quarta-feira, 5 de agosto de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* E o concurso público prometido pelo "novo" velho governo Alair para este ano, através do TAC - Termo de Ajuste de Conduta, acertado com o MP ? Será que ainda sai neste segundo semestre ?
Confira matéria da Folha dos Lagos sobre o tema:

"A Prefeitura de Cabo Frio tem até o fim de agosto para publicar edital para processo seletivo simplificado com vistas a contratação de servidores. O prazo é estipulado por termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e em razão do qual a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da cidade determinou, na última semana, que a Prefeitura cumpra o prazo. O objetivo é a substituição de profissionais que foram contratados de forma irregular, enquanto novo concurso não é promovido. o último aconteceu em 2009.
-Há muitas vagas. Na educação comprovamos 1.230 vagas oriundas da remoção anual que a prefeitura é obrigada a fazer, mas que esse ano e no ano passado não fez, descumprindo a lei. A folha da Educação tem sete mil servidores pagos com recursos do Fundeb. Destes pelo menos quatro mil são contratados – disparou a professora Denize Alvarenga, do Sepe Lagos.
A sentença da promotoria foi emitida por conta de denúncia do Ministério Público Estadual sobre as contratações temporárias de servidores que exerciam funções de caráter permanente. Pesou na ainda da decisão o não fornecimento de dados pela prefeitura sobre o número de contratados em várias secretarias.
A 2ª Vara Cível, por sua vez, acatou o pedido de tutela antecipada do MPRJ feito em Ação Civil Pública ajuizada pelo Sepe antes do término da validade do último concurso. Na ação civil, o Sepe exige convocação dos aprovados em razão das vagas oriundas da remoção."

* Um recado para Itaocara: Oh Gelsimar, cadê a concurso daí ?


* O Blog Iniciativa Popular Búzios publicou matéria atualizando o ranking ALEXA sobre os blogs da Região dos Lagos. Confira abaixo:

Os 10 melhores sites da Região dos Lagos em 31/julho/2015, segundo o Alexa.
Neste mês houve apenas uma alteração no ranking: o blog do Rafael Peçanha trocou de posição com o blog do Repórter Eduander Silva, passando da 9ª para a 10ª colocação. Todos os outros blogs e sites melhoraram suas posições no ranking brasileiro mantendo as mesmas colocações na região.

1º) - IPBUZIOS - 4.788º

2º) - PORTAL RC24H - 6.922º

3º) - JORNAL FOLHA DE BÚZIOS - 8.279º

4º) - REDAÇÃO FINAL BÚZIOS - 11.740º

5º) - BÚZIOS EM PAUTA - 12.201º

6º) - HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE - 12.524º

7º) - JORNAL DO TOTONHO - 14.778º

8º) - CIDADANIA E SOCIALISMO - 17.896º

9º) - REPÓRTER EDUANDER SILVA - 19.441º

10º) - BLOG DO RAFAEL PEÇANHA - 22.960º


* O quadro político no país é desalentador, mas não se justificam as análises generalizantes que vemos nas redes sociais, onde todos os agentes políticos são colocados numa mesma vala comum. Este tipo de análise não se justifica em nenhum campo do comportamento humano, inclusive no campo político.

* Ter este tipo de opinião é mais fácil, parece uma projeção do senso comum e da insatisfação total com os políticos em que votamos anteriormente. É um raciocínio típico de uma grande democracia de massa como a nossa e produto de vários fatores de nossa formação histórica, social e cultural.

* As pessoas não querem ter nenhum trabalho de buscar informações sobre os possíveis candidatos. Tudo é muito superficial e descompromissado. É também o tipo de opinião que dá margem a aqueles que dizem que “todo brasileiro é corrupto”, o que absolutamente não é verdade. Não se pode medir a todos com a mesma régua da generalização. Não se constrói nada de positivo com análises generalizantes, pelo contrário, se cometem equívocos e injustiças enormes.

