quinta-feira, 30 de abril de 2015

RAPIDINHAS.........




* Esta reforma administrativa anunciada pelo "novo" velho governo Alair é apenas uma "dança de cadeiras com as mesmas caras". Os do "andar de cima" continuam agasalhados. Muitos do "andar de baixo" vão perder os cargos. Não representa quase nada em termos de economia para o município. É um "track" !!

* Dirlei Pereira no Turismo. A brincadeira com a pasta mais importante do município continua..............

* A única novidade é a nova Secretária de Educação, a professora Juciara Mendonça. Será que ela vai conseguir comandar de fato a Educação na cidade ? Será que vai aturar as ordens da tal "secretária informal" da pasta ?
Vamos ver !

* Manteve as subprefeituras que funcionam como cabide de empregos para aliados. As ações das subprefeituras podem tranquilamente serem absorvidas pelas secretarias.

* No "falatório" da manhã o prefeito soltou mais uma pérola: "Quem não trabalha pode saber que está fora".
Ele não sabia disso !
Levou dois anos para descobrir que tinha funcionários fantasmas na prefeitura pago com o nosso dinheiro. É a piada pronta !!

* E os vereadores ? Perderam seus cabos eleitorais também pagos com o nosso dinheiro ?

* E a CONSERCAF ? Vai ser extinta sem que se conheça suas contas ? Qual o medo em abrir a contabilidade da empresa ?
Duvido que alguém que conteste a autarquia vá ser processado. Com aqueles contratos nebulosos e aquelas estranhas empresas contratadas para prestação de serviços...............

* Aliás, fechar e abrir autarquias é prática recorrente destes governos nos últimos 20 anos. PROCAF, SECAF, CONSERCAF, CODESTAM, e por aí vai.
Outras tão nebulosas quanto, logo virão !!

* Se faltarem autarquias para "aquele desvio básico" entram em cena as empresas e os contratos de publicidade. Os governos do PT e do PSDB "ensinaram" isso para os prefeitos de todo o país. Aqui em Cabo Frio já começaram a praticar !!

* Domingos Brazão(PMDB) foi eleito para o TCE. É a raposa fiscalizando o galinheiro. O PSOL votou contra. O nosso bravo deputado Jânio Mendes(PDT) votou a favor. Ajuda a colocar um ex-deputado deste "calibre" no TCE e depois questiona as mutretas do governo Alair. Combate seletivo aos desmandos com o dinheiro público !!

* A coerência não tem sido o forte do deputado Jânio Mendes, atual vice-líder do "probo" governo Cabral/Pezão. Nem dele e nem dos seus assessores oficiais e oficiosos !!

* Dilma não vai falar a Nação no dia 1º de maio. Falar o que, né Dilma ?
Dizer que os trabalhadores estão novamente convocados a pagar a conta da crise com este arrocho fiscal patrocinado pelo Joaquim "Mãos de Tesoura" Levy. A "Coração Valente" não está com esta valentia toda !!

* É melhor não falar nada mesmo. Ultimamente é só "pau no lombo" dos trabalhadores. As greves dos professores de São Paulo e do Paraná estão aí para provar !!

* A repressão policial ocorrida contra os professores do Paraná foi um ato de barbárie. Coisa de governo autoritário e fascista. A ordem partiu do gabinete tucano de Beto Richa. Valeu de tudo !!
Bomba de efeito moral, gás lacrimogênio, cassetetes, mordida de cães pitbull, tiros de borracha disparados por atiradores da cintura para cima dos manifestantes, além de outros requintes de crueldade.

* Beto "Hitler" Richa ainda comemorou de dentro do palácio a sua "façanha". Foi tiro, porrada e bomba !!

* Parece que estamos na República Velha, onde para as oligarquias a questão social era tratada como caso de polícia !!

* Em Macapá segue também a greve dos professores. O prefeito do PSOL que nos envergonha por não atender a pauta dos professores, pelo menos não reprimiu a categoria quando ela em ato de protesto invadiu a prefeitura.
Fora Clécio ! O PSOL não é o seu lugar !!

* Os executivos das empreiteiras presos pela Operação Lava Jato foram soltos por ordem do STF. A justiça brasileira nos seus "altos tribunais" não muda. Segue sendo elitista e segregacionista. Aos bandidos do "andar de cima" os beneplácitos do sistema judicial, entretanto, para os bandidos do "andar de baixo" todos os rigores da lei.

* A Vale anunciou um prejuízo de 95 bilhões no 1º trimestre de 2015. Ué, não era privatizando que dava certo !!
A privatização da Cia Vale do Rio Doce foi uma das maiores mutretas deste país. Uma "obra tucana" que queimou bilhões do patrimônio público com a desculpa da eficiência da privatização.

* Pesquisa da CNV aponta que 61% das famílias brasileiras apresentam algum grau de endividamento. Alguns dias atrás, o Itaú e o Bradesco apresentaram novo recorde de lucros no primeiro trimestre do ano. Deve ser só coincidência !!

* Viva o capitalismo periférico brasileiro !
Os capitalistas sem capital adoram. Nestes 61% de endividados tem uma parcela deles !!

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

"A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento."
Stanislaw Ponte Preta

"Se os tubarões fossem homens" - Bertolt Brecht





* Em homenagem a luta dos professores do Paraná !!

* Nosso repúdio ao governo fascista do tucano Beto Richa !!

terça-feira, 28 de abril de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Na blogosfera da política municipal em Cabo Frio a mesmice impera. Os blogs ligados a Marquinhos e Jânio dando notícias sobre problemas na administração Alair, que aconteciam de forma semelhante no governo do ex-prefeito. Nos blogs ligados a Alair o fato se repete, pau no ex-prefeito e no Jânio. Marquinhos e Alair quando se encontram secretamente, e recentemente fizeram isso, devem rir aos borbotões !!

* O engraçado é que as queixas são as mesmas. Ineficiência da saúde pública, falta de estrutura na educação, falta de uma política séria de habitação popular, as velhas queixas do transporte coletivo, falta de transparência no trato com o dinheiro público, nepotismo, processos judiciais, controle da Câmara pelo executivo, assédio moral, perseguições e ameaças ao funcionalismo público.

* Tudo igual, alias, muito igual.
Há 20 anos é assim. A única coisa que mudou foi o patrimônio pessoal dos "ilustres mandatários", e como mudou !!

* A reforma administrativa do "novo" velho governo Alair foi um "track". Papo furado e enganação. Ninguém foi demitido. Não houve nenhuma publicação oficial das exonerações. Ninguém quer perder cabos eleitorais pagos com o dinheiro público em ano pré eleitoral.

* O ex-prefeito Marquinhos Mendes e o atual Alair Correa arquitetam dar "uma volta" na justiça para serem candidatos em 2016. A folha corrida de antigas e recentes condenações sempre os colocam em risco de inelegibilidade. Advogados caros e competentes parecem não ser problema para ambos. Fica sempre aquela dúvida: Quem paga esta conta ?
Na hora de tirar as certidões criminais vai ser uma festa !!


* Nota do Sepe Lagos sobre a assembleia conjunta dos funcionários públicos de Cabo Frio, ocorrida no último dia 15 de abril:

"Assembleia Unificada aprova ato e paralisação.
Os sindicatos dos servidores públicos de Cabo Frio (Sepelagos, AFM, SindSaúde, Sindicaf e Guarda Municipal) aprovaram, hoje à noite, em Assembleia Unificada realizada na Escola Edilson Duarte, ato no dia 30 (quinta-feira) e paralisação de todos os trabalhadores no dia 11 de maio. O resultado é uma resposta aos desmandos do Chefe do Executivo.
Os servidores reclamam sobre: o não pagamento de diversos profissionais da Educação (que não receberam salário e nem vale transporte), a denúncia sobre a demissão de quase 800 funcionários da Saúde - que pode acontecer nos próximos dias -, a situação indefinida da COMSERCAF, e querem a instituição da COMPARP (Comissão que irá discutir junto ao Executivo o reajuste salarial).
O ato acontecerá nesta quinta-feira, às 16h, na Praça Porto Rocha, com distribuição de panfletos e conscientização da população. Já a paralisação, será no dia 11 de maio, em frente à prefeitura, às 16h30min, seguida de assembleia. Durante todo esse período, os servidores usarão camisas pretas para mostrar que "Cabo Frio está de luto!".
Participe!!!"


* Nota do Sindicaf sobre a assembleia conjunta dos funcionários públicos de Cabo Frio, ocorrida no último dia 15 de abril:

