terça-feira, 18 de agosto de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* É impressionante o processo de indignação seletiva que toma conta das pessoas quando se manifestam contra a corrupção. Bradar e sair as ruas contra a corrupção em Brasília é mais fácil e não compromete ninguém. Parece que nos municípios não existem políticos corruptos, desvios e irregularidades com o dinheiro público, mesmo quando os mandatários possuem uma longa folha corrida de processos, pipocam casos suspeitos de licitações, contratos e obras superfaturadas e os "probos administradores" demonstram uma clara evolução patrimonial no exercício da função pública.

* Muitos "mamam nas tetas municipais", mas ficam indignados com as maracutaias a quilômetros de distância. Se recusam a sentir o "mau cheiro" da corrupção no seu "quintal" ou no seu município. Depois ainda querem fazer análises generalizantes e colocar todos os agentes políticos numa mesma vala comum. Querem medir todos com a mesma "régua comum" que usam para justificar a passividade e a cumplicidade com que tratam seus "eleitos".

* Em troca, a maioria da população recebe uma educação de segunda, uma saúde de quinta, um transporte de terceira, uma segurança pública de quarta e uma total ausência de políticas públicas nas áreas habitacionais, de meio ambiente e geração de emprego e renda. O dinheiro que irriga a corrupção falta nos serviços adequados para a população. É tão simples que chega a ser quase inacreditável !!
Vai ver eu sou um "viajante" enxergando fantasias. Tá bom, tá certo, não precisa mudar nada no município, só em Brasília !!

* Já dizia Gonzaguinha:
É
a gente não tem cara de panaca
a gente não tem jeito de babaca
a gente não está com a bunda exposta na janela pra passar a mão nela !
É
a gente quer viver pleno direito
a gente quer é ter todo respeito
a gente quer viver numa nação
a gente quer é ser um cidadão....


* As manifestações do último domingo, dia 16 de agosto, patrocinadas por setores mais a direita contra o governo Dilma, não conseguiram alcançar um quantitativo de público que possa expressar um desejo coletivo da nação. A exemplo do movimento anterior, São Paulo, governado pelo PSDB, foi onde alcançou um número maior de pessoas nas ruas. Segue sendo um movimento difuso, golpista, reacionário, pregando o ódio e atentando contra o Estado Democrático de Direito.

* Discordo de quase tudo no governo Dilma, mas ela foi eleita democraticamente e só se justificaria um impeachment, se de fato, existissem dados concretos do seu envolvimento. No momento não há. O PT não "inventou" a corrupção e não pode ser responsabilizado sozinho por este "mar de lama" em que se transformou a política nacional. Estavam presentes nas manifestações políticos de outros partidos, sobre os quais, pairam várias suspeitas e indícios de terem participado também da roubalheira da Lava Jato, como Aécio Neves, José Serra, Aluízio Nunes Ferreira, Paulinho da Força e outras figuras do PP e do PMDB.

* É um movimento de classe média e classe média alta, elitista e "branca", sem "cheiro de povão". Os cartazes bizarros mostram uma falta de compreensão do contexto histórico e social do país. Dizeres como, "intervenção militar temporária", "intervenção militar constitucional", "PT comunista", "o Brasil não é vermelho, é verde e amarelo", "volta Sarney" e outros afins, revelam profundo desconhecimento da história contemporânea do Brasil. Dois cartazes, dentre todos, definem bem a linha de protesto, fundamentada na intolerância e no ódio, segurados por duas senhoras, tipo aquelas "vovozinhas de propaganda de margarina" na televisão, que diziam: "Deveriam ter sido todos mortos em 1964" e "Dilma não deveria ter sido apenas torturada, deveria ter sido fuzilada". Diante disso, dizer o que ?

* Uma classe média que em sua maioria não lê e se pauta apenas na capacidade de ostentação e consumo. Muitos estavam lá sem saber direito o que queriam e que projeto de país defender e lutar. Haviam grupos de "coreografia" com música eletrônica num processo claro de alienação política. Um povo que não conhece sua própria história corre um grande risco de cometer os mesmos erros do passado.


* Já as manifestações de apoio ao governo Dilma marcadas para o dia 20 de agosto também não terão uma presença de público que possa representar o país. A crise política e econômica dividiu o Brasil num processo de falsa polarização entre o PSDB e o PT. Não dá para defender o governo petista num momento em que ele pratica uma redução nos gastos sociais, realiza um ajuste fiscal que penaliza a classe trabalhadora e tem figuras históricas do partido com comprovada implicação nos atos de corrupção apurados pela Operação Lava Jato. As duas prisões de José Dirceu é um fato emblemático da crise de identidade petista.

