terça-feira, 23 de junho de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* São Paulo tem dois hospitais veterinários para tratamento de cães, gatos e outros animais. Os hospitais são da Prefeitura, mas administrados pela ANCLIVEPA-SP. O atendimento é totalmente gratuito, incluindo cirurgias de alta complexidade, exames de sangue e de imagem, além de tratamentos diversos.

* Você pode estar se perguntando, mas São Paulo é uma cidade grande e mais rica que Cabo Frio ?
Entretanto, as cidades se equivalem quando se analisa o orçamento per capita. Estamos entre as 10 cidades mais ricas do Brasil na faixa de 200 mil habitantes. Logo, se São Paulo tem dois hospitais, podemos ter pelo menos uma pequena clínica veterinária e atender centenas de protetores e donos de animais na cidade. A minha discordância é na forma de administração. Os hospitais de São Paulo são administrados por uma Associação de Veterinários, através de convênio de repasse de recursos, o que impede a fiscalização do legislativo.

* A clínica em Cabo Frio, na minha opinião, deveria ser pública, com administração municipal, contando com profissionais contratados ou concursados pela própria prefeitura e com estrutura orçamentária definida, passando pela fiscalização da Câmara de Vereadores. Quando o atual governo chamou os protetores para discutir o assunto, acredito que ideias como essa poderia ser discutida e posteriormente implementada. Isso não geraria grandes custos ao município. Tratar destes animais abandonados é uma política pública necessária e um gesto “humanitário” com os animais, principalmente cães e gatos.
Fica a dica !!


* Este é o meu cão, um labrador chamado Lenin. Cachorro de esquerda e socialista !
Mas no fundo é um brincalhão carinhoso que gosta de subir nos parapeitos das janelas e que tem medo até de gatos.


* Estes são os meus gatos. Uma gata malhada chamada Frida(homenagem a Frida Kahlo), folgada e meio distante. Não dá muita confiança a ninguém. O gato preto chama-se Bertoldo(homenagem a Bertolt Brecht) é carinhoso, malandro, que fica miando, reclamando quando a ração atrasa e adora ficar se enrolando nas pernas das pessoas.

* Criamos para interatividade uma página/comunidade no face que traz notícias e informações sobre proteção aos animais. Acesse e participe !
O nome da página: Proteção aos Animais - Uma Exigência da Sociedade.
link: https://www.facebook.com/pages/Prote%C3%A7%C3%A3o-aos-Animais-Uma-Exig%C3%AAncia-da-Sociedade/303995113137339


* Um outro projeto humanizante seria a implantação de uma rede integrada de ciclovias. Cabo Frio é uma cidade plana e conta com um grande número de ciclistas que usam este meio de transporte para se deslocarem para o trabalho e a escola, até porque o transporte coletivo é altamente deficiente. O ciclismo para o lazer também é uma ótima opção.

* Sobre o tema criamos também uma página/comunidade no face denominada "Campanha Ciclovias Já".
Link: https://www.facebook.com/pages/Campanha-Ciclovias-J%C3%A1/776584012421714
Curta e participe !

* Aqui no nosso blog também já encampamos esta luta com postagens constantes, abordando artigos, notícias e iniciativas na área no Brasil e no mundo, chamando a atenção para a importância desta pauta que é de domínio de toda a sociedade global.


* A falta de luz nos 51 prédios da prefeitura de Cabo Frio por falta de pagamento das contas de energia numa cidade rica como a nossa foi o fato político da semana. Foi noticiado em todo Estado e em todo o Brasil. Uma bela propaganda negativa !
Será que a escuridão é só essa ?
Acho que não, a maior escuridão é no orçamento público. Ali sim, temos a verdadeira noção do tão escuro momento que a cidade vive.
Já dizia Bob Marley: "Iluminem a escuridão". Só nós cidadãos podemos fazer isso e todos sabem como devemos fazer !
Enquanto isso, a Câmara do silêncio faz “golpe de vista”.
Upa “caballada” !


* Não satisfeito com o triste fato, o nosso prefeito vai para as redes sociais e dá um pito público em seus colaboradores mais próximos, proibindo o uso pessoal do whatsapp. Em caso de não cumprimento, a punição é a exoneração.
A arrogância do prefeito com seus comandados já é um fato corriqueiro na cidade e não deveria causar espanto em ninguém. Os próprios comandados aceitam calados. Molóides e preguiçosos foi a “adjetivação” mais branda.
Upa “caballada” !

* Seria cômico se não fosse tão trágico !!


