IDEIAS - MUDAR É PRECISO !
SAÚDE
* A partir de hoje, em todas as postagens do "NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS", estaremos mostrando no quadro IDEIAS - MUDAR É PRECISO, propostas e alternativas de políticas públicas que possam trazer mudanças a este velho e carcomido modelo de gestão pública que infelicita a cidade há mais de 20 anos. Nesta oportunidade, alternativas para a área da Saúde:
A política correta a ser adotada
em saúde pública é a que busca atuar preventivamente, tratando da saúde da
população e não apenas da doença. É preciso cobrir 100% do município com os
postos de UBS - Unidade Básica de Saúde. Tratar e prevenir as doenças crônicas
ou de base, descentralizando também a farmácia básica, visando reduzir as
demandas emergenciais que geram maiores custos ao município. Estes postos
precisam estar informatizados e preparados para que ali sejam feitas as marcações
de consultas e exame especializados, eliminando esta odiosa Central de Marcação
de Consultas que nunca vai funcionar adequadamente, pois, é um erro
conceitual na área.
Construir uma estrutura própria, principalmente, um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Centro Ortopédico Municipal, equipar os hospitais com UTI's próprias, uma Cardiológica, uma Pediátrica e uma Neo-Natal, que podem ser adquiridas por financiamento de longo prazo, reduzindo as terceirizações apenas aos exames de maior complexidade. É necessário também valorizar os profissionais da saúde com melhores condições salariais e de trabalho e criar um programa de treinamento e atualização constante para o aprimoramento profissional.
Acabar com a farra do assistencialismo e do derrame de recursos públicos para a iniciativa privada é possível, factível e viável, basta fechar os ralos da corrupção, fazer uma gestão técnica e competente, ter vontade política e espírito público de verdade. É um processo que precisa começar logo e que a médio prazo mudará a face da saúde do município.
A Saúde é um problema crônico em todo o país. Milhares de pessoas morrem nas filas ou na própria inoperância dos hospitais públicos, fruto deste descaso. Há municípios que podem mais e outros que podem menos, dependendo de sua capacidade orçamentária. Num quadro comparativo no país, Cabo Frio é um daqueles que podem mais em função da relação arrecadação/contingente populacional, mesmo em tempos de crise. A cidade tem todas as condições de ter uma saúde melhor, independente das dificuldades nacionais na área.
* Este empréstimo de cerca de 200 milhões de reais "pretendido" pelo velho governo Alair junto ao Banco do Brasil ou outra instituição bancária privada é um escárnio com a população de Cabo Frio. Durante os dois primeiros anos de mandato do velho alcaide, a grana jorrou farta ( cerca de 1.900 milhões ) e foi desperdiçada pela má gestão, péssima definição de prioridades e desvios escancarados do dinheiro público.
* Quando veio a redução dos royalties em 2015, foi possível perceber com extrema clareza a falta de planejamento e a ausência de compromisso com qualquer tipo de projeto para o desenvolvimento da cidade. A máquina pública estava inchada de cargos comissionados no "andar de cima", as empreiteiras fantasmas faziam a "mágica" de sumir com o dinheiro da população, entre outras irregularidades.
* O governo perdeu a "régua e o compasso" porque só sabe governar na fartura. Não tem nenhum cacoete de propor alternativas racionais, prioritárias na efetivação de políticas públicas essenciais e de austeridade com os recursos públicos. Até o pagamento do salário do funcionalismo foi comprometido. Aliás, está devendo até hoje.
* A Câmara de Vereadores, subalterna ao extremo, não fiscalizou e nem investigou nada. Recolheu-se no seu tradicional acovardamento e silêncio sepulcral. Agora, e só agora, no ocaso do governo é que surgem "vozes" de pseudo-oposicionistas que se colocam contra o governo na aprovação desta autorização que vai comprometer o futuro da cidade, caso seja aprovado o empréstimo.
* Entretanto, algumas fontes de bastidores do Banco do Brasil informam que tudo isso não passa de um factóide político dentro do "velho estilo Alair", com o objetivo de segurar seus "colaboradores" que estão fugindo para outras "plagas", principalmente para os braços dos "novos" Marquinhos e Jânio, ambos Mendes. Outro objetivo seria manter viva a ideia da reeleição que parece cada vez mais distante, dada a alta rejeição do governo na cidade.