* Dilma mentiu vergonhosamente na campanha e hoje adota uma pauta que seria do próprio Aécio. Algumas centrais sindicais, movimentos sociais e a UNE estão aparelhadas pelo PT e não tem legitimidade para representar de forma clara o povo mais pobre e excluído.

* O DataFolha fez uma pesquisa recente e detectou que 71% das pessoas não se veem representadas por nenhum político. É revelador da crise de representatividade presente em nosso falido modelo de democracia de massa, onde o financiamento privado de campanhas, patrocinado sobretudo por empreiteiras e bancos, determina quem ganha e quem perde as eleições.

* Um passado colonial e escravista, uma independência e proclamação da república sem participação popular, uma República Velha dominada pelas elites coronelistas, o Estado Novo e o autoritarismo de Vargas e o golpe civil militar de 1964, impediram a formação de uma consciência cidadã no povo brasileiro. Os períodos democráticos com o fim do Estado Novo e após a Ditadura Militar e que se reflete nos dias atuais não foram suficientes para "forjar" uma cidadania plena e participativa.

* Não dá para apoiar nem coxinhas e nem empadinhas, ou até mesmo, mandiocas !!


* O Sepe Lagos volta a realizar um assembleia para discutir questões pendentes dos profissionais da educação nesta difícil relação com este "novo" velho governo Alair. Será realizada no dia 20 de agosto, quinta feira, as 18 horas, no CM Edilson Duarte.

* Penso que é um momento de voltar o movimento unificado do funcionalismo de Cabo Frio para que as reivindicações ganhem mais força e peso, já que muitas demandas são comuns a todos.

* Só a luta muda a vida !!


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do coletivo Maré Vive, da favela da Maré-RJ:

"Maré Vive
Weliton Xavier, conhecido como Capuava, foi preso em uma mansão na cidade de SP, com nada menos que 2 toneladas de cocaína. Vou repetir: 2 TONELADAS DE COCAÍNA!
Apontado como um dos maiores traficantes de drogas do país, ele foi solto pela justiça de SP por falta de provas. Não completou nem um mês na cadeia.
Provavelmente, você nem ouviu falar nesse caso porque tava entretido na novela do Playboy e sua gangue... Ufa! Ainda bem que ele morreu. A guerra as drogas, é, na verdade, a guerra aos pobres. Os verdadeiros traficantes estão soltos, posando pras colunas sociais.
Enquanto isso, na periferia, morro continua sendo verbo.
Bom dia, vou na feira!"


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

FRASES DE MARX QUE EXPRESSAM SEU PENSAMENTO FILOSÓFICO

“Eu sei que o silêncio muitas vezes tira a vontade de alguém ouvir uma palavra, mas tem hora que as palavras doem mais do que o silêncio.”
“O medo cala a boca dos inocentes e faz prevalecer a verdade dos culpados.”
“Jesus faz milagres e dá, o homem não faz milagres e vende.”
“O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades.”
“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.”
“A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”
“Quem usa o nome da justiça para defender seus erros é capaz de muito mais para desvirtuar um direito.”
“Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”
“A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.”
“A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.”
“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”
“O povo que subjuga outro, forja suas próprias cadeias.”
“Até agora os filósofos ficam preocupados na interpretação do mundo de várias maneiras. O que importa é transformá-lo.”
“Os donos do capital incentivarão a classe trabalhadora a adquirir, cada vez mais, bens caros, casas e tecnologia, impulsionando-a cada vez mais ao caro endividamento, até que sua dívida se torne insuportável”.
“O governo do Estado Moderno não é se não um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa”.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma do grande José Simão:

"Temer, o Primeiro Sinistro! Com aquela cara de mordomo de filme de terror!"


* Mais tarde um novo artigo retratando o grave momento político nacional !!

8 comentários :

  1. os assaltos em cabo frio não tá mole não. assaltaram a casa de um figurão da política da cidade e levaram 3 milhões. não pode fazer bo na delegacia, não podia declarar de onde veio a bufunfa, hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Está exagerado Leitão. Sou da classe média, leio livros sim e quero o PT fora do poder. O país está numa crise sem precedentes por obra da má condução de Dilma. Temo pelo futuro do meu filho que é um adolescente e não sabe qual o futuro deste país. Com o PT não terá futuro nenhum.
    Willian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Willian, eu não disse todos, falei em maioria, pois só assim para explicar os cartazes "nada com nada" e as entrevistas que rolaram na mídia e nas redes sociais. Quanto ao resto concordo, mas não se iluda, com Aécio não seria diferente.

      Excluir
  3. “Jesus faz milagres e dá, o homem não faz milagres e vende.” Tem certeza que esta frase é de Marx?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho, era um ateu consciente do "papel socialista" de Jesus", rsrs !

      Excluir