* Em Iguaba Grande, a Câmara de Vereadores criou uma CPI para investigar os desvios na Previg, o instituto previdenciário dos funcionários públicos de lá. A prefeitura desconta a contribuição e não repassa. Igualzinho ao que acontece em Cabo Frio com o Ibascaf. A dívida da prefeitura com o instituto segue não sendo quitada, criando inúmeros transtornos e atrasos no direito legítimo do servidor público da cidade na hora de se aposentar.

* Em São Pedro D'aldeia, a Câmara de Vereadores criou uma CPI para investigar o que acontece na saúde daquele município. A situação da população é caótica. A saúde em Cabo Frio passa por um caos semelhante ou até pior.

* Fica a incômoda pergunta: A Câmara de Vereadores de Cabo Frio vai exercer seu papel fiscalizador na saúde e no Ibascaf ?
Ou será de fato a "Caballada" de Alair "Porfírio Diaz" Correa ?
Você tem até outubro de 2016 para responder !!


* Dilma vetou a projeto de lei aprovado no congresso que amenizava as perdas provocadas pelo famigerado fator previdenciário. A tal regra 85/95, que representava a soma do tempo de contribuição com a idade para mulheres e homens, respectivamente. Criou como alternativa uma MP - Medida Provisória, mudando as regras aprovadas e mandou para discussão no Congresso. Importante lembrar que o Congresso pode não aprovar a MP e ainda derrubar o veto da presidente ao projeto de lei 85/95. Alguém acredita nesta possibilidade ?
Sei lá ! Um Congresso com Eduardo Cunha(PMDB) na presidência da Câmara e Renan Calheiros(PMDB) na presidência do Senado é capaz de qualquer coisa !!

* Enquanto isso, confira as novas regras da MP editada por Dilma:

A nova regra de cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição foi estabelecida pela Medida Provisória nº 676, publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (18/06/15). Agora, o cálculo levará em consideração o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição do segurado – a chamada Regra 85/95 Progressiva. Alcançados os pontos necessários, será possível receber o benefício integral, sem aplicar o fator previdenciário. A progressividade ajusta os pontos necessários para obter a aposentadoria de acordo com a expectativa de sobrevida dos brasileiros.
Até dezembro 2016, para se aposentar por tempo de contribuição, sem incidência do fator, o segurado terá de somar 85 pontos, se mulher, e 95 pontos, se homem. A partir de 2017, para afastar o uso do fator previdenciário, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem. A MP limita esse escalonamento até 2022, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100 – conforme a tabela abaixo:
Mulher Homem
Até dez/2016 85 95
De jan/2017 a dez/18 86 96
De jan/2019 a dez/19 87 97
De jan/2020 a dez/20 88 98
De jan/2021 a dez/21 89 99
De jan/2022 em diante 90 100

* Só para lembrar: Quando FHC criou o fator previdenciário em 1998, o PT e sua bancada de parlamentares votou contra a medida. Chegou a entrar com uma ADIN no STF, tentando anular a medida, alegando sua inconstitucionalidade, pois feria um direito adquirido do trabalhador. No poder, se calou, se omitiu, não acabou com o fator e aprofundou ainda mais a reforma da previdência, taxando os inativos. Esta foi a primeira traição canalha do PT contra os trabalhadores.

* Em 2010, no dia da estreia do Brasil na Copa(parece que foi de propósito para passar despercebido pela classe trabalhadora), o nosso "bravo" ex-presidente operário, Lula da Silva, vetou o fim do fator também aprovado pelo Congresso. Esta foi a segunda traição canalha do PT contra os trabalhadores.

* Neste momento, Dilma com este veto e a emissão da nova MP fez a terceira traição um pouco menos canalha contra o trabalhador brasileiro. E tem gente que ainda diz que o PT, outrora partido dos trabalhadores, é comunista. Só rindo muito !!


* Um estudo divulgado pela ONG britânica Oxfam chamou a atenção para uma questão cada vez mais grave. A partir do ano que vem os recursos acumulados pelos 1% mais ricos ultrapassarão a riqueza do resto da população. Essa parcela detém hoje 52% dos recursos, porém, destes, 46% estão nas mãos de cerca de um quinto da população. A maior parte fica com apenas 5,5% das riquezas mundiais.

* Se a escala da desigualdade global é revoltante, o mesmo se aplica ao Brasil e a América Latina. Segundo estudos divulgados pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe), a pobreza atinge 28% da população latino-americana, 167 milhões de pessoas, sendo que destes, 71 milhões se encontram em pobreza extrema. O documento Panorama Social da América Latina mostra que a situação da pobreza na região se manteve estável entre 2012 e 2013. No entanto, a extrema pobreza aumentou de 11,3% em 2012 para 11,7% em 2013. As projeções apontam que em 2014 se registraria um novo aumento de até 12%.

