domingo, 23 de agosto de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Segundo o "novo" velho governo Alair, Cabo Frio está em crise. Só se for crise de consciência ou ainda pior, crise de competência. A redução dos recursos dos royalties representa, de fato, um perda, mas nem de longe coloca a cidade no "caos econômico" propalado pelo governo. Gestão temerária, esbanjamento, desperdício, desvios e irregularidades diversas no trato com o dinheiro público é a causa do "esgotamento" deste modelo de 20 anos de Alair e Marquinhos.

* Vamos fazer um exercício matemático. Alair está condenado a devolver aos cofres públicos cerca de 4 milhões. Marquinhos está condenado a devolver outros 6 milhões e o "louco de pedra", Ivo Saldanha, cerca de 1,5 milhão. Não resolve a "crise", mas já pensou no reforço que isso daria aos cofres públicos municipais ?

* O problema é que parece que a maior parte da população de Cabo Frio quer aumentar esta dívida dando a estes "probos" políticos novos mandatos.
Só se engana quem quer. Ou melhor, só sofre mais quem quiser !!


* Para quem achava que a covardia, a arrogância e o desrespeito com as pessoas praticadas por este "novo" velho governo Alair, como o ocorrido no caso Taz Mureb, tinha acabado, ledo engano. Este recente caso da demissão do tratorista, Seu Wilson, funcionário de uma empreiteira terceirizada da limpeza, após sua entrevista na InterTV, dizendo que estava há 6 meses sem receber, indignou a cidade.

* Depois, um "representante" da tal empresa veio a público negar a demissão, já sob o efeito de grande pressão da opinião pública. Ninguém ainda conseguiu comprovar o retorno do Seu Wilson ao trabalho. Recebeu a solidariedade e doações de alimentos de muita gente que se emocionou com seu problema. Agora no final da tarde, surgiu a notícia de que diante de tanta pressão, Seu Wilson "passou mal do coração" e foi atendido no Hospital do Jardim Esperança, mas passa bem. Estamos na torcida para a sua rápida recuperação.


* O mesmo aconteceu com seu companheiro, Ricardo Santos, também demitido pelo mesmo motivo: a entrevista. Não pagam o que devem aos funcionários e ainda querem silêncio. Maior prova de assédio moral no trabalho não há. É caso para a ação do Ministério Público do Trabalho.

* Um misto de canalhice e covardia. Estes contratos com estas empresas terceirizadas precarizam o trabalho destes funcionários, não tem nenhuma transparência e várias destas empresas são administradas por "laranjas" de secretários e vereadores. Por isso, não são fiscalizados os contratos e nem a forma da prestação de serviços. A Câmara de Vereadores com sua omissão é cúmplice em toda esta sacanagem e sordidez, mas isso também não é novidade para ninguém !


* Um recado do Conselho Nacional de Justiça:
Nepotismo é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Em 18 de outubro de 2005, o CNJ editou a Resolução nº 7, que baniu práticas de nepotismo do Poder Judiciário brasileiro. Entenda melhor o que é nepotismo no Portal CNJ:
http://bit.ly/1FurGAO.

* O nepotismo e as nomeações políticas de aliados pouco probos é um traço comum nas administrações de Cabo Frio nos últimos 20 anos e também nos quase 5.700 municípios do Brasil. Este atual "novo" velho governo, de fato, é campeão neste assunto. Entretanto, os segmentos políticos ligados ao ex-prefeito Marcos Mendes e seu neo-aliado deputado estadual Jânio Mendes, não tem nenhuma legitimidade para contestar tais práticas, visto que elas se repetiam de igual forma. É só lembrar e analisar a composição do governo anterior. É só olhar o governo Cabral/Pezão que eles apoiam incondicionalmente. A única vantagem era que a família do ex-prefeito Marquinhos é bem menor do que a do atual !!

* O inchaço da máquina pública é um dos entraves ao desenvolvimento do município e também responsável pela precarização das condições de trabalho dos verdadeiros funcionários públicos. Temos denunciado este fato, desde 2008 em todas as nossas participações em campanhas políticas e espaços de entrevistas e debates. Isto só reforça o argumento de que ambos são "farinhas do mesmo saco político" e as críticas pontuais de lado a lado, apenas representam "picuinhas" e interesses pessoais contrariados. Ninguém pode esquecer que caminharam juntos durante mais de 10 anos.

