domingo, 10 de abril de 2016

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS


* Este "novo" velho governo Alair fez esta semana a "enésima" troca de secretário na área da Saúde. Não adianta trocar secretários, tem que mudar a visão e a estratégia de política pública. Não se administra uma área tão sensível e importante de improviso. É preciso planejamento, investimento e gestão.

* A Saúde é um problema crônico em todo o país. Milhares de pessoas morrem nas filas ou na própria inoperância dos hospitais públicos, fruto deste descaso. É uma demanda sempre crescente, que entretanto não tem tido nos últimos anos investimentos diretamente proporcionais a estas necessidades. Mas no âmbito municipal, há municípios que podem mais e outros que podem menos, dependendo de sua capacidade orçamentária. 

* Num quadro comparativo no país, Cabo Frio é um daqueles que podem mais em função da relação arrecadação/contingente populacional, apesar da redução da arrecadação provocada principalmente pela queda dos royalties.  Não existem mais de dez cidades no país com cerca de 200 mil habitantes com cerca de 800  bilhões de orçamento anual. A cidade tem todas as condições de ter uma saúde melhor, independente das dificuldades nacionais na área.

* Esta é a política correta a ser adotada em saúde pública. Cobrir 100% do município com os postos de UBS - Unidade Básica de Saúde, agora denominada ESF's - Estratégia de Saúde da Família. Tratar e prevenir as doenças crônicas ou de base, descentralizando também a farmácia básica, visando reduzir as demandas emergenciais que geram maiores custos ao município. Estes postos precisam estar informatizados e preparados para que ali sejam feitas as marcações de consultas e exames especializados, eliminando esta odiosa Central de Marcação que nunca vai funcionar adequadamente, pois é um erro conceitual na área.

* Construir uma estrutura própria, principalmente um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Centro Ortopédico Municipal, equipar os hospitais com UTI's próprias, uma Cardiológica, uma Pediátrica e uma Neo-Natal, que podem ser adquiridas por financiamento de longo prazo, reduzindo as terceirizações apenas aos exames de maior complexidade.

* Acabar com a farra do assistencialismo e do derrame de recursos públicos para a iniciativa privada é possível, factível e viável, basta fechar os ralos da corrupção, fazer uma gestão técnica e competente, ter vontade política e espírito público de verdade. É um processo que precisa começar logo e que a médio prazo mudará a face da saúde do município.

* A saúde em Cabo Frio já enriqueceu e elegeu muita gente. Até quando a população vai permitir a continuidade destes governantes responsáveis por este caos ?

* O retorno das aulas na rede municipal de Cabo Frio expôs de forma clara as mentiras do prefeito e as mazelas estruturais das escolas do município. Mato nos pátios, salas sem sistemas de ventilação adequados, rachaduras e falta de pintura nos prédios, falta de água, merenda deficiente, falta de profissionais da educação, etc. São reveladores do descaso histórico com a educação no município que perpassa  o catastrófico governo Alair e atinge também o terrível governo Marquinhos.

* Enquanto permanecia a greve estes problemas vinham sendo escondidos dos alunos e da população. O sucateamento da educação no município é decisão política de quem não gosta da área. Daí a atrasar salários é apenas "um pulinho" !!

* Entretanto, esta semana a justiça atendendo ação do Sepe Lagos, impôs um novo revés a prefeitura determinando através de uma decisão judicial que o governo passe a efetuar o pagamento até o 5º dia útil do mês. Segue abaixo alguns trechos da sentença:

"A remuneração possui nítido caráter alimentar, servindo para o sustento dos servidores e de seus dependentes, não havendo sequer elementos concretos que conduzam à conclusão de que o Município de Cabo Frio, de fato, cumprirá o cronograma proposto de pagamento dos salários dos servidores da área da educação na 3ª semana do mês seguinte (entre os dias 15 e 21, dependendo do calendário), de sorte que a quitação das folhas de pagamento ficaria condicionada à ocorrência de determinados eventos futuros incertos.