"AGE UNIFICADA APROVA ATO PÚBLICO E PARALISAÇÃO.
Os servidores públicos municipais de Cabo Frio, presentes à Assembleia Geral Unificada (SINDICAF/ SEPE-Lagos/SINDSAÚDE/AGMCF/AFM), realizada na noite de ontem (27/04/2015) na Escola Edilson Duarte, aprovaram as seguintes proposições:
1ª) Realização de um Ato Público no dia 30/Abril, na Praça Porto Rocha, à partir das 16h00min, com panfletagem no entorno;
2ª) Paralisação de advertência no dia 11/Maio, com concentração na Praça Tiradentes (Pça. da Prefeitura) à partir das 08h00min e nova A.G.E. ás 17h00min, para decidir os rumos do movimento unificado;
3ª) Denúncias ao MPERJ e ações judiciais conjuntas, relativos a:
a) Atrasos constantes no carregamento do Cartão do Vale-Transporte;
b) Pagamentos de diversos servidores efetuados de forma discriminatória após todos receberem e também de forma ilegal por terem sido feitos além do prazo previsto na LOM/Cabo Frio;
c) Suspensão das concessões de Licença Prêmio para alguns servidores e concessão para outros a pedido, configurando flagrante discriminação entre membros da categoria profissional;
d) Não concessão da Evolução Funcional por Progressão Horizontal (Lei do PCCR, art. 120) nos anos de 2014 e 2015;
e) Não repasse aos bancos de parcelas dos empréstimos consignados descontados de diversos servidores;
f) Não andamento dos Processos de Aposentadorias/IBASCAF requeridos por diversos servidores;
g) Não pagamento de Insalubridade aos servidores lotados na Educação, que trabalham com limpeza diária de banheiros e nas cozinhas;
h) Não cumprimento de diversos TACs - Termos de Ajustamento de Conduta, firmados pelo Município com o MPERJ, no tocante a realização de concurso público para diversas áreas de atuação exclusiva de servidores de carreira;
i) Não nomeação do COMPARP - Conselho Municipal de Política de Administração e Remuneração de Pessoal, órgão colegiado, consultivo, deliberativo e de assessoramento ao Poder Executivo, no âmbito de sua competência de formulação da política de administração e remuneração dos servidores municipais de Cabo Frio, tendo as seguintes competências entre outras:
I - acompanhar e fiscalizar a aplicação da Lei do PCCR;
II - celebrar acordo coletivo anual, ratificando as negociações salariais, laborais e sociais;
III - revisar e estabelecer políticas de recomposição do poder aquisitivo do Piso Municipal de Referência Salarial - PMRS;
IV - buscar a implementação de controle das medidas de proteção e segurança do servidor em seu ambiente de trabalho, bem como das condições destes mesmos ambientes, visando à identificação de situações que venham a trazer risco para a segurança e saúde do servidor;
V - revisar o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Cabo Frio e o respectivo Regulamento Disciplinar, adequando-os a esta Lei do PCCR, no que couber.
j) Falta de pessoal na Saúde, criando sobrecarga de trabalho para os servidores em atividade, além de não pagamento da Gratificação de Plantão-30% aos laborando sob o regime de plantão de 24 horas;
4ª) Revisão do valor do Piso Municipal de Referência Salarial – PMRS no mês de Abril/2015, pelo índice inflacionário de 10,48% correspondente ao IPCA do período compreendido de Janeiro/2014 a Março/2015;
5º) Elaboração do Projeto de Lei de Inciativa Popular, para destinar a ocupação de todos os cargos de direção do IBASCAF, exclusivamente por servidor estatutário segurado da autarquia Previdenciária;
6º) Uso de roupas de cor preta por todos os servidores participantes do Ato Público (30/abril) e da Paralisação (11/maio), em sinal de LUTO pelos desmandos cometidos pela Administração Municipal.
Esperamos que todos compareçam e lutem por seus direitos.
A LUTA E SEMPRE!!!!!!
Olney Vianna - Presidente do SINDICAF."

* Nosso blog apoia e está ao lado dos funcionários públicos de Cabo Frio nesta luta.
Só a luta muda a vida !!


* CONGRESSO APROVA PERDÃO DE R$ 2 BILHÕES A PLANOS DE SAÚDE.
Na semana passada, o Senado aprovou a Medida Provisória que anistia R$ 2 bilhões de multas dos planos de saúde. Dias antes, ela também havia sido aprovada na Câmara dos Deputados. Ambas as aprovações sob a liderança da nefasta dupla Renan e Cunha.
Esse montante refere-se ao total das multas aplicadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) às operadoras por descumprimento de contratos com os clientes dos planos.

* O valor de cada autuação perdoada varia de R$ 5 mil a R$ 1 milhão e que somadas chegam aos 2 bilhões de reais.
Para se ter uma ideia, o valor da anistia aos planos de saúde equivale ao orçamento total em 2014 da cidade de São Paulo.
A presidente Dilma Roussef tem o prazo de 15 dias para vetar essa MP.

* Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os planos de saúde doaram nas eleições de 2010, R$ 12 milhões para campanhas de 157 candidatos filiados a 19 partidos. Essa anistia das multas nada mais é do que uma manobra para que os planos devolvam o favor em forma de doações para campanhas eleitorais futuras.
A população precisa pressionar, principalmente nas ruas e pelas redes sociais, a presidente Dilma a vetar essa MP.
‪#‎CPIdosPlanosdeSaúde‬
‪#‎VetaDilma‬

*Fonte: Mandato Ivan Valente(PSOL-SP).


* Tenho a visão que o país vive um momento complicado sob o ponto de vista político, mas a maior preocupação são as questões que envolvem todo o conjunto da sociedade. As instituições não respondem adequadamente as demandas dos brasileiros e uma certa anomia social está em curso. Atitudes reacionários e intolerantes, heranças de uma eleição dura e disputada com "golpes abaixo da cintura" que mostraram uma certa divisão do país, tem sido fatos recorrentes no dia a dia na nação. Certos setores não respeitam a diversidade, o plural, o pensamento e a visão de mundo divergente do seu. Não há verdade absoluta e nem mundo perfeito. Vamos ter que atravessar este momento de desapontamento e de desânimo frente aos fatos políticos e frente a atitudes de grupos que pregam o ódio e a divisão.

* Gramsci já ensinava no século passado: "Pessimismo da razão, otimismo da vontade." A vontade e a luta por mudanças precisa seguir em frente, apesar da ótica pessimista do momento.
Só a luta muda a vida !!


* A sociedade brasileira precisa cada vez mais compreender a importância e a função da participação e da mobilização popular como forma de reivindicar seus direitos. Não temos ainda, infelizmente, este "cacoete". Precisa ser trabalhado e incentivado. Tem muitos que vão dizer que não vai dar certo. São aqueles que não querem que nada mude. Estão firmes em suas mamatas. A grande maioria dos governantes não estimula e nem convida a população para tomar parte das decisões políticas que impactam seu cotidiano e o futuro de suas vidas. Governam sempre de forma autocrática, de "cima para baixo" e sem quase nenhuma consulta popular.

* Este é um outro campo de mudanças que precisamos estar atentos na hora do voto. O político tem que nos "representar" e não nos "substituir". Parece uma tênue diferença, mas não é, pois a maioria após investida no cargo público se afasta das demandas populares e do trabalhador para defender interesses dos grandes empresários e donos do capital que financiaram suas campanhas políticas. Tenho certeza que cada um de nós reconhece vários políticos que fazem isso e que tem este perfil. Daí a pergunta:
Porque então reelegê-los para mandatos sucessivos?

* Pior do que estes só aqueles contumazes ladrões do dinheiro público, que também por inércia e cumplicidade de certos segmentos da população, ingênua ou não, também vêm sendo eleitos e reeleitos. O que acontece em Cabo Frio não é mera coincidência !!


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do face do jornalista Milton Temer:

"Domingos Brazão, deputado estadual do PMDB eleito em dobrada privilegiada com Eduardo Cunha, envolvido em vários processos por improbidade e até por homicídio - dos quais livra-se, sabe-se lá por que atalhos - é eleito membro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Vergonha e humilhação para o espírito republicano de uma Assembleia Legislativa onde só a bancada do PSOL teve a dignidade de votar contra. Ah...a do neoPT? Votou a favor. É do campo de alianças da legenda-ônibus do novo membro do TCE.
E ainda tenho que aturar os "incondicionais" que entubam tudo, calados, sem protestar, e ainda vêm me encher a paciência porque denuncio a venda de suas consciências."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MANIFESTO COMUNISTA
III - Literatura Socialista e Comunista
O SOCIALISMO REACIONÁRIO
2 - O Socialismo Pequeno-Burguês

Não é a aristocracia feudal a única classe arruinada pela burguesia. Não é a única classe cujas condições de existência se estiolam e perecem na sociedade burguesa moderna. Os pequenos burgueses e os pequenos camponeses da Idade Média foram os precursores da burguesia moderna. Nos países onde o comércio e a indústria são pouco desenvolvidos, esta classe continua a vegetar ao lado da burguesia em ascensão.

Nos países onde a civilização moderna está florescente forma-se uma nova classe de pequeno burgueses, que oscila entre o proletariado e a burguesia, fração complementar da sociedade burguesa. Ela se reconstitui incessantemente, mas os indivíduos que a compõem se veem constantemente precipitados no proletariado, devido à concorrência, e com a marcha progressiva da grande indústria, sentem aproximar-se o momento em que desaparecerão completamente como fração independente da sociedade moderna e em que serão substituídos no comércio, na manufatura, na agricultura, por capatazes e empregados.

Nos países como a França, onde os camponeses constituem bem mais da metade da população, é natural que os escritores que se batiam pelo proletariado contra a burguesia, aplicassem à sua crítica do regime burguês critérios pequeno-burgueses e camponeses e defendessem a causa operária do ponto de vista da pequena burguesia. Desse modo se formou o socialismo pequeno-burguês. Sismondi é o chefe dessa literatura, não somente na França, mas também na Inglaterra.

Esse socialismo analisou com muita penetração as contradições inerentes às relações de produção modernas. Pôs a nu as hipócritas apologias dos economistas. Demonstrou de um modo irrefutável os efeitos mortíferos das máquinas e da divisão do trabalho, a concentração dos capitais e da propriedade territorial, a superprodução, as crises, a decadência inevitável dos pequenos burgueses e camponeses, a miséria do proletariado, a anarquia na produção, a clamorosa desproporção na distribuição das riquezas, a guerra industrial de extermínio entre as nações, a dissolução dos velhos costumes, das velhas relações de família, das velhas nacionalidades.

Todavia, a finalidade real desse socialismo pequeno-burguês é restabelecer os antigos meios de produção e de troca, e com eles, as antigas relações de propriedade e toda a sociedade antiga, ou então, fazer entrar à força os meios modernos de produção e de troca no quadro estreito das antigas relações de propriedade que foram destruídas e necessariamente despedaçadas por eles. Num e noutro caso, esse socialismo é ao mesmo tempo reacionário e utópico.

