terça-feira, 21 de outubro de 2014

NOTÍCIAS E FATOS




* O último debate presidencial na Record, realizado no domingo, foi um pouco do mesmo, só que agora de forma mais branda na "pancadaria". Dilma e Aécio, devidamente alertados por seus marqueteiros, mantiveram uma linha dura, porém mais respeitável um com o outro. Dilma melhorou muito o seu desempenho. Livre do excesso de dados estatísticos, colocou Aécio em situação difícil várias vezes. Por sua vez, Aécio não mostrou o mesmo desempenho de outros debates, incomodado que foi pela contundência das críticas de Dilma com relação aos incoerências do que defende como projetos e do que seu partido realizou em governos anteriores.

* Mais uma vez os candidatos fugiram de temas como a dívida pública, reforma da previdência, reforma agrária, política e tributária, relações de comércio internacional e relações com o Congresso e seus respectivos apoios. Ficaram mais uma vez no "varejo", mostrando muita semelhança na questão da política econômica que ambos não pretendem mudar. O debate não serviu para alterar a intenção de voto do eleitor.

* Na sexta feira, dia 24 de outubro, após a novela(sic), a Globo realiza o último debate entre os presidenciáveis. Dizem os bastidores que ambos os candidatos guardaram "armas" para serem utilizados neste momento.Sinceramente, não vejo nada que possa alterar o atual quadro pré-eleitoral que, de fato, está muito apertado. As pesquisas oscilam para um e para o outro, mas registram empate técnico com relação a intenção de voto. A eleição vai ser decidida nos detalhes e neste quesito, entendo que o PT leva grande vantagem pela presença da militância na rua e pela força da máquina eleitoral do PT apoiada pela maioria do PMDB, partido que tem o maior número de prefeitos eleitos no Brasil.


* E segue a ampla divulgação de pesquisas eleitorais na grande mídia com clara intenção de interferir no voto do eleitor, principalmente aquele que é mais desinformado e que costuma apoiar o senso comum. O número de eleitores com este perfil é grande e pode definir a eleição. Assim, a produção das pesquisas acabam, as vezes, apresentando resultados antagônicos. Não é a toa que várias erraram feio no primeiro turno das eleições.
A última pesquisa DataFolha para a presidência, numa reviravolta, apresenta agora a candidatura de Dilma a frente de Aécio por 4 pontos percentuais, no limite da margem de erro: 52% a 48%. Na pesquisa da semana passada, Aécio liderava por dois pontos percentuais. Nos bastidores, PT e PSDB, deixam vazar informações de "trackings" internos que estão na frente, promovendo uma "guerra marqueteira".

* No Rio de Janeiro, a última pesquisa DataFolha divulgada ontem, mostrou uma significativa vantagem para Pezão de 12 pontos percentuais sobre Crivella. Acho estranho e exagerado. O próprio "tracking" interno do PMDB não mostra isso. Por seu lado, Crivella insiste em divulgar em seu programa eleitoral uma pesquisa do GERP que o coloca 10 pontos a frente de Pezão: 55% a 45%. O argumento é que o GERP foi único instituto que acertou a sua chegada ao segundo turno.

* Reafirmo minha posição que a divulgação de pesquisas eleitorais deveria ser proibida pela legislação eleitoral. Não se trata de censura a informação, pois fica claro que sua divulgação serve muito mais aos interesses escusos de uma eleição dominada pelo poder econômico do que a formação da consciência do voto. Tira um pouco da liberdade do eleitor de votar em seu candidato de preferência sem a influência de "forças externas" que acabam promovendo uma espécie de "disputa de campeonato" que nada tem a ver com o ato de votar. Já há bastante debate de propostas através da TV e redes sociais que podem servir para nortear o voto soberano do eleitor.


