terça-feira, 14 de julho de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* A publicidade é um dos pilares da administração pública. É também determinação constitucional. Em Cabo Frio há 20 anos que os atos administrativos da prefeitura não tem a devida transparência. O Jornal Noticiário os Lagos, suposto órgão oficial, tanto no governo Marquinhos quanto no governo Alair ( até nisso são iguais ) parece um jornal "cabeça de bacalhau": Ninguém viu e ninguém vê. Nas bancas da cidade dificilmente é encontrado. Tem publicações que saem e não é emitido jornal para o público. Tudo muito nebuloso como sempre.

* O blog Iniciativa Popular Búzios publicou matéria esta semana sobre o fato, mostrando que a irregularidade está sendo alvo de investigação pelo Ministério Público. Confira abaixo:

MPRJ recomenda que Cabo Frio realize licitação para contratar serviço de publicação de atos oficiais.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do núcleo Cabo Frio, expediu recomendação, nesta quinta-feira (09/07), ao Município de Cabo Frio para que comprove procedimento licitatório de empresa habilitada a promover de forma ampla e irrestrita a publicidade dos atos oficiais do município. O prazo para realização da licitação é de 30 dias.
Atualmente, os atos do município são publicados no jornal Noticiário dos Lagos, representado pela empresa Lagos Cabo Frio Edições Jornalísticas LTDA-ME. De acordo com a recomendação, após quase sete anos de contrato, o Município de Cabo Frio formalizou 14 aditivos ao acordo, que foi prorrogado fora dos parâmetros do artigo 57, II, da Lei 8.666/93, que limita a prática a 60 meses. Ainda segundo o documento, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), identificou ausência de justificativa para as prorrogações, bem como ausência de comprovação da publicidade desses documentos.
O MP também recomenda que seja comprovada a distribuição do periódico em todos os pontos de venda de jornal do município; que seja indicado o número de páginas e cadernos na própria publicação; que seja viabilizada a formalização de assinaturas; que figure no Portal da Transparência do município o acesso específico para as publicações de editais, extratos de contratos administrativos e outros atos oficiais; e que haja publicidade à recomendação do MPRJ, afixando-a em local acessível ao público na sede da Prefeitura e por meio do jornal impresso que publica os atos do Executivo.
Recomendação é uma medida jurídica extrajudicial prevista na Lei da Ação Civil Pública e tem como objetivo resolver problemas que afetem direitos coletivos sem a necessidade de se acionar a Justiça.

Fonte: "MP-RJ"

* Tenho dito: Transparência no trato da coisa pública não é e nunca será o forte "destes caras" !
São governos autoritários que também não permitem a participação popular em qualquer decisão importante relacionada ao município.
Até quando a população vai aturar toda esta esculhambação ?


* Há 20 anos que o modelo de gestão não muda na cidade. Alair e Marquinhos, apesar de terem temperamentos diferentes, possuem práticas políticas e formas de gestão praticamente iguais. As mazelas sociais e a falta de políticas públicas em várias áreas essenciais na cidade são "heranças" desta incompetência e deste descalabro administrativo, embora neste período, tenham transitado mais de 8 bilhões de reais pelos cofres públicos.
Quem consegue enxergar equipamentos urbanos e políticas públicas na cidade que justifiquem esta dinheirama ?
Estes recursos foram devidamente saqueados e desviados "para outras áreas" !!

* Clientelismo, fisiologismo, nepotismo, patrimonialismo, falta de transparência, falta de prioridades nas políticas públicas essenciais, desperdício em obras faraônicas, controle do legislativo, evolução patrimonial incompatível com os rendimentos da função pública, extensa lista de processos judiciais, além de outros fatores, são marcas de ambos os governos.

* Isso está "escancarado" na cara de todos. Apesar disso tudo, souberam construir uma hegemonia política na cidade usando a máquina pública, e inteligentemente a mantém, "alimentando briguinhas" pela mídia local e pelos cabos eleitorais nas redes sociais, estabelecendo esta falsa polarização, que é o maior embuste político de Cabo Frio.


