segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* A gente não sabe se ri ou se chora quando acompanha pela mídia e redes sociais o "embate" entre os alairzistas e marquinistas/janistas se acusando de tudo que é jeito. Um grupo chama o outro de mau gestor, de corrupto, de incompetente, de mentiroso, de oportunista, disputam qual liderança (AC e MM) tem mais processos e condenações, além de outras ofensas, inclusive de caráter pessoal. O triste de tudo isso é que quem raciona e se informa minimamente sobre o cotidiano político de Cabo Frio tem a certeza absoluta que neste sombrio processo de acusações mútuas "AMBOS OS LADOS" tem razão !!

* E você, vai aceitar de novo este embuste para 2016 ?
Eles já estão preparando aquele velho circo de horrores. Só se engana quem quer ou quem recolhe as migalhas que caem das mesas fartas de suas respectivas "lideranças" !!


* A Costa do Sol, esta semana, mostrou toda a sua incompetência e má qualidade nos serviços que presta para seus usuários. Deixou milhares de pessoas sem internet e TV a cabo por três dias. Este papo de hacker não convence ninguém. Moro no Recanto das Dunas, sou assinante dos serviços desta empresa há alguns anos e posso "falar de cadeira". Não entregam a velocidade contratada na internet, que vive lenta, oscilando e constantemente fora do ar. A desculpa é sempre a mesma: manutenção.
Haja saco !
Vai fazer tanta manutenção na................ !

* O mesmo acontece com relação ao TV a cabo. Volta e meia sai do ar, embora funcione melhor que a internet. Cobram caro pelos seus serviços e não honram os compromissos assumidos em contrato. Gostam de cobrar com veemência quando as pessoas atrasam o pagamento do boleto, mas não tem a mesma atenção com a prestação dos seus serviços. As vezes, o atraso se justifica pelo não envio do boleto pelo correio ou pelo e-mail do assinante. No meu caso, o boleto é enviado pelo e-mail e já tive que inúmeras vezes ir a empresa efetuar o pagamento direto no caixa para não receber a desagradável correspondência. Aqui no bairro não existe outra empresa prestando os serviços e é só por isso que ainda não me desliguei desta empresa. Não a recomendo a ninguém. Vamos ver se depois deste "esporro público" que levaram em várias mídias locais e redes sociais eles melhoram a qualidade do seu serviço.


* E segue a luta dos ambientalistas e populares para preservar as Dunas do Peró e livrá-las da sanha da especulação imobiliária praticada por um empreendimento "loteleiro". Segue abaixo um recado publicado em uma das várias páginas do grupo na internet:

"Christian Mehdi Guarani Kaiowá compartilhou a publicação dele.
24 de janeiro às 01:55
Nossa Gratidão a cada Irmão que veio ontem nessa data tão importante as Dunas do Pero - Cabo Frio, lutar defendendo o que é de todos. Cada cidadão, cada Professor, cada Cientista,cada criança, Jornalista e Fotógrafos Foi um dia de muito amor e plenitude.
Assinem e Compartilhem esse abaixo assinado:
https://secure.avaaz.org/…/Parem_com_a_destruicao_das_dun…/…

* Vamos assinar a petição pública e reforçar este luta !!

