segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Com a crise na gestão pública instalada em Cabo Frio, com reflexos claros na vida do cidadão, volta aquele papo da necessidade de discutir mudanças neste modelo atrasado que vigora há 20 anos na cidade, criado e consolidado por Alair Correa e Marcos Mendes.

* Todos os quadros políticos da cidade quando estão dando entrevistas na mídia local falam sobre o tema, inclusive aqueles que se beneficiaram deste esquema durante todo este tempo. Estes são verdadeiros "caras de pau", mas seguem enganando muita gente.

* Na verdade, a cidade passa por duas crises. Uma realmente provocada pela queda da arrecadação. A outra é fruto deste modelo sem transparência, fisiológico, esbanjador e da incompetência destes gestores atuais e anteriores. As duas somadas criam o caos na cidade e a população sobre fortemente seus efeitos, principalmente, os segmentos mais carentes, que são mais dependentes das políticas e serviços públicos.

* Temos alertado sobre isso desde a campanha eleitoral de 2008 - em 2012 reiteramos as críticas - quando apontamos que era um modelo esgotado e que nos levaria a situação em que nos encontramos nos dias atuais. Para os céticos, está tudo gravado nos debates, entrevistas e programas eleitorais. É só checar.

* O que vemos hoje são políticos, "velhos aliados destes coronéis de quinta" que criaram este nebuloso esquemão, posarem de "caras novas" ou "terceiras e quartas vias", quando contribuíram ou deram força para que esta situação fosse criada e alimentada. Um rápido olhar sobre o currículo políticos destes "espertos" desnuda este véu de enganação que querem passar sobre a cabeça da população.

* A realidade está aí, escancarada na cara de todos, é só prestar atenção e ter um mínimo de senso crítico. Estão armando um novo embuste eleitoral para 2016, com uma nova roupagem e nomes construídos artificialmente, caso os "velhos caciques" estejam inviáveis eleitoralmente, ou pela justiça ou pelo desgaste políticos de anos de desvios e roubalheiras.

* Só não vê quem não quer ou prefere se enganado novamente !!


* Isso é o resultado de uma democracia de massa, acrítica e despolitizada, fortemente influenciada pelo poder econômico, que determina na maioria dos casos quem vence e quem perde eleições.

* Somente com educação, informação, senso crítico e apuro da formação da cidadania vamos reverter este quadro.
Quando ?
Não sei. Quem souber me fale !!

PENSO QUE NO POST FALTOU UM ITEM IMPORTANTE:
A SOCIEDADE É MAJORITARIAMENTE FORMADA POR TRABALHADORES, MAS A MAIOR BANCADA É DE GRANDES EMPRESÁRIOS.
GRANDE EMPRESÁRIO NÃO VAI DEFENDER DIREITOS DO TRABALHADOR.
TRABALHADOR NÃO PODE VOTAR EM QUEM VOTA CONTRA AS PAUTAS DO SEU INTERESSE.
AQUI EM CABO FRIO TEM DOIS DEPUTADOS, UM ESTADUAL(JM) E OUTRO FEDERAL(MM), QUE FAZEM ISSO A TODA HORA.
TEM QUE FICAR LIGADO !!


* Um estudo recente mostra que o Brasil aparece entre os cinco piores colocados em um ranking que mede as perspectivas econômicas para os jovens abaixo de 25 anos de idade em 64 países. O índice Youthoconomis, usa 59 indicadores coletados de organizações internacionais como o Banco Mundial, a Unesco e a OCDE para medir dados como saúde, oportunidades de educação, acesso a emprego, participação política, otimismo, entre outros.

* O Brasil fica em 60ª lugar, seguido por Uganda, Mali, África e Costa do Marfim. No ranking específico sobre perspectiva para jovens, o país cai para 63º lugar. Porém, no quesito "otimismo entre os jovens", o Brasil sobe para 32ª posição. O otimismo realmente é marca do povo brasileiro.

* No quesito "finanças públicas", o Brasil é o pior colocado, precedido de Japão, EUA, Bélgica e Coreia do Sul. "Eles têm grandes responsabilidades e suas populações sofrem declínio", diz o relatório.
A Noruega ocupa a primeira colocação no ranking geral, seguida de Suíça, Dinamarca, Suécia e Holanda.