Os servidores possuem o direito de receber os salários em dia, independentemente das motivações políticas que tenham levado a essa dramática situação, não havendo de se falar em impossibilidade fática do pagamento, mas em escolha política.
Com efeito, os servidores não podem e nem devem ser tolhidos do pagamento dos seus vencimentos, os quais lhe garantem a sobrevivência, sob pena de afronta à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho, princípios basilares da República Federativa do Brasil previstos no art. 1º da Carta Magna.
Nesse diapasão, não merece prevalecer a indisponibilidade de recursos públicos em detrimento do pagamento da remuneração dos servidores públicos, sob pena de ofensa aos preceitos da própria dignidade da pessoa humana, assegurada pelo artigo 1.º, inciso III, da Constituição Federal, do mínimo existencial e da vedação ao retrocesso."

E agora Alair, vai cumprir, recorrer ou protelar ?
 



* A banalização da criminalidade com roubos e assassinatos diários em Cabo Frio tem assustado a população. Inúmeras causas podem ser apontadas para justificar esta situação, mas uma me parece ser fundamental. Este modelo de desenvolvimento adotado nos últimos 20 anos que dividiu a cidade entre centro e periferia, com pesados investimentos no primeiro e "migalhas" de políticas públicas essenciais no segundo. 

* Isso provocou uma enorme desigualdade social, cuja maior consequência é o aumento do violência urbana. Massas de pessoas, principalmente jovens, sem emprego, sem educação, sem saúde e sem alternativas dignas de sobrevivência partem para transgressões ilegais, que começam com pequenos furtos, tráfico de drogas e vão até crimes mais graves como os assassinatos.

* Tudo isso foi proposital para criar uma grande massa de manobra eleitoral que garante mandatos sucessivos para os mesmos que comandam a "máquina municipal" durante todo este tempo. São ora aliados, ora adversários, dependendo de seus interesses pessoais de ocasião, mas o esquema de governo é o mesmo. Queimaram quase 10 bilhões de reais nestes últimos 20 anos, produziram estas mazelas sociais e ainda se acham grandes administradores públicos. A única variável social que cresce nesta cidade é a violência urbana. Cresce quase na mesma proporção que cresce os seus processos judiciais de desvios do dinheiro público. 

Será que um dia isso vai acabar?

* A prioridade dada pelo novo "velho" governo, fazendo em primeiro lugar uma obra faraônica na Praia do Forte e promovendo o alargamento de avenidas no centro urbano é a prova cabal da continuidade deste modelo. Enquanto isso, a saúde e a educação recebem "melhorazinhas", ao invés de um projeto sério e reestruturador. Os investimentos e as políticas públicas para a periferia ficam para um segundo plano. Tudo muito igual.

* As UPP's criadas no Rio de Janeiro tem também a sua parcela de "culpa" por este aumento da violência urbana sem precedentes na cidade, mas estes bandidos migrados encontraram aqui, pelos motivos citados acima, as condições ideais de "prosperarem quadrilhescamente".



* O que será que os nossos dois "bravos deputados" tem a dizer sobre esta terrível gestão no estado de um governo que eles apoiam ?
Aqui em Cabo Frio criticam duramente o tenebroso governo Alair ( com razão ) , mas falta coerência, coragem e independência para se posicionarem contra as arbitrariedades e desvios deste governo PMDB/PP que controla o estado há 08 anos.
Confira abaixo a última "sacanagem" com o trabalhador:


GOVERNO PISA NO SERVIDOR E PARCELA SALÁRIO
A decisão agora é oficial: o governo vai parcelar o salário dos servidores referente ao mês de março. A informação foi confirmada pelo governador em exercício Francisco Dornelles nesta quinta-feira (7). Com a receita atual do Estado, somente policiais (civis e militares), bombeiros e professores receberão o salário de forma integral. A previsão é que o pagamento seja feito no dia 14.
Este governo que atrasa o pagamento e parcela salários dos servidores, é o mesmo que paga a conta de luz de R$ 39 milhões da Supervia - controlada pela Odebrecht -, concedeu mais de R$ 6 bilhões em isenções fiscais só no ano passado e ainda pede mais um empréstimo para a Linha 4 do Metrô. Não falta dinheiro, falta prioridades!
A falência do Estado não é fruto da crise econômica que o país atravessa. É evidente que ela piorou a situação, mas as contas do Rio já haviam entrado em colapso muito antes, devido à irresponsabilidade dos governos peemedebistas de Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.
Seguimos juntos na luta com os servidores nesta luta. Os trabalhadores não vão pagar pela crise!