* Depois do calote no ano passado de um outro empréstimo de 100 milhões de reais, autorizado por unanimidade pelos vereadores, contraídos no próprio Banco do Brasil, a instituição financeira não tem nenhuma estimativa de fazer novo empréstimo, ainda mais com o dobro do valor do calote inicial e diante da queda de arrecadação do município.
Vamos ver o desdobramento do caso !
* As recentes denúncias de contratos e licitações suspeitas favorecendo "empresas amigas" neste atual governo Alair, reflete um "modus operandis" antigo, já praticado em seus mandatos anteriores. O mesmo acontecia no governo de triste memória do ex-prefeito Marcos Mendes. Na verdade, é um modelo de gestão corrompido por práticas pouco republicanas que ocorre há 20 anos na cidade, até porque o mestre e o pupilo, assim se tratavam carinhosamente, caminharam juntos durante muitos anos. Isso é justificado pela longa folha corrida de processos das mais variadas origens que ambos ostentam "garbosamente" e que parece não incomodar uma grande parte da população cabofriense, já que eleição após eleição, sufraga os mesmos para novos mandatos eivados dos mesmos vícios e práticas.
* Nas últimas eleições ambos só puderam ser candidatos devido a liminares concedidas pela justiça, que suspendeu julgamentos de processos, mas que num momento qualquer terão que ser julgados. Pouca gente lembra deste fato.
* Não acho que nada deva ser desqualificado, inclusive novas denúncias, mas de que adianta denunciar os "mal feitos" de um e apoiar o outro ?
Alguém ainda acredita que aqui em Cabo Frio possa existir na cena política esta relação maniqueísta onde um representa o "bem" e o outro representa o "mal" ?
* Em troca, a maioria da população recebe uma educação de segunda, uma saúde de quinta, um transporte de terceira, uma segurança pública de quarta e uma total ausência de políticas públicas nas áreas habitacionais, de meio ambiente e geração de emprego e renda.
Vai ver eu sou um "viajante" enxergando fantasias. Tá bom, tá certo, não precisa mudar nada !!
* É fundamental a participação da juventude no processo eleitoral. A rebeldia, traço característico dos jovens, geralmente está atrelada a um desejo por mudanças e quebras de tabus e paradigmas. O quadro político é de fato desolador, mas não pode servir de desculpa para a não participação. A juventude está "plugada" na internet, intranet, nas redes sociais e várias outras mídias de divulgação e obtenção de informações. O trabalho é saber separar o "joio do trigo" e isso pode ser feito com troca de informações entre colegas, junto aos pais e amigos e também junto aos professores da escola.
* Sempre é bom lembrar que tudo depende de decisões políticas. Não adianta o discurso alienante que odeia política e que todos são iguais. Entrem, participem e façam a diferença.
A juventude precisa ir a luta !!
* As "assombrações" do governo golpista do Michel Temer:
- Nova reforma da Previdência com aumento da idade e do tempo de contribuição.
- Desvinculação do aumento do aposentado ao salário mínimo.
- Flexibilização das Leis Trabalhistas.
- Desvinculação das Receitas da União com a redução de gastos na educação e saúde.
- Privatização de mais de 230 empresas estatais.
- Mudanças nas regras de concessão do Pré-Sal com maior participação de empresas multinacionais do petróleo.
- Novo ministério com 7 ministros envolvidos na Lava Jato, além de outros com condenações civis, criminais e eleitorais.
- O próprio Temer está citado na Lava Jato e hoje está inelegível em recente condenação sofrida no TRE-SP.
- É o primeiro presidente Ficha Suja a assumir o mandato.
- Suspeito de ter sido informante da CIA
- Só homens brancos e ricos no ministério. Ausência de negros, mulheres e trabalhadores.
- Congelamento de salários do servidor público.
- Extinção do Ministério da Cultura e da Previdência Social.
- Só faz reuniões com políticos e empresários para "discutir" o país. Nunca chamou nenhum representante da classe trabalhadora. Nem os pelegos da Força Sindical.
- Ameaça de forte repressão as manifestações populares.
- Abandono da política externa com o BRICS e Mercosul e reaproximação com os EUA.
- Apressar de qualquer maneira as licenças ambientais para grandes obras.
- O governo não foi reconhecido por nenhum país. Não recebeu nenhuma ligação de qualquer Chefe de Estado. A que recebeu era trote de um radialista argentino se passando pelo Macri.
- Prioridade absoluta a financeirização da economia. A questão social é segundo ou terceiro plano.
