quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* CABO FRIO VIROU UMA ÓPERA BUFA ESTRELADA POR UM CANASTRÃO

* Esta decisão do prefeito Alair Correa de pedir a “auto-exoneração” dos seus secretários mostra novamente que estes caras que administraram a cidade nos últimos 20 anos são verdadeiros embusteiros.
Uma das premissas básicas da administração é colocar as pessoas certas nos lugares certos. É normal nomear para cargos de confiança pessoas usando critérios políticos, mas estas nomeações também precisam ser acompanhadas de capacitação técnica.

* Tudo o que não acontece aqui. São nomeações baseadas apenas em critérios políticos, fruto de acordos espúrios na pré-eleição, em que não são discutidos projetos para a cidade e sim apenas a ocupação de cargos. Tudo mundo sabe disso e mesmo assim a maioria da população mantém estes enganadores no poder.

* Não pode dar certo !
Nunca deu !

* O cotidiano, o momento atual de caos em várias áreas de políticas públicas na cidade, principalmente na saúde, educação e habitação popular, são provas cabais desta incompetência e falta de capacidade de gestão.
São “administradores” da fartura e do esbanjamento do dinheiro público. Tudo isso “recheado” de desvios e roubos escancarados que os enriqueceram, assim como também os tais “grupos políticos” que na verdade se constituem em quadrilhas políticas.

* O outro lado da decisão é tentar “safar o seu couro” colocando a culpa da incompetência sistêmica que assola estes governos nos secretários, assim como já tentou culpar trabalhadores e sindicalistas. Este atrasado e viciado modelo de gestão precisa ser extinto. Estes caras jamais vão querer fazê-lo.

* Nestes últimos 20 anos transitaram cerca de 10 bilhões de reais pelos cofres públicos municipais e ninguém em sã consciência consegue enxergar na cidade algo que justifique esta dinheirama. Eles são “administradores experientes” em fazer sumir o dinheiro público. Possuem também grande experiência em dar explicações para o TCE, Ministério Público e a Justiça.

* As respectivas folhas corridas de processos das mais variadas origens respaldam tudo isso. São farsantes travestidos de agentes políticos. Jamais pensaram no coletivo da população.

* E tem gente que apoia este embuste por migalhas. Triste cidade rica !
Até quando a população vai aturar tamanha esculhambação ?


* O "novo" velho governo Alair fechou a UPA contrariando decisão judicial, mas mesmo assim renovou o contrato com uma "empresa amiga" para fazer a segurança da unidade. Isso seria estranho se não fosse em Cabo Frio, onde reina o descaramento com o mau uso e desvio de dinheiro público. Como pode uma unidade de saúde fechada ter uma empresa fazendo a segurança ?


* Como tudo pode piorar, a "empresa amiga" escolhida para fazer a segurança ( deve segurar uma boa grana pública) é de gente ligada ao governo. A cara de pau dos caras não tem limites !!


* Por falar em bastidores da política local, fontes dão conta que na próxima semana tem um "porradão" previsto neste imbróglio interno do governo municipal. É briga de cacique e não de índio. Vamos aguardar os desdobramentos !!

* Construir maiorias para vencer eleições em cima de acordos pouco claros, baseados em distribuir cargos e fatiar o poder acaba sempre assim. São os vícios da velha política. Vide o exemplo do PT no Governo Federal. Não podemos nos conformar que seja sempre assim, que política seja a representação equivocada e deturpada de um princípio de São Francisco de Assis que diz: "É dando que se recebe".

* Se não mudarmos esta convicção o jogo político também não muda. Os acordos políticos são legítimos, mas precisam ser pautados na transparência das ações e intenções e baseados em programas e projetos para a cidade.
Coerência e independência na vida e na política não são atributos para qualquer um !!


* Mesmo com uma situação de insolvência no estado, fruto de uma gestão temerária, corrupta e desastrosa da dupla Cabral/Pezão, inclusive com atrasos e parcelamentos de salários dos servidores ativos e inativos e da imensa crise na saúde pública, o governo do PMDB vai gastar em 2016 quatro vezes mais em propaganda. Isso mesmo, em propaganda.
O orçamento da área em 2015 que foi de 14 milhões de reais, neste ano sobe para 53 milhões de reais.
Fazer propaganda de que ?


