sexta-feira, 12 de junho de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* A ação midiática do prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, de tentar corrigir erros nesta famigerada Central de Marcação de Consultas é "enxugar gelo". Acontece neste governo e acontecia da mesma forma no governo anterior de triste memória de Marquinhos. Ela é um erro de concepção e nem deveria existir. Só ocorre pelo descaso na ação e desenvolvimento de um projeto sério de ampliação para 100% do município do Programa de Saúde da Família, rebatizado recentemente para ESF's. Este é o caminho, cuidar da saúde básica, implementando postos com as equipes completas e informatizados para marcar sem filas as consultas especializadas que fogem ao alcance do médico generalista presente em cada posto.
Eles sabem disso, mas não querem investir, porque veem a saúde como prestação de serviços e não como direito inalienável da população.

* Ao longo de todo este período, a saúde em Cabo Frio enriqueceu muita gente e elegeu muita gente. O "Esquema" de privatizar exames de menor ou maior complexidade, as UTI's, a ortopedia, além de outros serviços na área, impediu a cidade de ter sua própria estrutura. Um município rico como Cabo Frio não poderia jamais ficar na mão de empresários privados como foi permitido pelos dois últimos "probos" governantes, drenando ao longo dos anos uma grande soma de recursos públicos que foram transferidos aos mesmos empresários privados, que serviram aos dois governos, beneficiando aliados e parentes.

* As carências promovidas pela deficiência no atendimento permitiu a eleição de vários políticos oportunistas que fizeram do assistencialismo na área suas plataformas eleitorais. Isso foi verificado facilmente nesta última eleição em 2012 e pode voltar a se repetir em 2016. A Saúde segue sendo um grande filão de votos para quem tem influência na área e pode privilegiar currais eleitorais com serviços que deveriam estar disponíveis para todos sem favor algum. Dinheiro nunca faltou, mas competência e vontade política, sim.


* Os desvios de recursos públicos e a falta de transparência nos contratos firmados com a iniciativa privada foram também marcas destas duas últimas administrações. Um exemplo da cumplicidade destes dois governos ficou estampado no início deste "novo" velho governo Alair, quando o mesmo ao assumir, declarou para a mídia local que tinha descoberto, através de uma auditoria interna, uma série de irregularidades e desvios de verbas na Saúde do município. Apenas declarou, mas não tomou nenhuma providência de determinar a adoção de uma Ação Civil Pública para apurar os valores envolvidos e a responsabilidade dos autores das fraudes no governo anterior do ex-prefeito Marcos Mendes.

* Não praticam três premissas básicas na administração pública que é a publicidade, a impessoalidade e a transparência nos atos públicos. O nome popular desta cumplicidade entre ambos os governantes chama-se "RABO PRESO". Esta "briguinha ridícula" e esta falsa polarização entre eles é o maior embuste político da cidade, que não é percebido por grande parte da população, principalmente, aqueles segmentos mais humildes e carentes de educação, cidadania e políticas públicas emancipatórias.

* São adversários de ocasião, mas aliados na triste tarefa de espoliar a cidade e se beneficiar dela. Uma hora toda este embuste vai "melar" e esta máscara vai cair !!


* Esta é a política correta a ser adotada em saúde pública. Cobrir 100% do município com os postos de UBS - Unidade Básica de Saúde. Tratar e prevenir as doenças crônicas ou de base, descentralizando também a farmácia básica, visando reduzir as demandas emergenciais que geram maiores custos ao município. Estes postos precisam estar informatizados e preparados para que ali sejam feitas as marcações de consultas e exames especializados, eliminando esta odiosa Central que nunca vai funcionar adequadamente, pois, repito, é um erro conceitual na área.

* Construir uma estrutura própria, principalmente, um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Centro Ortopédico Municipal, equipar os hospitais com UTI's próprias, uma Cardiológica, uma Pediátrica e uma Neo-Natal, que podem ser adquiridas por financiamento de longo prazo, reduzindo as terceirizações apenas aos exames de maior complexidade, são medidas que nunca foram pensadas.

* Acabar com a farra do assistencialismo e do derrame de recursos públicos para a iniciativa privada é possível, factível e viável, basta fechar os ralos da corrupção, fazer uma gestão técnica e competente, ter vontade política e espírito público de verdade. É um processo que precisa começar logo e que a médio prazo mudará a face da saúde do município.

* A Saúde é um problema crônico em todo o país. Milhares de pessoas morrem nas filas ou na própria inoperância dos hospitais públicos, fruto deste descaso. É uma demanda sempre crescente, que entretanto não tem tido nos últimos anos investimentos diretamente proporcionais a estas necessidades. Mas no âmbito municipal, há municípios que podem mais e outros que podem menos, dependendo de sua capacidade orçamentária. Num quadro comparativo no país, Cabo Frio é um daqueles que podem mais em função da relação arrecadação/contingente populacional. Não existem mais de dez cidades no país com 200 mil habitantes com cerca de 900 bilhões de orçamento anual. A cidade tem todas as condições de ter uma saúde melhor, independente das dificuldades nacionais na área.

* A população precisa e deve cobrar mais dos seus governantes, até porque atualmente está no poder um prefeito no seu quarto mandato e que tem grande responsabilidade no atual estado caótico da saúde no município. Não tem desculpas. Conhece como poucos a realidade, mas negligencia e conduz muito mal as várias políticas públicas na área.
Até quando o povo de Cabo Frio vai aturar esta esculhambação na área da saúde com os mesmos governantes se revezando no poder e não dando a população a eficiência esperada ?


* Dificilmente em Cabo Frio entram recursos federais que não sejam os repasses de praxe. Recursos extras num momento de queda da arrecadação são fundamentais. As secretarias não tem corpo técnico para elaborar projetos e pleitear estes recursos que estão disponíveis em várias áreas do governo federal, inclusive nos bancos de fomento. Há possibilidades também de obter recursos em instituições internacionais, como por exemplo, o BID, que estimula projetos de habitação popular em vários países no mundo. A nomeação de secretários unicamente por critérios políticos, baseados num largo arco de alianças dá nisso. Se o secretário não entende da pasta como vai montar um corpo técnico ?

* Habitação Popular, Saúde, Educação, Saneamento, Esporte, Pesca, Turismo e outras, são áreas de possibilidades. Para quem anda reclamando que a arrecadação está diminuindo seria o momento de buscar alternativas compensatórias, mas falta competência administrativa e vontade política de mudar este modelo arcaico de gestão pública.


* Comunicado do movimento unificado dos servidores públicos de Cabo Frio:

Movimento Unificado aprova paralisação de três dias.
O Movimento Unificado de Cabo Frio aprovou ontem, por unanimidade, durante assembleia na E.M. Edilson Duarte, paralisação com ato em frente à Prefeitura, a partir das 8h, e assembleia em seguida. Também foi aprovada a luta pelo reajuste salarial de 10.2% para todos os servidores municipais. As paralisações acontecerão nas seguintes datas:
- 23/06 (terça-feira) – ato com arrecadação de alimentos que serão doados para a Casa Renê Pessa;
- 29/06 (segunda-feira) – sopão da dignidade;
- 08/07 (quarta-feira) – doação de sangue dos servidores para ajudar o banco de sangue da região.


Todos os atos acontecerão a partir das 8h, em frente à Prefeitura.
Participe!
Afm Cabo Frio - Sindicaf CF - SindSaúde - SepeLagos.

* Reiteramos todo o nosso apoio a luta do funcionalismo público de Cabo Frio.
Só a luta muda a vida !!


* Por Alejandro Acosta: Para fazer a gente pensar !

OS JUROS e os LUCROS DOS BANCOS.

A Selic, ou taxa básica de juros, já se encontra em 13,75%. Muito longe dos 7,25%, que foram o piso no primeiro governo Dilma e na direção dos 26% que atingiu no segundo governo de FHC. A Selic é usada como referência em algumas operações públicas, fundamentalmente, para os empréstimos que o BC e os bancos públicos fazem para os capitalistas. Ou seja, é um instrumento para repassar dinheiro público subsidiado. Uma parte dos títulos públicos são cotados em cima da Selic, mas o percentual deles, indexado pela Selic, tem sido reduzido e trocado por outros mecanismos de indexação. Na prática, os títulos públicos passaram a render, na média, 2% a 3% acima da taxa Selic.

Os lucros dos bancos, apesar de continuarem em patamares estratosféricos, têm caído, impactados pelos altos provisionamentos para cobrir a falta de pagamentos. O aumento da Selic tem provocado a retomada dos aumentos das taxas de juros sobre a população. As estelionatárias tarifas bancárias representam outros dos mecanismos para engordar os lucros dos banqueiros.
Os principais países, em escala mundial, usam o mesmo mecanismo para manter a economia capitalista funcionando, o que equivale a garantir os lucros dos capitalistas com recursos públicos. O dinheiro público quase sem limites é emprestado pelos governos a baixíssimas taxas que, a seguir, é emprestado a taxas muito maiores ou aplicado diretamente na especulação financeira, rendendo suculentos lucros, em operações denominadas carry trade (toma lá e dá cá).

O grau de concentração da crise capitalista mundial no estado burguês continua aumentado sem parar. Os investimentos públicos estão paralisados. O parasitismo público atinge níveis assustadores. Nenhuma grande empresa no Brasil ou em qualquer país do mundo, hoje, conseguiria se sustentar pelas próprias pernas. Essa situação reflete o esgotamento histórico do sistema capitalista, que somente consegue funcionar mediante operações altamente artificiais, ao mesmo tempo que representa uma semente da sociedade futura, o socialismo, dentro do capitalismo, da mesma maneira que o crescimento das cidades e do comércio representavam uma semente da sociedade burguesa no seio da Idade Média.

Para o próximo ano, está prevista um novo colapso capitalista em larguíssimas proporções. Os fatores materiais que estão na base da pacificação das massas, cada vez mais, ficam comprometidos. Está é a base do inevitável confronto entre a burguesia e o proletariado.


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Moacir de Sousa:

"Por seu grande engajamento político ao tirar o título de eleitor e seu histórico de luta no Playstation, o filho de Sérgio Cabral ganhou do tio Pezão a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Titio arrancou 265 milhões do BID e deu pro mauricinho investir no programa Caminho Melhor Jovem. A meta era chegar a 20 regiões e beneficiar 40 mil jovens em vulnerabilidade social com acompanhamento psicossocial e cursos profissionalizantes em instituições parceiras.
Como era de se esperar, a iniciativa nunca decolou. Segundo o coordenador do projeto, o psicólogo Renato Herzog, apenas 10% dos atendimentos previstos foram realizados. No prédio do projeto, em Manguinhos, as salas estão fechadas. Hoje, elas servem como depósito de carteiras escolares e outros materiais. Por fora, o lixo e fezes de animais substituem os jovens que buscam cidadania.
Enquanto o Congresso quer meter nossa juventude na cadeia, Pezão e o playboy completam o serviço e carbonizam o futuro da garotada."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

PEDAGOGIA MARXISTA

A pedagogia marxista partilha com a teoria marxista a concepção dialética e materialista da história e o entendimento de que a educação e a cultura são superestruturas derivadas da infraestrutura econômica e social. Para além disso, partilha com a teoria marxista a defesa do "valor supremo e antropogenético do trabalho, a teoria da práxis como modelo da atuação humana, a explicação dualista e conflitual das classes sociais na sociedade burguesa (aparecidas pelo fato da posição de domínio e exploração de uma delas sobre a outra), a afirmação do triunfo final da supressão das alienações humanas (religião, culto do pensamento abstrato, existência da família, vigência do papel político do Estado, divisão social do trabalho, dependência do operário com respeito a um salário, renúncia do operário em ser dono do produto do seu trabalho), propriedade coletiva dos meios de produção, a revolução como meio de avançar nesse processo até ao comunismo universal, e a ditadura do proletariado para dirigir essa revolução" .
Marx e Engels escreveram muito pouco sobre educação, embora seja deles a concepção de que a educação e a cultura fazem parte da superestrutura derivada da infraestrutura econômica e social. Quer isto dizer que a escola está sempre ao serviço do regime econômico e social e dos detentores dos meios de produção. Legitima esse domínio e ajuda a perpetuá-lo. Lenin e, sobretudo, Makarenko, traçaram as linhas gerais de uma pedagogia marxista aplicada a uma sociedade a caminho do socialismo.

O homem é um ser social que só se desenvolve integralmente dentro do coletivo. A educação deve contribuir para a criação de um homem novo, profundamente envolvido na revolução socialista. A educação moral e política deve exprimir os pontos de vista do materialismo dialético e histórico. O trabalho produtivo assume uma dimensão formativa importante na criação de uma mentalidade proletária. O papel da família na educação das crianças deve convergir num sistema único de educação socialista, composto pela escola, as organizações juvenis e o partido comunista. A finalidade da educação é fazer dos jovens internacionalistas e anti-imperialistas. O trabalho intelectual deve estar intimamente ligado ao trabalho produtivo.

Quintana, J. M. (1995). Teoria de la Educación: Concepción Antinómica de la Educación. Madrid: Dykinson, p. 165.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma publicada no twitter do impagável José Simão:

"Na Física, lei de Newton. Na Lógica, lei de Murphy. Na Parada Gay, Lady Gaga!"


* Mais tarde um pouco de humor e poesia para alegrar corações e mentes !!

10 comentários :

  1. A Saúde pública é muito "disputada" no meio político(não remete, somente a Cabo Frio). Em Cabo Frio a saúde virou o " porto seguro " para os políticos e um navio afundado para a população. Não é novidade pra ninguém.

    Mas vai uma "cesta da dignidade " aí? Porque investimentos na criação de empregos, só Jesus na causa. Um emprego eu acho mais digno. Mas o povo gosta. Tanto que vota.




    E segue..... firme e forte, na cidade, o mando e desmando da Dona Salineira. Mais abusada do que nunca. Tem dias, que pegar ônibus das linhas municipais, depois das 18:00, na Avenida Teixeira e Souza, antes do trevo da Joaquim Nogueira é uma tortura.Tá nem aí mais para Reclamações. Até debocha.

    ResponderExcluir
  2. Nem adianta Leitão, não vão quebrar o esquema que dá votos. As medidas vão ser sempre paliativas e focadas nas intervenções emergenciais que é onde o povo sente mais de perto. Não pensam a saúde pública a longo prazo. Infelizmente pouca gente em Cabo Frio compreende isso.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. é muita cara de pau, ele criou essa central e não sabia das filas e vem com este cao de madrugada. ainda tem puxa saco que dá moral na atitude, enganador.

    ResponderExcluir
  4. O problema não é só marcação de consultas, faltam médicos. Já comentei aqui outro dia. Não se consegue marcar psiquiatra e neurologista. Economizar na saúde não dá.

    ResponderExcluir
  5. Não compreende. Sei, entendi. Então tá!

    ResponderExcluir
  6. Ele tem que parar de botar as pessoas incompetentes pra gerir os setores estratégicos da Saúde. Essa semana tava cheio de gente com pires na mão implorando pra ser contratado novamente. Ele adora isso @ que nojo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sera que eles conhecem a PORTARIA Nº 2.027, DE 25 DE AGOSTO DE 2011, e se est'ao obedecendo. Se os ESF s funcionassem como devem funcionar, respeitando inclusive carga horaria, etc,etc,....as coisas iriam melhorar um pouco mais.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Claudio Leitão, você foi o único a escrever sobre os ESF´S, há....se ele funcionassem bem.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, infelizmente esta política pública fundamental em saúde pública é mal gerida em Cabo Frio há muitos anos, atravessando tanto o governo Marquinhos quanto o governo Alair.

      Excluir
    2. Concordo com você, porém o atual governo superou o descaso com a Saúde.

      Excluir