terça-feira, 11 de agosto de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Um mistério cerca a administração pública de Cabo Frio.
O atual secretário de turismo, Dirlei Pereira, se declara pré-candidato a prefeitura em 2016, recebe duros ataques, diariamente, dentro do governo, conversa abertamente com setores "oposicionistas", critica o governo e continua no cargo, sob o silêncio do atual prefeito. Porque o "secretário rebelde" não é demitido ou exonerado ?
Qual o mistério desta situação ?

* Será que Dirlei sabe demais ?
Será que tem "documentos comprometedores" em seu poder ?

* Perguntas e perguntas sem respostas........... !!


* As recentes entrevistas de alguns políticos nas TVs locais de Cabo Frio tem rendido algumas "pérolas" interessantes que deveriam ser objeto de uma análise mais atenta dos telespectadores. Vamos a algumas:

* Alair Correa (prefeito):"Vou dar uma guinada de 360º no meu governo"
- Vai rodar, rodar, rodar e parar no mesmo lugar como sempre !

*Ele de novo: "Eu sou o menos culpado pela crise"
- Talvez ele ache que o maior culpado seja o eleitor !!

* Marcelo Correa (presidente da Câmara): "A Câmara de Vereadores é o segundo poder mais importante da cidade"
- Sem comentários !!

* Jânio Mendes(deputado estadual): Há 5 meses atrás: "Não serei candidato a prefeito e cumprirei meu mandato de deputado. Apoiarei Marcos Mendes".
Há uma semana atrás: "Serei candidato a prefeito para "acabar com o atraso" de 20 anos na cidade. Se Marquinhos quiser pode ser meu vice."
- É o cúmulo da confusão, da indecisão e da incoerência. Primeiro ele declara que vai apoiar a uma "parte do atraso", depois chama esta "parte do atraso para vice" e depois diz que quer "acabar com o atraso".
Alguém entendeu alguma coisa ?

* Emanoel Fernandes(vereador): "O filiado do PROS vai ter descontos nas Casas Bahia e outros estabelecimentos. É um novo conceito para formar militância."
- Acho que o nome disso não é militância e sim "pacote de benefícios".

* Achiles Barreto(vereador): "Não sou oposição e nem situação. Faço proposição".
- Alguém me explica o que é isso ?

* Jeferson Vidal(vereador): Quem se candidatar pelo PSC não ficará "abandonado" se perder a eleição como nos outros partidos. Aqui vai ser "agasalhado."
- Como ? Com algum cargo público depois ? Qual será o acerto ?

* Dirlei Pereira(secretário): "Eu tenho um sonho e as "forças do mal" vão fazer de tudo para impedi-lo."
- Isso é um mistério insondável !

* Marcos Mendes(deputado federal): "Votei em Brasília só pautas a favor do trabalhador".
- O tamanho do nariz de Pinóquio está enorme !

* Estou esperando a minha vez de falar. Será que vão me chamar ?


* Continua muito ruim o recolhimento de lixo em Cabo Frio. No centro há um esforço maior para preservar a imagem da cidade, mas nos bairros periféricos, antes e depois da ponte, a situação é crítica. Tanto o recolhimento de lixo quanto de entulhos. A população já está de "saco cheio" das desculpas destes "experientes administradores".


* Aguarda-se com "grande ansiedade" o resultado da nova licitação do lixo na cidade. O recolhimento de lixo é uma das maiores "caixas pretas" da cidade, tanto no governo Alair quanto no governo anterior de triste memória de Marquinhos Mendes. Não há a mínima transparência. Os empresários financiam campanhas através do caixa 2, pois como concessionários de serviço público não podem fazer doações legais. A cidade inteira sabe disso. Os beneficiados destas doações são sempre os mesmos e a população também sabe quem são. A "torneirinha" pinga sempre estando ou não no poder !!