Para a manufatura, o regime corporativo, para a agricultura, o regime patriarcal, eis a sua última palavra. Por fim, quando os obstinados fatos históricos lhe fizeram passar completamente a embriaguez, essa escola socialista abandonou-se a uma verdadeira prostração de espírito.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, piadinha do dia em Brasília:

"Qual a diferença entre uma caixa d'água e o Congresso ?
É que a caixa d'água só tem um ladrão !"


* Mais tarde um belo vídeo com uma poesia de Brecht para aliviar !!

domingo, 26 de abril de 2015

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!




CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL. SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!

Eu quero começar a pedalar. Por onde começo?

Pelo inicio é claro. Mas qual o primeiro passo. O primeiro passo é a base de tudo.
Imagine a seguinte situação: você sai para comprar um sapato. Ao solicitar para a vendedora que lhe mostre determinada marca ou modelo. Qual é a primeira pergunta que ela lhe faz? Isso mesmo: Qual número você calça? O mesmo se repete quando vamos comprar roupa. Uma calça Jeans tamanho 42 pode apresentar diferenças no comprimento das pernas ou na largura da cintura quando variamos o modelo ou marca.

Seguindo essa linha de raciocínio é fácil perceber que uma calça, mesmo apresentando a mesma numeração pode ficar bem pra uma pessoa e não vestir bem a outra.
Com isso algumas pessoas preferem procurar pelos alfaiates com o objetivo de confeccionar uma roupa nas exatas medidas do seu corpo. Esse trabalho artesanal permite que a pessoa se sinta bem mais confortável e elegante.

O que poucas pessoas sabem é que para cada pessoa existe um tamanho ideal de bike. Nos Estados Unidos e países da Europa, onde o ciclismo está incorporado à cultura e modo de vida população é muito comum as pessoas recorrerem ao Bike Fit para descobrirem quais são as medidas ideais de bicicleta antes de realizar a compra.

No Brasil, o que mais percebemos são pais que compram bicicletas acima da numeração para seus filhos, pois acreditam que quando eles crescerem a Bike ficará no tamanho ideal. Evitando assim gastos e despesas na aquisição de uma nova bike quando seu filho aumentar em estatura. Mas por outro lado troca seu carro a cada ano sem se preocupar com os custos. Acontece que já no seu primeiro contato com a Bicicleta a criança vai se sentir desconfortável, uma vez que a bike está grande para o seu tamanho. Em pouco tempo ela perde o prazer de pedalar e assim aposenta o brinquedo novo.

É muito comum eu ouvir de pessoas que, tem muita vontade de adotar o ciclismo como prática diária, mas não se adaptam, por sentir muitas dores no corpo depois de pedalar cerca de uma hora. Essas dores geralmente se apresentam em pelos menos um dos seguintes pontos anatômicos: glúteo, pernas, pés, mãos, coluna, pescoço, região lombar, entre outras. Essas dores estão em sua maioria relacionadas a um mau ajuste do ciclista a Bike em pelo menos um dos seguintes fatores: tamanho do quadro, altura do selim, recuo do selim, avanço e altura do guidão.

A combinação dessas medidas aos ângulos das articulações do ciclista é que vão determinar o perfeito ajuste da bike ao corpo do ciclista, uma vez que a Bike que deve se ajustar ao corpo e não o contrário. Sempre que o corpo for obrigado a sair da sua posição natural para se ajustar, isso gerará no mínimo um desconforto e no máximo uma lesão.

A princípio o Bike Fit pode parecer algo bem simples ao ponto de acreditarmos que alguém que anda de bike a um bom tempo sabe ajustar bem uma bike. No Brasil existem vários mecânicos de bicicleta que fazem esses ajustes. Mas a coisa não é tão simples assim. Um bom Fitter precisa ter boas noções de mecânica de bicicleta, anatomia e fisiologia humana, biomecânica, biometria, sinesiologia entre outras áreas do conhecimento. Afinal são várias variáveis e um pequena mudança de 3 mm na altura do selim pode acarretar uma alteração de meio centímetro no recuo do selim e ate 1 cm na altura da mesa dependendo da antropometria do atleta.

Assim o Bike Fit é uma ciência que não existe receita pronta. Cada caso é um caso. E o uso de ferramentas adequadas é fundamental para uma boa avaliação e ajuste, da mesma maneira que um médico precisa de um bom laboratório de analises clinicas para efetuar um perfeito diagnostico da doença.

Resumidamente o ciclismo é um esporte no qual o atleta se conecta a Bicicleta em três pontos: Guidão (Mãos), Selim (Glúteo), Pés (Pedais). O perfeito ajuste entre esses três pontos permite variações de comprimentos e ângulos permitindo um ajuste perfeito.
O interessante é que as pessoas e atletas estão dispostos a pagar fortunas em selins de gel, componentes de carbono, rodas com rolamentos selados, marcas famosas, mas poucos se preocupam em estar bem posicionados sobre a bike. Consideram isso fator secundário, quando deve ser o ponto de partida para a prática do ciclismo seja para competição, cicloturismo ou recreacional.

No dia-a-dia é muito comum recebermos e-mails e/ou telefonemas onde as pessoas nos passam suas medidas corporais e da bicicleta em busca de uma receita perfeita. Jogam esses números em sites e softwares baixados da internet o qual levam em consideração um determinado padrão, mas cada pessoa apresenta pequenas particularidades que fogem a média populacional.
Quando as pessoas me procuram dizendo ter interesse em começar a pedalar a primeira coisa que indico é realizar seu Bike Fit e depois, de posse das medidas de cada componente sair em busca da bike ideal. Somente assim ela conseguirá obter um produto que lhe proporcione real satisfação.

Mas falando assim pode parecer que o Bike Fit é importante somente no momento da compra da bicicleta. Mas isso não é verdade. Por se tratar de um esporte altamente aeróbico a pessoa perde peso muito rápido e com isso sua flexibilidade aumenta. Vamos entender isso melhor. Uma pessoa com sobrepeso que apresenta uma proeminência abdominal (barriga) não consegue se curvar muito sobre a bike, mas à medida que vai emagrecendo e perdendo a barriga consegue inclinar mais seu tronco diminuindo o ângulo do tronco em relação ao solo, adotando uma posição mais aerodinâmica. Com isso talvez seja necessário mudar a altura e/ou avanço do guidão ou até mesmo altura do selim.

Pensando por esse lado atletas de alta performance estão sempre a procura de ajustes perfeitos para cada mudança física e fisiológica que apresentam, uma vez que um bom Bike Fit pode melhorar o rendimento em até 14%. Isso a princípio pode parecer pouco, mas quando se pensa em uma corrida de duas horas isso pode significar um ganho de quase 17 minutos. Imagine então para cicloturistas que passam um dia todo pedalando durante vários dias seguidos.
Algumas coisas são custos, outras investimentos. Comece pelo principio, faça um bom Bike Fit uma boa aquisição e boas pedaladas.

por Carlos Menezes
www.biocicleta.com.br

RAPIDINHAS...........




* É impressionante como este "novo" velho governo Alair não consegue criar uma agenda positiva. Tanto na mídia local quanto na estadual e nacional, Cabo Frio só aparece de forma negativa.
Oh governinho ruim !!

* Isso leva a uma série de repetições de notícias, principalmente nos blogs e redes sociais. A cidade passa por um momento de mesmice política. A única coisa que muda de forma substancial é a conta corrente e o patrimônio de alguns !!

* Os secretários e afins continuam em suas funções mesmo exonerados. Pode isso Arnaldo ?
Como sempre tudo muito estranho. Como sempre tudo muito nebuloso !!

* O "malandro federal" Eduardo Cunha(PMDB-RJ) esteve neste sábado visitando a Região dos Lagos. Passou rapidamente por Araruama, Búzios e Cabo Frio. Nos dois primeiros ainda contou umas "estórias", mas em Cabo Frio não foi ao encontro das "lideranças" presentes na Câmara de Vereadores. Deu bolo !

* Fugiu dos manifestantes, entre os quais estava este humilde blogueiro e ativista político, e se encontrou com o vice prefeito Silas Bento numa padaria perto da Casa do Povo. Ali, provavelmente, tramaram contra a população comendo "sonhos e biscoitos". É um dos maiores pilantras já produzidos pelo parlamento brasileiro. Mas tem gente que gosta e vota !!

* Meta de Cunha: retroceder 30 anos em 4. Confira parte de suas tramoias, ajudado pela sua corja do "baixo clero" na Câmara:

* Mudaram a definição de trabalho escravo retirando os termos “jornada exaustiva” e “condições degradantes de trabalho” da definição do crime.
http://www2.camara.leg.br/…/486200-COMISSAO-APROVA-PROJETO-…

* Aprovaram a Terceirização para todos os setores:
http://www.cut.org.br/…/conheca-os-deputados-que-votarao-o…/

* Querem reduzir a maioridade penal:
http://negrobelchior.cartacapital.com.br/…/congresso-quer-…/

* PEC 451 de Eduardo Cunha ameaça SUS, viola direito à saúde e atropela Constituição
http://www.revistaforum.com.br/…/pec-451-de-eduardo-cunha-…/

* Congresso aprova perdão de dívida de 2 bilhões de Planos de Saúde
http://www.tribunauniao.com.br/…/Congresso+aprova+perd%C3%A…

* Querem criminalizar a Heterofobia:
http://congressoemfoco.uol.com.br/…/cdh-pauta-criminalizac…/

* Você acha pouco, então espera os próximos 4 anos ?

* Medalha para Stédile do MST em Minas não pode, mas para Eduardo Cunha no Rio de Janeiro pode. Tá bom !
A lógica conservadora presente na sociedade "coxinha" brasileira !!

* Sempre é bom lembrar: Político ladrão, pilantra e incompetente com a "caneta na mão" é muito mais daninho para a sociedade do que o ladrão comum !!

* Antigamente tinha aquele ditado: "O político rouba, mas faz".
No presente, podemos definir alguns os políticos assim: "Rouba, não faz e não deixa ninguém fazer".

