segunda-feira, 29 de junho de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Diante da mesmice política em Cabo Frio, onde as fanfarronices, a incompetência e as ações pouco republicanas tanto do atual governo quanto do anterior, nos são "enfiadas goela abaixo" dioturnamente, só nos resta deixar estas duas "pesadas" reflexões:

"Político ladrão, pilantra e incompetente com a "caneta na mão" é muito mais daninho para a sociedade do que o ladrão comum".

"Antigamente tinha aquele ditado: "O político rouba, mas faz". No presente, podemos definir alguns os políticos assim: "Rouba, não faz e não deixa ninguém fazer".

* Se você acha que exagero pode mandar seus petardos !!


* Ainda sobre os PSF's, projeto tão negligenciado em Cabo Frio e abordado num post passado, cabe destacar um comentário efetuado no blog que estabelece uma ligação bastante interessante entre o PSF e as políticas públicas possíveis para ajudar na questão dos animais abandonados na cidade e na luta dos protetores, também abordada aqui no blog numa postagem passada. Confira a importante interligação possível entre estas duas políticas públicas:

"Certa vez (ano passado) assisti uma interessante reportagem na Globo News. Uma cidade do interior de São Paulo, em seus ESF´S tem no seu quadro um VETERINÁRIO, que juntamente com os Agentes de Saúde, visitam as famílias,para vistoria nos quintais em função da dengue e nos animais domésticos (vacina, carrapatos, etc)e aos sábados pelo menos 2 vezes ao mês, fazem castração nos animais, uma vez que aos sábados os ESF´S não tem atendimento. Tudo bem que Sampa rsrsrsr é um Estado rico. Fica a dica.
Suely."

* Mandou muito bem Suely. Falou e disse !!


* Sobre o ato de hoje, 29 de junho em frente a prefeitura e a assembleia unificada que vai analisar a nova proposta de reajuste salarial dos funcionários públicos de Cabo Frio, confira os comunicados dos sindicatos abaixo:

SINDICAF – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio, usando de sua prerrogativa constitucional da defesa dos interesses coletivos e individuais da Categoria Profissional consolidada pela CRFB em seu artigo 8º, III, neste ato representado por seu Presidente, CONVOCA todos os servidores públicos municipais ativos, inativos, aposentados e pensionistas, da Administração direta e Indireta de Cabo Frio, a comparecerem ao Ato programado para o dia 29/06/2015 (2ª Feira), ás 08h00min, em frente a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, para reunidos em Assembléia Geral, deliberarem sobre a proposta do Governo Municipal de Reposição Salarial, no índice de 8,13%, referente ao IPCA acumulado dos últimos 12 meses (Abril/2014 a Março/2015) e do pagamento das diferenças salariais retroativas aos meses de Abril/2015 e Maio/2015, quando do reforço de caixa derivado das operações financeiras conforme previsão da Resolução/Senado nº 043/2001.
Aguardamos a presença de todos para deliberar sobre a proposta apresentada.
Cordialmente, OLNEY VIANNA – Presidente.


Sepe Lagos
COMUNICADO OFICIAL – MOVIMENTO UNIFICADO
O Movimento Unificado conseguiu a atenção do prefeito com os atos de rua. No primeiro encontro com o chefe do Executivo foi oferecido 2% de reajuste salarial. Após várias discussões, o Movimento recebeu a proposta de 5,83%.
Na última assembleia dos servidores municipais de Cabo Frio foi aprovado o índice de 10,2%. O Movimento entende que qualquer proposta deve ser discutida com todos os líderes sindicais por se tratar de um Movimento Unificado.
Sendo assim, chamamos os servidores para o ato de segunda-feira, dia 29, às 8h, em frente à Prefeitura, onde analisaremos a notícia divulgada nas Mídias Sociais pela assessoria de imprensa do Executivo.
Participe! O Movimento Unificado tem – além do reajuste salarial – uma pauta de reivindicações que precisa ser discutida com o prefeito, como: enquadramento, vale-transporte, aposentadoria, entre outras.
Sepe Lagos Afm Cabo Frio SindSaúde SindSaúde Sindicaf CF.

* Todo o nosso apoio a luta dos servidores públicos de Cabo Frio !
Só a luta muda a vida !!


