quinta-feira, 12 de novembro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Numa demonstração de cidadania e capacidade de mobilização, os profissionais da educação de Cabo Frio, sob a liderança do Sepe Lagos, fizeram neste 11/11 ( números emblemáticos) uma grande assembleia para reivindicar uma infinidade de direitos negados pela prefeitura, entre eles, o mais básico de todos: o direito de receber seus salários.

* Mesmo aqueles que receberam, no caso dos efetivos, tiveram "estranhos descontos" em seus salários, fato que se repete desde o início desta desastrosa administração Alair Correa. Querem passar um "atestado de idiota" no funcionalismo. Os erros são sempre para menos e nunca para mais !!

* O movimento conseguiu unir de forma muito firme concursados e contratados. A cidade vive uma momento limite onde a coragem precisa vencer o medo. Mesmo sob muita pressão os contratados mostraram o seu valor e que não estão mais dispostos a viver "debaixo do chicote" de um prefeito autoritário e uma secretária de educação omissa.

* A decisão da assembleia foi de greve geral por tempo indeterminado até que a prefeitura pelo menos pague o salário daqueles que trabalham pela educação na cidade. Enquanto os professores passam dificuldades diversas, a tal "elite governante" da cidade ostenta nebulosa evolução patrimonial, expressa por coberturas na praia, mansões e carros de luxo.
A crise é só no lombo do trabalhador !!

* Após a assembleia, os profissionais da educação saíram em passeata pela cidade parando em frente a "humilde" cobertura do prefeito na Praia do Forte, onde foram exibidos cartazes e palavras de ordem. Sem luta não há vitória !!

* O exemplo precisa ser seguido por outras categorias do funcionalismo público. Uma greve geral com a unificação das pautas de todos os servidores públicos pode ser um poderoso instrumento de pressão contra um governo que não dialoga e está voltado apenas para manter interesses e privilégios da "famiglia" e seus aliados do "andar de cima".


* No dia anterior os funcionários da "extinta" Comsercaf protestaram e invadiram a prefeitura também pelo não recebimento de seus salários. Jogaram sacos de lixo dentro da sede mostrando para o prefeito que sua administração é sinônimo destes dejetos.

* Não há crise que justifique o não pagamento de salários aos funcionários. Isso é um marco de incompetência e falta de zelo na gestão, independente de que partido for o prefeito.
Todo o nosso apoio aos profissionais da educação e aos funcionários que cuidam da limpeza da cidade !!


* Amanhã, 13 de novembro, a cidade de Cabo Frio completa 400 anos de existência. Representa um dos núcleos populacionais mais antigos do Brasil. Fica a pergunta para o cidadão: O que comemorar ?

* Penso que apenas as belezas naturais e culturais da cidade. O patrimônio natural e cultural resiste apesar das péssimas gestões a que a cidade foi submetida nos últimos 20 anos. Alair Correa e Marcos Mendes que se revezaram no pode durante este período, fizeram de tudo para atrapalhar, mas a cidade ainda resiste.

* Só não se sabe por quanto tempo mais vai resistir. Em termos de serviços públicos e direitos sociais o povo está pagando um alto preço. A negação e o descaso tem sido constantes. Cabe a população decidir se que continuar neste processo de degradação em 2016 !!


* Tem pesquisas eleitorais circulando na cidade com todo tipo de resultado, dependendo do contratante. A disparidade dos números chega a ser engraçada, até porque o mesmo instituto de pesquisa apresenta resultados diferentes no mesmo período de tempo. Repito: depende do gosto do contratante. Não caia nesta esparrela !!

* Algumas pesquisas tem caráter arrecadatório para a campanha, tentando convencer os possíveis doadores da viabilidade de candidaturas. Outras querem influir na cabeça do eleitor para mostrar "força política". Vote de acordo com sua consciência e esqueça as pesquisas. Talvez o seu candidato escolhido não vença agora, mas certamente seu voto vai fortalecer sua luta futura.

* Eleição não é disputa de campeonato e nem desfile de celebridades. Aliás, tratar político como celebridade é um grande equívoco. Ele é um servidor público que conseguiu seu cargo através do voto e deve ser cobrado por suas ações. Ele não te substitui, ele te representa. Parece uma sutil diferença, mas não é. É essencial que o eleitor compreenda esta relação.

