terça-feira, 2 de junho de 2015

O IMPÉRIO DO SENSO COMUM




O IMPÉRIO DO SENSO COMUM

O senso comum, nesta encruzilhada de nossa história, foi erigido como medida inquestionável de uma série de decisões que afetam a vida nacional. Na Câmara dos Deputados, a onda conservadora afoga todos na superficialidade da percepção dos fenômenos sociais.
Assim, a violência estrutural e a sensação de insegurança passam a ter como solução o encarceramento de jovens em regime prisional para adultos –de onde advêm 70% de reincidência criminal– e a flexibilização do Estatuto do Desarmamento, na perigosa linha do “cada cidadão uma arma”.

A perspectiva do desemprego é “enfrentada” com a precarização geral do trabalho e quase irrestrita das terceirizações. A necessidade da produção de alimentos e commodities pelo agronegócio ameaça ainda mais os direitos dos povos nativos, desconhecendo¬-se que cada km² de terra indígena emite 25% menos CO2 que outras terras agricultáveis na própria Amazônia.
À saudável diversidade da convivência amorosa – com novas formas de coabitação solidária – é oposto o modelo único da família tradicional, como se fora dela não existisse salvação.

Aos escândalos que se sucedem, a serem enfrentados com investigação rigorosa e transparência, é preceituado o remédio do moralismo individualista, como se tudo fosse uma questão de transferir virtudes privadas – véu de hipocrisia? – para o âmbito da instância pública.

Também no plano da política institucional o método arcaico impera: no lugar de uma reforma política, implementam¬-se medidas tópicas contra a política. O povo a repudia?
Pois reduzamos suas oportunidades de debate e escolha, com pleitos apenas quinquenais, para todos os cargos da República.
A corrupção atinge a todas as grandes siglas, revelando a perda total de fronteiras entre o público e o privado? Constitucionalize-¬se a doação de empresas para os partidos, e só a partir deles para as campanhas, como se isso as tornasse mais limpas e austeras.

A ideia de partido está degradada? Então que se garanta na lei o triunfo do indivíduo, da personalidade ungida pelo voto, como defendida pelos proponentes do distritão, sistema que elege para a função pública só os mais votados.
Há pequenos partidos, alguns “de aluguel”, que se vendem? Que se imponham cláusulas para impedir seu direito de crescer, preservando os grandes que tantas vezes os compram e, não raro, são acometidos de nanismo moral.

As pseudossoluções galopantes da pequena política, os arreganhos triunfantes de uma maioria reacionária são expressões típicas da crise do nosso modelo de modernização conservadora, do nosso aparato político reativo à democratização de base, direta e participativa, do esgotamento do arsenal de conciliações entre contrários que estão, cada vez mais, assemelhados.

Antonio Gramsci (1891¬1937), em seus “Cadernos do Cárcere”, denominou “interregno” esse tempo de incertezas que anuncia, entre sombras, um fim de ciclo. Trata¬-se do intervalo histórico em que o velho ainda não desapareceu totalmente e o novo ainda não se firmou.

A sofreguidão regressista, com mais espaço nesses tempos sem hegemonia clara, tenta cristalizar suas posições. Esses períodos trevosos, diz Gramsci, são propícios ao aparecimento de “sintomas mórbidos, fenômenos estranhos, criaturas monstruosas”.
Nossa cena política contemporânea oferece vários personagens com essas características nefastas. A história é um contínuo de transformações. O desafio da hora presente, frente ao império do senso comum e seus monarcas do atraso, é dar um novo significado ao bom senso republicano da igualdade, da democracia e da ética social.


Chico Alencar, professor de história, é deputado federal pelo Rio de Janeiro e líder do PSOL na Câmara dos Deputados.

2 comentários :

  1. O Chico Alencar é muito lúcido e escreve muito bem, mas desta vez achei o texto confuso e difícil de entender pelo povão. O que você acha, Leitão ?
    Paulo Campos.

    ResponderExcluir
  2. Talvez meu caro Paulo, mas é uma análise crítica precisa do cotidiano da política.
    Abraço.

    ResponderExcluir