quinta-feira, 2 de julho de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Na blogosfera da política municipal de Cabo Frio a mesmice impera. Os blogs ligados a Marquinhos e Jânio dando notícias sobre problemas na administração Alair, que é terrível, mas que aconteciam de forma semelhante no governo de triste memória do ex-prefeito. Nos blogs ligados a Alair o fato se repete, pau no ex-prefeito e no Jânio. Marquinhos e Alair representam faces da mesma moeda. Estilos pessoais diferentes, mas práticas políticas iguais e complementares. Só com muita ingenuidade política para alguns ou interesses inconfessáveis para outros, pode-se pensar nos dois como adversários. Conversam, trocam informações e se protegem quando podem, pois se puxar o "fio da corrupção" na cidade nos últimos 20 anos, ambos virão agarrados.

* O engraçado é que as queixas são as mesmas. Ineficiência da saúde pública, falta de estrutura na educação, falta de uma política séria de habitação popular, de geração de emprego e renda, as velhas queixas do transporte coletivo, falta de transparência no trato com o dinheiro público, nepotismo, processos judiciais, controle da Câmara pelo executivo, assédio moral, perseguições e ameaças ao funcionalismo público e por aí vai. Até na fruta que preferem são iguais: a laranja.
Ou seria, os "laranjas" !!

* Tudo é publicado de forma "fatiada", pois eles não querem fazer uma análise mais ampla e estruturada, conjuntural, precisamente para esconder a similaridade entre os dois últimos "probos" administradores e suas respectivas ações e práticas políticas. Forçam o tempo todo a manutenção desta bipolaridade, deste embuste político, até porque tem alguns que "flutuam" de um lado para o outro. A mídia regular de rádios e Tvs locais completa a missão !

* Ambos arquitetam dar "uma volta" na justiça para serem candidatos em 2016. A folha corrida de antigas e recentes condenações sempre os colocam em risco de inelegibilidade. Advogados caros e competentes parecem não ser problema para ambos. Liminares pululam para lá e para cá. Fica sempre aquela dúvida: Quem paga esta conta ?
Acho que eles planejam pagar com o seu voto !!

* Na hora de tirar as certidões criminais vai ser uma festa !!
Tudo igual, alias, muito igual. Há 20 anos é assim. A única coisa que mudou foi o patrimônio pessoal dos "ilustres mandatários".
E como mudou !!

* Nós somos a curva fora do ponto !!


* O portal da Transparência Brasil informa que chegou esta grana para a área cultural de Cabo Frio. Será que este dinheiro vai chegar lá ?

Número Convênio: 671898
Objeto: Construcao da PEC Modelo 3000 m
Órgão Superior: MINISTERIO DA CULTURA
Convenente: MUNICIPIO DE CABO FRIO
Valor Total: R$ 2.020.000,00
Data da Última Liberação: 23/06/2015
Valor da Última Liberação: R$ 8.103,59


* Por falar transparência, aí vai uma boa dica para você que quer estar a par dos repasses de recursos federais que são destinados ao seu município. Entre no site da CGU - Controladoria Geral da União, se cadastre e receba as informações do seu interesse.
Lembrem-se, o dinheiro é nosso e não "deles", logo, é importante também fazermos nossa própria fiscalização.
Aqui em Cabo Frio se esperarmos pela nossa "ativa e participante" Câmara de Vereadores e seu trabalho fiscalizador, como já vimos várias vezes, estamos na M...................A !!


* Esta frase acima sintetiza a atuação do "novo" velho governo Alair Correa.
Não deu certo mesmo, então parece que vão continuar tentando até 2016.
Haja paciência para a população, pois eles não acertam nunca. Eles podem estar tranquilos, mas o povo tem pressa !!
Vão gastar todo o alfabeto !
Parece um carro velho que nem empurrando pega !!


* Uma das marcas da eleição aqui em Cabo Frio e em toda a Região do Lagos é a infidelidade partidária, que ajuda ainda mais a despolitizar o processo eleitoral. Os compromissos são assumidos com as pessoas e não com a alternativa programática partidária, que depois poderia se constituir num conjunto de projetos e propostas para o município.

* A infidelidade partidária é uma marca da velha política, pois descaracteriza o processo eleitoral, que vai além de uma disputa pessoal. Fere a institucionalidade da eleição, representada pelos partidos, que são as estruturas políticas representativas de segmentos da sociedade, ou deveriam ser, se nossa democracia fosse realmente séria e efetiva. Os "caras" mudam de partido como quem muda de cueca. Não há nenhuma ideologia ou programa partidário definido. Algumas legendas são de aluguel, ora coligando com um ou outro, dependendo das vantagens não republicanas e das maracutaias com o dinheiro público que são combinadas.

