quarta-feira, 29 de julho de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Cabo Frio passa por um péssimo momento no que se refere ao Ordenamento Urbano.
O trânsito segue caótico na cidade sem qualquer planejamento ou projeto de mudanças viárias que possam dar um pouco mais de organização e conforto aos motoristas. Ruas estreitas com estacionamento permitido em ambos os lados o que congestiona o tráfego de veículos, principalmente no centro da cidade, São Cristovão e Jardim Esperança. As ruas estão sem sinalização eficiente e com poucas placas de identificação.

* A única coisa que "funciona" é a indústria de multas e reboques, que tem participação privada nos lucros e na administração. Um negócio totalmente nebuloso que ninguém sabe as condições do contrato de prestação de serviço, qual a empresa e qual é o ganho da prefeitura e da empresa privada neste processo de multa, reboque e guarda dos veículos nos depósitos. Talvez por isso funcione bem, porque tem interesse privado.

* Não que não se deva aplicar a lei nos casos específicos de estacionamento irregular, mas o papel do poder público tem que ir muito mais além do que a punição aos maus motoristas. Com relação ao estacionamento rotativo pago, ninguém sabe qual a destinação orçamentária desta arrecadação que não é pequena.

* Não se fala em nenhum projeto novo de mobilidade urbana. A secretaria de transporte é omissa.
Nenhum projeto que contemple uma rede integrada de ciclovias, que seria uma ótima opção numa cidade plana como Cabo Frio e de pequenas distâncias entre os principais bairros, além de garantir um ambiente de maior sustentabilidade. A empresa concessionária de transporte coletivo "reina em berço esplêndido". Nenhum projeto novo ligado a acessibilidade na cidade. Os deficientes físicos e visuais continuam não sendo contemplados em suas demandas.

* Nenhum projeto voltado a construção de um parque parque público com amplas atividades de lazer, cultura e esportes que fazem parte de um estilo de vida mais saudável para a cidade. Aquela obra inacabada da orla da Praia do Forte e os quiosques são "verdadeiras brincadeiras" para os turistas de massa. A limpeza urbana funciona razoavelmente no centro da cidade, mas precariamente nos outros bairros antes da ponte e terrivelmente deficiente nos bairros de periferia, além da ponte.

* O patrimônio cultural da cidade está abandonado e carece de ações e interfaces com órgãos federais para manutenção e recuperação. E o prefeito ainda fala em construir a "Esplanada das Secretarias" no bairro Guarani, obra caríssima e não prioritária, reproduzindo a Praça Porto Rocha de épocas passadas.
É muita viagem !!


* A publicidade é um dos pilares da administração pública. É também determinação constitucional. Em Cabo Frio há 20 anos que os atos administrativos da prefeitura não tem a devida transparência. O Jornal Noticiário os Lagos, suposto órgão oficial, tanto no governo Marquinhos quanto no governo Alair ( até nisso são iguais ) parece um jornal "cabeça de bacalhau": Ninguém sabe e ninguém vê. Nas bancas da cidade dificilmente é encontrado. Tem publicação que sai e não é emitido jornal para o público. Tudo muito nebuloso como sempre.

* Recentemente, este "novo" velho governo foi notificado pelo MP "recomendando" que fosse feita uma licitação para definir um veículo de comunicação para divulgar os atos públicos da prefeitura. O governo nem se "coçou", se limitou a dizer que como era apenas "recomendação" não precisava cumprir.

* Estas são as "mentes brilhantes" que governam a cidade há 20 anos. Transparência no trato com a coisa pública não é e nunca será o forte "destes caras". São governos autoritários que também não permitem a participação popular em qualquer decisão importante relacionada ao município.
Até quando a população vai aturar tamanho cinismo, sem vergonhice, desrespeito e empáfia ?


* Na outra ponta, A Câmara de Vereadores jamais cumpriu seu papel fiscalizador, mostrando sua total subordinação ao executivo, sem exceções. São "vereadores do prefeito" e não representam a população, que vê diuturnamente seu dinheiro ser desviado sem nenhuma ação concreta em favor de quem os elegeu. Fatos como esses deveriam servir de lição para a população em 2016.

* Uma parte dos vereadores desconhece suas prerrogativas e suas funções. Se limitam a fazer ações assistencialistas usando a máquina pública e suas carências no atendimento a população. Muitos se elegem assim. A subserviência é tal que o atual presidente da Casa, Marcelo Correa, por coincidência filho do prefeito, chegou a declarar na mídia local que a Câmara era o segundo poder na cidade.
Depois disso, comentar o que ?


* O Prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, em pronunciamento pelas redes sociais, reafirmou sua intenção de disputar a reeleição em 2016. Disse também que todos do seu "grupo" estão liberados para buscar "projetos solos" e concorrerem também a prefeitura. Todo ano é a mesma coisa na cidade. Independente de que lado político está o pretenso candidato, sempre surgem várias candidaturas prematuras que não chegam ao final do processo. São factóides lançados para buscar uma melhor negociação pouco republicana lá na frente. Nunca há discussão de projetos para a cidade, apenas negociação de cargos, benesses e vantagens pessoais ou de grupos.