* História das Dunas do Peró.
Os campos de dunas em nossa região, no seu conjunto, formam uma paisagem singular que faz com que nossa região se destaque de outras do Sudeste do Brasil e, por esse motivo é uma paisagem essencial para manutenção da identidade do território do Estado do Rio de Janeiro.
O Campo de Dunas da estrada do Arraial, foi registrado, tombado pelo Estado do Rio, a partir de 1985, mas isso não garantiu sua proteção que é fragilizada pela barreira das construções que se ergueram, impedindo assim a entrada de sedimentos arenosos, e nesse Campo, a majestosa Dama Branca se enfraquece aos poucos, por falta da chegada da areia...
Do Campo de Dunas do Peró, contam-nos os estudiosos,: sobre o tronco de mangue de sete mil anos encontrado no interior das areias do Campo de Dunas do Peró. Onde antes era manguezal e hoje existem dunas; da presença do homem pré-histórico que vivia e se deslocava sobre a região, provada pela presença de 20 sítios arqueológicos; e da presença dos Aqüíferos!
Para a nossa região de poucas chuvas, as dunas guardam de presente para a população, cada gota que cai do céu, em Aqüíferos, ou seja, entre os grãos de areia, existe água subterrânea que migra para formar o ecossistema brejoso na porção oeste da área, ou a Lagoa do Guriri, na porção sul - sudoeste. Quem anda por esses caminhos já presenciou que na época das chuvas a lagoa quer invadir a estrada; ela avança com as dunas, observe...
Pois é, a lagoa e o brejo existem porque existem as dunas!
Quando grupos - do interesse que gera riqueza para poucos - passam a se estabelecer com propósito de dizimar as poucas porções de nosso litoral que ainda estão intactas, a História das Dunas que é também Ciência e Sociedade, se insurge e lança o comando:
NÃO PODEMOS PERMITIR QUE INTERESSES ECONÔMICOS DESTRUAM NOSSA IDENTIDADE EÓLICA, QUE VEM SENDO CONSTRUÍDA GRÃO A GRÃO, A CADA SEGUNDO PELO MENOS NOS ÚLTIMOS 11 MIL ANOS.
Vão baixar em outra freguesia! Por exemplo: Os empreendimentos imobiliários devem ser construídos nas áreas já degradadas, que as Empreendedoras poderão recuperá-las, deixando as áreas preservadas para usufruto de todos. Assim poderão ser chamados de “eco”empreendimentos."

* No final do ano passado, a Câmara de Vereadores de Cabo Frio revogou a nefasta lei do ex-prefeito Marcos Mendes, nº 1968/2006, que permitia a licença para as obras. Bola dentro da Câmara !!
Resta agora saber a atitude do prefeito Alair Correa com relação a sanção e ao cancelamento definitivo da licença.
Entretanto, o prefeito permanece em um "silêncio sepulcral" sobre a lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores que cancela a licença para a continuidade das obras. E aí prefeito, vai sancionar ou vetar ?
Por que não se manifestar publicamente como seria o correto para para um político com mandato popular ?


* É interessante verificar a reação dos mais variados segmentos políticos com relação as candidaturas do PSOL nas campanhas eleitorais ou a outros órgãos e entidades, como sindicatos, agremiações estudantis, Câmaras Legislativas, etc. O caso mais recente envolve a candidatura do deputado federal, Chico Alencar(PSOL-RJ), a presidência da Câmara dos Deputados. O PT chia e acha que vai prejudicar seu candidato, Arlindo Chinaglia, e vai favorecer o candidato do PMDB, o corrupto Eduardo Cunha. Isso também ocorre nas candidaturas em campanhas eleitorais, onde comentam que o partido vai tirar votos de A e favorecer o candidato B.

* O partido tem o direito democrático de se colocar em oposição aos demais candidatos que representam a continuidade do "sistema". Quem tem que decidir isso é a população nas campanhas eleitorais e os membros dos órgãos e entidades em disputa. O nosso papel é fornecer alternativas de mudança e se vai tirar ou agregar votos a candidatos conservadores não é problema nosso. É escolha de quem vai votar. Estes críticos buscam as alianças fáceis, oportunistas, de quem ora é aliado e ora é adversário e depois vem com este "papinho furado", tentando responsabilizar o PSOL pelo fracasso de alguns e vitória de outros.

* Fazemos o enfrentamento aberto e com a coragem que estes críticos não tem. Denunciamos suas incoerências e a falta de compromisso com quem realmente será impactado por estas eleições. Não adianta tentar desqualificar nossas candidaturas com este argumento estéril e tendencioso.


* Por falar em disputa partidária, esta notícia no site do TRE-RJ dá uma assustada na gente. Confira:

"TRE-RJ analisa pedidos de registro de 37 novos partidos.

No TRE-RJ, tramitam atualmente 37 pedidos de registro de novos partidos, que se encontram na fase de recolhimento e validação de assinaturas de apoiamento de eleitores. Outras quatro legendas - Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada (PSPB), Partido Liberal (PL) e Partido Novo (Novo) - já tiveram a formação aprovada pela Corte Eleitoral fluminense e aguardam a análise do Tribunal Superior Eleitoral, última etapa do processo de registro.
Para registrar um partido político, é preciso cumprir todos os requisitos estabelecidos na Lei dos Partidos Políticos e na Resolução do TSE 23.282/10. Uma das exigências é o apoiamento mínimo, que consiste no recolhimento de assinaturas correspondentes a, no mínimo, 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados, abrangendo eleitores de, pelo menos, nove estados. Além disso, em cada estado, deve-se atender ao mínimo de 0,1% do eleitorado."

