"UMA IDEIA TORNA-SE UMA FORÇA MATERIAL QUANDO GANHA AS MASSAS ORGANIZADAS".
Karl Marx
quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
FELIZ NATAL E UM 2016 DE MUDANÇAS E PLENAS REALIZAÇOES. UM BREVE RECESSO E VOLTAMOS JÁ !!
* UM FELIZ NATAL A TODOS E QUE 2016 POSSA TRAZER AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS E QUE SEJA UM ANO DE PLENAS REALIZAÇÕES.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E VENCEREMOS QUALQUER CRISE, SEJA ELA DE NATUREZA POLÍTICA, ECONÔMICA, ÉTICA OU MORAL.
OBRIGADO A TODOS OS AMIGOS E LEITORES PELO CRESCIMENTO DO BLOG E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
VOLTAMOS JÁ !!
CLAUDIO LEITÃO.
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS
* TRABALHADOR QUE NÃO RECEBE NÃO PODE TRABALHAR !
Não tem muitas delongas. Neste momento não adianta longas análises. A situação é clara. O pagamento de salários do servidor público é obrigação constitucional. Soma-se a isso uma enorme lista de irregularidades e reivindicações legítimas não cumpridas. O desmando e a falta de planejamento na gestão não podem ser justificados por nenhuma queda de arrecadação.
* É covardia e canalhice com o trabalhador e a greve é a resposta limite a esta situação.
Todo o nosso apoio as diversas categorias do funcionalismo público de Cabo Frio que estão lutando pelos seus direitos mais elementares.
* O que ocorre em Cabo Frio e em várias cidades e estados do Brasil é a demonstração da falência do Estado como instrumento de redistribuição de riquezas. O Estado Brasileiro, em todas as suas esferas, tem donos. Não são os trabalhadores.
São os banqueiros, rentistas, empreiteiros e políticos corruptos.
* Só a união e a conscientização tão difícil de toda a classe trabalhadora pode começar a mudar esta triste realidade a partir de 2016 !!
* Apenas 03 agentes políticos falam na mídia local de Cabo Frio. Marcos Mendes e Alair Correa com total preponderância, agem como verdadeiros "canastrões" querendo fazer ver a população que são adversários.
MENTIRA !
* Ambos tem se encontrado as escondidas com regularidade, onde fazem "acertos não republicanos", articulando através destas ridículas briguinhas combinadas manter aquela falsa polarização que controla a cidade há 20 anos. O modelo de gestão é rigorosamente o mesmo que faliu a cidade.
* Eles sabem que ninguém fora de seus círculos pode assumir a prefeitura, pois se este agente político conseguir e realizar uma auditoria séria e independente, ambos sairão algemados da cidade. O rombo, os desvios, as fraudes e o roubo descarado do dinheiro público vão se revelar de forma inequívoca. Apenas eles tem a garantia de que um não vai investigar o outro. Os sucessivos mandatos dos dois mostram isso. Nada é investigado, apenas falado para estimular esta briga mentirosa e embusteira !!
* O outro agente político com acesso a mídia local é o deputado Jânio Mendes. A mídia só quer ouvir quem tem mandato como se a política fosse resumida apenas a questão eleitoral. Nas entrevistas o deputado se torna um paladino "seletivo" da ética e da mudança de araque. Faz duras críticas a tenebrosa administração Alair (com toda a razão), mas na maior cara de pau, poupa o não menos tenebroso governo Pezão, em que é vice líder, votando tudo o que pode contra o trabalhador e o servidor público. Os exemplos são vários e estão fartamente publicados nas redes sociais.
* O deputado, outrora combativo vereador, tornou-se um político pragmático, de grupo (este negócio de grupo me cheira a quadrilha política), transformando-se num repetidor de ordens do PMDB fluminense que comanda o Estado. Perdeu inteiramente a coerência política nos atos e discursos. Criticava duramente Marquinhos, mas a partir de 2010 e 2012 tornaram-se aliados. Neste momento ensaiam um rompimento por interesses pessoais e de grupos( olha esta tal de grupo aí de novo).
* Nós do PSOL que participamos ativamente dos últimos pleitos eleitorais da cidade (em 2012 tivemos 5.300 votos) e somos oposição independente a este carcomido e corrupto esquema que está aí, praticamente não temos espaço. Nos temem porque sabem que não regateamos perguntas e colocamos o dedo nas "feridas" da cidade. É facilmente observável o constrangimento dos entrevistadores quando falamos francamente à população. Muitas vezes a reprise destas entrevistas são canceladas. Este fato já aconteceu inúmeras vezes.
* Outros agentes também não tem espaços. Alguns apresentadores ainda tem a cara de de pau de fazer perguntas no ar deste tipo: Cadê o PSOL? Cadê o Claudio Leitão que não fala nada ?
Não convidam e querem que a gente se posicione. Nos resta usar as redes sociais para isso e lá colocamos o nosso posicionamento com a coragem e a coerência política de poucos nesta cidade.
* Vai mudar ?
Não sei, mas a luta por mudanças vai seguir para a contrariedade de uns e a satisfação de outros.
Só a luta muda a vida !!
* Para ilustrar o comentário acima, esta foi a última votação do deputado Jânio Mendes contra o servidor estadual. Sob as ordens de Pezão e do PMDB votou contra que o pagamento do servidor fosse transformado, através de lei, em uma prioridade orçamentária para 2016.
* A pergunta que fica: Se ele não concorda no Estado, concordará se for prefeito de Cabo Frio ?
Respostas para a redação.
* Já Marquinhos Mendes em sua sombria passagem pela Câmara dos Deputados também vem votando favoravelmente em toda pauta conservadora de Cunha e em todas as matérias contra o trabalhador, relativas ao arrocho fiscal propostas pelo governo Dilma.
É esta dupla que quer "salvar" Cabo Frio da falência ?
Só se engana quem quer !!
* Grande parte da massa populacional deste país se contenta com "melhorazinhas" e não exige reformas estruturais que possam dar uma guinada no processo de desenvolvimento e distribuição de renda. As ruas até demonstram querer isso. Hoje, com a diminuição das manifestações, estão nas ruas quem sempre esteve. Os movimentos sociais organizados, os sindicatos e os partidos de esquerda, apesar de suas divergências, falhas e idiossincrasias.
* A população precisa se mobilizar novamente em 2016 e ficar atenta ao debate eleitoral para saber quem realmente quer mudanças que provoquem rupturas com o atual estado das coisas.
Não há vitória sem luta !!
* Aqui em Cabo Frio, o PSOL é formado por trabalhadores, a maioria nunca exerceu cargo público, e por isso tem toda a legitimidade de ser crítico a estes governos de 20 anos que não contemplam a nossa visão de como deve ser gerida a cidade e as relações políticas que devem sem travadas com o legislativo e a sociedade.
* Temos total legitimidade de defendermos uma ampla renovação política. A população que julgue nossas ideias e propostas e se achar consequente nos dê uma chance de prová-las. Temos feito críticas políticas sem ataques pessoais e sem o uso de expressões chulas que ataquem a dignidade da pessoa, mas as vezes, estas críticas incomodam e na falta de argumentos para rebatê-las, temos sido vítimas de ataques pessoais, calúnias e difamações. Mas faz parte do caráter daqueles que praticam a "baixa e velha política" e até se orgulham disso.
* Uma coisa é certa. Nenhuma mudança política virá se continuarmos elegendo sempre os mesmos. Nenhuma mudança virá se não tivermos a coragem e a ousadia de implementarmos um largo processo de renovação destes quadros políticos, via processo eleitoral, independente dos riscos a serem assumidos. Já dizia Ghandi no século passado:"Seja você a mudança que quer ver no mundo".
Também podemos refletir sobre uma frase do brilhante poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht: "Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar."
* Enfim, meu caro leitor, a política em seu sentido mais amplo e não apenas aplicada a questões partidárias, faz parte do cotidiano de nossas vidas e tudo, tudo mesmo, depende de decisões políticas. Logo, temos que ir a luta e tentar acertar sempre, mas se for o caso, temos que aprender também com nossos erros.
A LUTA PRECISA SEGUIR EM FRENTE !!
* Para fechar com um pouco de humor, vale registrar a sagacidade de José Simão na crítica política sobre esta relação de "tapas e beijos" travadas entre PT e PMDB.
É impressionante como o PT se submete cotidianamente as chantagens desses "velhos caciques" do PMDB, representantes do que existe de mais atrasado na política brasileira: o patrimonialismo.
Depois os petistas ainda reclamam das críticas.
Diz a frase de José Simão:
"O PMDB quer até o ponto do pipoqueiro da Praça dos Três Poderes"
* Feliz Natal e um 2016 de mudanças e plenas realizações !!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
ARROGÂNCIA, CINISMO E DESFAÇATEZ
Neste final de 2015 estamos tendo a oportunidade de acompanhar aquelas entrevistas de fim de ano, numa rádio/Tv local, líder de audiência em seu horário, dos dois últimos prefeitos de nossa cidade, Marcos Mendes e Alair Correa, que governaram em rodízio, ora juntos e depois separados, os últimos 20 anos. Hoje, tivemos mais uma edição deste triste espetáculo.
