sábado, 10 de outubro de 2009

JOGO DE CARTAS MARCADAS

A eleição presidencial de 2010 já é um fato marcante, noticiado diariamente na mídia nacional, até porque, nosso guia e presidente foi o primeiro a antecipar o debate anunciando a candidatura de sua Ministra Chefe da Casa Civil, a neopetista Dilma Rousseff. As pesquisas realizadas pelos diversos Institutos bombardeiam nossos corações e mentes com dados e projeções.
Nota-se claramente, a tentativa de polarizar a eleição entre dois partidos e dois candidatos : PT e PSDB, Dilma e Serra. A grande mídia nacional, representada pelos principais jornais, revistas e redes de televisão, faz um esforço concentrado para que a opinião pública absorva esta tese com uma verdade absoluta. Nada mais antidemocrático dentro de nossa pseudodemocracia.
A bem da verdade é preciso reconhecer que o PT e o PSDB são, hoje, os partidos de maior presença no cenário político nacional, mas de forma nenhuma apresentam projetos antagônicos, pelo contrário, descaracterizado, Lula e o PT de hoje deram continuidade ao modelo econômico e as relações políticas derivadas do governo FHC do PSDB, inclusive, tendo como aliados nesta governabilidade (sic) as mesmas figuras políticas : Sarney, Renan, Jader Barbalho, Romero Jucá, Roberto Jefferson e os fisiologistas e meretrizes de sempre do PP, PTB, PR e afins. Até os escândalos de corrupção foram parecidos.
Nenhuma reforma importante aconteceu na estrutura do Estado Brasileiro. Políticas públicas estruturantes nas áreas da Educação, Saúde, Saneamento e Habitação passaram ao largo destes dois governos. Ambos pagaram religiosamente e sem questionamento os juros da imoral dívida interna que, apesar da suposta competência, só faz crescer e comprometer o futuro das novas gerações de brasileiros. As alternativas a estas candidaturas para esta grande mídia são Ciro Gomes e Aécio Neves, ou seja, um pouco do mesmo.
A única candidatura independente que tem um projeto que se contrapõe a esta lógica em vários pontos importantes, a candidatura de Heloisa Helena – PSOL é completamente ignorada, embora ela esteja presente em todas as pesquisas de opinião com resultados bem razoáveis, a despeito de toda esta falta de exposição intencional praticadas por estes veículos de comunicação.
A parcialidade no tratamento das candidaturas é cristalina. Tais jornais, revistas, redes de televisão e analistas políticos tem o direito de terem suas preferências, mas simplesmente, não citar, tornar pública e comentar todas as possibilidades parece ser proposital, visando não dar “ asas “ a qualquer possibilidade real de mudança.
Uma das explicações para este fato é muita clara, tendo em vista, declarações de Heloisa Helena de que reduzirá, drasticamente, as verbas de publicidade do governo, entendendo que a boa propaganda governamental é obra pública, além de investimentos sociais, objetivando resgatar esta imensa dívida social que se acumula há décadas neste país e que os competentes e bem avaliados governos passados foram incapazes de resolver. Só este ano, Lula irá gastar cerca de 6 bilhões de reais em verbas de publicidade fazendo a festa destes patrióticos veículos de comunicação.
Existem outras razões para eles esconderam a candidatura Heloisa Helena do grande público, principalmente, das camadas mais humildes da população, mas eu deixo para a atenta reflexão de todos os leitores do blog.

“ Um sonho quando sonhado por muitos e ao mesmo tempo torna-se uma inevitável realidade.”
(Autor desconhecido)


Cláudio Leitão, é economista, dirigente sindical e foi candidato a prefeito pelo PSOL nas últimas eleições em 2008.

Nenhum comentário :

Postar um comentário