* O pluripardidarismo não é uma alternativa ruim, mas precisa ter algum tipo de regulamentação a fim de evitar este tipo de situação que causa uma terrível confusão na cabeça do eleitor brasileiro.


* Os professores como agentes de transformação social são vistos, muitas vezes, como "inimigos" pelos maus governantes. A Educação quando é crítica e libertadora faz os alunos questionarem o status quo e os interesses das classes dominantes, como antevia Paulo Freire, e muito antes dele, Karl Marx.
O Estado brasileiro, desde a sua formação, jamais investiu adequadamente em Educação. Sempre representou a "ilusão" de que pertence a toda população. Hoje,no Brasil, investindo menos de 5% do PIB e apenas 3,9% do Orçamento Geral da União em educação pública, moldou o caos que vivemos na atualidade. Por sua vez, estados e municípios, por falta de um projeto universalizante são faces desta mesma moeda.
Parte do nosso atraso político e sócioeconômico são explicados pela falha e pela falta de investimento na educação. A falta de um novo e motivador projeto educacional para o país, a inadequação atual da formação escolar e da cidadania são fatores que ajudam a explicar a péssima representação política que temos no executivo e no parlamento em todas as esferas de poder.

* Este ano vou finalizar meu curso de graduação em história e terei o enorme prazer de integrar esta categoria e humildemente abraçar todas as lutas para construir alternativas que busquem uma educação pública de mais qualidade e conscientizadora da cidadania.
Luta que segue !!


* Vivemos dias difíceis, tempos de análises generalizantes, tempos de conformismos e de opiniões que pregam que não adianta enfrentar o “sistema” porque ele é forte demais e está enraizado na sociedade. Análises que dizem que não adianta abrir as “porteiras” porque o gado e as ovelhas não querem sair. Gente que afirma com uma certeza absoluta que quem se manifesta e luta é baderneiro e está lá porque recebe dinheiro de “subversivos”. Gente que diz que não adianta votar em gente séria e honesta que o tal "sistema" vai corromper ao ser eleito. Ou seja, gente que não acredita e que não deixa os outros acreditarem em nada !

* Quem está satisfeito com o quadro político deve manter os mesmos no poder, mas quem não está, tem que ter a coragem e a ousadia dos fortes para renovar, assumindo os riscos e as responsabilidades que o atual momento requer. Anular o voto ou se omitir nas críticas a este processo vai ajudar a manter este modelo que oprime os trabalhadores e os excluídos da sociedade. Precisamos ir a luta com as “armas e ferramentas” possíveis para o bom combate, o voto renovador e a mobilização popular são bons exemplos, apesar de uma conjuntura política desfavorável, onde o poder econômico domina e compra votos e consciências, reduzindo as possibilidades de avanços no campo político. Mas se “navegar é preciso”, lutar por mudanças também é fundamental. Já dizia Gramsci no século passado: “Pessimismo da razão, mas otimismo e prática da vontade”.

* Não podemos entregar o "jogo" e permitir que nos roubem a única coisa que resta: A esperança de dias melhores. Veja o que acontece neste momento na Grécia, com a vitória do SYRIZA, partido de esquerda, na recente eleição, que tenta uma ruptura com a "ordem dominante" que oprime o povo grego, que convive há anos com medidas de arrocho e corte dos gastos sociais. Os ventos da mudança estão soprando fortemente e assustando os poderosos. Maiores detalhes na postagem abaixo.
A forma de encarar o problema, conforme mostra o banner, é determinante na sua solução !!
Lembre-se de Bertolt Brecht: "Nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar" !!