* No caso do Brasil, os dados da CEPAL revelam o aumento da quantidade de brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza, com uma elevação de 5,4% para 5,9% entre 2012 e 2013. Esse índice vinha mantendo uma constância de queda nos últimos anos, mas segundo a CEPAL a nova curva está se tornando crescente.

* Se aumenta a pobreza, aumenta a concentração de riqueza. Infelizmente, as políticas efetivas para combater toda esta desigualdade são muito tímidas. No caso brasileiro, o modelo econômico adotado pelo governo Dilma e aclamado pela chamada grande mídia e pelo grande capital vai aprofundar a pobreza e a desigualdade social.

* Um estudo publicado em dezembro de 2013 pela Receita Federal trouxe à tona dados alarmantes sobre a concentração de renda no Brasil. Um resumo publicado pelo site Brasil Debate mostrando dados de 2012, apontam que apenas 0,21% da população detinha 40,81% de toda a riqueza brasileira. Os 50% mais pobres detinham apenas 2% da riqueza nacional, 37% ficavam com 10,6% e 13% com 87,4%. Destes últimos, apenas 0,9% das pessoas controlavam 59% do total.

* O modelo tributário no Brasil favorece a concentração existente. No país a alíquota máxima do imposto de renda é de 27,5%. Na Suécia é de 56,7%, na Alemanha de 45,0% e nos Estados Unidos de 39,6%. Também são bem menores no Brasil os impostos sobre herança e sobre ganhos de capital quando comparados aos países mais desenvolvidos. Segundo esse mesmo estudo da Receita Federal, em 2012, 49,73% da arrecadação adveio dos bens e serviços, 17,84% da renda, 3,85% da propriedade, 26,53% da folha de salários e 2,04% de outros meios. Como o ganho dos mais ricos está centrado em rendimentos obtidos do capital, a estrutura tributária está centrada no consumo. Podemos assim verificar que quem paga a conta não é quem está no topo da pirâmide.

* No caso de impostos sobre herança, por exemplo, no Reino Unido a alíquota é de 40%, na França 32,5%, nos Estados Unidos 29%, na Alemanha 28,5%, na Suíça 25%, no Japão 24%, no Chile 13%. Já no Brasil o tributo é de apenas 3,86%.
Em relação às alíquotas máximas de dividendos, na Dinamarca é de 42%, na França de 38,5%, no Canadá de 31,7%, na Alemanha é de 26,4%, na Bélgica é de 25%, nos Estados Unidos de 21,2% e na Turquia 17,5%. No Brasil, os dividendos são isentos de imposto de renda. A alíquota é 0,00%. É a farra dos rentistas donos do grande capital e das grandes propriedades.

* Entre outras medidas possíveis e necessárias para enfrentar o problema da desigualdade está a taxação das grandes fortunas. Um Projeto de Lei Complementar, o PLP 277/2008 de autoria da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, que regulamenta o inciso VII do art. 153 da Constituição Federal – Imposto sobre Grandes Fortunas, já passou por todas as comissões da Câmara e está pronto para ir a plenário. Sem mudança no injusto sistema tributário brasileiro, não haverá combate efetivo à desigualdade. Por enquanto, Eduardo Cunha não deixa ser votado.

* A desigualdade deve ser compreendida como uma grave violação dos direitos humanos. Não podemos aceitar que o abismo entre os mais ricos e o conjunto da população mais pobre continue crescendo em ritmo acelerado. O combate à desigualdade é uma tarefa central, tanto no Brasil como no mundo.

* Viva o PT comunista !!


* Veja esta.
Os "caras" estão brincando de criar partido político. Esta notícia poderia estar na sessão de humor.
O Partido Municipalista, em fase de criação, está mandando um e-mail com este teor para as pessoas que querem fazer parte desta agremiação política. Confira abaixo:

PARTIDO MUNICIPALISTA
Boa Noite eu sou Evandro Rodrigues Presidente do partido municipalista e hoje eu venho convida-lo a ser presidente definitivo do partido municipalista.
Nos outros partidos você está Presidente.
NO MUNICIPALISTA VOCÊ É O PRESIDENTE.
OU SEJA VOCÊ NUNCA PERDERÁ A PRESIDÊNCIA ELA É SUA E DEFINITIVA.
E PARA ISSO BASTA VOCÊ COLETAR O MÍNIMO DE 200 ASSINATURAS VÁLIDAS E JÁ GARANTIRÁ SUA PRESIDÊNCIA MUNICIPAL.
NO MUNICIPALISTA TUDO É FEITO POR MÉRITO TUDO MUITO CLARO
SE INSCREVA NO LINK ABAIXO E FAÇA PARTE DO PARTIDO QUE MAIS CRESCE NO BRASIL.
SE O LINK NÃO O DIRECIONAR DIRETO PARA O SITE, COPIE E COLE NO SEU NAVEGADOR COMO ESTA DESCRITO ABAIXO.
www.partidomunicipalista.com.br/268
WWW.PARTIDOMUNICIPALISTA.COM.BR/268
Se houver qualquer dúvidas entre em contato.
Atenciosamente.
Evandro Rodrigues

* Alguém quer comentar ?


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do ativista comunitário Gilmar Aguiar:

"BOM DIA!
TAMOIENSE QUE ESTÁ INDIGNADO COMPARTILHA ESTA POSTAGEM.
Ao Prefeito de Cabo Frio
Sr. Alair Correa
Pela terceira semana consecutiva eu fiquei de 6:00 às 07:00 da manhã de segunda-feira ligando o número da marcação de consulta em Tamoios e só dava ocupado.
Misticamente o telefone só desocupa às 07:00 para dizer que não tem mais vaga.
É dessa forma que seu governo trata o povo de Tamoios e isso é inaceitável.
Não foi para isso que o Sr. recebeu a oportunidade de administrar a cidade.
Tome jeito sujeito. Faça seu trabalho e cumpra sua obrigação e honre o salário que lhe pagamos.
Chega de chororô de royalties e vamos trabalhar. Ninguém suporta mais tanta incompetência."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

ZUEIRA NA DISPUTA IDEOLÓGICA - MARX X MISES

Em um período da sociedade um sujeito incomodado com o meio onde vivia indagou:
“Eu acho que umas pessoas enriquecem as custas das outras, tipo os donos das empresas. Eles não pagam um valor justo pelo trabalho dos funcionários. Parece lógico isso, pois, se isso não acontecesse os chefes não lucrariam absurdamente e não acumulariam grana.”
Esse sujeito se chamava Marx.
O menino barbudo Marx fez uma análise social crítica. Constatou que para enriquecer é necessário explorar, e no caso, os mais ricos exploravam os mais pobres aproveitando da sua força de trabalho, e claro, faziam de tudo pra continuar desse jeito. Depois que deu uma estudada e constatou que sua ideia era um fatão, Marx atribui um valor a este fato, disse que era errado que isso acontecesse da forma que acontecia, basicamente por ter seus princípios éticos pautados na igualdade. Marx escreveu uns livro maroto e disse pra galera que trabalhava:
“Não deixem que isso aconteça, exijam direitos melhores, os ‘cara’ só exploram vocês manolos.”
Ou seja, ele propôs uma lutinha no octógono da vida industrial entre “explorados vs. exploradores” pra que acabasse esse sistema.

Anos mais tarde, surgiu outro sujeito, que leu os livrinhos onde o pequeno e já falecido Marx anotou suas ideias e pensou:
“É assim que as coisas acontecem, umas ‘pessoa’ enriquece e outras se fodem. É normal acontecer isso tudo porque o valor atribuído as coisas é subjetivo, a natureza é assim brow.”
Esse garotinho tinha o nome de Mises.
Mizéra, fez uma análise de valor baseada nas constatações de Marx, colocando como legítima a ideia de explorar, achando isso natural, tipo: “Suavão lucrar a custa dos outros, ninguém tem que se intrometer no negócio das pessoas, afinal it’s the life, o mundo gira e vacilão roda.”

Marx teve uma pequena desvantagem temporal e não teve a oportunidade de estar vivo para poder complementar suas ideias juvenis, e assim rebater o brodinho Mises e sua turma. Apesar de tudo, o que Marx disse acontece até hoje, uma galerona no mundo trabalha pra caralho e só adquire o suficiente pra sobreviver (outros nem isso), enquanto os chefinhos acumulam grana e levam seus filhos mauricinhos pra dar um rolêzinho na Disney anualmente.

O que Mises disse também continua acontecendo, as pessoas continuam atribuindo valores do jeito que querem, desvalorizando o trabalho dos outros e supervalorizando seus egos e as coisas fúteis, fazendo com que as vezes acabem esquecendo de atribuir valor a vida dos parsas que compartilham o mundão.