* A população, principalmente aqueles setores menos esclarecidos, é envolvida facilmente neste clima de "Fla x Flu", fazendo a perpetuação deste modelo que cotidianamente "rouba" o futuro da cidade. Cabo Frio está entre as dez maiores cidades médias do Brasil em orçamento e merecia um quadro de mais desenvolvimento, igualdade e justiça social.

* Depois como reclamar do aumento da violência com a cidade partida, entre um centro relativamente urbanizado, onde moram as pessoas de maior renda e onde se tem os melhores equipamentos urbanos, e uma periferia abandonada, desempregada e subempregada, carente da atenção do poder público em quase todas as áreas.

* Não se espante, se lá na frente "a casa ameaçar cair" por um novo nome com possibilidades de derrotá-los politicamente, serão capazes de se unir novamente com aquele discurso cínico de que a união é "em nome da população" e "para o bem de Cabo Frio". Ambos tem os “rabos bem presos”. Ficam tentando estabelecer uma relação maniqueísta em que um representa o "Bem" e o outro o "Mal". Nada mais chinfrim !!

* Estranho é ver o "outrora combativo" Janio Mendes "entrar de cabeça" nesta "linha pragmática" da política com sua recente união com Marquinhos, a quem antes chamava de corrupto e quadrilheiro. Idem com relação ao seu comportamento na base política de Pezão, onde é vice-líder de um governo eivado em denúncias de corrupção, como é característico nas administrações do PMDB. Mas deve estar dando certo, pois sua votação até cresceu .
A população que faça seu julgamento !!


* Em nova matéria a Revista Cidade destaca a continuidade da luta dos ativistas cicloviários de Cabo Frio pela implantação de uma rede integrada de ciclovias na cidade. A mobilização popular é um dos caminhos de pressão que pode sensibilizar o poder público. Confira:

Cicloativistas de Cabo Frio criam Movimento para pedir melhorias nas ciclovias da cidade.

O grupo formado por ciclistas dos mais diversos segmentos voltou a se reunir desta vez na sede do Instituto da Construção, na tarde deste sábado, dia 11, para formalizar a criação do movimento que passa a se chamar “Movimento Pedala Cabo Frio”. O objetivo é mobilizar a sociedade para tentar sensibilizar as autoridades municipais para a necessidade de criar espaço para o trânsito e estacionamento seguro de bicicletas na cidade de Cabo Frio.
Wellington Alves Vieira, organizador do passeio ciclístico Bike Night, diz que o grupo está em busca de mais ciclovias e bicicletários. “Queremos que o ciclista também tenha espaço na nossa cidade que é muito bacana. Queremos a implantação de bicicletários nas praças, com a presença da Guarda Municipal ou com câmaras filmando. A cidade merece, o turista vai ficar agradecido, as pessoas que trabalham, os moradores. Isso vai beneficiar a todos, além de proporcionar uma vida mais saudável e mais segurança no trânsito, defende.
Wellington antecipa quais as primeiras reivindicações do Movimento. “Que pintem as ciclovias que existem, que são poucas, mas existem. Sendo assim, que sejam pintadas e sinalizadas para que possam ser mais utilizadas, trazendo inclusive mais segurança para os pedestres, que dessa forma, poderão identificar as áreas de tráfego de bicicletas”, argumenta.
Wellington diz que a pintura e sinalização das ciclovias existentes é apenas uma primeira demanda do Movimento Pedala Cabo Frio, que além de ações de formação de opinião, também fará o encaminhamento de ofícios aos órgãos competentes solicitando a execução do trabalho.
Uma página no Facebook foi criada (www.facebook.com/pedalacabofrio) para dar visibilidade ao Movimento.

* Todo o nosso apoio a causa: "CICLOVIAS JÁ" !!