* Um dos fatos geradores da atual crise de recursos no município é este esbanjamento que ocorreu nos últimos 20 anos. Com a redução da arrecadação os "tais experientes administradores" se enrolam na hora de gerir a coisa pública. Administrar na fartura é mole. Difícil é fazer a gestão do momento de crise e aí falta competência e independência para fazer os cortes nas rubricas devidas, principalmente no andar de cima da administração pública onde estão os parentes e aliados, sem precisar cortar nas áreas essenciais.

* A população tem sofrido com estas carências, mas as "famiglias" dos prepotentes alcaides vão muito bem obrigada. Aliás, como são grandes estas "famiglias". O nepotismo escancarado grassa em Cabo Frio há praticamente 20 anos sem que grande parte da população esboce qualquer indignação para o fato. Alguns até se beneficiam das migalhas que caem das mesas fartas e por isso se calam vergonhosamente.


* A população de Tamoios segue denunciando as péssimas condições de sinalização e manutenção da Rodovia Estadual que corta o distrito de ponta a ponta. Nenhuma providência é tomada pelas autoridades do estado e nem pelas autoridades do município de Cabo Frio. Acidentes com perdas materiais, e pior, perdas de vidas humanas são uma constante odiosa.

* O desabafo do ativista social Tonny Azevedo representa o sentimento dos moradores de Tamoios:

"ATÉ QUANDO ?
Desculpe-me, mas está muito difícil ter que conviver com TANTAS NOTÍCIAS sobre acidentes na rodovia Amaral Peixoto, no trecho entre Botafogo e Santo Antônio (LEIA-SE MUNICÍPIO DE CABO FRIO). Só nesses 3 últimos dias, após uma "conversa" com o atual representante da secretaria de ordem, diversos acidentes já constam na imensa lista.
Até quando vamos aguentar esse descaso com a comunidade do segundo distrito?"


* O comportamento do brasileiro em relação ao voto pouco mudou nos últimos anos. Ele reflete o caráter conservador da sociedade brasileira, embrião de nossa representatividade política. O povo jamais participou ativamente dos principais processos históricos do país, principalmente a sua declaração de independência de Portugal e na Proclamação da República. Foram rupturas feitas pelas elites que se encarregaram também de manter as devidas permanências.

* As manifestações de junho de 2013 e estas mais recentes, apesar de terem contornos diferentes, revelam uma esperança de protagonismo popular. Não estou neste momento discutindo o mérito das mesmas, mas apenas a ação. Podem apresentar reflexos para as eleições municipais de 2016. Entendo que esta insatisfação pode desembocar para duas vertentes:

1 - O aumento dos votos brancos e nulos, dando um caráter de negatividade às eleições.
2 - A possibilidade de renovação dos quadros políticos.

* Quando se fala em mudanças e renovação a grande pergunta que sempre fica é: Qual o tipo de mudança e qual a sua abrangência ?
Eleger uma "cara nova" apoiada e bancada por velhos caciques políticos não significa renovação nenhuma. A "cara nova" vai representar os velhos interesses e repetir os velhos métodos e práticas que foram objeto de repulsa e indignação.

* A renovação precisa atingir as duas esferas da política: O Executivo e o Legislativo.
O poder econômico de inúmeros candidatos, principalmente a cargos no Executivo, vai tentar impedir isso. A reforma no Legislativo vai encontrar as "portas mais abertas".
Isso não significa que ninguém possa ser reeleito.

* As pesquisas mostram que a maioria dos que anula o voto faz parte da população que tem acesso a informação e uma educação de maior qualidade na formação escolar e cidadã. Com mais critério e apuro é possível votar e participar coletivamente deste processo de mudança. Não podemos deixar que os maus políticos nos convençam que só tem "picareta" militando no ambiente político e que todos "navegam" nesta mesma vala comum. Isso não é verdade.

* Não podemos nunca fazer generalizações em campo nenhum, nem mesmo no campo político. Quem dignificou seu mandato e esteve ao lado da população merece ser reeleito, mesmo admitindo que poucos fizeram isso. Uma resposta precisa ser dada ao caos instalado no ambiente político. As escolhas vão depender da vontade e visão de mundo de cada um.
Não podemos ficar apenas no terreno das lamentações !!