* Com este raciocínio simplista e reducionista vai ser difícil mudar alguma coisa no quadro político. Quer queiramos ou não tudo na vida depende de decisões políticas e se não buscarmos uma forma de participação mais ativa e atenta, alguém vai tomar estas decisões por nós. Alias, já estão tomando e parece que ninguém está gostando.

* Avançar no processo democrático exige de todos mais responsabilidade, maior reflexão, ter coragem e ousadia para mudar nos casos que se fizerem necessários e assumir os riscos de possíveis acertos e erros. O caminho é duro, mas precisa ser trilhado, pois o processo de amadurecimento político passa por estas variantes.

* É só uma opinião de um observador atento das redes sociais, pois respeito o direito de qualquer um que escolha não participar do processo político, seja no seu município, estado ou país.


* Uma boa notícia.
O tema da educação ambiental deverá ser obrigatório para alunos dos níveis fundamental e médio
Está pronto para votação na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) o PLS 221/2015, que estabelece a criação da disciplina de Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio. De autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para transformar o tema da educação ambiental em uma matéria obrigatória para os alunos de todas as séries dos níveis fundamental e médio. Atualmente, as escolas são orientadas apenas a tratar de princípios do assunto de forma integrada a outros componentes curriculares na forma de tema transversal. Em sua justificativa para a proposição, Cássio Cunha Lima diz acreditar que a criação de uma disciplina específica é a melhor maneira de transmitir conhecimentos ambientais às novas gerações de forma efetiva.

* Pô, até que enfim, os caras do PSDB deram uma dentro !!


* A assertiva de que o enfoque das mudanças em relação ao meio ambiente está nas pessoas está correta. As decisões são tomadas pelas pessoas, que podem ter sua consciência ambiental aumentada pelas novas informações, pelas possibilidades tecnológicas de diminuir impactos ambientais, pela maior aplicação dos conceitos de Educação Ambiental, etc.

* Porém, não podemos esquecer que as pessoas podem ser influenciadas pelo ambiente político e econômico na tomada de decisões, principalmente, em se tratando de governantes e CEO’s de grandes corporações, que muitas vezes tomam decisões contrárias à preservação ou conservação ambiental de forma negligente ou até mesmo proposital. O desenvolvimento sustentável precisa ser prática recorrente e presente nas políticas públicas governamentais e na atuação empresarial. Este é o grande desafio, conciliar os interesses econômicos com os ambientais.

* Não podemos esquecer também que neste mundo capitalista e neoliberal o lucro está acima da vida, e consequentemente, também das questões ambientais. É um equilíbrio ainda difícil nos dias de hoje. Cabe a nós, enquanto sociedade civil, as ONGs, os setores progressistas e conscientes da sociedade, fazermos a pressão necessária no sentido de avançarmos em todos estes processos. O planeta já demonstra sinais claros de esgotamento em várias áreas.

* Um outro modelo de desenvolvimento e consumo precisa ser pensado. Vivemos neste momento uma "coorporocracia". O ecocentrismo deveria dirigir este processo para o bem das sociedades futuras.
O planeta está pedindo socorro !!


* Diante das denúncias contra Eduardo Cunha (PMDB/RJ), acusado pelo empresário Júlio Camargo de receber propina no esquema de desvios da Petrobras, o deputado Ivan Valente (PSOL/SP) irá cobrar, na primeira sessão da CPI da Petrobras após o recesso parlamentar, aprovação do requerimento de sua autoria, apresentado no início da CPI, visando a convocação imediata do presidente da Câmara para prestar esclarecimentos. Na ocasião, Ivan Valente também irá apresentar requerimento solicitando a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de Eduardo Cunha.

* Em depoimento à Justiça, o empresário Júlio Camargo, afirmou que Eduardo Cunha recebeu US$ 5 milhões em propina por um contrato de navios-sonda da Petrobras. Nesta semana, a defesa do empresário acusou o peemedebista de intimidar quem o denuncia.
Ivan Valente irá apresentar ainda, requerimento, solicitando os arquivos de vídeo que registram entrada e saída de Fernando Soares, o doleiro conhecido como Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção na Câmara dos Deputados.
A bancada do PSOL na Câmara defende que o presidente da Casa precisa ser afastado do cargo, para impedir manipulações nas investigações que o envolvem.

