segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CORAGEM PARA MUDAR




CORAGEM PARA MUDAR

Com o fim do período de carnaval, neste início de 2016, serão intensificadas as conversas visando às alianças políticas para as eleições municipais. E mais uma vez vamos assistir ao triste espetáculo das alianças nebulosas, sem nenhuma base programática, sem nenhuma discussão de projetos efetivos para a cidade. Vamos assistir a acordos movidos por cargos e interesses pessoais e de grupos. Vamos assistir a volta dos “capítulos” da velha política.

Vamos assistir a desafetos e adversários políticos, na maior cara de pau, se unirem usando aquele velho e mofado jargão político: "Alianças para o bem de Cabo Frio". Vamos assistir também a rompimentos de última hora de quem se beneficiou dos velhos esquemas de barganhas fisiológicas de nomeações e cargos posando de cara nova e prometendo uma "nova política".

Só se engana quem quer !

Até quando o cidadão cabofriense vai acreditar neste embuste ?
Será que os resultados políticos e os índices sociais colhidos nestes últimos 20 anos não nos mostraram nada ?

Este modelo de gestão corrupto e irresponsável que faliu a cidade e roubou a esperança de grande parte da população precisa ser mudado. O entrelaçamento entre estes velhos caciques políticos e seus novos e velhos aliados com a elite empresarial da cidade, que banca estas campanhas milionárias, só será rompido por quem tem independência e nenhuma relação com as velhas práticas políticas que imperam em nosso município.

As notícias no início do ano vão dar conta destas alianças. É só esperar e analisar com mais apuro e critério. De nossa parte, vamos estar na trincheira contrária, enfrentando todo este esquemão montado para que nada mude. Vamos manter a nossa coerência política demonstrada nas campanhas de 2008 e 2012. Somos de fato a única oposição a este nefasto modelo de gestão e nunca participamos dele. Inquestionavelmente, os outros são ora aliados e ora adversários.

Após pensar e discutir a questão política com os companheiros do PSOL resolvi colocar novamente meu nome a disposição para disputar a prefeitura de Cabo Frio. Em breve faremos um anúncio oficial de minha pré-candidatura.

Apesar de todas as dificuldades conjunturais e estruturais temos capacidade técnica, política e estatura ética e moral para fazer este novo enfrentamento político contra qualquer um. Alguns que serão candidatos são notórios frequentadores de tribunais com uma imensa folha corrida de processos. Se a justiça eleitoral fizesse o seu papel estariam banidos da vida pública. São notórios ladrões do dinheiro público que precisam ser defenestrados pelo voto popular.

Outros se colocam como "caras novas", mas estão ou estavam diretamente ligados aos velhos caciques municipais ou estaduais que reproduzem este mesmo modelo injusto de gestão pública que favorece uma elite política endinheirada em detrimento da maioria da população, que a cada ano vê sua condição se deteriorar em termos de direitos sociais e da prestação adequada de serviços públicos, principalmente saúde, educação, saneamento básico, emprego e habitação popular.

As transformações são sempre fruto de ações coletivas. Elas impulsionam o que muitos chamam de "impossível" a se constituir numa realidade concreta.
Já dizia Brecht no século passado: “Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar.”
Depende de cada um de nós.

A mudança política que pode vir acompanhada de um largo processo de renovação, tanto no legislativo quanto no executivo cabofriense, vai exigir da população coragem, ousadia e a capacidade de assumir os riscos e a responsabilidade que o momento atual impõe. Nada acontece ao acaso.

A história política da cidade tem refletido um ciclo repetitivo de enganações e farsas.
Estaremos de novo neste embate.
Só a luta muda a vida !!

“É parte da cura o desejo de ser curado.”
Sêneca



Claudio Leitão é economista, professor de história e membro da executiva municipal do PSOL Cabo Frio – RJ.

7 comentários :

  1. Texto corajoso companheiro Claudio, com a cara e a marca do Psol. Luta que segue !
    Paulo Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu caro Paulo, luta que segue aí para você e os companheiros de Niterói e São Gonçalo !!

      Excluir
  2. Tá correto o que voce escreveu mas não ganha a eleição. O povo fala muito mas vota sempre nos mesmos. Sei que não é bom dizer isso mas é o que acontece sempre, é só olhar o país e os outros municípios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar" (Bertolt Brecht).
      Você tem razão, a história do país aponta para várias "permanências", mas sempre vai haver espaços para mudanças, mesmo que de forma gradual. Precisamos insistir e cada um fazer a sua parte.

      Excluir
  3. Shows na praia, fogos e uma passagem subsidiada. Coloque esses " ingredientes ' no liqiificador. pronto!Está feita a " vitamina " para " sustentar " e alegrar grande parte da população da cidade.
    Aí verás a capacidade de mudar.

    ResponderExcluir
  4. ESSE GOVERNO DO PERUCA É A MAIOR FARSA DE TODOS QUE JÁ PASSARAM POR CABO FRIO !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem farsa esse governo é. Esse governo é um Nada.

      Excluir