sábado, 10 de outubro de 2009

UMA NOVA IDEIA CONDUZIDA ATRAVÉS DE UM VELHO MODELO

Sou leitor assíduo do Jornal Folha dos Lagos e tenho percebido, juntos com todos os seus leitores, o destaque que este periódico vem dando ao Projeto Cidade Viva, coordenado pelo Professor Paulo Cotias. Considero uma ótima iniciativa, através de um fórum coletivo, estabelecer debates para criar alternativas que visem o desenvolvimento de nossa cidade, principalmente, quando o poder público municipal apresenta sinais claros de omissão e incompetência ao longo dos últimos quinze anos no que tange a realização de políticas públicas que reduzam a grande desigualdade social aqui presente.
Entretanto, alguns fatos chamam a atenção quando se analisa o modelo que está sendo empregado para a elaboração do projeto. Nota-se, claramente, grande presença de autoridades municipais e estaduais participantes do fórum, convidados com pompa e circunstância e que são, na verdade, os mesmos representantes do poder público que até hoje não deram soluções a estas questões.
Percebe-se também, a presença de representantes das inúmeras associações de empresários, como Acia, Sinduscon, entre outras, que também tem responsabilidades pelo atual estado das coisas, devido às pífias iniciativas para a geração de projetos de desenvolvimento e pela falta de independência em relação aos mandatários de plantão no município.
Assim sendo, pergunto : Onde estão os representantes dos trabalhadores, sindicatos e dos movimentos sociais da cidade ? Será que os ilustres organizadores acham que estes segmentos não tem nada a colaborar com este projeto ?
O primeiro tema a ser tratado é exatamente “ Geração de Emprego e Renda “, e pasmem, não terá representantes dos trabalhadores no debate. Digo isso, porque não há durante as reportagens, nenhuma menção a convites aos principais interessados neste tema.
Não quero acreditar que o objetivo e dar um caráter oficialesco ao fórum convidando apenas Governo e empresários, deixando de lado setores mais plurais que representem melhor o conjunto da sociedade.
Não quero acreditar que será um debate elitista, onde as soluções deliberadas serão implantadas de cima para baixo, seguindo velho modelo que já se mostrou ineficiente.
Não quero acreditar que será uma peça de marketing para projetos pessoais de políticos que antes não apareciam por aqui e agora surgem com novas promessas, como foi o caso do Deputado Paulo Melo(PMDB) que anunciou de forma pouco concreta, um campus da UERJ para Cabo Frio, como se já não tivéssemos ouvido a mesma promessa várias vezes, ditas por outros que deixaram de merecer nossa credibilidade.
É preocupante o coordenador, que é filiado e foi candidato por um partido da base aliada do governo anunciar esta iniciativa e outra do prefeito da cidade que prometeu criar uma comissão para acompanhamento do projeto como realizações objetivas antes do início dos trabalhos.
Espero, com estas críticas, que faço de forma democrática, como cidadão e representante do PSOL , partido que tem a defesa dos trabalhadores como uma das suas principais bandeiras de luta despertar o senso crítico dos leitores e provocar o debate para além dos atuais participantes.


“ Eu também sou vítima de sonhos adiados e de esperanças dilaceradas, mas ainda assim sonho e espero na luta para que a vida continue “
( Martin Luther King )



Cláudio Leitão, economista, dirigente sindical, candidato a Prefeito pelo PSOL nas eleições em 2008.

Nenhum comentário :

Postar um comentário