim se tratavam carinhosamente, caminharam juntos durante muitos anos. Isso é justificado também pela longa folha corrida de processos das mais variadas origens, que ambos ostentam "garbosamente" e que parece não incomodar uma grande parte da população cabofriense, já que eleição após eleição, elege e reelege os mesmos para novos mandatos eivados dos mesmos vícios e práticas.
* Nas últimas eleições ambos só puderam ser candidatos devido a liminares concedidas pela justiça, que suspendeu julgamentos de processos, mas que num momento qualquer terão que ser julgados. Pouca gente lembra deste fato.
O “duelo” travado na mídia local e nas redes sociais por estes dois grupos políticos se torna um grande balaio de acusações mútuas, onde tristemente, ambos os lados tem razão. Não acho que nada deva ser desqualificado, inclusive novas denúncias, mas de que adianta denunciar os "mal feitos" de um e apoiar o outro ?
* Alguém ainda acredita que aqui em Cabo Frio possa existir na cena política esta relação maniqueísta onde um representa o "bem" e o outro representa o "mal" ?
São farinhas queimadas de um mesmo saco político !!
* Tem muita gente em Cabo Frio preocupada e indignada com a corrupção e malandragem política em Brasília, mas faz "vista grossa" para o que acontece no "nosso quintal" com as verbas públicas do município.
Em troca, a maioria da população, recebe uma educação de segunda, uma saúde de quinta, um transporte de terceira, uma segurança pública de quarta e uma total ausência de políticas públicas nas áreas habitacionais, de meio ambiente e geração de emprego e renda.
* Vai ver eu sou um "viajante" enxergando fantasias. Tá bom, tá certo, não precisa mudar nada !!
* A audiência pública realizada esta semana para "discutir" a coleta do lixo em Cabo Frio foi apenas para "cumprir tabela". Nenhuma discussão efetiva aconteceu. Nenhum dado novo foi mostrado a população. Não foram apresentados os valores orçamentários que envolvem a prestação do serviço. Nada foi dito em relação as empresas prestadoras de serviço. As perguntas feitas por alguns representantes da sociedade civil organizada foram respondidas com evasivas. Quando as perguntas incomodavam, eram respondidas com rispidez, como o ocorrido entre o prefeito e a advogada do PSOL, Tatiana Mendes, que questionou a enorme quantidade de empresas de varrição( cerca de 125 empresas).
* O recolhimento de lixo é uma das maiores "caixas pretas" do município. É um segredo guardado a "sete chaves" tanto por Marquinhos quanto por Alair. Troca-se a administração, mas o "esquema" continua. A "torneirinha" sempre pinga para um lado ou para o outro !
* Vigora um esquema de contratos sem transparência e empresas de varrição que muitas vezes pertencem a vereadores e secretários, mas em nome de "laranjas". Muita gente que atua na política da cidade sabe disso e se cala convenientemente. A prefeitura de Cabo Frio, a exemplo de muitas outras no país, não cumpre a legislação federal que criou uma política específica de coleta de resíduos sólidos e que trata da implantação da coleta seletiva e do fim dos lixões.
* O encerramento da Comsercaf também não ficou muito claro, embora já anunciado há cerca de três meses. Repasses recentes de 33 milhões de reais foram feitos pela prefeitura sem uma explicação transparente desta destinação orçamentária. A nossa "brava" Câmara de Vereadores que deveria exercer um papel fiscalizador e zelar pela correta aplicação do dinheiro público se omite na questão, limitando-se a divulgar uma breve nota pública:
Nota de Esclarecimento.
A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou ontem (21), durante sessão extraordinária, a Mensagem Executiva N°14/2015, que autoriza o Poder Executivo a transferir para o Quadro Permanente de Pessoal da Administração Direta (a Prefeitura), os cargos de provimento efetivo da Autarquia Companhia de Serviços de Cabo Frio, COMSERCAF.
É importante destacar que, a COMSERCAF entrará em processo de extinção, sendo, portanto, necessário que as atribuições de sua competência sejam legalmente transferidas e absorvidas pelo Órgão Central da Administração Direta, a Prefeitura.
* Esclareceu o que e para quem ?
* A Saúde continua sendo o setor mais crítico deste “novo” velho governo Alair. Era também no Governo Marquinhos. Duas questões "saltam aos olhos" quando se vai analisar o quadro:
1 - O erro da opção de ambos pelo atendimento de emergência. O planejamento e o investimento precisam ser deslocados para a saúde de base. Cobrir a cidade com 100% dos postos do Programa ESF's, tratar e controlar as doenças crônicas e de base para reduzir os atendimentos emergenciais que são muito mais dispendiosos ao município. Esta ação precisa ser feita em conjunto com a descentralização da distribuição dos remédios da Farmácia Básica do Município. Isso pode ser feito a curto e médio prazo. Informatizar estes postos e ali marcar exames e consultas para os casos de atendimento especializado, acabando com aquela humilhante Central de Marcação de Consultas que nunca vai funcionar bem, apesar de qualquer tipo de ajuste. O princípio conceitual está errado. Isso também vai acabar com o assistencialismo de alguns vereadores e cabos eleitorais que se aproveitam da carência da população.
2 – A existência de uma série de terceirizações nos serviços da saúde da cidade que transferem um soma brutal de recursos públicos para empresários privados. Tanto Alair quanto Marquinhos adotaram este modelo. Cabo Frio vive uma privatização da saúde enrustida. Uma prefeitura rica como Cabo Frio tem condições de absorver a maior parte desta área e oferecer um serviço público de fato. Não há UTI’s públicas na cidade, nem Neonatal, nem Pediátrica e nem Cardiológica. Não há equipamentos para exames de imagem públicos. Equipamentos podem ser comprados através de financiamento de longo prazo, suportáveis pelo orçamento, operados por funcionários públicos treinados. Falta vontade política e coragem para romper estas "alianças privadas" que são grandes doadoras de campanhas eleitorais.