Aliás, segundo muitos, na verdade, eles “desgovernaram” a cidade, já que tiveram à disposição durante este período, um orçamento extraordinário, próximo a 10 bilhões de reais e não se consegue ver equipamentos urbanos e políticas públicas que justifiquem tal dinheirama. O descaso com a periferia e o distrito de Tamoios, ao longo de todo esse tempo, é mais uma prova cabal da falta de compromisso com as questões populares. Sempre preferiram obras na orla da Praia do Forte e nas áreas centrais da cidade.
Daí nasce à análise dos fatos acontecidos nestas entrevistas que parecem uma comédia ou pior, uma tragicomédia. Dá para escrever uma “ópera bufa”, diante de tanta superficialidade nas análises e citações provocantes entre si com um humor de quinta categoria.
Em primeiro lugar, eles fizeram um desfile de acusações mútuas. Má gestão, desperdício do dinheiro público em políticas duvidosas, nepotismo, corrupção, entre outras, nos dando a sensação triste e sombria que ambos tinham razão.
Outra coisa comum foi o formato das entrevistas. Sempre com perguntas tranquilas, aquelas tipo “bola quicando” para facilitar as respostas dos bravos agentes públicos. Nenhuma pergunta “saia justa” ou mais polêmica é feita para não causar nenhum constrangimento aos dois dignos mandatários.
Os problemas e as carências da cidade estão aí, após estes fatídicos 20 anos, escancarados na cara de qualquer um e eles “vomitando” que fizeram um excelente governo com livrinhos e tudo contando esta estória. Um desfile de arrogância, cinismo e desfaçatez.
As falas pontuadas de demagogia barata, principalmente quando apelam para Deus, criam a impressão de estarmos vendo um “circo dos horrores”.
O pano de fundo de tudo isto está muito claro. Querem continuar polarizando as disputas políticas na cidade. Parece tudo um jogo combinado, pois interessa aos ditos cujos que não se consolide nenhuma alternativa política viável que possa confrontá-los futuramente. Querem um jogo de cartas marcadas para 2016.
Ambos os governos foram e são marcados por inúmeras denúncias de corrupção e ambos possuem fichas quilométricas de processos nas mais diversas esferas, eleitoral, civil e criminal. Ambos possuem uma elevação patrimonial incompatível com os rendimentos auferidos na função pública. Eles nem disfarçam este fato, está aí para quem quiser ver. Ambos continuam servindo aos “mesmos senhores” financiadores de suas campanhas políticas. Ambos jamais priorizaram a transparência nos atos e tratos com a coisa pública.
Não tenham dúvidas, se lá na frente “a casa ameaçar cair”, serão capazes de se juntar novamente para continuar infelicitando e saqueando a cidade com aquela velha ladainha que é “em nome de Deus” para o “bem de Cabo Frio”.
É inacreditável ver como a população de forma anestesiada por diversos motivos aceita e vota, anos após anos, nestes embusteiros. É inacreditável ver como alguns aceitam participar disso tudo por migalhas.
É impressionante ver como “eles” foram competentes em construir esta hegemonia política, através da distribuição de gordas portarias a quem poderia protestar, de gordas somas aos meios de comunicação que poderiam denunciar e de construir políticas públicas assistencialistas e fisiológicas de baixíssima emancipação cidadã a milhares de pessoas, nesta cidade, que cegaram para todos os outros desmandos que fizeram com o dinheiro público.
Precisamos admitir que neste momento “eles” estão ganhando o jogo. Estão dando as cartas da forma que querem.
Entretanto, a “bolha” das mazelas sociais de nossa cidade continua enchendo. Falta de pagamento de salários, aumento galopante da violência urbana, desemprego crônico, desigualdade social, saúde e educação em estado deplorável, a ausência de uma política habitacional popular, transporte coletivo deficiente, a falta de um projeto efetivo de qualificação profissional e de geração de empregos, além de outras.
Quando ela estourar afetará a todos.
Será que é só isso que podemos esperar para a nossa rica cidade ?
Até quando vamos aturar tamanha esculhambação ?
A resposta precisa ser encontrada em cada um de nós !!
“Somos criadores de nós mesmos, da nossa vida, do nosso destino e queremos saber disto hoje, nas condições de hoje e não de uma vida qualquer e de um homem qualquer.”
Antonio Gramsci
Claudio Leitão é economista, professor de história e membro da executiva municipal do PSOL Cabo Frio.
domingo, 20 de dezembro de 2015
CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!
CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!
ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!
* DOZE BONS MOTIVOS PARA IR DE BICICLETA
Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha quem deixa o carro de lado para usar a magrela. Entenda por que cada vez mais gente opta pela bicicleta como meio de transporte, ainda que eventualmente.
1 - Economia de tempo
Levo sempre 30 minutos no trajeto do trabalho até em casa, tendo trânsito ou não, com chuva ou com sol, em qualquer horário. De carro, esse tempo chegava a uma hora e meia, nos piores dias. Cheguei até a levar duas horas de carro nesse mesmo trajeto, em um dia de chuva! Os Desafios Intermodais realizados em várias cidades do país comprovam que a bicicleta é bem mais rápida que o carro nas grandes cidades nos horários de pico.
2 - Economia de dinheiro
Combustível, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo, balanceamento, mecânico, funilaria, retoque na pintura… Tudo isso fica para trás. E as peças e eventuais reparos de uma bicicleta têm custo muito baixo, principalmente se comparados com os de um automóvel. O investimento para adquirir o veículo também é muitíssimo menor.
3 - Menos stress no trajeto
Um sinal que abre e fecha três vezes, vinte metros à sua frente, permitindo a passagem de menos de meia dúzia de carros, não há Cristo que aguente.
4 - Mudança no humor
Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos. O humor melhora tanto no trabalho como em casa. E um relacionamento melhor com os colegas proporciona um ambiente de trabalho mais agradável para todos.
5- Produtividade no trabalho
A produtividade no trabalho aumenta, em decorrência do melhor humor e da diminuição do stress. A cabeça tranquila permite um melhor julgamento em situações críticas.
6- Menor preocupação com assaltos
Por incrível que possa parecer, ficamos muito mais tranquilos na bicicleta do que dentro de um carro em relação a assaltos. Se você vir uma pessoa com atitude suspeita perto de onde parou para esperar o sinal abrir, estando de carro só é possível rezar; na bicicleta, há uma visão muito abrangente do que está em volta, o que permite identificar rapidamente alguém com atitude suspeita, evitando o confronto. Além do mais, não dá para fazer sequestro relâmpago com ciclista.
7 - Não coloca vidas em risco
Uma pessoa tem que ser muito criativa para conseguir matar outra com uma bicicleta. Já com os carros, basta tentar acender um cigarro, atender o celular, mudar a estação do rádio, pegar um batom no porta-luvas ou mesmo olhar para o lado errado na hora errada e pronto, já existe a chance de ceifar a vida de alguém que está na calçada esperando um ônibus. Os veículos automotores causam 43 mil mortes e 153 mil internações no SUS por ano no Brasil. São números comparáveis aos das guerras. Para se ter uma ideia, no ataque às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001 morreram cerca de 3 mil pessoas, ou seja, temos mais de um World Trade Center por mês no nosso quintal, sem ninguém se comover além das famílias das vítimas.
8 - Não polui o ar que nossas crianças respiram
Em São Paulo, a poluição mata indiretamente vinte pessoas por dia, agravando e acelerando problemas como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão. E 90% das emissões de poluentes em São Paulo são causadas pelos veículos automotores. Cálculos rápidos: 90% de 20 mortes diárias significam que o uso de veículos motorizados causa 18 mortes por dia nessa cidade. E 85% da frota da capital paulista (setembro/2012) são compostas de motos e carros, resultando em mais de 15 óbitos/dia, decorrentes da escolha que as pessoas fazem na hora de se locomover. Não quero ser conivente com essas mortes.
9 - Respira-se um ar menos poluído
E não é só por não gerar poluição! Ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos veículos é mais poluído do que o ar do lado de fora. E quem diz isso não sou eu, é a Cetesb! E não só eles: o Instituto do Coração comprovou e a “Associação da Qualidade do Ar em Interiores dos Estados Unidos” também afirma isso. Entenda aqui por que ciclistas respiram menos poluição do que quem está nos carros.
10 - Saúde e vida mais longa
A atividade física regular previne doenças cardíacas e AVCs, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples e barata de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.
11 - Os resultados físicos são visíveis
Há aumento de massa muscular, queima de calorias e melhoria da capacidade respiratória. É uma academia ao ar livre, mais prazerosa e sem a sensação que muitas pessoas têm em relação a atividades físicas, quando elas são realizadas apenas com o objetivo de perder peso ou melhorar a aparência. Nesses casos, o exercício passa a ser encarado como uma obrigação e não um prazer, o que causa uma taxa de desistência muito grande (não é à toa que as academias hoje em dia obrigam a pagar algumas mensalidades antecipadamente na inscrição).
A utilização da bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda: passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante.