* Notícias de Tamoios do Blog do Gilmar Aguiar:

* Tamoios está parecendo centro de umbanda, periga faltar cavalo pra tanto painho. É pai da Rodovia da Morte, é pai da feirinha livre, é pai da delegacia legal e por aí vai... De longe, Tamoios é o lugar mais contemplado da política nacional.
A última novidade é a feirinha livre. A Secretaria de Agricultura municipal investiu os milhões repassados pelo Ministério da Agricultura em estudos e pesquisas em Harvard, Oxford e Cambridge nestes dois anos e meio de mandato para concluir que Tamoios precisa de uma feirinha livre, na verdade duas feirinhas livres.

* A base da produção agrícola de Tamoios é: banana, coco, laranja, limão, cana, feijão mandioca e milho. Na pecuária produzimos: leite, ovos e também temos o mel. Toda esta produção ocupa 4.200 hectares de terra, gerando 2,7 milhões reais de riqueza, produzindo 1.500 toneladas de alimentos, sem contar as 100 mil toneladas da AGRISA que não sabemos quanto da usina se produz de alimentos e quanto de combustíveis.

* Quando analisamos os quase 3 milhões da nossa agricultura e comparamos com os 12 milhões do nosso PIB municipal, concluímos que nossa área rural produz 25% do PIB de Cabo Frio.
Mas se considerarmos as 170 agriculturas familiares (IBGE) ou se quiserem 300 agricultores familiares (Sindicato dos Produtores Rurais de Cabo Frio) e avaliarmos os cerca de 200 km2 de nossa área rural, concluímos que a vocação econômica de Cabo Frio é agrícola.

* Se a prefeitura investe zero real em nossa produção agrícola e ela nos dá 25% do PIB, imagine se o secretario de agricultura e o prefeito fossem homens preocupados com a cidade, ou simplesmente tivessem alguma capacidade administrativa, ou investissem uma fatia do orçamento municipal, ou simplesmente aplicassem os recursos do Ministério corretamente?

* Certamente a economia da cidade estaria bem melhor, gerando trabalho, alimentos para o estado e renda para o homem do campo e toda uma cadeia de empresas de logística. Mas o secretário deve ter seus motivos pessoais ou políticos para querer fazer da feirinha livre seu grande projeto de gestão, que vai matar o comércio varejista formal de hortifruti em Tamoios que já tem problemas suficientes sem o governo como concorrente.


* Uma medida do "pacote de reforma política" que tramita no Congresso ataca o direito de vários partidos pequenos, mas é propositalmente direcionada para atingir as candidaturas do PSOL. É a canalhice e o revanchismo de Cunha a quem lhe faz ferrenha oposição.

* O Blog da Helena, do site Rede Brasil Atual, traz uma matéria que aponta de forma bastante crítica e esclarecedora os riscos que a minirreforma eleitoral traz a uma série de partidos, entre os quais o PSOL. Pela lógica prevista na proposta, colocada em votação sem qualquer debate amplo com a sociedade, aliás um mérito bastante peculiar do presidente da Câmara, o "pilantra federal" Eduardo Cunha, os nossos candidatos serão eliminados dos debates na TV durante os processos eleitorais. É clara a tentativa de calar a voz do PSOL, único partido que tem atuado, de forma combativa, como oposição de esquerda no Congresso Nacional.

* Por esse artigo, as emissoras de rádio e TV só são obrigadas a convidar para debates candidatos de partidos com pelo menos nove deputados federais. Antes a regra obrigava a convidar todos os candidatos de partidos que tinham pelo menos um deputado na Câmara. A leitura dessa matéria é necessária para compreender o que está em jogo nas votações desta semana no Legislativo.

* Um dos alvos é o deputado estadual Marcelo Freixo, que disputará a prefeitura do Rio, onde o PMDB, partido de Cunha, tem um candidato desconhecido, Pedro Paulo, que é "super-secretário" de Eduardo Paes. A pauta coercitiva, conservadora e antidemocrática deste pulha precisa ser freada. Está sendo gestado um "novo ovo da serpente".
Confira a matéria completa no site: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena


* Ainda sobre a crise grega.
Num momento de grande apreensão em função de um possível recuo do chanceler Alexis Tsipras, aceitando as exigências de mais "austeridade" das autoridades monetárias da Troika, segue abaixo algumas análises da situação feitas pelo ex-ministro das finanças, o demissionário Yanis Varoufakis:

“Desde o início, esses países [os mais endividados] deixaram bem claro que eram os mais enérgicos inimigos do nosso governo(…). E claro que a razão era que o seu maior pesadelo era o nosso sucesso: se conseguíssemos um acordo melhor para a Grécia, isso iria obliterá-los politicamente, teriam de responder aos seus povos porque não tinham negociado como nós fizemos”.