* Uma outra política pública incrivelmente desconsiderada nesta cidade é a habitação popular. Existe um déficit crônico de mais de 20 mil moradias em Cabo Frio com estas famílias morando em condições indignas. Apesar do gigantesco orçamento de mais de 8 bilhões de reais que transitaram nos cofres públicos municipais nos últimos 20 anos, ambos se limitaram a ações pontuais que atenderam muita pouca gente, mas com grande estardalhaço de puro marketing eleitoral.
* É inacreditável como nem Alair e nem Marquinhos tiveram vontade política para desenvolverem um projeto estruturado numa área tão importante para a cidadania das pessoas. A Secretaria de Habitação existe apenas para enfeitar o organograma. Não tem destinação orçamentária, pessoal especializado e nenhum projeto.
* Entretanto, ambos moram em coberturas na Praia do Forte. Deve ser apenas coincidência !!
Neste projeto eles foram batutas: “Minha Cobertura Minha Vida” !!
* Usar a prefeitura como "instrumento de dominação política", através da contratação de cabos eleitorais que não trabalham para o cidadão e o excesso de portarias e de cargos de confiança para atender tenebrosos acordos políticos pré-eleitorais, é prática corriqueira em Cabo Frio há cerca de 20 anos. Estão fora dessa todos aqueles funcionários contratados em caráter emergencial que trabalham honestamente e prestam serviços ao povo.
* Tanto o "mestre", Alair Correa, quanto o "pupilo", Marcos Mendes, manipularam com maestria este expediente e através dele consolidaram um processo espúrio de hegemonia política na cidade. Entretanto, volta e meia, tomam umas enquadradas do MP. Confira abaixo matéria do site G1:
Justiça proíbe Prefeitura de contratar. Temporários estavam sendo efetivados em serviços de caráter permanente.
Uma decisão da 2ª Vara Cível de Cabo Frio proibiu a Prefeitura do município de realizar contratações temporárias sem que atendam os requisitos previstos em lei. A sentença é desdobramento de uma ação civil do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), acatada pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva. A promotoria argumenta que a Prefeitura contratou servidores temporários para o exercício de funções de caráter permanente, além de não fornecer dados sobre o número de contratados.
A Justiça determinou que o município inicie processo seletivo simplificado de provas ou provas e títulos para substituição dos servidores, enquanto não conclui o novo concurso público. A medida é necessária para que não haja prejuízo ao serviço público, pois, a partir do dia 31/12/2015, todos os contratos temporários que estejam em desacordo com a decisão judicial perderão efeito. Caso necessite realizar contratações para atender situações excepcionais, o município deverá comunicar o Judiciário, que avaliará o pedido.
A Prefeitura de Cabo Frio deverá ainda prestar informações sobre a situação funcional dos servidores de cada secretaria e apresentar, no prazo de 45 dias, estudo técnico definitivo dos cargos necessários.
* Fontes internas da prefeitura dizem que o prefeito vai "andar" para a decisão. Um processo a mais para quem já possui uma extensa folha corrida e acredita piamente na impunidade da justiça e na passividade dos eleitores não vai estremecer as paredes do Palácio Tiradentes.
* Notícias de Tamoios do Blog do Gilmar Aguiar:
• Hoje o Prefeito Alair Corrêa apresentou à população de Tamoios sua nova equipe da Guarda Municipal. No cerimonial do beija-mão criado para o evento, tirando o efetivo da guarda, havia menos ouvintes do que a “meia-dúzia” que os próprios governistas achincalharam por terem provocado a volta da guarda através de suas manifestações. Talvez com o prefeito possamos arredondar para sete, já que vereador não conta.
• Os governistas de Tamoios que criticaram e fizeram chacota do movimento, precisam aprender que são extremamente desarticulados, desunidos, desinformados e também desmiolados, já que criticaram um movimento popular que visava trazer o bem para Tamoios. Mas ao invés de investirem suas vozes e a ações somando ao grupo, tentaram ridicularizar o movimento.
• O prefeito, ao contrário de seus assessores, de maneira inteligente tirou proveito da situação, atendeu as reivindicações e monetizou capital político com o povo de Tamoios.
• A última oportunidade que os governistas de Tamoios tiveram de mostrar ao líder que se importavam também com a causa popular, de extrema prioridade como esta e que a vinda do prefeito à Tamoios era um fato político importante, resolveram cruzar os braços esvaziando o evento e novamente fizeram o prefeito provar o gosto amargo da impopularidade.
* O quadro acima mostra claramente as deformações do nosso modelo de democracia representativa. Vários fatores contribuem para isso. Somos uma das maiores democracias de massa do mundo, acrítica e despolitizada, moldada num sistema eleitoral dominado pela força do poder econômico. O financiamento privado de empresas em campanhas eleitorais é um dos fatores responsáveis por todo este processo despolitizante e pela maioria dos casos de corrupção na política.
* É uma "dupla da pesada", Cunha na Câmara e Renan no Senado. Ambos representam um futuro sombrio e sinistro no parlamento brasileiro. Entretanto, sempre é bom lembrar, foram eleitos e com muitos votos, logo, representam parte da sociedade brasileira que não tem nenhuma preocupação com a ética e os valores republicanos.