* A mobilização popular sempre foi e sempre será uma importante "ferramenta de pressão" em cima do Poder Constituído quando ele falhar em suas prerrogativas e promessas. O exemplo da rapper Taz Mureb representa bem o fato. Iniciou sozinha e com muita coragem o movimento já denominado "Ocupa Prefeitura" e já conta com a adesão de vários outros artistas que também não viram cumpridas as promessas deste governo de pagar os subsídios do Proedi.

* Governos centralizadores e autoritários como é o perfil deste "novo" velho governo Alair precisam, muitas vezes, serem confrontados com a manifestação legítima dos mais diversos segmentos da população para cumprir o seu papel.

* Só a luta muda a vida !!


* O SEPE LAGOS chama uma assembleia geral para o dia 20 de agosto para discutir o atraso no pagamento dos servidores em auxílio-doença, conforme mostra o banner, mas seria importante novamente reunificar o movimento dos servidores com todos os seus sindicatos para dar maior força de mobilização a categoria. Penso que precisa também de uma ampliação de pauta, colocando em discussão os atrasos nos pedidos de aposentadoria e o ilegal pagamento do piso salarial menor aos funcionário contratados.

* Mais do que nunca é hora de união do funcionalismo público de Cabo Frio para dar fim a todo este processo de opressão e desrespeito perpetrado pelo atual governo. A via judicial também não pode ser descartada.
De novo: Só a luta muda a vida !!


* Analise esta publicação do TSE:

TSE aprova mudanças no Cadastro da Justiça Eleitoral.
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta quinta-feira (6), modificações no funcionamento do cadastro da Justiça Eleitoral, em processo apresentado pelo ministro João Otávio de Noronha, que também ocupa o cargo de corregedor-geral eleitoral, que gerencia, fiscaliza e regulamenta o cadastro eleitoral.
De acordo com o ministro, a Lei Complementar 135/2010, que alterou a Lei das Inelegibilidades (Lei 64/1990), ao aumentar a lista de crimes geradores de inelegibilidade, teve diversos reflexos na Justiça Eleitoral, particularmente no funcionamento do seu cadastro. O ministro João Otávio afirmou que “a inelegibilidade atinge apenas um dos núcleos da capacidade eleitoral do cidadão, tendo em vista sua função constitucional prevista de proteger a probidade administrativa para o exercício dos cargos eletivos”.
Sustentou que, considerando a momentânea desatualização do cadastro eleitoral, é necessária a expedição de ofício aos tribunais do país para que comuniquem à Justiça Eleitoral as condenações proferidas relativas aos crimes previstos na alínea “e”, inciso I do artigo1º da Lei 64/1990.
Esse dispositivo torna inelegíveis, para qualquer cargo, os que forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, pelos crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambiente e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a dignidade sexual; e praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.
O ministro determinou ainda a realização de estudo para que as futuras instruções referentes ao registro de candidatura passem a exigir também a apresentação de certidões de tribunais e que sejam promovidas no cadastro eleitoral, sob orientação da corregedoria, as alterações deliberadas no processo, com a expedição das orientações necessárias às corregedorias eleitorais regionais.

* Comentário final: Você já imaginou a "dupla dinâmica" de Cabo Frio, Marcos Mendes e Alair Correa, tirando estas certidões ?
Vai gastar muito papel e tinta das impressoras da Justiça em todos as suas instâncias !!
Existe de fato um grande risco de inelegibilidade para o "criador" e para a "criatura" !
Você tem certeza que não tem problema nenhum em votar em políticos com esta folha corrida, mesmo após estes 20 anos de descaso, incompetência e elevação patrimonial de ambos ?