* Abaixo o teor original do projeto que estava em trâmite no legislativo cabofriense e que causou tanta preocupação aos vereadores e alguns religiosos, principalmente de matriz evangélica, que foi aprovado pelas plenárias do PME após 11 encontros e alterado pela Câmara de Cabo Frio. Não consigo ver qualquer tipo de "ataque as famílias". Você consegue ver ?

7.43) garantir uma educação inclusiva, não sexista, não racista e sem discriminação à LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais);
7.44) assegurar através de ações afirmativas e interdisciplinares o combate à intolerância religiosa, ao racismo, orientação sexual e discriminação por identidade de gênero nas escolas de ensino médio e profissionalizante.
7.45) fomentar e apoiar cursos de formação continuada de professores no campo da orientação sexual, diversidades étnico-racial e religiosa e identidade de gênero;
7.46) formar equipes multidisciplinares para avaliação dos livros didáticos, de modo a eliminar aqueles que apresentem aspectos discriminatórios mencionados na estratégia 7.45;
7.47) promover a divulgação de informações científicas sobre a orientação sexual, diversidades étnico-racial e religiosa e identidade de gênero para a comunidade escolar;
7.48) estimular a pesquisa e a difusão de conhecimentos que contribuam para o combate à violência e à discriminação por intolerância religiosa, racial, orientação sexual e identidade de gênero.
7.49) orientar a comunidade escolar para a identificação e resolução dos conflitos resultantes das práticas discriminatórias elencadas acima.

* Pois é, isso tem se repetido em várias câmaras municipais e várias assembleias legislativas país a fora. Idem no Congresso Nacional. É muita falta de informação e muito fundamentalismo religioso em um país que tem o maior índice de crimes contra homossexuais no mundo. Nem sempre a "tal suposta maioria" é dona da razão e da verdade. A história também nos mostra isso ao longo dos tempos. Crimes contra a humanidade foram praticados em nome desta "suposta vontade da maioria".

* O projeto não afeta em nada a educação e o direcionamento religioso que os pais possam dar a seus filhos. Trata-se de formular um projeto que permite uma educação libertária e inclusiva no ensino fundamental para que as crianças cresçam sem preconceitos, onde a tolerância com o outro possa evitar atitudes machistas, homofóbicas, racistas, sexistas ou de qualquer outra natureza. Criar a "sociedade da tolerância" !

* É incrível como em pleno século XXI, onde convivemos com uma sociedade diversa e plural, temos que discutir ainda desta forma este tema. O livro certo para debater o assunto tem que ser a Constituição, promulgada em 1988 e não a Bíblia, publicada na Idade Média, mas que trata até de temas de tempos imemoriais.

* O papo do projeto "atacar" as famílias não tem consistência argumentativa. De que famílias estamos falando ? A Família é papai, mamãe, filhinho e filhinha ?
Claro que não !
Família é uma união entre pessoas que se amam e buscam construir um mundo melhor juntas. O conceito precisa estar contextualizado no seu tempo. Este núcleo familiar predominante que temos hoje não tem nada a ver com a "família bíblica". É uma construção burguesa, pós-revoluções burguesas, que visa garantir o direito a propriedade e a herança. O fundamentalismo religioso de alguns pastores e padres quer negar até as evidências históricas.

* A família nos tempos bíblicos está longe deste modelo. Era uma família onde o homem era considerado superior as mulheres, muitas vezes poligâmicas, cujas mulheres e crianças podiam ser vendidas e trocadas por comida e terra. E tem coisas muito piores, mas aceitas pela sociedade do seu tempo. Dois exemplos:

"Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá. "
Deuteronômio 21:18-21

“As mulheres sejam submissas a seus maridos.” (Colossenses, 3, 18)

* O PSOL é a favor do projeto em todas as Câmaras e Assembleias Legislativas onde tem representação. Vivemos novos tempos que precisam de uma educação renovadora e libertária, desprovida de hipocrisia, preconceito e intolerância, digna de um estado laico.
Toda vez que se misturou política e religião a sociedade pagou um preço muito alto. Hegel já dizia desde o século XIX: "O que a história ensina é que os governos e as pessoas nunca aprendem com a história."


