terça-feira, 31 de maio de 2016

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS

 IDEIAS - MUDAR É PRECISO !

  HABITAÇÃO POPULAR

* Em todas as postagens do "NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS", estaremos mostrando no quadro IDEIAS - MUDAR É PRECISO, propostas e alternativas de políticas públicas que possam trazer mudanças a este velho e carcomido modelo de gestão pública que infelicita a cidade há mais de 20 anos. Nesta oportunidade, alternativas para a área da Habitação Popular:


* Cabo Frio tem um déficit habitacional que atinge cerca de 25 mil famílias, que moram numa situação precária e indigna. Nunca houve uma política pública específica nesta área. Nunca houve um projeto estruturado que possa atender estas famílias.

* Uma alternativa viável e interessante é criar uma Cooperativa Habitacional Municipal e financiá-la com recursos municipais, federais e até provenientes do BIRD – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que tem recursos direcionados a esta área para os países que tem este déficit. Mas para isso é preciso ter projetos sérios e exequíveis.

* A cooperativa pode funcionar com várias formas de financiamento e atendimento. Para aqueles que podem pagar, prestações acessíveis e com juros baixos. Para aqueles que não podem, fornecimento de material para que a construção das casas aconteça em regime de mutirão, além de outras modalidades.

* Paralelo a cooperativa é importante a criação de um Conselho Habitacional Municipal com participação paritária de governo e sociedade civil para fiscalizar e fazer a co-gestão destes recursos.
É urgente encaminhar soluções duradouras nesta área para promover justiça social e dar dignidade a quem precisa de um teto para morar. O poder público precisa fazer a sua parte !!

ESCURIDÃO

* A "escuridão" em Cabo Frio era nas contas públicas, principalmente no orçamento, onde a população nunca conseguiu "enxergar" o que fizeram com o dinheiro público nos últimos 20 anos. E olha que não foi pouco, mais de 10 bilhões de reais.

* Agora, a escuridão também alcança os prédios públicos porque não conseguiram pagar as contas de energia elétrica. Quando eles chegam na "meta da incompetência", eles dobram a meta !!

* Alair Correa está fazendo um péssimo governo, mas não se iluda, grande parte da falta de infraestrutura e políticas públicas voltadas a maioria da população é também fruto da horrorosa gestão de Marcos Mendes. A soma deste período favoreceu a poucos em detrimento de muitos. E tem muita gente que acha que a solução é a volta ao passado e que não precisa mudar nada !!





* Novamente quero repetir e deixar uma questão muito clara aqui no blog.
O PSOL não é um partido perfeito, mas tem um mérito que poucas agremiações partidárias tem neste país: fazer a crítica interna e realizar os expurgos necessários. A expulsão do deputado federal pelo Rio de Janeiro, Cabo Daciolo, é uma prova disso. Foi expulso por infidelidade ao programa partidário e ficou livre para procurar outro partido que tivesse convergência com a sua ideologia e visão e mundo. Seu mandato não foi contestado pela direção.

* Aqui no blog temos feito várias críticas internas a membros do partido e as ações políticas que entendemos estar em desacordo com o programa e os princípios partidários. Você não vê isso em nenhum outro blog da cidade que tenha afinidade partidária com algum partido ou político. Nestes veículos a crítica é sempre feita apenas em cima dos adversários. 
Coerência e independência não é para qualquer um !!

* Nenhum ato errado de parlamentares e prefeitos do PSOL tem o poder de deslegitimizar nossa crítica política na cidade em que vivemos e militamos, nem como agentes políticos e nem como cidadãos comuns que somos. Aqui está a nossa realidade e é onde a falta de políticas públicas afetam a todos diretamente. 

* O PSOL em Cabo Frio é um partido formado majoritariamente por trabalhadores e estudantes, gente séria e de vida reta, que faz política por motivação ideológica e desejo de transformação social, e que vai seguir seu projeto de enfrentamento político contra um modelo de gestão corrupto que vigora há mais de 20 anos na cidade, que comprovadamente não atende as demandas e anseios da população. O caos atual é um exemplo disso. É um direito legítimo e democrático. Nada vai nos intimidar ou nos fazer desviar deste caminho.

* Aceitamos as críticas e vamos procurar melhorar com elas. Uma prefeitura ou um mandato parlamentar não pode ser maior que a nossa coerência política.
Só a luta muda a vida !!