- Nenhuma proposta para a realização de Reforma Política e Reforma Tributária.
- Aumento do superávit primário, economia forçada com cortes orçamentários para pagar a dívida pública.
- Reavaliação e redução dos Programas Sociais. Aumento previsto para as prestações do Minha Casa Minha Vida.
- Grande risco de suspensão ou paralisação da Operação Lava Jato. Aparelhamento da Polícia Federal, Controladoria Geral da União e outros órgãos de investigação e controle.
- Aproximação com os setores mais intolerantes e reacionários do Congresso Nacional.
* E tem mais, muito mais. E de quem é a culpa disso tudo ?
Do próprio PT !!
Este governo interino e golpista é composto por um bando de corruptos, usurpadores e salafrários, mas não deve nada ao governo do PT. Afinal, não por acaso, foram aliados estratégicos.
* Definição deste início de governo Temer feita pelo professor de filosofia da USP, Vladimir Safatle:
"Temer agora quer se apresentar como líder de um governo de
"salvação nacional". Ele deveria começar por responder quem irá
salvar o povo brasileiro dos seus "salvadores". Seu partido, uma
verdadeira associação de oligarquias locais corruptas, é o maior responsável
pela miséria política da Nova República, envolvendo-se até o pescoço nos piores
casos de corrupção destes últimos anos, obrigando o país a paralisar todo
avanço institucional que pudesse representar riscos
aos seus interesses locais. Partido formado por "salvadores" do porte
de Eduardo Cunha, Renan Calheiros, José Sarney, Sérgio Cabral e,
principalmente, o próprio Temer. Pois nunca na história da República brasileira
houve um vice-presidente que conspirasse de maneira tão aberta e cínica para
derrubar o próprio presidente que o elegeu. Em qualquer país do mundo, um
político que tivesse "vazado" o discurso no qual evidencia seu papel
de chefe de conspiração seria execrado publicamente como uma figura acostumada
à lógica das sombras. No Brasil de canais de televisão de longo histórico
golpista, ele é elevado à condição de grande enxadrista do poder".
SESSÃO DESABAFO
* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, uma postagem na página do facebook da professora Denize Alvarenga:
"Entre um descanso e um lanche, intervalo do atendimento do
meu pai no HCE, assisto o Jornal da Globo.
E quem eu vejo com nome envolvido até as orelhas em propinas nas obras do Rio de janeiro?
O líder da quadrilha do guardanapo o Sr do mal, Sérgio Cabral!
Tem que dar certo! A quadrilha que roubou descaradamente o Estado do Rio de Janeiro tem que se presa!!
Espero que as investigações peguem a ele e todos aqueles que se "fizeram" com dinheiro fruto de corrupção.
Que caiam todos!!!
E quem eu vejo com nome envolvido até as orelhas em propinas nas obras do Rio de janeiro?
O líder da quadrilha do guardanapo o Sr do mal, Sérgio Cabral!
Tem que dar certo! A quadrilha que roubou descaradamente o Estado do Rio de Janeiro tem que se presa!!
Espero que as investigações peguem a ele e todos aqueles que se "fizeram" com dinheiro fruto de corrupção.
Que caiam todos!!!
Desgraçados !!!"
UMA PITADA DE MARX
* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no
socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria,
lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu
tempo".
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai,
advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família,
abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os
seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e
depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e
filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua
teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia
política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a
Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março
de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último
sono.
RAPIDINHAS DE MARX:
"A
imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo
nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a
cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais e
idealiza suas formas brutas."
* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, uma daquelas piadinhas clássicas do Joãozinho:
Teoria da relatividade de Joãozinho
O
Joãozinho estava numa aula quando o professor pergunta:
- Joãozinho, quanto é dois e dois?
- É relativo, professor, porque se os números estão na horizontal então é 22, mas se estão na vertical é 4.
- Ah... Te se achas muito inteligente, não é Joãozinho? - disse o professor
- Joãozinho, quanto é dois e dois?
- É relativo, professor, porque se os números estão na horizontal então é 22, mas se estão na vertical é 4.
- Ah... Te se achas muito inteligente, não é Joãozinho? - disse o professor
Mas
diga-me quantos são os mandamentos da Lei de Deus?
- Os mandamentos são... bem, é relativo, professor.
- COMO É QUE É RELATIVO?
- Os mandamentos são... bem, é relativo, professor.
- COMO É QUE É RELATIVO?