* A decisão histórica da Suprema Corte Americana legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo é um marco para o movimento LGBTS em todo o mundo. É o maior pais evangélico do mundo com uma sociedade extremamente conservadora em termos comportamentais. A votação foi apertada (5x4) o que aumenta ainda mais a importância do fato. A comemoração no Brasil do movimento gay e entre diversos setores progressistas da sociedade não tem nada a ver com a "tal imitação americana" no Brasil, mas sim da abrangência e influência que esta decisão tem para outros países no mundo, onde esta luta ainda não está consolidada. Os EUA continuam sendo a potência econômica dominante no mundo apesar de todos os problemas recentes e continua influenciando países e sociedades diversas.

* A "onda" de colorir perfis do facebook nas cores do arco íris não foi apenas no Brasil. Foi uma iniciativa que ocorreu em todo o mundo. Foi apenas uma forma de apoio ao movimento LGBTS e não desrespeito a quem pensa diferente. A aprovação lá como aqui, por decisão do STF desde 2013, não interfere na vida de ninguém que por qualquer motivo não concorde com a medida. Vivemos num mundo plural e diverso, onde as mudanças comportamentais da sociedade acontecem rapidamente, logo, precisamos nos acostumar e ter tolerância com quem "pensa diferente" em vários aspectos da vida cotidiana. Isso não tem volta, a história "cansa" de nos mostrar estas transformações sociais.

* Este post abaixo do professor de história, Demian Mello, nos ajuda a entender ainda mais a importância e a abrangência desta decisão:
"Uma decisão da Suprema Corte dos EUA nos anos 1950, que considerou a segregação racial inconstitucional, foi muito importante para o movimento pelos direitos civis da população negra daquele pais, especialmente ao longo dos anos 1960. Sim, naquela que é considerada "a maior democracia do mundo" por liberais e distraídos em geral, a população negra não tinha direitos civis e políticos (quem dirá sociais) até a década de 1960, especialmente no Sul . Mesmo com todos os avanços, e mesmo tendo um negro na Presidência da República desde 2009, ainda há muita discriminação racial nos EUA, que continua sendo um país profundamente racista. Nesta sexta, uma outra decisão da Suprema Corte foi também um ato histórico, em benefício da população LGBT. Não precisa nem dizer que isso é só o prelúdio de muita história nesse mundo profundamente careta."

* Lacrou !!


* A delação premiada do presidente da UTC, Ricardo Pessoa, foi homologada pela justiça. Agora começa a fase de investigação pela PGR para a confirmação das denúncias através de provas concretas. As revelações são devastadoras tanto para o governo do PT e seus aliados quanto para a "pseudo-oposição" do PSDB/DEM. A classe política em Brasília está de "cabelo em pé" e já tem algumas "cabeças coroadas" da política nacional atrás dos caros advogados criminalistas de Brasília. O empresário, que era o chefe do cartel das empreiteiras, garante que possui planilhas detalhando o pagamento de propinas a políticos e doações ilegais a partidos e candidatos. Quem viu e leu alguns dados que vazaram do depoimento diz que é para "abalar" a República.
Os próximos dias vão dizer !!


* Diante de várias notícias circulando na mídia sobre a formação de um "frente de esquerda" reunindo PSOL, PSTU, PCB, PT e PCdoB, segue abaixo nota pública que expõe a posição do PSOL no Rio de Janeiro. Confira:

PSOL - RIO DE JANEIRO
Nota do PSOL RJ sobre matéria na Folha Online.

O PSOL- RJ tomou conhecimento pela imprensa de reunião no último sábado 27, em São Paulo, em favor da formação de uma “frente de esquerda”. Tal reunião formou o “Grupo Brasil” e decidiu realizar um novo encontro para debater “o ajuste fiscal promovido pelo governo da presidente Dilma Roussef”. Após esse encontro, o grupo pretende promover uma conferência com a presença de Lula.
O discurso em favor de uma suposta frente de esquerda não pode servir para ocultar quem aplica diretamente o ajuste sobre o povo brasileiro: Dilma, o PT e seu maior dirigente, Lula. É impossível participar de uma frente liderada por Lula, maior responsável pelas políticas governamentais dos últimos anos e pelo caminho que o PT tomou.
A aliança com os bancos, com o agronegócio e com as empreiteiras levou o país a uma enorme crise, que tem como uma das mais fortes marcas as relações espúrias entre todos os partidos da ordem e as grandes corporações. Essa escolha conservadora é também uma das causas do avanço de todo tipo de intolerância em que o fundamentalismo cresce.
Portanto, não houve representação do PSOL-RJ em tal reunião.
Um novo campo político e social está sendo construído a partir de junho de 2013 nas greves, nas ocupações, no movimento estudantil, no movimento LGBT, nas lutas das mulheres contra o patriarcado e das negras e negros que combatem o racismo. Após tantos anos de polarização entre projetos muito parecidos (PT e PSDB), está mais do que na hora de fazer surgir e fortalecer uma alternativa de esquerda para o Brasil. Temos o dever de trabalhar por algo novo e a esta tarefa vamos nos dedicar.
Executiva Estadual do PSOL-RJ
28 de junho de 2015.