* Não existe representação popular de verdade e nem independência na Câmara Municipal de Cabo Frio.
Informação, renovação e independência são palavras chaves para as eleições municipais legislativas de 2016 em Cabo Frio e em todo o Brasil !!

* Aqui em Cabo Frio vigora a política TTT: Traição, Tramoias e Trambiques. Depois reclamam que o PSOL se isola e não "costura" nenhuma aliança. E dá para construir nestes termos ?
A maioria dos políticos locais fazem a tal propalada movimentação política, só que vivem "costeando os mesmos alambrados" !!

* O PL 4330 que trata das terceirizações vai ter tramitação mais lenta no Senado. Isso dará mais tempo para as mobilizações populares. O caminho para a derrubada é a rua !!

* Os bastidores também dizem que Dilma pensa em vetar grande parte da Lei. Há pressões internas do próprio PT. Vamos ver no final !!

* A CNBB, esta semana, se declarou contra a Redução da Maioridade Penal e as Terceirizações Gerais e Irrestritas. Bispos comunistas são um problema, rs !!

* Além disso, a CNBB é uma das entidades civis que estão a frente da luta por uma reforma política com participação popular. Os bispos estão dando aula de cidadania para muita gente boa !!

* Pizzolato se deu mal. O governo italiano aprovou sua extradição para o Brasil, onde está condenado a cumprir 12 anos em regime fechado pela sua participação no mensalão. Mais um pilantra vai tomar o seu lugar na cadeia !!

* Os bancos não tomam nenhum conhecimento do crise. Novamente voltaram a apresentar lucros recordes em seus balanços trimestrais: 18% a mais que 2014. Itaú e Bradesco, como sempre, lideram a lista.
Os valores ? Não é bom nem falar. São astronômicos e provocam gastrite na gente !!

* Enquanto isso, na outra ponta, os trabalhadores pagam a conta do ajuste fiscal. Tanto o PT quanto o PSDB mostram quem são os "patrões" e para quem eles governam em 1º lugar.

* O blog seguirá firme na sua campanha "CICLOVIAS JÁ"!
Sempre incentivando e publicando matérias e artigos que mostram a importância desta alternativa de transporte mais saudável e ambientalmente sustentável. Já que os "caras" gostam tanto de asfalto e concreto, que tal pressionarmos pela construção de ciclovias e ciclofaixas em Cabo Frio. A geografia plana da cidade favorece e muito.
Mais tarde um novo artigo sobre o tema !!

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

“Um povo de cordeiros sempre terá um governo de lobos”
Ditado Popular

sexta-feira, 24 de abril de 2015

POESIA NUMA HORA DESSA !!




ESSE DESEMPREGO!

Meus senhores, é mesmo um problema
Esse desemprego!
Com satisfação acolhemos
Toda oportunidade
De discutir a questão.
Quando queiram os senhores! A todo momento!
Pois o desemprego é para o povo
Um enfraquecimento.

Para nós é inexplicável
Tanto desemprego.
Algo realmente lamentável
Que só traz desassossego.
Mas não se deve na verdade
Dizer que é inexplicável
Pois pode ser fatal
Dificilmente nos pode trazer

A confiança das massas
Para nós imprescindível.
É preciso que nos deixem valer
Pois seria mais que temível
Permitir ao caos vencer
Num tempo tão pouco esclarecido!
Algo assim não se pode conceber
Com esse desemprego!

Ou qual a sua opinião?
Só nos pode convir
Esta opinião: o problema
Assim como veio, deve sumir.
Mas a questão é: nosso desemprego
Não será solucionado
Enquanto os senhores não
Ficarem desempregados!

Bertolt Brecht

quinta-feira, 23 de abril de 2015

HUMOR NUMA HORA DESSA !!



NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Nos seus primeiros dias, o "novo" velho governo Alair fechou a SECAF ( criada no governo de Marquinhos), alegando inúmeras irregularidades insanáveis e desvios de dinheiro público que nunca foram tornados públicos para a população. Não ficamos sabendo o montante desviado e nem os seus responsáveis. Nenhuma ação civil pública foi proposta como deveria ser pela Procuradoria Municipal.

* O que fez Alair ?
Apenas criou outra autarquia com este "pomposo" nome de CONSERCAF, mas manteve os métodos e modos de agir. Nomeou seu genro para a presidência. Nepotismo escancarado !!
Depois tem um monte de gente na cidade que pergunta para onde vai o nosso dinheiro. Não é difícil saber, ou é ?

* Recentemente, este mesmo governo extingue a CONSERCAF declarando "descaradamente" na cara da população que a autarquia gasta muito e funciona como uma segunda prefeitura. Um agravante: A autarquia não e fiscalizada pela Câmara, que aliás, não fiscaliza nem os próprios balancetes da prefeitura.

* O deputado estadual Jãnio Mendes denuncia corretamente os desmandos na CONSERCAF e abre uma polêmica com o governo, mas se cala diante das irregularidades existentes na SECAF do neo-aliado Marcos Mendes. Indignação seletiva contra o mau uso do dinheiro público. Como Marquinhos não pode entrar nesta por causa da SECAF, deixou este papel para o nobre deputado.
O governo Alair ameaça processar Jânio. Retórica, não vai processar ninguém. Tudo que este governo não quer é investigação, ainda mais na CONSERCAF, onde vários contratos suspeitos foram denunciados nas redes sociais.

* Será que tem ainda alguém que consegue ver alguma diferença na forma de "governança" ou no trato sem transparência com o dinheiro público entre estes "grupos políticos" ?
Esta falsa polarização é o maior embuste político que existe em Cabo Frio e já vai passando de 20 anos. É um grande jogo de cena, ou melhor, um jogo de cartas marcadas que querem novamente impor a população em 2016 !

* Nas redes sociais e blogs tem gente que defende um e ataca o outro. Alguns travam duelos verbais amenos, mas outros se ofendem contundentemente como se fosse uma discussão maniqueísta entre o "bem e o mal". No final fica a triste constatação que nas acusações ambos os lados tem razão !

* Denunciamos isso desde 2008 ( infelizmente com pouca visibilidade na mídia )e em 2015 a situação continua se repetindo sem que a população reaja com a indignação que mostra contra os escândalos de corrupção em Brasília. Alguns mantém aquela natural passividade com o roubo de dinheiro público em "nosso quintal". Estes agentes políticos estão na típica situação onde os "rabos estão presos". Estavam todos juntos em 2014 na eleição de Pezão, ou não ?

* Até quando vamos aturar tamanha enganação e esculhambação ?


* A Câmara do Deputados, sob a liderança do "malandro federal" Eduardo Cunha(PMDB-RJ), aprovou ontem a PL 4330 que implanta a terceirização geral e irrestrita no país com 230 votos a favor e 203 contra. O projeto atende aos interesses do grande capital e representa a vitória de um grande lobby empresarial em cima daqueles deputados eleitos com suas doações de campanha. Um dia triste no Congresso e uma grande derrota parcial da classe trabalhadora. O projeto agora vai a apreciação do Senado.

* O projeto que deveria apenas legalizar a situação de terceirizados contratados de forma irregular, na verdade vai atingir mais de 40 milhões de brasileiros que trabalham com carteira assinada e podem a partir de agora serem também terceirizados. Aliás, este projeto absurdo prevê que um empresário pode abrir uma empresa e atuar sem nenhum funcionário contratado, apenas com terceirizados em suas fileiras.

* Veja abaixo, de forma resumida, nove motivos para você trabalhador ser contra este projeto e se mobilizar para derrotá-lo nas ruas, único caminho possível, diante de um parlamento em que a sua maioria é subserviente aos interesses do grande empresariado, não por acaso, os maiores financiadores de campanhas políticas. Confira:

1- Salários e benefícios devem ser cortados.

O salário de trabalhadores terceirizados é 24% menor do que o dos empregados formais, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
No setor bancário, a diferença é ainda maior: eles ganham em média um terço do salário dos contratados. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, eles não têm participação nos lucros, auxílio-creche e jornada de seis horas.

2- Número de empregos pode cair.

Terceirizados trabalham, em média, três horas a mais por semana do que contratados diretamente. Com mais gente fazendo jornadas maiores, deve cair o número de vagas em todos os setores.
Se o processo fosse inverso e os terceirizados passassem a trabalhar o mesmo número de horas que os contratados, seriam criadas 882.959 novas vagas, segundo o Dieese.

3- Risco de acidente deve aumentar.

Os terceirizados são os empregados que mais sofrem acidentes. Na Petrobras, mais de 80% dos mortos em serviço entre 1995 e 2013 eram subcontratados. A segurança é prejudicada porque companhias de menor porte não têm as mesmas condições tecnológicas e econômicas. Além disso, elas recebem menos cobrança para manter um padrão equivalente ao seu porte.

4 - O preconceito no trabalho pode crescer.

A maior ocorrência de denúncias de discriminação está em setores onde há mais terceirizados, como os de limpeza e vigilância, segundo relatório da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Com refeitórios, vestiários e uniformes que os diferenciam, incentiva-se a percepção discriminatória de que são trabalhadores de “segunda classe”.

5- Negociação com patrão ficará mais difícil.

Terceirizados que trabalham em um mesmo local têm patrões diferentes e são representados por sindicatos de setores distintos. Essa divisão afeta a capacidade de eles pressionarem por benefícios. Isolados, terão mais dificuldades de negociar de forma conjunta ou de fazer ações, como greves.

6- Casos de trabalho escravo podem se multiplicar.

A mão de obra terceirizada é usada para tentar fugir das responsabilidades trabalhistas. Entre 2010 e 2014, cerca de 90% dos trabalhadores resgatados nos dez maiores flagrantes de trabalho escravo contemporâneo eram terceirizados, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Casos como esses já acontecem em setores como mineração, confecções e manutenção elétrica.

