quinta-feira, 23 de julho de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* É impressionante como a todo momento pipocam denúncias de contratos e licitações suspeitas favorecendo "empresas amigas" neste "novo" velho governo Alair. Isso reflete um "modus operandis" antigo, já praticado em seus mandatos anteriores. O mesmo acontecia no governo de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes. Na verdade, é um modelo de gestão corrompido por práticas pouco republicanas, que ocorrem há 20 anos na cidade, até porque o mestre e o pupilo, assim se tratavam carinhosamente, caminharam juntos durante muitos anos. Isso é justificado também pela longa folha corrida de processos das mais variadas origens, que ambos ostentam "garbosamente" e que parece não incomodar uma grande parte da população cabofriense, já que eleição após eleição, elege e reelege os mesmos para novos mandatos eivados dos mesmos vícios e práticas.

* Nas últimas eleições ambos só puderam ser candidatos devido a liminares concedidas pela justiça, que suspendeu julgamentos de processos, mas que num momento qualquer terão que ser julgados. Pouca gente lembra deste fato.
O “duelo” travado na mídia local e nas redes sociais por estes dois grupos políticos se torna um grande balaio de acusações mútuas, onde tristemente, ambos os lados tem razão. Não acho que nada deva ser desqualificado, inclusive novas denúncias, mas de que adianta denunciar os "mal feitos" de um e apoiar o outro ?

* Alguém ainda acredita que aqui em Cabo Frio possa existir na cena política esta relação maniqueísta onde um representa o "bem" e o outro representa o "mal" ?
São farinhas queimadas de um mesmo saco político !!

* Tem muita gente em Cabo Frio preocupada e indignada com a corrupção e malandragem política em Brasília, mas faz "vista grossa" para o que acontece no "nosso quintal" com as verbas públicas do município.
Em troca, a maioria da população, recebe uma educação de segunda, uma saúde de quinta, um transporte de terceira, uma segurança pública de quarta e uma total ausência de políticas públicas nas áreas habitacionais, de meio ambiente e geração de emprego e renda.

* Vai ver eu sou um "viajante" enxergando fantasias. Tá bom, tá certo, não precisa mudar nada !!


* A audiência pública realizada esta semana para "discutir" a coleta do lixo em Cabo Frio foi apenas para "cumprir tabela". Nenhuma discussão efetiva aconteceu. Nenhum dado novo foi mostrado a população. Não foram apresentados os valores orçamentários que envolvem a prestação do serviço. Nada foi dito em relação as empresas prestadoras de serviço. As perguntas feitas por alguns representantes da sociedade civil organizada foram respondidas com evasivas. Quando as perguntas incomodavam, eram respondidas com rispidez, como o ocorrido entre o prefeito e a advogada do PSOL, Tatiana Mendes, que questionou a enorme quantidade de empresas de varrição( cerca de 125 empresas).

* O recolhimento de lixo é uma das maiores "caixas pretas" do município. É um segredo guardado a "sete chaves" tanto por Marquinhos quanto por Alair. Troca-se a administração, mas o "esquema" continua. A "torneirinha" sempre pinga para um lado ou para o outro !

* Vigora um esquema de contratos sem transparência e empresas de varrição que muitas vezes pertencem a vereadores e secretários, mas em nome de "laranjas". Muita gente que atua na política da cidade sabe disso e se cala convenientemente. A prefeitura de Cabo Frio, a exemplo de muitas outras no país, não cumpre a legislação federal que criou uma política específica de coleta de resíduos sólidos e que trata da implantação da coleta seletiva e do fim dos lixões.


