* CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL.
SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!
ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!
A história das primeiras
ciclovias do mundo
A história das ciclovias se confunde com a história
da própria bicicleta. Esse artigo, traduzido do site “Isabelle
et le vélo”, com autorização da editora do blog e do autor do
artigo, Hans Kremers, traz a história das ciclovias e ciclofaixas. Neste
artigo, estamos indo para o ano de 1885. Em alguns momentos, a tradução foi
adaptada para a melhor compreensão dos lusofônicos.
A primeira ciclovia da Holanda foi construída em
Utrecht em 1885 graças a uma petição assinada por 44 amadores que queriam
utilizar uma trilha existente como espaço para aprenderem a pedalar e, em
seguida, usarem a bicicleta. A primeira ciclovia criada ao lado e uma via
principal (para carros) na Holanda, em Brabant, data de 1896. Ela permitia um
trajeto de meia hora.
A primeira ciclofaixa da Alemanha data igualmente
do final do século XIX. Trata-se de uma ciclofaixa de tijolo de apenas 60
centímetros de largura no meio de um caminho secundário.
A primeira ciclovia dos Estados Unidos têm registro
de 1894 e se encontrava no Brooklyn. Ela foi feita por uma divisão ocorrida num
caminho para pedestres. No entanto, a
ciclovia mais ambiciosa para esse período foi, certamente, a California
Cycleway, inaugurada em 1900, sobre
palafitas e iluminada, tendo o primeiro traçado de 2km. Para compreender melhor
o contexto dos Estados Unidos à época, pode-se ler o livro de Frédéric Héran.
Nele, o autor demonstra que os EUA era uma nação de ciclistas.
A primeira ciclovia de Copenhague foi inaugurada em
1910. As primeiras ciclovias em desnível tanto com a calçada quanto com a pista
de rolamento e localizada entre ambas.
A primeira ciclovia neste padrão supracitado foi
construída no norte da França. Olhando um mapa da região de Lille, de 1934,
pode-se ver como elas eram numerosas à época. A partir do momento em que as
ciclovias e ciclofaixas foram instaladas em vários países, na França, e em todo
lugar, algumas passaram a ter larguras suficientes e outras eram muita
estreitas.
As primeiras ciclovias coloridas, as redways
(ciclovias vermelhas), foram feitas em 1970, durante a construção da nova cidade chamada
Milton Keynes, na Inglaterra. Trata-se de uma rede de ciclovias compartilhadas
entre ciclistas e pedestres em asfalto vermelho que, em 1980, era a rede urbana
mais importante da Inglaterra com 35km de extensão.
O
primeiro país no qual todas as ciclovias são vermelhas é o Reino dos Países
Baixos (isso inclui 12 províncias, dentre elas a Holanda do Norte e do Sul).
Teriam sido os holandeses inspirados pela novidade inglesa? Na cidade de
Tilburg (ao sul dos Países Baixos) que começou uma mudança radical durante o
mesmo momento - perto dos anos 1980 - graças a à primeira ciclovia com revestimento
vermelho.
Nada de muito original em si, visto que os dinamarqueses e ingleses,
de forma geral, já usavam a cor azul em suas ciclovias. A mudança reside no
fato de que todo o país, gradativamente, seguiu o mesmo caminho e que hoje em
dia a cor vermelha no solo é reservada aos ciclistas. Essa visibilidade os
ajuda bastante durante seus deslocamentos.
Site:
Bikeelegal.com.br
Guilherme
Tampieri
Em Cabo Frio com Alair será a última ciclovia do mundo, hehehehehehheheheh
ResponderExcluirÉ, com Alair fica difícil. mas vamos continuar a campanha, mudanças poderão ocorrer !!
ExcluirAlair prometeu na campanha: teleférico até a Gamboa e não ciclovia.
ResponderExcluirMas imagine se alguém vai honrar as calças que vestem e vão fazer ciclovia na República FEDErativa do Diesel, para desagradar e criar "obstáculos" em direção e acabar com a "soberania"da "presidente" Dona Salineira.
Sem contar que Zepovinho preguiçoso de Cabo Frio não vai deixar de subir ali e descer aqui nos "andaimes vermelhos", agora refrigerados (isso, quando não vem uma "carroça" quente e branca) com a passagem subsidia para subir e pedalar em uma bicicleta. Esqueceu? É "baratinho" eu (eles) viajo até em um toquinho - em Cabo Frio esse é o "lema".
E todo mundo CALADINHO!
Caro Júlio, te garanto que faríamos. Não dá para fazer tudo de uma vez, ainda mais agora com a queda da arrecadação. Mas encomendaríamos um estudo de viabilidade aos especialistas em engenharia urbana da COPPE-UFRJ (eles já tem vários projetos nesta área) e discutindo com a população adaptaríamos as necessidades de Cabo Frio. A Salineira que "se mordesse" toda, rs !!
ResponderExcluirVocê não é colega? Eu sei que você sempre seguiu a mesma linha de pensamento.
ExcluirMas enquanto isso , a população que esta "se mordendo" toda....rsrs