“Aquilo é como uma orquestra bem afinada e Schäuble é o maestro. Tudo segue a sua pauta”. Para Varoufakis, apenas o ministro francês sai do tom, mas de forma “muito subtil”, parecendo que não se está a opor ao homólogo alemão. Mas no fim, quando o Dr. Schäuble responde a definir a linha oficial, o ministro das Finanças francês acaba sempre por aceitar”

Varoufakis explica também o episódio da sua “expulsão” da reunião do Eurogrupo em junho. Quando chamou a atenção de Dijsselbloem que as declarações do Eurogrupo têm de ser aprovadas por unanimidade e que ele não pode convocar uma reunião excluindo um dos membros, ele disse: "Tenho a certeza de que posso. Então pedi um parecer legal. Isso criou alguma confusão. A reunião parou cinco ou dez minutos, os funcionários falavam uns com os outros ao telefone e acabou por chegar um responsável dos assuntos legais ao pé de mim a dizer-me isto: Bom, o Eurogrupo não tem existência legal, não há nenhum tratado que tenha previsto este grupo”.

“Afinal o que temos é um grupo inexistente que tem o maior poder para determinar as vidas dos europeus. Não presta contas a ninguém, dado que não existe na lei; não há minutas das reuniões; e é confidencial. Por isso nenhum cidadão sabe o que lá é dito… São decisões quase de vida ou morte e nenhum membro tem de prestar contas a ninguém”, prossegue Varoufakis.

O ex-ministro dá um exemplo: “Ter várias figuras muito poderosas a olharem-me nos olhos e dizerem ‘Você até tem razão no que está a dizer, mas vamos esmagar-vos à mesma’”. Proposta de emitir moeda paralela, tomar posse do banco central e cortar dívida ao BCE foi a derrota que o levou a sair do governo. Varoufakis fala também pela primeira vez da derrota política que o levou a sair do governo. Segundo a versão do ex-ministro, propôs ao governo um plano com três ações caso o BCE obrigasse ao encerramento dos bancos: a emissão (ou o anúncio) de uma moeda paralela (uma promessa de dívida conhecida como IOU), o corte na dívida detida pelo BCE desde 2012 e tomar o controlo do Banco da Grécia. “Perdi por seis contra dois”, diz Varoufakis, que voltou a insistir no plano na noite da vitória do OXI.

* Qual é Tsipras ? Por que fez referendo e depois recuou ? O que é isso companheiro ?
Vamos ver o embate no parlamento grego. O Syriza está rachado !!


* Uma mensagem da minha filha Renata publicada na minha página do facebook por ocasião do meu aniversário no último domingo. O objetivo é deixar registrado no blog o meu agradecimento pelo carinho:

"Hoje é o seu dia querendo você ou não. Deixar de comemorar não vai te fazer ficar menos velho. A sua alma jovem e de "garotão" nunca vai embora, você não tem que se preocupar com a idade. É uma das pessoas que eu mais admiro nesse mundo, que me inspira e me faz sempre lutar para conquistar os meus sonhos. Não aceito tomar esporro seu, ou como você prefere "escutar verdades", apenas porque não me permito te decepcionar. A gente se afasta, a gente se aproxima, briga, faz as pazes e briga de novo... Um cobra do outro apenas que façamos o nosso melhor. Mesmo sendo duro admitir, sou mais parecida com você do que achava. Percebo muitas semelhanças e poucas diferenças em nossas personalidades. Que um dia eu possa retribuir pelo menos um pouquinho de tudo o que fez e tem feito por mim. Obrigado por tudo. Pela forma como me educou, pela sua dedicação e lições que me fizeram crescer tanto. Os valores foram passados, tenha certeza! O dia é seu, mas quem ganha sou eu.
Eu te amo demais pai, você sempre será o meu super herói não importa quanto tempo passe!"