* Na volta do recesso parlamentar em agosto, o ambiente da Câmara dos Deputados na visão do deputado federal Chico Alencar(PSOL-RJ):
"MORAL DE OCASIÃO, ÉTICA SELETIVA.
Há um grande acordo na Câmara de blindagem a Eduardo Cunha: os mesmos que aplaudem a Lava-Jato - e com razão - quando ela atinge integrantes do PT, calam-se - com um silêncio hipócrita - quando ela chega no 'núcleo parlamentar'. Os jatos da Operação param no lago e nas barreiras de 'proteção' ao Congresso Nacional!
Na reunião de líderes que retomou os trabalhos legislativos na Câmara Federal, APENAS NÓS DO PSOL PEDIMOS O AFASTAMENTO DE EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ) da função de presidente da Casa, por conta da - e enquanto se concluem as investigações acerca da - delação do lobista Julio Camargo na Operação Lava-Jato. Segundo Camargo, Cunha cobrou o pagamento de propina de 5 milhões de dólares em contrato da Petrobras.
Dá para acreditar?
O PT se omitiu: nada disse sobre a questão. O PC do B e o PSB consideram que nossa proposta feria a "presunção da inocência". O PDT se disse "neutro" por se tratar de algo de "fórum íntimo" (?!) do presidente da Câmara Federal. E o PPS se retirou da reunião minutos antes de chegar sua hora de se pronunciar.
O PMDB - partido de Cunha e do vice-presidente da República - disse que "ser investigado é um privilégio" e que a investigação sobre a delação não justifica o afastamento de Cunha da presidência da Câmara Federal, declarando "confiança total no chefe".
Já o PSDB e o DEM (partidos de oposição de direita ao governo federal), pra não fugirem de suas conhecidas hipocrisia e incoerência, declararam "apoio" e "solidariedade" a Eduardo Cunha. Na tribuna do plenário, "arautos da moralidade" do PSDB, DEM e de outros partidos que costumam vociferar contra a "corrupção do PT" fizeram voto de silêncio acerca da denúncia de que Cunha é corrupto contumaz.
Mar poluído de cumplicidades!"


* A biopirataria vem crescendo no país, mas ainda continua sendo um assunto muito pouco explorado pela mídia, principalmente a nacional. Reflete um grave problema que afeta o direito de patentes da flora brasileira e o comércio ilegal de animais silvestres.

* A biopirataria no Brasil envolve vários aspectos. Primeiro, o mais grave, a enorme negligência do governo federal que não investe em pesquisas e acaba não exercendo um papel fiscalizador mais eficiente em suas potencialidades de recursos naturais, principalmente, no âmbito alimentício e farmacêutico, que são as áreas mais exploradas por organismos e empresas multinacionais. A legislação nesta área precisa ser aprimorada e efetivamente exercida pelas autoridades competentes.

* Segundo, temos uma população nestas regiões que não tem condições de reconhecer a grandiosidade e a riqueza que a flora, principalmente, pode gerar para eles próprios e “compactua” muitas vezes com o contrabando por uma questão até de sobrevivência. Novamente aí, falha o Estado Brasileiro, que tem conhecimento deste fato, mas se omite na maioria das vezes. Exemplos não faltam de produtos genuinamente nacionais patenteados por empresas americanas , francesas, alemãs e japonesas.

* A venda clandestina de animais da nossa fauna, apesar da proibição legal, segue a mesma lógica, mas economicamente representa menos que a flora. A população destas comunidades, principalmente da Amazônia, vende animais silvestres muitas vezes como atividade de sobrevivência.

* O grande problema é que as novas alternativas alimentares e farmacêuticas produzidas pela biopirataria geram lucros privados, trazendo benefícios limitados à população mundial. A população excluída pelo modelo de produção capitalista e neoliberal presente no mundo não tem acesso a estes produtos. Perde o país porque deixa de ter ganhos financeiros e econômicos destas patentes e perde grande parte da população mundial, excluída deste mercado consumidor global por não tem acesso a esses alimentos e medicamentos que vão melhorar a vida apenas daqueles que podem pagar.