As gerações passaram e os tatatatataranetos dos ricões continuaram ricos, mas tanto dinheiro serve pra que? Pra ostentar.
Assim compraram muita coisa, inclusive uns canais marotos de TV, pra mostrar pra galera as coisas glamorosas da vida, o povo pirou, pois gosta de umas bizarrice. Até aí tudo bem porque quem não gosta de ver e assistir umas besteiras na telinha?

O problema foi quando o outro lado dos riquinhos aflorou. Os papais foram passando seus livros de cabeceira da cama, aqueles do Mises, pros filhotes, assim eles acham que explorar pagando pouco é de boas, então como seus canais eram famosinhos e os caras tinham uns amigos interesseiros, armaram um esquema pra fazer a galera achar eles o máximo, assim podiam controlar os poder tudo, manipulando a opinião pública sempre de acordo com seus interesses. O pior é que fizeram boa parte da galera achar Marx um escrotão, assim conformando-os coitado com suas coitadices.

O poder ainda está na mão dos rich, mas com a chegada repentina da internet, as ideias daqueles velhos manolos e de suas galeras ficaram fortes de novo, acabaram se espalhando. Marx ressucitou e Mises tá lá sendo a Bíblia dos conserva. Os fanboys do Quero Marx são contra a opressão, buscam controlar o valor do trabalho pra poder aproximar as pessoas, já os fanboys do Mizéra querem poder empreender e explorar os pobreta de boas pra poderem levar seus filhos também pra Disney.

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, "uma das antigas" :

Segundas núpcias.
Depois de se casar com uma jovem de trinta, o velho de noventa e sete anos participou ao seu médico que ia ser pai novamente.
"Deixe-me contar-lhe uma história" - disse-lhe o médico - "Eu tenho um amigo, um bocado despistado, que um dia foi à caça. Quando saiu de casa, em vez de agarrar a espingarda, pegou num guarda-chuva. De súbito, apareceu-lhe pela frente um urso que avançou para ele. Sem perder a calma, apontou o guarda-chuva ao urso, disparou e matou-o com um simples tiro..."
"Isso é impossível!" - exclama o velhote - "Algum outro caçador deve ter morto o urso."
"Precisamente!" - responde o médico.


* Mais tarde um novo artigo abordando a importante questão da dívida pública. É preciso promover este debate !!

9 comentários :

  1. Se Hospital para seres humanos já é complicado na cidade, imagine um veterinário.

    Bicicleta está cara, pra caraca. Mas eu quero uma Caloi, porque construção de ciclovia feita pelos amigos do Chico, só Jesus na causa.

    Que tal? Prefeitura de Cabo Frio contrata o Clube de Regatas Vasco da Gama. Mas pra quê? Caso, a AMPLA "passe o alicate" na energia elétrica da prefeitura e secretarias devido a falta de pagamento, já tem uma lanterna de grife..... humor numa hora dessa ...rsrs

    #RENOVAÇÃOJA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo, estamos dando mole mesmo, mas vem reação por aí e ela começa domingo dando um pau no Mengão !

      Excluir
    2. Pois é, o jogo transferido para Cuiba fica complicado, para o Vasco. Eurico deu mole. Era para transferir o jogo para o Espirito Santo. Só assim,o Vasco conhecia Vitória. ...hehehehehe

      Excluir
  2. Aquela reunião com os protetores foi para ingles ver, o máximo que este governo ruim pode fazer e melhorar o canil municipal. Nem a saude para os humanos funciona, imagina uma clinica para os animais.

    ResponderExcluir
  3. NADA A ESPERAR DESTA CÂMARA DE VEREADORES. NÃO REELEJA NINGUÉM !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Espero que atenda pelo SUS. Neusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez (ano passado) assisti uma interessante reportagem na Globo News. Uma cidade do interior de São Paulo, em seus ESF´S tem no seu quadro um VETERINÁRIO, que juntamente com os Agentes de Saúde, visitam as famílias,para vistoria nos quintais em função da dengue e nos animais domésticos (vacina, carrapatos, etc)e aos sábados pelo menos 2 vezes ao mês, fazem castração nos animais, uma vez que aos sábados os ESF´S não tem atendimento. Tudo bem que Sampa rsrsrsr é um Estado rico.Fica a dica.
      Suely

      Excluir
    2. Uma bela iniciativa. O cuidado com os animais pode ser considerada uma extensão da política pública de saúde, pois o animal doente e mal tratado pode provocar várias zoonoses. Valeu muito o comentário. Vou reproduzi-lo no blog para dar maior destaque.

      Excluir