12 - Sensação de liberdade
Não há nada que pague passar tranquilamente de bicicleta por aquela fila de carros parados no congestionamento, não se sentir imobilizado no trânsito, ter 360º de visão, poder olhar o chão e o céu, notar casas, pessoas, cheiros, sons, árvores e pássaros, sentir o sol na pele, o vento no rosto.
Precisa mais?
Fonte: vadebike.org
Willian Cruz
sábado, 19 de dezembro de 2015
RAPIDINHAS...........
* Todas as prefeituras da Região dos Lagos já pagaram os salários de novembro e já tem acertos definidos para a quitação do 13º salário. Apenas a mais rica de todas, a de maior arrecadação, Cabo Frio, não pagou. Existe uma crise na arrecadação, mas a crise de competência é muito maior !!
* Com a "faca da justiça no pescoço" será que vai pagar na segunda-feira ?
Cara de pau e falta de vergonha na cara "eles" tem de sobra para descumprir ordem judicial !!
* Entretanto, nem sempre a canalhice e a opressão vencem !!
* Outro que não pagou o 13º salário e quer pagá-lo em "suaves prestações", tipo Casas Bahia, é o "ínclito" governador Pezão. Neste caso Jânio e Marquinhos, ambos Mendes, aliados do "bom gestor" não falam nada e acham até normal.
Só com muito óleo de peroba !!
* A Itaipava queria bancar toda a festa de fim de ano em Cabo Frio, inclusive shows e fogos. "De grátis", em troca de publicidade e marketing. A prefeitura não aceitou porque já tem acertos com empresários locais para a realização do reveillon. Alguém acredita neste papo ?
* Será que em Cabo Frio tem "empresários bonzinhos" para isso ?
Tem mutreta da grossa aí. Logo, logo vai aparecer !!
* Segundo uma "boca miúda" já tem cerca de 4 milhões de reais de dinheiro público empenhados para a festa. Vamos estar atentos. A crise é só para os trabalhadores !!
* O pagamento de salário do servidor é obrigação constitucional e o gestor que não cumpre deveria ir em cana. É prioridade. Festa de fim de ano é objetivo secundário. O turista não pode estar acima do servidor e da população local. Simples assim !!
* Se fizermos uma conta séria na cidade comparando os gastos de infraestrutura e pessoal para receber o movimento turístico e o que o município arrecada em termos de impostos com esta movimentação tenho quase certeza que dará prejuízo.
* Os "caras" querem é ganho político !!
* Quem ganha mesmo são os donos de negócios, principalmente hotéis, pousadas, bares e restaurantes. O que ameniza isso tudo é a possibilidade de uma maior geração de empregos, mas a grande maioria não tem a carteira assinada e recebe baixos salários.
* É lógico que não tem nada de errado o fato do empresariado ganhar dinheiro com a temporada de verão, mas a renda gerada na cidade com este modelo de turismo é pessimamente distribuída !!
* Este é o modelo de turismo "feito nas coxas" que os "gênios da administração pública" Alair e Marquinhos criaram para a cidade.
E ainda se acham experientes.
* A grande experiência que eles tem de fato é para dar explicações a Justiça e ao Ministério Público. Nesta área são PHD's !!
* Eles tem experiência também para "dar uma volta" na Receita Federal, escondendo a gritante evolução patrimonial que tiveram durante o tempo em que governaram, ou melhor, saquearam a cidade. São especialistas agrários também. Adoram "laranjas" !!
* Uma dúvida: A tal Comsercaf foi extinta ou não ?
Quem pode me informar ?
* Existe uma "maioria passiva" em Cabo Frio que não consegue perceber que a cidade não é "construída" para ela e por isso não luta por mudanças. Existe uma pergunta que não vem sendo respondida pela população: Para quem é a cidade e suas políticas públicas ?
Quem se habilita a responder ?
* A mudança do rito do impeachment de Dilma pelo STF foi uma dura derrota para Cunha. O "pilantra federal" e seus asseclas já maquinam uma forma de driblar o judiciário. Vamos ver o que vem por aí...............
* A inflação acelera e já chega a 10,71% ao ano pelo índice oficial. Todo mundo sabe que está muito acima disso. E os caras querem ainda subir mais a taxa de juros para alegria e regalo dos rentistas e banqueiros. Pois é PT, quem te viu e quem te vê !!
* No time de Dilma sai Joaquim Levy e entra Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda. Troca de seis por meia dúzia. A única diferença era que Levy queria arrochar e ferrar de vez com o trabalhador e Barbosa vai arrochar e ferrar aos pouquinhos !!
* Romário está retirando sua candidatura a prefeito do Rio para apoiar o candidato de Eduardo Paes, o agressor de mulher, Pedro Paulo(PMDB). O acerto envolve o encobrimento de sua conta na Suiça, no banco BSI, agregado ao BTG Pactual do banqueiro recentemente solto André Esteves, cujo diretor é Guilherme Paes, irmão do prefeito do Rio. Um negócio prá lá de nebuloso !!
* Como disse o grande jornalista esportivo Juca Kfouri: "Romário é tão oportunista na política quanto foi como jogador de futebol dentro da área" !!
* O Brasil virou o país do surf. Adriano de Souza, o Mineirinho, repetiu a façanha de Gabriel Medina no ano passado e sagrou-se campeão mundial em 2015. Vida longa ao surf brasileiro !!
* Uma pesquisa recente mostra que 76% dos brasileiros tomam remédios sem prescrição médica. A automedicação é um grande risco a saúde. São dados preocupantes.
* Trabalhei mais de vinte anos na indústria farmacêutica e sei bem como isso funciona. A propaganda dos laboratórios e as facilidades na legislação também contribuem.
Vamos devagar com isso galera !!
* Você, muitas vezes, arranja inimigos que não conhece pelo que fala, escreve e defende. Já dizia Martin Luther King: "Para criar inimigos não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa".
Já aconteceu com você ?
* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:
"Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã".
Victor Hugo
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
POESIA NUMA HORA DESSA !!
Nada é Impossível de Mudar
Desconfiai do mais trivial,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito
como coisa natural.
Pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural.
Nada deve parecer impossível de mudar.
Bertolt Brecht
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS
* Alair Correa e Marcos Mendes se encontraram na semana passada em segredo. Tem acertos sendo feitos. Não se engane, se Alair não for candidato, Marquinhos será o seu "preferido". Até porque Alair sabe que Marquinhos não vai investigar nada do que foi feito em seu governo, assim como Alair também se calou diante dos inúmeros desvios de grana pública acontecidos no governo do atual deputado federal, que vota tudo contra o trabalhador em Brasília, integrando a bancada de Cunha.
* Quem não se lembra do fechamento da SECAF por irregularidades insanáveis, leia-se roubo de dinheiro público. Providências tomadas: nenhuma !!
Se for feita uma auditoria séria e independente nas contas públicas municipais nos últimos 08 anos, tanto Alair quanto Marquinhos vão sair da cidade algemados !!
* Na ALERJ, o deputado Jânio Mendes vota tudo o que pode a favor de Pezão e contra o trabalhador. A gestão do Estado é tão ruim e temerária quanto a de Cabo Frio, mas as críticas são feitas apenas aqui de forma seletiva, poupando os aliados e financiadores de campanha.
* Estes são os líderes das pesquisas eleitorais em Cabo Frio. Estes são os caras que vão "salvar" Cabo Frio ?
Parece que grande parte da população quer apenas reclamar, mas não quer mudar nada.
Só se engana quem quer !!
* Os sindicatos dos servidores públicos de Cabo Frio obtiveram na justiça decisão liminar que obriga o arrogante prefeito Alair Correa a efetuar o pagamento do mês de Novembro, em atraso, nas próximas 72 horas e o décimo terceiro até o dia 20 de dezembro. O não cumprimento da decisão judicial implica em multa de 100 mil reais diárias, cujo custo é do próprio prefeito. O mesmo já declarou que vai recorrer. Não se esperava nada diferente de um contumaz descumpridor de leis, haja vista, a sua enorme folha corrida de processos.
* A ação representa a vitória da luta e da união dos funcionários públicos em movimento unificado. Todo o nosso apoio a luta reivindicatória dos servidores por seus direitos.
Só a luta muda a vida !!
* É impressionante a repetição de denúncias em Cabo Frio de contratos e licitações suspeitas favorecendo "empresas amigas" neste "novo" velho governo Alair. Isso reflete um "modus operandis" antigo, já praticado em seus mandatos anteriores. O mesmo acontecia no governo de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes.
* Na verdade, é um modelo de gestão corrompido por práticas pouco republicanas, que ocorrem há 20 anos na cidade, até porque o mestre e o pupilo, assim se tratavam carinhosamente, caminharam juntos durante muitos anos. Isso é justificado também pela longa folha corrida de processos das mais variadas origens, que ambos ostentam "garbosamente" e que parece não incomodar uma grande parte da população cabofriense, já que eleição após eleição, elege e reelege os mesmos para novos mandatos eivados dos mesmos vícios e práticas.
* Nas últimas eleições ambos só puderam ser candidatos devido a liminares concedidas pela justiça, que suspendeu julgamentos de processos, mas que num momento qualquer terão que ser julgados. Pouca gente lembra deste fato.
