terça-feira, 22 de março de 2016

CAMPANHA CICLOVIAS JÁ !!



* CONTINUIDADE DA CAMPANHA INSTITUCIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE INTEGRADA DE CICLOVIAS PARA CABO FRIO.
COMO O ATUAL PREFEITO ALAIR CORREA GOSTA DE OBRAS FARAÔNICAS, ASFALTO E CONCRETO, QUE TAL UMA OBRA DESSA QUE VAI TRAZER BENEFÍCIOS PARA A CIDADE, REDUZIR A DEPENDÊNCIA DE CARROS E ÔNIBUS, HUMANIZAR O NOSSO JÁ CAÓTICO TRÂNSITO NO CENTRO E TORNÁ-LA AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEL.
SE VOCÊ APOIA, PARTICIPE!!

ESTAREMOS POSTANDO NOTÍCIAS, IDEIAS E AÇÕES REALIZADAS EM OUTRAS CIDADES DO BRASIL E DO MUNDO QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA E A RELEVÂNCIA DE UM PROJETO COMO ESSE. PORTANTO, VAMOS NESSA, CICLOVIAS JÁ!!


A história das primeiras ciclovias do mundo

A história das ciclovias se confunde com a história da própria bicicleta. Esse artigo, traduzido do site “Isabelle et le vélo”, com autorização da editora do blog e do autor do artigo, Hans Kremers, traz a história das ciclovias e ciclofaixas. Neste artigo, estamos indo para o ano de 1885. Em alguns momentos, a tradução foi adaptada para a melhor compreensão dos lusofônicos.

A primeira ciclovia da Holanda foi construída em Utrecht em 1885 graças a uma petição assinada por 44 amadores que queriam utilizar uma trilha existente como espaço para aprenderem a pedalar e, em seguida, usarem a bicicleta. A primeira ciclovia criada ao lado e uma via principal (para carros) na Holanda, em Brabant, data de 1896. Ela permitia um trajeto de meia hora.

A primeira ciclofaixa da Alemanha data igualmente do final do século XIX. Trata-se de uma ciclofaixa de tijolo de apenas 60 centímetros de largura no meio de um caminho secundário.

A primeira ciclovia dos Estados Unidos têm registro de 1894 e se encontrava no Brooklyn. Ela foi feita por uma divisão ocorrida num caminho para pedestres.  No entanto, a ciclovia mais ambiciosa para esse período foi, certamente, a California Cycleway,  inaugurada em 1900, sobre palafitas e iluminada, tendo o primeiro traçado de 2km. Para compreender melhor o contexto dos Estados Unidos à época, pode-se ler o livro de Frédéric Héran. Nele, o autor demonstra que os EUA era uma nação de ciclistas.

A primeira ciclovia de Copenhague foi inaugurada em 1910. As primeiras ciclovias em desnível tanto com a calçada quanto com a pista de rolamento e localizada entre ambas. 

A primeira ciclovia neste padrão supracitado foi construída no norte da França. Olhando um mapa da região de Lille, de 1934, pode-se ver como elas eram numerosas à época. A partir do momento em que as ciclovias e ciclofaixas foram instaladas em vários países, na França, e em todo lugar, algumas passaram a ter larguras suficientes e outras eram muita estreitas.

As primeiras ciclovias coloridas, as redways (ciclovias vermelhas), foram feitas em 1970,  durante a construção da nova cidade chamada Milton Keynes, na Inglaterra. Trata-se de uma rede de ciclovias compartilhadas entre ciclistas e pedestres em asfalto vermelho que, em 1980, era a rede urbana mais importante da Inglaterra com 35km de extensão. 

O primeiro país no qual todas as ciclovias são vermelhas é o Reino dos Países Baixos (isso inclui 12 províncias, dentre elas a Holanda do Norte e do Sul). Teriam sido os holandeses inspirados pela novidade inglesa? Na cidade de Tilburg (ao sul dos Países Baixos) que começou uma mudança radical durante o mesmo momento - perto dos anos 1980 - graças a à primeira ciclovia com revestimento vermelho. 

Nada de muito original em si, visto que os dinamarqueses e ingleses, de forma geral, já usavam a cor azul em suas ciclovias. A mudança reside no fato de que todo o país, gradativamente, seguiu o mesmo caminho e que hoje em dia a cor vermelha no solo é reservada aos ciclistas. Essa visibilidade os ajuda bastante durante seus deslocamentos.



Site: Bikeelegal.com.br
Guilherme Tampieri

5 comentários :

  1. Em Cabo Frio com Alair será a última ciclovia do mundo, hehehehehehheheheh

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    1. É, com Alair fica difícil. mas vamos continuar a campanha, mudanças poderão ocorrer !!

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  2. Alair prometeu na campanha: teleférico até a Gamboa e não ciclovia.

    Mas imagine se alguém vai honrar as calças que vestem e vão fazer ciclovia na República FEDErativa do Diesel, para desagradar e criar "obstáculos" em direção e acabar com a "soberania"da "presidente" Dona Salineira.
    Sem contar que Zepovinho preguiçoso de Cabo Frio não vai deixar de subir ali e descer aqui nos "andaimes vermelhos", agora refrigerados (isso, quando não vem uma "carroça" quente e branca) com a passagem subsidia para subir e pedalar em uma bicicleta. Esqueceu? É "baratinho" eu (eles) viajo até em um toquinho - em Cabo Frio esse é o "lema".
    E todo mundo CALADINHO!

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  3. Caro Júlio, te garanto que faríamos. Não dá para fazer tudo de uma vez, ainda mais agora com a queda da arrecadação. Mas encomendaríamos um estudo de viabilidade aos especialistas em engenharia urbana da COPPE-UFRJ (eles já tem vários projetos nesta área) e discutindo com a população adaptaríamos as necessidades de Cabo Frio. A Salineira que "se mordesse" toda, rs !!

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    1. Você não é colega? Eu sei que você sempre seguiu a mesma linha de pensamento.
      Mas enquanto isso , a população que esta "se mordendo" toda....rsrs

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