7- Maus empregadores sairão impunes.

Com a nova lei, ficará mais difícil responsabilizar empregadores que desrespeitam os direitos trabalhistas, porque a relação entre a empresa principal e o funcionário terceirizado fica mais distante e difícil de ser comprovada. Em dezembro do último ano, o Tribunal Superior do Trabalho tinha 15.082 processos sobre terceirização na fila para serem julgados, e a perspectiva dos juízes é de que esse número aumente. Isso porque é mais difícil provar a responsabilidade dos empregadores sobre lesões a terceirizados.

8- Haverá mais facilidades para corrupção.

Casos de corrupção como o do bicheiro Carlos Cachoeira e do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda envolviam a terceirização de serviços públicos. Em diversos casos menores, contratos fraudulentos de terceirização também foram usados para desviar dinheiro do Estado. Para o procurador do trabalho Rafael Gomes, a nova lei libera a corrupção nas terceirizações do setor público. A saúde e a educação públicas perdem dinheiro com isso.

9- Estado terá menos arrecadação e mais gastos.

Empresas menores pagam menos impostos. Como o trabalho terceirizado transfere funcionários para empresas menores, isso diminuiria a arrecadação do Estado. Ao mesmo tempo, a ampliação da terceirização deve provocar uma sobrecarga adicional ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao INSS. Segundo juízes do TST, isso acontece porque os trabalhadores terceirizados são vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais com mais frequência, o que gera gastos ao setor público.

Fonte: Carta Capital.

* O PSOL votou contra este projeto !
O nosso representante local na Câmara, Marquinhos Mendes(PMDB-RJ), votou a favor !


* Na contramão da indignação dos trabalhadores conscientes o governo do PT, da presidente Dilma, triplica os valores destinados ao partidos políticos. UM acinte num momento de "propalada austeridade" administrativa, fiscal e financeira do Estado. Confira trecho da matéria da Folha de São Paulo:

“Dilma sanciona aumento do fundo partidário para R$ 868 milhões.
A presidente Dilma Rousseff sancionou o Orçamento Geral da União de 2015 sem vetar a proposta que triplicou os recursos destinados ao fundo partidário, uma das principais fontes de receita dos partidos políticos, hoje com dificuldades de financiamento por causa da Operação Lava Jato.
Em seu projeto original, o governo destinava R$ 289,5 milhões para o fundo, mas o valor foi elevado para R$ 867,5 milhões pelo relator do Orçamento no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR).”

* Em 1994, o fundo partidário era de meros R$729 mil. Um custo de R$1,4mil por deputado. Neste ano, o custo bate em R$1,662 milhão por deputado. Um aumento de 1.586% em 21 anos. Para por esse aumento em perspectiva, em 1994 o salário mínimo era de R$64.79. Se ele tivesse aumentado na mesma proporção, este ano seria de R$ 77.127.

* Outra forma de pensar sobre o aumento: se o PIB brasileiro houvesse aumentado na mesma proporção que o fundo partidário, ele teria saltado de US$ 574 bilhão em 1994 para US$ 683 trilhões em 2015. O Brasil estaria gerando, por ano, o equivalente ao PIB mundial combinado em toda uma década. Seria não só a nação mais rica do mundo, mas a nação mais rica em toda a história humana.

* Mas talvez o mais interessante neste debate não seja sequer o valor, mas o seu uso.
Diz a lei que ele deve ser usado para a manutenção das sedes e serviços do partido, permitido o pagamento de pessoal, a qualquer título (observado neste último caso o limite máximo de 50% do total recebido), na propaganda doutrinária e política, no alistamento e campanhas eleitorais, na criação e manutenção de instituto ou fundação de pesquisa e de doutrinação e educação política (sendo esta aplicação de, no mínimo, 20% do total recebido), e na a criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres (mínimo de 5% do total).

* Ou seja, fora o fato de que 5% precisam ser usados para a promoção de políticas de participação feminina, 20% na criação de institutos e fundações de pesquisa e doutrinação partidária, e não se poder usar mais de 50% para o pagamento de pessoal (o que no caso de um partido como o PT, atualmente o partido que recebe a maior proporção do fundo (13%), pode ultrapassar R$58 milhões por ano), não há limites objetivos no uso. O partido pode se quiser usar tal dinheiro para financiar campanhas, mas se quiser usá-lo para contratar candidatos rejeitados nas urnas mas com forte presença interna, também pode.
Mesmo o limite de 50% para o pagamento de pessoal pode ser manipulado. Basta que a pessoa seja contratada não como empregado, mas como empresa prestadora de serviços de campanha eleitoral, aos institutos e fundações de pesquisa e assim por diante.

* Nesta questão o PSOL também votou contra !
O PMDB, o PP e o PDT, dos representantes locais Marquinhos Mendes, Alair Correa e Jânio Mendes votaram a favor !


* Para ajudar aqueles torcedores desinformados que se limitam a reproduzir informações equivocadas, as vezes apenas com o objetivo da zoação, segue abaixo, pesquisa do Portal IG sobre os times que mais tem vice-campeonatos no Brasil. Lembrando que, na verdade, ser vice campeão não deveria envergonhar ninguém, pois mostra que estes times são de "chegada" e ganhar ou não o título é fruto de várias circunstâncias e não tira o mérito da disputa. Confira abaixo:

1 - Cruzeiro - 48 vezes
2 - Atlético MG - 41 vezes
3 - Flamengo - 40 vezes
4 - São Paulo - 39 vezes
5 - Paysandu PA - 36 vezes
6 - Vasco da Gama - 36 vezes
7 - Remo PA - 35 vezes
8 - América RN - 34 vezes
9 - Santa Cruz - 33 vezes
10 - Grêmio - 32 vezes


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do escritor Pablo Villaça:

"Empresários bancam a eleição de deputados-lobistas que aprovam legislação pra prejudicar trabalhadores e enriquecer ainda mais os empresários que bancam a eleição de deputados-lobistas que......."


* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MANIFESTO COMUNISTA
III - Literatura Socialista e Comunista
O SOCIALISMO REACIONÁRIO
1 - Socialismo Feudal

Devido à sua posição histórica, as aristocracias da França e da Inglaterra viram-se chamadas a lançar libelos contra a sociedade burguesa. Na revolução francesa de julho de 1830 e no movimento reformador inglês, tinham sucumbido mais uma vez sob os golpes desta odiada arrivista. Elas não podiam mais travar uma luta política séria, só LHes restava a luta literária. Ora, também no domínio literário, tornara-se impossível a velha fraseologia da Restauração.
Para criar simpatias, era preciso que a aristocracia fingisse descurar seus próprios interesses e dirigisse sua acusação contra a burguesia, aparentando defender apenas os interesses da classe operária explorada. Desse modo, entregou-se ao prazer de cantarolar sátiras sobre os novos senhores e de lhe segredar ao ouvida profecias de mau augúrio.

Assim nasceu o socialismo feudal, onde se mesclavam jeremiadas e libelos, ecos do passado e ameaça sobre o futuro. Se por vezes a sua crítica amarga, mordaz e espirituosa feriu a burguesia no coração, sua impotência absoluta de compreender a marcha da História moderna terminou sempre por um efeito cômico.
A guisa de bandeira, estes senhores arvoraram a sacola do mendigo, a fim de atrair o povo, mas logo que este acorreu, notou suas costas ornadas com os velhos brasões feudais e dispersou-se com grandes gargalhadas irreverentes.

Uma parte dos legitimistas franceses e a “Jovem Inglaterra”, ofereceram ao mundo esse espetáculo divertido.
Quando os campeões do feudalismo demonstram que o modo de exploração feudal era diferente do da burguesia, esquecem uma coisa: que o feudalismo explorava em circunstâncias e condições completamente diversas e hoje em dia caducas. Quando ressaltam que sob o regime feudal o proletariado moderno não existia, esquecem uma coisa: que a burguesia moderna é precisamente um fruto necessário de seu regime social.

Aliás, ocultam tão pouco o caráter reacionário de sua crítica, que sua principal queixa contra a burguesia consiste justamente em dizer que esta assegura sob o seu regime o desenvolvimento de uma classe que fará ir pelos ares toda a antiga ordem social,
O que reprovam à burguesia é mais o ter produzido um proletariado revolucionário, que o haver criado o proletariado em geral. Por isso, na luta política participam ativamente de todas as medidas de repressão contra a classe operária. E na vida diária, a despeito de sua pomposa Fraseologia, conformam-se perfeitamente em colher os frutos de ouro da árvore da indústria e trocar honra, amor e fidelidade, pelo comércio de lã, açúcar de beterraba e aguardente.

Do mesmo modo que o pároco e o senhor feudal marcharam sempre de mãos dadas, o socialismo clerical marcha lado a lado com o socialismo feudal. Nada é mais fácil que recobrir o ascetismo cristão com um verniz socialista. Não se ergueu também o cristianismo contra a propriedade privada, o matrimônio e o Estado? E em seu lugar não predicou a caridade e a pobreza, o celibato e a mortificação da carne, a vida monástica e a igreja? O socialismo cristão não passa de água benta com que o padre consagra o despeito da aristocracia.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, frase do jornalista Bernardo Mello Franco:

"Levy Fidelix encerrou o programa eleitoral do PRTB com homenagem a Tiradentes. A esta hora, o alferes deve estar se perguntando onde foi que errou..."


* Mais tarde seguiremos com um pouco mais de humor e poesia porque sem isso ninguém aguenta !!!!

terça-feira, 21 de abril de 2015

A VONTADE DO SENHOR




A VONTADE DO SENHOR

O pensamento autoritário está enraizado nas mentes da sociedade brasileira. Ele se explica, entre outras coisas, pela forma como o país foi colonizado: segundo o modelo da grande propriedade, da monocultura e do trabalho escravo. Da dualidade “senhor-serviçal”. Os do andar de cima e os do andar de baixo. Dessa maneira, aquele que tem propriedades é sempre o senhor. Os outros lhe devem o emprego e a subsistência e transformam essa gratidão em subserviência.

