quarta-feira, 1 de julho de 2015

RAPIDINHAS................




* O "mar não está para peixe" na política local. A rejeição é grande em Cabo Frio, principalmente para os velhos caciques políticos. Dizem as "más línguas" que o ex-prefeito de triste memória e atual deputado federal, Marquinhos Mendes, fez uma reunião política no Clube do Canal, com direito a "comes e bebes", e pasmem, só apareceram cerca de 30 pessoas.

* Até ele não aguentou a reunião e foi embora sem avisar a ninguém. Saiu a francesa. Pode isso, Arnaldo ?

* É isso que dá !
A eleição é só em outubro de 2016 e os caras querem antecipar a campanha !!

* Os sindicatos dos servidores públicos de Cabo Frio aceitaram a proposta do governo ( 8,13% de reajuste ) e encerraram o estado de greve. Para quem começou oferecendo apenas 2% .......................Só a luta muda a vida !!

* Agora falta regularizar as outras reivindicações: vale-transporte, licença-prêmio, aposentadorias pendentes e por aí vai.......

* A PEC 171/93 que tratava da redução da maioridade penal não passou na Câmara dos Deputados. Como é uma PEC precisava de 2/3 dos votos, ou seja 308 votos. Foi por pouco, o placar marcou 303 a favor e 184 contra. Foi uma derrota de Eduardo Cunha, da vingança contra a racionalidade, mas ainda não definitiva.

* Foi recusado um substitutivo, o texto integral e as possíveis medidas aglutinadoras vão voltar ao plenário para nova votação. É um texto ainda maior duro com os menores que o substitutivo e Cunha vai tentar novamente manobrar para a aprovação. A luta continua !

* Sou contra a redução da maioridade penal não por motivos ideológicos (embora haja alguns), mas por questões de ordem prática e de resultados. Não há nenhum estudo sério que comprove que a redução da maioridade diminua a violência. Menos de 1% dos jovens infratores cometem crimes graves e estes são pobres, pretos e favelados em quase total maioria. A prisão deles não vai resgatar o país de nada.

* A exclusão social, a desigualdade e a total negação de direitos sociais não explicam sozinhas a presença destes menores no crime, é lógico, mas negar que estes fatores contribuem de forma significativa, é negar as evidências históricas de um longo processo de criminalização da pobreza neste país.

* O nosso desumano sistema prisional, já bastante combalido, não suporta este "incremento". Somos a 4º população carcerária do mundo. Somos um dos países que mais prendem no mundo (que mais matam também) e a violência continua aumentando, o que prova que prender mais gente não é a solução para a violência deste país.

* Muita gente que defende a redução não se importa em votar em políticos corruptos e picaretas, que com sua omissão e negligência em várias políticas públicas importantes para os jovens ajudam a agravar este quadro. É uma vocação estranha para o ódio e a vingança como armas de punição. Alguns ainda se dizem cristãos. Isto não vai funcionar !

* Exclusão, desigualdades sociais e negação de direitos já provocaram até revoluções no mundo porque não provocariam aumento da criminalidade numa sociedade altamente competitiva e que não dá oportunidade a todos.

* Vários países no mundo, inclusive os EUA, estão debatendo e estudando reduzir a maioridade penal pela falta de resultados práticos da medida.

* A seleção brasileira deu vexame de novo. A desclassificação precoce na Copa América é uma prova contundente da queda de nível do futebol brasileiro. Basta ver os jogos do Brasileirão !

* Novamente sem a presença de Neymar jogando. Será coincidência ?

* Em outubro começam as eliminatórias para a Copa de 2018 na Rússia. Certamente serão as eliminatórias mais complicadas e sofridas de todos os tempos. Espero que sem Dunga como técnico !

* Começou nesta semana o tradicional torneio de tênis de Wimbledon. O Grand Slam inglês, disputado na grama, talvez seja uma das últimas chances do genial Roger Federer, com 34 anos, ganhar mais um Slam. Ele é o recordista com 17 conquistas destes que são os principais torneios do circuito mundial.

* Na grama londrina ele já ganhou 7 vezes. O suiço é maior jogador de tênis de todos os tempos, dono de mais de 90 títulos, é especialista neste tipo de piso e está jogando muito. O tênis jamais será igual quando o "maestro" parar de jogar. Torço por ele como torço para o Vasco !

* Ih, estraguei tudo com este negócio de Vasco. Vai até secar o cara !!

* O primeiro ministro grego, Alex Tsipras, declarou que vai renunciar se o "NÂO" não vencer o referendo marcado para o dia 05 de julho, próximo domingo. O "NÂO" significa romper com a Troika, representada pela União Europeia, o Banco Central Europeu e o FMI, que querem impor novos "arrochos" ao povo grego em troca de novos empréstimos.

* O país com medo, provocado pelas intensas campanhas promovidas pela direita grega e pela pressão da Troika, está um tanto quanto dividido. Entretanto, as pesquisas apontam ligeira vantagem para o "NÃO".

* Ao longo dos últimos 12 anos, a Grécia vem passando por uma crise econômica sem precedentes, cujos ajustes exigidos pela Troika, sempre como contrapartida de empréstimos, não resolvem a situação do país. O caminho da ruptura pode criar novos rumos econômicos para os gregos e novas parcerias comerciais com países não alinhados, como a Rússia e a China, que já ofereceram apoio.

* O capitalismo europeu está tremendo de medo da Grécia. Se a estratégia grega der certo o "rastro de pólvora" vai se espalhar pela Europa, onde outros países também estão em situação econômica difícil, com suas populações submetidos ao mesmo esquema: arrochos sociais em troca de novos empréstimos. É o caso da Itália, da Espanha, de Portugal, da Eslováquia, Irlanda e outros.

* Na Espanha, o Podemos, partido que como o Syriza grego também defende a ruptura, ganhou a eleição em vários locais e aumentou muito sua força no parlamento.

* A mídia nacional, principalmente a Globo, tem distorcido os fatos e as condições que levaram a Grécia a esta crise. Cuidado, não se baseie apenas em informações desta imprensa vendida aos interesses do grande capital. O povo grego vem pagando por uma crise provocada por uma elite dirigente conservadora e subserviente aos interesses da Troika, que não é essa que está agora no poder.

* Nenhuma medida que eles sugeriram tiraram o país da crise econômica e social em que está mergulhado até hoje.

* Frase para fechar as rapidinhas hoje:

“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de suas escolhas e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”
Karl Marx

7 comentários :

  1. 8,13 foi um bom acordo e apenas isso.

    ResponderExcluir
  2. Quero ver o dia em que você ou alguém da sua família viver o drama de sofrer ataques destes coitadinhos. Quero ver se não vai mudar de ideia. A impunidade também é causa deste aumento da violência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sofri meu caro, fui vítima de um sequestro relâmpago em Niterói, em 2000. Eram dois jovens negros pobres moradores da periferia de São Gonçalo. Tive arma apontada na barriga e perseguição policial. Um era maior, tinha 19 anos e o outro era menor e tinha 17 anos. Isso não muda minha opinião. A questão é que não dá resultados. Não vou agir por vingança. A impunidade é muito maior no andar de cima da política. Me diga em quem você votou nas últimas eleições ?

      Excluir
  3. Torcida de" vascaindo" para o Roger Federer. Coitado! "Vai secar"? Nessa altura do campeonato está mais seco que o deserto do Saara. Num vai ganhar nem um game.... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para sair da crise a Grecia vai jogar contra o Vasco ou Flamengo, uhauhauhauhauhauahauahauhauahauahauahauah

      Excluir