* Desafiam o governo e estão por trás de tudo que acontece nos bastidores do parlamento, inclusive interferindo no andamento e deliberações de CPI's, principalmente na CPI da Petrobras. O congresso está vivendo dias em polvorosa com a divulgação dos políticos que fazem parte da lista da PGR. O humorista paulista, José Simão, não perdeu a piada:
"Rarará! A lista do Janot devia ser Operação Lava Rabo. O que tem de político todo cagado!"
* Renan e Cunha estão na lista de envolvidos da Operação Java Jato/Petrolão. Aliás, ambos estão sempre em qualquer lista que envolva corrupção e maracutaias. E tem muita gente aqui em Cabo Frio que apoiou e votou em Eduardo Cunha sem nenhum pudor !!
* Ainda sobre a crise grega e o recuo do premier Alexis Tsipras que levou a demissão de 8 ministros e uma grande cisão no Syriza.
O ex-ministro grego Varoufakis, relatou em entrevista que no dia da vitória do "NÂO", enquanto o povo comemorava a vitória dançando nas ruas ele chega ao palácio do governo e encontra um clima de velório. Tsipras e a direita do Syriza não queriam aquele resultado esmagador. Após uma semana dos bancos fechados, de uma campanha dia e noite da mídia grega e internacional ameaçando o caos se o "NÂO" ganhasse, não se esperava que os gregos afirmasse tão claramente sua recusa.
É um caso singular de uma guinada a esquerda para depois girar tão rapidamente à direita.
* Pois é, Tsipras, o que foi isso companheiro ?
* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Moacir de Sousa:
"Paradoxo ortodoxo.
Parlamentares corruptos acusam o governo de corrupção. Fazem barricada contra Dilma justamente por esta não impedir que eles sejam investigados por malandragem. Exigem proteção da presidente por seus atos corruptos e, em retaliação, ameaçam com o impeachment."
* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.
A PRODUÇÃO CAPITALISTA
"A produção capitalista não é apenas, produção de mercadorias, é essencialmente, produção de mais-valia. O operário não produz para si, mas para o capital. Por conseguinte, não basta mais que o operário produza em geral. Deve produzir mais-valia. Só é produtivo aquele operário que produz mais-valia para o capitalista, ou seja, que serve a autovalorização do capital.”
“O conceito do operário produtivo não implica, portanto, de modo algum, apenas uma relação entre atividade e efeito útil, entre operário e produto do trabalho, mas implica, também, uma relação de produção, especificamente social, de origem histórica que imprime no operário o marco de meio direto de valorização do capital."
Della Volpe
* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão:
"Rarará! @pedrofabrini: Você percebe que a coisa tá feia quando o Severino Cavalcante dá uma entrevista dizendo que a Câmara piorou muito....”
* Mais tarde um artigo sobre o momento político nacional !!
terça-feira, 21 de julho de 2015
CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!
CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!
ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!
Projeto vai estabelecer 26 rotas exclusivas para bikes, com 300 km de extensão. A cidade de São Paulo conta com 188 km e o Rio com 235 km
A cidade dinamarquesa de Copenhague está executando obras para a expansão e melhoria de seu já aclamado sistema de rotas ciclísticas. A Bicycle Superhighway deve revolucionar o conceito de mobilidade urbana a partir da velha conhecida bicicleta, instalando uma vasta rede de rotas para ciclistas sem precedentes em outros lugares do mundo.
A infraestrutura para essas novas rotas, que ligam Copenhague aos seus distritos mais periféricos, foi planejada nos anos 60 e 70, mostrando que a aposta na bicicleta como solução de mobilidade urbana não é coisa nova na cidade.
Os planos para a obra começaram em 2009, com 13 rotas iniciais, a partir de iniciativa da prefeitura da cidade. Hoje, o planejamento já conta com mais de 26 rotas e 300 km de extensão. Isso tudo em uma cidade de 550 mil habitantes. Inicialmente, muito trabalho foi exigido para viabilizar a parte burocrática, devido aos diversos municípios envolvidos, já que as rotas ligam o centro de Copenhague a cidades periféricas. No entanto, a construção já está em andamento e já há trechos inaugurados (veja o primeiro vídeo ao fim da matéria).
A ideia é fazer uma rede de rotas para ciclistas que vá além do comum. Serão instaladas bombas para encher os pneus ao longo do caminho, diversas lojas especializadas para manutenção das bikes e um sistema de sensores que detecta grupos de ciclistas se aproximando para liberar os semáforos.
São Paulo
Em São Paulo, a implementação de ciclovias, rotas de bicicleta e ciclofaixas (definitivas ou operacionais) é uma grande novidade e só muito recentemente vem sendo adotada como solução de mobilidade urbana e lazer. Existem 57,5 km de ciclovias (rotas fora dos limites das ruas, geralmente em canteiros centrais de avenidas) e 58 km de rotas para bicicletas (trajetos sinalizados onde a bicicleta divide a rua com os carros, mas é priorizada). Quanto às ciclofaixas, faixas que possuem fluxo exclusivo de bikes, elas totalizam 70,3 km, sendo que apenas 3,3 km são definitivos, ou seja, funcionam 24 horas. Os outros 67 km só funcionam em domingos e feriados, das 7 às 16 h.
Somando-se todas as modalidades que funcionam em qualquer dia ou horário, chega-se ao número de 118,8 km, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Pouco mais de um terço da quantidade disponível em Copenhague, para uma cidade com cerca de vinte vezes a população do município dinamarquês. Além disso, há pouco planejamento e integração das rotas em São Paulo, que se concentram em determinadas regiões.
Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro, desde a década de 90, tem implantado ciclovias em sua malha urbana. Em junho de 2011, o município atingiu 235 km distribuídos entre ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, o que o faz líder brasileiro em quilômetros de ciclovias construídas e vice-líder na América do Sul, atrás apenas da Colômbia. Ao longo desses últimos 20 anos, observa-se um crescente fortalecimento no uso das bikes pela população da Cidade Maravilhosa. De acordo com estimativas da prefeitura da cidade, cerca de 4% dos deslocamentos de curta e média distância - cerca de um milhão de viagens/dia - são feitos por intermédio desse meio de transporte, cujos usuários já superariam os dos trens e barcas. Informa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade que há um plano estratégico em curso que inclui a implantação de 150 km adicionais à malha cicloviária da cidade até o final de 2012.
O cidadão carioca agradece.
Site ecycle.com.br
segunda-feira, 20 de julho de 2015
RAPIDINHAS..............
* Os bastidores da política local dizem a "boca pequena" que Alair pretendia demitir Dirley Pereira na reforma do secretariado. Dirley se insurgiu e disse que se fosse demitido revelaria publicamente documentos que tem em seu poder e que comprometem secretários do governo e o próprio Alair. Assim ganhou a secretaria de turismo e sua permanência no governo.
A pergunta que fica: Será apenas boataria ou verdade ?
* E o papo de se lançar candidato a prefeito de Cabo Frio em 2016 foi o estopim para receber ataques internos, com a concordância do próprio Alair. O negócio é feio mesmo !!
* Mesmo faltando mais de ano para as eleições municipais já começam a surgir várias candidaturas na cidade. É um filme velho, onde candidaturas são lançadas prematuramente para fazer um "acordo" melhor lá na frente. Toda eleição é a mesma coisa !
* Quem não se lembra em 2012 onde um candidato deste perfil dizia que: "Só Deus me impede de ser candidato". Não foi candidato e não foi Deus que impediu. Na verdade foram "outras coisas negociadas" que impediram.
Só se engana quem quer !!
* A "história política" de Cabo Frio é repetitiva e previsível, pontuadas por farsas, comédias e tragédias. A possibilidade de mudança vai estar novamente nas mãos da população !!
* O lixo segue se acumulando na periferia da cidade. Entulhos também. Mesmo com toda esta grana destinada a coleta de lixo o serviço está muito deficiente. A desculpa é sempre a mesma: a suposta crise !!
* E segue também o aumento da violência urbana na cidade. Todo dia a mídia noticia roubos, furtos, tráfico de drogas e assassinatos. Qual tem sido a providência tomada pelas autoridades competentes ?
Uma repressão pequena e pontual, ou seja, quase nada.
* São presos os pequenos meliantes e os "soldados rasos" do tráfico. Todos logo substituídos pelo grande "exército de reposição do crime". É a política de segurança "enxuga gelo" !!
* É um quadro difícil e multifatorial, mas não adianta a autoridade policial apenas fazer pequenas apreensões de drogas, prender estes "soldados rasos" do tráfico e os pequenos meliantes. A inteligência da PM tem mapeado todo o quadro do crime na cidade. Por que não realiza uma operação maior para uma resposta a altura do que a cidade precisa ?
Qual o mistério ?
* Tudo isso precisa depois ser acompanhado por várias políticas públicas estruturantes e emancipadoras da cidadania, principalmente nos bairros periféricos, caso contrário, tudo volta a ser como antes !
* Esta história do não repasse ao Banco do Brasil e ao BMG dos valores descontados nos contra cheques dos funcionários públicos referente aos empréstimos consignados não é nova. Aconteceu também no governo Marcos Mendes. A memória de muita gente anda "encurtando". Isso configura crime de apropriação indébita e é caso para o MP.
* Fazem a mesma coisa com o Ibascaf. Descontam as contribuições e não repassam ao instituto previdenciário do município, criando enormes dificuldades no processo de aposentadoria dos servidores.
* E novamente, sem querer ser repetitivo, mas obrigado pelos fatos, tenho que dizer que estes dois últimos "probos administradores" parecem cópias mal acabadas em termos de gestão pública e falta de respeito ao funcionalismo.
Mas parece que parte desse mesmo funcionalismo adora e se cala. Ou pior, os reelegem.
* As redes sociais tem sido a ferramenta que as pessoas tem usado para mostrar a insatisfação com os serviços públicos de saúde em Cabo Frio, porque a mídia local "domesticada" não toca no assunto. O "prefeito-secretário" prometeu resolver em 90 dias e não resolveu nada. Depois quer que a população acredite que tem palavra !!
* Gozado é ver setores ligados ao ex-prefeito Marcos Mendes reclamar do governo Alair sobre o caos na saúde. Na gestão anterior era do mesmo nível. Tem que ter muita "cara de pau"!!
* O mal funcionamento da saúde pública na cidade é fruto da falta de investimento, planejamento e gestão. A prioridade deveria ser a saúde preventiva, visando diminuir a demanda nas estruturas de emergências e de especializações que são muito mais caras, mas eles fazem tudo ao contrário há 20 anos.
* Afinal quando o "novo" velho governo Alair vai realizar o concurso público na cidade pactuado através de um Termo de Ajuste de Conduta com o MP ?
Era para ter sido realizado no primeiro semestre. E nada......nada......nada !!
* E vou logo dizendo a pedidos. E você, Gelsimar Gonzaga, prefeito do Psol de Itaocara, quando vai realizar o seu ?
Aí Ai Ai Gelsimar !!