O senhor manda nas instituições do Estado porque escolhe os governantes. Quer que o Estado, suas instituições e sua leis o protejam e, especialmente, protejam os seus direitos enquanto proprietário. Como proprietário, o senhor dispõe de coisas pouco acessíveis aos outros: boa escola, serviços médicos, transporte, moradia, eletrodomésticos de qualidade. O senhor, mesmo quando frequenta a igreja, não sonha em compartilhar um milímetro de seus benefícios com os demais.

Afinal, essa sua diferença com os outros é que faz dele o senhor. Por isso ele se irrita quando vê que esses outros, os do andar de baixo, subiram um degrau, estão tendo facilidades pra ter uma casa ou um carro, financiamento para fazer faculdade, um salário que volta a comprar o que o avô comprava 50 anos atrás. Aí o senhor conclui que o governo não administra o Estado como deveria, ou seja, de um modo que garanta os seus direitos de senhor e a diferença entre ele e o serviçal, que também pode ter direitos, mas nem tanto.

E reclama da corrupção, como se ela fosse alguma novidade. Reclama da falta de segurança, esquecido de que a desigualdade é a maior culpada da violência. Pede a volta da ditadura, sem lembrar que tinha muita corrupção naquele tempo (pesquisem sobre os escândalos da Lutfalla, Capemi, Delfin, Banco Econômico e outros que a censura não deixava noticiar). Pede que a polícia desça o pau em grevistas, socialistas, sem teto, sem terra, a turma do passe-livre e todos os simpatizantes destes.

É que eles afrontam o poder do senhor, questionam a sua propriedade e os seus benefícios, julgam-se com direito a isso também, ora... Então é preciso enquadrar essa gente. E nada melhor do que ameaçá-los com pancada e prisão. Vão mal na escola, não arrumam bons empregos, não fazem três refeições por dia, daí partem pro crime? Pau neles! Menores de dezoito anos barbarizam por aí, dão rolezinho em shopping, vendem drogas pra classe média, roubam e dá muito trabalho aplicar o ECA? Abaixa a maioridade penal e cana neles! Já que podem votar, podem ir pra cadeia.

Polícia e penitenciárias, eis a solução. O senhor vai se sentir mais seguro assim, com o serviçal enquadrado. Serviçal é serviçal, tem que saber o seu lugar. E se começar a ter o mesmo que eu, “quem vai trabalhar pra mim?”, pergunta o senhor. O senhor pensa de um jeito autoritário, afinal, ele é o senhor. Foi desde o tempo do pau-brasil, do engenho de cana, das minas de ouro, dos cafezais – e continua sendo nas fábricas que utilizam trabalho escravo de africanos e bolivianos.

Para o pensamento autoritário, o mundo se divide entre bons e maus, gente de bem e gentinha, pessoas responsáveis e marginais, esforçados e vagabundos, inteligentes e burros. O pensamento autoritário acha que dizer “eu tenho mais dinheiro que você” é um bom jeito de encerrar uma discussão. O pensamento autoritário, que o rico educa o pobre (que ele chama de “humilde”) a também ter, ensina que alguém, por seu título, suas propriedades e sua pose, tem todo o direito de ser atendido melhor numa loja, num banco, num hospital. Aí esse “humilde” fica pensando que ter um pouquinho mais de recursos do que o pai dele teve, embora continue sendo explorado, significa que é possível, ralando muito e se lixando pros outros, se dar bem no sistema e que sucesso resume-se a isso. E que é a coisa mais natural do mundo alguém ser chamado de doutor, mesmo que não o seja, pelo manobrista do estacionamento, dependendo do preço do carro que esteja dirigindo.

A desigualdade é uma droga, é a mãe da discriminação, mas é o que assegura que o senhor continue senhor. Então, quando se sente em perigo, o senhor organiza uma passeata, querendo mudar as leis e o governo e usa a corrupção como pretexto. Claro que sem aprofundar muito, porque ele bem que aceita uma vantagenzinha naquela licitação, um favorzinho do fiscal, o guarda fingindo que não vê a infração, uma assessoria pro filho... E por aí vai. E se o serviçal está dando trabalho, roubando pra ter aquilo que a TV diz que ele precisa ter, e fazendo isso cada vez mais jovem, o senhor pede pra reduzir a idade com que esse jovem pode ser mandado para uma penitenciária.

Para o senhor, a questão não é a idade, não é a maturidade, e sim que o jovem está roubando e tirando o seu sossego. O jovem que rouba faz parte daquela gentinha. Se as crianças também começarem a roubar, o senhor vai querer abaixar a maioridade até níveis uterinos. O senhor não vai pra rua se manifestar, mas dá as palavras de ordem, fornece os recursos, anuncia pela mídia, faz a propaganda da coisa. Quem vai pra rua são os admiradores do senhor, os aspirantes a senhor, os que querem manter as regras do jogo pra um dia também virarem senhor, achando sinceramente que conseguirão.


E é preciso afugentar quem atrapalha esse sonho, daí essa gente de bem pede renúncia da presidente e passagem só de ida pra Cuba para os cinquenta e tantos milhões de brasileiros que votaram nela. Como se coubessem lá. Pede não, exige. E também é preciso deixar de lado aqueles assuntos desagradáveis que envolvem os seus aliados. Daí fingem não lembrar o escândalo dos trens, do HSBC, a falta de água, um certo aeroporto em Minas e a proliferação da dengue. Abraçam policiais, não quebram nada. São bons moços com amnésia.

Essa gente boa tem aquele pensamento autoritário, acha que sabe das coisas e que, como quase sempre aconteceu, pode impor a sua vontade, na lei ou na marra. Amanhã vão exigir a privatização da água e, se não ficar chato, dos raios de sol. O senhor, na verdade, não precisa das manifestações, porque ele já está no governo, no Ministério da Fazenda, no da Agricultura. No fundo, ele não quer, nem precisa, tirar a presidente. As manifestações funcionam como uma espécie de festa motivacional para os seus admiradores, um hapenning dominical, e demonstração de força para os não admiradores, um alerta do tipo ó, tamos aí. É isso e só isso. E pelo jeito vamos ter mais do mesmo.

O senhor diverte os seus amigos e deixa que estes escrachem os serviçais. É tudo parte do jogo e daquele pensamento autoritário, temperado em séculos de poder quase absoluto: o senhor do engenho, ou da tecelagem que escraviza estrangeiros, não cede nada, não divide nada, não se sente igual aos outros, odeia a proximidade com o serviçal e morre de medo que o garoto da periferia seja colega de faculdade de sua filha. Os admiradores do senhor e os aspirantes a senhor aprendem tudo isso com ele e reproduzem a lição até melhor do que o professor. E la nave và.


Plínio Gentil é professor universitário de Direito e procurador de justiça do Ministério Público de São Paulo.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

RAPIDINHAS...........




* Ate hoje não se tem conhecimento de qualquer publicação oficial sobre a exoneração dos 4.000 funcionários da prefeitura de Cabo Frio. Na verdade estão praticamente todos trabalhando como "voluntários", principalmente aqueles que "habitam o andar de cima" da estrutura administrativa. É o governo do faz de conta e do caô !!

* Tem MP na cidade ?
Os "caras" vão na mídia local, confessam crimes contra a administração pública e fica por isso mesmo ?
Tem Câmara de Vereadores ?

* Para este "novo" velho governo Alair, o professor que não recebeu seu salário tem que ficar calado. Tá bom !
É o cúmulo da arrogância e da desfaçatez !!

* Frase emblemática da prefeito Alair Correa numa dessas "entrevistas": "Vou dar uma guinada de 360 graus".
A população está tonta até hoje !!

* Tenho dito: informação e renovação são palavras chaves para 2016 !!

* Sempre é bom lembrar: Político ladrão, pilantra e incompetente com a "caneta na mão" é muito mais daninho para a sociedade do que o ladrão comum !!

* Nem sempre a opressão e a canalhice política vencem !
A professora Denize Alvarenga, finalmente, foi reintegrada ao quadro municipal dos professores de Búzios, após decisão judicial.
Só a luta muda a vida !!

* Os bastidores da ALERJ dizem que Paulo Mello está de malas prontas para o PDT. Grande aquisição !
Brizola adoraria !!

* A direção nacional do PT declarou esta semana que não vai mais receber doações de empresas para as campanhas eleitorais. Agora que a porta está arrombada !!
Depois de dois tesoureiros presos...............

* A reforma política é um dos caminhos para melhorarmos a qualidade da representação política. Mas tem que ser uma reforma popular, com participação efetiva da sociedade e não aquela que querem os senadores e deputados no Congresso, onde muitos estão enfiados até o pescoço na lama da trambicagem política.

* O PSOL apoia a Reforma Política proposta pela Coalização pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, formada atualmente por 103 das mais representativas entidades e movimentos sociais do país.
Conheça as propostas, faça o download da cartilha, leia e compartilhe:
http://www.reformapoliticademocratica.org.br/wp-content/uploads/2014/08/cartilha_coalizao_segunda_edicao.pdf

* Depois, participe, assine a petição e ajude a mudar o pais:
http://www.reformapoliticademocratica.org.br/assine/
Por um sistema político identificado com as reivindicações do povo!!

* O Vasco derrotou o Flamengo por 1x0, ontem no Maracanã, e a galera rubro-negra tem a cara de pau de reclamar do juiz e dizer que o Vasco ganhou porque Eurico Miranda manda na federação. Ué !!

* A memória rubro-negra é curta e seletiva. Esqueceram o gol de Douglas de falta que entrou meio metro e o gol do título ano passado em impedimento nos acréscimos. Naquele momento a federação era boazinha.
Tem que arrumar um argumento melhor !!

* Frase para fechar as rapidinhas de hoje:

"A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhece-la."
Eduardo Galeano

sábado, 18 de abril de 2015

MUITOS TONS DE CINZA




Muitos tons de cinza.

Bancadas não são mais partidárias, mas de interesses de grupos: agronegócio, mineradoras, bancos, cimentos...
Como trazer luz a tantos tons cinzentos da vida nacional? Detectar os principais problemas já é começo de solução. Uma simples ida à rua nos traz reflexão.

No plano econômico-financeiro, meu jornaleiro indaga, intrigado: “Será que não há mesmo dinheiro para se investir no país?” Ele se referia a dois de nossos problemas cruciais: a evasão de divisas e a sonegação fiscal. O Brasil, segundo a organização Tax Justice, está em quarto lugar no ranking dos países que mais guardam fortunas em paraísos fiscais, depois de China, Rússia e Coreia do Sul. Estima-se que as oito mil contas de brasileiros no HSBC da Suíça — muitas de origem suspeita — somariam o que Dilma tenta economizar no “ajuste” deste ano.

Internamente, a casta financeira não tem do que reclamar: nosso sistema bancário é o menos taxado e o mais lucrativo do mundo. Na sonegação, somos “medalha de prata”, atrás apenas da Rússia. Para se ter uma ideia, essa subtração nos EUA representa 2,3% do PIB, enquanto a nossa corresponde a 13,4%. Os impostos mais sonegados — e isso é corrupção! — são INSS, ICMS e Imposto de Renda.

No plano político, o comentário da moça no caixa do supermercado provoca risos: “Aqueles ratinhos na CPI foram colocados em má companhia!” A Lava-Jato denuncia uma democracia com engrenagem viciada. A larga porta para a corrupção é o financiamento de partidos e campanhas eleitorais. A economia coloniza a política. Em nome da “governabilidade” mantém-se um padrão político que usa o povo como massa de manobra para, captando o seu sufrágio, garantir espaços de poder aos roedores de nacos do orçamento público. Segmentos vitais estão sub-representados.

As bancadas não são mais partidárias, mas de interesses: do agronegócio, das mineradoras, dos bancos, do cimento, da bala, da bola... No “resgate reputacional” das empreiteiras sob investigação, por que elas não deixam de financiar campanhas políticas, antes mesmo que o STF ou o Congresso estabeleçam essa necessária vedação?

Do semiárido nordestino vem a sabedoria de uma mulher do povo: “A primeira coisa que a chuva lava é a lembrança da seca”, disse. A questão ambiental, na qual a hídrica se insere, precisa entrar de vez na agenda das políticas públicas nacionais. O clima no planeta mudou e os extremos são corriqueiros, o que exige planejamento continuado. É urgente apostar em matrizes energéticas alternativas, racionalização do uso da água e combate efetivo ao desmatamento.

É preciso dar os primeiros passos na direção de um novo modo de produzir e consumir. Quando a autoridade não prevê nem planeja, o cidadão comum descuida: 37% da água potável no país são desperdiçados.

Na crise, a melhor saída é a que combina mudança estrutural com cultural, fecundando também a atitude pessoal. Sem isso, os ratos continuarão roendo a República.


Chico Alencar é professor de história e deputado federal (PSOL-RJ).

sexta-feira, 17 de abril de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Segundo o "novo" velho governo Alair, a cidade está em crise. Só se for crise de consciência ou ainda pior, crise de competência. A redução dos recursos dos royalties representa, de fato, um perda, mas nem de longe coloca a cidade no "caos econômico" propalado pelo governo. Gestão temerária, esbanjamento, desperdício, desvios e irregularidades diversas no trato com o dinheiro público é a causa do "esgotamento" deste modelo de 20 anos de Alair e Marquinhos.

* Vamos fazer um exercício matemático. Alair está condenado a devolver aos cofres públicos cerca de 8 milhões. Marquinhos está condenado a devolver outros 6 milhões e o "louco de pedra", Ivo Saldanha, cerca de 1,5 milhão. Já pensou no reforço que isso daria aos cofres públicos municipais ?

* O problema é que parece que a maior parte da população de Cabo Frio quer aumentar esta dívida dando a estes "probos" políticos novos mandatos. Só se engana quem quer. Ou melhor, só sofre mais quem quiser !!


* Marquinhos/Jânio de um lado e de outro Alair Correa, seguem perambulando pelas rádios e Tvs locais para estimular esta ridícula briga política, que só ocorre em público, pois nos bastidores e em encontros secretos e nebulosos continuam se entendendo muito bem. Com o apoio de parte da mídia "domesticada" seguem tentando dar continuidade ao engodo desta pseudo-polarização de coisa nenhuma.

* A única coisa positiva para a população é ter a certeza de que as acusações que trocam são verdadeiras. O caos existente hoje na cidade em termos de políticas públicas, principalmente na saúde, educação, habitação popular, transporte, segurança pública e geração de empregos é fruto da falta ações planejadas destes desgovernos de 20 anos. A troca de acusações é uma prova inconteste de tudo isso.

* As entrevistas tem de tudo um pouco. Confissão de crimes contra a administração pública de um lado, omissão de fiscalização de outro. Expressões chulas, demagogia, discurso religiosos apelativo, escárnio, cinismo, mentiras e desfaçatez, são marcas características. É uma verdadeiro desfile de impropriedades, um "circo dos horrores", onde os entrevistadores se quisessem poderiam aprofundar estas questões para escancarar de vez o despreparo destas figuras em lidar com o dinheiro público e as expectativas de milhares de cabofrienses.

* A propalada "experiência" que eles dizem ter aparece na hora de dar explicações a justiça e o MP. Surge também na clara evolução patrimonial dos dois "principais líderes". Mas apesar disso tudo, grande parte da população encara este "esculacho" com grande passividade. Uns por falta de informação e consciência cidadã, outros por cumplicidade nas "mamatas", recolhendo as migalhas que caem de suas mesas fartas.

* O pano de fundo de tudo isto está muito claro. Querem continuar polarizando as disputas políticas na cidade. Parece tudo um jogo combinado, pois interessa aos ditos cujos que não se consolide nenhuma alternativa política viável que possa confrontá-los futuramente. Querem um jogo de cartas marcadas para 2016 !!


* Um recado do Conselho Nacional de Justiça:
Nepotismo é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Em 18 de outubro de 2005, o CNJ editou a Resolução nº 7, que baniu práticas de nepotismo do Poder Judiciário brasileiro. Entenda melhor o que é nepotismo no Portal CNJ:
http://bit.ly/1FurGAO.

* O nepotismo e as nomeações políticas de aliados pouco probos é um traço comum nas administrações da cidade nos últimos 20 anos e também nos quase 5.700 municípios do Brasil. Este atual "novo" velho governo, de fato, é campeão neste assunto. Entretanto, os segmentos políticos ligados ao ex-prefeito Marcos Mendes e seu neo-aliado deputado estadual Jânio Mendes, não tem nenhuma legitimidade para contestar tais práticas, visto que elas se repetiam de igual forma. É só lembrar e analisar a composição do governo anterior. É só olhar o governo Cabral/Pezão que eles apoiam incondicionalmente. A única vantagem era que a família do ex-prefeito Marquinhos é bem menor do que a do atual !!

* O inchaço da máquina pública é um dos entraves ao desenvolvimento do município e também responsável pela precarização das condições de trabalho dos verdadeiros funcionários públicos. Temos denunciado este fato, desde 2008 em todas as nossas participações em campanhas políticas e espaços de entrevistas e debates. Isto só reforça o argumento de que ambos são "farinhas do mesmo saco político" e as críticas pontuais de lado a lado, apenas representam "picuinhas" e interesses pessoais contrariados. Ninguém pode esquecer que caminharam juntos durante mais de 10 anos.
A nomeação de pessoas sem a devida qualificação técnica para integrar alguns postos chaves da administração pública determina a péssima qualidade das políticas públicas que vêm sendo apresentadas para a população nos últimos anos, principalmente,no turismo, na educação, saúde, habitação popular e políticas de geração de emprego e renda.

* Já dizia o "ínclito" Jose Sarney (ex-tudo na política): "Parente em governo sempre cria problema. Para o governo ou para o parente."
Este sabe tudo sobre nepotismo e apesar da frase nunca deixou de praticá-lo com "maestria".


* A chiadeira dos 300.
Não são os 300 de Esparta. Esses não chiam, pelo contrário, lutam !
A chiadeira é no "vale de lágrimas divino" dos pastores evangélicos que perderam as gordas portarias. Os bastidores dizem que o "novo" velho governo Alair só vai "repatriar" aqueles cujo templo possua mais de 250 fiéis. Quem estiver abaixo disso, já era !!

* Mas os dispensados não devem se desesperar, pois já tem coordenador de campanha de Marcos Mendes fazendo contato para "agasalhar". Este é um dos tristes retratos da baixa política que se perpetua na cidade há 20 anos e parece não ter fim, pois conta com a "benção" de grande parte da população que não reclama e acha tudo isso normal.

* Antigamente tinha aquele ditado: "O político rouba, mas faz".
No presente, podemos definir alguns os políticos assim: "Rouba, não faz e não deixa ninguém fazer".


