sexta-feira, 17 de abril de 2015

NOTÍCIAS, OPINIÕES E FATOS




* Segundo o "novo" velho governo Alair, a cidade está em crise. Só se for crise de consciência ou ainda pior, crise de competência. A redução dos recursos dos royalties representa, de fato, um perda, mas nem de longe coloca a cidade no "caos econômico" propalado pelo governo. Gestão temerária, esbanjamento, desperdício, desvios e irregularidades diversas no trato com o dinheiro público é a causa do "esgotamento" deste modelo de 20 anos de Alair e Marquinhos.

* Vamos fazer um exercício matemático. Alair está condenado a devolver aos cofres públicos cerca de 8 milhões. Marquinhos está condenado a devolver outros 6 milhões e o "louco de pedra", Ivo Saldanha, cerca de 1,5 milhão. Já pensou no reforço que isso daria aos cofres públicos municipais ?

* O problema é que parece que a maior parte da população de Cabo Frio quer aumentar esta dívida dando a estes "probos" políticos novos mandatos. Só se engana quem quer. Ou melhor, só sofre mais quem quiser !!


* Marquinhos/Jânio de um lado e de outro Alair Correa, seguem perambulando pelas rádios e Tvs locais para estimular esta ridícula briga política, que só ocorre em público, pois nos bastidores e em encontros secretos e nebulosos continuam se entendendo muito bem. Com o apoio de parte da mídia "domesticada" seguem tentando dar continuidade ao engodo desta pseudo-polarização de coisa nenhuma.

* A única coisa positiva para a população é ter a certeza de que as acusações que trocam são verdadeiras. O caos existente hoje na cidade em termos de políticas públicas, principalmente na saúde, educação, habitação popular, transporte, segurança pública e geração de empregos é fruto da falta ações planejadas destes desgovernos de 20 anos. A troca de acusações é uma prova inconteste de tudo isso.

* As entrevistas tem de tudo um pouco. Confissão de crimes contra a administração pública de um lado, omissão de fiscalização de outro. Expressões chulas, demagogia, discurso religiosos apelativo, escárnio, cinismo, mentiras e desfaçatez, são marcas características. É uma verdadeiro desfile de impropriedades, um "circo dos horrores", onde os entrevistadores se quisessem poderiam aprofundar estas questões para escancarar de vez o despreparo destas figuras em lidar com o dinheiro público e as expectativas de milhares de cabofrienses.

* A propalada "experiência" que eles dizem ter aparece na hora de dar explicações a justiça e o MP. Surge também na clara evolução patrimonial dos dois "principais líderes". Mas apesar disso tudo, grande parte da população encara este "esculacho" com grande passividade. Uns por falta de informação e consciência cidadã, outros por cumplicidade nas "mamatas", recolhendo as migalhas que caem de suas mesas fartas.

* O pano de fundo de tudo isto está muito claro. Querem continuar polarizando as disputas políticas na cidade. Parece tudo um jogo combinado, pois interessa aos ditos cujos que não se consolide nenhuma alternativa política viável que possa confrontá-los futuramente. Querem um jogo de cartas marcadas para 2016 !!


* Um recado do Conselho Nacional de Justiça:
Nepotismo é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Em 18 de outubro de 2005, o CNJ editou a Resolução nº 7, que baniu práticas de nepotismo do Poder Judiciário brasileiro. Entenda melhor o que é nepotismo no Portal CNJ:
http://bit.ly/1FurGAO.

* O nepotismo e as nomeações políticas de aliados pouco probos é um traço comum nas administrações da cidade nos últimos 20 anos e também nos quase 5.700 municípios do Brasil. Este atual "novo" velho governo, de fato, é campeão neste assunto. Entretanto, os segmentos políticos ligados ao ex-prefeito Marcos Mendes e seu neo-aliado deputado estadual Jânio Mendes, não tem nenhuma legitimidade para contestar tais práticas, visto que elas se repetiam de igual forma. É só lembrar e analisar a composição do governo anterior. É só olhar o governo Cabral/Pezão que eles apoiam incondicionalmente. A única vantagem era que a família do ex-prefeito Marquinhos é bem menor do que a do atual !!

* O inchaço da máquina pública é um dos entraves ao desenvolvimento do município e também responsável pela precarização das condições de trabalho dos verdadeiros funcionários públicos. Temos denunciado este fato, desde 2008 em todas as nossas participações em campanhas políticas e espaços de entrevistas e debates. Isto só reforça o argumento de que ambos são "farinhas do mesmo saco político" e as críticas pontuais de lado a lado, apenas representam "picuinhas" e interesses pessoais contrariados. Ninguém pode esquecer que caminharam juntos durante mais de 10 anos.
A nomeação de pessoas sem a devida qualificação técnica para integrar alguns postos chaves da administração pública determina a péssima qualidade das políticas públicas que vêm sendo apresentadas para a população nos últimos anos, principalmente,no turismo, na educação, saúde, habitação popular e políticas de geração de emprego e renda.

* Já dizia o "ínclito" Jose Sarney (ex-tudo na política): "Parente em governo sempre cria problema. Para o governo ou para o parente."
Este sabe tudo sobre nepotismo e apesar da frase nunca deixou de praticá-lo com "maestria".


* A chiadeira dos 300.
Não são os 300 de Esparta. Esses não chiam, pelo contrário, lutam !
A chiadeira é no "vale de lágrimas divino" dos pastores evangélicos que perderam as gordas portarias. Os bastidores dizem que o "novo" velho governo Alair só vai "repatriar" aqueles cujo templo possua mais de 250 fiéis. Quem estiver abaixo disso, já era !!

* Mas os dispensados não devem se desesperar, pois já tem coordenador de campanha de Marcos Mendes fazendo contato para "agasalhar". Este é um dos tristes retratos da baixa política que se perpetua na cidade há 20 anos e parece não ter fim, pois conta com a "benção" de grande parte da população que não reclama e acha tudo isso normal.

* Antigamente tinha aquele ditado: "O político rouba, mas faz".
No presente, podemos definir alguns os políticos assim: "Rouba, não faz e não deixa ninguém fazer".


* E segue a luta dos trabalhadores contra o PL 4330, o famigerado projeto de lei que aprofunda as terceirizações no país. Luciana Genro, advogada, professora e candidata do PSOL a presidência em 2014, neste texto abaixo, manifesta sua posição. Confira:

"O dia 15 de abril foi um dia nacional de luta muito importante. A classe trabalhadora brasileira, de norte a sul do país, mostrou sua força. O dia de ontem foi importante porque mostrou que, no terreno das ruas, não há classe social que possa superar a classe trabalhadora! O efeito imediato das manifestações foi o adiamento da votação das emendas ao projeto das terceirizações no Congresso.
Os parlamentares se surpreenderam com a força das ruas e com os métodos de luta do movimento operário: greves e paralisações. Mas o Congresso é dominado pelos interesses dos grandes empresários. Por isso, não podemos depositar nenhuma confiança no Parlamento, que também é marcado pela corrupção. Somente com a força das ruas podemos barrar o projeto das terceirizações.
Os trabalhadores mostraram que estão conscientes da ameaça representada pelo ajuste fiscal do governo Dilma/Levy. As expressões mais evidentes desta ameaça são as medidas provisórias 664 e 665, que atacam os direitos de recebimento de pensão por morte e de acesso ao seguro-desemprego. Para se ter uma ideia, se for aprovada pelo Congresso Nacional, a MP 665 vai deixar, a cada ano, 4,8 milhões de brasileiros sem seguro-desemprego.
O dia de ontem mostrou a importância da unidade dos trabalhadores para derrotar o projeto das terceirizações. Ocorreu uma unidade muito positiva entre as centrais sindicais. É importante que a CUT tenha convocado essa luta. Nesse sentido, parabenizamos a atitude da CUT, embora tenhamos divergência com seus métodos, pois acreditamos que deveria haver um processo de discussão de baixo para cima, a partir de assembleias gerais.
Somos muito orgulhosos da ação desempenhada pela Conlutas em todo o país. Trata-se de uma central sindical independente, da qual muitos militantes do PSOL e do PSTU fazem parte. Também temos orgulho da valorosa participação do MTST, da Intersindical, dos sindicatos independentes e dos movimentos populares e juvenis que estiveram ontem nas ruas, como o JUNTOS, um movimento de juventude anticapitalista que levantou suas bandeiras de norte a sul do país.
15 de abril foi um dia de protesto, com muitas greves e com muitas rodovias trancadas. Mostramos que a classe trabalhadora não vai ficar apenas assistindo seus direitos sendo atacados. A partir de agora, muitos outros trabalhadores conhecerão de forma mais profunda os impactos do projeto das terceirizações e poderão se somar a novos atos. Essa luta vai continuar. Barrar a lei das terceirizações e o ajuste fiscal é um desafio posto para o conjunto da esquerda e para toda a classe trabalhadora. Nós do PSOL estamos empenhados e comprometidos com esta causa."