* Um anônimo fez um comentário bastante pertinente no blog sobre o recente "siricutico" de Eduardo Cunha. Se rompeu com o governo porque não entregou ainda os cargos recebidos de Dilma ?
Está pressionado pelas denúncias e quer cair atirando !!
* Outro que está dando "piti" é o também pilantra Fernando Collor. Declarou esta semana em tom ameaçador que se for preso levará muita gente com ele. Do governo e da pseudo oposição. MP neles !!
* O premier grego Alexis Tsipras demitiu ontem 8 ministros descontes com seu "recuo" rumo aos novos ajustes. O Syriza está rachado. O referendo foi rasgado e novas manifestações de rua são esperadas. A Troika ainda não venceu este jogo !
* Acho que o Vasco só deveria disputar o Campeonato Carioca. Perde para todo mundo no Brasileiro, mas quando cruza com a dupla Fla-Flu é pau nos caras !!
* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:
" É impossível progredir sem mudanças e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada."
George Bernard Shaw
domingo, 19 de julho de 2015
POESIA NUMA HORA DESSA !!
Primeiro levaram os negros.
Mas não me importei com isso.
Eu não era negro.
Em seguida levaram alguns operários.
Mas não me importei com isso.
Eu também não era operário.
Depois prenderam os miseráveis.
Mas não me importei com isso.
Porque eu não sou miserável.
Depois agarraram uns desempregados.
Mas como tenho meu emprego, também não me importei.
Agora estão me levando.
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém.
Ninguém se importa comigo.
Bertolt Brecht
sábado, 18 de julho de 2015
NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS
* Desde 2008 temos alertado sobre dois pontos importantes na política local de Cabo Frio:
1 - O embuste da falsa polarização entre Alair Correa e Marcos Mendes.
2 - O servilismo e a falta de independência da Câmara dos Vereadores frente a ambos.
* É incrível como os fatos cotidianos comprovam estas situações. Eles estimulam esta falsa cisão que é "azeitada" pela mídia local. Seus cabos eleitorais pagos ou não, assessores oficiais e oficiosos, também colaboram através das participações nas redes sociais e blogs. Em público se mostram "ferrenhos adversários", mas nos bastidores se encontram constantemente e conversam sobre o "projeto de dominação política", que temos que reconhecer, foi muito bem engendrado para enganar a população, principalmente, as camadas mais pobres e mais desinformadas.
* De forma disfarçada, um sempre participa do governo do outro. Laranjas são usados para este fim, inclusive, sendo donos de empresas prestadoras de serviço. Os financiadores de campanha são os mesmos e sempre deixam uma "torneirinha" aberta ao derrotado de momento.
* As acusações mútuas que ambos os grupos fazem na mídia e redes sociais para estimular esta polarização, por outro lado, deixam claro que as práticas políticas, a má gestão e os desvios de dinheiro público ocorrem com uma regularidade impressionante. A imensa lista de processos de ambos, das mais diversas origens, não deixam margem a dúvidas. As candidaturas só são confirmadas após longas batalhas judiciais, "trabalhando" as brechas da Lei da Ficha Limpa. Ambos os lados tem razão nas acusações.
* Ficam tentando estabelecer uma relação maniqueísta, onde um representa o "Bem" e o outro o "Mal". Nada mais chinfrim !!
Eles acreditam piamente que a maior parte da população não vai se importar. E de fato, isso tem acontecido. Esta parte da população considera estes fatores secundários e os reelegem para mandatos sucessivos. Alguns ainda costumam depois reclamar da corrupção na política como se não tivessem nenhuma responsabilidade neste processo.
* Até quando a população vai tolerar tamanha esculhambação ?
* Vivemos dias difíceis, tempos de análises generalizantes, principalmente na política, tempos de conformismos e de opiniões que pregam que não adianta enfrentar o “sistema” porque ele é forte demais e está enraizado na sociedade. Análises que dizem que não adianta abrir as “porteiras” porque o gado e as ovelhas não querem sair. Gente que afirma com uma certeza absoluta que quem se manifesta e luta é baderneiro e está lá porque recebe dinheiro de “subversivos”. Gente que diz que não adianta votar em gente séria e honesta que o tal "sistema" vai corromper ao ser eleito. Ou seja, gente que não acredita e que não deixa os outros acreditarem em nada. Gente que não acredita nem em si mesmo, pois teme não conseguir resistir as tentações da corrupção ou das vantagens indevidas no exercício do poder político.
* Quem está satisfeito com o quadro político deve manter os mesmos no poder, mas quem não está, tem que ter a coragem e a ousadia dos fortes para renovar, assumindo os riscos e as responsabilidades que o atual momento requer. Anular o voto ou se omitir nas críticas a este processo vai ajudar a manter este modelo que oprime principalmente os trabalhadores e os excluídos da sociedade, mas que no fundo afeta a todos. Precisamos ir à luta com as “armas e ferramentas” possíveis para o bom combate. O voto renovador e a mobilização popular são bons exemplos, apesar de uma conjuntura política desfavorável, onde o poder econômico domina e compra votos e consciências, reduzindo as possibilidades de avanços no campo político. Mas se “navegar é preciso”, lutar por mudanças também é fundamental. Já dizia Gramsci: “Pessimismo da razão, mas otimismo e prática da vontade”.
* Não podemos entregar o "jogo" e permitir que nos roubem a única coisa que resta: A esperança de dias melhores.