* E segue a luta dos trabalhadores contra o PL 4330, o famigerado projeto de lei que aprofunda as terceirizações no país. Luciana Genro, advogada, professora e candidata do PSOL a presidência em 2014, neste texto abaixo, manifesta sua posição. Confira:

"O dia 15 de abril foi um dia nacional de luta muito importante. A classe trabalhadora brasileira, de norte a sul do país, mostrou sua força. O dia de ontem foi importante porque mostrou que, no terreno das ruas, não há classe social que possa superar a classe trabalhadora! O efeito imediato das manifestações foi o adiamento da votação das emendas ao projeto das terceirizações no Congresso.
Os parlamentares se surpreenderam com a força das ruas e com os métodos de luta do movimento operário: greves e paralisações. Mas o Congresso é dominado pelos interesses dos grandes empresários. Por isso, não podemos depositar nenhuma confiança no Parlamento, que também é marcado pela corrupção. Somente com a força das ruas podemos barrar o projeto das terceirizações.
Os trabalhadores mostraram que estão conscientes da ameaça representada pelo ajuste fiscal do governo Dilma/Levy. As expressões mais evidentes desta ameaça são as medidas provisórias 664 e 665, que atacam os direitos de recebimento de pensão por morte e de acesso ao seguro-desemprego. Para se ter uma ideia, se for aprovada pelo Congresso Nacional, a MP 665 vai deixar, a cada ano, 4,8 milhões de brasileiros sem seguro-desemprego.
O dia de ontem mostrou a importância da unidade dos trabalhadores para derrotar o projeto das terceirizações. Ocorreu uma unidade muito positiva entre as centrais sindicais. É importante que a CUT tenha convocado essa luta. Nesse sentido, parabenizamos a atitude da CUT, embora tenhamos divergência com seus métodos, pois acreditamos que deveria haver um processo de discussão de baixo para cima, a partir de assembleias gerais.
Somos muito orgulhosos da ação desempenhada pela Conlutas em todo o país. Trata-se de uma central sindical independente, da qual muitos militantes do PSOL e do PSTU fazem parte. Também temos orgulho da valorosa participação do MTST, da Intersindical, dos sindicatos independentes e dos movimentos populares e juvenis que estiveram ontem nas ruas, como o JUNTOS, um movimento de juventude anticapitalista que levantou suas bandeiras de norte a sul do país.
15 de abril foi um dia de protesto, com muitas greves e com muitas rodovias trancadas. Mostramos que a classe trabalhadora não vai ficar apenas assistindo seus direitos sendo atacados. A partir de agora, muitos outros trabalhadores conhecerão de forma mais profunda os impactos do projeto das terceirizações e poderão se somar a novos atos. Essa luta vai continuar. Barrar a lei das terceirizações e o ajuste fiscal é um desafio posto para o conjunto da esquerda e para toda a classe trabalhadora. Nós do PSOL estamos empenhados e comprometidos com esta causa."


* Esta semana perdemos, aos 74 anos, o mestre das letras, o escritor e poeta uruguaio, Eduardo Galeano. Seus livros marcaram a minha geração. Eduardo Galeano Presente !!

"Para que serve a utopia ?
A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do professor Moacir de Souza:

"Um coroa se aposenta, compra um trio elétrico e saí pelo país pregando o golpe militar. A mídia, que sempre foi golpista, dá ibope e entrevista o pancadão. Ele vomita:
― Se os militares não ocuparem o poder, os bandidos acabam com o país em poucos meses...
Um policial militar faz uma intervenção na entrevista:
― Senhor, por gentileza, esse ônibus é do senhor? Peço para o senhor retirá-lo aqui da Paulista. Ou por bem, ou a gente vai guinchar.
Um comparsa do pancadão, que também quer uma nova ditadura militar, faz um mimimi da lógica do paradoxo da barafunda contraditória:
― Essa é a liberdade. Nós não temos liberdade.
A jamanta foi retirada da Paulista com o seguinte resultado: Intervenção Militar realizada com sucesso."



* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

UMA VISÃO MARXISTA SOBRE CAPITALISMO E DEMOCRACIA - Continuação

Os movimentos anticapitalistas atuais instalaram a democracia no centro de seus debates de uma forma que não foi sempre verdadeiramente de esquerda. E esta identificação do anticapitalismo com a democracia parece sugerir que estes movimentos vêem uma contradição fundamental entre capitalismo e democracia, mas isto não significa o mesmo para todos. De um lado, por exemplo, estão aqueles para quem a democracia é compatível com um capitalismo reformado, no qual as grandes corporações são socialmente mais conscientes e prestam contas à vontade popular, e onde certos serviços sociais são cobertos por instituições públicas e não pelo mercado, ou pelo menos são regulados por alguma agência pública que deve prestar contas. Essa concepção pode ser menos anticapitalista que anti-neoliberal ou anti-globalização.

Do outro lado, há aqueles que acreditam que, ainda quando é sempre crucial lutar por qualquer reforma democrática possível na sociedade capitalista, o capitalismo é em essência incompatível com a democracia. Pessoalmente situo-me nesta última perspectiva.
Existe outro problema adicional. Muitos da esquerda anticapitalista acreditam que o velho terreno das lutas políticas já não está em jogo por causa da globalização. O Estado-nação, que estava acostumado a ser a arena principal das políticas democráticas, está abrindo caminho à globalização, de modo que teríamos que encontrar alguma outra possibilidade de nos opor ao capital, se é que cabe pensar nesta possibilidade.

O problema do Estado no capitalismo internacional é mais complicado dado que o capitalismo global não possui um Estado internacional que o sustente e, até o momento tampouco acredito que construa tal Estado. A forma política da globalização não é um Estado internacional, mas sim um sistema de vários Estados nacionais. De fato, considero que a essência da globalização é uma crescente contradição entre o alcance global do poder econômico capitalista e o muito mais limitado alcance dos Estados territoriais que o capitalismo necessita para sustentar as condições de acumulação. Precisamente esta contradição também é possível e necessária por aquela divisão própria do capitalismo entre economia e política.

Mas, além disso, sustentei que esta velha separação foi desbaratada porque o capital internacional necessita do Estado mais que nunca para organizar os circuitos econômicos que o capital não pode dirigir por si próprio. Porque o capital depende, talvez hoje mais que nunca, de um sistema global de Estados. As lutas verdadeiramente democráticas, entendidas como lutas para trocar o equilíbrio de poder de classe tanto dentro como fora do Estado, podem chegar a ter um efeito muito maior que em épocas anteriores.

Ellen Wood
Professora de Ciências Políticas da Universidade de York, Toronto – Canadá.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na estreia, o impagável José Simão:

"Vaccari é o segundo tesoureiro do PT preso. Mais um tesoureiro preso e o PT vai pedir música no Fantástico !"


* Mais tarde um polêmico texto sobre o momento político do país !

segunda-feira, 13 de abril de 2015

A ZELOTES E OS LADRÕES BLINDADOS




A Zelotes e os ladrões blindados.

Nada parece ser tão compensador quanto ser empresário ladrão no Brasil. Organizam um saque sistemático aos cofres públicos, são pegos com a boca na botija e recebem de troco incrível blindagem midiática.

Falo do maior escândalo de corrupção da história recente do país. Não, não é o da Petrobras. O assim chamado “petrolão”, com todas as suas conexões partidárias – do PT ao PSDB, passando pelo PMDB de Renan Calheiros e Eduardo Cunha –, representou um desvio estimado em R$ 2,1 bilhões, segundo o Ministério Público Federal.

Muito dinheiro, é verdade. E um caso revelador do modus operandi do sistema político brasileiro, fundado no financiamento privado das campanhas eleitorais. Ou, como confessou Paulo Roberto Costa: “Não existem doações de campanha, só empréstimos a juros altos”. Mas, evidentemente, não é por aí que vai a exploração midiática do caso.

O mais impressionante é que, no final de março, há menos de quinze dias, explodiu um escândalo de proporções maiores que o da Petrobras, mas alvo de cuidadosa blindagem. A operação Zelotes da Polícia Federal descobriu um esquema de desvio de recursos públicos por grandes empresas.

Operado através do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), com a mediação de escritórios de advocacia, empresas conseguiam anular ou reverter multas bilionárias com o poder público, mediante propinas a conselheiros. Estão sob investigação mais de 70 companhias, totalizando um desvio de R$ 19 bilhões. Quase dez vezes o valor desviado da Petrobras.

Apenas o montante do maior processo, do banco Santander, é de R$ 3,34 bilhões. O segundo maior, do Bradesco, é de R$ 2,74 bilhões. Cada um deles, sozinho, supera os R$ 2,1 bilhões da Petrobras. Somente os 12 casos em que a Polícia Federal detém provas mais conclusivas –incluindo os dois bancos citados– representam um rombo de R$12 bilhões aos cofres públicos.
Um deles é o do grupo de comunicação RBS, a maior afiliada da Rede Globo, investigada na Zelotes pela fraude num processo de R$ 671 milhões.

Corrupção graúda, protagonizada por magnatas das finanças e do mundo corporativo. Mas onde estão as manchetes histriônicas? E o som das panelas? Seria pedagógico para o país ver multidões de verde e amarelo manifestando-se em frente ao Santander, pedindo nosso dinheiro de volta. Só que não.

Nem no Santander, na Gerdau, no Bradesco e na Ford. Nem no Safra, na Mitsubishi. A Mitsubishi, tão limpinha! Essa é a imagem do setor privado no Brasil, sempre positiva, apresentado como alternativa à roubalheira no setor público.

A preservação desta imagem, mesmo após escândalos como o da Zelotes e do HSBC, só se explica pela blindagem que os grandes grupos econômicos conseguem garantir junto à maior parte da mídia, da qual são também poderosos anunciantes

É inaceitável que os grandes corruptores continuem tendo suas identidades preservadas e tratados como coadjuvantes, mesmo sendo desde sempre os maiores beneficiários dos esquemas.

São ladrões blindados. Saem da lama limpinhos e cheirosos. E se, por descuido, vier algum respingo à marca, nada que a próxima campanha publicitária –quiçá paga com dinheiro desviado da Receita– não possa resolver.

Denúncias seletivas, indignação seletiva e acusados seletivamente blindados. Essa é a turma que fala em limpar o Brasil da corrupção?


Guilherme Boulos é filósofo e professor de psicanálise da USP.