* A foto acima marca a confusão ou a gozação dos eleitores com a eleição presidencial. Ou o cara é "bipolar", um grande gozador ou é um eleitor indeciso quando analisa e vê nos dois candidatos, Dilma e Aécio, tênues diferenças e enormes semelhanças. As alianças formadas de lado a lado também mostram isso. Esta gozação serve pelo menos para aliviar a grande intolerância que estamos vendo nesta eleição de parte a parte, onde se busca um falso confronto entre o "bem e o mal", entre "esquerda sazonal e direita conservadora", entre "quem defende os trabalhadores e quem defende os empresários" e entre "os certos e os errados". Ambos os projetos representam a continuidade do modelo econômico implantado pós-abertura democrática que não resolveram os problemas estruturais do país nas principais áreas de políticas públicas, principalmente, saúde, educação, transporte, saneamento básico, segurança pública e geração de empregos de qualidade. A desigualdade social e a concentração de renda são marcas indeléveis em nossa sociedade que não foram resolvidas, embora os governos do PT de Lula e Dilma tenham aumentado "um pouquinho" os gastos sociais em algumas a áreas importantes num patamar acima dos governos do PSDB.

* Ambos não contrariaram em nome do povo brasileiro os interesses dos rentistas e banqueiros, donos do Estado Brasileiro, que "abocanham" a metade do orçamento do país na forma de pagamento de juros e amortizações de uma imoral e ilegal dívida pública, que apesar desta brutal sangria de recursos públicos transferidos para este setor privado, só faz crescer ainda mais. É o maior entrave ao desenvolvimento do país, e infelizmente, como falei anteriormente, não está no centro dos debates da eleição como deveria.
Poucos conhecem o problema e poucos cobram uma solução. A grande mídia faz a sua parte no processo de alienação popular ao tema não divulgando nada.


* Para refrescar a memória, seguem alguns números deste descalabro, ignorado por grande parte da população:

-Em 2014 a destinação orçamentária compromete 44% do orçamento para pagar os juros e amortizações, não o principal. São cerca de 935 bilhões de reais.
-Na outra ponta do Orçamento Geral da União são destinados, 3,9% para a Educação, 4,1% para a Saúde, 1,5% para Habitação, 0,08% para Saneamento Básico, e por aí vai.
-FHC recebeu de Collor uma dívida de 60 bilhões, governou 8 oito anos e entregou para Lula uma dívida pública de 600 bilhões. Durante seus 8 anos de governo, Lula pagou 1,3 trilhões de juros e entregou para Dilma uma dívida de 1,86 trilhões. Dilma já pagou quase 1,8 trilhões de juros e a dívida, hoje, sob sua responsabilidade já está na casa de 2,8 trilhões. Ao fim do ano, vai superar os 3 trilhões de reais. Parece coisa de maluco, mas não é. São dados reais e alarmantes que todos precisam saber e cobrar soluções hoje e no futuro.

* O resultado desse processo é o aprofundamento do fosso social existente em nosso país, tornando o Brasil um dos países mais injustos do mundo.
Quando vemos estampado no noticiário o caos da saúde e da educação no país, temos que entender que isso é fruto de uma decisão política de priorizar a dívida financeira em detrimento da dívida social. Com este perfil orçamentário não há saída. Sem atacarmos o gargalo da dívida não teremos como avançar de forma significativa em outras áreas essenciais. Ficaremos sempre discutindo um aumento de carga tributária que poderá nos trazer algumas “melhorazinhas”. É matemático, e como disse antes, depende de decisão política.


* Domingo, 26 de outubro, reta final das eleições, reproduzimos aqui este recado deixado pelo escritor Frei Betto para você eleitor consciente:

"Seja o teu voto, não a expressão de tuas ambições individuais, de tua amizade com o candidato, de tua simpatia, e sim da compaixão aos mais pobres, de tua fome de justiça, de teu senso cívico, de teu respeito pelos direitos humanos, de teu projeto de Brasil soberano, independente, livre de discriminações e injustiças.
Nas eleições deste ano, não cometas o erro de dar teu voto a quem defendeu a ditadura, meteu a mão no dinheiro público e jamais beneficiou os que labutam arduamente pela sobrevivência. Nem aos pusilânimes, aos arrivistas, aos alpinistas sociais, aos que têm a cara limpa e a ficha suja, e aos que multiplicam seu patrimônio familiar à custa do poder público. Vota com sabedoria e coragem, e empenha-te pela vitória de teus candidatos."

* Mais tarde mais um post da nossa CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário