segunda-feira, 7 de março de 2016

NADA DEVE PARECER IMPOSSÍVEL DE MUDAR




Os comentaristas da mídia local, blogueiros e internautas que escrevem sobre política nas redes sociais em Cabo Frio precisam entender com mais clareza nossa posição política. Como nós do PSOL não somos ligados a nenhum grupo político na cidade, emitimos de forma independente opiniões e críticas ao modelo de gestão pública implantado nesta cidade há 20 anos.

Alair, Marquinhos, seus novos e velhos aliados e “candidatos satélites” representam uma bipolaridade que não existe, pois estes agentes públicos representam o mesmo “esquemão”, sendo ora aliados e ora adversários de acordo com seus interesses pessoais ou de grupos. É fácil de observar este fato, basta olhar as alianças estabelecidas em eleições passadas. Tudo isso é fruto de uma construção estimulada pela mídia e aceita por grande parte da população.

Minha posição política e do PSOL na cidade é clara e cristalina desde 2008. O Partido tem tido coerência em todas as suas intervenções, principalmente para quem acompanha o dia a dia da política no município. Em todas as campanhas políticas, nos debates e entrevistas, no nosso blog e no Programa Cidadania e Socialismo, que ficou mais de 3 anos no ar, reproduzimos essa posição. Só não vê quem não quer ou tem motivos inconfessáveis para não admitir.

Está tudo gravado. Nunca ficamos em cima do muro. Fazemos críticas duras e apresentamos propostas viáveis para que se possa materializar o processo de mudança na cidade. Esta conversa de que temos quer ser apenas propositivos sem apontar as mazelas do sistema é papo furado. Isso serve para quem quer posar apenas de "bom moço" ou quem não tem a coragem e a independência necessárias para apontar possíveis desvios. A partir das críticas e das falhas é possível construir novas soluções mais eficazes e duradouras.

Somos a única oposição a esta falsa polarização. Estivemos sempre do mesmo lado, o lado do trabalhador, dos segmentos médios da sociedade e dos excluídos socialmente, apesar de enfrentarmos uma conjuntura política desfavorável e a falta de uma melhor estrutura partidária.

Divergências políticas e críticas ideológicas são situações próprias da democracia e do ambiente político, e logicamente, não estamos imunes a isso. Compreendemos perfeitamente este contexto de críticas. Servem inclusive para revermos ações e estratégias.

Aqui em Cabo Frio o partido é formado por trabalhadores, a maioria nunca exerceu cargo público, por isso temos toda a legitimidade, igual a qualquer cidadão, de sermos críticos a estes governos que ao longo de todo esse período não contemplaram a nossa visão de como devem ser geridas as finanças públicas da cidade e as relações políticas que devem ser travadas com o legislativo e a sociedade civil.

Temos o direito democrático de defendermos uma ampla renovação política na cidade. A população que julgue nossas ideias e propostas e se achar consequente nos dê uma chance de prová-las. Temos feito críticas políticas, sem ataques pessoais e sem o uso de expressões chulas que ataquem a dignidade da pessoa, mas muitas vezes, estas críticas são duras e incomodam, e na falta de argumentos para contraditá-las, temos sido vítimas de interpretações equivocadas, ataques pessoais, provocações e difamações.

As minhas candidaturas "fogem" completamente a compreensão conservadora que muita gente tem da política. Não me elegi, é certo, mas não me omiti como alguns que ficam me criticando sem me conhecer, mas que se limitam a ficar em frente à tela do computador ou sentado nas macias poltronas da sala de estar.

O PSOL se colocou como alternativa visando participar do processo político por não concordar com o que ocorre na cidade há 20 anos. Foram sempre candidaturas corajosas e independentes e que nunca se apequenaram diante do poder econômico exibido pelos nossos adversários, bancados financeiramente pelos "mesmos senhores de sempre", que são aqueles que querem que nada mude.

As candidaturas não seguem os padrões conservadores do pragmatismo político oportunista, bancadas por alianças estapafúrdias e pelo dinheiro dos que vão nos explorar e oprimir depois. As minhas candidaturas e as demais que virão (para alegria de uns e desespero de outros) são de enfrentamento a este modelo de gestão e a esta estrutura sociopolítica que implantaram neste município e que hoje, após todos esses anos, mostra claramente seu esgotamento e confirma que não atendeu adequadamente as demandas da população.

É só olhar o baixo nível das políticas públicas essenciais na cidade: educação, saúde, saneamento, transporte, emprego e renda, habitação popular, meio ambiente, segurança pública, lazer, cultura e esporte. Conseguiram até dar calote no servidor público, num ato de covardia sem precedentes.

São candidaturas movidas por questões ideológicas, com outro olhar na forma de organizar os bens coletivos, além de servir também a um processo de construção partidária. Faço e continuarei fazendo o meu papel colocando o meu nome e as ideias defendidas pelo meu partido para apreciação da população. Ela sim, é a responsável por suas escolhas e determinar vitórias e derrotas. É responsável também por acolher as consequências destas escolhas.

A vitória eleitoral não está diretamente relacionada à capacidade e ao preparo do candidato. Muita gente também sabe disso, por isso continua votando, tentando mudar e construir novas alternativas. Informação, renovação, coragem e ousadia serão palavras chaves para 2016.

Estarei nesta luta e mais uma vez colocarei meu nome à disposição, isso se o partido e o conjunto de nossa militância assim o reafirmarem. A vitória me fará feliz, pois vou poder participar de forma mais ativa e atuante de um conjunto de mudanças sem dar obediência servil a este domínio do grande capital representado em nosso município pelos antigos coronéis locais.

Entretanto, a derrota não vai me envergonhar e nem me abater para o prosseguimento das lutas. Não vejo cargo público eletivo como obsessão e nem sou carreirista político. Se fosse assim não militaria no PSOL. Não dependo da política para sobreviver e nem tenho ambições patrimoniais. Norteio-me por outros valores, onde os ideais socialistas, a solidariedade e os interesses coletivos tem papel preponderante.

Sou pré-candidato a prefeito de Cabo Frio. Em 2016 estaremos de novo nesta luta !!

Derrotado é quem dobra os joelhos, se agacha e não luta por mudanças.



Claudio Leitão é economista, professor de história e membro da Executiva Municipal do PSOL Cabo Frio - RJ.

5 comentários :

  1. Parabéns pela coerência Claudio, você de fato sempre esteve do mesmo lado mostrando como funcionaram esses governos de Alair 3 vezes e Marquinhos 2 vezes. É tempo demais e está na hora de mudar.
    Erika

    ResponderExcluir
  2. Boa Claudio, como você bem disse é nosso papel mostrar as mazelas do sistema e apresentar soluções. Outro texto com a marca do PSOL.
    Luta que segue !
    Paulo Campos.

    ResponderExcluir
  3. O que parece ser impossível de MUDAR na cidade é a saúde pública. De todas as ruindades do atual governo essa prioridade é a PIOR!
    Mas faltam apenas 09 meses para quem saiba.. a gente possa ter uma suade pública mais digna ou pelo menos, menos PIOR!

    ResponderExcluir