O “duelo” travado na mídia local e nas redes sociais por estes dois grupos políticos se torna um grande balaio de acusações mútuas, onde tristemente, ambos os lados tem razão. Não acho que nada deva ser desqualificado, inclusive novas denúncias, mas de que adianta denunciar os "mal feitos" de um e apoiar o outro ?
* Estranho é ver o "outrora combativo" Janio Mendes "entrar de cabeça" nesta "linha pragmática" da política com sua recente união com Marquinhos, a quem antes chamava de corrupto e quadrilheiro. Idem com relação ao seu comportamento na base política de Pezão, onde é vice-líder de um governo eivado em denúncias de corrupção, como é característico nas administrações do PMDB.
A população que faça seu julgamento.
* Tem muita gente em Cabo Frio preocupada e indignada com a corrupção e malandragem política em Brasília, mas faz "vista grossa" para o que acontece no "nosso quintal" com as verbas públicas do município.
Em troca, a maioria da população, recebe uma educação de segunda, uma saúde de quinta, um transporte de terceira, uma segurança pública de quarta e uma total ausência de políticas públicas nas áreas habitacionais, de meio ambiente e geração de emprego e renda.
* Qualquer mudança no quadro político, social e econômico da cidade não passa pela ação destes agentes políticos. Aliás, eles tem pavor de um processo de mudanças e renovação deste quadro. Vão fazer de tudo, inclusive usar a força da máquina e do poder econômico para calar vozes e impedir qualquer possibilidade que altere este status quo.
* Apesar de tudo isso, a mudança vai estar nas mãos da população quando estiver diante das urnas. Informação, renovação, critério e apuro serão palavras fundamentais.
* O diálogo acima mostra o ideário de democracia do PSDB. Quando a manifestação é contra os adversários políticos é expressão da liberdade democrática, mas quando a manifestação é contra seus governos desce a porrada porque é baderna. São ridículos e enganadores.
* Para reflexão de todos, reproduzo abaixo uma síntese de uma definição de democracia no modelo capitalista escrita pela professora de Ciência Política da Universidade de York, Toronto, no Canadá, Ellen Wood. Leia, reflita e se quiser opine:
"Capitalismo e Democracia
Interessa me deixar claro desde o começo que para mim, o capitalismo é em sua análise final incompatível com a democracia, se por “democracia” entendemos tal como o indica sua significação literal, o poder popular ou o governo do povo. Não existe um capitalismo governado pelo poder popular no qual o desejo das pessoas seja privilegiado aos dos imperativos do ganho e da acumulação e, no qual, os requisitos da maximização do benefício não ditem as condições mais básicas de vida.
O capitalismo é estruturalmente antitético em relação à democracia, em princípio, pela razão histórica mais óbvia: não existiu nunca uma sociedade capitalista na qual não tenha sido atribuído à riqueza um acesso privilegiado ao poder. Capitalismo e democracia são incompatíveis também, e principalmente, porque a existência do capitalismo depende da sujeição aos ditames da acumulação capitalista e às “leis” do mercado das condições de vida mais básicas e dos requisitos de reprodução social mais elementares, e esta é uma condição irredutível.
Isso significa que o capitalismo necessariamente situa cada vez mais esferas da vida cotidiana fora do parâmetro no qual a democracia deve prestar conta de seus atos e assumir responsabilidades. Toda prática humana que possa ser convertida em mercadoria deixa de ser acessível ao poder democrático. Isso quer dizer que a democratização deve ir da mão da “desmercantilização”. Mas “desmercantilização” por definição significa o fim do capitalismo."
* O caso mais emblemático de oportunismo político em Cabo Frio, hoje, está na postura política dos neo-aliados Jânio e Marquinhos, ambos Mendes. Fazem uma crítica dura (com toda a razão) a gestão corrupta, temerária e incompetente deste "novo" velho governo Alair, mas se calam vergonhosa e covardemente quanto a mesma gestão corrupta, temerária e incompetente do governo Pezão, que está falindo o Estado do Rio de Janeiro.
* Estes são os caras que vão "salvar" Cabo Frio ?
PUTZ !!
Só se engana quem quer !!
* Estou preocupado com o nosso ex-presidente operário, Luiz Inácio Lula da Silva. Acho que ele é o cara mais enganado do Brasil. No episódio do Mensalão foi enganado por Delúbio Soares, Silvinho "Land Rover", José Genuíno e o amigo do peito José "Consultor Geral" Dirceu (que está em cana). Neste episódio mais recente do Petrolão foi enganado pelo diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa ( em prisão domiciliar), pelo "amigo churrasqueiro" Pizzollato (em cana na Itália) e vários outros parlamentares próximos que receberam propina do esquema.
* Agora na Lava Jato foi enganado pelo "amigo fazendeiro" Bumlai(em cana) pelo senador Delcídio do Amaral( em cana), pelos filhos investigados por suspeita de enriquecimento ilícito e tráfico de influência, além de outros colaboradores próximos.
* Foi enganado pelos neo-aliados, Temer, Renan, Eduardo Cunha, além de outros "velhos vigaristas" da política nacional que estavam quase enterrados, mas que ele desenterrou e trouxe para junto do governo. Acho que foi enganado até pela Dilma, que está permitindo investigações livres pela Polícia Federal incomodando e prendendo estes "amigos".
* Em todos os casos "ELE NÃO SABIA DE NADA QUE ESTAVA ACONTECENDO". Será que existe um cara mais enganado no país ?
* Só se for a população de Cabo Frio enganada por este escabroso governo Alair !!
SESSÃO DESABAFO
* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do contador Cesar Mondaini:
"Acompanhando tudo o que acontece na cidade de Cabo Frio eu acabo me lembrando do seriado "Walking Dead", porque parece que os cidadãos daqui caminham esfarrapados, rotos, sujos, sem lideranças e buscando apenas alimento através do canibalismo.
Ser devorado por zumbis ou por maus políticos não faz muita diferença, pois ambos vão lhe levar a um fim trágico, preso, por certo, às garras monstruosas e aos dentes macabros de quem vai lhe tirar a última gota de sangue, de suor, quiçá de cerveja, meio parafraseando Caetano.
A situação caótica da cidade alardeada por tantos, mas combatida por poucos, leva a crer que há algo de podre no reino da Dinamarca, uma vez que somente o alcaide Alair Correa e o governador Pezão (imagina ser governado por um cara com esse nome? E se ele lher der um pé-na-bunda?) conseguiram instalar a desordem econômica social e econômica em seus domínios administrativos e eleitorais. Está claro que muitos municípios da região não pregam o terror e nem ameaçam “meter o pau” em seu funcionalismo.
Deixar de pagar salários, limpar as ruas, concluir obras orçadas e iniciadas é terrorismo psicológico, emocional e até mesmo físico, afinal apanhar de pau por reivindicar direitos e salários não pode ter outra adjetivação: terrorismo. Ainda mais quando se aproxima o Natal, o verão e as festividades sazonais da época em que tradicionalmente se cultiva o amor, alegria, não o ódio, não a hipocrisia.
Seria injusto imaginar que tudo isso serve para pressionar os bancos oficiais (Caixa e Banco do Brasil) a conceder o empréstimo pleiteado pelo prefeito, seria também injusto supor que o prefeito pode não estar satisfeito com a população que o elegeu, porém mais injusto ainda seria dizer que o prefeito perdeu o juízo e o medo.
Longe disso, alheios a tudo, os silentes vereadores: coniventes? Omissos? Negligentes? Ou também perderam o juízo e o medo? Não, não é isso, não perderam o medo, apenas não tem coragem! Coragem de enfrentar uma administração eleita para governar um povo que também os elegeu. Sem coragem podemos dizer que estão todos os secretários, depois de serem publicamente esculachados, chamados de robôs e sequer pediram demissão, podiam ao menos se indignar, seria um bom começo se vergonha também não lhes faltasse."
UMA PITADA DE MARX".
* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.
CAPITAL E TECNOLOGIA
"O capital não cria a ciência e sim a explora apropriando-se dela no processo produtivo. Com isto se produz, simultaneamente, a separação entre a ciência, enquanto ciência aplicada à produção e o trabalho direto. Enquanto nas fases anteriores da produção a experiência e o intercâmbio limitado de conhecimentos estavam ligados diretamente ao próprio trabalho, não se desenvolviam tais conhecimentos como força separada e independente da produção, e portanto, não haviam chegado nunca em conjunto além dos limites da tradicional coleção de receitas que existiam desde há muito tempo e que só se desenvolviam muito lenta e gradualmente (estudo empírico de cada um dos artesanatos). O braço e a mente não estavam separados."
HUMOR DA HORA
* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma piadinha do cotidiano popular:
A loira não conseguia passar no teste para nenhum emprego. Resolveu tomar uma atitude extrema para ganhar dinheiro: - Vou sequestrar uma criança! - pensou! Com o dinheiro do resgate eu resolvo a minha vida... Ela encaminhou-se para um playground, num bairro de luxo, viu um menino muito bem vestido, puxou-o para trás da moita e foi logo escrevendo o bilhete: 'Querida mãe isto é um sequestro. Estou com seu filho. Favor deixar o resgate de R$10.000,00, amanhã, ao meio-dia, atrás da árvore do parquinho. Ass: Loira sequestradora.