 * Toda esta "cantilena" de cortes no orçamento anunciados por quase todos os prefeitos da Região do Lagos, os famosos "sultões do petróleo", motivadas pela redução dos royalties, é reveladora da forma descontrolada, perdulária e pouco efetiva que se fazia do uso destes recursos. Esbanjamento em shows, excesso de cargos em comissão inchando a máquina pública, contratos de prestação de serviços e licitações sem transparência e com valores acima do mercado e terceirizações diversas, foram e ainda são as marcas destas administrações.

* Nos últimos 20 anos, a cidade experimentou um grande crescimento em sua arrecadação, devido a estes mesmos recursos e os dois últimos prefeitos, Marcos Mendes, o próprio Alair Correa e seus "respectivos satélites", ora aliados e ora adversários, não souberam construir um momento diferenciado para a cidade. Na outra ponta, estes dois últimos "ínclitos" administradores esfregam na cara da população uma evolução patrimonial inteiramente incompatível com os rendimentos auferidos na função pública. O orçamento público sempre esteve envolto numa total obscuridade e a nossa "brava" Câmara de Vereadores nunca fez esforço nenhum para clareá-lo para a população como é de sua obrigação constitucional. 
É um verdadeiro escárnio !!

* Planejar, melhorar a gestão e estabelecer as prioridades corretas nunca foram a intenção destes  "probos" administradores. Existem "áreas intocáveis" nesta cidade que se auditadas corretamente teriam seus custos diminuídos trazendo grande folga orçamentária. A coleta de lixo, a auditoria na planilha de custos da tarifa do transporte coletivo que é subsidiada, o inchaço no "andar de cima" da administração pública, contratos de terceirização de serviços, além de outras. Mas isso não pode ser mexido, pois "interesses poderosos" impedem. Os trabalhadores e funcionários públicos estão pagando parte desta conta com o atraso de seus salários.

* Querer agora reclamar da queda dos recursos sem fazer uma autocrítica é subestimar a inteligência de milhares de cabofrienses. Não adianta agora apenas fazer uma análise reducionista, culpando a "queda do barril do petróleo" e esquecer anos e anos de desmandos, descaso e falta de transparência com a gestão do dinheiro do povo. Alguns defensores destes governos e seus "disfarçados aliados" vão tentar tergiversar para enganar os incautos, mas grande parte da população percebe e sabe que levou "uma grande volta" nestes últimos 20 anos.
Sadomasoquismo político faz mal a saúde e a mente !!


* O governo Temer prepara um novo golpe neoliberal na Previdência Social, cujos custos podem acabar nas costas dos trabalhadores. Confira na matéria abaixo:

O QUE PODE MUDAR NA APOSENTADORIA


Compare regras atuais e as alterações em discussões

Se você ainda não atingiu os requisitos para se aposentar

Por idade

HOJE
Há uma idade mínima para homens e mulheres, 65 e 60, respectivamente.
PODE MUDAR
A diferença de idade para homem e mulher deve acabar.  

Por tempo de contribuição

HOJE
> Não há idade mínima, mas um tempo de contribuição mínimo.
> Quem atinge o tempo de mínimo de contribuição (35 anos para homens e 30 para mulheres),mas não o fator 85/95, sofre desconto do fator previdenciário.
PODE MUDAR
Todos os trabalhadores podem ser obrigados a atingir uma idade mínima para a aposentadoria.

Você já atingiu os requisitos de idade mínima ou tempo
de contribuição pelas regras de hoje

Você já pode se aposentar. As mudanças futuras não afetam sua vida.

Qual é o valor da aposentadoria?

HOJE
Mínimo - R$ 880 (salário mínimo)
Máximo - R$ 5.189,82
> Quem ganha o piso acompanha o aumento do salário mínimo.

> Quem ganha mais que piso recebe apenas a reposição da inflação pelo INPC.

PODE MUDAR
> O reajuste da aposentadoria deixa de ser atrelada ao aumento real do salário mínimo
> Outra opção em estudo é alterar a política do salário mínimo. Hoje ele incorpora o crescimento do PIB.

* Fonte Rede Brasil Atual.

SESSÃO DESABAFO

* Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, uma postagem na página do facebook da professor Moacir de Sousa:

"Os liberais defensores do livre mercado, uma praça idealizada, onde todas as ações econômicas e individuais respeitariam a transferência de dinheiro, bens e serviços voluntariamente. Para muitos paneleiros e revoltados on line, mercados livres proporcionam maior equidade e prosperidade possível e qualquer interferência nos processos de mercado reduz o bem estar social - ou seja, livre mercados seriam capazes de resolver, de per si, todos os problemas que afetam uma sociedade.
As empreiteiras fariam parte desse mercado competitivo salvador das desigualdades sociais. SQN. A quadrilha formou um cartel que desenhava contratos fraudulentos com a Petrobras. A AGU vai cobrar 11 bilhões dos maganos, calculando a diferença entre os preços cobrados pelas empreiteiras, organizadas em cartel, e os que deveriam ter sido praticados num mercado competitivo. O livre mercado é capaz de per si de bagunçar e aprofundar as desigualdades sociais. De resto, faz aumentar a rabiola da corrupção na terra onde cantava o sabiá."