Os ventos da mudança estão soprando fortemente e assustando os poderosos. A forma de encarar o problema é que se torna determinante na sua solução. Tudo na nossa vida depende de decisões políticas. Isso é inquestionável. Atinge de formas diferentes os diversos segmentos sociais, mas interfere na vida de todos. Não existe espaços vazios na política. Se o cidadão de bem não se importar, os políticos pilantras e vigaristas vão ocupar este espaço e determinar as políticas públicas que irão afetar a vida da nação, do seu estado e do seu município.
"Cuidado com o medo, ele adora roubar sonhos" (autor desconhecido).
Bertolt Brecht disse ainda no século passado: "Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar".
Só a luta muda a vida !!
* Abaixo os principais pontos da minirreforma eleitoral recém aprovada na Câmara sob a liderança de Eduardo Cunha. As medidas não representam "nem de longe" a vontade popular, que queria alterações muito mais profundas, principalmente o fim das doações privadas de empresas, uma das principais causas da corrupção na política. Os fatos e escândalos atuais atestam isso. Confira as principais mudanças:
1 – Doações de empresas privadas
Empresas, inclusive empreiteiras, mesmo com obras contratadas pela União, Estados e municípios são livres para fazer doações tanto a partidos quanto a candidatos. Torna-se constitucional.
Estas empresas poderão doar recursos até 2% do seu faturamento bruto no ano anterior limitados a 20 milhões.
2 – Tempo de campanha
O tempo destinado às campanhas eleitorais ficará restrito a 45 dias. Antes eram 90 dias.
3 – Campanha em rede de TV e rádio
O tempo de campanha em rede de rádio e TV ficará restrito a 35 dias. Antes eram 45 dias.
4 – Debates na TV
Apenas candidatos cujos partidos tenham pelo menos 10 deputados na Câmara dos Deputados poderão participar (Lei anti-Psol de Cunha). Por exemplo: um candidato à Presidência da República por um partido que tenha menos de 10 deputados federais na Câmara dos Deputados poderá não participar de debates na TV ou no rádio. Vai depender da emissora.
5 - Reeleição
Por uma maioria esmagadora de 452 deputados, o plenário da Câmara decidiu pelo fim das reeleições para prefeitos, governadores e presidente da República. Apenas 19 parlamentares tentaram manter a regra atual. Os candidatos eleitos em 2014 e 2016 ainda poderão se reeleger. A partir daí não mais.
6 - Coincidência das eleições
O plenário decidiu manter as eleições gerais em datas diferentes das municipais. A decisão deve provocar uma mudança no calendário, fazendo com que os pleitos ocorram a cada dois ou três anos, já que os mandatos passarão a ser de cinco anos.
7 - Voto obrigatório
A maior parte dos deputados optou por manter o voto obrigatório para maiores de 18 anos, rejeitando a proposta de tornar o voto uma escolha dos brasileiros.
8 - Coligações Partidárias
Com um placar apertado, 246 votos sim, 206 não e 5 abstenções, ficou mantida a regra atual que permite que os partidos possam se unir em coligações diferentes. O plenário rejeitou a proposta que colocava fim às coligações para eleições proporcionais. O partido sozinho pode lançar candidatos para 150% das vagas e a coligação 100%.
* Esta minirreforma será levada ao Senado e pode ainda ser modificada. O Senado também tem algumas propostas de reforma política sendo votadas, ou seja, apesar de todo este estardalhaço, o quadro continua confuso. Tudo isso precisa ser votado até o final de setembro ou início de outubro deste ano para valer em 2016. Alguém aposta ser possível ?
* Na sua fala de ontem em rede de rádio e Tv, o "ínclito" presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB), fez um balanço dos seus primeiros seis meses de gestão, anunciando "supostos avanços" na administração da Casa. Omite, no entanto, o desserviço prestado ao país por sua agenda autoritária e conservadora. Cunha sustenta-se sobre uma base de deputados e líderes que corroboram seus métodos e posições políticas. Cresce, porém, a resistência dentro e fora do Parlamento.
* Abaixo, O PSOL aponta 15 posturas e decisões ocorridas nesse período que atestam o viés antidemocrático e de retrocesso que marca sua gestão e que merecem nossa crítica, tendo em vista que encobrem a grave redução da democracia no Parlamento. A cidadania ativa e mobilizada há de estar atenta ao que acontece na Casa do Povo, que tem se distanciado tanto dele. Nunca se votou ou engavetou tantas medidas na base do atropelamento e no grito. Confira:
1) Cunha engavetou a CPI dos Planos de Saúde, protocolada na Casa logo nos primeiros dias do ano legislativo. Não por acaso, entre seus financiadores de campanha estão empresas do setor, tendo, anteriormente, redigido emenda à MP 627 anistiando em R$ 2 bilhões de reais as operadoras;
2) Célere, Cunha instalou Comissões Especiais a partir de sua pauta hiperconservadora, para atender bancadas "temáticas" que o apoiaram na disputa da presidência: a da PEC 215, a da revisão do Estatuto do Desarmamento, a do chamado Estatuto da Família, a da redução da Maioridade Penal;
3) Cunha acelerou também a votação do PL 4330, o da Terceirização, que precariza as relações de trabalho no Brasil e torna mais vulnerável a relação entre patrões e empregados, afetando os direitos conquistados e garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
4) As Medidas Provisórias 664 e 665, que restringiram direitos trabalhistas e previdenciários, foram apoiadas por Eduardo Cunha. As medidas dificultaram o acesso ou diminuíram o alcance de benefícios como o Auxilio Doença, o Seguro Defeso, o Abono Salarial, o Seguro Desemprego e a Pensão por Morte;
