sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

RAPIDINHAS DE ANO NOVO !!




* Na última semana de 2014 tivemos a oportunidade de acompanhar duas daquelas entrevistas de fim de ano, numa rádio/Tv local, líder de audiência em seu horário, dos dois últimos prefeitos de nossa cidade, Marcos Mendes e Alair Correa, que governaram em rodízio, ora juntos e depois separados, também os últimos 20 anos.
Aliás, segundo muitos, na verdade, eles “desgovernaram” a cidade, já que tiveram à disposição durante este período, um orçamento extraordinário, próximo a 8 bilhões de reais e não se consegue ver equipamentos urbanos e políticas públicas que justifiquem tal dinheirama. O descaso com a periferia e o distrito de Tamoios, ao longo de todo esse tempo, é mais uma prova cabal da falta de compromisso com as questões populares. Sempre preferiram obras na orla da Praia do Forte e nas áreas centrais da cidade.

* Daí nasce à análise dos fatos acontecidos nestas entrevistas que parecem uma comédia, ou pior, uma tragi-comédia. Dá para escrever uma “ópera bufa”, diante de tanta superficialidade nas análises e citações provocantes entre si com um humor de quinta categoria.

* Em primeiro lugar, eles fizeram um desfile de acusações mútuas. Má gestão, desperdício do dinheiro público em políticas duvidosas, nepotismo, corrupção, entre outras, nos dando a sensação triste e sombria que ambos tinham razão.
Outra coisa comum foi o formato das entrevistas. Sempre com perguntas tranquilas, aquelas tipo “bola quicando” para facilitar as respostas dos bravos agentes públicos. Nenhuma pergunta “saia justa” ou mais polêmica é feita para não causar nenhum constrangimento aos dois dignos mandatários.

* Os problemas e as carências da cidade estão aí, após estes fatídicos 20 anos, escancarados na cara de qualquer um e eles “vomitando” que fizeram um excelente governo com livrinhos e tudo contando esta estória. Um desfile de arrogância, cinismo e desfaçatez. As falas pontuadas de demagogia barata, principalmente quando apelam para Deus, criam a impressão de estarmos vendo um “circo dos horrores”.

* O pano de fundo de tudo isto está muito claro. Querem continuar polarizando as disputas políticas na cidade. Parece tudo um jogo combinado, pois interessa aos ditos cujos que não se consolide nenhuma alternativa política viável que possa confrontá-los futuramente. Querem um jogo de cartas marcadas para 2016.

* Ambos os governos foram e são marcados por inúmeras denúncias de corrupção e ambos possuem fichas quilométricas de processos nas mais diversas esferas, eleitoral, civil e criminal. Ambos possuem uma elevação patrimonial incompatível com os rendimentos auferidos na função pública. Eles nem disfarçam este fato, está aí para quem quiser ver. Ambos continuam servindo aos “mesmos senhores” financiadores de suas campanhas políticas. Ambos jamais priorizaram a transparência nos atos e tratos com a coisa pública.

* Não tenham dúvidas, se lá na frente “a casa ameaçar cair”, serão capazes de se juntar novamente para continuar infelicitando e saqueando a cidade com aquela velha ladainha que é “em nome de Deus” para o “bem de Cabo Frio” !!

* Os bastidores do Palácio Tiradentes, sede da prefeitura de Cabo Frio, dizem que nesta segunda-feira, o prefeito Alair Correa vai analisar e decidir pelo veto ou sanção da nova lei aprovada pela Câmara que suspende a licença municipal das obras do tal empreendimento "loteleiro" que vem devastando de forma criminosa as Dunas do Peró.

* Como decidirá Alair ?
O suspense é grande entre os ambientalistas e populares defensores da causa preservacionista !!

* A "invasão" na cidade é grande. Não chega a 1 milhão de pessoas como anuncia o governo (sic), mas o caos está instalado: trânsito caótico, limpeza pública deficiente, estacionamentos irregulares, atitudes agressivas e deselegantes no trânsito, abuso dos barraqueiros com os turistas na cobrança de consumação mínima, depredações visíveis ao patrimônio público, problemas de atendimento na saúde pelo aumento da demanda, e por aí vai.........

* Continuo defendendo a tese de que é necessário fazer “contas” para ver se este turismo de massa conduzido por Alair e Marquinhos ao longo dos últimos anos traz de fato vantagens para o município. Tem que colocar num lado da balança todos os custos que a prefeitura tem para produzir a atividade, como estrutura montada para shows e seus elevados cachês, aumento da despesa com limpeza urbana e saúde, aumento da despesa com maior mobilização de pessoal, despesa com consertos realizados no patrimônio público que é depredado, além de outras.....

* Já no outro lado da balança, verificar o ganho monetário para a cidade em termos de impostos gerados. Será que os comerciantes e donos de hotéis e pousadas que são os grandes beneficiários, fazem de fato, o correto pagamento dos impostos gerados pelo aumento do movimento ou “deixam partes sem contabilização” ?
Todo mundo sabe como funcionam estas situações.

* É lógico que também envolve ganhos não-monetários, mas será que isso é relevante para a maioria da população ?
Perguntas com estas precisam ser respondidas dentro de um criterioso estudo de viabilidade econômica deste modelo turístico. A cidade pode estar tomando um baita prejuízo com isto e sendo usada para auferir benefícios políticos a estes governantes que promovem a atividade turística nestas condições.