Então ela pegou o bilhete, dobrou- o e colocou no bolso da jaqueta do menino, dizendo: - Agora vai lá e entrega esse bilhete para a sua mãe. No dia seguinte, a loira vai até o local combinado. Encontra uma bolsa. Ela abre, encontra R$10.000,00 em dinheiro e um bilhete junto,dizendo: 'Está aí o resgate que você pe diu. Só não me conformo como uma loira pôde fazer isso com outra...
* Daqui a pouco um pouco mais de humor e poesia porque na vida real a coisa está feia, rsrs !!
terça-feira, 15 de dezembro de 2015
O BOTECO DO PT
Sentado no Boteco do PT, entre 2003 e 2014, o brasileiro escolheu iguarias no cardápio, fartou-se e dependurou a conta – que chegou em 2015! O freguês se espantou: como? Os preços do cardápio eram baratos!
Ora, explicou a gerente do boteco, já não tenho crédito e tudo sobe – a luz, o gás, o telefone. Veja a inflação! Acha que compro, hoje, alimentos pelo mesmo preço que no passado? Já tive que despedir vários empregados.
A crise brasileira é a crise da democracia virtual que predomina no Ocidente. Desde quando se introduziu o sufrágio universal, a suposta democracia política jamais coincidiu com efetiva democracia econômica.
Na economia capitalista não existe democracia. Existe apropriação privada, competitividade, submissão aos ditames do mercado e não aos interesses da nação. Todas as vezes que se fala em democratizar a economia, como uma simples distribuição de renda, as elites puxam as armas – golpes de Estado, evasão de divisas, guerras. Hitler e Mussolini que o digam. Jamais teriam feito o que fizeram se não tivessem contado, no início de seus mandatos, com a cumplicidade das elites europeias e estadunidenses.
O PT conhecia as regras do jogo da democracia virtual. Por isso, lançou a carta ao poder econômico na campanha presidencial de 2002, conhecida como “Carta ao povo brasileiro”. Em 12 anos de governo, o Partido não promoveu nenhuma reforma estrutural, para não ameaçar o quinhão das elites. No entanto, implantou políticas sociais que, de fato, livraram da miséria 45 milhões de brasileiros.
A falta de reformas, como a agrária, impediu que as políticas sociais ganhassem sustentabilidade. E o Brasil prosseguiu na dependência do modelo econômico neocolonial: exportação de produtos primários e matérias-primas (hoje, commodities), captação de capital externo etc. Basta lembrar que, nos últimos 12 meses, o governo pagou ao sistema financeiro, de juros da dívida pública, R$ 510 bilhões, cinco vezes mais que o orçamento anual da Saúde, que é de R$ 100 bilhões.
O poder econômico aceita tudo, menos a redução de sua margem de lucros. Por isso, compra políticos e juízes, contrata lobistas, distribui propinas, interfere nas leis, manipula o noticiário.
Acuado, o governo, vendo o boteco vazio, entregou a ele o controle da política econômica – o ajuste fiscal, que penaliza apenas os mais pobres. Ora, o poder econômico é ganancioso. Agora quer também o poder político. Daí a tentativa de impeachment de Dilma, cujo fiador é o PMDB.
O PMDB vive o drama hamletiano: presidir ou não, agora, o Brasil? Se Michel Temer deixar passar o cavalo encilhado que se apresenta à sua porta, pode perder a única oportunidade de se tornar presidente e, quem sabe, retornar eleito em 2018 se lograr salvar o boteco da falência.
Se montar, sabe que corre o risco de ter em mãos um boteco inadimplente, com a crise se arrastando até 2018, vários partidos da base aliada lhe fazendo oposição, e o Executivo obrigado a saciar a gula infindável de seus correligionários por cargos e benesses.
Quem sobreviver, verá.
Frei Betto é escritor.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
RAPIDINHAS............
* Ao prefeito Alair Correa de Cabo Frio: Salário é despesa obrigatória e não pode ser postergada. Em qualquer lei orçamentária isso está previsto. A Constituição Federal, a Estadual e a lei Orgânica do Município atestam isso. Fora disso é entrar na justiça por crime de responsabilidade.
* Aliás, tanto o Sindicaf quanto o Sepe Lagos entraram na justiça exigindo o cumprimento desta medida legal básica.
* E os "vereadores do silêncio" o que tem a dizer sobre isso ?
Tenho dito: Informação e renovação são palavras chaves para 2016 !!
* Tem funcionário público sem salário passando por grandes dificuldades, inclusive na hora de colocar comida na mesa da família. Este é o lado dramático e covarde de todo este processo mal conduzido pela prefeitura.
* Agora em todo ato de protesto os sindicatos estão pedindo a colaboração de todos com a doação de alimentos não perecíveis. A que situação chegamos pela gestão incompetente e desumana deste "novo" velho governo Alair !!
* Frase "bravateira" do prefeito Alair esta semana: "A partir de agora eu vou sentar o cacete. Ninguém vai me matar politicamente e historicamente".
A pergunta: E precisa ?
* O cacete está tão mole que já não mete mais medo em ninguém !!
* Novamente ficou clara a dificuldade do prefeito Alair Correa em dialogar com os sindicalistas e o funcionalismo em geral.
* Isso é antigo na cidade. Tanto Alair quanto Marquinhos misturam todo o tempo o público com o privado e acham que a prefeitura é um "feudo familiar". Alias, eles não acham, eles tem a mais absoluta certeza !!
* Negligenciar a UPA e não abrir adequadamente o HCE em plena temporada de verão é uma temeridade !!
* Já disse aqui e vou repetir: a saúde em Cabo Frio já enriqueceu muita gente, já elegeu muita gente e agora está matando muita gente !!
* Por falar em reprise, vai mais uma:
Político ladrão, pilantra e incompetente com a "caneta na mão" é muito mais daninho para a sociedade do que o ladrão comum !
* Entretanto, o caos na saúde não é ação apenas do governo Alair. O péssimo governo do ex-prefeito Marcos Mendes também tem responsabilidade na área. É um acúmulo de descaso e roubo de dinheiro público na área.
* Também é bom lembrar aos "marquinistas" que protestam contra este nefasto governo Alair que a dívida com o Ibascaf e a falta de estrutura nas escolas também vem desde o governo do ex-prefeito multiprocessado.
* Alair Correa e Marcos Mendes se encontraram na semana passada em segredo. Tem acertos sendo feitos. Não se engane meu caro leitor, se Alair não for candidato, Marquinhos será o seu "preferido".
* Até porque Alair sabe que Marquinhos não vai investigar nada do que foi feito em seu governo, assim como Alair também se calou diante dos inúmeros desvios de grana pública acontecidos no governo do atual deputado federal, que vota tudo contra o trabalhador em Brasília, integrando a bancada de Cunha.
* Quem não se lembra do fechamento da SECAF por irregularidades insanáveis, leia-se roubo de dinheiro público. Providências tomadas, nenhuma !!
* Se for feita uma auditoria séria e independente nas contas públicas municipais nos últimos 08 anos, tanto Alair quanto Marquinhos vão sair da cidade algemados !!
* Que papel patético fez Marquinhos esta semana em matéria veiculada no Jornal Nacional se colocando atrás de Leonardo Picianni(PMDB-RJ) quando o mesmo era filmado e entrevistado sobre a sua retirada da liderança da bancada do partido na Câmara dos Deputados. Ficou dando uma de "papagaio de pirata" tentando aparecer driblando os inúmeros microfones.
* Deputado do baixo clero da casa sempre age assim. Não tem luz própria e busca os holofotes alheios. Comédia !!
* O nosso nobre deputado estadual Jânio Mendes tem sido um ávido crítico do caos administrativo e financeiro deste triste governo Alair, mas se cala vergonhosamente em relação ao mesmo caos que ocorre no governo do Estado do aliado Pezão, do nefasto PMDB fluminense, onde é vice líder.
* O deputado está ficando especialista em "ética seletiva" e pós-graduado em "indignação seletiva".
Só se engana quem quer !!
* Pezão e Cabral estão envolvidos na Operação Lava Jato. Receberam propina para a campanha eleitoral.
* Esta semana anunciei minha pré-candidatura a prefeito de Cabo Frio. Vamos novamente enfrentar estes grandes esquemões da cidade, em que "os caras" são ora aliados e ora adversários de acordo com suas conveniências pessoais e de grupos. O PSOL vai estar novamente na trincheira de luta oposta a deles.
* Cuidado com as "caras novas" ligadas aos velhos caciques políticos. Este talvez seja o novo engodo para 2016. Muda-se o nome e repete-se as práticas e as mamatas. Não é difícil perceber. Basta apenas prestar um pouquinho mais de atenção. O discurso é até bonitinho, mas falta profundidade nas análises, conteúdo e coragem para romper as amarras do passado.
* Ter coerência e independência política não é para qualquer um !!
* O "pilantra federal" Eduardo Cunha segue fazendo manobras no submundo da política nacional para adiar seu julgamento no Conselho de Ética da Câmara. É de fato PHD em pilantragem !!
* Ele não pega nada, nem uma "zica". Acho que o pernilongo só vai morder ele quando estiver na cadeia !!