5) Cunha trabalhou nos bastidores para que o relatório da Comissão Especial da Reforma Política não fosse votado e operou para dissolvê-la. Impôs ao Plenário o relatório Rodrigo Maia, de acordo com suas posições;
6) Um dia depois de ver rejeitada a inclusão do financiamento empresarial para partidos e campanhas na Constituição – item de grande interesse de Cunha – a Presidência fez uma manobra e com sua "singular" interpretação do Regimento, recolocou o tema em votação. 63 parlamentares entraram com um Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo anulação daquela votação;
7) A votação da PEC 171/93, da redução da maioridade penal, ratifica a verve autoritária que tem sido a tônica do mandato Cunha à frente da Câmara dos Deputados. Derrotado o texto de sua preferência, o Presidente não mais se constrange em colocar novo texto no dia seguinte (após articulação com seus aliados), provocando novo Mandado de Segurança, firmado por 103 parlamentares;
8) O Projeto de Lei da minirreforma eleitoral, PL 2259/15, relatado também por Maia, foi votado no dia seguinte à sua apresentação, sem tempo suficiente para que fosse estudado e debatido, e antes mesmo da votação em 2º turno da parte constitucional da mal chamada "Reforma Política". O PL altera mais de 86 dispositivos de três leis: a das Eleições, a dos Partidos Políticos e o Código Eleitoral. Estabelece "limites" altíssimos para gastos de campanha e de doação de empresas para os partidos. Além disso, atinge diretamente os pequenos partidos independentes e ideológicos, restringindo acesso a debates e tempo de TV e rádio nas eleições;
9) Avolumaram-se as denúncias envolvendo o Presidente da Câmara dos Deputados, relativas a supostas pressões sobre empresas e iniciativas nebulosas através de interpostas pessoas. Sua ida à CPI da Petrobras transformou-se em um rebaixado desagravo à sua pessoa e saraivada de ataques à PGR, prenunciando a blindagem que seus aliados montaram;
10) O pedido de sindicância na Corregedoria da Câmara dos Deputados contra os 23 parlamentares sob investigação na Operação Lava-Jato, entre eles o próprio Presidente, feito há 126 dias, não foi despachado pela Presidência à Corregedoria até hoje;
11) Repudiada pela população, implementa-se a construção de um novo anexo na Câmara dos Deputados, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), que se efetivada, transformará parte da estrutura institucional da Casa num verdadeiro shopping center;
12) Na gestão dos espaços públicos da Câmara, lidamos com o fechamento das galerias em votações polêmicas, com a intenção de se instalar catracas no acesso ao plenário e com a autorização do uso sistemático da força contra manifestantes ou visitantes, como no episódio em que a Polícia Legislativa usou gás de pimenta no plenário da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania;
13) Pela Resolução n° 4/15, foi criada a toque de caixa e atropelando o Regimento Interno, uma Secretaria de Comunicação da Câmara. Ficaram submetidos às determinações do Secretário de Comunicação Social (um Deputado escolhido pelo próprio Presidente) o Jornal da Câmara, a TV Câmara, a Rádio Câmara e a Agência Câmara, bem como todas as unidades administrativas da Secretaria de Comunicação Social. Foi criada ainda uma Secretaria de Assuntos Internacionais, cujo Secretário também é um Deputado escolhido pelo Presidente. São raros os debates sobre missões parlamentares no exterior, e não ficaram claros os critérios para a composição da comitiva que acompanhou o Presidente no périplo a Israel e Rússia. Os gastos em viagens internacionais são feitos, muitas vezes, sem a devida transparência;
14) Alguns atos do Presidente criaram ambiente de temor e insatisfação entre os servidores da Casa. O Diretor do Departamento Técnico foi dispensado após um jornal publicar matéria sobre o ParlaShopping, cujo teor lhe foi atribuído, e o Diretor do Centro de Informática (CENIN), foi exonerado após a imprensa noticiar de onde partiram os requerimentos que são investigados pelo Ministério Público contra o Presidente, que o responsabilizou pelo vazamento;
15) O programa "Câmara Itinerante" tem a marca da autopromoção, com viagens que exigem uma estrutura de servidores fora da Casa, gerando despesas acima dos 400 mil reais até o momento. No reverso desta exposição, o Presidente classificou como sigilosas as investigações da Kroll, contratada pela Câmara com elevado gasto público.
* Você que apoia Cunha, o que acha disso tudo ?
* Por falar em vergonha no Congresso Nacional, quando você pensa que já viu de tudo naquela Casa, descobre que não !
O Senado esta semana nos deu esta prova, praticamente "enterrando" a CPI do HSBC, que investigava contas suspeitas de ilegalidade de grandes empresários brasileiros no exterior, repercutindo denúncias feitas pelo "SuissLiks". As denúncias envolviam principalmente empresários do ramo da mídia e empresas de ônibus.
* Esta matéria publicada no Blog do Noblat é esclarecedora da vergonha. Anote os nomes destes senadores:
"Em procedimento inédito em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), senadores que fazem parte da CPI do Banco HSBC, cancelaram a quebra de sigilos bancário e fiscal de seis empresários investigados.
Foram eles mesmos que haviam decidido pela quebra dos sigilos em 30 de junho último. Por 7 votos a 1, recuaram. Sob que razões? Primeira por reconhecerem como frágeis os motivos que os levaram a decretar a quebra dos sigilos.
Sim, frágeis. Acreditem!
Segunda razão: porque advogados os convenceram por completo da inocência dos empresários atingidos pela quebra dos sigilos. Sim, são todos inocentes. Acreditem !
E os senadores, pessoas humildes, capazes de reconhecer os próprios erros, e de corrigi-los.