* Depois ainda dizem que o PSOL precisa fazer alianças para vencer. Vencer assim ? Fazer alianças nestas condições ?
Não, vamos continuar fazendo o enfrentamento político a estas "forças do atraso". O caos atual na cidade é a grande prova disso. Entretanto, a escolha é sempre da população. O problema é que o eleitor não presta a devida atenção nestes aspectos e depois reclama do "saldo final da eleição" que ele mesmo ajudou a construir.


* O blog Iniciativa Popular Búzios divulgou nesta semana mais um levantamento do ranking Alexa sobre os blogs da Região dos Lagos. Confira abaixo:

"Os 10 melhores sites da Região dos Lagos em 30/junho/2015, segundo o Alexa.
Neste mês quase todos os blogs mudaram de posição no ranking. O único que manteve sua classificação do mês anterior foi o site FOLHA DE BÚZIOS, que permanece em terceiro lugar. A maior mudança, no sentido positivo, se deu com o blog REDAÇÃO FINAL BÚZIOS, que galgou três posições, saltando da 7ª para a 4ª posição. Já no sentido contrário, o blog do REPÓRTER EDUANDER SILVA caiu da 8ª pra última colocação, a 10ª.
É com imensa satisfação que noticio que meu blog IPBUZIOS retomou a 1ª colocação, desbancando o blog RC24H que passa a ocupar a 2ª colocação. Dois outros blogs também tiveram crescimento positivo: o blog CIDADANIA E SOCIALISMO, que passou da 9ª pra 8ª posição; e o blog do RAFAEL PEÇANHA, da 10ª pra 9ª.
Uma possível razão para o fato de meu blog ter retomado a primeira posição entre os blogs da Região dos Lagos se deve às notícias policiais que publiquei a partir do vídeo sobre a tentativa de assalto à casa de José Carlos Alcântara. Noticiais policiais, acidentes de trânsito, crimes, e coisas do gênero dão muita audiência. O vídeo com José Carlos bombou no blog. Mas não esperem mais notícias desse teor porque não é essa a motivação do blog.
Todos os outros blogs caíram uma posição: o blog BÚZIOS EM PAUTA, da 4ª pra 5ª; o blog HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE, da 5ª pra 6ª; e o site JORNAL DO TOTONHO, de 6ª pra 7ª colocação."

* O blog, de fato, tem crescido em acessos, retratando que apesar de termos lado político e ideológico, temos também independência e credibilidade. Agradecemos a este prestígio. O blog tem um perfil crítico, não negamos, mas o é, inclusive, com os que militam ao nosso lado. Acreditamos ser importante este contraponto. Tem muitos que só criticam os adversários, poupando claramente os aliados, mesmo quando flagrados em "lambanças gerais".


* Depois de ser derrotado na votação de terça quando o plenário da Câmara não aprovou o substitutivo da redução da maioridade penal, o "ínclito" presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB), fez uma manobra inconstitucional contra o regimento interno da Casa e colocou novamente em votação, nesta quarta, as emendas aglutinadoras ao texto principal do projeto e conseguiu aprovar em primeira votação. O regimento diz que estas medidas só podem ser votadas após a apreciação do texto principal do projeto. Com medo de perder novamente, já que o texto principal é muito mais duro para os menores do que as medidas, manobrou e deu um golpe, votando as medidas antes. Desta vez o placar marcou 232 votos a favor e 155 contra, atingindo o quórum necessário. Vai ocorrer um segundo turno de votação após o recesso de julho. O PSOL e outros partidos estudam impetrar um mandado de segurança no STF para anular esta votação. A OAB nacional também vai entrar com uma ação judicial contra esta "pedalada regimental" promovida por Eduardo Cunha.

* Esta questão está dividindo opiniões no país. É um tema complexo e que não tem solução no curto prazo, conforme pensam alguns que defendem a redução como se isso fosse alguma solução efetiva para o aumento da violência urbana. Há um sentimento de ódio e vingança que toma conta do subconsciente das pessoas estimulados pela "política do medo" praticada por vários parlamentares e outros agentes políticos do país. Justiça não é isso !!

* Sou contra a redução da maioridade penal não por motivos ideológicos (embora haja alguns), mas por questões de ordem prática e de resultados. Não há nenhum estudo sério que comprove que a redução da maioridade penal diminua a violência. Temos no Brasil cerca de 21 milhões de jovens na faixa etária que vai de 12 a 18 anos. Destes, menos de 1%(cerca de 0,5%) cometem infrações penais. Detalhando ainda mais, apenas 0,013% cometem crimes contra a vida. A imensa maioria são jovens pretos, pobres e favelados, vivendo em total negação de direitos sociais. A prisão deles não vai resgatar o país de nada. O combalido sistema prisional brasileiro recupera muita pouca gente. A reincidência penal é de 70%. No Brasil a participação de adolescentes no crime é de 10%, menor que a média mundial que é de 12%, logo, o problema central da criminalidade não está na juventude.