* As manifestações de rua contra o impeachment de Dilma foram um fracasso de público. Nem os "malandros" do PSDB apareceram. Tinha tanto boneco inflável que parecia uma marcha da Disney !!
* É óbvio que o vice Michel Temer está por trás deste processo. Quer sentar na macia poltrona presidencial.
* Aliás, em caso do afastamento de Dilma, a linha sucessória é de doer. Verifique, analise e veja se vale a pena retirar a Dilma do governo !!
* Ser contra o impeachment não quer dizer defesa deste horroroso governo Dilma. É apenas a manutenção da ordem democrática. Penso que os motivos elencados para o fato são frágeis juridicamente. Nesta quarta o STF vai decidir sobre o processo.
* Esta semana a ONU anunciou que o Brasil regrediu na classificação mundial em relação ao IDH. Saímos do 74º lugar para o 75º em 188 países. Estamos atrás de alguns países africanos.
* Isso mostra que mesmo após 13 anos de governo do PT "outrora partido dos trabalhadores" e suas políticas compensatórias como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, PAC, entre outros, tivemos pífios avanços nas questões sociais.
* A maior parte do orçamento do país é usado para pagar a dívida pública. Abaixo publiquei minha monografia de finalização do curso de História na Universidade Estácio de Sá, onde faço uma análise de todo este processo de endividamento e seus custos sociais.
* É um pouco longo, 69 páginas, mas quem quer conhecer um pouco sobre a problemática da dívida pública brasileira vai ficar estarrecido com os números e formas de contratação.
* Numa outra ponta, a inflação acelera e já passa de 10% ao ano. Aumentar as taxas de juros para conter a inflação revela-se um fracasso. Agrava apenas a dívida pública e faz a festa dos rentistas e banqueiros.
* O PT paga o preço de não ter feito nenhuma mudança estrutural no país. Emancipou as pessoas pelo consumo e não pelos direitos sociais.
* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:
"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo".
Abraham Lincoln
* Mais tarde um novo e polêmico testo sobre a política nacional !!
terça-feira, 8 de dezembro de 2015
A PONTUALIDADE COM A DÍVIDA PÚBLICA E O DESCASO COM A DÍVIDA SOCIAL
MINHA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - CAMPUS CABO FRIO.
UMA ANÁLISE DA DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA DESDE O PERÍODO COLONIAL ATÉ OS DIAS ATUAIS SOB UMA ÓTICA CRÍTICA. O TRABALHO ESTÁ FORMATADO NUMA LINGUAGEM ACESSÍVEL, SEM O "ECONOMÊS" USUAL, MOSTRANDO O CUSTO SOCIAL DO ENDIVIDAMENTO BRASILEIRO EM CONTRAPONTO A ANÁLISE NEOLIBERAL, QUE PRIORIZA APENAS OS ASPECTOS LIGADOS A FINANCEIRIZAÇÃO DA DÍVIDA.
Share Trabalho_de_Conclusao_de_Curso__Claudio.pdf - 2 MB
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
NOTÍCIAS OPINIÕES E FATOS
* No início de 2016 serão intensificadas as conversas visando as alianças políticas para as eleições municipais. E mais uma vez vamos assistir ao triste espetáculo das alianças nebulosas, sem nenhuma base programática, sem nenhum projeto efetivo para a cidade. Vamos assistir a acordos movidos por cargos e interesses pessoais e de grupos.
* Vamos assistir a desafetos e adversários políticos, na maior cara de pau, se unirem usando aquele velho e mofado jargão político: "Alianças para o bem de Cabo Frio". Isso não engana mais ninguém !
Até quando o cidadão cabofriense vai acreditar e continuar caindo nesta verdadeira "esparrela" ?
Será qua os resultados políticos e os índices sociais colhidos nestes últimos 20 anos não nos ensinaram nada ?
* Este modelo de gestão corrupto e irresponsável que faliu a cidade e roubou a esperança de grande parte da população precisa ser mudado. O entrelaçamento entre estes velhos caciques políticos e seus novos e velhos aliados com a elite empresarial da cidade, que banca estas campanhas milionárias, só será rompido por quem tem independência e nenhuma relação com as velhas práticas políticas que imperam em nosso município.
* As notícias no início do ano vão dar conta destas alianças. É só esperar e analisar com mais apuro e critério. De nossa parte, vamos estar na trincheira contrária, enfrentando todo este esquemão montado para que nada mude. Após pensar e discutir a questão política com os companheiros do PSOL resolvi colocar novamente meu nome a disposição para disputar a prefeitura de Cabo Frio. Em breve faremos um anúncio oficial de minha pré-candidatura a prefeito de Cabo Frio.
* Apesar de todas as dificuldades conjunturais e estruturais temos capacidade técnica, política e estatura ética e moral para fazer este enfrentamento político contra qualquer um. Alguns que serão candidatos são notórios frequentadores de tribunais com uma imensa folha corrida de processos. Se a justiça eleitoral fizesse o seu papel estariam banidos da vida pública. São notórios ladrões do dinheiro público que precisam ser defenestrados pelo voto popular.
* Outros se colocam como "caras novas", mas estão diretamente ligados aos velhos caciques municipais ou estaduais que reproduzem este mesmo modelo injusto de gestão pública que favorece uma elite endinheirada em detrimento da maioria da população que a cada ano vê sua condição se deteriorar em termos de seus direitos sociais e da prestação adequada de serviços públicos, principalmente saúde, educação, saneamento básico e habitação popular.
* As transformações são sempre fruto de ações coletivas. Elas impulsionam o que muitos chamam de "impossível" a se constituir numa realidade concreta. Depende de cada um de nós.
* A mudança política que pode vir acompanhada de um largo processo de renovação, tanto no legislativo quanto no executivo cabofriense, vai exigir da população coragem, ousadia e a capacidade de assumir os riscos e a responsabilidade que o momento atual impõe. Nada acontece ao acaso.
* Estaremos de novo neste embate, pois, só a luta muda a vida !!
* O Orçamento é peça chave na administração pública. Pela destinação orçamentária dos recursos percebe-se qual a prioridade de cada governo e também o grau de comprometimento do legislativo com a correta fiscalização dos recursos públicos, já que a peça orçamentária precisa ser votada e aprovada pelos parlamentares. Os governos, por sua vez, não têm a menor vontade de tornar claro e transparente para a sociedade este instrumento para que ninguém saiba corretamente a destinação que está sendo dada aos recursos públicos.
* Em Cabo Frio, a Prefeitura, ao longo dos últimos 20 anos, mantém o Orçamento Municipal sob a “capa da obscuridade”. Apenas o núcleo duro do governo sabe realmente como é gasto o dinheiro da população. Denuncias de corrupção, superfaturamento e desvios pipocam por toda parte. O site da transparência, fruto de uma lei federal, apesar do nome, não mostra claramente os pagamentos realizados. Um balancete resumido é enviado a Câmara de Vereadores, cuja subalternidade beira o infinito, que aprova sem mais delongas. Nenhuma fiscalização real é executada. São apenas carimbadores da vontade do Executivo.
* A arrecadação em 2015, mesmo com a redução, vai superar 700 milhões de reais. Para 2016 está previsto um orçamento de 836 milhões de reais, segundo o próprio governo, indicando que a crise é mais de gestão e competência do que a fatos ligados a redução orçamentária. Comparando com as cidades do seu porte no Brasil ( cerca de 200 mil habitantes), Cabo Frio está entre as dez em termos de grandeza orçamentária.
* Penso que nas próximas rodadas de discussão política devemos inserir o Orçamento para poder clarear conceitos e convicções à cerca da administração pública. Devemos exigir total transparência no trato do dinheiro público e quando o governante não atender a esta exigência, evidentemente, não pode merecer nosso voto. É simples, mas grande parte da população não consegue perceber e graduar a importância do tema.
* A operação recente da Polícia Federal na Região dos Lagos prendendo agentes políticos em Arraial do Cabo e empresários com ligações políticas em Cabo Frio, evidenciam a relação entre o crime organizado e a política em "nosso quintal". Isso deveria servir de reflexão para aqueles que criticam a corrupção em Brasília, mas convivem com total passividade com estes "meliantes políticos" em nossa região, como se desvio de dinheiro público fosse apenas um "problema federal".
* Tem muita gente do mundo político local ainda com as "barbas de molho", pois esta grana suja irrigou campanhas de vários candidatos em nossa região. Provavelmente, esta operação ainda terá outros desdobramentos. Os dois empresários presos em Cabo Frio, Peter e Otto Maciokas, pai e filho, foram secretários do governo passado do ex-prefeito Marcos Mendes. O engraçado é que quando perguntados eles sempre dizem que não sabiam de nada. Tem muito gato nesta tuba !!
* Por falar no ex-prefeito e atual deputado federal, Marcos Mendes, é bom a população saber que o "moço" segue votando tudo contra o trabalhador e o aposentado, atendendo as ordens de seu chefe em Brasília, o "pilantra federal" Eduardo Cunha. Marquinhos é um dos deputados do "baixo clero" da Câmara que segue a orientação política da bancada BBB ( boi, bala e bíblia) dirigida por Cunha.