* Em 2012 teve um candidato que disse categoricamente na mídia local que "só Deus impediria sua candidatura". A candidatura não foi a frente e Deus não impediu nada. O que impediu foi o de sempre. Negócios de cargos e privilégios. Seria cômico se não fosse trágico !!

* A análise de que estas candidaturas são para dividir a "oposição" é velha e requentada, até porque os pretensos candidatos do grupo alairzista tem uma relação muita próxima com o "alcaide", logo se tirar votos, tira do próprio grupo. Outra questão é saber de que oposição estamos tratando. O grupo ligado a dupla de neo-aliados, Marquinhos e Jânio, já mostrou que é oposição apenas pessoal a Alair, não pretendendo fazer nenhuma mudança no modelo de gestão que infelicita a cidade há 20 anos. São financiados pelos mesmos grupos empresariais que dominam a cidade "por debaixo dos panos" !

* São nomes que querem vestir uma capa de "cara nova", mas estão atrelados "até os ovos" com as estruturas de poder dominante na cidade. São ora aliados e ora adversários, de acordo com seus interesses pessoais ou de grupos. Só se engana quem quer !!

* Quer queiram ou não e independente do "tamanho político", a única oposição de fato na cidade é a exercida pelo PSOL, já demonstrada de forma clara nas campanhas de 2008 e 2012, cuja proposta rompe com a atual forma de gerir a cidade e não é financiado por estes grupos empresariais. Em 2016 estaremos de volta a luta política reafirmando esta posição. O partido terá candidatura própria e independente na eleição municipal.


* Para você refletir sobre todo este processo de "bombardeio" de informações que a grande mídia promove no dia a dia:

O linguista e sociólogo Noam Chomsky, professor emérito do Massachusetts Institute of Technology (em Boston), catalogou as dez técnicas de mistificação e manipulação promovidas pela grande mídia. Trata-se de um decálogo extremamente útil, especialmente para aqueles que bravamente desafiam a inexpugnável ignorância diária. Confira:

1. A estratégia da distração. É fundamental, para o grande lobby dos poderes, manter a atenção do público concentrada em temas de pouca relevância (programas banais de TV, por exemplo), fazendo com que o cidadão comum se interesse apenas por fatos insignificantes. A exagerada concentração em fatos da crônica policial, dramatizada e manipulada, faz parte desse jogo.

2. Princípio do “problema-solução do problema”. A partir de dados incompletos, incorretos ou manipulados, inventa-se um grande problema para causar certa reação no público, com o propósito de que seja este o mandante – ou solicitante – das medidas que se quer adotar (é preciso dar voz ao povo). Um exemplo: deixa-se a população totalmente ansiosa com a notícia da existência de uma epidemia mortal (febre aviária, por exemplo), criando um injustificado alarmismo com o objetivo de vender remédios que de outra forma seriam inutilizados.

3. A estratégia da gradualidade. Para fazer o povo aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la e noticiá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos – ou meses, ou dias – seguidos. É dessa maneira que se introduzem novas e duras condições socioeconômicas, em prejuízo da população. Tudo é feito e contado gradualmente, porque muitas mudanças juntas podem provocar uma revolução.

4. A estratégia do diferimento (adiamento). Um outro modo de fazer aceitar uma decisão impopular consiste em apresentá-la como “dolorosa e necessária”, alcançando-se momentaneamente sua aceitação, para uma aplicação futura (“piano piano si va lontano”, o equivale mais ou menos ao nosso “devagar se vai ao longe”).

5. Comunicar-se com o público como se falasse a uma criança. Quanto mais se pretende enganar o público, mais se tende a usar um tom infantil. Diversos programas ou conteúdos possuem essa conotação infantilizada. Por quê? Se nos comunicarmos com as pessoas como se elas tivessem 11 anos de idade, elas tendem a responder provavelmente sem nenhum senso crítico, como se tivessem mesmo 11 anos de idade (as crianças não conseguem fazer juízos abstratos).

6. Explorar a emotividade muito mais que estimular a reflexão. A emoção, com efeito, coloca de escanteio a parte racional do indivíduo, tornando-o facilmente influenciável, sugestionável. Essa é a grande técnica empregada pelo populismo demagogo punitivo.

7. Manter o público na ignorância e na mediocridade. Poucos conhecem, ainda que superficialmente, os resultados já validados das ciências (criminais, médicas, tecnológicas etc.). A manipulação fica facilitada quando o povo é mantido na ignorância; isso significa dizer não à escola de qualidade para todos.

8. Impor modelos de comportamento. Controlar indivíduos enquadrados e medíocres é muito mais fácil que gerir indivíduos pensantes. Os modelos impostos pela publicidade são funcionais para esse projeto.