Fonte: EquipeMarceloFreixo


* Esta semana o "ínclito" deputado federal Marquinhos Mendes publicou na mídia local e redes sociais que tinha "sido inocentado" de sua atual inelegibilidade através de uma decisão da ministra do TSE, Luciana Lóssio. Não é verdade, o processo continua seguindo o seu curso. A decisão atende pedido para que o deputado possa apresentar nova defesa, pois segundo o pedido acatado pela ministra, os advogados do réu alegavam isso. O processo foi devolvido a instância estadual para o acatamento da decisão.

* Entretanto, sua assessoria de imprensa "esqueceu" de dizer que existe outra condenação no TSE, muito mais grave, determinando sua inelegibilidade em decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, atual presidente do tribunal. A decisão condenatória é robusta e expressiva com mais de vinte páginas. É um caso de difícil reversão !!

* Isso sem falar nas mais de 70 condenações no TCE,  nas contas reprovadas de 2012 aguardando julgamento da Câmara de Vereadores de Cabo Frio ( no momento engavetada com apoio de Alair ), uma condenação grave em 1º instância por oferecer dinheiro público a um dirigente do PT local em troca de apoio político ( Caso Abilio ), com as conversas gravadas do ato já aceitas como prova lícita, além de uma folha corrida de vários outros processos de dar inveja a Paulo Maluf.

* Pode anotar e me cobrar depois. Marquinhos Mendes está fora das eleições 2016 !!

* Nova pesquisa do ranking Alexa publicada no blog Iniciativa Popular Búzios sobre os blogs da Região dos Lagos. Confira abaixo:


RANKING ALEXA.

Os 10 melhores sites e blogs da Região dos Lagos em 4/4/2016

1º) - PORTAL RC24H - 8.946º
2)  - IPBUZIOS - 11.876º
3) - REPÓRTER EDUANDER SILVA - 12.271º
4) - HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE - 21.204º
5º) - JORNAL DO TOTONHO - 22.313º
6) - JORNAL FOLHA DE BÚZIOS - 27.457º
7) JORNAL DE SÁBADO - 27.615º 
8º) - RAFAEL PEÇANHA - 29.709º
9º) - JORNAL FOLHA DOS LAGOS - 31.183º
10º) - CIDADANIA E SOCIALISMO - 


* Recado importante do TRE:

Eleições 2016: prazo para regularizar título termina em um mês. 

Atendimento pode ser agendado pela internet ou pelo telefone
Atenção: 4 de maio é último dia para os eleitores que estão com o título cancelado regularizar sua situação eleitoral. O prazo que vale também para quem precisa tirar a primeira via do documento, transferir o domicílio ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso. O agendamento do atendimento pode ser feito pela internet, no site do TRE-RJ, ou pelo telefone (21) 2533-6400.

Biometria

No Estado do Rio, apenas os eleitores de Niterói e Armação dos Búzios votarão com o sistema biométrico de identificação em outubro. Nos demais municípios, mesmo quem não tiver feito o recadastramento biométrico poderá votar normalmente, desde que esteja com a situação eleitoral regular. Vale lembrar também que quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (2 de outubro) já pode tirar o título.

Segunda via

Já quem tiver perdido o título de eleitor e precisar tirar 2ª via do documento não precisa correr ainda para as zonas eleitorais. O prazo para fazer essa solicitação termina apenas no dia 22 de setembro, e não em 4 de maio. É importante destacar, porém, que na 2ª via não é possível fazer nenhuma alteração no título, como atualizar dados pessoais ou mudar o local de votação, por exemplo.




* Degelo antártico pode dobrar subida do mar

Colapso de partes do manto de gelo do continente austral pode, sozinho, elevar o nível global dos
oceanos em 1 metro até 2100, caso emissões não sejam cortadas e em mais de 15 metros até 2500.