* No último sábado, dia 08/08, o tenista suiço Roger Federer fez 34 anos. O maior tenista de todos os tempos segue, embora com a pecha de veterano, brilhando nas quadras de todo o mundo, disputando os torneiros com grande competitividade. Para mim que sou apaixonado por este esporte é um grande privilégio estar na mesma geração deste gênio do tênis, apelidado por todos como o "professor". Como esta perversa hérnia de disco não me deixa jogar me contento assistindo o "mestre" pela TV. Abaixo dois textos que simbolizam a importância de Federer para o tênis e para o esporte mundial. Parabéns ao "professor" nesta singela homenagem:

* Paulo Cleto, ex-técnico do Brasil na Davis sobre Roger Federer:

"Federer é notado pela pureza de seus gestos e pela inteligência do seu jogo. É apelidado de rubber-man (homem borracha) por conta da soltura de seus movimentos. Fala fluentemente suíço-alemão, alemão, inglês e francês, realizando conferências de imprensa nas quatro línguas.
Roger Federer é conhecido também por ser uma ótima pessoa fora das quadras. Sua simpatia conquista até seus adversários. Além disso, possui uma organização, a Fundação Roger Federer, que auxilia crianças carentes na África do Sul, terra natal de sua mãe.
Mas, acima de tudo, Roger trouxe às quadras uma aliança raríssima de técnica, finesse, exuberância física, talento natural, disciplina, plasticidade e determinação. Todas essas são qualidades que, por vezes, sozinhas são o bastante para construir um campeão. No entanto, juntas, constroem um ídolo, uma unanimidade."

* Texto postado no face de Edson Ferracini, elogiando o genial Roger Federer na conquista de mais um título:

"Ao termino da final de Dubai entre Roger x Novak, pensei: não havia chegado - para tantos - o fim de um era? A magia, a criatividade, o instinto apurado, a plástica dos movimentos não tinham ficado no passado? O mestre helvético não "estaria" com gosto e cheiro de usado?
É , o conceito de que a categoria perdeu definitivamente espaço para a força, ontem, perdeu vigor. O saque sensacional, os ajustes de munheca, um mero movimento, o voleio maravilhoso, o bate pronto de punho e antebraço, o slice rasante, o dobro de winners, além de encantarem, prevaleceram sobre todas as armas do sérvio, o legítimo e para mim espetacular número 1 do mundo.
O mais legal para os fãs, é que o suíço faz isso com uma elegância singular, impar, e só para usar mais um sinônimo, única em toda a história do tênis. Nunca , em mais de 40 anos que acompanho esse jogo, alguém jogou tão bonito.
Quando, no 4/5, esteve com 2 set points contra, quem conhece o suíço campeão, sabia que era o momento do sacador, daquele que já fez mais de 9 mil aces na carreira. Com 4 saques espetaculares seguidos, eliminou as chances do rival levar o jogo para a decisiva série.
Como disse um amigo, não há um grande campeão sem fortuna. E esta, nunca o desamparou, jamais trocou de lado. O semblante feliz, o sorriso largo do "velhinho" campeão ,mostrou ao mundo que ele não vai entregar a coroa tão fácil ao novo rei. No crepúsculo da maior das carreiras ainda surge nas manhãs o rei sol. E nelas a neblina e as nuvens permanecem translúcidas.
Quando o "professor" parar de jogar o mundo do tênis jamais será o mesmo.
Parafraseando o saudoso Fiori Gigliotti: "Roger será lembrado por todo o sempre, na ternura e na sinceridade do nosso cantinho de saudade"
GO FEDERER !!"


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do professor Moacir de Sousa:

"A picaretagem para uma escola estar entre as primeiras colocadas no ENEM é simples: cobre uma mensalidade girando na bitola de 2 mil contos, selecione os melhores alunos com provas, entrevistas e simulados, faça a matrícula dos cabeçudos num outro CNPJ e arregaça os nerds com baterias de exercícios em tempo integral. Não esqueça de dar a esta “nova escola” um nome parecido ao da sua escola principal. Por fim não admita, em nenhuma hipótese, que alunos de inclusão (com necessidades especiais) estejam na escola (no CNPJ) que você deseja que apareça bem na fita do ENEM. Depois disto é só correr pra galera e contar pra geral o estelionato pedagógico de que sua escola é a top top do país, do estado, da metrópole, da região, ou – para delírio de muitos – a best do bairro. Não se preocupe, o MEC também está cagando pra qualidade do ensino. A pedagogia do mercado manda muito. Vale tudo."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MARX E SUAS FILHAS