9. A autoculpabilização. Todo discurso (midiática e religiosamente) é feito para fazer o indivíduo acreditar que ele mesmo é a única causa do seu próprio insucesso e da própria desgraça. Que o problema é individual e não tem nada a ver com o social. Dessa forma, ao contrário de se suscitar uma rebelião contra o sistema socioeconômico que marginaliza a maioria, o indivíduo se subestima, se desvaloriza, se torna depressivo e até se autoflagela (assim é a vida no “vale das lágrimas”). A culpa pelo desemprego, pelo não encontro de novo emprego, pelo baixo salário (neoescravizador), pelas condições deploráveis de trabalho, pelo insucesso escolar, pela precarização das relações trabalhistas, pela diminuição do salário-desemprego, pela redução das aposentadorias, pela mediocridade cultural, pela ausência de competitividade no mercado etc. é dele, exclusivamente dele, não do sistema.

10. Os meios de comunicação sabem mais de você que você mesmo. Eles conhecem nossas preferências, fazem sondagens e pesquisas, diagramam nossas inclinações políticas e ideológicas e, mais que isso, sabem como ninguém explorar nossas emoções (sobretudo as mais primitivas). Não se estimula quase nunca a reflexão. O sistema manipula e exerce um grande poder sobre o público, muito maior que aquele que o cidadão exerce sobre ele mesmo.

* Faça bom uso deste decálogo !!


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Maycon Bezerra de Almeida:

"Eduardo Cunha deve cair: é um inimigo do povo, ultra-reacionário e corrupto.
Curiosa é a repentina unidade do Palácio do Planalto com a corporação midiática dos irmãos Marinho, que descarta o fanfarrão deixando-o no sereno. O recado é claro, nenhuma molecagem ou extremismo devem atrapalhar o "ajuste fiscal": a famigerada agenda unitária de Wall Street, da Avenida Paulista e do Planalto contra os direitos populares e da classe trabalhadora."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MARX : OBSERVAÇÕES SOBRE A DÍVIDA PÚBLICA

"A dívida pública tornou-se uma das mais enérgicas alavancas da acumulação original. Como com o toque da varinha mágica, reveste o dinheiro improdutivo de poder procriador e transforma-o assim em capital, sem que, para tal, tivesse precisão de se expor às canseiras e riscos inseparáveis da sua aplicação industrial e mesmo usurária. Na realidade, os credores do Estado não dão nada, pois a soma emprestada é transformada em títulos de dívida públicos facilmente negociáveis que, nas mãos deles, continuam a funcionar totalmente como se fossem dinheiro sonante."

"Mas também, abstraindo da classe dos que desocupados vivem de rendimentos assim criados e da riqueza improvisada dos financeiros, que fazem de mediador entre governo e nação, como também da dos arrendatários de impostos, mercadores, fabricantes privados, aos quais uma boa porção de cada empréstimo do Estado realiza o serviço de um capital caído do céu, a dívida do Estado impulsionou as sociedades por ações, o comércio com títulos negociáveis de toda a espécie, a agiotagem, numa palavra: o jogo da bolsa e a moderna bancocracia”.

"Desde o seu nascimento, os grandes bancos adornados de títulos nacionais eram apenas sociedades de especuladores privados, que se colocavam do lado dos governos e que, graças aos privilégios recebidos, estavam em condições de lhes adiantar dinheiro. Portanto, a acumulação da dívida do Estado não tem nenhuma escala de medida mais infalível do que o sucessivo subir das ações desses bancos, cujo pleno desabrochar data da fundação do Banco de Inglaterra em1694.
Com as dívidas de Estado surgiu um sistema de crédito internacional que, frequentemente, no caso deste ou daquele povo, esconde uma das fontes de acumulação original de capital."


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, uma piadinha de domínio público:

"Eu e minha vizinhança sofríamos de assaltos regularmente.
Eu já estava cheio disso!
Então desativei meu sistema de alarme, deixei de pagar o guarda noturno e dispensei a vigilância do bairro.
No jardim de casa hasteei 3 bandeiras: Uma bandeira do Afeganistão, outra da Arábia Saudita e no meio a bandeira negra do Estado Islâmico.
Agora, somos vigiados pela Polícia local, Polícia Federal, pela Segurança Pública e Interpol 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Meus filhos são seguidos quando vão para a escola, minha esposa quando sai de casa e me seguem quando vou e volto do trabalho. Ninguém mexe com a gente. Nunca me senti tão seguro."
Autor desconhecido


* Mais tarde um texto abordando o momento político local e nacional !!

8 comentários :

  1. Psol, oposição que não tem votos e nunca elege ninguém.uhauhauhauhauhauhauha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, 5.300 votos não é muito, mas é significativo e revela possibilidades de crescimento. Se o PSOL fosse invisível e não incomodasse você não entraria aqui e nem faria este comentário como anônimo, rsrs !!

      Excluir
  2. O nome do candidato que disse que só deus impediria sua candidatura é o Mansur, que tem cargo no governo e a esposa é secretária. Não disse o nome porque claudio leitão, tá com medo?

    ResponderExcluir
  3. Leitão, é difícil jogar limpo nesta democracia e neste jogo eleitoral sujo, mais não esmoreça em sua luta. Como bem diz o Temer, Luta que segue !
    Paulo Campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, amigo Paulo. Abraços aos companheiros de Niterói !

      Excluir
  4. Este prefeito é um tremendo mentiroso. Disse que ia reabrir o Hce e até agora não fez. Não cumpriu sua palavra. Aliás nunca cumpre.

    ResponderExcluir