* O partido de esquerda, anticapitalista e anti-austeridade, Syriza, obteve uma clara e espetacular vitória nas eleições gerais deste domingo na Grécia com 36,4% dos votos e 149 deputados no parlamento grego.
Os conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, obtiveram apenas 28,3%, o que corresponde a 78 deputados, o terceiro partido mais votado é o neonazi Aurora Dourada, com 6,4% e 17 deputados. O To Potami (Rio) obtém 5,9% e 16 deputados, o KKE (PC grego) 5,45% e 16 deputados, o PASOK (PS grego) 4,76% e 13 deputados e os Gregos Independentes 4,7% e 13 deputados.

* No seu discurso de vitória, Alexis Tsipras, líder do Syriza, afirmou que “o povo grego escreveu "História" e vai deixar a austeridade para trás. “É um sinal importante para uma Europa em mudança”, disse Tsipras, perante milhares de pessoas que se juntaram na praça em frente da Universidade de Atenas.
“O veredicto do povo grego significa o fim da troika, a estrutura de supervisão da economia da Grécia constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, que desde 2010 avalia as medidas de austeridade impostas a troco de empréstimos de 240 mil milhões de euros.
Tsipras, 40 anos, afirmou que “o povo deu um mandato claro” ao Syriza, “depois de cinco anos de humilhação” e assegurou que vai negociar com os credores uma “nova solução viável” para a Grécia.

* Para quem não sabe, entre os membros do Syriza está Manolis Glezos, com 92 anos, atualmente euro-deputado e herói nacional da Grécia por ter roubado em 1941 a bandeira da Alemanha Nazista, hasteada na Acrópole de Atenas durante a invasão na II Guerra. Manolis Glezos foi torturado e condenado à morte, mas salvo pela resistência.
Depois lutou na Guerra Civil contra a monarquia e foi condenado à morte novamente em 1948, mas pelo próprio governo grego. Por causa da sua popularidade e com medo de uma rebelião, o governo trocou o seu fuzilamento por prisão perpétua em 1950 e mesmo assim foi eleito deputado no ano seguinte. Foi libertado por pressão popular em 1954.
Foi novamente preso em 1958 acusado de ser espião soviético e condenado novamente à prisão perpétua. Libertado em 1962, foi preso de novo no golpe militar de 1967, sendo livre apenas em 1971.
Durante a implantação das políticas de austeridade à mando da Troika, Manolis Glezos, continuou indo nas manifestações, sendo agredido e preso aos 88 anos de idade.
Hoje, Manolis Glezos, após 11 anos e 4 meses de prisão, 4 anos e seis meses de exílio, duas penas de morte, duas prisões perpétuas, uma invasão nazista, uma resistência contra a monarquia, uma guerra civil, uma ditadura militar e das políticas de austeridade impostas pela Troika, enfim, faz parte de um governo junto com todo povo trabalhador grego.

* A "cobra vai fumar" na Grécia !!


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um post do companheiro Marco Antonio Costa:

"O radical é sempre, quase sempre, visto como o "improvável". Esta palavra "improvável", quer dizer, "não provar". Este "não provar", para mim, quer dizer tanto algo como "não factível", como também como "algo que não deve ser provado", de gosto ou sensação ruim. Pois bem, hoje a maioria dos gregos resolveu provar. Resolveu sentir a sensação e o gosto de ter radicais no poder. Última alternativa a uma situação inaceitável, a vitória do Siryza, demonstra que as pessoas querem provar os radicais. Não tenho mais idade para contos de carochinha. Não creio em nenhuma mudança sistêmica advinda de um triunfo eleitoral. Siryza passará pela prova ? Se não avançar, vai retroceder. Alguns dos dados mais importantes dos nossos tempos estão sendo jogados na Grécia, justamente a Grécia, da desigual, mas revolucionária democracia helênica. Não há como não renovarmos as esperanças e desejar que cada vez mais os radicais "improváveis" pareçam apetitosos aos olhos de milhões.
Que viva o socialismo!"


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado, israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim; aí estudou direito e, sobretudo história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram, então, as concepções de Marx as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se, sobretudo ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência, nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente, na sua poltrona, para o último sono.