* Diante das acusações e do indiciamento por parte da PGR do presidente da Câmara dos Deputados, o "pilantra federal", Eduardo Cunha, o PSOL lidera uma frente pluripartidária (parlamentares de 10 partidos políticos, inclusive do próprio PMDB) que exige o afastamento imediato do "ínclito" deputado da presidência da Casa. É impensável a possibilidade do uso do cargo para interferir nas investigações.
Leia abaixo a nota que está sendo divulgada à imprensa:

"EM DEFESA DA REPRESENTAÇÃO POPULAR.
A denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por corrupção e lavagem de dinheiro, apresentada pela Procuradoria Geral da República, é gravíssima. Com robusto conjunto probatório, ela não apenas reforça as informações sobre o envolvimento de Cunha no esquema criminoso investigado pela Operação Lava Jato, como expõe o Parlamento brasileiro e torna insustentável a sua permanência na Presidência da Casa.
O Ministério Público acusa Eduardo Cunha de corrupção e lavagem de dinheiro – referente ao recebimento de US$ 5 milhões de um lobista e outras milionárias transações. Apurou-se também que Cunha se utilizou de requerimentos de informação para chantagear empresários que estariam com parcelas de propina em atraso – requerimentos esses originados em seu gabinete e assinados pela então deputada Solange Almeida.
A diferença da condição de um investigado em inquérito para a de um denunciado é notória. Neste caso, Cunha é formalmente acusado de ter praticado crimes. Com a denúncia do Ministério Público, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já demonstrou utilizar o poder derivado do cargo em sua própria defesa.
Exercer a Presidência da Câmara dos Deputados exige equilíbrio, postura ética e credibilidade. A responsabilidade de dirigente maior de uma das casas do Poder Legislativo é incompatível com a condição de denunciado. Em defesa do Parlamento, clamamos pelo afastamento imediato de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados.
Parlamentares do PSOL, PSB, PT, PPS, PDT, PMDB, PR, PSC, PROS, PTB."


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do advogado Vinicius Martins:

"OS CARAS FORAM MESMO DEMITIDOS! O gari e o tratorista relataram não estarem recebendo desde FEVEREIRO, com água e luz de suas casas cortadas, família sem alimento na mesa! E o EXMO SR DR ONIPOTENTE INTERGALÁCTICO SIR PREFEITO ALAIR CORREIA, como de costume pediu a cabeça dos dois, os DEMITIU indiretamente pela reclamação digna em entrevista na interTv! O governo tem a cara de seu líder! Incompetente, incapacitado, grosseiro, mal educado, autoritário e violento! Abominações políticas, éticas e cognitivas! E um dos mamões vai a TV falar que a demissão se deu por falhas do empregado, coincidentemente um dia depois da entrevista que emocionou muita gente! É revoltante! A grana sumiu! A grana dos artistas, dos trabalhadores, mas as empreiteiras com seu péssimo serviço, e a total incompetência desse governo continuam a receber! O que tem acontecido é asqueroso... O povo não vai mais suportar! O seu coronelismo chegou ao fim, o que não faltam são piscinas para o senhor ficar de molho, mas acho que fora do governo elas voltarão a secar..."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

O ESTADO

Em primeiro lugar, Marx considerava as condições materiais de uma sociedade como a base de sua estrutura social e da consciência humana. A forma do Estado, portanto, emerge das relações de produção, não do desenvolvimento geral da mente humana ou do conjunto das vontades humanas. Na concepção de Marx, é impossível separar a interação humana em uma parte da sociedade da interação em outra: a consciência humana que guia e até mesmo determina essas relações individuais é o produto das condições materiais - o modo pelo qual as coisas são produzidas, distribuídas e consumidas.

As relações jurídicas assim como as formas do Estado não podem ser tomadas por si mesmas nem do chamado desenvolvimento geral da mente humana, mas têm suas raízes nas condições materiais de vida, em sua totalidade, relações estas que Hegel... combinava sob o nome de "sociedade civil". Cheguei também a conclusão de que a anatomia da sociedade civil deve ser procurada na economia política; o. Na produção social de sua vida, os homens entram em relações determinadas, necessárias, e independentes de sua vontade, relações de produção que correspondem a um grau determinado de desenvolvimento de suas forças produtivas materiais.