* Na CPI, Ivan Valente, também irá requerer a convocação da representante da Kroll no Brasil numa reunião entre os parlamentares da Comissão para prestar esclarecimentos sobre o contrato firmado com a CPI. De acordo com matéria do jornal O Globo, a cúpula da CPI da Petrobras está utilizando a Kroll para investigar contas bancárias dos delatores da Operação Lava Jato com o objetivo de tentar anular delações que implicam o presidente da Casa, o bandido de gravata, Eduardo Cunha.

* O PSOL está fazendo a sua parte. E os outros ?


* Por falar em CPI, uma vergonha está acontecendo no Senado com o "enterramento" da CPI do HSBC, aquela que investiga a existência de contas ilegais no HSBC da Suiça de grandes empresários brasileiros. Dinheiro de origem suspeita e que foi enviado para o exterior de forma ilegal. O senador Randolfe Rodrigues(PSOL-AP) denuncia esta maracutaia, através de matéria publicada no Jornal O Globo. Confira:

Randolfe Rodrigues em em O Globo:
É uma temeridade quebrar os sigilos bancários de pessoas que têm reputação ilibada. Não existe nada que desabone a sua conduta. Eles são grandes empresários nacionais.’
Essa barbaridade, que oficializa a existência de duas classes de cidadãos e fere os mais elementares princípios republicanos, foi pronunciada por um senador, integrante da CPI do banco HSBC. Ele foi o autor do requerimento para anular a quebra do sigilo bancário de donos de empresas de ônibus cujos nomes constam da lista dos brasileiros com contas secretas na Suíça. Alguns têm negócios no Rio de Janeiro: Jacob Barata, Jacob Barata Filho, David Ferreira Barata e Rosane Ferreira Barata.

"A CPI tinha decidido quebrar o sigilo de alguns dos integrantes da lista, que recorreram ao STF contra a medida. Mas o tribunal reafirmou a legalidade da decisão da comissão. Restou, então, uma única forma de evitar a quebra do sigilo: a anulação da decisão nesse sentido. Foi o que ocorreu. A maioria dos membros da CPI mudou de posição e a decisão anterior foi revista.
A operação teve o apoio de senadores do PSDB, do DEM, do PP, do PMDB, do PR e do PSD. De todos os integrantes da CPI, apenas eu, que sou vice-presidente da comissão, defendi a manutenção da quebra do sigilo."

Fica a pergunta: que tenebrosas transações teriam acontecido no intervalo de duas semanas para motivar mudança tão radical?
Os argumentos apresentados foram risíveis: os empresários que teriam o sigilo quebrado negaram possuir as contas secretas e suas palavras deveriam ser levadas em conta. Além disso, “se fossem investigados, teriam sua reputação prejudicada”. Ora, se o argumento fosse estendido a todos os cidadãos brasileiros suspeitos de ter cometido algum crime, nenhum deles seria investigado se jurasse ser inocente.
Agora, os demais integrantes da lista, um total de oito mil brasileiros com contas secretas, tampouco serão investigados. Bastará também sua negativa.
Registre-se que a existência das contas foi informada, de forma oficial, pela agência do HSBC em Genebra, na Suíça. Segundo o próprio HSBC, só nos anos de 2006 e 2007 o saldo total dos depósitos era US$ 7 bilhões.

Disse ainda o senador Randolfe:
"Como se vê, não só a Câmara dos Deputados, presidida hoje pelo nefasto Eduardo Cunha, marcha a passos largos para perder a compostura. O Senado vai pelo mesmo caminho.
A essa altura, a CPI do HSBC não existe mais. Morreu. O que sobrou dela é um cadáver insepulto.
Seria preciso, agora, criar uma CPI sobre a CPI, para investigar o que levou seus integrantes a mudar de posição de forma tão radical e repentina. Como isso não será feito, resta ao povo brasileiro imaginar o que aconteceu. Infelizmente, não será preciso muita criatividade para chegar à verdade."