A DIALÉTICA

Marx e Engels viam na dialética de Hegel a doutrina do desenvolvimento mais vasta, mais rica de conteúdo e mais profunda, a maior aquisição da filosofia clássica alemã. Consideravam qualquer outro enunciado do princípio do desenvolvimento, da evolução, unilateral, pobre, que mutilava e deturpava a marcha real do desenvolvimento (marcha que muitas vezes se efetua através de saltos, catástrofes, revoluções) na natureza e na sociedade. “A natureza é a comprovação da dialética, e devemos dizer que as ciências modernas da natureza nos forneceram materiais extremamente numerosos”. Isso foi escrito antes da descoberta do rádio, da transformação dos elementos, etc, provando assim que, em última análise, na natureza as coisas se passam dialeticamente, e não metafisicamente.
A grande ideia fundamental - escreve Engels - segundo a qual o mundo não deve ser considerado como um conjunto de coisas acabadas, mas como um conjunto de processos em que as coisas, aparentemente estáveis, bem como os seus reflexos mentais no nosso cérebro, os conceitos, passam por uma série ininterrupta de transformações, por um processo de gênese e de desaparecimento, esta grande ideia fundamental penetrou, desde Hegel, tão profundamente na consciência corrente, que sob esta forma geral, quase já não encontra contraditores. Mas reconhece-la em palavras e aplicá-la na realidade concreta, em cada domínio submetido à investigação, são duas coisas diferentes. “Nada há de definitivo, de absoluto, de sagrado para a filosofia dialética. Ela mostra a caducidade de todas as coisas e para ela nada mais existe senão o processo ininterrupto do surgir e do perecer, da ascensão sem fim do inferior para o superior, de que ela própria não é senão o simples reflexo no cérebro pensante.” Portanto, para Marx, a dialética é“a ciência das leis gerais do movimento tanto do mundo exterior como do pensamento humano”.
Foi este aspecto revolucionário da filosofia de Hegel que Marx adotou e desenvolveu. O materialismo dialético “não necessita de nenhuma filosofia colocada acima das outras ciências”. A única coisa que resta da filosofia anterior é “a teoria do pensamento e das suas leis, a lógica formal e a dialética”. E a dialética compreende, na concepção de Marx, como na de Hegel, o que hoje se chama à teoria do conhecimento ou gnosiologia, ciência que deve considerar o seu objeto também historicamente, estudando e generalizando a origem e o desenvolvimento do conhecimento, a passagem do não conhecimento ao conhecimento.
Atualmente, a ideia do desenvolvimento, da evolução, penetrou quase completamente na consciência social, mas por outra via que não a da filosofia de Hegel. No entanto, esta ideia, tal como a formularam Marx e Engels, apoiando-se em Hegel, é muito mais vasta e rica de conteúdo do que a ideia corrente da evolução. É um desenvolvimento que parece repetir etapas já percorridas, mas sob outra forma, numa base mais elevada (“negação da negação”) um desenvolvimento por assim dizer em espiral, e não em linha reta, um desenvolvimento por saltos, por catástrofes, por revoluções, “soluções de continuidade”, transformações da quantidade em qualidade, impulsos internos do desenvolvimento, provocados pela contradição, pelo choque de forças e tendências distintas agindo sobre determinado corpo, no quadro de um determinado fenômeno ou no seio de uma determinada sociedade interdependência e ligação estreita, indissolúvel de todos os aspectos de cada fenômeno, ligação que mostra um processo único universal do movimento, regido por leis tais são certos traços da dialética, dessa doutrina do desenvolvimento mais rica de conteúdo do que a doutrina usual.


* Mais tarde um pouco de humor e poesia !!

2 comentários :

  1. Veja bem, a Syriza mal entrou e já fez aliança com a Direita. Todos estão pasmos

    ResponderExcluir
  2. É, causou uma certa preocupação com a manutenção da pauta da eleição. Faltou apenas 2 deputados para eles fazerem maioria absoluta no parlamento.(149 - 151) A aliança com a ANEL(Gregos Independentes) foi a única saída em função da recusa do KKK(comunistas) de comporem a coalizão. Se eles não fizessem isso, pelas leis do parlamento grego, os antigos detentores do poder (ND) poderiam compor alianças e eleger o primeiro ministro. Apesar de ser um partido de direita, a ANEL elegeu apenas 13 deputados, eles tem uma pauta conjunta contra as medidas de arrocho "sugeridas" pela Troika. Tem uma orientação nacionalista. Vamos ver como Tsipras vai administrar esta "estranha aliança".

    ResponderExcluir