segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!

EXEMPLO DOS HOLANDESES.

Roterdã - Na Holanda a bicicleta é mais do que um meio de transporte, é um estilo de vida que cresce ano a ano e que cada vez conta com mais usuários, e em 2014 registrou um aumento de 6,5%, um fenômeno que deu lugar a novas propostas como a bicicleta inteligente e os trilhos sustentáveis.
Em cidades como Roterdã o aumento do uso da bicicleta nos últimos dez anos foi de 60%, explicou à Agência Efe o vice-prefeito e vereador de Sustentabilidade, Mobilidade e Organização, Pex Langenberg.

"O aumento do uso da bicicleta em Roterdã é evidente. Mais de 70 mil pessoas utilizam de forma cotidiana este meio de transporte, de modo que prevemos a construção de novas infraestruturas, instalações e serviços para as bicicletas tradicionais e as elétricas, já que se trata de um mercado em alta", explicou.
A cidade dispõe para isso de um plano específico para 2015 que está dotado de 2 milhões de euros, explicou.

Segundo o estudo de mobilidade anual (Mobiliteitsbeeld) publicado pelo Ministério das Infraestruturas e Meio Ambiente holandês, Amsterdã e Utrecht estão nas primeiras posições em termos do uso deste meio de transporte.
O aumento do ciclismo se deve em grande parte ao crescente uso da bicicleta elétrica, com um uso total de 10% da população, especialmente popular entre os maiores de 65 anos. O setor da população maior de 65 anos é por sua vez a categoria de população com o índice mais elevado de mortalidade devido ao uso deste meio de transporte.

Em 2014, segundo dados registrados até setembro, 184 pessoas perderam a vida por acidente de bicicleta e 745 sofreram algum tipo de ferimento, sendo um total de 124 os maiores de 65 anos que morreram. Com o objetivo de solucionar este problema, o Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente do país desenvolveu através do Instituto de pesquisa TNO a primeira bicicleta inteligente elétrica.

Está previsto que seja lançada em dois anos por um preço que oscilará entre os 1.700 e 3.200 euros por unidade.
"Através de sensores, uma câmera traseira e um sistema de vibração no assento e no guidom, a primeira bicicleta inteligente avisa ao motorista dos perigos iminentes", assinalou o pesquisador do Instituto TNO, Maurice Kwakkernaat, ao jornal holandês "Algemeen Dagblad".

A ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente, Mélanie Schultz, se mostra satisfeita com o novo protótipo lançado no mês de dezembro do ano passado.
"É importante que as pessoas continuem usando bicicleta, embora sejam idosos. Com esta bicicleta inteligente podemos ajudar as pessoas a dirigir com maior segurança", comentou a ministra.

Outras medidas como a redução da velocidade para 25 km/h frente ao máximo de 30 km/h atualmente, foram apresentadas como proposta pelo Governo com o objetivo de garantir que o número de lesões por acidentes de bicicleta diminua, devido sobretudo ao aumento de bicicletas elétricas.

Além de novas propostas, são necessárias novas infraestruturas e neste sentido em Utrecht, cidade que acolherá no próximo dia 1º de julho a saída do Tour de France, está sendo construído o maior estacionamento de bicicletas do mundo junto às instalações da estação central. Este estacionamento para bicicletas contará com mais de 12.500 vagas e será inaugurado em 2016.
Mas outras infraestruturas também foram construídas em 2014, como é o caso da "Pista Van Gogh", recentemente inaugurada perto de Eindhoven, obra do projetista social holandês Daan Roosegaarde.

"Trata-se de uma pista inspirada na "Noite estrelada" de Vincent Van Gogh que conta com um sistema que se carrega durante o dia com luz solar para iluminar à noite de maneira sustentável", explicou Roosegaarde à Efe.
"Com esta pista, da mesma forma que desenvolvemos com as estradas inteligentes, queremos criar infraestruturas sustentáveis e interativas e apostar nas cidades do futuro que unam tecnologia, beleza, sustentabilidade e que conectem as pessoas com a cidade", acrescentou.

Para Shirley Agudo, fotógrafa americana estabelecida na Holanda há 16 anos que acaba de publicar seu segundo livro sobre a cultura da bicicleta no país, os Países Baixos são "um referencial para o mundo do ciclismo".
"Serve de inspiração para muitos outros países porque não há outro no mundo que possa ensinar melhor sobre motivação, economia, infraestruturas, sustentabilidade, segurança e saúde vinculados ao mundo da bicicleta", explicou à Efe.

É por isso que através de seu livro, com mais de 700 fotografias, pretende inspirar e transmitir a mesma fascinação que ela sente pelo uso da bicicleta na Holanda, "um país que vive e respira ciclismo".
A Holanda conta com 35 mil quilômetros de ciclovia, dos quais 580 quilômetros são asfaltados.
Calcula-se que nesse país, que tem registrados 17 milhões de habitantes, há 18 milhões de bicicletas, das quais 1 milhão são elétricas.


Do site: revistabicicleta.com.br

5 comentários :

  1. Engraçado, voce anda de carro bonito e quer defender uso de bicicletas. Quando a gente quer ser candidato defende tudo né uahuahuah

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  2. Meu caro "anônimo risonho", a pauta de ciclovias não pertence a ninguém. Ela é de toda a sociedade, principalmente aquela que quer uma maior humanização das cidades e um modelo de trânsito ambientalmente mais sustentável. Eu ando de bicicleta sim, mas não no momento, onde uma hérnia de disco me impede. Nesta cidade é um grande risco para qualquer um andar de bicicleta, pois nunca houve um só governo que pensasse nesta alternativa. Você devia apoiar e não buscar a crítica fácil. Todo agente político deveria defender esta ideia, mas como o seu provável "ídolo político" não gosta da ideia porque é conivente com a empresa concessionária do transporte coletivo na cidade, você entra aqui para desqualificar uma boa ideia e um bom projeto.
    Luta que segue !!

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  3. Esse "anônimo " sem noção deveria receber o prêmio Nobel de: como viver em sociedade 2015.
    Em Cabo Frio é por aí: "Eu luto", pela minha causa é o resto que se exploda. Cada um na sua.
    Quando essa causa em questão mexe com o monopólio da Dona Salineira, então....aparece um monte de "homens diesel ".

    Se a vida de pedestre, já é complicado da, imagine a do ciclista. Andar de bicicleta na BAGUNÇA, que ainda chamam de trânsito em Cabo Frio em considero um suicídio.

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    1. CORREÇÃO: Se a vida de pedestre, já é complicado , imagine a do ciclista. Andar de bicicleta na BAGUNÇA, que ainda chamam de trânsito em Cabo Frio eu considero um suicídio.

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  4. Esse comentário do anônimo, tipo, cada um na sua, me deu uma ideia para fazer um filme.

    Um radialista em um programa matinal que sobe nos fios como se fosse um passarinho nas reclamações da AMPLA; Um "redator" virtual, com uma ligeira queda, para o governo municipal que mergulha nas águas como se fosse um golfinho , nas reclamações da PROLAGOS; Vereadores que dão piti uma vez na vida, nas reclamações referente as concessionárias citadas. Estou na duvida! Não sei se coloco no nome desse "filme": Os hipócritas? Sentindo dores do efeito monopólio? Ou quando não pode escapara? Realmente, nunca vi tamanha dedicação na cidade em ajudar a população a reclamar dessas duas concessionárias. Chega ser comovente. Mas seria muito bom, se "hasteasse a bandeira" em outra causa. Mas já dizia Rosa Luxemburgo: Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem".

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