* Será que a outra dupla de neo-alidos, Jânio e Marquinhos, ambos Mendes, apoiadores deste (des)governo tem algo a dizer sobre isso ?
Jânio perdeu inteiramente a coerência e o discurso. Ataca com razão o nefasto governo Alair em Cabo Frio, mas se cala vergonhosamente sobre as mesmas práticas políticas praticadas por Pezão no comando do estado. Aliás, vota várias matérias contra o servidor e a população, adotando uma posição de total subserviência ao governo mais corrupto da história do Estado do Rio de Janeiro. É vice líder de Pezão na ALERJ e grande aliado de Paulo Melo e Picianni. PUTZ !!

* Voltou a criticar o "modelo de gestão de 20 anos de Alair e Marquinhos" se colocando como "nova alternativa", conforme declarou recentemente na mídia local, achando que a memória da população é curta e não vai lembrar de sua aliança com Marquinhos em 2012. Se aliou com "parte do atraso" de forma oportunista e pragmática e quer combater o "atraso".
Quer enganar a quem ?


* É impressionante a quantidade de processos que está respondendo o ex-prefeito Marquinhos Mendes ao deixar o governo municipal. São multas, fraudes em licitação, improbidade administrativa, fraudes eleitorais, etc. São desvios e irregularidades de todo o tipo. Está conseguindo realizar a proeza de superar a também quilométrica ficha corrida de Alair Correa, seu "mestre" em mandatos anteriores. A última condenação no TSE feita pelo ministro Gilmar Mendes determinando sua inelegibilidade é grave e de difícil reversão. Haja grana e malas !!

* O engraçado de tudo isso é que tem um monte de gente na cidade defendendo sua volta ao poder, em função do péssimo governo que faz Alair. Seria cômico se não fosse trágico. Como defender a volta ao poder de alguém com uma ficha dessa?
Novamente te pergunto: Você acha que é para "o bem da população" ou para a volta dos privilégios daqueles que ficaram sem "as bocas e migalhas" ?
Porque a "parte do leão" sempre ficou com os dois "visionários admini$$$tradores" !!

* Li esta semana no facebook, num post de um cidadão ligado "unha e carne" a Marquinhos, que é normal e de "praxe" o político que exerceu mandatos ter alguns processos. Respeito e sei que a opinião é livre, principalmente, nas redes sociais, mas os processos que o "probo administrador" responde são de improbidade administrativa, peculato, apropriação indébita, fraude em licitações, alguns de natureza eleitoral como compra de votos, abuso de poder econômico e por aí vai.

* Pergunto a você, meu caro cidadão: Isso é de praxe?
Pois é, vivemos uma total inversão de valores no campo político. Eles chamam de "relativização da ética. Eu chamo no popular de ladroagem !!

* E olha que tem muita gente que se diz a favor da " moralidade e transparência na política" também defendendo a volta do ex-prefeito, estimulando este embuste e esta falsa polarização. Fazendo um balanço dos últimos 20 anos, vale a pena parodiar o brilhante escritor gaúcho, Luiz Fernando Veríssimo:
" A diferença entre a República Tcheca e Cabo Frio é que o governo deles fica em Praga e a gente tem esta praga de governos"


* Publicado esta semana mais uma rodada do ranking Alexa no Blog Iniciativa Popular Búzios. Confira abaixo:

ALEXA
Os 10 melhores sites da Região dos Lagos em 2015, segundo o Alexa.
Neste mês ocorreram quatro mudanças de posição entre os blogs da Região dos Lagos. O "Portal RC24h" ultrapassou o "Jornal Folha de Búzios", passando a assumir a segunda colocação. O blog José Francisco Artigos" superou em um ponto o blog "Redação Final Búzios", passando a ocupar a quarta colocação. O site "Rafael Peçanha" pula da sétima para a sexta colocação. E o site "Visão Rio das Ostras" galga duas posições, ocupando a 8ª colocação, deslocando o site "Jornal do Totonho" para a última posição. O blog Cidadania e Socialismo permanece na 9ª colocação.

1º) - IPBUZIOS - 4.872º
http://ipbuzios.blogspot.com.br/
2º) - PORTAL RC24H - 7.205º
http://www.rc24h.com.br/
3º) - JORNAL FOLHA DE BÚZIOS - 7.685º
http://jornalfolhadebuzios.com.br/
4º) - HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE - 10.965º
http://josefranciscoartigos.blogspot.com.br/
5º) - REDAÇÃO FINAL BÚZIOS - 10.966º
http://redacaofinalbuzios.blogspot.com.br/
6º) - RAFAEL PEÇANHA - 12.806º
http://www.rafaelpecanha.com/
7º) - REPÓRTER EDUANDER SILVA - 14.758º
http://reportereduandersilva.blogspot.com.br/
8º) - VISÃO RIO DAS OSTRAS - 19.058º
http://visaoriodasostras.nafoto.net/
9º) - CIDADANIA E SOCIALISMO - 21.460º
http://cidadaniaesocialismo.blogspot.com.br/
10º) - JORNAL DO TOTONHO - 23.933º
http://www.jornaldototonho.com.br/