* Esta semana perdemos, aos 74 anos, o mestre das letras, o escritor e poeta uruguaio, Eduardo Galeano. Seus livros marcaram a minha geração. Eduardo Galeano Presente !!

"Para que serve a utopia ?
A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".


* Continuidade aqui no blog da "Sessão Desabafo" !!
Será sempre um post de desabafo sobre qualquer assunto publicado pelos internautas através das redes sociais. Nesta oportunidade, um comentário postado na página do professor Moacir de Souza:

"Um coroa se aposenta, compra um trio elétrico e saí pelo país pregando o golpe militar. A mídia, que sempre foi golpista, dá ibope e entrevista o pancadão. Ele vomita:
― Se os militares não ocuparem o poder, os bandidos acabam com o país em poucos meses...
Um policial militar faz uma intervenção na entrevista:
― Senhor, por gentileza, esse ônibus é do senhor? Peço para o senhor retirá-lo aqui da Paulista. Ou por bem, ou a gente vai guinchar.
Um comparsa do pancadão, que também quer uma nova ditadura militar, faz um mimimi da lógica do paradoxo da barafunda contraditória:
― Essa é a liberdade. Nós não temos liberdade.
A jamanta foi retirada da Paulista com o seguinte resultado: Intervenção Militar realizada com sucesso."



* Continuidade também do espaço destinado a aqueles que acreditam no socialismo: "UMA PITADA DE MARX".
Sempre buscando uma forma resumida de explicar sua teoria, lembrando sempre aos "apressados" que devem considerar o "homem no seu tempo" !!

Karl Marx nasceu em 5 de Maio de 1818 em Trier, (Prússia renana). O pai, advogado israelita, converteu-se em 1824 ao protestantismo. A família, abastada e culta, não era revolucionária. Depois de ter terminado os seus estudos no liceu de Trier, Marx entrou na Universidade de Bona e depois na de Berlim, ali estudou direito, e sobretudo, história e filosofia. Em 1841 terminava o curso defendendo uma tese de doutoramento sobre a filosofia de Epicuro. Eram então as concepções de Marx, as de um idealista hegeliano. Em Berlim, aderiu ao círculo dos “hegelianos de esquerda”(Bruno Bauer e outros) que procuravam tirar da filosofia de Hegel conclusões ateias e revolucionárias. Marx desenvolveu numa série de trabalhos históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo, ao estudo da economia política. Revolucionou esta ciência nas suas obras Contribuição para a Crítica da Economia Política (1859) e O Capital (1867). Em 14 de Março de 1883, Marx adormecia pacificamente na sua poltrona para o último sono.

UMA VISÃO MARXISTA SOBRE CAPITALISMO E DEMOCRACIA - Continuação

Os movimentos anticapitalistas atuais instalaram a democracia no centro de seus debates de uma forma que não foi sempre verdadeiramente de esquerda. E esta identificação do anticapitalismo com a democracia parece sugerir que estes movimentos vêem uma contradição fundamental entre capitalismo e democracia, mas isto não significa o mesmo para todos. De um lado, por exemplo, estão aqueles para quem a democracia é compatível com um capitalismo reformado, no qual as grandes corporações são socialmente mais conscientes e prestam contas à vontade popular, e onde certos serviços sociais são cobertos por instituições públicas e não pelo mercado, ou pelo menos são regulados por alguma agência pública que deve prestar contas. Essa concepção pode ser menos anticapitalista que anti-neoliberal ou anti-globalização.