* Esta semana, este contumaz mentiroso político contou mais uma lorota. Disse que tinha "derrubado" a decisão judicial que cassa seu mandato e o torna inelegível. Alguns segmentos da mídia local que possuem clara relação com ele, embarcaram nesta lorota e também contribuíram para enganar a população. Abaixo, reproduzo a sentença proferida pela ministra do TSE em que fica patente que as condenações estão mantidas e o que ele obteve foi apenas a oportunidade de se defender novamente no processo, que foi devolvido a instância regional. Confira:
Despacho
Decisão Monocrática em 23/11/2015 - RO Nº 200910 Ministra LUCIANA LÓSSIO
DECISÃO
Cuida-se de agravo regimental interposto por Marcos da Rocha Mendes em face de decisão monocrática por meio da qual dei provimento ao recurso ordinário interposto pelo Ministério Público Eleitoral contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) que, julgando improcedente impugnação formulada pelo Parquet, afastou a incidência da inelegibilidade capitulada no art. 1º, I, g, da LC nº 64/90 e deferiu o registro de candidatura do ora agravante, ao cargo de deputado federal, nas eleições de 2014.
Eis a ementa do acórdão regional:
Requerimento de Registro de Candidatura. Eleições 2014. Impugnação ao Registro de Candidatura pelo Ministério Público Eleitoral. Art. 1º, inciso I, alínea "g" da LC 64/90.
I. Acórdão que deferiu o pedido de registro de candidatura e julgou improcedente a impugnação proposta pelo Ministério Público Eleitoral com fundamento na incompetência do TCE para julgar as contas de Prefeito, inclusive como ordenador de despesas.
II. Novo julgamento determinado pelo TSE, que reconheceu a competência do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro para julgamento das contas de gestão do requerente.
III. Decisão do TCE/RJ que julgou irregulares as contas de gestão do impugnado. Inexistência de provas aptas à caracterização de ato doloso de improbidade administrativa. Ausência de prova de desequilíbrio orçamentário, prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito do impugnado. Impossibilidade de presumir dolo. Precedentes do TSE (Recurso Especial Eleitoral nº 33224, Rel. Min. Gilmar Ferreira Mendes, DJE de 26/09/2014; Recurso Especial Eleitoral nº 11578, Rel. Min. Luciana Christina Guimarães Lóssio, DJE de 05/08/2014 e AgR-REspe 43898/SP, Rel. Min. Fátima Nancy Andrighi, DJE de 19/4/2013).
IV. Afastamento da causa de inelegibilidade. Improcedência da impugnação do MP. Deferimento do pedido de registro. (Fl. 756)
Registre-se que o acórdão recorrido foi proferido após decisão monocrática de minha lavra, na qual assentei a competência do Tribunal de Contas do Estado para julgamento das contas de gestão do recorrido, na qualidade de prefeito, conforme decidido pelo TSE no RO nº 401-37/CE. Dessa forma, determinei o regresso dos autos à Corte Regional, a fim de que prosseguisse no julgamento, quanto aos demais requisitos, para incidência da inelegibilidade em exame.
No recurso ordinário, o MPE argumentou que o recorrido teve contas de gestão rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro por irregularidades insanáveis, caracterizadores de ato doloso de improbidade administrativa, atraindo, assim, a incidência de inelegibilidade.
Aduziu que as contas foram desaprovadas com base no art. 20, III, da Lei Complementar Estadual nº 63/90, o que reforça a gravidade das condutas apuradas e a ocorrência de ato doloso de improbidade.
Asseverou não competir à Justiça Eleitoral modificar as conclusões das Cortes de Contas quanto à materialidade e autoria dos fatos apurados.
Não foram apresentadas as contrarrazões.
A Procuradoria-Geral Eleitoral manifestou-se pelo provimento do recurso (fls. 775-780).
Conforme já relatado, dei provimento ao recurso ordinário, nos termos da decisão de fls. 782-795.
Sobreveio o presente agravo regimental, em que Marco da Rocha Mendes suscita, preliminarmente, a nulidade do decisum, em razão de não ter sido intimado para apresentar contrarrazões ao recurso ordinário que fora provido.
No mérito, pede a reforma da decisão agravada para que seja mantido o acórdão regional.
É o relatório.
Decido.
A preliminar merece ser acolhida.
Compulsando os autos, verifico que a Corte Regional não intimou o ora agravante para apresentar contrarrazões ao recurso ordinário do Ministério Público Eleitoral, de sorte que, em observância à garantia do contraditório, o agravo deve ser provido para viabilizar o correto exercício do direito de defesa, já que é condição de validade da decisão que vem em prejuízo ao suplicante.
Do exposto, dou provimento ao agravo regimental para facultar a Marcos da Rocha Mendes a possibilidade de contrarrazoar o recurso ordinário, no prazo de 3 (três) dias.
Publique-se. Intime-se.
Brasília, 23 de novembro de 2015.
Ministra Luciana Lóssio
Relatora
* ALAIR E MARQUINHOS ESTÃO SE SUPERANDO NAS MUTRETAS E NA FORMA DE ENGANAR A POPULAÇÃO. SÃO IGUAIS EM MÉTODOS E MANEIRAS DE FAZER A VELHA E BAIXA POLÍTICA. QUALQUER MUDANÇA NO PROCESSO POLÍTICO DA CIDADE NÃO PASSA POR ESTAS DUAS FIGURAS MULTIPROCESSADAS. SÓ SE ENGANA QUEM QUER !!
* O Sindicaf e o Sidsaúde convocam assembleia para discutir os rumos do movimento unificado dos servidores públicos de Cabo Frio. Confira abaixo:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO de A.G.E. - SINDICAF - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio/RJ e SINDSAÚDE - Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Cabo Frio/RJ, CONVOCAM todos os servidores públicos municipais de Cabo Frio (filiados e não filiados) à participarem da Assembléia Geral Extraordinária (A.G.E.), que será realizada na Escola Municipal de São Cristóvão (Rua Fagundes Varela 216 - São Cristóvão), no dia 08/Dezembro, às 17h30min em 1ª convocação com quórum de 50%+1 dos servidores e/ou às 18h00min em 2ª e última convocação com qualquer número de servidores, para deliberarem sobre a seguinte "Ordem do Dia": 1) Parcelas salariais não pagas no mês de Outubro/2015; 2) Vales-Transportes em atraso; 3) Alimentação inadequada na área da Saúde; 4) Auxílio-Alimentação; 5) Calendário anual de pagamento; 6) Situação crítica do PASMH (devido a retenção dos repasses e suspensão dos atendimentos médicos/odontológicos, exames e internações). Cabo Frio/RJ, 04 de dezembro de 2015.
Olney Motta Vianna - Presidente do SINDICAF e Gelcimar Almeida - Presidente do SINDSAÚDE.
* Todo o nosso apoio ao movimento dos trabalhadores. Não há vitória sem luta !!
* A MESMA GESTÃO TEMERÁRIA QUE OCORRE EM CABO FRIO OCORRE NO GOVERNO DO ESTADO, MAS TEM GENTE QUE SÓ CONSEGUE ENXERGAR O PROBLEMA NO MUNICÍPIO.
SÃO "SELETIVOS" NA CRÍTICA, EM QUE OS ADVERSÁRIOS APANHAM E OS ALIADOS SÃO CONVENIENTEMENTE POUPADOS.
SÃO FARINHAS VELHAS E MOFADAS DE UM MESMO SACO POLÍTICO !!
COM A PALAVRA JÂNIO E MARQUINHOS "AMBOS" MENDES.
COERÊNCIA E INDEPENDÊNCIA SÃO ATITUDES PARA POUCOS.
SÓ SE ENGANA QUEM QUER !!
* Com relação a Educação acontece a mesma coisa. Jânio, Marquinhos e seus apoiadores só conseguem enxergar problemas no município. A análise precisa de mais abrangência, envolvendo também a educação no Estado. Muitos professores trabalham nas duas esferas administrativas e sofrem problemas semelhantes.
* A eles falta coerência e independência em função do atrelamento "até os ovos" com Pezão, Cabral, Picianni e outros do PMDB. Ser "satélite" destes caras é assim: necessita de obediência total !!
É só fazer um "curso intensivo" com os vereadores de Cabo Frio !!
* Sou contra o impeachment da Dilma. Não vejo razões políticas e nem fundamentação jurídica que o justifique. Para se tirar um presidente eleito do poder precisa de mais materialidade. É um processo sério e não pode ser banalizado. Governar mal não pode ser o motivo, para isso existe as urnas. O povo é quem tem que dar a solução para estas situações.
* Na minha opinião, Dilma ao fazer as "pedaladas fiscais" cometeu crime de improbidade e não de responsabilidade, o que daria o argumento necessário para o impedimento. Vários juristas assim veem a questão, embora admita que é uma interpretação polêmica. Este mesmo procedimento contábil, errado, diga-se de passagem, foi feito por FHC e Lula, sem que o suspeito TCU observasse.
* Entretanto, se existe um partido que não pode reclamar de pedido de impeachment, este é o PT. Pediu o de Collor, Itamar e FHC, mesmo quando não havia motivo, como nos dois últimos casos. Com relação a Collor estava correto. Este papo de golpe não cola !