- disse o
professor já bravo.
Joãozinho respondeu:
- É relativo porque se são para os homens, então são 10, mas se são para as mulheres então são 9, porque as mulheres não podem cobiçar a mulher do próximo, a menos que sejam lésbicas.
- És um filho da p... Joãozinho!!! - diz o professor.
- É relativo, professor, porque se na realidades sou filho de minha mãe, NÃO!
Joãozinho respondeu:
- É relativo porque se são para os homens, então são 10, mas se são para as mulheres então são 9, porque as mulheres não podem cobiçar a mulher do próximo, a menos que sejam lésbicas.
- És um filho da p... Joãozinho!!! - diz o professor.
- É relativo, professor, porque se na realidades sou filho de minha mãe, NÃO!
Mas se
sou filho da sua, então SIM !
* Mais tarde um novo texto sobre o momento político nacional !!
Prefeito safado paga meu salario e deixa de ser caloteiro. Dinheiro para Córrego Rico tem, mas não tem para o funcionário. Tá certo é muito desperdicio e gasto com coisas que não são tão importantes como o salario do funcionario. Alair nunca mais.
ResponderExcluirClaudio Leitão, você é o único candidato que fala de forma direta essa necessidade da saúde preventiva e valoriza o ESF's. Parabéns, o caminho é esse mesmo. Votei em você em 2012 por isso, vi uma propaganda no horário eleitoral onde você descrevia como seria feito. Não adianta ter vários hospitais na cidade e não ter o tratamento das pessoas na base.
ResponderExcluirUma funcionária antiga da saúde.
Do jeito que são " os vários hospitais da cidade ", um só mais bem equipado seria mais interessante. O que adianta tem " vários " sem são todos " meia-bocas ".
ExcluirPenso que não precisa ter um Hospital da Mulher e um Hospital da Criança. É possível ter um Hospital Materno-Infantil onde é o da Mulher e utilizar o outro prédio para outra finalidade. Até porque como você escreveu, ambos são muito mal equipados.
ExcluirPois é, minha cara servidora, esse é o dever de casa quando se pensa em saúde pública. Eles foram reprovados na matéria, só falta retirá-los da "escola" !!
ResponderExcluirNão dá para confiar nesses vereadores, em nenhum. Tem gente falando que tem um presentinho para cada vereador que votar a favor do empréstimo. Tem que apurar isso. Cade o ministério público ?
ResponderExcluirEu também já ouvi. Uns dizem 200 outros 1 milhão. Vai saber, rsrs !!
ExcluirConcordo com você.
ResponderExcluirSaúde pública no Brasil é uma M....@. Cabo Frio deveria ter uma saúde, mas Cabo Frio deveria ter uma saúde pública bem melhor.
Aí, você sempre esquece da clínica oftalmológica especializada. Po! Chega do vai e vem da galera para Niteroi - Nada contra Niteroi. cidade que eu gosto muito mais do que minha cidade pagode - é cansativo, para as pessoas que ja estão com problemas.
#VAMOSCUIDARAQUIANOSSAGENTE!
Ah, da um desconto nos vereadores que agora estão indignados com as mazelas do governo. Eles desembarcaram há dois meses atrás da espaçonave que veio de Marte
Essa câmara municipal de Cabo Frio parece cabelo cheio de piolho. Ou seja tem que passar um pente fino
Essa juventude aí daqui a pouco vão colocar nos curriculum: Instagram, Twitter, Facebook, Snapchat como qualificações. Que informçoes? Se perguntar quem era o vice que virou presidente intestivo, ops, interino, muitos nem sabem responder.
De fato a área de oftalmologia na cidade é muito ruim. Precisa de um projeto específico para atender melhor a população.
ExcluirCORREÇÕES:
ExcluirEssa juventude aí daqui a pouco vai colocar nos curriculum:......
* Acostumado no meu not, quando passo para esses dispositivos pequenos, letras pequenas (a visão já cansada) é ruim de visualização , ai já viu......
“O comunismo não foi uma boa idéia que deu errado; foi uma má idéia.” (Richard Pipes)
ResponderExcluirNunca houve uma sociedade comunista no mundo, pelo menos o comunismo como definido por Marx. O que houve foi o "apelido" de comunistas dados pela grande mídia ocidental a alguns países de regimes socialistas que também se afastaram das premissas marxistas. Leia as definições no próprio autor e você verá as enormes diferenças !!
Excluir