Quando projetou em 2013 que a elevação do nível do mar neste século poderia chegar a 1 metro caso não cortássemos emissões de carbono, o IPCC, o painel do clima da ONU, fez uma ressalva importante: isso tudo aconteceria caso a Antártida não mudasse radicalmente seu padrão de degelo. O comitê de cientistas, porém, não conseguiu estimar quanto a mais o continente austral poderia contribuir para a subida dos oceanos. Um novo estudo acaba de fazer essa conta. E o resultado é assustador.

O colapso de porções do manto de gelo antártico, segundo a pesquisa, seria capaz de elevar o nível do mar em mais de 1 metro até 2100 e em mais de 15 metros até 2500. No pior cenário de emissões de gases estufa, portanto, o mar subiria cerca de 2 metros no planeta até o fim do século, extinguindo nações insulares e reconfigurando algumas das maiores cidades do mundo, como Rio, Bancoc e Nova York.

Os americanos Robert DeConto, da Universidade de Massachusetts em Amherst e David Pollard, da Universidade do Estado da Pensilvânia, produziram um modelo de computador que simula o esfacelamento de plataformas de gelo no litoral da Antártida, em especial na chamada Antártida Ocidental. Essas plataformas são imensas línguas de gelo flutuante que funcionam como barragens ou “rolhas” e garantem que as geleiras a montante delas – as maiores do mundo – não lancem gelo em excesso no oceano, aumentando o nível do mar.

Nos últimos dois ou três anos, alguns estudos vêm mostrando que as geleiras ocidentais já podem estar em colapso irreversível, devido à maior quantidade de água quente do mar atingindo as plataformas de gelo e derretendo-as de baixo para cima. Como a região antártica é em geral muito mais fria que o Ártico, o degelo superficial no verão (de cima para baixo, por assim dizer) é mínimo. Um estudo publicado em 2014 pelo glaciologista Ian Joughin, da Universidade de Washington, estimou que na ausência de derretimento superficial, o colapso da geleira Thwaites, uma das quatro maiores da Antártida Ocidental, se completaria em 200 a 900 anos.

Ao incluírem esse mecanismo num modelo de computador, DeConto e Pollard viram que era possível replicar com mais fidelidade o aumento do nível do mar no Plioceno e no último período interglacial. O modelo foi usado para projetar o degelo da Antártida até 2100 e até 2500, segundo três cenários de emissões do IPCC: o otimista, o mediano (considerado atualmente o mais provável) e o pessimista.
A dupla verificou que no cenário médio, a Antártida contribui com 58 cm para o nível do mar em 2100 e 114 cm no cenário pessimista no mesmo ano. Em 2500, o aumento da contribuição chega a 17 metros.

“O derretimento superficial provavelmente pode acelerar o ritmo de retração do manto de gelo e de quebra de plataformas de gelo”, diz Ian Joughin. “Acho que ainda é preciso fazer muita coisa para criar parâmetros melhores no modelo e nos processos que levam à quebra de plataformas de gelo. Então, embora haja potencial para causar a desintegração mais rápida da geleira Thwaites, eu acho que nossos resultados que indicam 200 a 900 anos ainda são válidos, embora [o novo estudo] provavelmente aponte para o prazo mais curto desse intervalo.”

O estudo foi publicado na quinta-feira (31) no periódico Nature. A matéria completa está no link abaixo:
http://www.observatoriodoclima.eco.br/degelo-antartico-pode-dobrar-subida-do-mar/



* A assertiva de que o enfoque das mudanças em relação ao meio ambiente está nas pessoas está correta. As decisões são tomadas pelas pessoas que podem ter sua consciência ambiental aumentada pelas novas informações, pelas possibilidades tecnológicas de diminuir impactos ambientais, pela maior aplicação dos conceitos de Educação Ambiental, etc.

* Porém, não podemos esquecer que as pessoas podem ser influenciadas pelo ambiente político e econômico na tomada de decisões, principalmente, em se tratando de governantes e CEO’s de grandes corporações, que muitas vezes tomam decisões contrárias à preservação ou conservação ambiental de forma negligente ou até mesmo proposital. O desenvolvimento sustentável precisa ser prática recorrente e presente nas políticas públicas governamentais e na atuação empresarial. Este é o grande desafio: conciliar os interesses econômicos com os ambientais.