Do outro lado, há aqueles que acreditam que, ainda quando é sempre crucial lutar por qualquer reforma democrática possível na sociedade capitalista, o capitalismo é em essência incompatível com a democracia. Pessoalmente situo-me nesta última perspectiva.
Existe outro problema adicional. Muitos da esquerda anticapitalista acreditam que o velho terreno das lutas políticas já não está em jogo por causa da globalização. O Estado-nação, que estava acostumado a ser a arena principal das políticas democráticas, está abrindo caminho à globalização, de modo que teríamos que encontrar alguma outra possibilidade de nos opor ao capital, se é que cabe pensar nesta possibilidade.

O problema do Estado no capitalismo internacional é mais complicado dado que o capitalismo global não possui um Estado internacional que o sustente e, até o momento tampouco acredito que construa tal Estado. A forma política da globalização não é um Estado internacional, mas sim um sistema de vários Estados nacionais. De fato, considero que a essência da globalização é uma crescente contradição entre o alcance global do poder econômico capitalista e o muito mais limitado alcance dos Estados territoriais que o capitalismo necessita para sustentar as condições de acumulação. Precisamente esta contradição também é possível e necessária por aquela divisão própria do capitalismo entre economia e política.

Mas, além disso, sustentei que esta velha separação foi desbaratada porque o capital internacional necessita do Estado mais que nunca para organizar os circuitos econômicos que o capital não pode dirigir por si próprio. Porque o capital depende, talvez hoje mais que nunca, de um sistema global de Estados. As lutas verdadeiramente democráticas, entendidas como lutas para trocar o equilíbrio de poder de classe tanto dentro como fora do Estado, podem chegar a ter um efeito muito maior que em épocas anteriores.

Ellen Wood
Professora de Ciências Políticas da Universidade de York, Toronto – Canadá.


* HUMOR DA HORA !
Sempre uma "tirada" bem humorada e inteligente satirizando o cotidiano, a política e a sociedade.
Na estreia, o impagável José Simão:

"Vaccari é o segundo tesoureiro do PT preso. Mais um tesoureiro preso e o PT vai pedir música no Fantástico !"


* Mais tarde um polêmico texto sobre o momento político do país !

11 comentários :

  1. Silas Bento é o vereador que mais tem pastor nomeado. Tá cuspindo marimbondo com as demissões.O segundo é Marcelo Correa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silas Bento hoje é vice-prefeito, logo o segundo pode ser e seu filho Vanderlei Bento que tem a mesma base eleitoral do pai. Sempre é difícil de precisar.

      Excluir
  2. Até vc né Leitão apostando no quanto pior melhor. Saia dessa cara, este papinho não vai te levar a lugar nenhum. Vc poderia até ter uns votinhos para vereador entre os eleitores de Alair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aposto nisso, meu caro, mas não posso me furtar a fazer as críticas que entendo ser necessárias. Se você não concorda com os argumentos, contradite-os, eu publico a sua posição. Quanto aos votos de "eleitores de Alair" ou não é uma questão de cada um. Garanto que não se arrependeriam de eleger uma cara sério e independente e que iria de fato fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público.

      Excluir
  3. Alair ainda fala em reeleição. Isso é sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta´confiando na "fraca memória popular" e na força assistencialista da máquina pública.

      Excluir
    2. É vero! É só "baixar" a passagem, para R$ 0,50 novamente e todo mundo feliz. Povo gosta de 0800 e ainda tem coragem de pedir nota fiscal.

      Excluir
  4. Leitão ouvi Marquinhos dizer numa entrevista à rádio sucesso que não adiantaria ele te indicar (ou indicar qq um) porque não se transfere votos. .. Não entendi. ... vcs vão se aliar? Vc aceitaria ser apoiado por marquinhos e ou Janio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele falou num sentido geral. Não me aliarei nem a Jânio e nem Marquinhos. Nosso cardume é ouro. Nosso compromisso é com a população e a ampliação dos seus direitos.

      Excluir
    2. Claro que não. Isso tem ficado bastante claro desde 2008. Corrigindo acima, nosso cardume é outro. Vamos continuar batendo de frente e confrontando este velho esquemão AC e MM/JM.

      Excluir