* A verdadeira pesquisa é você eleitor se manifestando na urna, mostrando sua conformidade ou sua insatisfação com o que ocorre na cidade. Não é difícil saber quem apoia o caos que está aí e quem luta por mudanças. Basta um olhar atento ao presente e ao passado para que você conclua quem está do seu lado e quem está te enganando com arroubos neo-oposicionistas !!

• Entendo que pesquisas eleitorais deveriam ser proibidas de serem divulgadas em ano eleitoral porque interferem diretamente no voto do eleitor. É mais um efeito do poder econômico nas campanhas , que muitas vezes veicula pesquisas tendenciosas com este objetivo. Uma democracia de massa como a nossa, acrítica e despolitizada, fica suscetível a estas artimanhas políticas que sempre favorecem aos mesmos. O eleitor deve ficar livre para votar em quem quiser de acordo com suas concepções e visão de mundo. As pesquisas interferem neste processo aguçando o tal "senso comum" na sociedade.


* Ao longo destes últimos 20 anos mais de 9 bilhões de reais transitaram pelos cofres públicos municipais de Cabo Frio, mas ninguém em sã consciência consegue ver obras públicas, equipamentos urbanos e políticas públicas que justifiquem esta dinheirama. Na outra ponta, os dois últimos "ínclitos" administradores "esfregam" na cara da população uma evolução patrimonial inteiramente incompatível com os rendimentos auferidos na função pública. O orçamento público sempre esteve envolto numa total obscuridade e a nossa "brava" Câmara de Vereadores nunca fez esforço nenhum para clareá-lo para a população como é de sua obrigação constitucional.
É um verdadeiro escárnio !!

* Tem pessoas que dizem que não adianta tocar neste assunto, que grande parte da população não se importa, que considera a corrupção e o roubo de dinheiro público um fator secundário na política, porém, apesar de entender estas razões e até certo ponto concordar com elas, entendo que é pedagógico continuar "batendo nesta tecla" para pelo menos tentar fazer com que uma outra parte que não pensa assim, que não concorda e mostra indignação com tudo isso, entenda a necessidade da luta por mudanças neste processo político e neste modelo de gestão pública, onde transparência, participação popular e inversão de prioridades são fundamentais.

* Nem todo postulante a cargo público participa destas maracutaias, como também não merece ser colocado na “vala comum da política”. Com um pouco de esforço, boa vontade, critério, pesquisa e audácia você pode valorizar um pouco mais o seu voto, evitar a sua anulação e participar do processo democrático, apesar do quadro desalentador que vivenciamos.
Só a luta muda a vida !


* O Calendário Eleitoral das eleições municipais de 2016 já foi definido pelo Plenário do TSE. Durante sessão administrativa, na terça-feira, dia 10/11, ficou determinado que a eleição ocorrerá no dia 2 de outubro, em primeiro turno e no dia 30 de outubro, nos casos de segundo turno. O calendário também contém as datas do processo eleitoral a serem respeitadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

* O texto modificou o prazo para filiação partidária, que deve ocorrer até o dia 2 de abril de 2016, seis meses antes da data das eleições. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

* Já as convenções partidárias e a deliberação sobre coligações também foram afetadas e devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo estipulava que as convenções partidárias deveriam acontecer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

* Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até as 19h do dia 15 de agosto de 2016. Pela regra passada, esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho. Outra alteração produzida pela reforma eleitoral foi a redução da campanha eleitoral de 90 para 45 dias, começando em 16 dagosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto.

* Sempre é bom lembrar: Voto não tem preço, tem consequências !!


* O ROMPIMENTO DAS BARREIRAS DE CONTENÇÃO DE DETRITOS DA MINERAÇÃO NA CIDADE DE MARIANA(MG) NÃO FOI ACIDENTE.
FOI CRIME AMBIENTAL !!

* A mineradora Samarco (controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton), o governo de Minas Gerais e o Governo Federal não podem tratar o rompimento das barragens de Mariana como desastre inevitável. A lama já deixou 300 famílias desabrigadas, mais de 300 mil pessoas sem água, 25 mil estudantes fora das escolas e deve atingir ainda mai cidades que dependem do Rio Doce.

* Precisamos tratar com urgência, e em primeiro plano, da irresponsabilidade ambiental praticada tanto pelas empresas, que aumentam deliberadamente as barragens sem qualquer tipo de planejamento e com auto-inspeção, quanto pelos poderes públicos, que têm fiscalizações precárias, ao ponto de terem concedido licença ambiental para a Samarco mesmo após um laudo técnico elaborado a pedido do Ministério Público de MG ter alertado, em 2013, sobre os riscos de rompimento da barragem do Fundão.