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Mateus Rodrigues Vieira da Silva:


"Juuuustamente... A discriminação na História contra índios, negros, mulheres e deficientes sempre tiveram legitimação religiosa, o mesmo filme que se vê agora!
O desespero acontece, não pela "destruição" da "família tradicional brasileira", mas pela perda progressiva de poder e controle da sociedade."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

* UM NOVO BLOG SURGINDO COM PERFIL DE ESQUERDA MARXISTA QUE RECOMENDAMOS. DE INÍCIO, UMA BOA REFLEXÃO:


"Na Europa, na Ásia, na América, gerações inteiras se desenraizam, engajam-se profundamente nas lutas coletivas, aprendem a violência e o grande risco, experimentam cativeiros, constatam que o egoísmo do ‘cada um por si’ está caduco, que o enriquecimento pessoal não é a finalidade da vida, que os conservadorismos de ontem só levam às catástrofes, sentem a necessidade de uma nova tomada de consciência para a reorganização do mundo”
Victor Serge, Memórias de um revolucionário.

http://blogjunho.com.br/reinventar-a-esquerda/


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, uma do grande José Simão:

"A Selecinha do Dunga é mais paraguaia que a do Paraguai! Vitória Legítima!"


* Mais tarde mais um polêmico artigo refletindo o momento crítico da sociedade brasileira !!

9 comentários :

  1. Cabo Frio é uma cidade podre, velha, triste e suja.

    Mas agora vereadores ? Onde estava a "graça "? O que tem de vereador querendo fazer graça na cidade.... Enche um circo. Estranho, mas não é.

    A " imprensa amiga " continua na hipocrisia. Da concessionária de energia elétrica... emitem opiniões, já dá concessionária do transporte nada. A " imprensa amiga" faz das tripas, coração, para deixar a população bem " domesticada " com o que acontece nos assuntos rodoviários.

    ResponderExcluir
  2. Tem político que gosta tanto de família que tem mais de uma. Tem pastor que gosta tanto de dinheiro que tem portaria fantasma na prefeitura. Alguns gostam tanto do amor que tem amantes. Hipócritas em marcha pelas famílias

    ResponderExcluir
  3. ESTÁ CHEGANDO A HORA DO MAIOR CORRUPTO DESTE PAÍS IR PARA A CADEIA. PODE ESPERAR LULA, A SUA HORA VAI CHEGAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Se essa porra desta lei de identidade de gênero for aprovada vai faltar homem para casar com nossas filhas. Leitão, vai procurar uma rola vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, primeiro tem que ver se elas querem casar. A vontade é delas. Segundo, pode ser que elas queiram casar com outra mulher, rsrs. Terceiro, já tem muita gente caçando "rola" pro Malafaia. Eu estou sem tempo para isso !!

      Excluir
    2. Só se for a sua porque a minha vai casar com homem. Vai procurar uma rola para a sua,haha

      Excluir
    3. Meu caro, não tenha toda esta certeza. Já vi outros assim e depois tiveram grande dificuldade de aceitar outra realidade. Ame sua filha independente da opção sexual dela. A vida é curta e não podemos deixar de sermos felizes por intolerâncias. Como disse no post, a sociedade vem mudando muito rapidamente e se torna cada vez mais diversa e plural. Aceite a mudança e seja feliz !!

      Excluir
  5. Cabo Frio está assim mesmo. O governo nada faz, o dinheiro some e então vem essa conversa de crise enorme de arrecadação. O vereador Celso Campista estava certo quando falou que a crise é só para o povo, pois ela não existe para os políticos e suas famílias.

    ResponderExcluir