segunda-feira, 16 de maio de 2011

UMA ESTRANHA OPÇÃO

Este agrupamento político que desgoverna Cabo Frio há quase 16 anos, não satisfeito por oferecer um ensino fundamental pobre em estrutura e qualidade, ao longo de todo este tempo, fez uma clara opção pelo ensino universitário privado, permitindo e facilitando a implantação das Universidades Veiga de Almeida e Estácio de Sá. Além desta temos também a Ferlagos, uma autarquia, mas que também é paga, embora com mensalidades menores, porém oferecendo poucos cursos.
Tínhamos a UFF, que de forma muito tímida implantou um curso de Ciências Contábeis, mas que por dificuldades impostas pelo governo atual, acabou indo para Rio das Ostras.
Fica uma pergunta : Porque será que os dois últimos governos, que encenam estar separados, fizeram esta opção?
Não vou responder para permitir que cada um possa tirar sua própria conclusão.
É “estranho” ver que municípios vizinhos, como Rio das Ostras e Macaé vêm avançando com a presença da UFF, UERJ e UFRJ. Conheço inúmeros jovens de Cabo Frio que estão estudando e morando nestas cidades.
Estes municípios criaram as condições para que estas parcerias pudessem acontecer. Aqui, faltou vontade política, embora os dois últimos prefeitos, Alair e Marcos Mendes tivessem passado 4 anos cada um na Assembléia Legislativa.
Em 2010, tivemos o “blefe “ da vinda da UERJ, patrocinado pelo governo e pelo deputado estadual Paulo Melo, enquanto candidato a reeleição. O tempo passou e nada aconteceu, e certamente, muitos jovens acreditaram em mais uma das inúmeras promessas não cumpridas nesta sofrível área educacional.
Conheço algumas cidades do porte de Cabo Frio, algumas até com um orçamento menor comparado a nossa cidade, que através de um grande esforço político criaram Universidades Públicas Municipais. Cito por exemplo : Apucarana-PR, União da Vitória-PR, Jundiaí-SP, Macaé-RJ ( para nosso desespero, rs), Taubaté-SP, além de outras. Temos na cidade professores preparados para esta missão.
É obvio que o ensino universitário não é de responsabilidade do município, mas um governo sério, com “bala na agulha “ sob o ponto de vista orçamentário e com uma visão mais ampla de futuro sabe da importância de investir neste setor.
A Universidade Pública produz mais ciência, politiza e aumenta a consciência crítica dos estudantes, e isto certamente, não é salutar para a sobrevivência política destes mandatários de plantão.
O que eles mais gostam da Universidade Privada é a possibilidade da distribuição de bolsas de estudo para esquemas eleitoreiros. Promove-se o famoso “é dando que se recebe.”
A dificuldade de acesso a um curso superior que é imposta ao filho do trabalhador mais pobre, conjugada com a carência de cursos técnicos ou profissionalizantes nesta cidade, impede sua ascensão profissional, contribuindo para aprofundar a desigualdade social já existente.
E é exatamente o que eles querem, por que aí, é só promover o assistencialismo e ganhar o voto.
Salve a máquina !


“Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância.”
Derek Bok



Cláudio Leitão é economista, propagandista, dirigente sindical e presidente do diretório municipal do PSOL em Cabo Frio.

Nenhum comentário :

Postar um comentário