* Na América do Sul, o mais bem colocado é o Chile, em 24ª posição, enquanto a Argentina fica em 43º. Os EUA ficam em 13º lugar, atrás de Nova Zelândia, Canadá e outros.*
No quesito "oportunidades econômicas", a China é número 1.

Segundo o criador do índice, Felix Manquardt, o sucesso de um país depende de dois fatores: se ele está disposto a se transformar para atrair jovens e se tem capacidade econômica de fazê-lo.
"Por exemplo, jovens suecos têm a oportunidade de tirar um ano sabático para explorar diferentes profissões e países", disse ele ao Washington Post. Noruega e Suécia mutualizam os dados de desemprego. Se há uma vaga na Suécia, jovens noruegueses são pagos para se mudar para o país vizinho para preencher essa vaga".

* O aumento da violência urbana que provoca mais de 50 mil mortes por ano, a maioria absoluta de jovens negros e pobres está na raiz desta péssima colocação. Sem investimentos sociais, principalmente nas áreas de educação, cultura, esporte e emprego, fica difícil reverter este quadro.


* O ENEM terminou na semana passada e novamente foi possível constatar o enorme estresse a que são submetidos os estudantes brasileiros. Entendo que este processo de seleção para o ingresso ao curso superior no Brasil precisa ser reestruturado. Este modelo está esgotado.

* Cursos como medicina e engenharia tem uma característica elitista e para ser aprovado, a maioria dos alunos, depende de investimentos altos em cursos preparatórios, que não são acessíveis ao filho do trabalhador comum, que entra neste processo em clara desvantagem.

* A nossa vizinha, a Argentina, já começou a fazer mudanças neste processo de ingresso ao ensino superior, criando critérios mais homogêneos e universais. O Senado argentino aprovou uma lei que garante o ingresso universal nas universidades públicas do país. A reforma na “Lei de Educação Superior” extingue os exames de acesso às universidades e garante a gratuidade dos cursos nas instituições públicas.

Segundo o jornal “La Nacion”, o artigo 7 da nova lei institui que todas as pessoas que aprovem a educação secundária podem ingressar de maneira livre e irrestrita na educação superior”. A lei afirma ainda que é responsabilidade do Estado financiar, supervisionar e fiscalizar as universidades nacionais, além de fiscalizar e supervisionar as instituições privadas.

* A lei deixa expressa a proibição de qualquer tipo de taxa, tarifa ou imposto sobre os cursos de graduação das universidades públicas. Atualmente, as instituições cobram pelo ensino à distância, além da pós-graduação. A nova legislação também flexibiliza os critérios para que um estudante seja considerado aluno regular de uma universidade.

* Até o momento, somente universidades com mais de 50 mil alunos podiam estabelecer seus próprios critérios, como ter aprovação em pelo menos uma ou duas matérias por ano. A partir de agora qualquer instituição poderá fazê-lo.

* Não é difícil, é preciso bom senso e vontade política.


SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor de filosofia Wellington Trotta:

"Um dos sentidos da política é a ação, e toda ação precisa ser compreendida como um bem no intuito de segurança da cidade e do bem-estar dos seus cidadãos, pois o cidadão é a própria razão necessária da cidade, e esta só existe porque é um produto racional da vida nobilitante como necessidade. Por isso o homem é um ser gregário por dois motivos: primeiro, por buscar a satisfação e o desenvolvimento de suas aptidões; segundo, em função dessas aptidões desenvolverem-se socialmente pela educação conforme uma necessidade política."


UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

RAPIDINHAS DE MARX

“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”


HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, a volta do humor ácido de José Simão:

"PMDB é como halloween: se não der doces, faz travessuras!"


* Mais tarde um novo texto polêmico sobre a política nacional !!

4 comentários :

  1. Lamento Leitão, mas apesar do seu esforço em querer se colocar como terceira ou quarta via, está eleição no ano que vem está nas mão de Marquinhos, Janio e Alair, neste ordem de chances.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, tudo é possível num ambiente político de grande insatisfação. Sua análise é pragmática, tendo em vista a situação de momento, mas ..............as vezes, acontecem surpresas.

      Excluir
  2. Leitão, você está cego. Está escrito lá que a maioria é de trabalhadores, mas a maior bancada é de empresários, hehehehe

    ResponderExcluir