O site com a menor taxa de rejeição é o blog IPBUZIOS, com taxa 18,20%. Em segundo lugar vem o PORTAL RC24H com taxa igual a 42,60%. Seguem: Jornal Folha de Búzios, taxa 51,90%; VISÃO RIO DAS OSTRAS, 60%; REDAÇÃO FINAL BÚZIOS, 75%; HISTÓRIA MÚSICA E SOCIEDADE, 75,80%; RAFAEL PEÇANHA, 78%; EDUANDER SILVA, 80,50%; CIDADANIA E SOCIALISMO, 84% e JORNAL DO TOTONHO com a maior taxa de rejeição, 84,40%.

O site que tem a maior visualização diária por visitante é o Blog IPBUZIOS com 6,30 visualizações/ visitante. Em segundo lugar vem o JORNAL FOLHA DE BÚZIOS, com 1,80. Seguem: PORTAL RC24H e VISÃO RIO DAS OSTRAS, 1,60; EDUANDER SILVA, RAFAEL PEÇANHA e CIDADANIA E SOCIALISMO, 1,10; REDAÇÃO FINAL BÚZIOS, HISTÓRIA MÚSICA E SOCIEDADE e JORNAL DO TOTONHO com 1,00 visualizações diárias por visitante.

O site ao qual o visitante em média dedica mais tempo diariamente é o blog IPBUZIOS: 20min:07seg. Em segundo lugar vem o blog HISTÓRIA MÚSICA E SOCIEDADE com 2min:50seg. Seguem: JORNAL FOLHA DE BÚZIOS, 2min:47seg; PORTAL RC24H, 2min:25seg; CIDADANIA E SOCIALISMO, 2min:16seg; RAFAEL PEÇANHA, 1min:49seg; EDUANDER SILVA, 1min:43seg; JORNAL DO TOTONHO, 1min:33seg; REDAÇÃO FINAL BÚZIOS, 0min:58seg; e em último VISÃO RIO DAS OSTRAS com 0min;51seg.

O BLOG IPBUZIOS também é primeiro colocado no ranking internacional do ALEXA em comparação com os blogs e sites da Região dos Lagos:
1º) IPBUZIOS - 128.233º
2º) JORNAL FOLHA DE BUZIOS - 179.695º
3º) PORTALRC24H - 196.871º
4º) REDAÇÃO FINAL BÚZIOS - 256.717º
5º) HISTÓRIA, MÚSICA E SOCIEDADE - 271.480º
6º) RAFAEL PEÇANHA - 354.079º
7º) EDUANDER SILVA - 369.368º
8º) JORNAL DO TOTONHO - 449.678º
9º) VISÃO RIO DAS OSTRAS - 516.370º
10º) CIDADANIA E SOCIALISMO - 522.221º

* O blog tem crescido muito em acessos nestes últimos meses. Nossos agradecimentos aos leitores !!


* CRISE PARA QUEM?

* Imagens que mostram a desigualdade no país e no mundo sempre chocam as pessoas. A pergunta que fica é:
O que você tem feito para ajudar a mudar este quadro ?

* Em 2015 a desigualdade econômica mundial chegou a níveis comparáveis à realidade antes da I Guerra Mundial. Enquanto os 50% mais pobres têm 1% da riqueza mundial, os 10% mais ricos controlam 90% e o 1% mais "abastado" tem 50% da produção econômica de todo o mundo.
E a situação vem piorando. Em 2010, os 50% mais pobres tinham 2% e os 10% mais ricos, 83%.

* Um outro modelo de sociedade precisa ser pensado. Um outro modelo de organizar a produção também. É preciso garantir direitos e dignidade a todos, além de respeitar os limites do planeta !!


SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face da professora cabofriense Martha Souza:

"A Justiça além de cega é morosa. Até que algo aconteça nossa cidade já estará falida, os funcionários inadiplentes, a Educação de nossas crianças comprometida, etc. Como se costuma dizer sabiamente:Uma árvore faz milhões de palitos de fósforo, mas com um só fósforo queima - se milhões de árvores."


UMA PITADA DE MARX".

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

PRODUÇÃO DE VALOR E MAIS VALIA

São os trabalhadores assalariados que quando ultrapassam o tempo necessário de trabalho pra gerar seu próprio salário passam a produzir a mais valia, que vira o lucro para enriquecer o patrão e não a si mesmo. além de gerarem seu próprio salário, que não é presente do patrão, ainda geram a riqueza do próprio patrão. É a exploração.


HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, mais uma piadinha do cotidiano popular:

A esposa com o aniversário chegando joga uma indireta no marido:
- Amor, meu aniversário está chegando e quero um presente bem legal.
Vou te dar uma pista: vai de zero a cem em menos de 5 segundos, pode ser de qualquer cor.
No dia do aniversario a mulher encontrou um pacote no quarto com uma balança de banheiro cor de rosa, novinha.
Ah, a propósito, o marido continua desaparecido !!


* Mais tarde um texto polêmico sobre o momento político no município de Cabo Frio !!

14 comentários :

  1. Dizer que é de praxe ter tantos processo e forçar muito a barra para ter um carguinho no governo. Tem muita gente em Cabo Frio que tem preguiça de procurar emprego e trabalhar, prefere ficar na dependência de políticos vigaristas. Só pensam no seu umbigo e querem que a população se dane. Hipócritas !
    Geraldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não é só os "políticos vigaristas" que só pensam no seus (deles) umbigos não. Grande parte da população pensa assim. Cada um na sua causa e o resto que se lasque. Em Cabo Frio viver em sociedade passa bem longe.

      Excluir
    2. Ops, correção: Amigo, não são: só os "políticos vigaristas" que só pensam nos seus (deles) umbigos não.

      Excluir
  2. Só par saber. O dono da empresa é irmão de um e-secretário do governo ?
    O endereço da empresa não fica na mesma rua onde o irmão tem um loja de construção ?
    É isso mesmo ou estou enganado.

    ResponderExcluir
  3. Sempre votei em Janio como vereador e deputado a primeira vez. Mas Janio mudou muito, não fala mais com as pessoas como falava antes, a atenção, a tentativa de ajudar. Mudou para pior e está virando o que ele sempre combateu. O acerto com Marquinho mudou ele, quer ser prefeito de qualquer maneira e fica difícil.

    ResponderExcluir
  4. Deixa dessa chorumela leitão, marquinhos lidera todas as pesquisas e vai ser eleito prefeito de cabo frio. A maioria dos processos foi Alair que colocou durante seu governo. Marquinhos nunca perdeu uma eleição e não vai perder essa com alair arrasado no chão. Pode chorumelar a vontade o povão está com marquinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixa esta bola meu caro, nem ele está cantando vitória. Já gente muito maior do que ele cair por soberba. Primeiro vai ter que passar pelo crivo da justiça para depois enfrentar as urnas, que muitas vezes reservam surpresas para políticos vigaristas. Cuidado, talvez aquela "boquinha" prometida não saia, rsr
      Outra coisa, não vi nenhum comentário seu contrapondo os fatos e argumentos que usei. É difícil, né !!

      Excluir
  5. Cabo Frio é PAGODE mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Leitão quem defende essas duas desgraças de cabo frio deve levar alguma vantagem ou com um ou com outro,vc e o candidato mais coerente e principalmente pros servidores e pro cidadao de um modo geral,com certeza fara uma gestao participativa transparente e acredito q tb fara uma devassa nos governos desses dois elementos,eles se deus quiser,um dia serao condenados a devolver pelo menos um pouco do que desviaram,e que nunca mais governem essa cidade,um por ja estar caquetico e a propria natureza se encarregar dele e o outro por ser impedido pela justica.Tamo junto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras de incentivo. Vamos seguir na luta por mudanças !!

      Excluir
  7. Acho que existe em cabo frio é um campeonato pra ver qual grupo é mais esperto em desviar recurso da prefeitura, parece q vivemos um pesadelo sem fim,por td q é divulgado na mídia,redes sociais,blogs,a enormidade de processos q essas duas figuras respondem,nada e ng consegue acabar com essa zona,os caras peitam td e a TDs e nada acontece,MT triste isso td!

    ResponderExcluir
  8. Excelente síntese do atual quadro político. O pior é que mesmo com estas "credenciais" a maior parte da população segue votando neles.

    ResponderExcluir
  9. QUEREM CONHECER QUEM É O POLÍTICO MARQUINHO? PROCUREM O AUDIO DA CONVERSA DELE COM O ABILIO, QUE FOI REPRODUZIDO FARTAMENTE PELA IMPRENSA. É BATOM NA CUECA,ESTA NEM O APOSTOLO WALDOMIRO CONSEGUE FAZER UM MILAGRE PARA SALVÁ-LO.
    SERGIO A. FRIDMAN

    ResponderExcluir