A soma total dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas definidas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona, de forma geral, o processo de vida social, político e intelectual. Não é a consciência dos homens que determina sua forma de ser mas, ao contrário, é sua forma de ser social que determina sua consciência.(ver Marx-Engels, Atica, 1983, 232-33)

Essa formulação do Estado contradizia diretamente a concepção de Hegel do Estado "racional", um Estado ideal que envolve uma relação justa e ética de harmonia entre os elementos da sociedade. Para Hegel, o Estado é eterno, não histórico; transcende à sociedade como uma coletividade idealizada. Assim, é mais do que as instituições simplesmente políticas. Marx, ao contrário, colocou o Estado em seu contexto histórico e o submeteu a uma concepção materialista da história. Não é o Estado que molda a sociedade mas a sociedade que molda o Estado. A sociedade, por sua vez, se molda pelo modo dominante de produção e das relações de produção inerentes a esse modo.

Em segundo lugar, Marx (novamente em oposição a Hegel) defendia que o Estado, emergindo das relações de produção, não representa o bem comum, mas é a expressão política da estrutura de classe inerente à produção. Hegel (e, como vimos, Hobbes, Locke, Rousseau e Smith) tinha uma visão do Estado como responsável pela representação da "coletividade social", acima dos interesses particulares e das classes, assegurando que a competição entre os indivíduos e os grupos permanecessem em ordem, enquanto os interesses coletivos do "todo" social seriam preservados nas ações do próprio Estado. Marx veio a rejeitar essa visão do Estado como o curador da sociedade como um todo. Uma vez que ele chegou a sua formulação da sociedade capitalista como Uma sociedade de classes, dominada pela burguesia, seguiu-se necessariamente a sua visão de que o Estado é a expressão política dessa dominação.

O Estado é um instrumento essencial de dominação de classes na sociedade capitalista. Ele não está acima dos conflitos de classes mas profundamente envolvido neles. Sua intervenção no conflito é vital e se condiciona ao caráter essencial do Estado como meio da dominação de classe.
Pode haver ocasiões e assuntos onde os interesses de todas as classes possam coincidir, mas na maior parte das vezes e em essência, esses interesses estão fundamental e irrevogavelmente em divergência, de modo que o Estado não pode ser seu curador comum. A ideia de que tal possa acontecer faz parte do véu ideológico que uma classe dominante lança sobre a realidade da dominação de classe, a fim de legitimar essa dominação aos próprios olhos e também perante as classes subordinadas. (Miliband, 1977, 66)

Assim, porque a burguesia (a classe capitalista) tem um controle especial sobre o trabalho no processo de produção capitalista, essa classe dominante estende seu poder ao Estado e a outras instituições.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, José Simão em dose dupla:

"E tem gente que apoia o Cunha só porque ele é anti-Dilma. Mas tem que ser anti-Dilma honesto. (...) Senão um ladrão rouba teu carro e você grita: 'Ei, ei, olha o meu carro! Você tá roubando o meu carro'. E o ladrão: 'Mas eu sou anti-Dilma!'. 'Ah, então tá bom, pode levar o carro!'. Rarará!"

"Desencapetamento de Propinas! O Cunha recebia propinas através da Assembleia de Deus!"


* Mais tarde um novo e polêmico artigo sobre o momento político !!

4 comentários :

  1. Quanta maldade meus deus que habita o coração destas pessoas. Pobre homem que se emocionou com uma ajuda que nunca teve e talvez por isso infartou. Deus vai proteger e ele vai melhorar. Estas pessoas se não pagarem na justiça dos homens, pagaram na justiça divina.

    ResponderExcluir
  2. Será a eleição do voto nulo. Votarei nulo para protestar contra toda essa bandalha. Desculpe, Leitão, mas não dá para confiar em ninguém. O poder muda as pessoas e muda para pior.

    ResponderExcluir
  3. O coronelismo continua ativo em Cabo Frio em pleno século XXI. Vergonha total !

    ResponderExcluir
  4. Hoje teve mais um acidente em Aquarius e ninguém faz nada. Quantas pessoas terão que morrer para que alguém faça alguma coisa. Não interessa se vai ser o município ou o estado, queremos melhoras e que resolva os problemas da estrada.

    ResponderExcluir