* O PSOL segue fazendo a sua parte. E os outros ?


TAXA SELIC

"Nada justifica essa "Pulitika Ecunomika", a não ser a BANANICE do povo que a permite. Depois vão chorar na fila do desemprego e prostar-se diante da agiotagem dos bancos, para conseguir comprar comida!"
O que está ocorrendo é simplesmente CRIME contra a Nação. O aumento da Taxa Selic simplesmente não visa NENHUM impacto no combate à Inflação.
O aumento ALUCINADO da SELIC é apenas um instrumento de transferência governamental de recursos da Nação para um pequeno grupo de acionistas e bancos. NADA justifica o Brasi ter a maior taxa de juros do PLANETA.
"O Brasil ocupa em todos os cenários o primeiro lugar do ranking como melhor pagador de juros reais do mundo, acima dos maiores pagadores nominais da atualidade, a Venezuela e a Argentina", diz o levantamento. De acordo com o MoneYou, somente um corte de dois pontos percentuais nos juros brasileiros tirariam o país da liderança do ranking de juros reais.
O Brasil é a uma das poucas economias emergentes que está subindo os juros. Nos últimos dias, tanto a China quanto a Índia promoveram cortes nos seus juros básicos. A Turquia também está promovendo redução em sua taxa de juros em um momento de fraco nível de atividade na economia internacional.

* Fonte: Página do face Velório da Direita.


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Maycon Bezerra de Almeida:

"Pelo critério das Organizações Globo a prisão do já preso José Dirceu é um fato transcendente que exige todo destaque. Por outro lado, é uma nota de rodapé a paralisação geral dos servidores públicos gaúchos com a Brigada Militar aquartelada, os bancos fechados e os ônibus parados em protesto contra o confisco salarial imposto pelo governador à serviço dos bancos."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

A CONSCIÊNCIA É UM PRODUTO SOCIAL

"São os homens os produtores das suas representações, das suas ideias, etc.; mas os homens reais agentes, tais como são condicionados por um desenvolvimento determinado das suas forças produtivas e das relações que lhes correspondem. (...) A consciência não pode ser coisa diversa do ser consciente e o ser dos homens é o seu processo de vida real.
(...) Desde o início que pesa uma maldição sobre «o espírito», a de estar «manchado» por uma matéria que se apresenta aqui sob a forma de camadas de ar agitadas, de sons, de linguagem em suma. A linguagem é tão velha quanto a consciência - a linguagem é a consciência real, prática, existente também para outros homens, existente também igualmente para mim mesmo pela primeira vez, e, tal como a consciência, a linguagem só aparece com a necessidade, a necessidade de comunicação com os outros homens. (…) A consciência é portanto, desde início, um produto social, e assim sucederá enquanto existirem homens em geral."

Karl Marx em A Ideologia Alemã.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do José Simão:

"Pode! Preso na Ditadura, no Mensalão e na Lava Jato, José Dirceu pode pedir música no Fantástico?"


* Mais tarde um pouco mais de humor e poesia !!

5 comentários :

  1. O patrimônio natural e cultural de nossa cidade está abandonado. As secretarias que cuidam disso não tem estrutura, dinheiro e gente preparada.

    ResponderExcluir
  2. Sei de fonte segura que Alair não vai realizar o concurso. Alega que isso vai estourar a folha. Quem pensa no concurso pode esquecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se sair do jeito que tem pilantra nessa prefeitura vai ser um concurso cheio de mutretas e pra facilitar pros apadrinhados.

      Excluir
  3. Tem que falar mais da saúde Leitão, com ou sem Alair está uma bagunça. Ele fala e promete mas não acontece nada. Uma amiga hipertensa não consegue os remédios e nem as consultas e exames direito. Uma vergonha que precisa ser denunciada por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, mais do eu falo, é só "folhear o blog. Já falei de questões pontuais e principalmente estrutural, mas tudo bem, vamos continuar focando.

      Excluir