domingo, 26 de abril de 2015

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!

Eu quero começar a pedalar. Por onde começo?

Pelo inicio é claro. Mas qual o primeiro passo. O primeiro passo é a base de tudo.
Imagine a seguinte situação: você sai para comprar um sapato. Ao solicitar para a vendedora que lhe mostre determinada marca ou modelo. Qual é a primeira pergunta que ela lhe faz? Isso mesmo: Qual número você calça? O mesmo se repete quando vamos comprar roupa. Uma calça Jeans tamanho 42 pode apresentar diferenças no comprimento das pernas ou na largura da cintura quando variamos o modelo ou marca.

Seguindo essa linha de raciocínio é fácil perceber que uma calça, mesmo apresentando a mesma numeração pode ficar bem pra uma pessoa e não vestir bem a outra.
Com isso algumas pessoas preferem procurar pelos alfaiates com o objetivo de confeccionar uma roupa nas exatas medidas do seu corpo. Esse trabalho artesanal permite que a pessoa se sinta bem mais confortável e elegante.

O que poucas pessoas sabem é que para cada pessoa existe um tamanho ideal de bike. Nos Estados Unidos e países da Europa, onde o ciclismo está incorporado à cultura e modo de vida população é muito comum as pessoas recorrerem ao Bike Fit para descobrirem quais são as medidas ideais de bicicleta antes de realizar a compra.

No Brasil, o que mais percebemos são pais que compram bicicletas acima da numeração para seus filhos, pois acreditam que quando eles crescerem a Bike ficará no tamanho ideal. Evitando assim gastos e despesas na aquisição de uma nova bike quando seu filho aumentar em estatura. Mas por outro lado troca seu carro a cada ano sem se preocupar com os custos. Acontece que já no seu primeiro contato com a Bicicleta a criança vai se sentir desconfortável, uma vez que a bike está grande para o seu tamanho. Em pouco tempo ela perde o prazer de pedalar e assim aposenta o brinquedo novo.

É muito comum eu ouvir de pessoas que, tem muita vontade de adotar o ciclismo como prática diária, mas não se adaptam, por sentir muitas dores no corpo depois de pedalar cerca de uma hora. Essas dores geralmente se apresentam em pelos menos um dos seguintes pontos anatômicos: glúteo, pernas, pés, mãos, coluna, pescoço, região lombar, entre outras. Essas dores estão em sua maioria relacionadas a um mau ajuste do ciclista a Bike em pelo menos um dos seguintes fatores: tamanho do quadro, altura do selim, recuo do selim, avanço e altura do guidão.

A combinação dessas medidas aos ângulos das articulações do ciclista é que vão determinar o perfeito ajuste da bike ao corpo do ciclista, uma vez que a Bike que deve se ajustar ao corpo e não o contrário. Sempre que o corpo for obrigado a sair da sua posição natural para se ajustar, isso gerará no mínimo um desconforto e no máximo uma lesão.

A princípio o Bike Fit pode parecer algo bem simples ao ponto de acreditarmos que alguém que anda de bike a um bom tempo sabe ajustar bem uma bike. No Brasil existem vários mecânicos de bicicleta que fazem esses ajustes. Mas a coisa não é tão simples assim. Um bom Fitter precisa ter boas noções de mecânica de bicicleta, anatomia e fisiologia humana, biomecânica, biometria, sinesiologia entre outras áreas do conhecimento. Afinal são várias variáveis e um pequena mudança de 3 mm na altura do selim pode acarretar uma alteração de meio centímetro no recuo do selim e ate 1 cm na altura da mesa dependendo da antropometria do atleta.

Assim o Bike Fit é uma ciência que não existe receita pronta. Cada caso é um caso. E o uso de ferramentas adequadas é fundamental para uma boa avaliação e ajuste, da mesma maneira que um médico precisa de um bom laboratório de analises clinicas para efetuar um perfeito diagnostico da doença.

Resumidamente o ciclismo é um esporte no qual o atleta se conecta a Bicicleta em três pontos: Guidão (Mãos), Selim (Glúteo), Pés (Pedais). O perfeito ajuste entre esses três pontos permite variações de comprimentos e ângulos permitindo um ajuste perfeito.
O interessante é que as pessoas e atletas estão dispostos a pagar fortunas em selins de gel, componentes de carbono, rodas com rolamentos selados, marcas famosas, mas poucos se preocupam em estar bem posicionados sobre a bike. Consideram isso fator secundário, quando deve ser o ponto de partida para a prática do ciclismo seja para competição, cicloturismo ou recreacional.

No dia-a-dia é muito comum recebermos e-mails e/ou telefonemas onde as pessoas nos passam suas medidas corporais e da bicicleta em busca de uma receita perfeita. Jogam esses números em sites e softwares baixados da internet o qual levam em consideração um determinado padrão, mas cada pessoa apresenta pequenas particularidades que fogem a média populacional.
Quando as pessoas me procuram dizendo ter interesse em começar a pedalar a primeira coisa que indico é realizar seu Bike Fit e depois, de posse das medidas de cada componente sair em busca da bike ideal. Somente assim ela conseguirá obter um produto que lhe proporcione real satisfação.

Mas falando assim pode parecer que o Bike Fit é importante somente no momento da compra da bicicleta. Mas isso não é verdade. Por se tratar de um esporte altamente aeróbico a pessoa perde peso muito rápido e com isso sua flexibilidade aumenta. Vamos entender isso melhor. Uma pessoa com sobrepeso que apresenta uma proeminência abdominal (barriga) não consegue se curvar muito sobre a bike, mas à medida que vai emagrecendo e perdendo a barriga consegue inclinar mais seu tronco diminuindo o ângulo do tronco em relação ao solo, adotando uma posição mais aerodinâmica. Com isso talvez seja necessário mudar a altura e/ou avanço do guidão ou até mesmo altura do selim.

Pensando por esse lado atletas de alta performance estão sempre a procura de ajustes perfeitos para cada mudança física e fisiológica que apresentam, uma vez que um bom Bike Fit pode melhorar o rendimento em até 14%. Isso a princípio pode parecer pouco, mas quando se pensa em uma corrida de duas horas isso pode significar um ganho de quase 17 minutos. Imagine então para cicloturistas que passam um dia todo pedalando durante vários dias seguidos.
Algumas coisas são custos, outras investimentos. Comece pelo principio, faça um bom Bike Fit uma boa aquisição e boas pedaladas.

por Carlos Menezes
www.biocicleta.com.br

Um comentário :

  1. Ultimamente o prefeito Alair nem de asfalto e nem de concreto, pelo visto gosta mais. Basta ver: as ruas cheias de buracos e s calçadas quebradas por toda a cidade.

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