quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

RAPIDINHAS...........




* Sexta-feira, dia 16 de janeiro, concentração a partir de 14 horas, na Praça Porto Rocha, tem ato de protesto contra o aumento abusivo das passagens promovido pelo movimento estudantil, movimentos sociais e populares. É importante a participação e a mobilização de todos neste ato !!

* Nesta mesma sexta, também as 14 horas, no Fórum de Justiça de Cabo Frio, tem ato em frente ao prédio e audiência pública sobre o processo que trata da devastação das Dunas do Peró pelo tal empreendimento "loteleiro". A audiência no auditório do Fórum é técnica e vai ouvir as partes: empresários e ambientalistas. É pública e todos podem comparecer.

* Do Fórum para a Praça Porto Rocha. Só a luta muda a vida !!

* A Prolagos tem falhado feio no abastecimento de água em toda Região dos Lagos. Em Cabo Frio, os bairros da periferia, como sempre, são os mais prejudicados. A agência reguladora do Estado não toma nenhuma providência.

* Importante lembrar que a Cedae foi privatizada e retalhada em várias regiões do Estado por empresas privadas no Governo Marcelo Alencar(PSDB), cujo líder na ALERJ era o nosso "prefeito da dignidade" Alair Correa, que trabalhou junto com o governo para que acontecessem as privatizações.

* Fica claro que nem sempre a privatização é sinônimo de maior eficiência e respeito ao usuário. Vide as telefônicas !!

* E segue o silêncio sepulcral do prefeito Alair Correa sobre a lei aprovada pela Câmara de Vereadores no final de 2014, que cancelou a licença municipal da obra do empreendimento "loteleiro" que devasta criminosamente as Dunas do Peró. Sanção ou veto ?
A população espera a decisão do prefeito.

* Se houver o veto, a nossa "brava" Câmara terá coragem de derrubá-lo ?
Quem pode responder ?

* Tem uma grande "pernada" recente rolando na política cabofriense já de olho nas eleições municipais de 2016. Vai ser assim o ano todo. Num próximo post vamos dar os detalhes !!

* Vários setores do funcionalismo público de São Pedro D'aldeia ainda não receberam o salário de Dezembro/2014. Oh prefeito Claudio Chumbinho, tá feia a coisa pro seu lado hem !!

* O vídeo dos PMs que assassinaram uma jovem numa perseguição indevida na Baixada Fluminense e que circula "a rodo" na mídia e nas redes sociais é inacreditável. É uma prova cabal do despreparo da PM e da necessidade de se debater com mais profundidade o processo de desmilitarização da Polícia Militar. É preciso uma ampla reforma no aparato repressor do Estado.

* O inquérito aberto pela PM para investigar e apurar responsabilidades já dura também 5 meses. Será qua as imagens não são claras o suficiente ? A PM, corporativista, não gosta de punir seus integrantes. O MP entrou na briga e vai indiciar os policiais por homicídio doloso.

* Decorridos 5 meses da morte da jovem não houve nenhuma assistência a família. Falhou o Governo do Estado, a Assistência Social da PM e a Comissão de Direitos Humanos da ALERJ.

* Saiu ontem o resultado do Enem. A garotada fica "pirada" neste processo para verificar suas classificações. É um sistema que precisa ser pensado e aprimorado. Outros critérios para ingresso no ensino superior precisam ser estabelecidos. O estresse e a ansiedade a que estes jovens são submetidos por este critério é enorme e não é saudável para o desenvolvimento do processo educacional. Alguns jovens chegam a depressão pela não aprovação.

* 509 mil tiraram nota zero em redação. Apenas 250 estudantes tiveram a nota máxima. É o retrato de uma juventude que não lê e portanto, tem grandes dificuldades de interpretação e escrita.

* O perfil consumista domina a juventude brasileira, influenciado pela mídia e pelo modelo de desenvolvimento capitalista e neoliberal. O jovem é ensinado a consumir, ser competitivo ao máximo e estimulado a "ter" e não a "ser". O resultado não poderia ser diferente e tende a piorar.

* Tem coisas que não dá para entender neste novo governo Dilma.
O Ministério do Trabalho vai investir 5 milhões de reais numa campanha publicitária para explicar e divulgar o FGTS. Do outro lado, reduz direitos no seguro desemprego, auxílio doença, auxílio aos pescadores artesanais e pensões por morte. O trabalhador está "careca" de saber o que é o FGTS. Puro desperdício e falta de prioridade !!

* O grupo islâmico fundamentalista Boko Haram massacrou e matou 2.000 pessoas na Nigéria. A grande mídia mundial mal noticiou o fato, enquanto na França, por ato igualmente abominável e injustificável, que vitimou 17 pessoas, "rolou" uma cobertura espetacular, diária, que dura até hoje. Você realmente acha que é mesmo a liberdade de imprensa que está em jogo ?

* Todos aqueles líderes mundiais que estavam ali, de fato, respeitam a liberdade de imprensa em seus países ?
Relembrem o caso Snowdem, que os EUA e vários outros países ocidentais querem preso porque divulgou informações verdadeiras e provadas sobre a espionagem americana no mundo, inclusive no Brasil.

* Outro caso: Julian Assange, fundador do Wikileaks, que divulgou também informações inconvenientes, mas verdadeiras, sobre vários fatos mundiais. Querem prender o cara de qualquer jeito. Até acusação de estupro arranjaram para o sujeito !
Me engana que eu gosto !!

* Armaram estes grupos durante décadas para defender seus interesses imperialistas e agora estão pagando um preço alto. O negócio da venda de armas continua em grande escala no mundo e é altamente lucrativo para as grandes potências.

* As Igrejas, principalmente as evangélicas, continuam faturando alto em dízimos e venda de produtos pela mídia eletrônica, cujos horários alugados são pagos "a peso de ouro" nas grandes redes de TV do país. Qual o sentido de ainda manter a imunidade tributária ?

* Num momento de crise todos tem que dar a sua fatia de colaboração, até porque graças a esta imunidade tributária, vários pastores pilantras colocam todo o seu patrimônio e renda pessoal em nome da igreja para fugir dos impostos. Este é outro debate que precisa ser aprofundado na sociedade e no parlamento brasileiro.

Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

“No manicômio global, entre um senhor que julga ser Maomé e outro que acredita ser Buffalo Bill, entre o terrorismo dos atentados e o terrorismo da guerra, a violência está nos arruinando.”
Eduardo Galeano

3 comentários :

  1. "Sexta-feira, dia 6 de janeiro, concentração a partir de 14 horas, na Praça Porto Rocha....." Cláudio Leitão aderiu a moda retrô de certos blogs da cidade? rsrsrs
    Pois é, a vida é um verdadeiro tribunal. Quando o presente condena, tem que recorrer ao passado para absolver. É mais fácil de visões do passado, do que enxergar os erros do presente.

    ResponderExcluir
  2. Escapuliu o 1 antes do 6. Sexta, 16 de janeiro, rsrs
    Retificado. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Alair junto com outros prefeitos da região aceitaram o tratamento de esgoto em tempo seco, sem rede separativa. Aceitaram as imposições da Prolagos e outras empresas que foram favorecidas pela privatização. Não é só falta de água, falha também na coleta de esgoto.

    ResponderExcluir