sábado, 10 de outubro de 2009

A PERGUNTA QUE AINDA NÃO FOI FEITA


Cabo Frio vive hoje um clima de total instabilidade política. O imbróglio jurídico-eleitoral entre Marquinho Mendes e Alair Correa domina as conversas nos bares e cafés da cidade. Entretanto, um outro assunto começa a perturbar a tranqüilidade dos cabofrienses, particularmente dos servidores públicos municipais : Os problemas de caixa da Prefeitura para honrar a folha de pagamentos dos funcionários.

O atual prefeito reeleito ( ainda não se sabe ao certo !!) e seus secretários, escorados pelos vereadores da base governista, tem dito na mídia local que o problema é da crise internacional e da conseqüente redução dos repasses dos royalties do petróleo. Estas pseudo-entrevistas ancoradas por profissionais (sic) da imprensa local altamente domesticados se dão num ambiente de total conforto, sem que haja nenhuma pergunta mais complicada ou que possa atrapalhar o discurso fácil de nossos representantes.

Entretanto, uma pergunta não tem sido feita : Porque justificar a dificuldade da folha de pagamentos com a queda dos repasses dos royalties se estes valores não podem ser utilizados para este fim?

A crise, é obvio, existe, mas seus impactos num município como Cabo Frio, em plena temporada de verão ainda não são sentidos. Basta ver as vendas do comércio local. Trata-se de uma grande desculpa esfarrapada para justificar verdadeiros desmandos com dinheiro público. Mesmo com esta redução o orçamento de Cabo Frio continua ser de dar inveja a qualquer município do seu porte. O problema é o modelo de gestão que é fisiológico, assistencialista, não prioriza políticas públicas adequadas e não dá a devida transparência aos gastos públicos.

É inacreditável como estes profissionais da imprensa local aceitam servir de escadas para permitir este tipo de embuste com a população de nossa cidade. Estes profissionais, com raras exceções, maculam a independência e a liberdade de informação, valores tão caros ao jornalismo.

Na verdade, todos nós até sabemos ou podemos imaginar os motivos desta omissão, mas isso não pode anestesiar nossa massa critica e nossa consciência. A sociedade de Cabo Frio precisa dar uma resposta a este tipo de jornalismo que não educa, não esclarece e que atua sempre em consonância com o poder, seja ele quem for.

Querem passar para a população que existe um luta política entre o Bem e o Mal, quando na verdade, os ditos cujos em questão, são farinhas do mesmo saco e representam o mesmo papel no cenário político.

“ O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter e sem ética, o que mais preocupa é o silêncio dos bons “

Martin Luther King


Claudio Leitão, economista, dirigente sindical, candidato a prefeito pelo PSOL nas últimas eleições.

Nenhum comentário :

Postar um comentário