* O encerramento da Comsercaf também não ficou muito claro, embora já anunciado há cerca de três meses. Repasses recentes de 33 milhões de reais foram feitos pela prefeitura sem uma explicação transparente desta destinação orçamentária. A nossa "brava" Câmara de Vereadores que deveria exercer um papel fiscalizador e zelar pela correta aplicação do dinheiro público se omite na questão, limitando-se a divulgar uma breve nota pública:

Nota de Esclarecimento.
A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou ontem (21), durante sessão extraordinária, a Mensagem Executiva N°14/2015, que autoriza o Poder Executivo a transferir para o Quadro Permanente de Pessoal da Administração Direta (a Prefeitura), os cargos de provimento efetivo da Autarquia Companhia de Serviços de Cabo Frio, COMSERCAF.
É importante destacar que, a COMSERCAF entrará em processo de extinção, sendo, portanto, necessário que as atribuições de sua competência sejam legalmente transferidas e absorvidas pelo Órgão Central da Administração Direta, a Prefeitura.

* Esclareceu o que e para quem ?


* A Saúde continua sendo o setor mais crítico deste “novo” velho governo Alair. Era também no Governo Marquinhos. Duas questões "saltam aos olhos" quando se vai analisar o quadro:

1 - O erro da opção de ambos pelo atendimento de emergência. O planejamento e o investimento precisam ser deslocados para a saúde de base. Cobrir a cidade com 100% dos postos do Programa ESF's, tratar e controlar as doenças crônicas e de base para reduzir os atendimentos emergenciais que são muito mais dispendiosos ao município. Esta ação precisa ser feita em conjunto com a descentralização da distribuição dos remédios da Farmácia Básica do Município. Isso pode ser feito a curto e médio prazo. Informatizar estes postos e ali marcar exames e consultas para os casos de atendimento especializado, acabando com aquela humilhante Central de Marcação de Consultas que nunca vai funcionar bem, apesar de qualquer tipo de ajuste. O princípio conceitual está errado. Isso também vai acabar com o assistencialismo de alguns vereadores e cabos eleitorais que se aproveitam da carência da população.

2 – A existência de uma série de terceirizações nos serviços da saúde da cidade que transferem um soma brutal de recursos públicos para empresários privados. Tanto Alair quanto Marquinhos adotaram este modelo. Cabo Frio vive uma privatização da saúde enrustida. Uma prefeitura rica como Cabo Frio tem condições de absorver a maior parte desta área e oferecer um serviço público de fato. Não há UTI’s públicas na cidade, nem Neonatal, nem Pediátrica e nem Cardiológica. Não há equipamentos para exames de imagem públicos. Equipamentos podem ser comprados através de financiamento de longo prazo, suportáveis pelo orçamento, operados por funcionários públicos treinados. Falta vontade política e coragem para romper estas "alianças privadas" que são grandes doadoras de campanhas eleitorais.


* Uma outra política pública incrivelmente desconsiderada nesta cidade é a habitação popular. Existe um déficit crônico de mais de 20 mil moradias em Cabo Frio com estas famílias morando em condições indignas. Apesar do gigantesco orçamento de mais de 8 bilhões de reais que transitaram nos cofres públicos municipais nos últimos 20 anos, ambos se limitaram a ações pontuais que atenderam muita pouca gente, mas com grande estardalhaço de puro marketing eleitoral.

* É inacreditável como nem Alair e nem Marquinhos tiveram vontade política para desenvolverem um projeto estruturado numa área tão importante para a cidadania das pessoas. A Secretaria de Habitação existe apenas para enfeitar o organograma. Não tem destinação orçamentária, pessoal especializado e nenhum projeto.

* Entretanto, ambos moram em coberturas na Praia do Forte. Deve ser apenas coincidência !!
Neste projeto eles foram batutas: “Minha Cobertura Minha Vida” !!


* Usar a prefeitura como "instrumento de dominação política", através da contratação de cabos eleitorais que não trabalham para o cidadão e o excesso de portarias e de cargos de confiança para atender tenebrosos acordos políticos pré-eleitorais, é prática corriqueira em Cabo Frio há cerca de 20 anos. Estão fora dessa todos aqueles funcionários contratados em caráter emergencial que trabalham honestamente e prestam serviços ao povo.