* Não podemos esquecer também que neste mundo capitalista e neoliberal o lucro está acima da vida, e consequentemente, também das questões ambientais. É um equilíbrio ainda difícil nos dias de hoje. Cabe a nós, enquanto sociedade civil, as ONGs, os setores progressistas e conscientes da sociedade, fazermos a pressão necessária no sentido de avançarmos em todos estes processos. O planeta já demonstra sinais claros de esgotamento em várias áreas.

* Um outro modelo de desenvolvimento e consumo precisa ser pensado. A matéria acima confirma isso. Vivemos neste momento uma "coorporocracia". O ecocentrismo deveria dirigir este processo para o bem das sociedades futuras.
O planeta está pedindo socorro !!

SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, uma postagem na página do facebook do professor Aruan Drako:



"Essa esquerda não-governista só tem proposta utópica" disse o cara que apoia um governo há quase 16 anos no poder que vê e participa ativamente no desmonte de direitos trabalhistas e sociais básicos, ataques contra direitos humanos etc e não propõe efetivamente nenhuma solução que não seja "vote com mais força!"
 


UMA PITADA DE MARX

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono. 

MARX
Tá ao acesso de todos...
Vamos estudar?
A biblioteca Marx é uma dos maiores achados da internet, você não vai sair de mãos abanando. Clique aqui e baixe tudo que poder:https://goo.gl/58vkjX
Acervo do Conhecimento Histórico
APROVEITE ENQUANTO AINDA ESTÁ DISPONÍVEL!
A biblioteca Marx é uma dos maiores achados da internet, você não vai sair de mãos abanando. Clique aqui e baixe tudo que poder:https://goo.gl/58vkjX ‪#‎acervohistorico ‪#‎dicas ‪#‎livro ‪#‎ufpa ‪#‎unb ‪#‎ufrj ‪#‎usp ‪#‎ufmg ‪#‎unirio ‪#‎ufpe ‪#‎uerj ‪#‎história ‪#‎compartilha ‪#‎brasil ‪#‎marxismo ‪#‎marx ‪#‎engels



 HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do impagável José Simão :


"Temer recebe pedido de impeachment e grita: Não Vai Ter Golpe! "


* Mais tarde um novo e polêmico texto sobre o momento político nacional !!

10 comentários :

  1. Alair nunca gostou nem de estudar quanto mais de educação. Ele foi o prefeito que reduziu na lei orgânica o percentual de investimento em educação de 35% para 25%. Nem ele e nem sua família jamais gostarem de estudar, gostam muito é de dinheiro e até brigam por isso.

    ResponderExcluir
  2. Porra Leitão, ainda com essa babaquice que Marquinho não é candidato. É candidato e vai ganhar a eleição e recuperar a cidade. Tem grupo para montar um time de secretários experientes. Na urna não tem adversário, você e o resto não vão nem cheirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marquinhos está inelegível e fora das eleições em 2016. Ponto !!

      Excluir
  3. É preocupante essa situação na Antártica. Li a matéria toda e acho que as pessoas precisam se envolverem e se informar mais sobre essas questões ambientais. O governo dos principais países nada fazem e ignoram o problema em nome do neoliberalismo. É isso aí Leitão, é o momento do ecocentrismo.
    Paulo Campos.

    ResponderExcluir
  4. Não tem papel para fazer as receitas dos pacientes voce quer saude. Não tem luvas para fazer curativo vove quer saude. Não tem gasolina para abastecer os carros e ambulâncias voce quer saude. Tá de brincadeira !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. E esse governo de merda segue sem pagar os salários, descumpre decisão judicial, não carrega o vale transporte. Quando paga o salários vem cheio de erros e descontos irregulares, sempre contra o funcionário, nunca a favor. Contando os dias para acabar este governo de bosta !

    ResponderExcluir
  6. Hj a PF,MPF detonaram a prefeitura de gov.Valadares inclusive com a prisão de oito vereadores,qdo sera q irao fazer uma visitinha em CF

    ResponderExcluir
  7. Pois é, esta é uma pergunta que não quer calar !!

    ResponderExcluir
  8. Perdi até a contagem de quantos secretários a secretaria de saúde de Cabo Frio já teve. Um dia o governo que não é governo ainda acerta

    ResponderExcluir