* Em meio ao que já pode ser considerado um dos maiores desastres ambientais no país, a Câmara dos Deputados reinstalou uma Comissão Especial para analisar e votar a toque de caixa, com o apoio do governo federal e sem participação social, um projeto de lei que altera para pior o Código da Mineração. Dos 37 deputados que já integram a Comissão, 17 tiveram doações de empresas ligadas à mineração. O PSOL é contra.

* Estamos indo na contramão. Lamentável e irresponsável o papel que o governo de Pimentel, o governo de Dilma Roussef e a ampla maioria dos deputados cumpre no momento, abrindo espaço para que mais desastres acabem com vidas em nome do lucro. Agora é hora de reabrir a discussão sobre a regulamentação da mineração no Brasil, com efetiva participação das comunidades atingidas e foco na responsabilidade empresarial e no direito ao território e à dignidade humana.

* Fonte: Blog do Marcelo Freixo.


SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face da professora Denize Alvarenga:

"O povo do governo de MM me parava na rua para dizer que nosso movimento era pessoal, partidário, blablablabla....
Agora Alair vai à rádio para dizer o mesmo.
Ah, decide!
Nosso "pessoal" não escolhe pessoas, escolhe DIREITOS!"


UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

A QUESTÃO DO LIVRE MERCADO POR ROSA LUXEMBURGO

"A determinação da grandeza do processo reprodutivo depende - no sistema econômico capitalista - do arbítrio e do critério
do empresário individual. Seu impulso é a apropriação da mais-valia em progressão geométrica. Dessa forma, maior rapidez na
apropriação da mais-valia só é possível em virtude de um incremento na produção capitalista que a cria. Na produção de
mais-valia, a grande empresa encontra-se em todos os sentidos em posição vantajosa diante da pequena empresa. Assim o
sistema capitalista não só gera uma tendência permanente à produção geral, mas também ao incremento constante do processo reprodutivo, renovando-se a produção em escala sempre crescente. Há algo mais.

No sistema capitalista não é só a busca da mais-valia em si o que impulsiona incessantemente a reprodução. O processo reprodutivo transforma-se numa exigência, numa condição de existência econômica iniludível para os capitalistas individuais. Sob o regime da concorrência, a mais importante arma do capitalista individual, em sua luta pelo mercado, é o barateamento das mercadorias. Mas todos os métodos duradouros para abaixar os custos de produção das mercadorias, que não conseguem, pela redução dos salários ou pelo prolongamento da jornada de trabalho, um aumento da mais-valia e podem tropeçar com diversos obstáculos, resolvem-se numa ampliação da produção.

Quer se trate de poupar instalações e instrumentos, quer de usar meios de produção de maior rendimento, quer de substituir em grande escala o trabalho manual por máquinas, quer de aproveitar rapidamente uma oportunidade favorável do mercado para adquirir matérias-primas baratas, em todos os casos a grande empresa oferece vantagens diante da pequena e da média."


HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, o humor ácido de José Simão:

"O PT poupa o Cunha pra evitar o impeachment. O PSDB poupa o Cunha pra tentar o impeachment! Não tem virgem na zona!"


* Mais tarde, continuidade do humor e um pouco de poesia !!

6 comentários :

  1. O pessoal da consercaf tem que ir na porta do Tamoios hoje jogar lixo também nos vereadores que não fazem nada para defender eles. Vergonha essa cidade.

    ResponderExcluir
  2. O problema Leitão é que o povo gosta de votar em ladrões para ver se sobra para eles uma partezinha. Em cabo frio não tem jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem aqueles que querem mudanças. O caminho é o enfrentamento e participação. Não adianta mais manter os representantes desta velha política no poder.

      Excluir
  3. O coisa boa, diminui a propaganda eleitoral vamos ter menos tempo para ouvir mentiras e promessas, hahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Alair passou da conta ao chamar os professores e outros grevistas de idiotas e moleques. Não se pode mais reinvindicar para que o salário seja pago em dia, Está enterrando de vez sua carreira politica. A insatisfação do povo aumento todo dia, não só os professores e outros funcionários da prefeitura. Como comemorar 400 anos assim com esse clima.
    Assinado Um cidadão indignado.

    ResponderExcluir
  5. Passou da conta e perdeu o rumo há muito tempo !!

    ResponderExcluir