* Tanto o "mestre", Alair Correa, quanto o "pupilo", Marcos Mendes, manipularam com maestria este expediente e através dele consolidaram um processo espúrio de hegemonia política na cidade. Entretanto, volta e meia, tomam umas enquadradas do MP. Confira abaixo matéria do site G1:

Justiça proíbe Prefeitura de contratar. Temporários estavam sendo efetivados em serviços de caráter permanente.

Uma decisão da 2ª Vara Cível de Cabo Frio proibiu a Prefeitura do município de realizar contratações temporárias sem que atendam os requisitos previstos em lei. A sentença é desdobramento de uma ação civil do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), acatada pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva. A promotoria argumenta que a Prefeitura contratou servidores temporários para o exercício de funções de caráter permanente, além de não fornecer dados sobre o número de contratados.
A Justiça determinou que o município inicie processo seletivo simplificado de provas ou provas e títulos para substituição dos servidores, enquanto não conclui o novo concurso público. A medida é necessária para que não haja prejuízo ao serviço público, pois, a partir do dia 31/12/2015, todos os contratos temporários que estejam em desacordo com a decisão judicial perderão efeito. Caso necessite realizar contratações para atender situações excepcionais, o município deverá comunicar o Judiciário, que avaliará o pedido.
A Prefeitura de Cabo Frio deverá ainda prestar informações sobre a situação funcional dos servidores de cada secretaria e apresentar, no prazo de 45 dias, estudo técnico definitivo dos cargos necessários.

* Fontes internas da prefeitura dizem que o prefeito vai "andar" para a decisão. Um processo a mais para quem já possui uma extensa folha corrida e acredita piamente na impunidade da justiça e na passividade dos eleitores não vai estremecer as paredes do Palácio Tiradentes.


* Notícias de Tamoios do Blog do Gilmar Aguiar:

• Hoje o Prefeito Alair Corrêa apresentou à população de Tamoios sua nova equipe da Guarda Municipal. No cerimonial do beija-mão criado para o evento, tirando o efetivo da guarda, havia menos ouvintes do que a “meia-dúzia” que os próprios governistas achincalharam por terem provocado a volta da guarda através de suas manifestações. Talvez com o prefeito possamos arredondar para sete, já que vereador não conta.

• Os governistas de Tamoios que criticaram e fizeram chacota do movimento, precisam aprender que são extremamente desarticulados, desunidos, desinformados e também desmiolados, já que criticaram um movimento popular que visava trazer o bem para Tamoios. Mas ao invés de investirem suas vozes e a ações somando ao grupo, tentaram ridicularizar o movimento.

• O prefeito, ao contrário de seus assessores, de maneira inteligente tirou proveito da situação, atendeu as reivindicações e monetizou capital político com o povo de Tamoios.

• A última oportunidade que os governistas de Tamoios tiveram de mostrar ao líder que se importavam também com a causa popular, de extrema prioridade como esta e que a vinda do prefeito à Tamoios era um fato político importante, resolveram cruzar os braços esvaziando o evento e novamente fizeram o prefeito provar o gosto amargo da impopularidade.


* O quadro acima mostra claramente as deformações do nosso modelo de democracia representativa. Vários fatores contribuem para isso. Somos uma das maiores democracias de massa do mundo, acrítica e despolitizada, moldada num sistema eleitoral dominado pela força do poder econômico. O financiamento privado de empresas em campanhas eleitorais é um dos fatores responsáveis por todo este processo despolitizante e pela maioria dos casos de corrupção na política.


* É uma "dupla da pesada", Cunha na Câmara e Renan no Senado. Ambos representam um futuro sombrio e sinistro no parlamento brasileiro. Entretanto, sempre é bom lembrar, foram eleitos e com muitos votos, logo, representam parte da sociedade brasileira que não tem nenhuma preocupação com a ética e os valores republicanos.

* Desafiam o governo e estão por trás de tudo que acontece nos bastidores do parlamento, inclusive interferindo no andamento e deliberações de CPI's, principalmente na CPI da Petrobras. O congresso está vivendo dias em polvorosa com a divulgação dos políticos que fazem parte da lista da PGR. O humorista paulista, José Simão, não perdeu a piada:
"Rarará! A lista do Janot devia ser Operação Lava Rabo. O que tem de político todo cagado!"