* A luta da professora Denize Alavarenga para reverter uma exoneração ilegal, motivada por perseguição política do prefeito de Armação do Búzios, Dr. André Granado, tem que ser a luta de todos os trabalhadores. Vale a pena recordar um trecho final de um poema de Brecht: “Como não me importei com ninguém, agora ninguém se importa comigo”.
Só a luta muda a vida !!

* Dilma tomou posse ontem em Brasília e começa um novo mandato de 4 anos. A festa teve “pompa e circunstância”, recheada de políticos, mas o povo foi mantido afastado do local do evento por 18 km. Tem alguma coisa errada aí.
O povo não pode participar da cerimônia de posse ?
Qual o medo ?

* Ao final, a nossa brava presidente deu posse a aquele ministério que parece um “circo dos horrores”. Ninguém sabe se é um ministério vermelho ou azul !!

* E a vaca tossiu!
Calma, o blog não está ofendendo ninguém, é que a presidente Dilma disse: “Nem que a vaca tussa vou mexer em qualquer direito da classe trabalhadora”. Fez isso de forma envergonhada com uma retórica de que eram apenas “alguns ajustes para corrigir distorções”. Caô puro, aliás, mais um dos muitos do PT !!

* O “pau novamente canta no lombo” dos trabalhadores, enquanto os grandes donos do capital foram novamente poupados de qualquer taxação extra. Com eles não se pode “quebrar contratos” por que o Sr. Mercado não deixa. Já com o trabalhador pode quebrar tudo porque a maioria não presta muita atenção e vota de novo no PT.

* A desculpa eu já sei. Com Aécio seria pior. Ou então aquela clássica: Não temos outras opções. Tá bom !!

* Isso me lembra uma frase dita por Esperidião Amin (DEM), político conservador de Santa Catarina: “ O poder é um violino. Toma-se com a esquerda, mas toca-se com a direita”. Parece que o PT aprendeu direitinho na “cartilha” deles !!

* Dilma reduziu neste mandato a participação de mulheres em seu ministério. O anterior tinha nove e este apenas seis. Isso quer dizer alguma coisa, sei lá !!

* Eu passei o reveillon dormindo e não vi, mas de repente, alguém aí pode me ajudar. Já houve o tal “golpe comunista” ?
Se houve está com algum defeito de fábrica !!

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:
“O medo cala a boca dos inocentes e faz prevalecer a verdade dos culpados”.
Karl Marx

4 comentários :

  1. "um milhão de turistas". Colocaram pisovflutuame no mar para dá essa multidão? Se Cazuza fosse vive iria cantar: exagerado....... Segundo informações: 90 mil carros e uns quebrados passaram na Via Lagos em direçao a região dos lagos......, nem se todos viessem para a cidade daria isso tudo. Mesmo duristas de Cabo Frio colocando 15 em um Siena e todos ônibus vindo para Cabo Frio não daria isso.

    A única coisa que esse turismo acrescentá para cidade é q quantidade de pobre.

    ResponderExcluir
  2. Caro Claudio, como proprietário de uma pousada não posso deixar de falar que me senti constrangido pela acusação de que somos responsáveis pelo não pagamento dos devidos impostos e que nos beneficiamos pelo turismo de massa. Gostaria de colocar nesse espaço a dificuldade imensa que encontramos para administrar nossa pousada (possuímos 26 UHs) e temos um quadro de 10 funcionário fixos e 2 contratados em épocas de alta temporada todos devidamente registrados como manda a lei trabalhista, e digo ao senhor sem medo de errar que é extremamente difícil arcar com todas as despesas vigentes no decorrer de todo o ano, pois como bem sabe existem meses como maio, junho, agosto em que cobrir nossas despesas fixas se torna impossível, também gostaria de ressaltar que nos sentimos injustiçados por pagarmos taxas de luz e água mais alta além dos famigerados impostos a qual você se refere, enquanto nesta mesma época os verdadeiros beneficiados e responsáveis por nosso turismo de massa alugam suas residencias para grupos de 50 pessoas ou mais sem dar emprego a nenhum funcionário pelos moldes da CLT e receber nenhum tipo de fiscalização e não trazendo nenhum recurso para nossa cidade.
    Gostaria de contar com sua reflexão sobre o tema

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. A sua observação está correta.No post eu coloquei o fato como interrogação e não tive a intenção de generalizar, mas conheço alguns que não registram todos os empregados e não recolhem o ISS e outros impostos de forma correta. Agora, sempre tem os empresários corretos que entendem e cumprem sua função social sem deixar é lógico de buscar o lucro justo num momento oportuno. Com relação as casas de aluguel, entendo que também seu comentário está correto, precisa de uma regulação mínima, embora reconheço que juridicamente é complexo por tratar-se de imóvel particular. Tem que consultar legislação específica. O fato é que o modelo precisa ser mudado e a atividade turística ser estimulada o ano todo, mas para isso tem haver indicações técnicas para a área, gente com conhecimento e expertise em turismo e não pessoas sem a qualificação necessária, indicada por motivos políticos. É assim há 20 anos e precisa mudar. Obrigado pela sua retificação. Vou postar seu comentário na página como um necessário contraponto do que falei,

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a oportunidade de expressar minha opinião e o parabenizo pelo excelente blog.

    Continuo acreditando que somente através do dialogo construiremos uma sociedade mais justa e consequentemente um mundo melhor.

    ResponderExcluir