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do ativista social Gilmar Aguiar:

"A eleição de 2016 não vai mudar rigorosamente nada no modelo de gestão pública e nem na Câmara Legislativa.
Apoiar a máquina política criada pelos Corrêa&Mendes, que vem funcionando há 18 anos, significa que concorda com a corrupção e a prevaricação com o dinheiro público por mais 4 anos.
Eleger qualquer vereador coligado a esta máquina de torrar dinheiro público pode se considerar um formador de quadrilha."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

UMA OBSERVAÇÃO INTERESSANTE DO PROFESSOR JORGE WILLIAN:

"Há quem queira ver racismo onde não ocorre. Não digo com isso que Marx , um europeu do século XVIII, não possa ter sido racista. Mas há argumentos que além de não comprovar isto, apenas nos mostra o quanto existe de confusão na leitura do autor.
Vejamos. Dizer que Marx "não fez a menor questão de oferecer aos negros da África e da América as mesmas homenagens que dedicou aos operários europeus" é tentar nos levar a crer que sua opção foi racial, quando é claro em toda sua obra, que sua intenção foi compreender o capitalismo, suas origens, suas relações e seu possível desenvolvimento.
As origens se deram com o protagonismo de povos europeus, onde setores dominantes exploravam seus trabalhadores a partir de relações de força brutas e políticas. Estas mesmas relações de força avançaram para outros continentes recriando relações escravistas e outras mais.
O desenvolvimento até o século em que Marx viveu mostrou a este que o capitalismo ganharia cada vez mais corpo em outros continentes, mas que ainda na Europa, já produzia uma classe trabalhadora que lutava contra este sistema econômico, cultural e político. Esta classe trabalhadora, o proletariado, assim como o próprio capitalismo, se estenderia para outros continentes. Esta classe trabalhadora que não é proprietária de nenhuma força produtiva e que só tem como sobreviver alugando algo que está em si, sua própria força de trabalho, é aquela que se mostrava em luta contra a classe exploradora e dominante do capitalismo, a burguesia.
Mas há quem veja nisso uma preferência racial !


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do José Simão:

" O PMDB quer até o ponto do pipoqueiro na Praça dos Três Poderes"


* Mais tarde mais um artigo polêmico sobre o momento político do país !!

7 comentários :

  1. É Leitão, é fácil jogar pedras na vidraça alheia. O Psol também é vidraça lá em Itaocara. O que está sendo diferente lá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu caro, fazer críticas é direito democrático de todos, ainda mais com estes governos horrorosos e corruptos que nós temos. Com relação a Itaocara, também temos feitos inúmeras críticas quando entendemos que não agiu corretamente. Esta carapuça não cabe neste blog, cabe em outros e eu tenho certeza que você sabe disso. Uma coisa diferente lá é que não há desvios de dinheiro público. Entretanto, também tem vários erros de gestão.

      Excluir
  2. Esse diário "cabeça de bacalhau" tem ao menos uma política de assinaturas, para que os interessados possam acompanhar a administração da cidade?

    ResponderExcluir
  3. Caminhamos em ritmo acelerado para o buraco. Em Brasília, Eduardo Cunha e suas artimanhas contra o Brasil e aqui em Cabo Frio estas duas criaturas são as que mais tem chances de ganhar as eleições em 2016. Renato Russo estava certo, QUE PAÍS É ESSE !
    Eu vou além, que povo é esse que elege estes safados !

    ResponderExcluir
  4. Tem uma empresa do Espírito Santo fornecendo alimentos para a prefeitura. Porque forão buscar comida tão longe?
    Tem uma empresa em nome de um parente do prefeito fornecendo alimentos para a prefeitura. É só verificar as publicações no Noticiário dos Lagos, não é recente já faz algum tempo.

    ResponderExcluir