Anotem o nome do senador que comandou a operação de recuo: Paulo Rocha (PT-PA), presidente da CPI. Rocha ficou famoso como o mensaleiro que escapou de ser condenado. Ele sacou R$ 920 mil reais do caixa que pagou aos mensaleiros.
O patrimônio de Rocha cresceu 1.248% entre os anos 2002 e 2006. Renunciou ao mandato de deputado federal para não correr o risco de perder seus direitos políticos. Reelegeu-se deputado duas vezes e, por último, senador.
Empresários que se salvaram da quebra dos seus sigilos: Jacob Barata, Jacob Barata Filho, David Ferreira Barata, Rosane Ferreira Barata. E mais: Jacks Rabinovich e Paula Queiroz Frota. Os Baratas são donos das principais linhas de ônibus do Rio de Janeiro.
Citado na Lava Jatos, alvo recente da Polícia Federal que revistou seu apartamento em Brasília, o senador Ciro Nogueira, presidente do PP, foi o autor do requerimento que suspendeu a quebra dos sigilos de Rabinovich (ex CSN e ex-Vicunha). Nogueira não aprende !
Fazem parte da CPI: os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Fátima Bezerra (PT-RN), Ciro Nogueira (PP-PI), Acir Gurgacz (PDT-RO), Otto Alencar (PSD-BA), Blairo Maggi (PR-MT), Paulo Bauer (PSDB-SC), Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Sérgio Petecão (PSD-AC).
Participaram da “desquebra” dos sigilos: Ricardo Ferraço, Ciro Nogueira, Otto Alencar (PSD-BA), Blairo Maggi, Paulo Bauer, Davi Alcolumbre e Sérgio Petecão."
* O senador Randolofe Rodrigues(PSOL-AP) foi o único que denunciou a manobra na mídia nacional e se manteve firme na decisão de investigar toda essa "pilantragem empresarial". Isso o Noblat esqueceu de dizer. Também não citou os empresários das empresas de mídia, inclusive das Organizações Globo, da qual ele é empregado.
Certamente de propósito !!
* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do rockeiro Tico Santa Cruz:
"Eduardo Cunha tem uma capacidade incrível - consegue ao mesmo tempo ser o cocô, o cavalo e o bandido!
E tem gente que aplaude! Depois Aguenta a conta!"
* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.
A QUESTÃO DO DIREITO EM MARX - Marcio Bilharinho Naves
Resenha Livro - “A Questão do Direito em Marx” – Márcio Bilharinho Naves – Ed. Outras Vozes – Coleção Direitos e Lutas Sociais
Márcio Bilharinho Naves é formado em Direito pela USP, Doutor em filosofia pela Unicamp e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas desta universidade.
Como se sabe, a 11ª tese de Feuerbach (1845) de Marx criou um aspecto que diferencia o marxismo das demais correntes políticas e filosóficas de seu tempo e mesmo das tradições que viriam a seguir. É famosa a consigna segundo a qual:
"Os filósofos não fizeram mais que interpretar o mundo de forma diferente; trata-se porém de modificá-lo."
Trata-se de uma assertiva curta mas com um extenso significado. O marxismo abandona a tradição meramente especulativa da filosofia e passa a ser também uma ferramenta de transformação da realidade. Temos, didaticamente, duas interfaces fundamentais do marxismo: o marxismo enquanto corrente política (voltada à “transformar o mundo”) e o marxismo enquanto pressuposto teórico-metodológico (voltado a “interpretar o mundo”, de forma científica, acrescentaríamos).
O entendimento do Direito em Marx é produto de uma construção lenta e gradual que se completa justamente quando o velho Marx descobre os fundamentos de sua crítica à economia política desde o livro 1 do Capital. Antes disso, se formos às fontes do Jovem Marx (relembrando que o mesmo foi um bacharel em direito) chegaremos ao ponto de encontra-lo defendendo o jusnaturalismo.
“Esse período compreende duas fases: na primeira, na época da Gazeta Renana, Marx sustenta uma posição jusnaturalista e liberal radical; na segunda, na época dos Anais Franco-alemães, Marx defende posições humanistas que o levam do democratismo extremo de Sobre a Questão Judaica ao comunismo especulativo dos Manuscritos de 44.”
O direito surge com a noção de sujeito de direito, tendo em vista as relações jurídicas formais para os sujeitos de direito contratarem compra e venda da força de trabalho e formalmente estabelecerem relações “iguais” e “livres”.
E adiante, continua o professor Márcio:
“Desse modo, podemos considerar que em Marx o Direito é essa forma social sui generis, a forma da equivalência subjetiva autônoma. A nosso ver, esse conceito capta as determinações essenciais da análise do direito que Marx realiza em sua obra de maturidade, especialmente em O Capital e, considerando a sua análise do processo de subsunção real do trabalho ao capital, afirma a especificidade burguesa do direito, permitindo que se estabeleça uma demarcação nítida entre o fenômeno jurídico e outras formas sociais – consideradas pela tradição como sendo também jurídicas – próprias das formações sociais pré-burguesas.
Assim podemos formular esta sentença resolutamente anti-normativista: só há direito em uma relação de equivalência na qual os homens estão reduzidos a uma mesma unidade comum de medida em decorrência da sua subordinação real ao capital”.
* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do José Simão:
"Rarará! “@sensacionalista: Pastor entra na Justiça cobrando dízimo sobre os US$ 5 milhões que Cunha teria recebido."
* Daqui a pouco, mais humor e poesia, pois sem isso ninguém aguenta !!
Assinar:
Postagens
(
Atom
)