* A exclusão social, a desigualdade e a total negação de direitos sociais não explicam sozinhas a presença destes menores no crime, mas negar que estes fatores contribuem de forma significativa, é negar as evidências históricas de um longo processo de criminalização da pobreza neste país. Estes fatores combinados já provocaram até revoluções no mundo porque não provocariam aumento da criminalidade numa sociedade altamente competitiva e que não dá oportunidade para todos. Vários países no mundo, inclusive os EUA, estão debatendo e estudando reduzir a maioridade penal pela falta de resultados práticos da medida.


* Existe um grande interesse por trás deste processo que muitas vezes passa despercebido para aqueles que não estudam os números e as causas da violência e não fazem uma leitura mais atenta da conjuntura política e socioeconômica do país: a privatização do sistema prisional brasileiro.
Construir presídios é mais caro do que construir escolas. O preso custa mais caro para o Estado do que o aluno. Consequentemente, o lucro projetado por investidores numa possível empreitada desta é fabuloso. O aumento do número, de presos para explodir o sistema carcerário é o "argumento ideal" para justificar esta privatização.
Temos a 4º população carcerária do mundo. Somos um dos países que mais prendem no mundo (que mais matam também) e a violência continua aumentando, o que prova mais uma vez que prender mais gente não é a solução para a violência.

* Muita gente que defende a redução não se importa em votar em político corrupto e picareta, que com sua omissão e negligência em várias políticas públicas importantes para os jovens, ajudam a agravar este quadro. O desvio de dinheiro público é outra causa. É uma vocação estranha para o ódio e a vingança como armas de punição. Alguns ainda se dizem cristãos, mas pregam a morte destes menores e "rogam pragas" para quem é contra a medida. Quem ainda não ouviu este pobre argumento: "Queria que acontecesse com você ou com alguém da sua família". Ou aquele outro pior: "Não entendo esse povo que defende bandido"
Eu por exemplo, não entendo quem elege e reelege eles !
Estes jovens vão voltar para as ruas depois do cumprimento de suas penas. E vão voltar piores do que entraram.
Isso não vai funcionar !


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do rockeiro Tico Santa Cruz:

"Posso pedir uma oração, uma palavra positiva, um verbo que possa equilibrar as energias para que mantenha nossa atmosfera protegida de todo o mal desejado por essas pessoas que argumentam a favor da redução da maioridade penal usando as seguintes palavras:
"Espero que um menor não enfie uma faca em você ou em alguém da sua família para que você entenda que é melhor ser a favor da Redução da Maioridade".
Nunca entendi muito bem essa lógica de desejar que algo de ruim aconteça a outra pessoa que não concorda com uma ideia. Mas é tanta gente falando isso que acho que temos que manter nossa energia em um patamar mais elevado e equilibrado.
Pode ser?
Deixe uma palavra de amor."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

OS QUATRO SENTIDOS DA ALIENAÇÃO EM MARX (Manuscritos Econômicos-Filosóficos)

Para Marx, o papel de determinante social da estrutura econômica não é aleatório, mas é o resultado dela ser a esfera em que sujeitos fazem suas vidas. Tomando como base esta importância fundamental da estrutura econômica e da dinâmica do trabalho enquanto exteriorização da essência ativa de quem trabalha, Marx realiza sua análise daquilo que chama de alienação.
A alienação é um processo de exteriorização de uma essência humana e do não reconhecimento desta atividade enquanto tal. No fim do processo de trabalho, o produto feito se transforma em algo estranho, independente do ser que o produziu. Este estranhamento, esta “diferença de natureza” entre produtor e produto pode ser considerado a cereja do bolo para a concepção da alienação.

Marx retrata a alienação quatro análises:
1) em relação ao produto do trabalho.
Este é o estranhamento em não se reconhecer num produto que tem dentro de si a essência do trabalhador. É a pobreza gerada ao trabalhador enquanto, ao mesmo tempo, se gera a riqueza do capitalista. O exemplo clássico é o da linha de produção, em que o trabalhador não se reconhece no produto final e nem mesmo sabe seu destino. O produto final é do empregador e ele deverá realizar sua venda ou qualquer outra coisa, afinal, é seu e só seu, em suma, o produto final não é ontologicamente de ninguém, é um ser independente, um objeto estranho à “natureza” de qualquer indivíduo que trabalhou nele.