"Só depois de ter visto Marx com seus filhos é que se pode ter uma ideia da profunda afeição e da simplicidade deste herói da ciência. Em seus momentos de folga, durante seus passeios, levava-os consigo e tomava parte em todas as brincadeiras, as mais divertidas e as mais extravagantes. Era uma verdadeira criança entre as crianças. Várias vezes brincamos de "cavalgadas" em Hampstead Heath. Marx carregava uma de suas filhas sobre os ombros, eu fazia o mesmo com a outra e saltávamos e trotávamos alegres e bem dispostos. (...)
Era curioso e às vezes até cômico ver as mudanças que Marx sofria. Nas conversas sobre economia e política não retrocedia e empregava expressões e interjeições mais ásperas e até cínicas. Diante das mulheres e na presença de crianças tinha uma delicadeza que muitas preceptoras inglesas o teriam invejado".

Wilhelm Liebknecht, colaborador de Marx


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, uma piadinha do cotidiano da política:

"O Lula foi a Nova Iorque negociar com o pessoal do FMI. Quando se encaminhava para o local da reunião estava a maior chuva. Muito vaidoso, ele dobrou a barra da calça, para não molhar. Entrou na limousine, e foi se encontrar com os banqueiros americanos. Lá pela tantas, o pau quebrando na reunião, o Mercadante que estava na comitiva, reparou nas calças dobradas do Lula, então cochichou: - Presidente, abaixe as calças!
Calma Mercadante, primeiro vamos tentar um acordo."


* Mais tarde um novo e polêmico artigo sobre o momento político nacional !!

11 comentários :

  1. Há um tempo atras eu comentei no blog que Dirlei ia ser demitido só não foi porque chantageou Alair porque tinha documentos com ele que colocava muita gente mal no governo, inclusive Alair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu lembro, algumas fontes dos bastidores do governo também reverberam tal situação, mas como disse na postagem não dá para afirmar com certeza. Agora, já que você afirmou, diga quais são estes documentos ?

      Excluir
    2. Aí voce quer demais. Vai atrás.hehe

      Excluir
  2. Vamos ver as bobagens que você também vai falar. Argh políticos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere e verá meu caro, comigo é papo reto e não tem besteirol. Aponte aí alguma vez que eu tenha falado bobagens semelhantes as que postei.

      Excluir
  3. Está havendo um exagero na manifestação desses artistas. Não tem pobre ali não. São todos oriundos da classe média e alguns faziam parte do governo de Marquinhos. Ninguém depende daquela grana para sobreviver. Se inscreveram no projeto e fazem jus aos recursos, mas tem também ali objetivos políticos.
    Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Neusa, não é uma questão de classe social, trata-se de um direito adquirido a recursos para a área cultural previsto no orçamento e não pago. Este governo autoritário precisa se subordinar aos interesses da sociedade e cumprir o que promete e o que está estabelecida em lei.

      Excluir
  4. O povo não quer saber de certidão negativa, querem aquela nota azul de 100 na mão. Infelizmente é assim. Não acredito em nenhuma renovação na política de Cabo Frio. O povo novamente vai ter o governo que merece.

    ResponderExcluir
  5. Dirlei, também conhecido como BIN LADEN, faz tudo em conjunto com Alair. Sabe de muitas coisas, mais também é cúmplice, esqueceram que foi Sec de Governo. Dizem que ele assinou muitos processos com vícios irreparáveis, participou de muitas irregularidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, o "negócio" é feio e revelador do que acontece no ambiente político da cidade há vinte anos. Temos tentado denunciar tudo isso.

      Excluir
  6. Dirlei, com certeza sabe de muitas falcatruas de Alair & Cia. É tudo farinha do mesmo saco!!!

    ResponderExcluir