quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




* CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!

Opinião: Ciclovias, caminho vital para mobilidade urbana em Brasília.

Uma das boas novidades na efervescência de Brasília é a utilização maciça das bicicletas. No último domingo, era encantador observar turistas a passeio pelo Eixo Monumental e por outras grandes avenidas da capital sobre o modelo alaranjado que passou a fazer parte da paisagem local. Também era expressivo o número de moradores a circular pelas ruas, pelo simples prazer de contemplar a capital da República livre do casulo de ferro, vidro e aço dos automóveis. Para que essa imagem não fique apenas como um lance excepcional, comparado a um gol de bicicleta, convém voltar à reflexão sobre a imperiosa necessidade de se disseminar a mobilidade sobre duas rodas.

Ainda pouco utilizadas pela grande maioria dos brasilienses, as ciclovias constituem um caminho vital para a mobilidade. A capital conhecida pelo respeito à faixa de pedestres tem a oportunidade de obter outra conquista relevante, com a adoção generalizada do transporte por bicicletas. Caso a cultura ciclística consiga estabelecer uma convivência pacífica com a supremacia motorizada, a cidade reconhecida mundialmente como uma joia arquitetônica poderá exibir mais um exemplo de civilização e modernidade.

Um dos pontos fundamentais nesse debate refere-se à própria geografia do Distrito Federal. O desafio é encontrar solução que vença as grandes distâncias entre as aglomerações urbanas. Seria fabuloso oferecer condições para um morador do Guará ou do Gama, por exemplo, se deslocar até o Plano Piloto sem correr risco de atropelamento.

As reformas no transporte público, com a aquisição de novos ônibus, inauguração do Expresso DF e ampliação do metrô, deveriam contemplar os brasilienses ciclistas. Os benefícios são óbvios: maior diversidade de transporte, redução de engarrafamentos, menor poluição, menos sedentarismo.

Há outras questões relevantes. A política de incentivo ao uso da bicicleta precisa compreender a iluminação nas ciclovias, bem como a atenção à segurança policial. Seria fantástico, por seu lado, se repartições públicas e empresas privadas criassem espaços para os ciclistas estacionarem seus veículos e terem um ambiente para eventual asseio.

A chegada dos serviços de locação de bicicletas e a construção de ciclovias representam dois importantes marcos para tornar definitiva e permanente a cultura do ciclismo. Há muitas outras iniciativas que podem ser adotadas. Grupos organizados, normalmente bastante ativos, podem contribuir sobremaneira para que o brasiliense supere o estigma de que é feito de cabeça, tronco e rodas.


Carlos Alexandre
Jornal Correio Braziliense

3 comentários :

  1. É uma ótima idéia mas muito dificil de ser aceita por Alair. Existem grandes interesses por trás que envolvem a Salineira, táxis e os outros taxis alternativos.
    Geraldo.

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    1. Só Alair? Aumenta essa lista colega, por favor!
      Ainda tem a a acomodação de grande parte da população que gera uma enorme passividade. Ai fica muito fácil para os "acordões".
      Poucas lutas que nunca obterão nenhuma vitoria!
      Povo deixou o "lixo" acumulado, por muito tempo apodrecer....agora aguenta o fedor.
      ISSO É CABO FRIO! ISSO É SALINEIRA!

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  2. Tudo bem, concordo que estes caras não vão fazer, mas não inviabiliza a luta e a campanha. Muitas conquistas foram obtidas a partir de um sonho e de ideias que foram encampadas pela sociedade e levadas a cabo por um político sério que sucedeu alguns vendidos aos interesses privatistas.

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