2) no processo de produção.
Esta alienação é o que Marx chama de “alienação ativa” ou “atividade de alienação”. É a constatação básica de que se o trabalhador está alienado em relação ao produto de seu trabalho, então é necessário verificar que isto não aconteceu do nada, mas estava presente no próprio processo produtivo. O cotidiano é uma prova desta alienação, já que o trabalho é sempre considerado como o fardo para a sobrevivência. Uma tentativa de fazer do trabalho algo bom é constantemente praticada: tentam colocar palestras motivacionais, um ambiente saudável, incentivam que os indivíduos sigam sua “vocação” e etc e etc, entretanto, mesmo para aqueles que “amam” seu trabalho, ele ainda é feito sob a perspectiva meramente econômica do capitalismo.

3) em relação à existência do indivíduo enquanto membro do gênero humano.
Aqui Marx salta para a própria característica do humano enquanto ser genérico. Enquanto animal multifacetado com inúmeras potencialidades e capacidades. Quando ele está separado de sua essência, de sua ligação com a comunidade, de seu trabalho, ele se individualiza. Não é mais membro de sua espécie, é só um indivíduo solitário. Uma das provas de como este tipo de alienação está enraizado nas atividades de nossa sociedade é o aumento significativo da legitimidade da nova ideologia hedonista e consumista pós-moderna. Segundo as coordenadas culturais desta ideologia, cada indivíduo precisa estar apto e livre para buscar sua felicidade individual, que é reconhecida como o fim último e sentido da vida.

4) em relação aos outros indivíduos.
Se trata da consequência óbvia da individualização e unilateralização da vida. Quando não se reconhece em seu aspecto mais fundamental, que é o trabalho, e quando ele não é reconhecido como parte essencial da vida humana e do ser humano enquanto gênero/espécie, então não só a própria vida é uma objetificação nociva, mas toda e qualquer vida já não tem seu significado.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do grande José Simão:

"Rarará! Eduardo Cunha articula para o Brasil jogar novamente contra a Alemanha!"


* Mais tarde um pouco e humor e poesia porque a "coisa tá feia" !!

7 comentários :

  1. Todos os esses anos que Cabo Frio teve com orçamento gigantesco devido aos royalties, infelizmente, só serviu mesmo para enriquecer alguns poucos.. Muito Triste para a cidade. Porém, há também que se lembrar: foram eleitos pele povo. O brasileiro tem que aprender ainda muito sobre política e o que ela realmente representa na vida de todos.

    ResponderExcluir
  2. Porra, quando chegar no plano Z a cidade acabou. Não pode ser assim. Até para a incompetência tem que ter ,limites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que já está no "plano Z". Z de zona.

      Excluir
  3. Leitão, não leve a mal, mas estatísticas cada um tem as suas. Os atos criminosos destes menores não podem ficar impunes, embora saibamos que isto não vai resolver o problema da violência. A sociedade precisa saber que a impunidade não pode continuar.
    Meu e-mail e da yahoo e não consigo fazer o comentário me identificando.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, tranquilo, é a sua opinião e eu respeito. Coloquei a minha opinião e fundamentei com argumentos e dados. É assim que se faz o debate que permite avançar na compreensão da questão, não com grosserias e agressões. Este é o argumento dos intolerantes e que não acrescenta nada. Bloqueei dois comentários deste tipo me xingando.

      Excluir
  4. Esta verba ainda não chegou na secretaria de cultura.

    ResponderExcluir
  5. A blogosfera de Cabo Frio está mais pobre do que eu. Falta criatividade. Muitos "acorrentados". Parece Fla x Vasco. Mas se a saúde da cidade está "entubada" , o mesmo não se pode dizer dos blogs simpatizantes ao governo municipal. Pois eles estão "engessados". A mídia do "estado Alairzâmico" não acaba para não dar o braço a torcer. Tem um que nem atualização diária tem mais. Também falta um conjunto de assuntos, que não pode ser dito. E a saúde de São Pedro como vai?

    "as velhas queixas do transporte público" na blogosfera dos aliados e dos desaliados Ou seja, nenhuma né? E "serviço que é prestado"? De quinta e na zona de rebaixamento. Às vezes pipoca a mesma reclamação do cartão dignidade/serviço ruindade e muitas preocupações sobre o recebimento do subsidio pela Dona Salineira.



    Mas você sabe a escalação do time do Progresso Futebol Clube de 1930? E a do time do São Cristóvão Futebol Clube (de Cabo Frio é claro? O outro do Rio é de Regatas) de 1945?

    ResponderExcluir