* Penso também que o pedido não vai progredir. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não tem condições éticas e políticas para fazê-lo. A pseudo oposição demo-tucana e os setores insatisfeitos do PMDB não tem votos suficientes no Congresso Nacional para confirmá-lo.
* O governo do PT, tanto com Lula quanto com Dilma, se uniu a elite empresarial e financeira deste país, deu migalhas para a classe trabalhadora e não realizou nenhuma reforma estrutural importante neste período. Não é o meu governo e nem acho que o PSOL deva defendê-lo neste momento.
* Aliás a nota oficial da direção nacional deixa isso bem claro. Ser contra o impeachment não é defender este horroroso governo do PT que afronta os trabalhadores na hora da crise subtraindo direitos, mantendo os privilégios dos rentistas e banqueiros. Assumir uma posição contrária ao impeachment é ser contra alterar a ordem democrática sem motivo justificável.
SESSÃO DESABAFO
* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Rogério Carvalho:
"Todo mundo já sabia que existia, mas esse jogo de comadre entre o governo e o congresso chega a ser imoral. A culpa do Cunha é notória e o medo que ele possa deflagrar o impeachement é revelador.
O Poder Legislativo do Brasil é uma afronta ao princípio da representatividade. O Brasil afunda economica e moralmente diante da paralisia provocada pelos interesses pessoais, pelo patrimonialismo e pelas negociatas. Tudo é mais importante para esses caras do que a saúde constitucional e financeira do país.
O fisiologismo que sempre moveu a coisa pública no Brasil evoluiu para um processo de degradação moral das instituições. Mosntesquieu, pai da concepção da divisão dos 3 poderes jamais poderia supor que a expressão maior do equilíbrio democrático se converteria numa toca de ratos ávidos pelas migalhas que se desprendem desse pão mofado pela corrupção humana.
Seja no Congresso Nacional, nas Assembleias Estaduais, ou nas câmaras. Tudo vira moeda de troca.Tudo. Não há administração que resista a esse mal chamado ganância."
UMA PITADA DE MARX".
* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.
A LINGUAGEM COMO FENÔMENO SOCIAL
A tese fundamental de Marx e Engels sobre a linguagem é a de que esta é essencialmente, e não apenas contingentemente ou secundariamente, um fenômeno social (Radics e Kelemen, 1988:215).
Abordada pela primeira vez em A Ideologia Alemã (Marx e Engels, 1987), a concepção de linguagem de Marx é inseparável de sua concepção materialista da história. Para ele, duas condições são fundamentais para o desenvolvimento histórico dos homens: a produção material de sua própria vida no trabalho e a produção da vida alheia pela procriação. Tanto uma como outra aparecem ao mesmo tempo como relações sociais – no sentido de que se dão como fruto de cooperação de vários indivíduos – e como relações naturais – na medida em que são guiadas por necessidades biológicas. Isto é, para existir o homem precisa, junto com outros homens, produzir os meios de satisfação de suas necessidades primárias (comer, beber, ter habitação, vestir-se etc.) e secundárias (novas necessidades produzidas pela satisfação das primeiras). Além disso, ele precisa renovar sua vida através da procriação: criar famílias.
São estes os requisitos que, segundo Marx, precedem a consciência. Esta não surge do nada, por concessão divina. Ela é produzida, já que, para Marx e Engels, ela surge com a necessidade dos homens manterem intercâmbio a fim de produzirem a vida. A consciência também não é pura. Por um lado, a consciência é, antes de mais nada, a consciência do imediato, "do meio sensível mais próximo e consciência da conexão limitada com outras pessoas e coisas situadas fora do indivíduo que se torna consciente" (Marx/Engels, 1987:43). Por outro lado, ela se exterioriza (ela é exteriorização) através da linguagem (seu substrato material).
Como se vê, para Marx e Engels, há entre a consciência e a linguagem uma relação dialética. O que significa que a linguagem não é a consciência (e vice-versa), uma não se reduz a outra. Porém, as duas se implicam mutuamente, não podem ser pensadas uma sem a outra.
Daí que a linguagem, assim como a consciência, é de natureza essencialmente social ["existe para os outros homens e, portanto, existe também para mim mesmo" (1987:43)], pois nasce da necessidade de interação (trabalho, comércio, troca) entre os homens.
Nelson Barros da COSTA
(Universidade Federal do Ceará/ LAEL-PUCSP)
HUMOR DA HORA
* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, uma piadinha do cotidiano popular:
- Carmen, você está doente? Te pergunto porque eu vi sair um médico da
sua casa, esta manhã...
- Olha, minha minha querida, ontem eu vi sair um militar da sua e nem
por isso você está em guerra, não é verdade?
* Mais tarde um estudo na forma de monografia abordando a questão da dívida pública brasileira !!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
PEQUENA SÍNTESE SOBRE A CONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA
Como os jornais, portais de notícias e redes sociais estão repletos de análises sobre a “crise política e econômica brasileira” relutei em escrever sobre o assunto, entendendo nada ter a acrescentar. Porém, como muito do que se escreve não tem a pretensão de esclarecer, mas de confundir e afastar do campo de visão as raízes do problema, tentarei destacar alguns pontos que me parecem importantes.
1. A corrupção e a atual crise econômica não apagam os avanços sociais e econômicos conquistados ao longo dos anos de governo do Partido dos Trabalhadores, mas explicitam os limites do projeto: não se tratava de ruptura com a estrutura socioeconômica de dominação e exploração, nem com as relações políticas baseadas no patrimonialismo e no clientelismo que marcam a história brasileira – o projeto não passava de um novo pacto com as elites com incorporação de benefícios (controlados) para as classes trabalhadoras e excluídas.
1.1. Quanto à crise econômica, quando os recursos públicos, em razão da conjuntura internacional e de fatores internos, deixaram de ser suficientes para manter, simultaneamente, o ritmo dos avanços sociais e os níveis de lucros das elites, notadamente as rentistas, o governo deixou claro que seu compromisso principal era com as elites.
1.2. Da perspectiva política, as afirmações sobre o caráter seletivo da mídia brasileira ao tratar do tema da corrupção e da postura golpista da oposição – registre-se, verdadeiras – não isentam o partido do governo de suas responsabilidades por optar por construir sua governabilidade adotando as mesmas práticas que sempre criticou. E também por financiar suas campanhas eleitorais por meio de recursos obtidos junto a grandes empresas brasileiras que, de uma forma ou outra, como é de conhecimento público, ao fazerem suas “doações” estão “investindo”, à espera de retornos do Estado brasileiro – legais ou não, sempre imorais, pois comprados às custas do falseamento da democracia e da justa distribuição do orçamento público.
1.3. Assim, a defesa das instituições democráticas deve permanecer na agenda dos que esperam e lutam por transformações estruturais no Brasil, mas não subsistem quaisquer razões para a defesa do governo – não há o que pactuar com quem já escolheu pactuar com as elites financeiras, com o patrimonialismo e o clientelismo, e abandonou qualquer perspectiva emancipatória.
2. Por sua vez, a oposição à direita tem no impeachment sua única proposta concreta. Além disso, limita-se a um discurso contra a corrupção e por uma eficiência na gestão, o qual não encontra sustentação nem em seu passado nem no presente, bem como a práticas contraditórias e oportunistas no Congresso Nacional. Portanto, é preciso ficar claro para toda a população (não basta que os militantes de esquerda saibam disso) que a direita não tem qualquer alternativa para oferecer ao Brasil – a não ser às elites, especialmente financeiras, a quem sempre serviu.
3. Mas essas não são as únicas alternativas: há a oposição à esquerda, que se manifesta em partidos como o PSOL e, sobretudo, por meio de movimentos sociais que representam as parcelas mais excluídas e marginalizadas da sociedade brasileira. Estes defendem transformações radicais no Estado e nas relações sociais, mas esbarram em um limite cuja transposição não é simples: a construção de um projeto político que conquiste o apoio majoritário da sociedade brasileira.
3.1. Ressalta-se que a conquista do poder do Estado não deve ser o principal e, muito menos o único objetivo dos movimentos de esquerda, porém, no atual contexto histórico, revela-se indispensável.
3.2. Embora tais movimentos sejam constituídos ou representem a imensa maioria da população brasileira, há fortes evidências de que, da perspectiva da disputa eleitoral, não encontram respaldo dessa maioria. Por que isso ocorre? A resposta não é simples, nem única. Proponho algumas hipóteses:
a) restrições, inerente ao sistema capitalista, a projetos de esquerda; b) disputas internas em torno de espaços de poder ou em razão de diferenças ideológicas que se colocam acima do essencial, do que nos une, favorecendo os verdadeiros adversários; c) dificuldades de organização, mobilização e comunicação com a população; d) ausência de um projeto capaz de, respeitadas as diversidades dos movimentos de esquerda, uni-los para conquistar o apoio popular e enfrentar os verdadeiros adversários.
Discutir esses temas parece-me uma agenda essencial para a esquerda brasileira.
Murilo Gaspardo é professor de Ciência Política e Teoria do Estado da UNESP/Franca e Doutor em Direito do Estado pela USP.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)