* Renan e Cunha estão na lista de envolvidos da Operação Java Jato/Petrolão. Aliás, ambos estão sempre em qualquer lista que envolva corrupção e maracutaias. E tem muita gente aqui em Cabo Frio que apoiou e votou em Eduardo Cunha sem nenhum pudor !!


* Ainda sobre a crise grega e o recuo do premier Alexis Tsipras que levou a demissão de 8 ministros e uma grande cisão no Syriza.
O ex-ministro grego Varoufakis, relatou em entrevista que no dia da vitória do "NÂO", enquanto o povo comemorava a vitória dançando nas ruas ele chega ao palácio do governo e encontra um clima de velório. Tsipras e a direita do Syriza não queriam aquele resultado esmagador. Após uma semana dos bancos fechados, de uma campanha dia e noite da mídia grega e internacional ameaçando o caos se o "NÂO" ganhasse, não se esperava que os gregos afirmasse tão claramente sua recusa.
É um caso singular de uma guinada a esquerda para depois girar tão rapidamente à direita.

* Pois é, Tsipras, o que foi isso companheiro ?


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Moacir de Sousa:

"Paradoxo ortodoxo.
Parlamentares corruptos acusam o governo de corrupção. Fazem barricada contra Dilma justamente por esta não impedir que eles sejam investigados por malandragem. Exigem proteção da presidente por seus atos corruptos e, em retaliação, ameaçam com o impeachment."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

A PRODUÇÃO CAPITALISTA

"A produção capitalista não é apenas, produção de mercadorias, é essencialmente, produção de mais-valia. O operário não produz para si, mas para o capital. Por conseguinte, não basta mais que o operário produza em geral. Deve produzir mais-valia. Só é produtivo aquele operário que produz mais-valia para o capitalista, ou seja, que serve a autovalorização do capital.”
“O conceito do operário produtivo não implica, portanto, de modo algum, apenas uma relação entre atividade e efeito útil, entre operário e produto do trabalho, mas implica, também, uma relação de produção, especificamente social, de origem histórica que imprime no operário o marco de meio direto de valorização do capital."

Della Volpe


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão:

"Rarará! @pedrofabrini: Você percebe que a coisa tá feia quando o Severino Cavalcante dá uma entrevista dizendo que a Câmara piorou muito....”


* Mais tarde um artigo sobre o momento político nacional !!

7 comentários :

  1. Essas empresas de varrição exploram os funcionários nos salários baixos e no aumento do tempo de trabalho. É uma vergonha, ainda mais sendo os políticos os seus donos. Alguns vão pessoalmente dar ordens aos empregados.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Leitão, você é o único que destaca a importância dos postos de saúde da família. Sem isso não mudaremos a situação da saúde na cidade.

    ResponderExcluir
  3. quem vence a eleição comemora, quem perde chora e critica. Tem que ter competência para gtanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se governa mal tem que receber críticas. Qualquer um tem o direito de fazê-las. A "competência" para ganhar passa por várias análises, mas uma é fundamental: se aliar e se submeter aos interesses do poder econômico que banca as campanhas. Muitas vezes estes interesses ficam acima dos interesses da população, daí a incompetência para governar.

      Excluir
  4. Outro dia ouvi uma pessoa sem instrução dizer assim: É melhor votar num ladrão conhecido que a gente pode conseguir alguma coisa do que num ladrão desconhecido que a gente não vai conseguir nada. Com uma população que pensa assim, fica difícil mudar alguma coisa. Mas tem que insistir.
    Eduardo.
    continuo sem conseguir postar através do e-mail da yahoo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é meu caro, como eu disse, democracia de massa, acrítica e despolitizada, revela estes sinais. Mas como você disse, a luta por mudanças tem que prosseguir !!
    Com relação ao e-mail, de fato, o sistema blogspot cria algumas dificuldades, mas pode comentar a vontade como anônimo.

    ResponderExcluir