UMA PITADA DE MARX

* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo. Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo".
Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bonn e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

MARX É AMOR !

"Pressupondo (...) seu comportamento com o mundo enquanto um [comportamento] humano, tu só podes trocar amor por amor, confiança por confiança (...). Se queres exercer influência sobre outros seres humanos, tu tens de ser um ser humano que atue efetivamente sobre os outros de modo estimulante e encorajador. (...) Se tu amas sem despertar amor recíproco, isto é, se teu amar, enquanto amar, não produz o amor recíproco, se mediante tua externação de vida como humano amante não te tornas humano amado, então teu amor é impotente, é uma infelicidade".

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos.

HUMOR DA HORA

* Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na continuidade, o impagável José Simão em dose dupla:
"O Aécio é citado até em gravação  de telemarketing! "
"Se o Sarney fizer delação premiada saberemos o que houve com Adão e Eva no Paraíso e o fim dos dinossauros! "


* Mais tarde um novo e polêmico artigo sobre o momento político do país !!

10 comentários :

  1. tá tudo parado nos exames de ultra e tomografia na prefeitura. meu pai está a tres meses precisando fazer tomografia e não consegue. esse governo é mal com as pessoas é uma vergonha. isso presisa mesmo mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança começa dentro de cada um de nós. Não podemos obter resultados diferentes fazendo sempre as mesmas escolhas !!

      Excluir
  2. Ate tu Cláudio Leitão!? Essa história de 20 anos do " casal 20" ta chata pra caramba à beça.
    O " casal 20" não tem culpa se a população quis contar essa " história ". A população se quiser que têm que conte outra.


    E por falar em habitação, por enquanto Cabo Frio está no " Sistema Habitacional Calçadacional de Habitação ". A cidade está ficando cheia de " condomínios ". Se a prefeitura não tomar cuidado vão ter mais "condomínios" do que a Barra da Tíjuca.
    O prefeito prometeu em campanha (2012) mais dignidades nas moradias: ate a construções de banheiros. Imagina!

    Ja que está falando de escuridão, como tem lâmpadas apagadas nada Avenidas da cidade. Na Avenida Adolfo Beranger Junior, Teixeira e Souza então......

    Que Cabo Frio têm um " sistema de comunicação " muito interessante, tipo fofoqueiros debruçadas nos muros em Vilas. Um passa a informação para outra, que passa par outro e assim vai... Ontem mesno eu estava em um comércio e reclamações era justamente desse suicídio, ops Subsídio da passagem.
    Para variar mais uma vez ( foram muitas vezes. Há muito tempo) eu escutei: " que a prefeitura deve a " concessionária ". Ta na ponta da língua da população. Será que deve ? Muito antes de aparecer " meia dúzia de andaimes vermelhos" com ar.
    Estranho não é?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível analisar a situação política do município e não abordar o período "20 anos". Alair "Prometeu" Correa disse que ia construir 40 mil banheiros, rs !, não casas, mas banheiros, triste isso, né !

      Excluir
  3. Quem tem que trocar as lampadas dos postes, a prefeitura ou a Ampla ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A troca de lâmpadas das ruas da cidade é atribuição da prefeitura. Quem faz o serviço é a Comsercaf, ou melhor, deveria fazer. A Ampla cobra a taxa de Iluminação Pública e repassa a prefeitura.

      Excluir
    2. Pois é. Grande parte da população tem essa dívida e cobra da concessionária. Mas Faltou você mencionar: os responsáveis: da autorizaçao para AMPLA cobrar nas contas da taxa de iluminação pública.

      Cabo Frio escuridão nas ruas.
      Avenida Teixeira e Souza abrigo de ônibus no escuro por causa de muitas lâmpadas apagadas.

      Excluir
    3. Os responsáveis por pagarmos esta taxa são os vereadores que aprovaram mais esse ônus ao cidadão !!

      Excluir
  4. Leitão não falou nada sobre o empréstimo de 200 milhões. Qual é a sua posição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta postagem não, mas já falei várias vezes, tanto aqui no blog quanto na minha página do face e em entrevistas concedidas. Obviamente sou contra, não há nenhum gesto de transparência do governo que possa explicar o que ele fez com mais de 3 bilhões de reais que arrecadou neste mandato.

      Excluir